“A ‘função Jadson’, novidade tática que vale a insistência no Flamengo”

Compartilhe com os amigos

A atuação coletiva do Flamengo nos 3 a 0 sobre o Santa Cruz no Pacaembu não foi tão consistente como em outras oportunidades, mas contou com o que vinha faltando no campeonato: eficiência nas finalizações. De treze, sete no alvo e três nas redes. A média é de um gol a cada dez conclusões.

Na formação inicial, uma novidade: Alan Patrick como um ponta armador, partindo da direita para ajudar Diego na articulação e alternando com Everton pelos flancos.

O meia cobrou o escanteio pela esquerda na segunda etapa para Diego cabecear no travessão e Willian Arão marcar o segundo no rebote. Também colaborou com a pressão no campo do ataque e efetuou um desarme que quase terminou em gol no final do primeiro tempo. Mas individualmente não tev desempenho tão destacado.

No entanto, a sua movimentação possibilitou ao time ficar menos engessado na execução do 4-2-3-1 que Zé Ricardo precisou adaptar para encaixar Diego. Com o meia central, os ponteiros velocistas e o centroavante no quarteto ofensivo a equipe fica previsível. Até cria, mas não surpreende.

Porque quando Alan Patrick vem por dentro, abre o corredor para Pará, cria superioridade numérica no meio, circula às costas dos volantes. Também deixava o espaço para os deslocamentos de Diego, Arão ou mesmo Filipe Vizeu. Facilita as triangulações, complica o bloqueio do adversário. Ou seja, a ”função Jadson”, lembrando o Corinthians de Tite campeão brasileiro no ano passado.

No primeiro gol, jogada do lado oposto. Chiquinho para Everton e deste para Vizeu. Gols e lágrimas do garoto que novamente compensou com sobras as ausências de Guerrero, na seleção peruana, e Damião, suspenso. Deu lugar para Emerson, que serviu Cirino no terceiro.

O Fla efetuou 33 cruzamentos. Muito, mesmo com 62% de posse. Com essa movimentação é possível trabalhar mais vezes com bola no chão e pelo meio. Com o ponta armador, que não precisa necessariamente ser Alan Patrick – é possível testar Mancuello mais uma vez.

A novidade tática é que vale a insistência. Assim como o time mais eficiente nas conclusões para sofrer menos na construção das vitórias tão necessárias para seguir na luta com o Palmeiras pela ponta da tabela.

campinho_Flamengo_Santa_Cruz_Alan_Patrick

Fonte: André Rocha

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Copiar o Corinthians, campeão brasileiro no ano passado é sua sina.

    • Cheira a minha VIRILHA!

      • kkkk vc é um Eunuco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • O que vc quer esta MOLE!

          • nem tem o que ficar mole, seu Eunuco……kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Na primeira tentativa de ter menos velocidade e mais cérebro a impressão foi muito boa. Além de poder acelerar o jogo vindo do banco. Aos poucos o zé vai deixando as teimosias e observando melhor o time que pode montar. O elenco que tem em mãos e onde precisará de contratações. Se o título é uma possibilidade, a libertadores é quase uma realidade.

  • Muito boa observação. Só acho que faltou um pouco de equilíbrio defensivo, ficamos mais expostos. Se fosse um tima com um pouco mais de qualidade talvez teríamos sofrido gol. Mas esse equilíbrio acho que o Zé vai conseguir, e espero que ele consiga esses ajustes ainda essa semana para podermos manter tal formação. Precisamos entrar pra ganhar todas agora e esse time do Flor não é bobo apesar de irregular. SRN!!

    • Aposto um doce que contra os flores ele volta com a formação que vem utilizando, com Gabriel e Everton pelos lados.

  • Na minha opinião, foi bom o teste, pelo menos buscou alternativa… Mas pra mim, Diego (meio e mais para direita) e Mancuello (meio e mais para esquerda), casa melhor!!! Diego já segura a bola, Allan exagera as vezes e segura muito. Os passes do Mancu são mais rápido e ele tem boa infiltração!! (teste)…

    • Não gosto de Mancuello na ponta e nem Diego. O argentino tem mais facilidade quando vem de trás, como elemento surpresa.

      Diego usa muito bem sua movimentação e sua velocidade de raciocínio para abrir espaços melo meio campo. Não é um jogador de recomposição ou agressividade. Creio que com ele na ponta, nós perderíamos uma peça importante.

      Respeito sua opinião, mas o momento de testar já passou. Temos apenas 9 jogos para decidir o campeonato, precisamos manter a estrutura que estiver dando certo.

      • Só observo 2 pontos.
        1. Nao são testes e sim adaptações para cada adversário. Valia a pena por o alan ontem pela lentidão do Leonardo Moura.
        2. O mancuello é polivalente e pode melhor atuar pelos lados. Já que tem mais qualidade no passe e visão de jogo do que capacidade de marcação. O meio está estruturado com araujo e arao (que faz o papel de vir de trás) e o diego livre pra circular e chegar.
        Como você provou conhecimento, deve saber que jogar pelos lados não significa correr atrás de lateral…

        • “2. O mancuello é polivalente e pode melhor atuar pelos lados.”

          Não me lembro de uma partida sequer que o Mancuello tenha jogado bem pelos lados do campo, quando estava pelo Independiente. Sua função sempre foi de segundo homem de meio campo. Para jogar pelos lados no Flamengo, será necessário correr atrás de lateral para que o centroavante e principalmente o Diego não tenham que se doar tanto na marcação a ponto de se desgastarem.

          • Bom, acho que lá ele era o destaque do time, aqui não é. Aqui o arao é segundo homem, logo na minha opinião sobraria a função de terceiro homem, ai então depende. Se o time for armado no 4-1-4-1 concordo totalmente que se precisa de alguém que esteja lá para correr atrás de lateral, se for no 4-2-3-1 aí vou discordar. Em ambos os casos o diego não é “sacrificado” embora seja legal ver como ele faz questao de participar do momento defensivo.
            Desculpe se alonguei a resposta.

            • Diego participa dos momentos defensivos ocupando espaço, ou tentando bloquear o adversário que está mais próximo dele com a bola nos pés. Isso ele aprendeu quando passou 10 anos na Europa.

              • Sim. Exato. Mas não existe mais espaço para aquele jogador que não ajuda a defesa. E o futebol brasileiro é um dos últimos a ter a figura daquele especialista em marcação ou o cão de guarda. Sem a bola todo mundo marca, com a bola todo mundo joga. Essa frase oce já deve ter escutado. Kkkkk

      • A única bola que vc conhece, na verdade são duas, é do seu namorado!!!

        • Pra mostrar que não sei nada de futebol você deveria me refutar, e não tentar me insultar. E como você quis a última opção, percebe-se que não passas de um pirralhinho, então, não vou me prolongar.

          Obs.: Sou solteira.

      • Testar não.. creio q daria jogo…vide contra a chapecoense 2 tempo!

        • Contra a Chape foi 30 minutos de um jogo em que a Chapecoense estava totalmente atrás da linha da bola e explorando os contra ataques. Zé abriu mão da velocidade e colocou mais técnica, com Guerrero de segundo atacante e Mancuello de terceiro homem. Isso facilitou muito a penetração da equipe e as triangulações.

          Contudo, vale ressaltar que foi um jogo circunstancial. Zé expôs a equipe e ainda sofremos com alguns ataques perigosos (bloqueados pela própria fragilidade do oponente). Será que contra o Atlético-MG seria igual? Contra o Santos?

          Nem sempre as formações impostas no segundo tempo são viáveis para iniciar um jogo.

          • Sim.. tamb notei isso… mas nesse caso seria o Guerreiro ou Damião.. (com um atacante veloz)… ajudar na recomposição!

        • Obs.: O que signifca AMRS?

          • Meu nome completo! rs

    • Pode ser uma situação de jogo. O Diego já jogou assim (meio e mais para direita) no Atlético de Madrid (primeira passagem) e no Wolfsburg. Alternava entre direita e esquerda com o Arda Turan e Vieirinha, respectivamente.

  • Que função Jadson o quê, ele só foi inserido ali porque é mais fácil marcar o Leopardo morto que Alan vieira. Podem pegar o VT do jogo e analisar.

    • O primeiro gol foi nas costas do mortinho… Coloca essa bola nas costas tbm no processo… SRN!

  • A cara de onda!!

    Alan Patrick foi um.morto dentro de campo

  • Com o Diego em sua plena forma física, seria o ideal pra jogar ali pela direita, e o Patrick por dentro.

    • Patrick kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Os mulambos já estão perdendo a linha.

    • Cara de anão… Chupa meu pirocão. haha

  • Como eu disse, classificar para libertadores já esta ótimo para vocês, ser vice do Palmeiras melhor ainda.

    • Cara de Anão, melhor você comemorar depois, não? Porque, se o Palmeiras não for campeão, vai pegar muito mal.
      Tem nada decidido ainda, então vamos na humildade por enquanto.

      • Eu já estou zuando Lucas, porque tenho certeza que seremos campeões, e quando isso se concretizar eu vou aloprar demais aqui, os caras não vão me aguentar.

        • Mas como pode ter tanta certeza? Kkk
          Se o Palmeiras for campeão, vai ser muito merecido. Mas ainda até o Galo tem chance de ganhar esse campeonato.

          Enfim, vamos fazer um trato então: você gosta muito de vir aqui, zoar e tudo mais. Se o seu time não for campeão, pelo menos apareça aqui para dizer que aloprou antes da hora.
          Se ganhar, já é de cara que aparecerá por aqui para zoar.

          Até dou as caras para parabenizar, se for o caso

          • Futebol é zoeira Lucas, se o Palmeiras perder esse título vou aparecer aqui da mesma forma, sem problemas.
            Esquece o Patético o time dos caras não está com pensamento de campeão, eles vieram jogar contra o fraco time dos gambás, e vieram para empatar e sairam todo feliz, mesmo sabendo que Palmeiras e Flamengo jogariam contra os lanternas e ganhariam.

            • Tu não é macho pra vir aqui, se os porcos perderem..Vc não tem culhão!

              • Vou aparecer William, não sou modinha, sou Palmeiras ganhando ou perdendo, e mesmo assim ainda seremos o maior campeão nacional.

                • Jovem, e eu sou FLAMENGUISTA, mas vc nao tem culhao!

                  • Só não falo que você vai ver no dia, porque o Palmeiras vai ser campeão.

                    • Campeão ou não, isso não desmerece nenhum clube velho…Se liga rapaz, tu vem aqui neste site dizer que quer zuar???Tu tem mulher? Emprego?Vc nao sabe nem o que quer da vida, olha o seu perfil “CARA DE ANÃO”, puts isso já diz tudo.

                    • Perdeu a linha frangona ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Responde as perguntas Otário

                    • Os caras se irritam fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Disse bem dondoca…No lugar de caras, diga HOMEM.

                • Ue, o palmeiras nao eh tetra?

            • Haha, fechado então.
              Eu sou mais na minha. Às vezes acho que galera esquenta a cabeça demais com suas zoações. Kkkk
              Mas é isso mesmo, futebol é zoeira.

              • kkkkkkkkkkkk sempre tem os que ficam mais bravos, eu tenho que zuar agora né Lucas, meu time é líder, vai que da uma reviravolta depois. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                • Kkkkkkkk, aproveita.

                  • Aqui não é exílio da palmerdas todo dia. Fala um monte de merda lá e vem fugir pra cá.

    • Aí cabeça e cérebro de anão ! Grava esses nomes: Abila, Rafael sobis e hemam, aí segunda feira entra aqui na página para chorar um pouco e ver o lider

      • kkkkkkkkkkkkkk vai ficar secando o Verdão ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso ai não esquece de dar aquela audiência para o Palmeiras e ficar torcendo para Marias.

        • Esse negócio de dar audiência deixamos contigo, nisso tu é fera

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk Palmeiras é o time do Mecenato! No dia q o Paulo Nobre se abusar o time não vai ter dinheiro nem pra pagar a água!

  • Post novo e nem me chamaram ?

    • Não precisa, tu é leitor assíduo.

      • Você acha que eu não passaria aqui para zuar ?

        • Uma coisa eu sei, tú é muito corajoso cara!!!

        • kkkkkkkkkkk você ainda acredita que seu time pode ser campeão ?

      • Para de ficar respondendo esse cara, ele só quer ibope e é isso q vcs fazem, vamos calar os palmeirenses no campo

        • Kkkk eu parei mas a bicha num saiu daqui

        • Ibope ? vai a merda, eu quero é zuar vocês mesmo.

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, flamenguista assíduo

            • Eu sou homem William.

              • Seiiiiii, kkkkk, HOMEM tipo NEY MATOGROSSO, CAZUZA..Ta certo

                • Cazuza é ai da sua terra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                  • Sou Capixaba, Zé Ruela..Não sabe nem onde moro, como pode defecar tanto pelos dedos.

                    • Então você é daqueles que torce ai para o time da sua cidade e para o “Framengo” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Rapaz como eu disse, vc é um acéfalo, sou flamenguista desde criança. Só tenho um time, vc se diz instruído e fica acreditando em tudo que a imprensa diz.Defeca pelos dedos!

                    • William, vocês e os gambás são os filhos da mídia, quem acredita nelas são vocês. Ela só fala bem de vocês, e se o pessoal no Nordeste torce para dois times é por causa dela. Vai la no Nordeste, você vai encontrar pessoas na rua com a camisa falsa do Flamengo e pergunta quando o Flamengo joga, 95% não vai saber.

                    • A média de público de vcs é de 30 mil pessoas em São Paulo, ontem no mesmo ESTADO, foram quase 24 mil flamenguista…Vieram do Rio? Eram TERCEIRIZADA?…

                    • Vai ver torciam pro palmeiras e pro fla igual ele que tá sempre aqui

                    • BOA

                    • Nós fomos jogar em Londrina ontem e tinha 30 mil pessoas, será que o pessoal foi de São Paulo até la ?

                    • Segundo a tua lógica e a dos gambás, a torcida de vocês em londrina ontem era terceirizada…

                    • Sim, igual a torcida de vocês no nordeste.

                    • Olha, eu como nordestino tenho mais propriedade pra falar o que é e o que não é a torcida do nordeste do que você.

  • ele não jogou como o Jadson, nem vai jogar; agora se ele insistir como o Alan na direita, melhor seria que na saída de bola ele trocasse de posição com o Arão, até porque o Arão faz melhor a infiltração pela direita´(com muricy funcionava muito bem) e fazendo companhia com o Pará.

    Se tivéssemos um motorzinho como o Everton só que pela direita, talvez o posicionamento do Patrick fosse melhor na esquerda;

    ontem o bola cheia foi o Everton…

  • Incrível como Mancuello não vem sendo aproveitado, até quando jogou com o time quase td reserva, ele ainda ficou no banco. Sendo que vem entrando bem regularmente, se fosse ao contrario ate seria compreensível, mais não é o caso. AP não foi tão bem individualmente, pq não testar ele fazendo essa função.
    SRN

    • pra mim o posicionamento ideal do Mancuello éde segundo volante todavia que ele entra de meia de lado ele joga horrivelmente, no jogo contra o Cruzeiro por exemplo, entrou no lugar do Araujo e o Zé recuou o Arão.

  • Eu vejo Jadson um jogador com mais mobilidade que o Alan Patrick. Alan é mais técnico, joga melhor centralizado. O lateral do Santa Cruz não avançou com frequência e isso o ajudou bastante na hora de recompor.

    Não vi uma boa partida da equipe, principalmente no primeiro tempo, faltou maior movimentação principalmente no lado em que o Alan estava. Com a entrada do Fernandinho, a equipe melhorou (Também, pelo fato do Santa tentar ir pra cima).

    • Oi amor.

      • E ai, Anão

        • Tudo bem ?

          • Beleza. E você ?

            • Tudo tranquilo.

              • Já é

                • Você fica muito bem de biquini em ? Vi umas fotos suas no face, que menina linda.

                  • Anão, tem uma sujeirinha aí no canto esquerdo da sua boca… disfarça e pega um papel-higiênico para limpar… &;-D

                    • É um pelo da rachada da sua mãe.

                    • Perdeu a linha frangona? kkkkkk

                    • Nada disso! É MERDA mesmo! &;-D

                    • Anão ta todo ouriçado aqui hoje pq foi banido do blog das peppas, confirma anão?

                    • Kkkkkkkk

                  • kkkkkkkkkkkkk

    • O que é mais fácil marcar o leopardo morto ou o Alan Vieira. O cara não aguenta 90 minutos. Ele não pode fazer a função do Jadson por não saber marcar. O Paquetá poderia fazer isso muito bem.

      • Esse touchpad miserento escreve atrasado não inclui os sinais de pontuação, e corrige errado.

    • Entende mais q muito marmanjo aq, rsrs… tb vi isso!
      Pegar aquele sufoquinho do Santa no primeiro tempo não é normal e não é bom!!

      • Graças a meu pai, que manja muito de futebol e me ensinou quase tudo que sei sobre.

        O primeiro tempo foi ruim, não conseguimos trabalhar a bola. O jogo ficou fácil a partir do segundo gol.

        • Você entende muito do esporte, pois vai muito além do resultado e gols. É um jogo de estratégia, que premia os melhores “generais” e “guerreiros”

          • Futebol e MMA. Hahahaha

            • Fiz 15 anos de capoeira quando moleque, porque além de legal é excelente para a coluna.

              • Sou faixa preta em Jiu Jitsu. Cheguei a fazer 1 ano de Taekwondo, mas prefiro assistir mesmo. Qualquer evento de luta que estiver passando na TV eu vejo

                • É bom saber, pois o tanto de vagabundo safado nos atacando que existem por aí.

  • Na minha opinião, a escolha por Patrick se deu ao fato do lateral esquerdo do Santa não apoiar muito. Quem tem mais liberdade é o Leo Moura, que teve muita sorte do Jorge não está no jogo

  • Por falar em Keno nada além dos pontas que estão aqui Gabriel, Cirino, Fernandinho. Pra que trocar 6 por meia dúzia? Precisamos é elevar o nível dos pontas que são fracos.

    • Pelo menos li alguém que falou exatamente o que penso..ele é melhor que Gabriel? Certeza, até meu sobrinho é…agora, um cara com 27 anos brilhar no Santa Cruz e acharem que é uma aposta válida, que o cara é bom demais, é muito pra minha cabeça…por onde ele passou nesses últimos 7 anos?! Na Eupropa?..porra, o cara brilha no Santinha, que só tem Grafite melhor que ele…fala sério…ae depois reclamam do Gabriel, que brilhava no Bahea, onde só tinha ele…
      SRN

      • Cara, penso da mesma forma. O cara brilha no Santinha e olha que acho aquele volante melhor que ele.

  • Tive essa conversa com um frequentador do site logo que o Diego chegou. Falamos sobre usar o Mancuello na “função Jadson” e como ele desempenhou papel parecido na temporada em que explodiu no Independiente. A diferença é que muitas vezes ele partia mais de trás. Espero que o Zé insista nessa variação, pois pra ter chances de título precisamos melhorar o aproveitamento ofensivo e o Mancuello é um jogador que finaliza melhor que Gabriel, Everton e Fernandinho, além de ser muito bom na bola parada. O Alan também é uma alternativa, mas com o fôlego de peladeiro que ele tem, talvez seja melhor usá-lo apenas no segundo tempo.

    • Falou e disse!

    • Qual o e-mail do Zé, envia e ponto!!

    • Bom na bola parada ??? o q ele já fez de relevante pra ser bom na bola parada?

      • Quando ele joga e quando o Alan Patrick deixa ele cobrar faltas e escanteios, mostra uma boa precisão e costuma levar perigo. Inclusive já fez gol de bola parada no Flamengo. Agora, falar em números é covardia, pq tem tido poucas chances de mostrar a qualidade que possui nesse fundamento. Na Argentina era tido como um dos melhores cobradores do campeonato e estreou na seleção fazendo um gol de falta.

  • O time tem que ser esse aí. Com o Jorge no lugar do coisa ruim e no ataque pode ser qualquer um dos 3, mas ainda prefiro o Guerrero… E fazendo um alerta aqui pra mais uma bobeada do Rever que quase resultou no gol do keno… Todo jogo ele toma uma bola dessa nas costas ou perde uma bola perigosa lá atrás. Apesar de gostar dele, acho muito lento e estamos dando sorte desses erros não estarem resultando em gol…

    • Gosto do guerreiro, mas eu acho que o Damião entra melhor no esquema de Zé Ricardo. Acho que o Guerreiro se dá muito bem de segundo atacante, com um outro atacante mais a frente. Ele mata no peito, domina e passa… acho que esse é mais o futebol dele.
      Acho que por ele ter uma capacidade de domínio e proteção de bola, e também um bom passe, fazem dele uma referência “desnecessária”… Tocam ou rifam a bola pra ele, sabendo que ele vai dominar e segurar, mas o time mesmo esquece de trabalhar a bola. Como era o caso de Hernane. Era nosso goleador, mas só tocavam a bola pra ele se fosse pra dar um toque de volta e olhe lá, dava certo, o time trabalhava mais a bola só pra ele ter de mandar pra dentro do gol… tanto que era o nosso goleador de 1 toque só 🙂

    • Esse lance do Réver foi tenso. O Keno saiu muito atrás dele e chegou uma semana na frente. Melhorou no segundo tempo, mas o Santa também diminuiu o ritmo após sofrer o segundo gol.

  • Não me conformo no futebol moderno em ter MA como titular.
    Tinhamos que testar Arão e Mancuello como dois meias centrais modernos. Um fica e o outro vai. Não dá pra entender o Mancuello com tanta qualidade não entrar nos jogos, nem no time reserva da sulamericana o cara era titular.

    • Não suporto o MA… mas como gosto de analisar o jogo realizado… Ontem ele fez uma boa partida!! mas ainda prefiro ele como opção e não titular…
      Ele não tem uma movimentação boa e dificilmente arrisca uma jogada… Ontem olhei para o céu para ver se vinha uma tempestade… Viram aquele passe q ele deu para o Chico, e quase o chico doido faz um golaço!! meu Deus! rs

  • Damião não tá suspenso, ele tá machucado… Time jogou bem, pode entrar Alan Patrick ou Mancuello mesmo, melhor que Gabriel, Fernandinho e afins…

    • Meu chapa, ele tava suspenso sim… Ele jogou no ultimo jogo, lembra da bola que o Dênis pegou entre as pernas?

      • Uai, eu achei que ele estava machucado.. mas se estava só suspenso é melhor ainda, fica disponível para o próximo jogo, agora só temos jogos decisivos…

Comentários não são permitidos.