Maracanã ou ‘Arena Urubu’?

Compartilhe com os amigos

Salve, salve Nação Rubro-Negra!

Essa semana por diversas vezes me deparei com distintos amigos rubro-negros com o mesmo questionamento: o que seria melhor para o Flamengo, assumir a concessão do “templo do futebol” Maracanã ou iniciar a construção do seu estádio próprio, que eu vulgarmente chamarei de “Arena Urubuzão”?

Antes de entrarmos nessa “seara”, é preciso deixar claro a todos, que não existe até o momento nenhuma declaração da diretoria ou matérias oficiais divulgadas pela mídia esportiva que apresente comprovação de viabilidade financeira para chegarmos a uma solução definitiva da melhor opção com relação ao tema em questão. Vale ressaltar que a atual diretoria do Flamengo não descarta nenhuma possibilidade até o presente momento, mas demonstra claramente que o Complexo Maracanã é seu principal objetivo. Fato este constatado por postergar a tomada de decisão quanto aos demais projetos de estádio, até que o assunto Maracanã esteja definitivamente descartado.

No meio do mês de julho, o Flamengo contratou o ex-executivo de marketing e até então, atual gestor do Maracanã, Marcelo Frazão, com objetivo de conhecer verdadeiramente os reais números do complexo, captar parceiros comerciais que viabilizassem a administração de todo complexo ou a construção de um estádio próprio e promover estudos de viabilidade financeira e mobilidade urbano que facilitassem futuras aprovações quanto aos órgãos competentes. Frazão trabalha em conjunto à diretoria do Flamengo em total silêncio, sem muito alarde e com um estranho sigilo, não costureiro, tratando-se de Flamengo.

O mais importante em toda essa chuva de especulações e o enorme joguinho político que vem se arrastando durante os meses de 2016, foi a contundente declaração da diretoria em não aceitar mais ser explorado por concessionário que não gere contrapartidas compatíveis com os altos aluguéis cobrados. Deixando claro a qualquer empresa que tenha interesse em assumir a futura concessão do estádio, que deverá obrigatoriamente envolver o Flamengo como protagonista de futuros projetos, sob o risco de não celebrar contrato de locação com o Flamengo, transformando o “templo do futebol” em um enorme “elefante branco”.

Finalizo o tema em questão, sem uma resposta definitiva para esse grande dilema, mas apimentando ainda mais a discussão dos bastidores. Ontem foi divulgado o mais novo patrocinador que estampará sua marca na parte superior costas da camisa do Flamengo.

A MRV Engenharia, foi considerada pelo quarto ano seguido, a maior construtora do país. Seria esse o indício necessário para o torcedor rubro-negro ter certeza que terá seu próprio estádio, vulgarmente apelidado por mim, “Arena Urubuzão”?

Saudações Rubro-Negras.

Allan Garcia
O Polêmico

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O CRF tem que fazer represália contra o Estado, fazemos uma oferta de compra do maracanã, caso o governo vete, saimos do maracanã e fechamos o aluguelcom um estádio de menor porte (giulite coutinho, luso brasileiro…), enquanto o maracanã fica dando prejuízo ao Estado.

  • O real motivo da torcida do Flamengo insistir tanto na construção de um estádio próprio para o clube, chama-se chacota.
    Nossa torcida, em sua maioria, cai na pilha dos antis que dizem que não temos estádio. E a maioria dos rubro-negros tem um complexo com isso, pois esquecem q grandes clubes do mundo não tem estádio, usam os do governo.
    O Maracanã registrou nossa história, é o tempolo do futebol, é acessivel pela Linha Amarela, Vermelha, Av. Brasil, Ponte Rio-Niterói, Metrô, Trem e até a pé. Além disso já está pronto e pode suportar algo em torno de 80mil pessoas, caso volte a ter setores populares, como é o que já foi cogitado.
    Questoes financeiras devem ser pensadas com ajuda de uma calculadora e não com o coração. SRN o Maraca é nosso!

    • Concordo plenamente!

    • Não, Jonatha, o maraca não é nosso e nunca será. Construção do estádio próprio já ! SRN ST

    • O CRF tem que fazer represália contra o Estado, fazemos uma oferta de
      compra do maracanã, caso o governo vete, saimos do maracanã e fechamos o
      aluguelcom um estádio de menor porte (giulite coutinho, luso
      brasileiro…), enquanto o maracanã fica dando prejuízo ao Estado..

  • Maracanã sendo gerido pelo Fla é o ideal claro, mas…um Estádio do Flamengo, para 30/40 mil no máximo é a Cereja do bolo. Lembrando que Estádio tem custo e a conta chega. O Gambá tá na maior M, e tem que pagar o Estádio, correndo o risco de não conseguir…nem de longe estou comparando com o Fla, é só um exemplo. Não basta querer, tem que ser viável. De toda forma o Fla não pode mais ficar sem um “teto”.

    • A diferença é que o estadio superfaturado deles, custou 1,2 Bi.

  • O que me deixa revoltado é que são as mesmas empresas que carregam os clubes nas costas:caixa, Mrv, ambev. O Brasil é um país com uma economia grande, várias empresas grandes: Boticário, Natura, Ipiranga, Sulamerica Seguros, Sadia, Itaú, Bradesco, etc. São todas empresas com lucro acima de 1 bi que um patrício de 50 milhões não iria fazer falta.

    • Douglas, nem todas se interessam por futebol. E a crise econômica afetou o lucro de todas…uma pena que a Petrobras esteja passando por dificuldades, pois seria uma parceria maravilhosa.
      *Empresa principalmente do Ramo Esportivo, que se interessam em investir nesse segmento. BBB, Caixa…são ótimos canais também.
      *Empresas fortes do ramo de informática: IBM, MS, Apple, AMD, NUNCA se interessaram, ou não foram procuradas, mas ai tem que ter alguém para chegar junto e fazer a ponte. Nacional, iria sofrer pela baixa qualidade e não seria interessante.
      ***Samsung, Panasonic, Sony…são marcas poderosas que poderia tentar.
      ***Automobilística: Fiat, JEEP, Honda…são possibilidades, mas difícil.
      É muito complexo amigo. Eu ainda confio que o Flamengo vá fechar um patrocínio da queles e virar uma potência futebolística, e tem a questão de resultados: um time forte, ganhando competições Nacionais e Internacionais, é atraente sem dúvida. Isso é algo muito importante. SRN.

      • Esqueci empresa estrangeira, Brasil não é prioridade para estas empresas, apesar do Brasil ser um mercado grande dificilmente seus investimentos saem d círculo dos paises desenvolvidos. temos que ir atrás de empresas nacionais como as que citei

        • A economia em recessão Douglas, fica muito difícil, pois um patrocinador quer retorno e na atual conjuntura, é muito difícil. Imagina as Nacionais. Um grupo Estrangeiro, é o ideal, pois um parceiro que não tenha solidez é um risco, não viu a Viton, caiu fora. É muito complexo.

          • Sim Almir, a crise atrapalha mas acho muito difícil alguma empresa estrangeira se interessar em patrocinar algum clube Brasileiro. historicamente a única empresa estrangeira que investiu pesado no futebol Brasileiro foi a Parmalat década de 90 no Palmeiras, fora isso nenhum patrocínio relevante. Tivemos a Petronas/Flamengo, Hipermercas/Curinthia, Caixa/principais clubes, Cecrisa/Palmeiras que foram patrocínios altos mas todas nacionais.Não acredito que a Samsung irá preferir patrocinar o Flamengo que a nível global só é mostrado no Brasil ou seja tem relevância local do que o Chelsea que passa no mundo inteiro, inclusive o Brasil. Por isso acho que o caminho é desenvolver empresas nacionais a explorar mais esse tipo de mídia.

            • Nesse contexto concordo plenamente. Empresas nacionais estão vivendo um período de adaptação à crise e para investir no futebol fica difícil…acho que as marcas que vc citou até poderia, mas acho que os clubes tem resistência também, por questões culturais, estéticas e valores…om, o Fla ta vendo um patrocínio com a MRV. Será que vem Estádio ai? SRN.

              • Olha imagino que a empresa que ofereceu o terreno na zona oeste no morro da viúva seja a MRV, eles tem um banco de terrenos gigante no Brasil inteiro.

  • O melhor seria a privatizaçao do Maracanã, com o Flamengo comprando o estádio em definitivo… Esta seria a solução perfeita para esta discussão. SRN

    • Sim, Thalmus. Essa é uma questão que eu sempre levanto, será possível ? acredito que não agora, porque ele nos custaria 1bi e não temos esse dinheiro, AINDA.

      SRN ST

  • Óbvio que é muito mais interessante o Flamengo ter um estadio dele mas não é tão simples devido aos nossas décadas de incompetência financeira, acredito sim no equilibro dessa balança, continuarmos no Maracanã enquanto construirmos um estádio aos poucos pra não gerar um rombo novamente na finança, um estádio que tenham arquibancadas removíveis pra os jogos de menor expressão, criar uma estrutura de pressão no adversário como o do Dortmund, tudo que for possivel fazer.

    • Esquece isso de removivel, isso é extramamente repugnante.

      • Não, obrigado

  • Não podemos começar a batizar o nosso futuro estádio (arena urubu, urubuzao, etc…) senão pode acontecer o mesmo que aconteceu com o Corinthians e seu Itaquerão…
    Se o Mengão quiser vender o naming rights depois, com todo mundo chamando disso ou daquilo, já era… Menos grana que entra… Só um alerta, galera…

    • Também percebi isso mas acho que o erro do corinthians foi anunciar o estadio sem o naming rights, daí foi um criado um nome pela imprensa/torcida e acabou estragando mais ainda.

      • Isso é verdade Júnior…. vacilo tremendo da diretoria corintiana…
        Pelo histórico da nossa diretoria, que têm demonstrado uma competência sinistra, não imagino eles cometendo os mesmos erros…
        Como o boom das construções dessas arenas já se passou e os erros que poderiam ocorrer, os outros já demonstraram (aquela máxima de aprender com o erro alheio nunca foi tão benéfica), vislumbro um futuro promissor pro maior do mundo…
        Saudações rubro negras!!

        • Saudações rubro negras!

  • Construir um estádio leva uns três anos, então independente da opção escolhida precisaremos do Maracanã por mais uns três ou quatro anos. Outra coisa importante é construir um estádio barato, temos vários exemplos pelo mundo a fora de estádios modernos que não custaram tanto, e que não fiquemos nas mãos de construtoras como são paulo, grêmio, palmeiras, acho que todos que construíram recentemente estão nessa situação.

  • Na minha modesta opinião, aguardaria para dar a cartada final, pois governo falido ficará bem mais fácil de negociar um projeto bem vantajoso para o clube, e aí q a diretoria vai entrar, pois os blues sabem negociar muito bem, e n vão botar td a perder construindo um outro estádio e acumulando mais dívida pq advinda de parcerias para tal construção tb geraria uma despesa grande, e por isso q o fla estaria pensando num plano para q tivesse mais rentabilidade em pouco tempo. Agora galera vamos aguardar q no final vai prevalecer quem tem mais grana. E estamos muito bem graças a Deus. Os papéis mudaram, agora quem manda eh a gente.

  • Pessoal esqueçam o Maracanã, este estádio místico acabou, o que esta lá hoje é apenas o nome, é uma arena e não um estádio. O Flamengo não pode ser inquilino do governo pra sempre , sustentando com nosso dinheiro(dos torcedores) o falido governo do Estado. Quem precisa pagar esta conta é o Sergio Cabral e não o Flamengo. O Flamengo precisa construir um estádio grande, as pessoas não percebem a importância disso. Nada de 30 40 ou 50 mil, tem que ser no mínimo 70 mil, eu gostaria que fosse 115 mil, seria o maior estádio do mundo. Vcs acham que o barcelona , ou o real madrid ou o Manchester ou o bayer de munique, seriam o que são se jogassem em um estádio de 30 mil pessoas ? Lógico que não. Os gigantes do futebol precisam ter templos do futebol, não pode pensar pequeno. Aos que dizem que estádio aumenta a divida, estão errado, pois é investimento, aumenta o patrimônio. O flamengo precisa pensar grande, ser o maior clube das americas, ter o maior estádio, ser o mais rico e ter mais títulos. Chega de pensar pequeno, um estadio para 115 mil pessoas com setores de ingressos populares e mais caros.

    • É isso, aê!

      Mengo Sempre

    • concordo,ai vem alguns e falam em custo alto ,porra,somos flamengo…daqui pra frente seremos a maior potencia financeira das americas(no minimo),ganharemos muitos titulos,aumentaremos ainda mais a nossa torcida, e mesmo assim acham que nao podemos arcar com um estadio de mais de 100 mil pessoas?

    • Sabe o que é um estádio para 115mil pessoas ? Seja realista cara, um caldeirão ao estilo “La Bombonera” seria muito melhor do que um elefante desse.

  • Todo mundo fala em construir um estádio. Eu só vejo um problema. Onde?
    Onde existe um terreno disponível por um bom preço, com transporte para as pessoas saírem rapidamente e com uma população na região com renda para frequentar o estádio ?

  • Se fosse a opção de você trabalhador sem casa e precisando de moradia tivesse a opção de morar de aluguel na casa de alguém ou morar numa casa dessas finaciadas pelo governo qual vocês escolheriam ? Tenho certeza que todos iam PRa casa financiada que um dia seria sua pois você tá pagando pra você mesmo mais sabe pq alguns defende jogar no maracanã ? Pq é mais fácil já está feito e se der errado o dinheiro não saiu dos seus bolsos e do clube mesmo né verdade quem se lasca são eles, se pra você a melhor opção é uma pq pro clube e que você ama é outra ? Abram a mente esqueçam o estádio do governo podem assinar um contrato de 1000 anos que quando terminar ele nunca sera nosso e no dia que tiver show da madona Justin Bieber e o escambal ficaremks sem casa e humilhados novamente acordem!

    • Perfeito, essa é a questão, qualquer um nos expulsa daquela merda.

  • Pra mim não tem essa de fazer jogos de maior porte no Maraca, tem que ser o nosso estádio, 40/50 mil pessoas, qualquer jogo lá, lotado, arquibancada perto do gramado, fazer um alçapão rubro negro.
    Em caso de clássico, as diretorias decidem se vai ser torcida dividida no maracana, ou se vai ser 90%/10%, a maior parte obviamente pro dono do mando.
    Flamengo e Vasco por exemplo, se o mando for nossa, pode botar 60% nosso e 40% deles.
    E no mando dele pode ser o mesmo.
    Arena Urubu já!
    SRN

    • Perfeito, Felipe. Faço das suas palavras as minhas. Se for fazer um estádio para jogar as finais no maracanã, é melhor nem fazer.

  • Um estádio de 40 mil pessoas sendo próprio do flamengo da mais lucro que o maracanã com 80 dividido até com satanás a arrecadação fora as gratuidades

    • fora o custo operacional que é de outro mundo.

  • Um estádio para 50 mil pessoas e com a antiga geral para o público que não tem muita grana. Quem sabe né

  • Maracanã já er. Tinhamos que ter nosso próprio estádio.
    Caldeirão, e evitar perde-lo como o foguinho perdeu o Engenhão pra competições. Sendo nosso, nós mandamos.

    Imagina, o bicho ia pegar todo jogo o/

  • obvio que o melhor seria ter estádio próprio e deixar o estado se ferrar com o Maracanã

  • Allan, eu gosto demais do Maracanã, entretanto vejo que os times que possuem seu próprio estádio beneficiam-se de diversos fatores. Não precisam submeter-se a regras estabelecidas por governos estaduais ou municipais. Podem chamar verdadeiramente de “casa” o seu estádio. Financeiramente, tudo o que for arrecadado irá para os seus cofres. Finalmente, teem mais argumentos para aumentar o seu quadro de sócios em todas as modalidades. Por tudo isso, sou totalmente favorável à construção da “Arena Urubuzão”, em homenagem à sua sugestão. Um forte abraço. SRN

  • O Maraca que era nosso não existe mais. Já passou da hora de um gigante como o Flamengo ter o seu próprio estádio. É isso que a maioria da torcida mais deseja e essa torcida merece tudo. Cumpra-se. Ponto.

  • A melhor diretoria do Brasil diz não só que é possível senão que é o melhor caminho para o Flamengo! Então não tem nem o que ficar aqui discutindo, a palavra do EBM é a palavra de Deus

    • Não, a última palavra é a de Deus! EBM é um mero mortal quê vive pela misericórdia dele!

      • Ele quis dizer que o EBM fala pelo seu grupo e que para o flamengo a última palavra é do EBM só usou Deus para comparar o grau de importância.

        • Opa, me perdoe!

      • Deus Não existe, EBM sim

        • Verdade, pra quele quê não acredita!
          Agora, pra quem já foi curado de Canser de adis e o médico não teve explicação e acreditou e confiou exite,que pena que você pensa assim!

        • idiota,ao inves de agradecer a Deus por esta vivo fica falando uma bosta dessa..que Deus tenha misericordia de vc

          • amigo cada um acredita no que quiser.

            mas para mim deus é como papai noel, acredita quem quiser.

            Não tenho nenhum motivo para acreditar e ponto

            Mas aqui é site sobre o melhor time do mundo que existe de verdade, e EBM está fazendo um grandioso trabalho que terá resultados não só em sua gestão mas no futuro do clube

    • Melhor diretoria do Brasil e da historia do flamengo porém eles também erram amigo é esse sera mais um, erradam em trazer Val Bruninho Arthur e muitos outros mais acertam mais que erram e com honestidade isso que é o diferencial mais essa do Maracanã já tá escancarado que vai dar errado, tanto eles erram que o flamengo tava tentando rever o atual contrato com a concessionária pq o que ele assinou não dava gerando lucro esperado pra voce ter ideia que eles também erra e esse tá na cara que será mais um piso mais antes pagamos nosso aluguel como forma e financiamento da nossa casado que pagar aluguel para sempre para o governo e ainda não sera nosso!

      • Pô cara, deixa de ser rancoroso, sim isso é rancor, quanto jogadores merdas já jogaram no flamengo? esse caras vieram num momento em que não tinha dinheiro para investir, foram apostas possíveis para o momento, mas já passaram, não ficamos devendo nada, nem fomos rebaixados, então esquece isso e pensa pra frente.

        • Uma vdd eu tô pensando vocês que tão no passado com esse estádio maldito que só nos humilha

      • Mas esse contrato atual que temos com o maracanã é uma história diferente, o Fla não queria que fosse assim, mas não teve escolha a não ser se submeter a concessionária na época, era nossa única alternativa. Por isso não pode ser considerado “erro”. Nas contratações sim, eles erraram muito, e não tenho tanta confiança neles nesse quesito.
        Já na parte de administração eu tenho total confiança, por isso se eles dizem que essa é a melhor opção, eu tenho ctz que será

    • O CRF tem que fazer represália contra o Estado, fazemos uma oferta de
      compra do maracanã, caso o governo vete, saimos do maracanã e fechamos o
      aluguelcom um estádio de menor porte (giulite coutinho, luso
      brasileiro…), enquanto o maracanã fica dando prejuízo ao Estado.

  • O Fla poderia fazer uma campanha que uma porcentagem do dinheiro arrecadado do sócio torcedor fosse para um fundo de construção da arena. Eu acho que a sensação de estar contribuindo para a construção atrairia aqueles que ainda não são sócios. Quem sabe não daria certo?Vamos que vamos! SRN

  • Na minha opinião há um ponto crucial na questão do Maracanã: Sem Flamengo não há Maracanã mas sem Maracanã há Flamengo, isso na minha opinião faz toda a diferença. Se vocês (governo) não derem condições para o Flamengo acabou o estádio, ficam com uma da maiores manchas políticas da história, um prejuízo financeiro enorme e um cartão postal do Rio abandonado. Vai virar casa de shows e festas.

    SRN #MeajudaateAjudar

    • Foi isso que disse, ou o Governo faz tudo para o fla pegar o estádio ou ele quebra.

      • É isso! SRN

  • O maracanã,seria a solução se fosse vendido para nós. Mas por um preço justo. Mas se com reformas ja gastaram mais de 1,5 bilhões. Imagina o quanto não vão querer pelo complexo???

    • Kkk, ou o dão para o Fla ou ele quebra, acha mesmo que dificultarão?

      • Silas, esses caras que estão no poder, não estão se importando com reputação, pois bem sabemos que brasileiros têm memória curta. Eles quebraram várias estatais e por último quase quebraram a Petrobrás. Eles só querem continuar ganhando. Para o Flamengo ter o maracanã, não será fácil e nem por pressão política, mas sim por muito dinheiro.

    • E aliás em um consórcio ganha quem paga mais, qual empresa vai ter peito para entar sozinha nessa?

    • Acho que por 1Bi a gente compra, depois era só demolir o parque aquatico e toda a baboseira e construir um Shopping.

  • Tem que ser o Maracanã, o estádio já está pronto, tem capacidade para 70 mil torcedores sem falar que poderíamos decorá-lo com a cor Rubro-negra, além do mais os pequenos problemas de acesso e compra seriam rápiamente resolvidos. Arena própria só daqui a 40-50 anos, uma arena para o basquete demora mais de 4 anos para liberarem a construção imagina uma arena para no mínimo 50Mil?, sem tirar o fato dos políticos saberem que sem o Fla o Maraca quebra, jamais iriam liberar a construção.

    • Sou 100% maracanã

    • E isso que os políticos adoram ler de nós que não conseguiríamos as liberações então vamos pro maracanã mesmo, cara nenhum estádio saiu fácil o Pacaembu fez o que pode pro Corinthians não fazer o seu também mais eles fizeram assim sera o nosso tambem ningem disse que vai ser facil mais que sai ele.sai edtamos ficando pra trás de times pequenos sabe pq temos hoje um ct de qualidade ? Pq George Helal acredirou e comprou um terreno sonhando em fazer com o dinheiro da vendaa do Zico torcedores como vocês e tivessem naquele tempo já apoiar pra Esse dinheiro ser usadpo para comprar atletas e hoje estarimaos sem ct tambem pq o difícil vocês não.querem tentar é humilhação comendo por causa desse maldito estádio!

    • Tem que construir ou comprar um estádio para os pequenos jogos.

      Mas o maracanã é nosso!

  • O Maracanã pro Flamengo e como amante comendo mulher casada, você usa ela, mas quem tem ela na hora que quer e o marido. No caso o marido seria o governo.

    Flamengo tem que ser independente de governo, pois quando o governo quer toma o maraca, pra fazer shows, olimpíadas, jogo de botão, peteca qualquer coisa. Dai o Fla fica chupando o dedo, correndo atrás de estádio de rival, se humilhando. Flamengo maior clube das Américas, Maior torcida do mundo, não precisa disso, precisa deixar de depender dos outros e construir seu estádio próprio. A torcida e tão imensa que se todo Flamenguista doa-se 20 reais para a construção do estádio teriamos 800 milhões.

    • E quanto aos políticos e ao Maracanã?, achas mesmo que deixaram assim mole?. Desista colega!

      Obs: Ouvi dizer que a algum tempo o fla faria seu estádio mas foi só o governo ver que o Maracanã quebraria sem o fla que vetaram, porque liberariam agora?

      • Pq não? O Fla e inferior aos outros clubes? Os porcos, gambas, grêmio conseguiram! O Galo vai conseguir, os Flores já estão correndo atrás! Que complexo de inferiodade e esse que vc tem? Que pessimismo e esse? Acorda Oh zé mané! Isso aqui e Flamengo! Nos podemos! Nos vamos conseguir! Clubes nanicos conseguem imagine o Flamengo.

        • Não respondeu a minha pergunta, Zé mané.

          • Perguntas idiotas não se responde!

            • Ou melhor, perguntas que não consegue responder…

              • A sua pergunta e tão idiota, que se formos pensar como vc pensa, o Flamengo nunca terá estadio próprio.

                • Terá assim, daqui a 40 anos.

                  • Você com certeza e anti, desmotivando a todos aqui, com medo do Fla construir o estadio, já sabe que se construir vamos nós tornar potência mundial rapidamente.

                    • Júnior Morais cara, com todo meu respeito, você precisa interpretar melhor as coisas. Você acha que Grêmio, Palmeiras, e outros clubes tiveram o governo contra seus projetos???
                      O Corinthians só conseguiu porque teve dedo do Lula, pois o governo de São Paulo também queria o manter refém do Pacaembu como somos hoje do Maracanã. E adivinha???
                      Depois da construção do estádio dos gambás, o que é do Pacaembu hoje?
                      Virou um elefante branco…
                      Aqui no Rio eles vão dificultar muito mais, pois o Maracanã é muito maior que aquele estádio e foi reformado há pouco tempo!!!
                      Eu, você e milhares de rubro-negros pelo mundo queremos um estádio próprio, mas vai ser osso, temos que admitir.
                      Eu gostaria tanto que uma empresa bancasse, tipo a Emirates fez com o Arsenal, aí podia ficar com os namings rights e patrocínio Master por 20 anos, seria fantástico porque seria privado, aí não teria como o governo brigar muito…
                      Enfim, vamos torcer. SRN

                    • Acabei de falar isso lá em.cima pq um torcedor achar melhor o maracanã e uma opinião agora o cara zangar e ficar respondendo mau pq outros querem o estádio próprio e um vascaíno encubado com certeza

                    • Responder mal?, só fui reciproco com a grosseria e zoaçao dele. Agora se você acha que um torcedor pensar contrário a você ou ser “pessimista” é vascaíno, então viva no seu mundinho.

        • Então como você diz podemos enfrentar a tudo e a todos, pois não existe Maracanã, não existe má vontade dos políticos…
          E nem o exemplo do projeto que o Governo vetou…

    • Isso ai amigo compartilho do mesmo pensamento não liga para o que esse Silas aí fala só tô vendo ele desanimados pra não ser um vascaíno encurvado tentando influenciar as mentes fracas com medo eu não duvido de nada nesse mundo, o cara tá vendo empresas milionárias oferecendo troca pelo morro da viuva outros dando o estadio pra explorar e tá aí tentando desanimar a torcida cara saiba que o que manda em político e o dinheiro é se essas empresas estão oferecendo locais trocas e etc. é pq o negócio vai sair pq essas empresas também tem poder pra peitar um governo ainda mais corrupto talvez e es já estão com as propinas prontas separadas para os governos secretários e todos vagabundos que vai tentar impedir é eles não tão bem aí pro maracanã eles querem é dinheiro é dinheiro as empresas tem não seja inocente rapaz isso é Brasil!

    • O CRF tem que fazer represália contra o Estado, fazemos uma oferta de
      compra do maracanã, caso o governo vete, saimos do maracanã e fechamos o
      aluguelcom um estádio de menor porte (giulite coutinho, luso
      brasileiro…), enquanto o maracanã fica dando prejuízo ao Estado…

  • A utopia maracana tem que acabar , 60 e tantos anos e ainda não temos casa , até o próximo evento e nossa depois rua . Se não for agora quando será que se iniciará nosso estádio o vento sopra e tem que pegar a corrente logo se não não volta .

    Agora o não costureiro no texto foi boa . Kkkkkkkkk isso que dá confiar no corretor ortográfico.

  • Flamengo poderia fazer essa troca da quele hotel no Morro da viúva por um terreno Bom e deixa a construção com a torcida, tipo uma forma d cada torcedor contribuir com um valor, Não depender d construtoras, igual acontece com Corinthians e Palmeiras, q só vai ser donos proprietários do estádios so depois d muitos anos e pagando absurdo em compra d ingresso.

    A gente não tem q depender d ninguém so da gente msm

    • A possibilidade já foi ventilada esta semana pela imprensa.

      • Se fizer uma campanha em massa, nas redes sociais, em propaganda no horário nobre, cara, a própria torcida vai conseguir levantar esse estádio. Se uma porcentagem se engajar e ajudar, dá pra levantar uma verba boa. SRN

        • Concordo e assino em baixo, agora qual é essa dificuldade toda???

          • Aí eu já não sei Marlon. Acho que é a mesma dificuldade em reformular o sócio torcedor. SRN

        • Em parte concordo contigo e a intenção é ótima. Porém sempre vimos que nossa torcida tem uma dificuldade enorme em abraçar o clube quando se fala em ajuda financeira (talvez por sermos na maioria de classe baixa). Já vimos vários projetos que no início pareciam ser a solução e depois caíram até no esquecimento como: Anjo da guarda, tijolinhos, venda de relógios e o que falar do ST que nunca vai a frente como imaginávamos?
          O que leva a pensar a respeito da pouca divulgação por parte da diretoria. Acho que poderiam ser feitas algumas ações para levantar o dinheiro ou parte para o estádio bem como para o ST. Sempre falamos que se cada torcedor desse 1 real por mês teríamos 40 milhões mensais, mas na hora H apenas 10 mil fazem isso. Acho que tá na hora do clube convocar a torcida, mas dar algo em troca. Tipo, 10 reais por mês no boleto e no fim do ano vc troca por uma camiseta (comum) autografada. 40 reais por mês e vc troca por uma camisa oficial… E outras coisas que valorizem o torcedor e traga-o pra perto. Pois cada real é de muita ajuda.SRN

  • Fulano, O polêmico. Pra que isso gente? Deixa o leitor adjetivar. O cara já fica se intitulando alguma coisa só pra chamar atenção. Parecendo o Vinny Dunga que se intitulava o polêmico. Cada um querendo chamar mais atenção que o time.

  • Só chamar arena Flamengo. Colocar apelido antes mesmo de ter um estádio (e quando estiver construído) vai dificultar e MUITO uma empresa bancar o naming rights. Veja só o small se conseguiu pro estádio dele, chamado de ‘Itaquerão’. Ninguém quer botar o nome lá Pq esse apelido pegou nos torcedores e imprensa. Nao botem apelidos pelo amor de Deus! SRN

    • Exatamente o que penso, Marcello. A torcida deveria dar uma freada nesses apelidos, pois só irão atrapalhar na busca por um parceiro. SRN

      • Parceiro, me irrito demais quando começam com apelidos de uma futura arena. Depois a maioria da torcida vai tacar pedra na diretoria dizendo que ela é incompetente por não conseguir fechar com ninguém os naming rights. SRN

        • Isso mesmo. A torcida batiza o estádio, só chama pelo nome escolhido por ela mesmo e ainda querem que uma empresa pague milhões para não ter seu nome citado e apenas estampado numa fachada. Outra coisa a ser levada a sério é a questão do nome da arena (parceiro) ser falado nas transmissões de jogos, pois o que vemos é que na maioria delas as emissoras não fazem. Arena Itaipava por exemplo é sempre chamada de Arena Fonte Nova. Isso acaba com a parceria. Valorização zero. SRN

          • Exato. Falta na torcida mais sensatez e menos euforia, senão vão prejudicar muito. E, creio eu que a diretoria ia se reunir com as emissoras exigindo que seja chamada pelo nome da empresa, temos uma diretoria excelente que não deixaria isso passar. SRN

  • O maracanã e uma utopia do flamengo , se a Odebrecht uma empresa com capital de mais de 100 bilhões diversos investimentos internacionais com relações estreitas e de favorecimentos com governos tantos estaduais como federais não segurou o abacaxi , e não me falem em lava jato ou prejuízo de milhões de reais até agora , que isto não não dá nem 1% do faturamento líquido anual desta empresa. O fato é que a Odebrecht não quer e simplesmente que o maracana e um estádio com manutenção cara demais que para quaisquer eventos lá realizado envolvem milhares de sangue sugas de todas as áreas governamental. Por isso decidiu largar a concessão , para o flamengo o governo vai nos explorar ainda mais dando nos um contrato ou concessão cheia de poréns com a corda no nosso pescoço negociar com político e a pior coisa p pessoas honestas coma nossa diretoria , eu particularmente já abandonei a utopia maracana , e confesso torcer p não dar certo essa consecao ao flamengo . E abrimos os olhos para o novo , nosso estádio com manutenção barata uma arena para 40 mil torcedores não precisa mais do que isso , 50 60 mil lugares e outra utopoia de alguns torcedores que vivem no mundo da lua .

    • Perfeito meu amigo que bom que tem pessoas com pensamento novo pro novo flamengo, al em do mais nosso estádio não ia ter aquele absurdo de entradas gratuitas e sera nosso não do governo, eu vejo isso é torço muito pra não se acertar com o estádio da corrupção eu fico vendo se a multi milhonária não conseguiu administrar imagine nos confiados em fluminense tenha paciencia tem tprcedor que gosta de sofrer

      • Confiar nos flores e no governo e o mesmo que dormir com uma cobra.

      • Cara se a melhor diretoria do Brasil diz que é possível e que é o melhor caminho para o Flamengo, e vc vai dizer que é utópico?

        • Melhor do Brasil com toda certeza melhor da história do flamengo também mais com toda essa qualidade já errou demais e isso aí meu ver e mais um eles também erra amigos erraram em trazer vai Bruninho mais acertam muito mais essa do marcas e não o próprio tá escancarado que é um erro o próprio contrato atual foi um erro tanto é que eles querem renegociar não é verdade ? Pois viram que não é lucro ou eu tô mentindo

    • O CRF tem que fazer represália contra o Estado, fazemos uma oferta de
      compra do maracanã, caso o governo vete, saimos do maracanã e fechamos o
      aluguelcom um estádio de menor porte (giulite coutinho, luso
      brasileiro…), enquanto o maracanã fica dando prejuízo ao Estado….

  • E digo mais! Se o Flamengo assumir o Maracanã, a diretoria vai querer que o estádio tenha muitas receitas, e como farão isso? É simples: vão deixar shows ocorreram lá, eventos, e até mesmo jogos de outros clubes!

  • O maracanã tem pontos que favorecem e pontos que não favorecem ao Flamengo! A favor conta que já iríamos pegar o estádio pronto e não gastar nada com ele e sob nossa administração teríamos como fazer ele ser rentável pois o bandeira não iria pegar essa batata quente pra ter prejuízo como nos moldes atuais! E o que não conta a nosso favor é que o estádio nunca será nosso, correremos o risco de perder jogos importantes por causa de shows e coisa e tal! Mas pegar o maracanã e construir o nosso estádio independente dele, aí sim eu acho justo!

  • Eu só queria saber quem é que vai assumir as despesas do Complexo.
    Tem o estádio, tem o ginásio, tem o parque aquático…Penso da seguinte forma: Se a Odebrecht não teve lucro com o Maracanã, porque o Flamengo, um clube de futebol, teria??

    • Exatamente isso que penso .

    • Isso aí o bandeira vai errar nessa é vai querer entregar o estádio em dois três anos temos que ter o nosso e pagar para nos mesmos

    • tem que demolir tudo, só deixar o maracanã e o maracanazinho, o restante tem que sair para aquilo se tornar viável.

  • Irão surgir milhões de especulações em torno dessa nova parceria do Fla com a MRV. Porém nenhuma delas será real até que haja um pronunciamento de forma oficial tanto da construtora quanto do clube. Mas eu acredito muito que haja, pelo menos, uma cláusula contratual em que a MRV engenharia possa ser “beneficiada” no caso de construção de uma nova arena ou reconstrução da Gávea. SRN!

  • Vou falar uma besteira, mas para mim o certo, o certo mesmo seria oquê : Venderem de forma bem parcelada o Macanã para o Flamengo dentro de uma realidade do Clube, pois sem ele o Maracanã não sobrevive, oquê adiantaria? Segundo ponto, caso não seja assim constrói um com capacidade de para 60 mil pessoas (Urubuzão), para nunca mais na vida se incomodar!

    • Isso aí a vendesse aí sim pagariamos o que será nosso mais isso não vai acontacontecer então temos que correr atrás do nosso

      • Perfeito!

      • por que não aconteceria ?

        • Pq outros clubes não deixaria vender nunca e é um bem público o máximo que fazem e privatizar mais nada

          • Mas eles não tem que deixar nada.

            • Um bem público não se vendê assim ainda mais cin pressão adversárias temos que fazer e o nosso!

    • Problema que só a reforma do maracanã foi um bilhão (Devido a corrupção), com esse dinheiro compramos 3 estádios!

      • Verdade, não tinha pensado nisso, infelizmente é uma realidade!

  • Não entendo essa ladainha do Arena própria ou Maracanã. Flamengo pode ter os dois. O Maraca precisa do Flamengo, que tem competencia pra fazer a gestão do estádio.

    Paralelamente muito bom um estádio de medio porte com mauor rentabilidade para alavancar socio torcedor e mandar jogos para até 30.000 pessoas.

    • 45mil

  • Maracanã mais arena de pequeno porte na gávea seria a opção mais rentavel

    • Não vai existir arena em Gavea. Esquecam isso!

    • URUBUZÃO de sonho a realidade! Será?

      ahahhahahahahahhh

      SRN.

      • Essa aí ? Esse “ARENA” é de muito mau gosto.

  • Pagar aluguel para o governo e ser humilhado sempre que eles alugaram para algum propósito ou pagar aluguel a voce mesmo como forma de dfnaciamento de sua casa ? Pra mim ta bem claro abram a mente a propria MRV ja vai comecar a construir o estadi do atletico la tambem tem mineirao até o fluminense já estão se mexendo para sair o seu!

    • Vamos aguardar!

      Torcida forte para que encontrem a melhor solução para o Mengão.

      Rumo a SUPREMACIA absoluta da América do Sul.

      SRN.

  • Basta pensar na dificuldade que está sendo construir a Arena Multiuso do Fla, imaginar o que não seria construir um estadio… os estádios da copa foram construídos porque ouve muito roubo de todos os lados

    • Boa Francis!

      Infelizmente no Brasil não baste ser integro e honesto, vejam quanto tempo estamos para aprovar a Arena MCFLA. Surgiu ao longo dessa semana uma denúncia quanto ao fechamento do Engenhão.

      Vejam o absurdo que rola nos bastidores, e certamente dificultariam ao máximo a construção da nossa casa própria.

      SRN.

  • Talvez a mrv faça a reforma do estádio da Gávea.

    • Seria maravilhoso, mas necessita das autorizações.

    • O problema não é nem esse.

    • Acho um ótimo casamento Flamengo e Maracanã… e a verdade é que a politica pode acabar escolhendo o caminho que preferir pro Flamengo tomar como escolha…

      Não dá pra construir um estádio em um local de difícil acesso… n dá pra fazer algo grandioso na Gávea… podem até deixar o Flamengo expandir algum estádio menor… mas não vão deixar que o produto final fique grandioso…

      A verdade é que o Flamengo precisa de uma casa no RJ… uma casa que o comporte… e o Maracanã precisa do Flamengo…

      Se o Flamengo conseguisse pressionar o estado poderia ter o Maracanã por um custo baixíssimo… Mas o estado sabe se proteger do Flamengo…

      Vamos ver que fim essa história vai nos levar…

  • Acho que nesse momento o certo e assumir a gestão do maraca, está pronto não vamos precisar investir muito somente fazer algumas melhorias para economizar dinheiro, daqui uns 5 anos nossa divida vai está abaixo de 100 milhões e receita a 700 milhões ae sim podemos construir nossa casa com nosso dinheiro sem precisar de parceria aonde vão mandar e desmandar, como acontece hoje com Grêmio e Palmeiras

    • Grande Tiago!

      Temos o pensamento idêntico. Vamos fazer dinheiro usando eles, inverter a situação, ate construirmos a nossa casa própria.

      SRN.

      • Xará… acha tão necessário ter uma casa?
        Se o casamento (Flamengo x Maracanã) tiver indo bem… sendo lucrativo… acha válido trocar o Maracanã por uma nova construção?

    • a parada é: concessão é uma tipo de contrato feito por um período de tempo longo. não é como alugar uma casa que renova ano a ano.. concessão é coisa de 20, 30, 50 anos. assumindo o Maraca o Flamengo ficará enrolado com ele por algumas décadas

    • Tiago, como você bem falou daqui a cinco anos a dívida estará bem abaixo do que é hoje e a projeção de receita bem maior. Concordo com você.
      Mas se formos ver a Arena MacFLA, que ja tem quatro anos pra ser liberada e ainda nao aconteceu!!! Não seria melhor começar agora a correr atras de todas as autorizações, pra daqui a cinco anos começar a construir???
      SRN

    • Acho que tem q assumir o Maracanã SIM… mas temos q pensar que essa licitação deve ser por 20 anos… então é uma decisão de looooongo prazo…
      Mas a previsão é de arrecadar 138 milhões por ano… o dobro de Palmeiras e Curintia… Não estou falando de lucro… e sim de arrecadação…

      Daqui a 20 anos… se o Flamengo continuar evoluindo a passos largos como tem feito nos últimos anos não haverá outra opção no RJ a não ser manter o Maracanã sendo administrado pelo Flamengo…

  • com certeza maracanã.

    • Com certeza ? O maracanã é só estadio de futebol? lá tem ginasio, parque aquático… e eu não vi nenhum projeto a respeito dessas áreas.

      • todo mundo sabe que e um complexo, e se vc não sabe o fla tem futsal, vólei, basquete que pode utilizar o ginásio e tem a equipe de natação que pode competir no complexo aquático que esta desativado.

Comentários não são permitidos.