“Libertadores terá sorteio para oitavas de final como na Liga dos Campeões”

Compartilhe com os amigos

Em sua reforma da competição, a Conmebol fará um sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Libertadores em vez de estabelecer os cruzamentos por posição. A informação é de um dos dirigentes que esteve presente na reunião da confederação sul-americana para definir as mudanças no torneio.

A reforma do campeonato foi baseada na consultoria Mckinsey que estabeleceu modificações para aumentar as receitas. Basicamente, foi copiado o modelo da Liga dos Campeões, já que a consultoria também trabalha para a UEFA.

E, dentre as premissas da liga, está a de evitar um confrontos entre os grandes times do continente logo de cara nas eliminatórias. Na Europa, o objetivo é evitar jogos entre Barcelona e Real Madrid ainda nas oitavas de final, por exemplo. Na América do Sul, haverá a mesma intenção: evitar um cruzamento entre um São Paulo e Corinthians logo de cara. E o sorteio costuma minimizar esse risco, segundo a consultoria.

Atualmente, os confrontos das oitavas-de-final são estabelecidos com o 1o pegando o 16o lugar, e assim por diante. Com isso, já houve confrontos entre Boca Juniors e River Plate, Flamengo e Corinthians, todos nesta primeira fase de mata-mata.

Entre as mudanças da Libertadores, está o aumento de 38 para 44 times. Com isso, o Brasil ganhou mais duas vagas na pré-Libertadores. Pelo relatório da consultoria, o país deveria ganhar ainda outra vaga extra, totalizando três. O objetivo é econômico de aumentar os ganhos da competição.

Mas houve uma resistência de outras confederações que entenderam ser excessivo que o país ficasse com oito postos na principal competição sul-americana. Por isso, foram duas vagas, dando uma para cada um dos outros países.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • em uma parte foi boa,em outra parte foi ruim, sorteamento na final unica foi boa,mais ja aumenta 2 vaga no brasileiro nao foi boa,podia ser so 1 vaga e nao 2 para brasil, campeonanto perde pouco competitividade.

    • São 20 times disputando 6 vagas, acho que não perde competitividade !

      • Ainda mais essas duas vagas que deram é pra pré-libertadores

    • Pensa que quantas mais vagas menos times em meio de tabela vão facilitar seus jogos finais..já que um 6º colocado tem uma pontuação de 57 a 61 pts, e muitas vezes fez essa pontuação por desinteresse, então imagina com concorrência

  • Porque não muda logo o nome pra CHAMPIONS DA AMÉRICA? Pq tem que copiar a formula da champions? Algumas mudanças são interessantes e gostei, mas acho muito sem critério algumas mudanças, a do jogo único mesmo…aqui na América do Sul (imaginem uma final no México) não existe trem (metrô) integrado, as passagens aéreas não são baratas, quantos torcedores vão poder assistir à uma final do seu clube?

    • Já mudaram, eles colocaram isso na mídia só pra ver se ia ter aprovação, mas como houve muita rejeição não haverá mais final em jogo único em 2017, irá ser em dois jogos mesmo, casa e fora.

      • Valeu, depois que você falou que eu vi…. Que bom que cortaram isso..mas realmente não gosto dessa “europerização” em sua totalidade, mas com certeza também vejo suas vantagens principalmente porque agora alguns times em meio de tabela do brasileirão não vão entrar de férias e facilitarem tantos os jogos finais.

  • Nessa parte eu gostei. Acho válido se for sorteio e a melhor campanha decidir em casa

    • verdade linda

Comentários não são permitidos.