Notícias

A dor de Ederson: meia fica longe do campo e só deve voltar ao Fla em 2017

A imagem de Ederson se contorcendo de dor no gramado da Arena Corinthians deve ser a última do camisa 10 do Flamengo em campo. O departamento de futebol prefere não falar abertamente em respeito ao atleta, mas internamente a expectativa é de que o jogador não entre mais em campo nos últimos seis jogos da temporada. A entrada de Fagner, dia 3 de julho, na derrota por 4 a 0 para o Corinthians, determinou mais um longo afastamento do jogador. O tratamento inicial com fisioterapia e fortalecimento muscular não deu resultado – a previsão era de 40 dias afastado – e o jogador se submeteu à artroscopia no joelho há quase dois meses. As dores e a cautela em mais uma recuperação física minam as chances do jogador em meio à disputa do título em 2016.

Quase quatro meses se passaram desde a lesão sofrida no jogo diante do Corinthians, ainda no primeiro turno. A expectativa era de que Ederson, mesmo após cirurgia, pudesse se juntar ao elenco rubro-negro e ser mais um trunfo no restante da temporada. No entanto, a recuperação do meia vem de desenhando de forma mais lenta do que o esperado.

– Óbvio que a gente gostaria que de repente tivesse num momento já até um pouco mais avançado (da recuperação), mas a gente está respeitando a evolução do atleta. Ele tem evoluído dia a dia, isso é importante. A gente aqui no Flamengo tem como conceito de só liberar o atleta quando ele realmente estiver 100%. Então, como ele ainda tem algumas queixas de dor, algumas questões de incapacidade funcional, a gente está fazendo reequilíbrio muscular dele. A gente está no momento desta fase de transição, mas ele só vai voltar quando estiver se sentindo 100% – disse o chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure.

A cirurgia de Ederson ocorreu no dia 7 de setembro. O procedimento foi realizado pelo ex-médico do Flamengo, José Luiz Runco. Segundo Runco, tudo saiu normalmente, tanto na operação quanto no pós-operatório. O especialista reforça que cada paciente tem um tempo de recuperação distinto do outro.

– Não estou acompanhando (de perto), eu o operei, vi o pós-operatório, e ele estava evoluindo bem. Não sei se há algo na parte física. Mas foi tudo normal no pós-operatório. Na última vez que o vi, ele tinha uns 15 dias de operado e estava no trabalho de musculação, fazendo o recondicionamento muscular. Há casos e casos (de retorno) – disse Runco.

No início do ano, em entrevista coletiva ainda na pré-temporada, o médico do Flamengo mostrava empolgação com a preparação de Ederson para o ano de 2016. Tannure dizia que o camisa 10 começaria do zero para viver o melhor ano da carreira. Nos bastidores, o clube se preocupa em dar apoio ao jogador, que veio com histórico de lesões e não conseguiu ter sequência no Flamengo. No Brasileiro deste ano, Ederson jogou em sete partidas.

Confira a entrevista com o chefe do departamento médico do Fla, Márcio Tannure

Faz quase quatro meses da lesão de Ederson contra o Corinthians. Um tempo prolongado pela expectativa inicial. Como está o tratamento?
Ele está bem. A gente tem que respeitar a individualidade do atleta. Óbvio que cada lesão tem um prazo médio de recuperação, e a gente tenta se basear nisso. Sabendo que, como é um prazo médio, tem uns que podem se recuperar antes até e outros depois.

Ele ainda não voltou a trabalhar no campo?
Ele já começou a fazer alguns trabalhos no campo. Mas muito de leve. O trabalho dele tem sido muito mais interno, de reequilíbrio muscular, condicionamento… Muito mais do que no campo. Apesar de já ter começado ontem.

Por todos esse cuidados, é possível dele voltar ainda este ano?
A gente vai trabalhar para isso. É difícil dar uma previsão. Porque a última previsão que a gente deu já não se concretizou. Óbvio que a gente vai fazer todo o esforço. A gente espera contar com ele neste ano. É nosso pensamento, nossa vontade. Só que tem que respeitar a individualidade de cada um e do atleta. Mas todo esforço vai ser feito para isso, pode ter certeza.

Já passaram quase dois meses da artroscopia, que, na média, afasta o jogador na metade desse tempo. Pode explicar como decidiram pela necessidade da cirurgia?
Na verdade, ele fez a artroscopia porque ele teve múltiplas lesões em função daquela entrada, do trauma. A gente esperou um pouco para fazer porque estava com edema ósseo. A gente esperou isso melhorar, para que pudesse diferenciar se a dor que ele sentia era de uma lesão meniscal, que apareceu junto, ou se era edema ósseo. A dor persistiu, então foi optado fazer essa artroscopia, que foi realizada pelo doutor Runco. Para que fizesse essa correção dessa lesão meniscal. Foi feito. Agora ele se encontra nessa fase pós-operatória , e tem evoluído e vamos esperar. Fazer o máximo de esforço para que ele volte o mais breve possível . Ele teve algumas lesões diferentes. A artroscopia foi para tratar essa lesão do menisco dele.

Fonte: Globo Esporte

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • É bom jogador,mas seu custo beneficio....jogador de cristal..jogadores assim não podem mais jogar no flamengo,não somos clinica de recuperação de atletas bichados e com problemas extra campo,essa época ja foi,Boa sorte na sua carreira Ederson,mas em mais de 1 ano não jogou 10 partidas eu acho..

    • O atlteta é muito superior aos jogadores de lado de campo do nosso atual elenco ( só reparar as 4 partidas antes do corinthians no 1° turno).
      Sobre o custo beneficio o Fla só paga o salario dele, que gira em torno de 250 a 320 mil por mes.
      Ano de 2017 com a Líbertadores( mais longa) carioca, e primeira liga e Copa do Brasil no 1° turno.
      Faz um projeto para ele desde agora para estreá na libertadores de 2017, e vocês vão ver a diferença ( ele já tem 2 vantagem dos nossos pontas SABE CHUTAR E CABECEAR).

      • E é rápido também, assim os nossos outros pontas não tem nenhuma vantagem contra ele.

      • Ele tinha um salário muito alto e aceitou ganhar só 200 mil no Fla quem não arriscaria a contratação?
        Temos Cirino que não deve ganhar menos que isso, Damião ganhando uns 350, Fernandinho igual, Everton, Sheik, Donatti, Mancu, todos esses entre 200 e 350. Guerrero quase 700 mil mais luvas...

        • Só por ai vale a pena investir nele Felipe, além de ser um cara de caráter e muito profissional.

      • Na verdade são três vantagens, sabe cabecear, chutar e tem celebro

    • Ele tinha um salário muito alto e aceitou ganhar só 200 mil no Fla quem não arriscaria a contratação?
      Temos Cirino que não deve ganhar menos que isso, Damião ganhando uns 350, Fernandinho igual, Everton, Sheik, Donatti, Mancu, todos esses entre 200 e 350. Guerrero quase 700 mil mais luvas....

    • Amigo ele tinha um desvio postural, por isso se machucava muito (detectado pelo DM do Fla) e estava recuperado dessas contusões...acho que teve uma só e foi leve e depois não mais a té o dia fatídico que encontrou o patife do Fagner que fez o que fez, ai nem sendo de aço. SRN.

  • Estranho na primeira foto o Fagner pega a perna Direita dele, mas na outra foto ele aparece com o Gelo na perna esquerda.

    • O problema não foi a pancada que Fagner deu nele, foi na queda quando ele caiu sem apoio emcima do joelho, por isso na imagem e do outro lado

  • É um ótimo jogador, mas é azarado demais. Seu custo beneficio é péssimo. Fica na dele, não cria problemas e vai faturando um alto salário sem trabalhar.

    • Sem trabalhar? O cara ta todo diala no CT, dando maior duro pra voltar a jogar. É um excelente proficional. Vale lembrar que ele tinha contrato com a Lazio e poderia ter continuado lá recebendo seus 1,5 milhões, mas ele quis vir pro Mengão e reduziu mais de 60% do seu salário, e o Mengão apostou que ia recuperar o jogador, mas até agora infelizmente n deu resultado. Mas foi o mesmo com o Renato Augusto no Corinthians, ele jogava e se machucava e o Corinthians teve paciência e acreditou no jogador e hj ele é titular da seleção...

      • Verdade, bem lembrado, o Renato Augusto chegoy em janeiro de 2013 e só fez uma boa temporada em 2015.

  • Todos nossos pontas tem problema 5 são ruins por natureza e o Ederson é um vidro remendado.

  • Enquanto isso o marginal ta na seleção brasileira. Bela punição essa heim

    • Tá falando da Seleção Clubista CBF pra eles Fagner é melhor q Danilo, Fabinho, Mário Fernandes, Bruno Peres . Não entendeu tem q ter um gamba lá.

  • Flamengo contestou pouco na punição do Fagner, o setor jurídico do Flamengo deveria pedir un 5 ou 6 jogos de gacho para ver se pegava uns 4!

  • O Ederson deveria acionar o Fagner por agressão na justiça comum e trabalhista, pois ele sofreu uma agressão enquanto trabalhava, dava para pedir uns 5 milhões de indenização no mínimo pelo tempo que ficará parado.

  • Lembro que no início do ano todo mundo queria queria ver ele no lugar do Sheik, mas o Burricy nunca escalava ele na ponta esquerda, pelo contrário sempre insistia em escalá-lo como armador, às vezes o Sheik não podia jogar, esperávamos o Ederson sendo testado naquela posição, mas quem sempre entrava era o Gabriel ou o Everton, até qye o Burricy vazou, e o ZR começou a utilizar o Ederson na ponta esquerda, e deu certo, os jogos que ele fez, atuando por ali, ele foi muito bem, até ele se machucar, então só por isso daria mais uma chance pra ele, se ele se contudir de novo, esquece, melhor ele se aposentar.

    • No próprio jogo contra o corinthians, ele tava fazendo ótimas jogadas...

      • Pois é, até meteu uma bola na trave, deu dribles, criou algumas chances, etc.

    • Isso, o posicionamento dele é por ali mesmo, estaria sendo fundamental para o time se não tivesse machucado. Eu ainda acredito muito nele.

      Ainda bem q Muricy saiu cara, muito ultrapassado.

  • Putz , a população Brasileira chegou ao cúmulo do absurdo. Ficam preocupados com Jogadores milionários que se machucaram , e estão recebendo tratamento de reis em suas mansoes e no clube.

    Enquanto isso nosso país tem cada tragédia , mas ainda assim o Futebol não deixa de ser alienante nesse país , a onde as pessoas tem cérebros de minhoca.

  • O jogador dos gambás quase arrancou a perna do Ederson e o STJD não deu nenhuma punição,mas quando alguns babacas da torcida organizada arranjam alguma confusão eles são rápidos em punir o Fla.

Notícias recentes

Flamengo x Peñarol – Comente o jogo aqui!

Jogo começa às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (19), no Maracanã O Flamengo enfrenta…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo contra o Peñarol, pela Libertadores

Transmissão de Flamengo x Peñarol (URU) é no Coluna do Fla O Flamengo volta a campo…

19/09/2024

SAIU! Sem Léo Ortiz, Flamengo divulga escalação para jogo contra o Peñarol, pela Libertadores

Flamengo enfrenta o Peñarol (URU) pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024

6 desfalques e 1 pendurado: veja como chega o Flamengo para jogo contra o Peñarol

Flamengo x Peñarol (URU) acontece nesta quinta-feira (19), no Maracanã O Flamengo volta a campo…

19/09/2024