Espelho, espelho meu, existe algum técnico mais inteligente do que eu?

Compartilhe com os amigos

O futebol é um esporte bastante dinâmico, o sucesso esportivo no mundo da bola exige constante estudo e senso crítico apurado para verificar erros e acertos nas iniciativas prestadas.

É notável que cada dia que passa os técnicos tem papel fundamental no sucesso de um time, questões tácticas, técnicas e o perfil físico da equipe são algumas das variáveis que devem ser avaliadas na tomada de decisão do treinador.

Não é por acaso que times com plantéis inferiores, inúmeras vezes surpreendem, vencendo partidas e campeonatos. Com uma visão inteligente e antenada com as novidades esportivas, Diego Simeone foi capaz de desbancar os poderosos Real Madrid e Barcelona em edições recentes da Champions e do campeonato espanhol.

O Leicester na edição 2015-2016 surpreendeu o mundo vencendo o disputadíssimo campeonato inglês, superando o favoritismo de grandes potencias inglesas e do futebol mundial.

Não é por acaso que os técnicos brasileiros têm enfrentado críticas da grande mídia esportiva nacional e internacional. A metodologia retrógrada de alguns treinadores e a falta de humildade para reconhecer a necessidade de atualizar-se tem prejudicado técnicos vitoriosos.

Vanderlei Luxemburgo no “Bem Amigos” desta segunda-feira (03), teve discussão, em alguns pontos, lamentável com membros do programa, questões importantes foram levantadas e mereciam respostas mais objetivas e concretas do “professor”.

A dificuldade do treinador brasileiro se destacar fora do Brasil, problemas de comunicação com os atletas e mesmo a revolução tática atual foi avaliada com certo desdém por Luxa.

É inquestionável a carreira vitoriosa do treinador, mas, sua forma de gerir as equipes que comandou nos últimos anos tem levado o técnico ao descrédito. No próprio Flamengo recentemente Luxa foi preterido. Nesse retorno do futebol chinês após demissão vexatória de time da segunda divisão local ele não vem recebendo propostas, algo muito diferente de anos atrás em sua história.

Não é por acaso que os times brasileiros têm dado oportunidade a treinadores estrangeiros ou técnicos jovens e que possuem uma nova visão esportiva, preocupações táticas mais apuradas e maior conexão com o plantel.

O Flamengo optou por dar uma chance ao Zé Ricardo e tem obtido êxito, o Grêmio até pouco tempo atrás tinha o Roger (este não foi demitido, mas, optou por sair do clube), o Botafogo está se reerguendo no brasileiro também com um jovem treinador e o Corinthians aparentemente mantém o interino até o fim do campeonato.

Chegamos a uma nova fase do futebol e quem não tiver o senso critico apurado, rever conceitos e buscar evoluir profissionalmente ira sucumbir. Desejo aos nossos treinadores mais determinação e estudo para que tenhamos times cada vez mais competitivos.

Seguem alguns trechos do programa:

https://www.youtube.com/watch?v=7tuZP4IyuuU

https://www.youtube.com/watch?v=clsJlYryGSU

Mauricio Dias
Deixe seus comentários criticas e sugestões!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na verdade a imprensa brasileira deveria ter mais critério a quem irá entrevistar, tirando a parte boa que ele é rubronegro, de resto não se aproveita quase nada!
    Todos sabe que ele é arrogante , amante de sí mesmo, prepotente e mesmo assim os caras insistem em colocar microfone na boca dele, mesmo caso do Eurico Merdana, não se aproveita nada é uma diarreia mental, poxa até quando vai isso!

  • Isso não nos faz enxergar o real problema
    O Chiquinho vai JOGAR! Ou tentar.
    E que Cirino vai entrar no decorrer do jogo

  • Caramba
    o Flamengo deveria entrar na OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS BR
    com competidores da torcida
    isso aqui tá um verdadeiro infesto de PROFESSORES!

    Parabéns a todos

  • ele falou falou merda, mas falou algumas verdades…

  • Colunista. O Atlético de madrid não teve êxito na champions contra o Real. Perdeu nos pênaltys a última e foi desclassificado na prorrogação no outro confronto. Você, como jornalista, deveria passar a verdade dos fatos. Triste o cenário. Faculdade dispensada? Né? Uma pena. Poderia ter aprendido lá.

    • Depois de reticências coloca-se letra minúscula, gênio. Tente ser menos arrigante e n cometer erros como esse.

      • Kkkkkkk tá de brincadeira. Tente escrever não, e não “n”, gênio. Kkkkkkk.

    • Depois de ponto de exclamação a letra tem que ser maiuscula, gênio de português.

      • Seria gênio do português, pequeno apedeuta. A tentativa foi boa. Só que não…kkkkk

    • Por um lado:
      Esse Luxemburro não deveria nem ser lembrado na página do Mengão
      passagens desastrosas e mafiosas pela Gávea
      Brigas com Romário, Ronaldinho.
      Dispensa de Pet e Léo Moura
      Trouxe jogadores por negociatas
      Muitos processos
      Resumindo: UM VERME!

      Por outro lado:
      A desinformação e o uso das palavras erradas do Jornalista fica clara.
      Porém; criticá-lo com tanta veemência, às vezes por um simples acento que por si só pode até ser defeito de um teclado, é o mesmo que deixar aflorar a falta de humildade para tal.
      Entretanto, respeito sua opinião. Embora não concorde.

      • Não foi apenas pelo simples acento. Faltou concordância no texto e o pior: Informação errada sobre o Atlético de Madrid. Ele como jornalista ou colunista deveria atentar para isso. Se acham normal tudo bem.

        • Não acho normal errar num texto
          Mas também não acho legal corrigi-lo do alto da minha “suposta super gramática”
          Por isso não o faria
          Somos humanos
          O assunto em si foi válido e interessante.
          Mesmo tendo esse idiota do LUXEMBURRO no conteúdo do texto

      • Luxemburgo tem um caráter difícil? Sim; mas em relação à briga com os jogadores, CONCORDO PLENAMENTE com ele. Eis os motivos:

        1. Romário: SEMPRE foi problemático! Lembro-me em que o Edmundo da Silva chegou a pegá-lo à força, para fazer um comercial; chegou a agredir o Sávio em um treino e até mesmo o Gilmar Rinaldi o desligou por indisciplina. À excessão de Joel, quase todos os treinadores tiveram problemas com ele. Somente o Vanderlei “bateu de frente”!
        2. Ronaldinho: esse, nem preciso comentar. Indisciplina e falta de comprometimento foram as suas marcas registradas. Tivemos um suposto caso em que ele chegou bêbado aos treinos e a conversa com uma amiga que durou a noite toda em um quarto de hotel.
        3. Pet: sempre teve um gênio difícil e era comprometido “até demais”, querendo fazer parte em processos de escalação e esquema tático do time. Chegou a criticar o próprio Andrade por “não lhe escutar”, pois tinha idéias próprias em relação ao planejamento tático do time. Quando o Ronaldinho chegou ao Flamengo, o Vanderlei certamente percebeu que teria um ambiente conturbado em vista da presença dos dois. E como já estava em fim de carreira…
        4. Leonardo: junto com o Felipe (goleiro), promoveu uma “festinha” após o desligamento do Vanderlei em 2012. Se eu fosse o técnico, certamente não deixaria isto passar em branco…

        Mas queiram ou não, foi um bom técnico. Pena que nesses últimos anos, tenha caído bastante de rendimento… &;-D

        • O assunto é FLAMENGO
          e reafirmo
          no FLAMENGO
          Luxemburro foi um VERME
          com todo respeito aos BURROs
          animais muito úteis nas lavouras.

      • Acima na resposta para o João apresento mais profundamente os fatos, me parece que ele não compreendeu bem ou simplesmente está desinformado, acontece! Não existe nenhum equivoco no texto, nas informações prestadas! No mais agradeço a gentileza e defesa! Grande abraço.

        • Já respondi lá no outro comentário. E acho, só acho, que passastes vergonha.

          • Não conseguiu captar a profundidade do texto, q enfatiza os resultados recentes do Simeone, aprofundei mais os dados, mas, mesmo assim n captou! Está restringindo o texto a conquista da Champions o que n está escrito no texto. Bem, acima aprofundo mais o texto, dimensionando melhor as informações. Se atenha a elas! A discussão a posteriori a explicação passa a ser vazia, já q nem mostrando os dados consegui entender! Obrigado pela participação, é salutar questionar qdo resta dúvida! Um grande abraço!

    • “Com uma visão inteligente e antenada com as novidades esportivas, Diego Simeone foi capaz de desbancar os poderosos Real Madrid e Barcelona em edições recentes da Champions e do campeonato espanhol”.
      NÃO EXISTE INFORMAÇÕES ERRADAS!
      Boa noite! Quando disse desbancar não necessariamente quer dizer ganhar títulos (o que também aconteceu, no espanhol recentemente!), talvez tenha esquecido que no último ano o Barcelona foi eliminado pelo Atlético de Madrid na Champions (o mesmo só perdeu na final para seu rival de Madrid, mas, conseguiu o feito de eliminar o time de Neymar, Messi e Suarez). É importante perceber que na edição 2013-2014 (algo recente, ou não?) o Atlético de Madrid foi campeão espanhol superando os rivais mencionados no texto.
      Me parecia fácil o entendimento, mas, deixo essa explicação mais profunda, para os desavisados ou esquecidos!
      Quanto ao pequenos erros mencionados me faltou atenção, o corretor as vezes prejudica também, mas, agradeço a preocupação e crítica, embora não seja construtiva pela forma como expressou!

      • Maurício. Numa boa cara. Você escreveu que o atlético desbancou o real e o barça na champions. Isso não existe. Pelo amor de Deus. Levou sapatada do real. Tenho que ser mais claro? Ou me faltou entendimento? Assumir os erros faz parte da natureza humana. Você como colunista não pode fazer isso. Tenha como meta e espelho ser igual ao Luiz Henrique Amorim, seu colega de site. Talvez pensou que os leitores não acompanhassem a champions e quis passar um devaneio. Olha isso: “Diego Simeone foi capaz de desbancar os poderosos Real Madrid e Barcelona em edições recentes da Champions” Desbancou o Real? Mesmo? Passe a informação correta aos leitores e deixe de passar vergonha. Sobre os erros de português? Vou deixar para os críticos. Concordância um simples Word, de vez em quando, resolve. Srn

        • Esse é um site de apaixonados pelo Flamengo e também por futebol, seria mta inocência imaginar que ninguém aqui assistisse a Champions e o campeonato espanhol. O texto n resume as informações dessa forma, o q expressei está devidamente explicado! Sem mais… Grande abraço!

  • Pessoas arrogantes que precisam falar de si mesmas são as piores.

  • Luxemburgo parou em 2004 quando ganhou o Brasileiro pelo Santos! 12 anos de ostracismo! Ele FOI um bom tecnico de futebol! Antigamente falava muito mas fazia! Hoje Fala muito e pouco faz! Luxemburgo precisa aposentar pq não tem mais perspectiva de futuro!Para mim Luxemburgo, Joel Santana,Celso Roth, Geninho, Carpegianni, Paulo Autuori, Felipao, Parreira (esse acho q ja parou), Leao,Falcao, Rene Simoes, Nelsinho Batista, dentre outros, Ja deram o que tinham que dar no futebol! Vão ter que se reiventar profundamente para conseguirem exito em suas funções!

    • Carpegianni reergueu o Coxa no Brasileiro

      • Certo e dai!? Vai pra libertadores? Briga pelo titulo?! Acho que nao… o que ele Ganhou oq nos ultimos anos?? Acho q l ultimo titulo de expressao de Carpegiani foi o mundial de 81 pelo Fla

    • Carpegianni e Paulo Autuori ainda tao queimando lenha… Vide Coxa e ATL-PR.
      Mas o “pofexo” so lamento.
      SRN

      • infelizmente nossa safra de treinadores não é abundante!

      • Coritiba ta brigando pelo rebaixamento e atletico paranaense nao ganha nada alem de paranaense! nao me lembro o ultimo titulo de expressao do Autuori e do Carpegianni!

        • E é culpa do treinador se não conseguem brigar de igual com as peppas, Mengão e galinhas pelo título??

          O ATL-PR indo pra Liberta e o Coxa inda pra Sula já eh um título pra eles.
          Fora que eles tem um padrão de jogo definido, coisa que tem mt time grande q nao tem, vide o Curica.
          PS: coloca o CB na tua lista de (ex) técnico tb kkk
          SRN

          • Não é culpa, eles até estão fazedo um bom trabalho, mas não vai alem disso! Cristovão é um tecnico relativamente novo ainda, vamos ver se evolui! Ja esses dois e os outros tem mais de 30 anos de profissao e já deram sua contribuição!

  • Acho que ele é muito bom e muito inteligente… Mas é muito prepotente… O futebol não aceita mais isso… Ele teria que mudar a postura, sendo que isso também não vai acontecer nunca.
    SRN!!!

    • É igualzinho ao nosso treinadorzinho inexperiente que até hoje ainda não definiu o nosso time titular de tanto escalar os “perebas” e deixar os bons jogadores de fora, principalmente os estrangeiros!!!!!!!

      • Kkk

      • Esse e o campeonato mas disputado de toda a história de pontos corridos , nos tamos em segundo , e vc fala isso , ta foda em , corneta ta na moda , O Ze ta fazendo um otimo trabalho , vai erra como vc falo ele e inexperiente , mas da forma q vc coloca as coisas parace que o MENGO TA abaixo do América MG , entao poupe o flamengo das suas criticas sem sentido e sem necessidade

        • Ricardete fica logo doida, mas é típico da grande parte da nossa população de seres impensáveis temos matéria prima pra ser país de primeiro mundo mas pra alguns ser apenas melhor que o vizinho já está bom..

          • Ele não é só melhor que os vizinhos, ele é o melhor que tem no Brasil atualmente. Com uma pré temporada e o planejamento feito por ele mesmo, esse time não vai ser parado.

      • Douglas, você poderia indicar o seu time titular?

      • Isso… entra nessa de “escalar os melhores” e você terá sérios problemas para a manutenção do elenco!

        Os titulares irão se considerar INSUBSTITUÍVEIS e não precisarão se esforçar muito, já que terão a vaga GARANTIDA. Já os reservas não se esforçarão para ganhar a titularidade, já que esta tem DONO. No máximo, se apresentarão bem para conseguir uma BOA TRANSFERÊNCIA. Em poucas palavras: o rendimento do time cairá com o tempo e em menos de 6 meses, a cabeça do técnico vai rolar.

        Em um time de futebol, o treinador DEVE dar a entender ao grupo de que TODOS terão oportunidades e que ele CONFIA em todos, promovendo assim uma DISPUTA sadia pela titularidade. Para garantir que o time esteja sempre em alto nível, o IDEAL é escalar aqueles que se apresentem BEM no momento. É NATURAL que os jogadores alternem bons e maus momentos e esta particularidade pode ser bem ADMINISTRADA com escalações alternadas e bem encaixadas. O que não dá é manter um jogador “medalhão” só pelo nome, mesmo jogando mal ou não aguentando 90min.!

        Outro aspecto importante está em PRIVILEGIAR o esquema tático (e não o jogador) acima de tudo. Assim, o substituto entra em uma boa situação e não ser obrigado a se adaptar a jogar da maneira do titular (pois o esquema tático é independente dos jogadores e não adaptado aos melhores do elenco). À partir daí sim, você pode realizar mudanças táticas que beneficiem os jogadores à partir das suas características e particularidades.

        Por fim: JAMAIS improvisar jogadores, se existem peças no elenco que joguem na posição de origem. Se você fizer isto, dá a ENTENDER que o técnico não confia naquele jogador e esta “falta de confiança” reflete no grupo como um todo. Apenas em último caso, deve-se fazer isso.

        Por isso, admiro o trabalho do Zé Ricardo. E estando no Flamengo há anos, vendo técnicos entrarem e sairem aos montes, certamente ele deve ter tirado estas lições…

        ENTENDEU? &;-D

      • Falou tudo Douglas!! O muricy no inicio do ano não tinha os reforços que vieram, Deixar Mancuello, Patrick, Cuellar, até o Fernandinho pra escalar, Gabriel e MA e pedir pra ser mandado embora no fim do ano!! nossa sorte está acabando e se não mudar não ficamos entre os 4 !!

    • Ele é muito mercenário,não se importa mais com futebol só com dinheiro!
      Ele suga todos os times por onde passa,sempre contratando vários jogadores ruins só pra pegar comissão.

      • concordo com você.

    • Pois é, apesar das críticas eu respeito a carreira, o que ele fez no futebol. Não sei se ele tem disposição pra fazer diferente, ele revolucionou no futebol brasileiro na década de 90 e início de 2000. Montava times muito ofensivos, e campeões. Acho que após a Seleção Brasileira, ele ficou um pouco frustrado e desmotivado, não parece ter mais aquela gana de vitória. Parece que faz um trabalho apenas pra se manter em atividade, porque não acho que uma pessoa como ele vire burra e não consiga se adaptar as mudanças. Talvez com o mercado fechando as portas, como está, ele se motive a fazer um excelente trabalho em sua próxima equipe. Desejo boa sorte, por ser um rubro-negro assumido.

  • Luxemburgo é um ex técnico de futebol. Se engasgou na própria soberba.

  • Fim de carreira, nem time de 4ª divisão quer mais este tranqueira aí!
    kkkkk

Comentários não são permitidos.