“Fla-Flu só será anulado com prova muito robusta, diz presidente do STJD”

Compartilhe com os amigos

O Fla-Flu só será anulado se houver uma prova muito robusta de interferência externa na decisão do árbitro Sandro Meira Ricci de invalidar o gol de Henrique. É o que diz o presidente do STJD, Ronaldo Piacente, sobre o processo que a diretoria tricolor pretende mover para impugnar a partida. Ele se lembra que o único caso deste tipo no tribunal acabou sem mudança do jogo.

Pela regra do futebol, é proibida interferência externa nas decisões do juízes, o que configuraria erro de direito e impugnação. É nisso que o Fluminense pode basear sua ação.

”Tem que ser uma prova muito robusta (da interferência). Anular uma partida é uma coisa muito complicada”,  contou Piacente. ”O ônus da prova cabe às pessoas que pedem a anulação da partida.”

O presidente do STJD lembrou do outro caso de pedido de anulação de partida por parte do Palmeiras em confronto com o Internacional, no Brasileiro de 2012. Na ocasião, o árbitro validou um gol de mão do palmeirense Barcos, mas depois voltou atrás. O clube alviverde foi à Justiça Desportiva pedir impugnação por suposta interferência externa ao juiz, mas perdeu.

”Disseram na época que a repórter confirmava que tinham pedido ajuda, mas nunca foi apresentado”, contou Piacente. O presidente do STJD não descartou anular, no entanto, se o Fluminense provar que houve interferência. ”Tem que preservar o que for em campo se for lícito. Se houver uma coisa errada, como erro de direito, pode anular.”

O procurador do tribunal, Felipe Bevilacqua, que vai analisar o pedido do Fluminense quando chegar, considerava mínimas as chances de anulação.

Fonte: Rodrigo Mattos | UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A única prova robusta que surgiu depois do jogo foi do medo do Palmeiras, mas isso não conta (nem é novidade).

  • Nada a ver..Jogo, pra mim, só pode ser anulado em caso comprovação de fraude, manipulação ou má-fé por parte da arbitragem. Fora isso, erros grosseiros ou comuns podem serem punidos por um processo disciplinar administrativo, já estaria de bom tamanho!
    Não se muda aquilo que foi decidido em campo nos tribunais…

    • Exatamente irmão, penso isso tb, até pq como eu venho falando, MESMO que seja compravado como o Sr ali falou uma “prova robusta”, foi o Flamengo que parou o jogo por 13 minutos? Foi o Flamengo que recebeu informação e anulou o gol? Não, foi o juiz, então o erro foi dele ele que sofra punição. Se for anular nosso jogo por causa de um erro do juiz então nós podemos requerer anulação de vários jogos em que o juiz errou contra nós certo?

  • Estão se esforçando pra validar um gol ilegal.
    É preferível acertar em 13 minutos do que errar em 30 segundos. Mas para eles o gol mesmo irregular deveria ser validado.
    Palmeiras agora tá fazendo pressão na arbitragem contra o Flamengo. Querem de qualquer jeito que a arbitragem prejudique o Flamengo.
    O Futebol aqui é uma sujeira mesmo.

  • Fica bem complicado defender uma tese, nesse caso ocorria uma re incidência do Palmeiras se este entrar como parte interessada em uma eventual ação do Fluminense, de se preservar o erro quando existe um clamor bem uniforme no sentido da profissionalização da arbitragem e do uso cada vez maior da tecnologia.
    SRN

Comentários não são permitidos.