Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

“Impedimento de todos”

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 16/10/2016
2 Comentários
Atualização: 16/10/2016
Compartilhar

A Fifa, já faz um bom tempo, vem tomando medidas para que o futebol seja mais dinâmico e que a bola fique mais em jogo. A proibição de o goleiro usar as mãos nas bolas recuadas é um bom exemplo.

Também para que o jogo não pare muito há a determinação da entidade para que árbitros e bandeiras só marquem o impedimento quando o jogador em posição irregular receba ou toque na bola. Penso que isso é um erro, que em muitas oportunidades acaba beneficiando o infrator, sem dizer que acaba trazendo mais uma interpretação – e também responsabilidade – para o trio de arbitragem.

O lance do gol – anulado, validado e finalmente anulado – do Fluminense, no clássico contra o Flamengo, na última quinta, ilustra bem o que penso.

Na batida da falta, quando é jogada a bola para área, alguns jogadores do Fluminense entram na grande área em impedimento. O que gerou toda a discussão era se quem tocou na bola estava em posição irregular, no caso o zagueiro Henrique, mesmo o ele estando cercado por companheiros de time que estavam impedidos.

Henrique também estava em posição irregular, mas acho que em lances assim, independente de quem recebe a bola, se há jogadores em posição de impedimento, o jogo tem que ser parado.

Ou seja, se na batida da falta, quatro jogadores, próximos uns dos outros, correm em direção da bola e há algum em posição irregular já deve ser caracterizado o impedimento.

Em um chuveirinho é impossível para o trio de arbitragem saber quem vai receber a bola e, mesmo se o jogador que ficou com pelota não está em posição irregular, a ação dos seus companheiros atrapalha os defensores.

Há outra distorção que também acontece muito nesse tipo de jogada que é a de um atacante, que no início da jogada estava impedido, marcar o gol. Tudo bem que vai ser alegado que já é outro lance, mas o jogador leva vantagem por estar em vantagem sobre os defensores.

Vou tentar ilustrar isso usando mais uma vez o polêmico lance do Fla-Flu.

Vamos imaginar que a cabeçada do Henrique fosse espalmada pelo Muralha e no rebote, depois da briga entre zagueiros e atacantes a bola sobrasse para um jogador do Fluminense, que na hora do cruzamento estivesse impedido, e ele fizesse o gol. Pela atual determinação seria valido o gol. Como já disse, eu acho errado, pois o jogador estava em posição irregular no nascimento da jogada.

O mesmo acontece em uma jogada de contra-ataque, quando o atacante, impedido na origem da jogada, recebe um passe e acaba fazendo o gol. Ele só teve liberdade para concluir, pois teve vantagem sobre os zagueiros quando o lance começou.

Um coisa é o chamado “impedimento passivo” quando um jogador está muito longe da bola e não vai interferir na jogada imediatamente, outra totalmente diferente é quando um grupo de atacantes invade a área no mesmo momento, após um cruzamento.

A atual determinação se transforma lances de futebol em uma corrida em que os atacantes largam com metros de vantagem sobre os zagueiros. Isso fere totalmente o espírito da lei do impedimento, pois os atacantes devem fugir da posição irregular e nunca tirarem alguma vantagem dela.

Fonte: Blog do Peron / GE

Assuntos:arbitragemFla-Flu
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
2 Comentários
  • Ednei P. de Melo disse:
    16/10/2016 às 14:12

    “Um coisa é o chamado “impedimento passivo” quando um jogador está muito longe da bola e não vai interferir na jogada imediatamente, outra totalmente diferente é quando um grupo de atacantes invade a área no mesmo momento, após um cruzamento.” — Disse tudo! Se há PARTICIPAÇÃO do jogador irregular INDEPENDENTEMENTE de tocar (ou não) na bola, o impedimento deveria ser marcado… &;-D

    Responder
  • TROBERO EIRAVI disse:
    16/10/2016 às 15:21

    Se a Lei contraria a Justiça, a Lei esta ERRADA!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Escalações e onde assistir: saiba tudo sobre jogo do Palmeiras x Botafogo, pelo Brasileirão

1

Samuel Lino exalta Flamengo “guerreiro” contra o Remo e encerra polêmica com Arrascaeta

2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Cadê o vermelho? Joaquín Freitas leva entrada violenta e jogador do Remo escapa da expulsão contra o Flamengo

7 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Gonzalo Plata comunica fim da novela: “Foco está novamente no Flamengo”

28 5

Boto revela ordem de renovações no Flamengo: Pedro e Léo Pereira ‘brigam’ na fila

7
Brasileirão

Flamengo vence Remo e pode terminar a rodada na liderança do Brasileirão

7

Vídeo: Samuel Lino dá biquinho ‘a lá Romário’ e faz gol para o Flamengo contra o Remo, no Brasileirão

5 1
Libertadores

Del Valle vence por 3 a 1 com reservas de olho no jogo contra o Flamengo

1 4

A dupla expectativa de Léo Ortiz: a Libertadores em Quito e o nascimento de Serena

10 2
Comentários Recentes
  1. Renan Oliveira em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Esse ai, é mais um deyverson da vida..so papagaiada..muito barulho e pouca bola, Pedro e Freitas ou BH dão conta.

  2. edyrio edyrio em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Tá maluco.... esse cara é uma bosta

  3. Joaquim Naves em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Não.

  4. PS em Esposa de Cebolinha nega que problemas de segurança no Rio motivam saída de atacante do Flamengo

    Esse elemento, PVC, deveria ser questionado, pois nao é a 1 vez que ele faz isso. Conta inverdades....

  5. Joãozinho Trepidação em Plata, do Flamengo, entra na mira do Al-Wasl, de Dubai

    Plata é acima da média e jogador de seleção. Era titular e será útil ao Mengão, se retornar aos jogos.…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo