Dos últimos três jogos o Flamengo só não teve muitas dificuldades em apenas um, contra o Santa Cruz, vice-lanterna do Brasileirão, pela vigésima nona rodada. Os comandados do técnico Zé Ricardo derrotaram o adversário por 3 a 0.
Apesar de não ter dado espetáculo, o time aproveitou as oportunidades mas também chegou a sofrer riscos em alguns momentos. Foi quando o goleiro Paulo Victor, que substituiu Alex Muralha, se saiu muito bem em lances que poderiam ter sido convertidos em gols pelo Santa Cruz.
Já no ataque, o Rubro-Negro não contou com Paolo Guerrero nem Leandro Damião. Mas Felipe Vizeu foi suficiente para dar conta do recado. Marcelo Cirino e Alan Patrick marcaram os outros dois gols.
Na rodada seguinte, no polêmico Fla x Flu, as coisas já foram mais complicadas. Mesmo com a vitória por 2 a 1 dentro de campo, o Flamengo sofreu. Abriu o placar em um gol contra de William Matheus e só ampliou o marcador após uma falha grotesca de Wellington Silva.
Leandro Damião, titular no comando do ataque, não conseguiu balançar as redes, até agora ele soma apenas dois gols pelo Flamengo, ambos em cobranças de pênaltis.
Contra o Internacional, no Beira-Rio, o ataque seguiu sendo um dos problemas de Zé Ricardo. Desta vez com Guerrero de titular, o responsável por balançar a rede pelo Flamengo foi o zagueiro Réver. Sem presença de área, o time encontrou bastante dificuldade e acabou derrotado por 2 a 1.
A dificuldade de Paolo Guerrero em balançar as redes é visível, em todo o campeonato ele marcou apenas 5 vezes, o mesmo número de gols que Felipe Vizeu, com bem menos oportunidades que o camisa 9.
Fonte: Raísa Simplício | Goal
O Zé bota um esquema em que os pontas precisam marcar lateral na beira do campo, deixando o centroavante isolado na frente, como queria que o ataque funcionasse? A marcação está ótima mas claro que reflete no número de gols.
Pra mim o esquema ideal é com Vizeu ou Leandro Damião junto com Guerrero, com um outro ponta de verdade chegando na linha de fundo.
Eu só mudaria o ponta pelo Mancuello, colocando 442, sendo MA eterno atrás, Mancu na esquerda, Arão na direita e Diego como 10 realmente, Guerrero e Damião/Vizeu na frente, com Guerrero flutuando atrás dos dois, ajudando na armação com Diego..e voltando para marcar tbm…
Tenho certeza que o Guerrero ia render mil vezes mais assim nesse esquema.
Eu também, mas acho que realmente não entendo de futebol…só vejo o pessoal reclamando do Guerrero, que não faz gol e coisa e tal…mas se vc parar para analisar, Damião e Vizeu também não produziram tanto assim…”mas o vizeu quando entra mete gol”, certeza, também acho, mas se der sequencia para ele vai acabar como o Guerrero, sozinho sempre, no meio de dois zagueiros, sendo fácil de marcar…
Mas voltando, eu não devo entender de futebol mesmo, não vejo nenhum comentarista falando dele jogar mais atrás, recuado, como na seleção do Peru, que sempre que é convocado, mete gol ou da assistência…e vive falando para todo mundo ouvir que ele prefere jogar assim, e não de centroavante enfiado entre os zagueiros, como é a função principal do Damião…
Mas convenhamos, nem o Ibra, Lewandowski, ou qualquer outro finalizador meteria gols nessa formação, tendo como companheiros de ataque Everton/Fernandinho/Gabriel/Cirino e assim vai…
A bola chega 742 vezes dentro da area do adversario e vc acha mesmo que o esquema que está errado ? Esse Guerrero é ruim de bola sim ! O Cara não consegue ao menos trompar na bola pra empurrar ela pra dentro. Quando esse cara não joga o Mengão ganha, faz gols, cria mais perigo para o adversario e, já com ele todo mundo sabe o que vai acontecer : É ele caído, reclamando e com essa cara feia aí. Só isso.
Kkkkkkkkk falou so merda, flamengo ganhou varias no sufoco, tu pode olhar q maioria e 2a1 e 1a0, unica goleada e de 3a0 contra o santa cruz q ate chiquinho deitou. E outra nem damião e vizeu tiveram muitas chances de gols exceto contra o figueira q damiao e vizeu conseguiu errar tudo. Contra o inter guerrero só recebeu bola de cruzamento, não acho isso, ”chega varias vezes”
Fluminense 1 x 2 Flamengo
Flamengo 3 x 0 Santa Cruz
Flamengo 2 x 0 Figueirense
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Vitória 1 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Ponte Preta
Flamengo 3 x 1 Figueirense
Flamengo 2 x 1 Grêmio
Flamengo 2 x 0 Atlético Mineiro
Santa Cruz 0 x 1 Flamengo
Ele tá jogando fora de posição desde que chegou no Flamengo. Botam o cara como se fosse um matador à la Adriano, mas ele joga muito mais como segundo atacante, tendo outro centroavante enfiado.
Onde a bola chega isso tudo dentro da área?
Se ele é tão ruim assim, pq quando ele vai para Seleção quase sempre mete gol ou da assistência? Pq o cara quase sempre é artilheiro das competições? Tem coisa errada, ou os caras que municiam ele são horriveis (também concordo), ou esta fora de posição…e essa segunda opção ele já disse várias vezes…só lembrar dos 45 min de jogo em que jogou onde gosta, contra a Chape, com o Damião enfiado entre os zagueiros…”— Eu me sinto à vontade com ele. Receber tanta pancada por trás (quando é o homem mais à frente) é difícil. Como referência que é, o Damião me ajuda na movimentação. Por isso, me sinto melhor — explicou Guerrero, em entrevista à Rádio Globo.” Porque ele joga de frente pro gol, e não fazendo pivo…
SRN
Mano tem q botar Guerrero e Damião juntos, falta ousadia para o ZR, eles já mostraram que podem, Mancuello titular já!, E se não for para botar Guerrero e Damião juntos, deixa logo o Vizeu de titular pq ele rende muito mais q os dois sendo q nem jogou metade do q os outros 2 jogaram.
Não acho isso não, até porque quando só tinha o Vizeu, ele não foi bem quanto os outros…ele é bom demais, tem potencial pra cacete, mas enfiado entre os zagueiros sem ninguém para ajuda-lo, vai cair na mesma armadilha do Damião e Guerrero…vai acabar sumido…