O caso Alan Patrick

Compartilhe com os amigos

Na última quarta-feira, o Flamengo entrou em campo contra o Palestino pela Copa Sul-americana e como já sabemos, mesmo jogando com a vantagem, a equipe rubro-negra acabou sendo eliminada da competição. A quarta desclassificação do time no ano acabou se tornando um prato cheio para uma enxurrada de críticas. E um dos jogadores mais lembrados pela torcida foi o meia Alan Patrick.

Chamado de lento e displicente, o meia ex-Shakhtar Donetsk não foi poupado pela má atuação diante da fraca equipe chilena. Na primeira metade da partida, atuando como meia centralizado, não deu criatividade ao time. E após a entrada do argentino Mancuello, foi deslocado para a faixa direita do campo e não deu o apoio ofensivo que a equipe necessitava. Fora a má atuação, adiciona-se o cansaço que demonstrou a partir da metade do segundo tempo, digno de quem acabara de correr uma maratona.

Mas não só de maus momentos vive Alan Patrick. Em sua última partida no campeonato brasileiro, contra o Cruzeiro, entrou no segundo tempo para ser peça fundamental na espetacular virada rubro-negra. Atuando na vaga de um dos pontas e jogando mais aberto pela faixa esquerda, Patrick conseguiu se reinventar e deu as duas assistências para os gols do Mais Querido. Nesta oportunidade, as críticas eram poucas e os elogios eram muitos.

Alguns passaram a falar que Patrick era jogador de segundo tempo. Que só rendia entrando no decorrer das partidas. Mas seria justo chamá-lo assim? É bom lembrar que antes da chegada do astro Diego, ele era o meia titular do time. Era a principal peça de organização das ações ofensivas da equipe. Havia ganhado a posição do argentino Mancuello com méritos.

A grande verdade é que Alan Patrick alterna bons e maus momentos com a camisa rubro-negra. Por este motivo, alguns o chamam de vagalume. Oscila entre lapsos de craque e momentos de preguiça.

Pensando no futuro, seria uma boa manter este jogador no elenco para 2017? O meia ex-Santos e Palmeiras tem contrato de empréstimo até o final deste ano e para mantê-lo, o Flamengo precisaria negociar com os ucranianos a compra do seu passe ou uma improvável prorrogação de empréstimo. Para compra, Alan Patrick é um jogador caro. Seu passe gira em torno de R$ 16 milhões. Para empréstimo, a negociação se torna quase uma missão impossível. Os ucranianos dificilmente aceitariam um novo empréstimo do jogador.

Pensando no presente, Alan Patrick ainda pode e deve ser muito útil na busca do heptacampeonato.

Que a “lâmpada” do vagalume fique mais acesa do que apagada.

Curtinhas pré e pós-jogo

Flamengo 1 x 2 Palestino – Péssima atuação da equipe rubro-negra. Entraram preguiçosos, apenas esperando que os 90 minutos passassem. Perdemos o jogo e a classificação pelo péssimo primeiro tempo que fizemos. Mais uma desclassificação vexaminosa em competições internacionais.

São Paulo x Flamengo – Precisamos vencer para não deixar o psicológico dos jogadores estremecer. Uma vitória hoje será importantíssimo para manter a pegada na corrida pelo hepta. Por não ter direito a torcida visitante, a imensa nação rubro-negra acompanhou o time e fez mais uma linda festa no aeroporto Santos Dumont. Ou seria Aeroporto de Regatas do Flamengo?

Bruno Petrocelli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Alan Patrick é isso mesmo ! Meio lá, meio cá! E disso não passará! Pq todos os clubes em que atuo só cumpriu contato, e fuiii!

  • vai com Deus Alan. tchau!

  • Só joga bem quando entra no segundo tempo, quando entra de titular não joga nada

  • Não tem nem chance de renovar o contrato deste pipoqueiro que só não é mais pipoqueiro do o Gabriel e o Marcelo Cirino mas perde de longe para o Mario Sérgio, o Jorge Mendonça e o Jair ‘O Príncipe’ que eram jogadores de primeiríssima linha mas que irritavam tanto quanto estes em certos jogos pelos seus zelos excessivos pela canelinhas. Não vale a pena renovar nem por empréstimo, por este ano já deu.

  • Por R$ 16 milhões não vale mesmo. Espera 2018 p contratar ele de graça.

  • “ex-Shakhtar” Ele é jogador do Shakhtar amigo…está emprestado. Patrick é muito bom, mas é sim lerdo e vagalume…quando quer joga bem, mas falta a ele regularidade. É muito útil sem dúvidas, mas ele tem que ter mais participação no jogo e não viver de lampejos. Gosto dele mas não vem bem.

    • Ele é aquele típico jogador que é cheio de potencial, mas falta a garra e a vontade, se ele tivesse a raça do Éverton com essa técnica que tem, namoral seria um ótimo jogador.

      • Exato o que ele tem de técnica ele não tem de vontade.

  • O cara joga 20,30 minutos por jogo. Lógico que quando 90 minutos iria cansar. O time todo jogou mal. Não é hora de mandar o cara pra fogueira. Calma.

  • Por todos os clubes que já atuou nunca de fato foi destaque! Jogador mediano!!!!

  • Só um desastre muito grande tira o Fla da liberta ano que vem. Será que o AP tem pegada pra jogar uma Libertadores? Tenho sérias dúvidas. Ele é muito técnico, mas adora passar o pé sobre a bola e raramente acelera uma jogada. Fora as vezes em que some da partida. Pelo custo, não sei se vale a pena.

  • Pra mim ficou claro que ele é um bom jogador pra se ter no elenco.

    È um jogador de fases e o treinador precisa estar atento pra saber bem quando utiliza-lo. Quando em boa fase pode ser titular fácil, e quando a fase vira manda pro banco como jogador de segundo tempo.

  • Simplesmente, sem comentário.

  • Não merece estar no ano que vem no fla , oscila muito e muito caro e o Shakhtar não vai facilitar sua permanência no fla , então somando tudo isso não vale apena a diretoria fazer este esforço em vão e sem apoio da torcida. Melhor focar no mercado nacional ou estrangeiro para sua reposição.

  • O Mr. Vagalume! Não tem jeito, deixa ele ir embora, jogadores nesse perfil não pode compor o elenco do fla ano que vêm.

  • Adryan pela quarta vez seguida sem ser nem relacionado.

  • Acho que temos que pensar no ano que vem, lutando pelo título é claro mas temos a vaga da libertadores garantida, o planejamento deve ser feito pensar em uma libertadores longa e com um elenco mais forte que esse, montamos um time aos trancos e barrancos que encaixou, agora é montar um time pra ganhar tudo ano que vem, precisamos urgentemente de um lateral esquerdo reserva forte, um zagueiro jovem bom também, um meia armador bom, minha opção seria Everton Ribeiro, dois pontas e um atacante goleador, o Flamengo precisa de artilheiros! Como era o Adriano em 2009, como tem o Gabriel Jesus no Palmeiras e o atlético com Fred, Pratto e Robinho, sabemos que uma zaga jogando contra o Flamengo marcando o Guerrero, ele some! Temos que ter jogadores na frente que impõem medo.

    • Bom comentário… só faço um adendo… Everton Ribeiro é badalado e hj não voltaria ao Brasil pra ser coadjuvante, por exemplo do Diego, então eu acho que pra substituir o Alan Patrick, talvez ele não aceitasse a situação… minhas sugestões:

      Para meia armador no lugar do Alan Patrick: Arrascaeta do Cruzeiro (torçam para o Cruzeiro cair, o time tem alguns bons jogadores possíveis de contratação assim como o Inter, mesmo nessa draga dos 2)… características muito parecidas, só que o cruzeirense é menos sonolento em campo.

      Pra homem-gol: Marco Rúben do Rosário Central…presença de área 10X maior que a do Guerreiro, o cara não perdoa mesmo e ainda por cima é bem raçudo, ao estilo Lucas Pratto, só pra fazer uma comparação…

      Mas pra mim a nossa posição mais vulnerável é a de volante de marcação, pq tanto Márcio Araújo quanto Cuéllar não estão dando conta… tentaria Felipe Melo, só que é um jogador caro e que tá bem na Inter de Milão, então está bem valorizado e dificulta a contratação… pra lateral esquerda idem, tbm não vejo muitas soluções boas no mercado, quem sabe a base pode ser uma solução, aí não sei, fica em aberto

    • Vaga na libertadores amigo? Sou flamenguista. Mais sinceramente crítico alguns torcedores pelo oba Oba, soberba e menosprezo ao adversário. Amigo tem muito campeonato pela frente ainda. Não tem nada garantido. Vamos colocar nossos pés no chão!

  • Não serve pra jogar o jogo todo!!! A cachaça acabou com sua resistência!! Álcool tbm é droga!! E ele se perdeu nela!!! Jogador com muita técnica ( nascença) mas lento e sem longa resistência ( sequela do álcool)!!! jogador com características parecidas com o ganso técnico lento e preguiçoso e sem resistência!!! Por mim é melhor investir em jogadores técnicos e rápidos como iorram da chape rithiely do sport keno do s cruz, etc!!! Mas no futebol há outras questões na negociação como valores e empresários!!! Rodrigo Caetano tá lá para detectar e resolver esses tipos d problemas!!!

  • Alan Patrick e um bom jogador, mais as vezes ele e mascarado sempre tenta um drible a mais quando nao e necessario, perde a bola , sem conta que as vezes e fominha pra caraio nao toca a bola.

  • Será que só eu que acho que o título da matéria parece manchete de página policial?

  • É injusto colocar a desclassificação nas costas dele. É sim um bom jogador, antes da chegada do Diego era nosso meia de criação e com uma sequencia de jogos foi muito bem. Não sei se perceberam, mas ele só joga bem quando tem outro meia ao lado dele, dividindo a criação da equipe (não volantes). Se parar para analisar é sempre do mesmo, quando tem o Diego ou Mancuello com ele, ele se destaca. Acredito que ele tem dificuldade em sair da marcação, não por ser preguiçoso ou ruim, mas sim pela característica do seu jogo. Sempre que tem espaço dá bons passes e muitos se tornam gols, mas quando está sozinho na criação, mal consegue passar de lado. Às vezes temos que olhar fora da caixinha para entender o comportamento do jogador. SRN

  • Flamengo podia pagar 1 mês de salário pro santa cruz se eles ganharem dos pelas. Que acham?

    • Meu, aqui é Flamengo, time Gigante!! Apaga esse comentário que da tempo.

      • Kkkkkk

      • Os caras tão com salário atrasado acha que vão dificultar o jogo? Lembra do flamengo com salário atrasado? Time grande ou pequeno jogadores tem os mesmos pensamentos. E o flamengo tem condições de pagar 1 mês do salário deles tranquilo.

        • Não cara, respeito sua visão, mais o Flamengo vai ganhar o hepta com as próprias pernas! Essa atitude de pagar um mês de salario pra o Santa, para motiva-los de alguma forma, não condiz com a grandeza do Flamengo. É mais proveitoso pagar um bom bicho para os nossos próprios jogadores, como já esta sendo feito. Mais independentemente de nossas opiniões, final do ano iremos soltar rojão e buzinar na rua rsrs. SRN

  • O problema do Alan Patrick é que na maioria das vezes quando inicia uma partida como titular, ele entra desligado e essa sensação é ampliada pelo fato dele se movimentar pouco.
    Essas são as diferenças dele para o Diego, pois o nosso camisa 35, está sempre ligado e se movimenta o tempo todo.
    Não acho o Alan Patrick um jogador descartável e até o considero um bom jogador com qualidades distintas para o que temos no elenco atual. É muito útil quando é bem aproveitado.

    • Eu discordo um pouco.

      No jogo contra o palestino, ele foi quem mais tentou organizar e fazer o time jogar. Ate ir no ZR e pedir pra por ele na esquerda e entrar com outro jogador.

      • Contra o Palestino ele era o único que sabia organizar e acho que ficou devendo por estar muito desligado. Mas imagino o quanto deve ser difícil organizar jogo para o Cirino, Chiquinho, Márcio Araújo…

        • Serei muitos jogos de super Nintendo. Uns eram muito fáceis. Chiquinho e Márcio Araujo sao os fatores que elevam o nivel, senão ia ser fácil demais.

  • Nego falando que ele lembra o Zidane kkkkkkkkkkkkkkk! PQP!!!

    Alan é isso aí, sempre foi, oscila muito e acho que por displicência e falta de ambição, um novo Jonatas.

    Todo jogador do Flamengo tem que ter objetivo de ser campeão, infelizmente não vejo isso nele e em alguns outros desse elenco(Cirino), por tanto não vale a pena ainda mais pelo valor que pedem.

    • Quando li Jonatas me deu até uma úlcera kkkkkk tá amarrado!

  • Pagar 16 milhões por um cara que só tem 6 meses de contrato restando? Ou assina um pre contrato com ele no fim do ano pra trazer ele de graça em Julho, ou deixa ele ir.
    O Shaktar tá louco se acha que o Flamengo vai pagar 16 milhões num cara em fim de contrato….

    • Ainda mais porque a fase decisiva da Libertadores é só no segundo semestre em 2017.

  • Seria um grande jogador caso tivesse força de vontade, raça, profissionalismo e consistência. Parece que enriqueceu e perdeu aquela “gana” de jogar, ele joga como se estivesse pouco se lixando para a situação do clube. Nunca vi esse cara voltar para apoiar a defesa, ajudar pressionando lá na frente ou não entrar de ressaca em campo.

    Pará conquistou a torcida por sua raça e vontade provando que não precisamos de jogadores técnicos que não queiram mudar a partida. Um jogador raçudo faz o impossível pela equipe.

    Volte para o Shakthar e leve o Peruano junto pois a Libertadores é só pra quem come grama todo jogo e não fica reclamando toda hora.

    • Cara, sem querer ser chato, mais já sendo, criei uma antipatia ao Guerrero. Por mim eu o venderia e traria o Pratto.

      • Pratto é fantástico, o melhor atacante atuando no Brasil.

        O cara volta na defesa pra dar carrinho no jogador adversário e chuta a bola pra escanteio. Assisti o jogo dele contra a Ponte Preta, o maluco é raça pura e goleador! Flamengo poderia fazer uma troca mas com certeza não vão aceitar. Ele também está valorizado por ser convocado pelo Bauza, ai nos complica bastante lutar contra os chineses.

      • Eu não gosto desse peruano. Hoje não jogou mal, mas eu não gosto de ver ele jogar no Flamengo.

      • Ano passado Kayke estava melhor que Guerrero. Esse ano Vizeu esteve melhor que Guerrero e até o Damião já esteve bem, mas o Guerrero não funciona no Flamengo.

    • Eu concordo com você. Ele realmente não corre como um jogador normalmente corre, não volta pra marcar e também não avança com tanta velocidade. Evito criticar isso nele porque, apesar de só ter 25 anos, o Alan é muito experiente e ele se conhece. Quando tenta um pouco mais, acaba o jogo como acabou contra o Palestino, esgotado, sem capacidade de dar um passe lateral. E o pior é que vejo isso como um problema crônico, que traz desde o Santos.

      Ele é um jogador com muita capacidade, é tanto que só passou por time grande, apesar disso não consegue ser titular de nenhum por muito tempo. E nenhum desses times grandes, principalmente o Flamengo e ainda mais o Shaktar, que trabalham com tecnologia de otimização de performance, conseguiram melhorar a capacidade física do cara.

      Acho que esse passo lento dele acabou se tornando uma estratégia de defesa pra evitar morrer no fim do jogo, como acontece com o Éverton.

      Pode ser só inocência minha, mas prefiro não acreditar que um cara de 25 anos, jogando em um time que briga por título brasileiro, faça corpo mole e seja sem vontade assim. Mas vai saber, tem dessas.

    • “Seria um grande jogador caso tivesse força de vontade, raça, profissionalismo e consistência. Parece que enriqueceu e perdeu aquela “gana” de jogar, ele joga como se estivesse pouco se lixando para a situação do clube. Nunca vi esse cara voltar para apoiar a defesa, ajudar pressionando lá na frente ou não entrar de ressaca em campo.”

      — Nada disso: se ele estive “pouco se lixando” não teria jogado bem (e se emocionado) ano passado, assim como ele busca (da sua maneira) participar e ajudar o time da maneira que pode. O problema do Alan é que ele simplesmente não possui um condicionamento físico para atuar com intensidade. Mas quanto à falta de concentração, isto pode ser corrigido… &;-D

  • Patrick é uma grande arma para a etapa final, mais que isso, seu físico deteriorado pelo álcool não aguenta.

  • Pagar tanto por ele é complicado, sinceramente. Sei que ele é um ótimo 12º jogador, deu alguns pontos ao Fla esse campeonato, é talentoso, mas é muito caro para um reserva que oscila muito e tem problemas físicos (cansa rápido), é melhor tentar negociar por um preço menor.

    Se porventura não for possível, há outros jogadores possíveis para pensar, como Arrascaeta e Seijas com as eventuais quedas de Inter e Cruzeiro.

    • Seijas é um jogadoraço! Se o Inter cair o Flamengo tem que pegar ele.

      • Se o Inter cair? Vai ser uma devassa que acontecerá no elenco deles! Mas, ele ganhou mercado médio europeu, mas seria uma boa contratação! SRN

    • Muita coisa vai rolar ainda quanto a negociação e acho que a vontade do Patrick em permanecer no clube para uma bem possível Libertadores em 2017 pode pesar.
      Arrascaeta e Seijas são bons jogadores mas não sei se ficariam mais baratos.
      Patrick tem um estilo técnico é bastante interessante para determinados jogos.
      Não é substituto do Diego pois tem característica distinta.
      Acho que a permanência do elenco atual para 2017 é um passo, com trocas pontuais. Talvez valha mais investir em jogadores de lado de campo mais técnicos como o Keno e o Rogério que é do SP e joga no Ixpo hoje, e tem jogado bem.

      • Concordo em boa parte que você diz. Quanto a Arrascaeta e Seijas, fica mais barato do que o preço pedido atualmente pelo Shaktar Donetsk. De fato, AP não é reserva do Diego em relação às características, mas sim ao posicionamento, ambos tem a função de ligação e atuam mais centralizados. Já Keno e Rogério, acho que é unanimidade.

  • Bom texto ……Não precisa pagar tudo isso 9…10.acho que aceita ….o macu foi 12….e onde vai encontrar um jogador com a idade do Alan e com sua técnica e que atua centralizado?…porque o ederson e nem o Mancu atuam por ali..no casa do Mancu o professor pardal insiste com o erro colocando ele centralizado…Como já errava o muric ….Se conseguirem um meia que seja do mesmo nível ou melhor do que o Alam meus parabéns. ..mais se for trazer qualquer um…prefiro que a diretoria faça um esforço para contrata lo

  • O AP é aquele tipo de jogador que entra no gramado com a mesma frequência cardíaca que acordou. No Flamengo isso não é virtude. Pode ser craque, mas tem que entrar pilhado.

  • Quando ele entra pela esquerda, o jogo dele pra render,precisa ser:

    Pegar a bola no último terço de campo, pra ir pra dentro ou fazer o passe. Se estiver com ela no campo defensivo, ele não carrega como o Everton. Precisa tocar, esperar 4 dias (rs), correr pra perto da área pr receber de novo.

    Em um jogo com poucos espaços, funciona, muito bem! Caso contrário, prefiro o Everton por ali.

    • Ruan, o especialista em Alambique kkk
      SRN

      • Kkkkkkk altas análises, vou mandar um email pra ser analista particular do menino stelinha kkkkmm

  • Se der 7 milhões eles liberam ele,nao irão utiliza-lo e só estão emprestando pra poderem vender, aposto que renovaram com Fernandinho e MA então qual o problema de pegar um pouco dos 70 milhões que serão destinados ao futebol, ne um cara de qualidade?

  • Alan tem técnica e isso é indiscutível! Porém, acho que estāo exagerando um pouco. No jogo da sul americana, quem era seus companheiros?Chiquinho, Cirino, Fernandinho, Juan (que jogou mal) e cuellar(erra passe e todo tipo de bote ). Jogando com esses caras até Zico iria jogar ruim. Alan jogou bem contra o cruzeiro, aliás, foi decisivo! Mas no time tinha a zaga titular, Jorge, Arão e Diego

    • Juan não foi mal cara,nao teve culpa em nenhum lance de gol,e os lançamentos grotescos do Vaz?

      • Verdade. Mas não temos só reclamar de Alan Patrick. Devemos reclamar de jogadores que nunca acrescentam(chiquinho e cirino). Lembre que futebol é coletivo, mas infelizmente não temos peças reservas a altura dos titulares

  • Todos nós temos bons e maus momentos. Vem me dizer que vcs nunca tiveram.

  • Alan Patrick é um jogador de muita técnica mas pouca disciplina pra atuar no meio campo, gostaria de vê lo como segundo atacante.

    • Acho ele muito lento pra segunda atacante!

      • Acho ele lento quando tem que correr uma grande distância, agora mais perto da área poderia se destacar com dribles e passes, até em finalização é bom.

        • Ele não tem velocidade, tem aceleração. Ele ganha dos adversário na maioria das vezes. Porém, só nos primeiros 5, 6 metros. Depois disso não dá mais.

          Quando ele entra pela esquerda, o jogo dele pra render,precisa ser:

          Pegar a bola no último terço de campo, pra ir pra dentro ou fazer o passe. Se estiver com ela no campo defensivo, ele não carrega como o Everton. Precisa tocar, esperar 4 dias (rs), correr pra perto da área pr receber de novo.

          Em um jogo com poucos espaços, funciona, muito bem! Caso contrário, prefiro o Everton por ali.

          • Sim, jogando perto da área sem necessidade de correr longos espaços.

  • 16 milhões acho muito, por 10 compensa visto que o Marcuello custou 12 milhões

  • Eu sempre prefiro um jogador que erra muito por que tenta muito, a um que quase não erra por que nao tenta o passe em profundidade pra deixar o companheiro na cara do gol.

    É o jogador mais técnico do elenco, mas não tem essa velocidade toda que a galera quer ver nele. Esqueçam, não tem essa pegada.

    Eu vejo ele cadenciando bem o jogo na maioria das vezes, outros vêem ele sempre atrasando jogadas. Tudo é relativo e pessoal de cada um.

    Eu gostaria muito de vê-lo ano que vem jogar a libertadores pelo Flamengo, por mais difícil é custoso que isso possa vir a ser.

    • Gostaria que ele ficasse no elenco. É um bom reserva pro Diego.

      Mas acho que ele rende mais com alguem jogando do lado dele.

      Dependendo do valor tem que contratar!

      PS: Keno mito no cartola!

      • Quem não colocou o menino Keno essa rodada, Rubro negro não é! Kkkkkkk jogo da vida dele!

        • A nação conta com ele… Já falei com EBM pra contratar ele dependendo desse jogo dele!

        • Eu coloquei ele confiança total pra ele ferra o palmeiras e da uma ajuda no meu cartola.kkk

          • Comecei bem com o Scarpa metendo gol de manhã kkkkk

    • Eu acho o Patrick muito técnico também e acredito que renda mais com jogadores mais inteligentes do lado dele. Contra o Cruzeiro ele tinha Diego, Mancuello e Guerrero, jogadores inteligentes e técnicos.
      Mas acho pelas suas características ele precise do Diego que é mais dinâmico e busca as bolas na saída pro ataque,
      Ele buscando o jogo torna o time mais lento pois não é sua característica.
      Contra o SP hoje seria interessante ver Patrick com Diego e Arao na meiuca, jogo onde precisaremos reter a bola no ataque e agredir o adversário.

      • Com certeza. Podemos ter uma postura reativa, pois o SP tá no desespero.

        Mas se parar pra pensar, dois homens abertos, com a sinergia coletiva que estamos acostumados a ver, também pode ser uma boa alternativa se estiverem em bom dia.

        Tirem o acarajé do Gabriel pra ver se joga bola hoje!

        • Os dois homens abertos e interessante para barrar a subida dos laterais e abrir de fato o jogo, vem funcionando bem, mas acho que Patrick tem entrado bem quando joga com Diego.

          • Sou fã do menino Stela, também quero ver mais tempo como eles se comportam juntos kkkkkk

    • “Eu vejo ele cadenciando bem o jogo na maioria das vezes, outros vêem ele sempre atrasando jogadas. Tudo é relativo e pessoal de cada um.” — Exato! Inclusive, é uma opinião que não pode se limitar a um único jogador… &;-D

  • Não sabe organizar o jogo sozinho. Rende melhor com outro meia pra auxiliar.

Comentários não são permitidos.