O Flamengo nunca teve tantos sócios-torcedores. Segundo os números do Torcedômetro, do Movimento por um Futebol Melhor, o clube registra, atualmente, mais de 72,2 mil membros no Programa Nação Rubro-Negra, sua maior marca na história. Além disso, o crescimento que ele teve em outubro, com mais de 15 mil pessoas, também é o maior desde 2013.
No entanto, vale destacar que o Flamengo ainda está longe dos líderes do ranking. O Rubro-Negro segue na sétima colocação, atrás de clubes com menos torcedores, de acordo com institutos de pesquisa. O Corinthians é o líder da disputa, com cerca de 132 mil sócios, 60 mil a mais do que a agremiação da Gávea.
A ascendente do Flamengo no Torcedômetro teve início em setembro, quando o clube já fechou o mês com o maior crescimento do Brasil. Mas em outubro isso ficou ainda mais evidente. Neste momento, por exemplo, o Rubro-Negro apresenta um crescimento de mais de 15 mil sócios, e o Corinthians, segundo colocado do ranking mensal, cresceu cerca de 1,3 mil.
– Este recorde é fruto, obviamente, da torcida abraçar o programa. É ela que vai fazer ser o maior programa de sócios-torcedores do mundo. Fico feliz demais em saber que nós retomamos o crescimento e esperamos não parar mais, para ter um programa com a quantidade de sócios-torcedores a altura dos sonhos de todo torcedor. Quando a torcida joga junto, não tem quem consiga parar o Flamengo no mundo. Tenho certeza de que a maior torcida do mundo fará a diferença também no programa – disse Bruno Spindel, diretor de marketing do Flamengo.
No dia 19 de outubro, o Fla bateu outro recorde próprio: o de mais adesões em 24 horas. Foram mais de 5 mil. Ainda segundo dados do Histórico Futebol Melhor, o Flamengo é responsável por 78% dos novos sócios-torcedores do país em outubro. E até o fim do mês a tendência é de que o clube siga crescendo. Só no último domingo (23) e nesta segunda-feira (24), somados, já foram cerca de 800 novas adesões.
Brasil inteiro no Maracanã
Outro dado muito interessante do Programa Nação Rubro-Negra é que ele está presente em todo o Brasil. Todos os estados do país têm sócios-torcedores do Flamengo. E na partida contra o Corinthians, no Maracanã, havia pelo menos um sócio-torcedor de cada estado brasileiro. Alguns deles até foram ao gramado do estádio e receberam uma homenagem no intervalo.
– O Flamengo é o único clube do Brasil realmente nacional, com 80% da sua torcida fora do Rio. Temos uma base de sócios-torcedores grande fora do estado e ficamos muito felizes em saber que eles também utilizam benefícios de estádio em jogos no Rio. Democratizamos o acesso ao ingresso e damos ao rubro-negro do Brasil todo a oportunidade de vir ao Rio de Janeiro ver o Flamengo jogar. É uma felicidade e um orgulho muito grande nesse jogo termos sócios de todos os estados neste jogo. Do Oiapoque ao Chuí, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. E também é um ativo muito importante que o clube traz pra cidade, ativando o turismo – completou Spindel.
O Flamengo tem planos de sócio-torcedor a partir de R$ 29,90 mensais. Os membros do Nação Rubro-Negra têm descontos e prioridade na compra de ingressos, acesso a uma grande rede de descontos em diversos produtos e serviços, além de participação em experiências únicas que o clube promove.
Fonte: Lancenet
è foda você ver que a maioria só se associou para ir ao estádio mais barato….ajudar o clube mesmo sem interesse nem pensar…..ainda bem que nesse quesito eu estou tranquilo….ajudo meu clube desde de 2013 como ST, e agora ainda sou socio na Gavea…
É isso aí, por isso muitos antis dizem que temos simpatizantes ao invés de torcedores. Gostaria que a torcida do Fla no Rio tivesse o mesmo engajamento no ST que a torcida do Inter em Porto Alegre. Acho fraca a explicação de que a maioria não pode pagar R$ 30/mês. Já foi demonstrado estatísticamente que o Fla tem o maior número de tornedores em todas as classes sociais, da A até a E. Então, onde estão os torcedores das classes A e B? Por que não participam?
A lancelixo mais uma vez com suas matérias pela metade, pois na verdade quem mais arrecada com o sócio torcedor é o Flamengo. Ter um grande numero de sócios e uma arrecadação pequena não paga conta. Entretanto, chegar a um numero acima de 100 mil sócios seria o maior patrocínio que o Flamengo teria, arrecadando por mês em torno de 3 milhões de reais, o que daria em torno de 36 milhões por ano.