Notícias

Mauro Cezar: ‘Fla precisa reparar velhos problemas e dar real segurança a Zé Ricardo’

É inegável que na sexta-feira a entrevista coletiva do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, tendo ao lado seu diretor-executivo, Alexandre Mattos, foi constrangedora. Reclamações veementes contra um gol ilegal anulado em meio à suspeita de interferência externa numa partida que não era do seu time. E silêncio após a vitória sobre o Figueirense dois dias depois num festival de erros da arbitragem e queixas de bastidores. A reação do presidente do Flamengo foi mais do que obrigatória, se ficasse calado seria visto como um “banana”. Mas isso não basta ao clube carioca, que tem problemas a resolver em sua equipe, dentro de campo.

Zé Ricardo já provou ser um bom técnico, promissor e com potencial para crescer na função. Nenhum treinador disponível no mercado, mesmo os chamados medalhões, parecem ser, hoje, mais capazes do que ele. Mas há alguns meses era apenas o comandante dos juniores, seu salto na profissão foi rápido e gigantesco. Está sentando numa cadeira que já fritou vários na atual gestão do clube, inclusive “professores” dos mais renomados. E está inseguro. Como esteve por quase dois meses, esperando uma efetivação. É essa situação que o limita, o impede de arriscar como deve, a ponto de priorizar os cuidados defensivos e não dar ao time a agressividade de que precisa, ainda mais a quatro pontos do Palmeiras.

O primeiro colocado do certame tem 11 gols a mais do que o Flamengo (54 a 43), que sofreu 29 gols contra 28 do líder. As opções pelos “pontinhas” que marcam, que fecham o corredor, evidenciam preocupações defensivas. E isso deixa de fora Mancuello, o melhor finalizador de média distância do elenco e ótimo em bolas paradas. Isso porque o argentino não seria tão eficaz quando a equipe se defende. Contudo, ele oferece muito mais lá na frente, e a equipe precisa arriscar, não existe outra alternativa. Zé demonstra sua insegurança ao não colocá-lo em campo e “prender” William Arão como volante, sem a mesma liberdade para chegar na área adversária como antes.

E a insegurança do jovem treinador é compreensível. Primeiro foram as longas semanas esperando uma efetivação, mesmo demonstrando ser, hoje, muito mais preparado para armar um time de futebol do que seu antecessor, o vitorioso Muricy Ramalho. Depois as pesadas cornetadas de conselheiros e até cartolas, como após o empate (3 a 3) com o Botafogo, quando vozes pediram sua demissão. Um técnico que trabalha nessas circunstâncias, e ainda sem a “casca” que apenas o tempo pode dar, sente-se vulnerável, claro. Ele sabe que um ou outro tropeço pode significar a volta dos pedidos por sua cabeça, clamando por alguém mais conhecido, como Abel Braga, por exemplo.

E depois de tantos técnicos demitidos na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, é natural que fique, no íntimo, com receio, inseguro em determinados momentos. Diante do cenário que se desenhou após a rodada, ficou mais claro que falta ao Flamengo agredir mais, arriscar mais. Isso significaria insistir, por exemplo, em algo que tentou e logo deixou de lado, com Alan Patrick no lugar de um dos pontas. Barrar Guerrero se preciso for, como fez antes da partida diante do Vitória em Salvador. Dar reais chances a Mancuello, mais decisivo do que Everton, Gabriel, Fernandinho e Cirino juntos, e que nunca mais entrou no time depois que fez o gol da vitória sobre o Cruzeiro.

Por que o treinador só em situações extremas abre mão de Márcio Araújo? Por mais que ele proteja a retaguarda, o que representaria ter no time mais atletas que criem mais, agridam mais, finalizem mais, faça mais gols? Sem isso, com esse desempenho ofensivo e dependendo da defesa para segurar vantagem de um golzinho, o Flamengo não terá qualquer chance de título. Com a semana inteira para trabalhar, ele tem o momento adequado para preparar o time e começar a mudar isso domingo. É arriscado, sim, pode dar tudo errado, mas não existe outra chance. No entanto, isso passa por uma outra postura dos dirigentes, que precisam dar mais respaldo ao treinador. Bancá-lo!

Já que os clubes gostam tanto de ações de marketing, deveriam convocar uma apresentação do técnico para 2017. Reunir a imprensa, alguns sócios-torcedores, claro, e comunicar em alto e bom som que Zé Ricardo passa a ter um contrato de técnico, não de interino, tapa-buraco, “funcionário”. De preferência com o presidente, que falou grosso ao responder seu “colega” palmeirense, utilizando o mesmo tom para deixar claro que o treinador ficará, aconteça o que acontecer. E com total autonomia para mandar seu time para a frente, fazer o que for preciso. Está na hora dos ótimos administradores da “empresa” Flamengo apresentarem conhecimento sobre futebol.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Falou tudo Mauro, sem gols e sem agressividade ofensiva vai ficar difícil levantar o caneco, imaginem essa postura contra as galinha mineiras no horto? O Flamengo tem um problema crônico no ataque e precisa de gols para ser campeão. Acorda Zé Ricardo, coloca dois atacantes e o Mancuello no lugar do Caramujo e seja o que o futebol quiser.SRN

  • O medo de perder que supera a vontade de ganhar, esse é o lema do Zé Ricardo. Até compreensível pelo pontos citdos pelo Mauro, mas na vida só se dá bem quem arrisca, o cara ta pecando pela falta de ambição.

      • Como assim falta de respaldo? ?? Tá sabendo alguma coisa dos bastidores que ngm aqui sabe, ou tá falando por falar mesmo?

        • Ja eh o 3º reporter que fala algo do tipo, sempre lembrando do episodio do interino e do caso q pediram a cabeça dele qdo da queda na Sula.
          Zé eh bancado pelo Godinho, único que fala convicto que o tecnico eh o Zé. SRN

  • No Maraca a cobrança será maior do que em qualquer estádio do Brasil. Que o técnico e o time deslanchem de vez. Ou vai ou racha.
    #queremosraça

    • Concordo!!No maraca não tem como ser defensivo... isso as vezes joga contra também, o time vai na onda da torcida, se empolga e esquece da parte defensiva, mas é exatamente o que precisamos pra agora!!

      • Sim, tem isso mesmo. E, verdade seja dita, o time tem ficado afobado para fazer gols e errado mais. O problema que faz e aceita a pressão do rival. E o cansaço de final de temporada está pesando. Viajamos MUITO mais do que qualquer outro time brasileiro nesta temporada. Só que se for rodar o elenco, o mundo cai na cabeça do Zé Ricardo (vide a Sul Americana).

        Complicado...

        • Verdade... Mas é a chance dele mostrar que é o tecnico para o fla no futuro , falta Gana de vencer, é a hora dele surpreender... Uma coisa q n entendo , lembro do jogo contra a chaoecoense , onde Guerrero jogou com Damião e deu muito certo, fla cedeu espaços sim,mas deu muito trabalho na frente , faltando 20 ou 15 min pra acabar ele poderia usar essa formação... Acho o Zé uma ótima revelacao, gosta de controlar o jogo , mas tem hora q precisa ser abusado e essa é a hora!! Cuca nunca abdica de atacar...tenho certeza que no maraca ele vai ser obrigado a arriscar ...

          • Partida essa citada por vc na qual Guerrero estava mal e, com a entrada do Damião, subiu muito de produção. Ao final, Guerrero disse que preferia jogar assim.

            Quando entra o Emerson ou o Fernandinho o peruano continua como o atacante de referência. Com o Damião ele se posiciona e joga como segundo atacante.

          • Cara, num dou mt valor pro peruano nao, mas que ele comeu os volantes da Chape qdo atuou como segundo ataque, ele comeu.
            Foi o 2º melhor jogo dele com o Manto Sagrado, perdendo apenas pra partida da estreia (em 3º lugar o jogo contra as galinhas na Primeira Liga).

            Seria uma boa testar ele com Damiao. Na verdade seria um sonho. SRN

  • O Roger, ex grêmio, seria um bom técnico para o próximo ano. Pela Sulamericana o Zè ja demonstrou que ainda não tem bagagem para ser o treinador numa competição internacional.

    • Oxente, pq não? Dependendo de como será o "projeto de educação continuada" que a diretoria fizer nele, dá certo sim.
      SRN

  • Poiis é, o que venho pensando ultimamente é: pra que temos um elenco tão numeroso e qualificado se só podemos contar com os 13 ou 14 que SEMPRE jogam? De que adianta 2 laterais de qualidades semelhantes se Pará, que realmente está em fase melhor, joga à exaustão e já há algumas rodadas não consegue render o que vinha rendendo? William Arão é outro que não tá mais aguentando a maratona de jogos e só joga realmente durante um tempo. Mas como seria diferente? O cara está praticamente em todas. Notem que não estou criticando os jogadores, que são titulares com todos os méritos, mas a falta de rotatividade do elenco. Já estamos em final de temporada e se a gnt não souber utilizar melhor nosso qualificado elenco, vamos continuar ficando sem gás quando realmente interessa. Lógico que também me incomoda o esquema com 2 marcadores de lateral (raramente fazem outra coisa além de marcar lateral), mas já nem tenho esperanças de ver o time do segundo tempo contra a Chape em campo. Até acredito que o que o Zé idealizou vinha dando certo, só que a exaustão tomou conta dos titulares e ele não confia nos outros a ponto de rodar o elenco salve em situações de extrema necessidade. No entanto, tenho consciência de que, apesar de muitas outras pessoas pensarem assim, o Zé já demonstrou que é cabeça dura e que vamos seguir do jeito que está até o fim. Só nos resta seguir torcendo! SRN

    • Numeroso e qualificado? Discordo...ninguém no brasil tem elenco qualificado..

      • É, normal vc discordar. Entender que um elenco é qualificado ou não é subjetivo e depende da sua base de comparação. No entanto, afirmei pois é de comum acordo entre a maioria dos comentaristas esportivos que temos sim um elenco qualificado, dentro da realidade do futebol sul americano. Mas OK, sua opinião foi registrada. SRN

        • Ah.. grato pela atenção. Mas discordo da crítica esportiva nesse ponto.
          Se fernandinho e Gabriel são seus titulares, chiquinho seu lateral reserva e nem falo do m.a para não parecer implicância e o juan como único reserva pra zaga..Você não tem um elenco tão qualificado assim... e só observar. Flamengo tem 6 ou 7 jogadores de bom nível no banco...Então da pra dizer que o flamengo tem um bom banco. Assim como atletico e palmeiras.
          Agora num elenco que formado por 23 jogadores ou mais...Não.
          Srn

  • Eu apoio a permanência de Zé Ricardo, mas com ressalvas. Uma delas justamente MA. O cara tem opção melhor e prefere manter o limitado e ultrapassado jogador em campo. Mancuello deveria ter entrado, ele opta por Gabriel, totalmente fora de jogo, e volta do intervalo com a mesma formação...Arão está sendo sacrificado nesse esquema manjado do Zé, justamente para manter o MA. MA prende a saída de bola, pois só toca pro lado e não sabe fazer a transição. Diego ficando só, não pode ajudar como deveria, tem que ter um companheiro, e para mim é mancuello.
    Cuellar; sem ritmo não atuou bem na unica partida que jogou pela Sul-Americana (quem atuou bem, né), mas isso se resolve com uma sequência, já no caso de MA (não tem solução). Zé não escolhe os melhores para mim, mas o que ele quer, isso é muito relativo. Basta ver no campo as escolhas não atuarem bem. Os resultados magros e sofridos mascaram muitas vezes esses equívocos, e na derrota tudo vem a tona, ai meu caro Mauro, que tenho minhas dúvidas com relação ao Zé. Tomara que o time não sinta e reaja contra o Gambá, ganhando e voltando pra briga. Zé tem que rever alguns cnceitos urgentemente, se ainda quer algo nesse brasileiro.

    • Só discordo em relação ao Arão, acho que tem partidas que ele fica na mesma linha que o Diego e outras na mesma linha que o MA, isso é totalmente dependente dos adversários.

      • Desculpe mas na maioria dos jogos não, contra o inter mesmo não. Ele não aparece mais com a frequência que tinha no ataque. Isso é notório amigo. na boa.

        • Sim, na maioria dos jogos não, se reparar isso sempre acontece em jogos específicos, fora de casa contra times grandes isso não ocorre, já contra times pequenos isso já funciona. Parece que o Zé que segura ele em determinadas partidas.

    • Acho engraçado a galera pegar no pé do Márcio Araújo, mas não se dão conta de que é o único jogador que está em toda a parte do campo o tempo todo! O tão elogiado Willian Arão joga lindo quando tem a posse de bola, mas sem ela, fica perdidinho igual a uma barata tonta dentro de campo, sendo fácilmente envolvido pelo adversário no toque de bola; já o Cuellar é muito voluntarioso e no entanto, faz muitas faltas e se arrisca a tomar cartões desnecessários (sem contar as saídas de bolas arriscadas a serem interceptadas). Estou dizendo que os caras são ruins? Não; porém, também não são essa maravilha toda que pintam aí, especialmente no quesito marcação. &;-D

      • Desculpe mas não vejo assim. MA sim é quem fica perdidinho. Arão está sendo sacrificado por causa do MA. É só fazer uma leitura do esquema do Zé. Arão estava muito bem m pouco mais a frente aparecendo no ataque, com o recuo para "socorrer MA" ele fica preso. Está na hora do Zé mexer nisso. MA é jogador ultrapassado e limitado, não tem como negar amigão. SRN.

        • "Arão estava muito bem um pouco mais a frente aparecendo no ataque, com o recuo para "socorrer MA" ele fica preso. " -- E não é para isso que se tem 2 volantes? &;-D

        • Se tudo correr bem esse imprestável do MA ano que vem vai estar bem longe do flamengo, Junto com Gabriel, Alan Patrick, Cirino, Chiquinho, Sheik , e se o Zé Ruela não acordar ele tbem !!!

  • O Zé não seria minha primeira opção. mas continuo a fazer uma observação óbvia. O bom trabalho que ele vem executando. Não acho que ele esteja inseguro no cargo, como também não acho que a diretoria precise ficar reforçando a ideia de que ele é o técnico e tal. Mas é obvio que ele descobriu um método dentro das convicções dele e vai ficar agarrado nele até o fim. M.A é uma, os pontas é outra (como dito no texto), a ausência do Mancuello e do Cuellar é outra. Não usar 2 centro avantes é outra. Resumindo, ele entrou no modo automático e vai assim até o final.

  • Quanto mais apoio um profissional recebe, mais confiante em suas escolhas ele fica, assim temos até um time mais ousado e menos medroso, coisa que já mais acontecerá com o Zé no Flamengo com o nosso imediatismo. Eu prefiro um trabalho a longo prazo e colher os frutos depois, é por isso que o futebol europeu é infinitamente melhor que o nosso. Lá o trabalho a longo prazo é sempre preferido, é isso que marca um time campeão.

    Lembrando, é o primeiro ano dele como profissional, estamos em segundo e jogamos sem estádio o campeonato inteiro. Agora, imagine o que pode acontecer quando ganhar mais experiência?É disso que eu falo.

    As críticas que as outras torcidas fazem em relação aos outros técnicos são sempre as mesmas que as nossas. Só quem vale a pena aqui são Tite e Cuca.

  • O Zé é bom pra armar time. Não é tão bom pra escalar.
    Um bom exemplo, é o Gabriel (ah, mas o Gabriel tava jogando bem, fez gol no vitoria e na ponte...) Cara, gol até o Baidu pode fazer. Basta a bola sobrar que dá pra fazer. Fernando-inho não tava fazendo gol toda hora? No início do ano o Cirino tbm não tava fazendo toda hora? Então.
    Mas e a tal Resiliência? O jogador ter sangue frio com o time ganhando ou perdendo?
    Escala os melhores, caramba! Se o Guerrero não consegue jogar tomando pancada como 9, tira o Éverton ou o Gabriel e põe o Damião. Tira o Mancu do banco e coloca em campo. Se ele não sente confiança no Cuéllar, tira o Baidu e põe o Donatti pra jogar de líbero, liberando o Pará e o Jorge pra atacar, como eram Léo Moura e Juan na década passada. Vai ficar preso a um esquema tático até quando? E as alternativas?
    Usa uma regra: Se algo dá certo, insiste. Mas se der errado, muda! Se não deu certo o time contra o Cruzeiro, que só ganhou pela qualidade dos jogadores de frente, repensa o time. Se o Cuca muda o palmeiras toda hora (ontem, escalou o jean lateral na meia), tá explicado pq tão 15 jogos sem perder. Não mascara a vitória ZR. Ganhe como Flamengo. SRN!

    • "Usa uma regra: Se algo dá certo, insiste. Mas se der errado, muda!" -- Esse é o problema: um esquema tático/escalação que dá certo hoje, pode dar errado amanhã... &;-D

      • Mas se treinar as variações, pode mudar no meio do jogo. Esse é o papel do ZR. Pode até não dar certo, mas não pode morrer abraçado com o mesmo esquema o campeonato inteiro. Fica manjado. Tem que ter variação e isso o Zé não faz.

        • Eu até vejo variações, mas elas nao dão certos por conta das peças. Contra o Fluminense e Santa Cruz, eu vi um 4-1-4-1, com AP TENTANDO imitar o Jadson do Corithians. Não deu certo, o Zé tentou insistir contra o Fluminense, continuou não dando certo. Tem partidas em que o Arão vai para a mesma linha que o Diego e forma um 4-1-4-1 também, Como foi contra o Figueirense.

          Essas variações são mínimas, precisa testar mais e ousar ainda mais para montar um time com variações melhores. É por isso que eu sou a favor que ele mantenha esse esquema, mas coloque o Mancu no lugar do AP, só que pela esquerda, ele fazia a mesma coisa no Independiente, seria muito bom testar.

          • A expressão que usei "Se algo dá certo, insiste. Mas se der errado, muda!" Chega a ser ridícula por ser óbvia, mas não é seguida pelo Zé. Quer um bom exemplo: A Chape tava jogando fechadinha, tomou o gol e empatou com gol de rebote. Zé resolveu mudar e trouxe Mancu e Damião e aboliu naquele segundo tempo o "4-3-3" dele. Não lembro ESSE ANO de uma partida que o Guerrero tivesse jogado tão bem. Cara, o Peruano destruiu a zaga deles no 2º tempo. Mas pq? Simples - ao tirar o cara da 9, quem ficou marcado foi o Damião. Ele gastou a bola em 45 min mais que o ano todo. Pq não fez isso novamente desde então?
            O Fla tava jogando errado contra o Cruzeiro. Ele ao colocar o time com 3 meias armadores, virou o jogo contra o Cruzeiro. E pq voltou ao jogo de 2 pontas então?
            Esse é o problema... Quem deve mudar os jogadores não é o Fla. Escale os melhores e deixe que os rivais que se virem pra marcar Mancu, Diego, Arão, Damião, Guerrero, Pará, Jorge... SRN

          • Você tem razão, perfeito o comentário.

            Eu acredito que na volta do Maracanã ele vai largar o seu medo e escalar os melhores. A torcida do Rio é muito chata, vai ficar o jogo inteiro no ouvido do técnico pedindo tal jogador e por ser inexperiente, ele pode atender o pedido da torcida.

            Eu ainda acredito no título e no trabalho dele.

          • Eu não penso só no título. Vamos supor que não dê pra vencer em 2016: O time que ganhou tudo a partir de 1980, foi montado em 1978/79.
            Eu espero que o Fla renove com o Zé pelos próximos 10 anos. O que não quero, é que tenhamos novamente 3 treinadores por ano. O Zé é uma esperança de um novo Carlinhos. Mas pra isso, precisamos de uma barca CARREGADA saindo da gávea em dezembro. Quem precisa fazer a função de PV, AP, MA, Sheik, Cirino, Gabriel, Fernandinho, Juan... São jogadores da base que foram promovidos esse ano. Em 2017, Vizeu e Léo Duarte já vão tar voando... Mas pra isso, precisam acreditar mais na base e acabar com as panelinhas que tem hoje no time. Pois foram os mesmos jogadores que ano passado nos deixaram em 12º lugar

          • Mais uma vez um comentário perfeito, penso igual. Só discordo de uma coisa, 10 anos é muita coisa rss, até para o futebol europeu rss, acho que duas temporadas já tá ótimo, se não tiver sucesso em nenhuma dessas é ver outro nome.

            Provavelmente esse ano seja o último que tenhamos muitos jogadores ruins, ano que vem com mais dinheiro teremos jogadores melhores, e como o Zé vai fazer parte da montagem do elenco e da pré-temporada, a tendência é só melhorarmos em relação a esse ano, que na minha opinião já foi ótimo. Eu só acredito em trabalho a longo prazo, time campeão tem que ter a mesma filosofia por bastante tempo.

          • Os Gigantes tem que dar exemplo, precisamos de trabalhos a longo prazo! SRN

          • Caramba, fiquei feliz agora...alguém viu o que vi naquele jogo contra a Chapecoense em que o Guerrero bagunçou a zaga deles...veio marcar até na lateral esquerda do Flamengo...Pq? Porque jogou solto, como ele VIVE PEDINDO para jogar, ele joga assim no Peru, e sempre que vai ou mete gol ou da assistência...mas aqui teimam e colocam como 9, que é a função principal do Damião...Guerrero chuta bem demais de fora da área, domina a bola como poucos no time, tem visão de jogo, seria mais um para ajudar o Diego...e outra, tomar a bola dele quando ele domina é difícil, o cara é bom...
            SRN

          • O cara é craque em se tratando de tecnica... mas taticamente ta uma draga. Tem q mudar isso

          • 2º melhor jogo do Peruano com o Manto Sagrado foi contra a Chape. Sem choro, nem vela.
            Assisti o jogo do Peru x ARG, o cara jogou só e comeu a bola (prum time pereba igual o Peru eh dose).
            Se ele atua taticamente como atuou contra a Chape, vai ter nego xingando a diretoria pq deixou a multa baixar kkk

            Eu acredito que possa dar certo e acredito que a derrota tenha abalado positivamente as convicções do Zé. Até acho q no 1º tempo contra o curica vai ser mais do msm, mas no 2º eh que vamos ver se ele se assume. SRN

        • Tem razão. E acredito que ele não conseguiu fazer isso em vista da lesão do Éverton, pois o Fernandinho não conseguiu dar continuidade ao esquema tático. Faz parte, nem todo o dia dá certo... &;-D

  • Do que adianta o time ser "defensivo" com esses alas que ele insiste mas não fazer gol???
    Como diz o ditado a melhor defesa é o ataque...

    • "O ataque te faz ganhar jogos, mas é a defesa que te faz ganhar campeonatos" - Tite

          • "Futebol é um jogo que se joga com a cabeça e se usa os pés"
            -Johan Cruyff

          • É, eu já sabia que você não entendia nada de futebol. Só vejo vc defendendo jogadores medíocres e as besteiras do técnico.

          • Futebol é o que Chiquinho,Cirino,Gabriel,Fernandinho,M Araujo não sabem jogar.

        • "Futebol é assim: se você fizer mais gols que seu adversário, você ganha o jogo" - Mahatma Gandhi

      • "É necessário ganhar jogos, para ganhar campeonatos' - Rodrigo Andrade

Notícias recentes

Flamengo disputa contratação de artilheiro da Série B com Palmeiras e Corinthians, afirma portal

Erick Pulga terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 13 gols e levou o…

26/11/2024

FERJ mantém regulamento, e Flamengo é obrigado a escalar time titular após 4ª rodada do Carioca 2025

Flamengo estreia no Carioca contra o Boavista, no final de semana de 11 de janeiro…

26/11/2024

IA crava resultado de jogo entre Flamengo e Fortaleza, pelo Brasileirão

Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…

26/11/2024

Fortaleza faz pedido inusitado aos torcedores antes de jogo contra o Flamengo

Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…

26/11/2024

Braz interrompe programa e rebate presidente do Corinthians sobre ‘novela Hugo Souza’

Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…

26/11/2024

Eleições no Flamengo: Ídolo rubro-negro vai contra Zico e declara apoio a Dunshee

As eleições para presidente do Flamengo estão marcadas para 09 de dezembro, na Gávea O…

26/11/2024