O Flamengo precisa jogar fora do Rio, entenda porquê

Compartilhe com os amigos

Aaahhhh meus amigos… como é bom voltar para casa! Depois de meses de espera e muitas, mais muitas viagens, o Flamengo finalmente volta ao Rio e ao Maracanã.

O Brasil foi nossa casa, mostramos porque somos considerados uma nação, enchemos estádios e até aeroportos, a torcida dava show por onde o mengão passava e apoiava o time até quando não podiam estar nos estádios. Observando toda essa grandeza chego a uma conclusão: O Flamengo precisa jogar fora do Rio!

Mas como assim Matheus? Tá loco? Agora que o Maraca voltou?…

Calma… calma pequeno gafanhoto, vou te explicar o motivo pela qual precisamos olhar com bons olhos para outras praças fora do Rio.

Rodamos o Brasil de Norte a Sul e Cariacica foi nosso pequeno Maracanã este ano. Mesmo sem uma “casa”, este ano somos o 6º com a melhor média de pagantes nos jogos, outro feito ainda mais incrível é conseguir estar na briga pelo título sem jogar como mandante sequer dentro do Rio de Janeiro, algo nunca visto antes. O Brasil é Flamengo, nenhum outro time consegue ter a dimensão e atingir tantos lugares no país como a nação consegue, porém, ainda existe uma coisa que o Flamengo ainda não tornou gigante, os Sócios Torcedores.

Essa semana o Flamengo ganhos milhares de novos sócios torcedores devido a volta do Maracanã e a busca por prioridade nas compras dos ingressos fez com que muitos torcedores se cadastrassem como ST. Porém se formos analisar, com a torcida de mais 40 milhões, estar em 7º em número de ST é muito pouco, ultrapassamos essa semana a marca de 70 mil ST mais já tivemos 72 mil. Os motivos desse baixo número se comparado ao tamanho da torcida são muitos, modelo de programa, estádio próprio, valor das mensalidades e por aí vai, o Flamengo tem potencial para se tornar o time com maior número de ST do Brasil facilmente. Apesar de sermos apenas o 7º em número de ST, somos a 6º maior estimativa de receita, a frente até mesmo do Corinthians, líder do ranking de ST.

Estimasse que 75% da torcida do mengão more fora do Rio, ou seja, a grande maioria dos torcedores rubro-negro nunca se quer tiveram oportunidade de assistir a um jogo do mengão. E querendo ou não a realidade financeira do brasileiro não condiz com a ideia de ajudar só por ajudar, é preciso haver benefícios, e o que vai atrair torcedores que nem assistem aos jogos a serem ST também? “Precisamos atrair torcedores fora do Rio, mesmo que eles só consigam ver o time 1 vez por ano” e não há nada que motive mais um torcedor do que ver seu time jogar, e por isso digo: O Flamengo precisa jogar fora do Rio!

O torcedor Carioca corresponde a 55% dos números de ST, ou seja, 45% não podem estar frequentemente nos jogos, é preciso haver vantagens, a ideia de ajudar o time é linda, porém só isso não funciona com a realidade brasileira, é preciso criar uma forma que atraia esses torcedores de fora, e uma delas é claramente poder ver o mengão jogar. Apesar deste ano ter sido um ano atípico em relação a viagens, a nação mostrou que quer sim ver o Flamengo jogando de perto não importa de onde ele esteja, ainda mais com as vantagens de ser ST já seria um motivacional a mais para virar sócio.

Lotamos estádios de norte a sul do país, somos o único time do Brasil com essa capacidade. Já é até uma prática comum levar os jogos como mandante para fora do Rio, ainda mais como foi comprovado este ano, vale muito a pena fazer isso. Logicamente se pensando em uma forma que não atrapalhe o desempenho ou que crie um desgaste no elenco, mais de uma forma saudável, que atraia os torcedores para assistir aos jogos de perto. Se 1% da torcida flamenguista fosse sócio, teríamos mais de 400.000 mil ST, imagina isso?

Uma enquete feita essa semana pelo Twitter do Coluna do Flamengo, mostrou que só o nosso público 48% não são sócios, mais pretendem ser.

Ou seja, ainda muito o que fazer para atrairmos mais ST, precisamos melhorar ainda mais o programa para atrair aqueles que mesmo podendo relutam em se cadastrar, logicamente ainda existe aqueles que não tem condições de assinar um plano pois sabemos muito bem que a realidade brasileira ainda é muito precária, mais com um bom planejamento, preços acessíveis, buscar praças fora do Rio irá levar multidões para ver o maior do mundo jogar, mesmo que nem todos possam ser sócios.

O assunto tem muito pano pra manga, e como torcedor fora do Rio e que nunca teve a oportunidade de ir ao Maraca ver o mengão jogar, meu sonho, diga-se de passagem, espero sim que ano que vem, após esse belo exemplo que tivemos essa temporada, o Flamengo possa olhar com carinho sempre essa imensa nação que gostaria de ver o mengão de pertinho.

E você? Já é Sócio Torcedor? Gostaria de ser? Diga-nos sua opinião nos comentários, e o que gostaria de ver como ST.

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Time que é time joga em qualquer lugar até no MAR se for preciso, vergonha um time como esse fazer esse papelão em pleno maracanã, tivemos foi sorte, do bandeira dar um gol irregular,que no meu ponto de vista revendo o lance,ele só errou pq estava olhando para os batedores e quando mancu fez que ia cruzar ele rapidamente olha para os jogadores dentro da área, infelicidade dele, pois o cruzamento saiu dos pés do Diego, onde essa fração de segundos foi capaz de tamanha infelicidade, o Zé nesse jogo mostrou que realmente precisa de umas aulinhas na Europa com técnicos experientes, time entrou em campo tocando bem e procurando espaço porem a falta de criatividade do Diego e os demais tava insuportável ter que ver o Vaz dar aqueles lançamentos, o Jorge e o Arão jogaram muito a baixo, só nos resta agora vencer as ultimas partidas custe o que custar, faça chuva ou faça sol, iremos ganhar, e o Palmeiras vai cair.. SRN..

  • Só se esqueceu de um mero detalhe: o esgotamento físico dos atletas com viagens exaustivas e consequentemente, baixo desempenho durante os jogos… &;-D

    • Foi como eu disse; Bem planejado não será um problema, e mesmo viajando para lá e para cá estamos na briga pelo título, é a prova que dá sim para fazer isso. Flamengo é grande, tem que pensar como tal.

  • Só uma frase quê ao inves de escrever fora do Rio, ele escreveu foda do Rio! Kkkk

    • hauhauhauah erro feio erro feio erro rude! posso dizer que a culpa foi do corretor automático? Huahuahuah fixed! vlw pela obs TMJ!

  • Acho que devemos, sim, dar oportunidade aos torcedores fora do RJ. Não digo para virar um clube itinerante, viajando por vários estádios em um curto espaço de tempo, mas dar oportunidade a vários estados ao decorrer do ano de uma forma bem planejada, deixando, claro, o Maraca como casa principal. Cariacica, Pacaembu, Arena das Dunas e até Brasília poderiam receber alguns jogos do Fla, principalmente os de médio porte, que não lotaria no Maraca, mas teria uma grande aceitação em outros.

  • Concordo com tudo.
    Não podemos abandonar Cariacica, Pacaembu, Brasília e tantos outros lugares onde fomos muito bem recebidos.
    Além de fazer caixa, incentiva os torcedores de outros estados a serem sócios-torcedores

  • Colunista, antes de mais nada aprenda o português melhor. Ortografia e concordância merecem melhor tratamento, sobretudo, por quem se dirige ao público. No mais, quanto ao conteúdo, acho que a diretoria precisa entender que grande parte da torcida do flamengo é povão e que temos que garantir acesso a todos, inclusive combatendo a pirataria de produtos. Eu faria um programa de sócio muito mais em conta (tipo 10,00 ainda que com poucas contrapartidas), e empenharia esforços para reduzir preços dos produtos do Flamengo, estimulando abertura de lojas franqueadas pelo clube Brasil afora. Acho que todos comprariam desde talheres, até camisas oficiais, se os preços fossem acessíveis. É lucrar mais pelo volume! Nisso a diretoria tem errado. Orgulho de ser rubro-negro, ainda mais com a administração atual. Saudações RBN…

    • Pois é! E que o bom o sigaM…
      É o também penso quanto às propostas, bem dito.

Comentários não são permitidos.