“Hora de ser Flamengo”

Compartilhe com os amigos

É cômodo falar depois que as coisas acontecem, mas creio que nossa diretoria errou ao ir na aba do Palmeiras e adiar o jogo contra o Fluminense de quarta pra quinta.

Os palmeirenses tinham bons motivos. O time sem Gabriel Jesus não é melhor que nenhum outro e sabia-se que o Cruzeiro seria osso. Além disso, não dava para considerar obstáculo concreto a partida contra o Figueirense. O Brasileiro não tem jogos fáceis, mas há aqueles que quem quer ser campeão não pode deixar de vencer.

A situação do Flamengo era bem diferente. Com algum sacrifício, e por se tratar de um goleiro, talvez fosse possível a Alex Muralha chegar em cima da hora e encarar o Fluminense. Se não chegasse, paciência, iríamos de Paulo Victor. Ou acreditamos no que temos, ou paramos com esse papo de querer disputar título. Mais: o time do Internacional é muito superior à colocação que ocupa na tabela. Danilo Fernandes é bom goleiro, Alex não é mais o meia que já foi um dia mas sabe jogar, Vitinho e Valdívia são ótimos – queria muito qualquer um dos dois para a Libertadores do ano que vem.

Preocupamo-nos demais com uma suposta vantagem – qual, não sei – que o Palmeiras levaria, e esquecemos o Inter. Optar pelo adiamento nos fez perder o que seria um importante dia de descanso, para um time que está compreensivelmente exausto e teve que passar pela pedreira de um embaçado clássico regional. (Por favor, parem com essa bobagem de achar que quem ganha muito e recebe em dia não tem o direito de ficar cansado.) Resumo da desafinada ópera interpretada por quem comanda o futebol do Flamengo: para garantir a presença do nosso bom goleiro, sacrificamos a recuperação do time inteiro.

Mas vamos em frente. Porque o que ocorre é que, mesmo contra tudo e contra todos, contra o fato de ainda não ter atuado uma vez sequer como mandante no Rio de Janeiro, contra viagens e cansaços que não afetaram, na mesma medida, nenhum outro dos competidores, contra a opinião de uma gente esquisita que, em função de discutíveis tecnicalidades, acha correto validar um gol assinalado com quatro jogadores em impedimento, inclusive e sobretudo o próprio autor, contra a necessidade de escalar – para não desmontar a estratégia de jogo que, somos forçados a reconhecer, vem funcionando – o irritante Gabriel, o abúlico Cirino ou o intelectualmente limitado Fernandinho, contra a insistente opção pelo omisso e taticamente covarde Márcio Araújo, contra o estranho descarte do nosso único jogador (Mancuello) que chuta, e bem, de fora da área, contra tudo isso e mais um pouco, o Flamengo permanece na briga.

Não acreditava que o Palmeiras fosse perder pontos para o Figueirense, e nem assim eu deixava de achar o empate com o Inter um resultado aceitável. O gol de Sacha – um gol bobo, de linha de passe, com a bola viajando pelo alto pra lá e pra cá até se oferecer ao atacante adversário imperdoavelmente desmarcado – tirou a nossa estabilidade no jogo e nos induziu ao erro de acreditar que, com o Palmeiras vencendo em Floripa, éramos obrigados a também vencer em Porto Alegre. Não éramos. O empate, insisto, não teria sido o fim do mundo. Até porque, nem mesmo a derrota nos dá motivos para deitar o rei no tabuleiro.

Em primeiro lugar, porque ainda há 21 pontos por disputar, nada se decidiu, e no lado do principal oponente estão a alma chorona, o espírito ansioso e o temperamento inconstante do treinador Cuca, capaz de montar bons times ao mesmo tempo em que descamba para bobagens táticas primárias – como, por exemplo, as que cometeu nos empates com Flamengo e Cruzeiro.

Além disso, continuo preso à crença de que, se mantivermos a toada e não pusermos tudo por água abaixo nessa reta final, 2016 terá que ser considerado, fiquemos ou não com o título, um ano heroico e produtivo.

Mostrar rubro-negrismo nas vitórias é mole. Pois agora é a hora da nossa torcida compreender friamente o quão difícil é o Campeonato Brasileiro e, aproveitando que o Maraca vem aí, transformar a força do cântico em realidade, provar que vai começar a festa, ajudar o time a manter equilíbrio e eficiência, dar toda a força e todo o apoio.

Abandonar é para os fracos, para os pequenos, para os pouco habituados a vencer, vencer, vencer.

Jorge Murtinho

Fonte: República Paz & Amor

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Alôooooooooooooooo torcida do RJ…

    Chegou a hora de VCS matarem a saudade do nosso time no Maracanã.

    O Flamengo rodou o Brasil todo este ano e AGORA é a hora de MOSTRAREM ao mundo o poder desse clube.

    Façam sua parte, pois o restante do Brasil já esteve com o FLA em todos os momentos.

    Avante mengão, acima de tudo Rubro Negro!

  • Eu gostaria de entender certas escolhas do ZR, o Mancuello decidiu
    algumas partidas pra gente inclusive a última que ele entrou contra o
    Cruzeiro, depois disso não jogou mais enquanto Alan Patrick que neste
    campeonato brasileiro não decidiu nada, alias desperdiçou uma grande
    chance contra o São Paulo, me parece com cadeira cativa. Qual a lógica? Sheik, não fez
    nada e continua não fazendo e sempre recebe chances.O time do Flamengo me parece sem sangue nos olhos, sem vontade de vencer….Quem quer ganhar campeonato tem que brigar, chutar, se empenhar…Porra não dá pra ser passivo e fica nesta amorosidade sem precedentes. Tem um técnico bonzinho, que não cobra, que tem discurso programado nas derrotas, que elogia o adversário, que aceita passivamente o resultado, que não grita com o time, isso não é ser educado, isso é ser BANANA.

Comentários não são permitidos.