Mattos: “Tite não fez sacrifícios em convocações para poupar clubes brasileiros”

Compartilhe com os amigos

Em suas coletivas, o técnico da seleção, Tite, tem dito que é preciso ter bom senso na convocação de atletas para evitar prejuízos a times no Brasileiro. Mas até agora a seleção não fez nenhum sacrifício para ajudar os clubes. Isso porque não houve situação em que o treinador queria determinado atleta e abriu mão para poupar o campeonato, segundo apurou o blog.

Desde que assumiu a seleção, Tite fez três listas de convocação. Nessas, só na primeira chamou dois jogadores de um mesmo time nacional: o Santos, Lucas Lima e então Gabriel. Depois, incluiu no máximo um de cada equipe do Brasil. Ele afirmou que, entre dois jogadores parecidos, ficaria com o que não prejudicasse um clube brasileiro.

Só que não houve nenhuma situação em que Tite ficou em dúvida entre dois jogadores e abriu mão de um deles para evitar prejuízo à equipe. Simplesmente, convocou um atleta por time porque era o grupo que queria. E, dentro da comissão técnica da seleção, não há uma regra que impeça a convocação de dois de um time do Brasil. Se houver necessidade, vai acontecer.

Apesar da fase final do Brasileiro, o treinador incluiu seis jogadores de times nacionais na sua lista, sendo dois dos clubes que disputam o título: Gabriel Jesus e Alex Muralha, de Palmeiras e Flamengo, respectivamente.

As participações dos atletas em jogos no dia 16 de novembro podem ser complicadas visto que a partida contra o Peru é no dia anterior – o Palmeiras joga dia 17. A comissão técnica da CBF descartou a possiblidade de usá-los só contra a Argentina e liberá-los antes do segundo confronto. A alegação é de que a seleção não pode ser prejudicada, isto é, não foi feito nenhum sacrifício.

A concessão que a CBF deve fazer é liberar o goleiro Weverton, que é reserva, para participar do jogo de segunda-feira entre Vitória e Bahia. Assim, ele atrasaria sua apresentação ao time brasileiro. Essa é a promessa da confederação: ajudar na logística para devolver ou pegar atletas.

Os clubes são prejudicados porque a CBF faz um calendário que para só parcialmente para as eliminatórias. Há jogos do Brasileiro no dia seguinte aos das eliminatórias da Copa. A confederação promete resolver isso para o próximo ano, mas o calendário definitivo não foi anunciado.

Fonte: Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também