A dor de Ederson: meia fica longe do campo e só deve voltar ao Fla em 2017

Compartilhe com os amigos

A imagem de Ederson se contorcendo de dor no gramado da Arena Corinthians deve ser a última do camisa 10 do Flamengo em campo. O departamento de futebol prefere não falar abertamente em respeito ao atleta, mas internamente a expectativa é de que o jogador não entre mais em campo nos últimos seis jogos da temporada. A entrada de Fagner, dia 3 de julho, na derrota por 4 a 0 para o Corinthians, determinou mais um longo afastamento do jogador. O tratamento inicial com fisioterapia e fortalecimento muscular não deu resultado – a previsão era de 40 dias afastado – e o jogador se submeteu à artroscopia no joelho há quase dois meses. As dores e a cautela em mais uma recuperação física minam as chances do jogador em meio à disputa do título em 2016.

Quase quatro meses se passaram desde a lesão sofrida no jogo diante do Corinthians, ainda no primeiro turno. A expectativa era de que Ederson, mesmo após cirurgia, pudesse se juntar ao elenco rubro-negro e ser mais um trunfo no restante da temporada. No entanto, a recuperação do meia vem de desenhando de forma mais lenta do que o esperado.

Alan Patric e Ederson acompanham treino do Fla (Foto: Gilvan de Souza (Flamengo.com.br))

– Óbvio que a gente gostaria que de repente tivesse num momento já até um pouco mais avançado (da recuperação), mas a gente está respeitando a evolução do atleta. Ele tem evoluído dia a dia, isso é importante. A gente aqui no Flamengo tem como conceito de só liberar o atleta quando ele realmente estiver 100%. Então, como ele ainda tem algumas queixas de dor, algumas questões de incapacidade funcional, a gente está fazendo reequilíbrio muscular dele. A gente está no momento desta fase de transição, mas ele só vai voltar quando estiver se sentindo 100% – disse o chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure.

A cirurgia de Ederson ocorreu no dia 7 de setembro. O procedimento foi realizado pelo ex-médico do Flamengo, José Luiz Runco. Segundo Runco, tudo saiu normalmente, tanto na operação quanto no pós-operatório. O especialista reforça que cada paciente tem um tempo de recuperação distinto do outro.

– Não estou acompanhando (de perto), eu o operei, vi o pós-operatório, e ele estava evoluindo bem. Não sei se há algo na parte física. Mas foi tudo normal no pós-operatório. Na última vez que o vi, ele tinha uns 15 dias de operado e estava no trabalho de musculação, fazendo o recondicionamento muscular. Há casos e casos (de retorno) – disse Runco.

No início do ano, em entrevista coletiva ainda na pré-temporada, o médico do Flamengo mostrava empolgação com a preparação de Ederson para o ano de 2016. Tannure dizia que o camisa 10 começaria do zero para viver o melhor ano da carreira. Nos bastidores, o clube se preocupa em dar apoio ao jogador, que veio com histórico de lesões e não conseguiu ter sequência no Flamengo. No Brasileiro deste ano, Ederson jogou em sete partidas.

Confira a entrevista com o chefe do departamento médico do Fla, Márcio Tannure

Faz quase quatro meses da lesão de Ederson contra o Corinthians. Um tempo prolongado pela expectativa inicial. Como está o tratamento?
Ele está bem. A gente tem que respeitar a individualidade do atleta. Óbvio que cada lesão tem um prazo médio de recuperação, e a gente tenta se basear nisso. Sabendo que, como é um prazo médio, tem uns que podem se recuperar antes até e outros depois.

Ederson treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Ele ainda não voltou a trabalhar no campo?
Ele já começou a fazer alguns trabalhos no campo. Mas muito de leve. O trabalho dele tem sido muito mais interno, de reequilíbrio muscular, condicionamento… Muito mais do que no campo. Apesar de já ter começado ontem.

Por todos esse cuidados, é possível dele voltar ainda este ano?
A gente vai trabalhar para isso. É difícil dar uma previsão. Porque a última previsão que a gente deu já não se concretizou. Óbvio que a gente vai fazer todo o esforço. A gente espera contar com ele neste ano. É nosso pensamento, nossa vontade. Só que tem que respeitar a individualidade de cada um e do atleta. Mas todo esforço vai ser feito para isso, pode ter certeza.

Já passaram quase dois meses da artroscopia, que, na média, afasta o jogador na metade desse tempo. Pode explicar como decidiram pela necessidade da cirurgia?
Na verdade, ele fez a artroscopia porque ele teve múltiplas lesões em função daquela entrada, do trauma. A gente esperou um pouco para fazer porque estava com edema ósseo. A gente esperou isso melhorar, para que pudesse diferenciar se a dor que ele sentia era de uma lesão meniscal, que apareceu junto, ou se era edema ósseo. A dor persistiu, então foi optado fazer essa artroscopia, que foi realizada pelo doutor Runco. Para que fizesse essa correção dessa lesão meniscal. Foi feito. Agora ele se encontra nessa fase pós-operatória , e tem evoluído e vamos esperar. Fazer o máximo de esforço para que ele volte o mais breve possível . Ele teve algumas lesões diferentes. A artroscopia foi para tratar essa lesão do menisco dele.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Lembra um pouco a situação do Renato Augusto. Talvez se fizessem um trabalho parecido com ele, voltaria comendo bola.

  • Isso é anormal. Ou o cara é muito, mas muito azarado, ou tem problemas físicos que o impedem de ser um atleta hoje em dia.

    Tudo pra ele é demorado, mais tempo do que o normal.

    Pior que tecnicamente ele é o nosso melhor jogador de beira de campo mas disparado.

    • Acho que é azar mesmo. Tem que se benzer. Uma pena

  • Podia tentar trocar ele pelo William bigode ou pelo Maicosuel

  • Esse cara foi uma péssima aposta. A equipe deveria ter analisado seu retrospecto de lesões. Paciência.

  • Criam muita expectativa no Ederson, isso acaba deixando ele superestimado.
    Eu nunca vi nada demais nele, e se formos francos, nenhum flamenguista nunca viu. As atuações dele no Flamengo foram feijão com arroz, é um jogador razoável mas não tem aquele talento individual que desequilibra e decide jogo.
    Se machuca muita, recuperação lenta, salário alto. Custo negativo pra um jogador do porte dele.
    Tá em fim de contrato? Se ele estiver, por mim ele deveria sair. Sinceramente não espero nada do Ederson.

  • Esse ou é de vidro ou é criado pela avó.

  • Caso perdido… só Jesus Cristo o salvará.

  • O Ederson é o tipo de atleta modelo, treina forte, se cuida fora do campo, participa de campanhas publicitárias e o principal joga muito dentro de campo.
    O Ederson é o tipico de fisico que não serve pra ser jogador de futebol, se machuca muito, leva o dobro do tempo pra se recuperar, não aguenta sequências de jogos.
    Levando todos os pró e os contras eu não acredito que o seu custo benefício compense (salario alto) mas não acho nenhum absurdo se ele continuar no clube.

  • Lembrei do Renato Augusto… toda hora lesão… foi lá pra fora… e lesão em cima de lesão. Ele disse no programa da Fox que tinha medo em não jogar mais em auto nível. Veio para o curitia e ficou quase UM ANO PARADO. os caras confiaram nele e hj ele eh titular absoluto da seleção. O ederson, a gente não vê em bonde de Stela, 4 meses parado e o cara está fininho. As vezes a torcida do fla… a mesma q vaiou o Imperador no início de carreira, especialmente contra o SP, eh cruel. Uma coisa eu vejo. Determinado esse cara eh. SRN

    • Você percebeu que a diferença de idade do ederson com a diferença do Renato Augusto no tempo das lesões é de no minimo 4 anos ? Você ja notou a diferença técnica gritante que existe entre o Ederson e o Renato Augusto? Ederson nunca vai jogar a metade do Augusto.

      • Junior…meu caro amigo rubro negro.. o ederson, lá fora, no lion, jogou muita bola.. eh novo. Ja foi chamado pra seleção. O fato do Renato tão jovem ter tido muitas lesões poderia ter condenado a carreira dele. O ederson eh bom jogador. Eh de grupo.. já provou q a camisa não pesou. Vamos ter paciência. O q temos q exigir eh punição decente ao Fagner pela entrada criminosa.. por trás.. não deu a chance nem do cara se defender..

        • Eu nunca vou questionar a qualidade tecnica/ tática do Ederson, ele realmente é muito bom nesses dois quesitos, o que prejudica é o seu custo benéficio que é tragico, a saúde do cara é muito ruim.

    • Parei no auto. Que porra!!! Aprende a escrever. Vai ler um livro. Machado, tolstói. Que pqp.

      • E vc vai dormir seu………

  • Que pena ..vinha jogando bem…estava ganhando confiança…. até essa entrada desse FDP do vagner …sem dúvida teria nos ajudado bastante. ..e de longe é melhor que todos esses pontas que temos. ..infelizmente não acho que deva continuar com ele…Além de não ter sorte tem perna de vidro !

  • Se Recupera aí chega os caras da Liberta quebram e ele volta pra UTI.

  • Penso que a mentalidade desses jogares maldosos assim como foi o fagner com essa entrada criminosa só vai acabar quando o jogador que cometer esse tipo de infração ficar fora dos gramados o mesmo tempo de recuperação do jogador que foi prejudicado!!!!
    Isso é uma vergonha pro futebol manter esses jogadores criminosos que podem acabar com a carreira de um atleta!!!

  • Nego só sabe falar água…porra o cara leva uma entrada CRIMINOSA E COVARDE dessas e querem o quê? Ele vinha bem, recuperando a boa forma e fazia muito tempo que não se machucava…agora é bichado, não vale a pena…parei com essa galerinha modinha, que só vive de momento. Canteros é outro, que poderia ter sido recuperado, futebol ele tem, podem falar que não, mas quem o viu no Vélez e na primeira temporada, sabe o que eu digo. Eu daria a ele mais uma chance sim, é justo, pois ele foi agredido covardemente por Fagner e não teve culpa. Bom Caráter, jogador correto, merece. Força Ederson.

    • Ele é um excelente ponteiro armador, se não tivesse machucado, poderíamos até estar na liderança, que ele é agudo, faz gols. SRN

      • Na verdade o antigo ponta de lança…acho que vale a pena e o salário é baixo.

    • O salário não é baixo não, ele ganha no mínimo 200k por mês, já tem os 30 anos e além do mais com toda a preparação feita pra ele (trabalhos específicos, dieta, sono e etc) ele não se recupera com o mesmo tempo de um jogador normal, qualquer atleta levaria no minimo metade do tempo que ele levou pra se recuperar, pra não dizer que levaria 1/3 do tempo.

      • Ederson ganha 400 mil por mês

        • Eu acho que só chega a este valor quando ele participa dos jogos, o que não vem acontecendo.

          • Esses detalhes eu não li em lugar algum, pode ser que seja verdade, ou não. GE e outros sites na época noticiaram que o salário era de 400 mil, porém, o Mauro César foi o único que disse que o salário dele seria de 200 mil.

            • Eu lembro do Caetano falando que ele receberia um valor fixo e um adcional por produtividade.

  • Até quando é o CONTRATO DO EDERSON???
    ALGUÉM SABE.?

    • 2017

  • Esse cara ainda vai jogar muita bola no Flamengo. Ótimo jogador, que se recupere logo e faça dupla com Diego. Srn

    • Acredito muito nisso também

      Realmente precisa de sorte

      • É o que tá faltando pra ele sorte !

  • Bom jogador, com experiência na Europa, mas machuca muito.
    podíamos envolvê-lo em alguma troca.
    Podia tentar ele pelo Guilherme do Corinthians, ou elo William do Cruzeiro. Ele tem mercado, até porque é bom jogador.
    Mas seria legal se ele voltasse a jogar bem e não se machucasse mais.

  • O jogador dos gambás quase arrancou a perna do Ederson e o STJD não deu nenhuma punição,mas quando alguns babacas da torcida organizada arranjam alguma confusão eles são rápidos em punir o Fla.

  • Putz , a população Brasileira chegou ao cúmulo do absurdo. Ficam preocupados com Jogadores milionários que se machucaram , e estão recebendo tratamento de reis em suas mansoes e no clube.

    Enquanto isso nosso país tem cada tragédia , mas ainda assim o Futebol não deixa de ser alienante nesse país , a onde as pessoas tem cérebros de minhoca.

    • Fora de contexto. Na boa.

  • Lembro que no início do ano todo mundo queria queria ver ele no lugar do Sheik, mas o Burricy nunca escalava ele na ponta esquerda, pelo contrário sempre insistia em escalá-lo como armador, às vezes o Sheik não podia jogar, esperávamos o Ederson sendo testado naquela posição, mas quem sempre entrava era o Gabriel ou o Everton, até qye o Burricy vazou, e o ZR começou a utilizar o Ederson na ponta esquerda, e deu certo, os jogos que ele fez, atuando por ali, ele foi muito bem, até ele se machucar, então só por isso daria mais uma chance pra ele, se ele se contudir de novo, esquece, melhor ele se aposentar.

    • No próprio jogo contra o corinthians, ele tava fazendo ótimas jogadas…

      • Pois é, até meteu uma bola na trave, deu dribles, criou algumas chances, etc.

    • Isso, o posicionamento dele é por ali mesmo, estaria sendo fundamental para o time se não tivesse machucado. Eu ainda acredito muito nele.

      Ainda bem q Muricy saiu cara, muito ultrapassado.

  • O Ederson deveria acionar o Fagner por agressão na justiça comum e trabalhista, pois ele sofreu uma agressão enquanto trabalhava, dava para pedir uns 5 milhões de indenização no mínimo pelo tempo que ficará parado.

  • Flamengo contestou pouco na punição do Fagner, o setor jurídico do Flamengo deveria pedir un 5 ou 6 jogos de gacho para ver se pegava uns 4!

    • Exatamente até porque o STJD nos ama não é.

  • Enquanto isso o marginal ta na seleção brasileira. Bela punição essa heim

    • Tá falando da Seleção Clubista CBF pra eles Fagner é melhor q Danilo, Fabinho, Mário Fernandes, Bruno Peres . Não entendeu tem q ter um gamba lá.

  • Todos nossos pontas tem problema 5 são ruins por natureza e o Ederson é um vidro remendado.

  • É um ótimo jogador, mas é azarado demais. Seu custo beneficio é péssimo. Fica na dele, não cria problemas e vai faturando um alto salário sem trabalhar.

    • Sem trabalhar? O cara ta todo diala no CT, dando maior duro pra voltar a jogar. É um excelente proficional. Vale lembrar que ele tinha contrato com a Lazio e poderia ter continuado lá recebendo seus 1,5 milhões, mas ele quis vir pro Mengão e reduziu mais de 60% do seu salário, e o Mengão apostou que ia recuperar o jogador, mas até agora infelizmente n deu resultado. Mas foi o mesmo com o Renato Augusto no Corinthians, ele jogava e se machucava e o Corinthians teve paciência e acreditou no jogador e hj ele é titular da seleção…

      • Verdade, bem lembrado, o Renato Augusto chegoy em janeiro de 2013 e só fez uma boa temporada em 2015.

      • Muito bem cara, excelente sua colocação

  • Estranho na primeira foto o Fagner pega a perna Direita dele, mas na outra foto ele aparece com o Gelo na perna esquerda.

    • O problema não foi a pancada que Fagner deu nele, foi na queda quando ele caiu sem apoio emcima do joelho, por isso na imagem e do outro lado

      • Valeu pela explicação?

  • É bom jogador,mas seu custo beneficio….jogador de cristal..jogadores assim não podem mais jogar no flamengo,não somos clinica de recuperação de atletas bichados e com problemas extra campo,essa época ja foi,Boa sorte na sua carreira Ederson,mas em mais de 1 ano não jogou 10 partidas eu acho..

    • O atlteta é muito superior aos jogadores de lado de campo do nosso atual elenco ( só reparar as 4 partidas antes do corinthians no 1° turno).
      Sobre o custo beneficio o Fla só paga o salario dele, que gira em torno de 250 a 320 mil por mes.
      Ano de 2017 com a Líbertadores( mais longa) carioca, e primeira liga e Copa do Brasil no 1° turno.
      Faz um projeto para ele desde agora para estreá na libertadores de 2017, e vocês vão ver a diferença ( ele já tem 2 vantagem dos nossos pontas SABE CHUTAR E CABECEAR).

      • E é rápido também, assim os nossos outros pontas não tem nenhuma vantagem contra ele.

      • Ele tinha um salário muito alto e aceitou ganhar só 200 mil no Fla quem não arriscaria a contratação?
        Temos Cirino que não deve ganhar menos que isso, Damião ganhando uns 350, Fernandinho igual, Everton, Sheik, Donatti, Mancu, todos esses entre 200 e 350. Guerrero quase 700 mil mais luvas…

        • Só por ai vale a pena investir nele Felipe, além de ser um cara de caráter e muito profissional.

      • Na verdade são três vantagens, sabe cabecear, chutar e tem celebro

        • Resumindo ele joga bola os outros são peladeiros !

      • Seria melhor se jogasse

    • Ele tinha um salário muito alto e aceitou ganhar só 200 mil no Fla quem não arriscaria a contratação?
      Temos Cirino que não deve ganhar menos que isso, Damião ganhando uns 350, Fernandinho igual, Everton, Sheik, Donatti, Mancu, todos esses entre 200 e 350. Guerrero quase 700 mil mais luvas….

    • Amigo ele tinha um desvio postural, por isso se machucava muito (detectado pelo DM do Fla) e estava recuperado dessas contusões…acho que teve uma só e foi leve e depois não mais a té o dia fatídico que encontrou o patife do Fagner que fez o que fez, ai nem sendo de aço. SRN.

Comentários não são permitidos.