Na cabeça do torcedor rubro-negro, a vaga para a Copa Libertadores 2017 já está garantida há tempo, mesmo que não matematicamente. E, com as novas vagas e a reformulação do torneio continental, a projeção deve se confirmar nas próximas rodadas. Ao menos baseando-se nas médias de pontos das últimas edições do Campeonato Brasileiro.
Como a CBF anunciou no último domingo (2) e a Conmebol confirmou nesta segunda-feira (3), o futebol brasileiro ganhou mais duas vagas para a Libertadores. O G-4 virou G-6 e, agora, menos pontos serão necessários para classificar-se para o principal torneio de clubes do continente. A média do sexto colocado do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes (o que acontece desde 2006) é de 58,2 pontos, contra 63,4 do quarto colocado.
Como o Flamengo já soma 54 pontos na tabela, a situação deve ficar ainda mais encaminhada nas próximas rodadas. O Rubro-Negro pode, aliás, chegar aos últimos jogos sem pretenções na tabela, isso se deixar o Palmeiras desgarrar na briga pelo título. A única vez que um sexto colocado passou dos 60 pontos no Brasileiro foi em 2014, com o Fluminense. Quanto aos quartos colocados, o único a destoar da média de 63 foi o Corinthians, também há duas temporadas, ao somar 69.
Com 13 pontos de vantagem para o sétimo colocado, o Flamengo junta as forças para correr atrás do Palmeiras e terá de secar nesta rodada. O Rubro-Negro empatou com o São Paulo e torce para o Santa Cruz nesta segunda-feira (3), às 20h (de Brasília), para não ver o Alviverde abrir três pontos de vantagem na liderança.
Fonte: Esporte Interativo
Vale lembrar que essas vagas adicionais são pra prè libertadores. Para se classificar direto pra fase de grupo o clube precisa ficar no G3 do brasileiro.
santa 2 x 2 palmeiras vamo santinhaaaaa
Pré libertadores interessa a Corinthians, Botafogo, ponte preta e etc. Foco do Flamengo é título e em último caso fase de grupos. Porque senão corre o risco de com dois maus resultados os jogadores caírem nesse papo e se acomodarem.
O Flamengo vai ser campeão do Brasileirão.
Só sei que para o ano que vem o time precisa se reforçar para a Libertadores. Mandar embora: Gabriel, Fernandinho, MA, Sheik, Cirino, Chiquinho e abrir espaço na folha salarial para a chegada de bons reforços.