Dentre as histórias de superação na atual temporada do Flamengo, a principal terá cenário especial hoje, 17h, contra o Inter. Há cinco anos, no mesmo Beira-Rio, Leandro Damião despontava como um dos grandes atacantes de sua geração. Aos 27 anos, o jogador se recolocou no mercado ao aproveitar a chance dada pelo Flamengo, que o contratou por empréstimo ao Santos. Por pouco, o destino não foi o clube gaúcho que o revelou.
– O Leandro esteve muito perto de voltar ao Beira-Rio quando voltou da Europa. Ele é eternamente grato ao Inter, onde teve muitas glórias – relata o agente e amigo Vinicius Prates, que aposta no novo momento: – Ele vem procurando o espaço dele, conseguiu dar a volta por cima. Ele é profissional e vai defender a camisa do Flamengo como nunca – garantiu.
A coincidência não se restringe apenas ao local e ao bom momento. Também há cinco anos, Damião fazia um golaço de bicicleta sobre o Flamengo, e marcava o seu auge no Inter, onde fez 87 gol em 177 jogos. Se em 2011 o jogador fez sua principal temporada, com 38 gol em 51 jogos, ofuscando até Ronaldinho Gaúcho no duelo do gol de bicicleta, na sequencia Damião não conseguiu aproveitar as portas abertas na seleção brasileira e no futebol europeu.
– A torcida do Inter foi á loucura com esse gol. Ele lembra, claro. Entre os amigos a gente brinca que ele gosta de uma bicicleta, é especialista em lambreta também. É uma marca dele – recorda Vinicius Prates.
A lambreta na estreia com a amarelinha lhe deram status de craque. Cotado no mercado em cerca de R$ 60 milhões, o atacante ficou próximo de desembarcar na Inglaterra, mas acabou comprado por um grupo de investidores por R$ 40 milhões. Daí em diante, a carruagem virou abóbora. Caro e tendo perdido o bonde europeu, Damião foi recolocado no Santos em 2014, mas não vingou. O jogador não emplacou nem no Betis, da Espanha, para onde foi emprestado no começo de 2016. Desacreditado, enfim ressurgiu no Flamengo, onde já marcou dois gol e teve um de bicicleta contra o Grêmio anulado. O clube apostou não só no talento.
– Por ser alto, forte e artilheiro do tipo que não dá sossego aos zagueiros adversários. Desde a estreia encarnou o espírito rubro negro: sempre joga com muita raça – destacou o vice de futebol Flavio Godinho.
Então, pedala, Damião.
Diego vira parceiro e elogia centroavante
Querido por todos em pouco tempo no Flamengo, Leandro Damião é favorito para ser titular hoje, contra o Inter. Guerrero se recuperou de dores musculares e treinou com o grupo novamente neste sábado. No que depender da avaliação de Diego, Leandro Damião está bem cotado na disputa.
– O Leandro é um cara sensacional, pela dedicação, humildade, o companheirismo é exemplo para todos. Temos o prazer de contar com ele. Está sempre preparado. Entra motivado, atrai atenção. É um jogador sensacional. Não sei qual vai ser a decisão mas quem jogar vai dar conta do recado – avaliou o meia rubro-negro, pendurado logo mais com dois cartões amarelos.
O técnico Zé Ricardo deve voltar com Everton no lugar de Alan Patrick, e Fernandinho, bem no último jogo, atuar na ponta direita.