O Flamengo tem obrigação de ser campeão brasileiro em 2016?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Após um ponto ganho que está longe de ser um resultado ruim ( para isso basta ver que nosso histórico contra a turma de Higienópolis lá em terras paulista…) e ainda na sequência da desclassificação para o Palestino na copa Sul Americana percebi alguns comentários azedos por parte da Nação falando em declínio técnico do time, cornetadas sobre como o Zé Ricardo é fraco, sobre como o título Brasileiro já foi perdido… nada muito diferente do normal depois de algum resultado negativo, apesar que estávamos de fato um tanto desacostumados com isso neste semestre. Mas de tudo que eu ouvi, fruto da bipolaridade indelével que acomete uma fração de nossa imensa torcida bem vestida, o que mais me chamou a atenção foi: “Agora o Flamengo tem a obrigação de ganhar esse título”. Isso não me parece nada razoável.

É perfeitamente compreensível o motivo de alguns de nossos torcedores se ressentirem por conta certos resultados e de forma passional falarem em obrigação de título nesse campeonato. Contudo o convite aqui é para uma análise mais racional.

Em meio a um campeonato de pontos corridos, difícil, longo e disputado como o nosso, a palavra obrigação em relação a ser campeão deve ser usada com muito cuidado. Pra começar é o único país no mundo que tem 12 times que se dizem grandes e que sempre no início do certame 5 ou 6 times, no mínimo, são apontados como candidatos reais ao título. Para se falar em tal responsabilidade temos que apresentar uma superioridade muito grande em relação aos adversários em diversos aspectos, tanto na qualidade do elenco, como no planejamento financeiro e de futebol. Em nenhum caso temos uma superioridade tal perante nossos atuais adversários que nos permita falar em obrigação.

Por exemplo, falando de qualidade do elenco, Flamengo, Palmeiras e Atlético MG são bem equivalentes, com forças e fraquezas distintas, mas nenhuma diferença tal que nos leve a cravar que um elenco de fato se sobressai sobre os outros. No mais, quando se fala em elenco é sempre bom lembrar que nosso elenco como conhecemos hoje se formou no decorrer do campeonato, entre os meses de julho e agosto em especial. Isso também depõe contra a questão do planejamento, em que pese toda a dificuldade que existe para a contratação de um grande jogador como Diego, por exemplo.

A análise precisa ir além do passional. Precisa ir além do ressentimento do torcedor por conta das poucas conquistas do tamanho que o Flamengo merece nos últimos tempos. Também precisamos avançar sobre decepções recentes como a desclassificação precoce da Copa do Brasil frente ao Fortaleza (Nem coloco aqui a derrota para o Palestino pois na minha opinião existem outras questões que influenciaram negativamente o time nessa ocasião… mas isso é tema pra outra coluna…). A crítica deve levar em conta o que Flamengo era administrativamente ao fim de 2012, o que somos agora e o que seremos em poucos anos. Tem que ir de encontro aos objetivos traçados para o clube no curto prazo, que estão sendo atingidos. Não deve esquecer toda a dificuldade logística que passamos nesse ano por conta da ausência de um estádio para jogarmos na cidade do RJ. E devemos ressaltar todas as dificuldade do planejamento do futebol, que passam pela saída de um técnico com problemas de saúde, pelo elenco formado tardiamente, pelo trabalho de um talentoso, esforçado e inexperiente técnico, que cada vez mais mostra sua capacidade ao competir em pé de igualdade com técnicos campeões de Libertadores e de Campeonatos Brasileiros.

E não se enganem meus amigos. Estou muito longe de jogar a toalha. Ainda faltam 10 rodadas para o fim do campeonato Brasileiro e creio no título brasileiro indo para a Gávea no fim do ano. E justamente por isso digo que não podemos esmorecer e nem jogar nos jogadores uma pressão adicional que é injusta, desnecessária e prejudicial. Juntos chegaremos ao Hepta!!!!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota -1000000: Baderneiros. A briga no jogo de basquete é inconcebível. Mostra que o problema não é o futebol, não são torcidas de times rivais e não é jogo com torcida única. O problema são esses baderneiros, bandidos travestidos de torcedores que vão aos jogos no intuito de brigar e afastam cada vez mais as famílias dos eventos esportivos. Eu me pergunto aonde estão as autoridades responsáveis…

Nota 0: FlaxFlu da bagunça. Já foi marcado para Manaus, para a “Arena Botafogo”, para Manaus de novo e agora ao que tudo indica será em Volta Redonda. Já foi dia 12 e agora é dia 13. Já teve torcida dividida e agora é 90/10, contrariando o acordo entre as partes. Isso é o Campeonato mais importante organizado pela CBF. Parabéns a todos os envolvidos.

Nota 5: Acordo de cavalheiros. Eu tenho muito orgulho de ver tudo o que a diretoria do Flamengo vem fazendo. Tenho muito orgulho de ver que o comportamento da diretoria é um comportamento honesto. Digno. Mas está na hora de entender que do outro lado as pessoas não parecem compartilhar desses mesmos valores… Que sirva de lição.

Nota 10: Semanas cheias. Sou da opinião que o time vem mostrando um desgaste físico muito alto, em especial por conta das inúmeras viagens e o excesso de jogos. Sob essa ótica, perder do Palestino e ser desclassificado da Sul Americana pode ter sido “um mal que vem pra bem.”

Seção Gato Mestre: Venceremos o Santa Cruz e nos manteremos a 3 pontos do líder. O Atlético Mineiro não vencerá o Corinthians. E o Fluminense perderá para o Santos.

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadoflamengo.com

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quero lembrar aos amigos que a dívida do Flamengo em 2013,era 750mi,a do galo,341mi.Dívida atual 546mi,galo 556mi.O galo aumentou cerca de + 60%. Fora que o Flamengo tá acabando de investir no CT.Vale a pena dever todo mundo pra ter o time do galo?O palmeiras vai pelo caminha parecido sem a grana do Paulo Nobre,total são 200mi injetados, a serem pagos,não estão computados na dívida, mas existe e é real.Então Parabéns Flamengo!!!

    • Concordo com muita coisa que você disse. Só não concordo com a sua analise sobre a situação do Palmeiras. Isso exige uma pesquisa mais profunda, mas a situação deles me parece bem equacionada…

      Abraços!!!!

  • Tem que levar conta,que fora trocentas viagens esse ano inteiro,Tem o tempo de deslocamento+Check-in,nos aeroportos brasileiros,sempre atrasados e desconfortável-horas para treinar e principalmente, Dormir.Esse cansaço mais,pode ser levado em conta,fora o Maracanã. Eles tem obrigação de acreditar,e lutarem.
    SRN

    • Exato. Abraços!!!

  • Obrigação creio que não. A vaga para a liberta está garantida, logo, o titulo seria a Cereja do bolo. O time é forte, mas a competição é muito acirrada…o que me preocupa são os clássicos. O Flamengo não vem bem nesse sentido, e sem dúvida será o grande divisor de águas, outro ponto é o time marcar poucos gols, e saldo será decisivo. O Esquema prioriza muito a defesa, mas o ataque não produz. Falta equilíbrio.
    *Obrigação era ter ido mais longe na Primeira Liga, Carioca, CDB, Sul Americana…4 eliminações é pra pensar. Brasileiro é outro papo, e se vier será ótimo, mas não vejo como obrigação.

    • Até acho o título mais que uma cereja no bolo, mas entendi o que vc quis dizer e concordo.
      Também acho que os clássicos são jogos chave…tem que vencer os 2!!!

      Até acho que o ataque produz…as chances aparecem… mas são muitos gols perdidos… contra o SP mesmo foram 2 ou 3 gols feitos perdidos… complica…

      Também acho que era obrigação ir mais longe nas outras competições, exceto na Sul Americana, que pra mim existe um contexto na desclassificação…

      No mais…

      Abraços!!!

  • Claro que não tem obrigação de ser campeão!. ….mais tínhamos elenco pra ser campeão! …vai mudar o time titular? Vai colocar o mancu no time titular? Vai botar alguém pra jogar do lado do Diego? Vai tirar esses pontas inúteis do time?….Bem se uma dessas hipóteses acontecer talvez ainda de tempo para pra SE recuperar. ….Caso não. ..e o mesmo que acreditar em papai noel! ..NÃO TEMOS TÉCNICO !!!!!!

    • Temos elenco pra ser campeão e estamos na briga. Na minha opinião o trabalho do ZR é muito bom, temos sim um bom técnico e as escolhas que ele faz que contrariam parte da torcida tem sim motivos táticos para serem tomadas…

      Abraços!!!

  • Concordo com tudo que li ai menos que venceremos o Santa Cruz e nos manteremos a 3 pontos do líder como é que é isso? Nem se o Porco perder para o América já rebaixado, porque ainda assim ficaríamos empatados. E pra mim corremos o risco de ficar em terceiro o que não é demérito nenhum para um time que foi reforçado e melhor ajustado dentro do Campeonato e com a casa nas costas igual tartaruga a de sentir um desgaste muito maior do que todos os outros, e ainda tem a Tabela mamão com açúcar para os dois oponentes diretos e a Tabela madrasta para nós.
    Pra mim este elenco que ainda está um pouco longe de figurar entre os melhores que tivemos está mais do que de parabéns porque vem fazendo uma campanha que só o Flamengo de Zico e cia faria porque há que se lembrar que naqueles tempos não faltava Maracanã para a gente jogar e os Campeonatos tinham a metade ou mais um pouco de jogos do que esses que são massacrantes demais.
    Pra mim se vier o título vai ser uma maravilha e se vier o G-4 não vou deixar de me regojizar e dar parabéns a este elenco que por causa do bicho ou sei lá mais o que nos brindou com uma aula de superação e profissionalismo que muitos como eu não esperavam, dessa maneira não.

    • Ue…hoje a diferença entre Flamengo e Palmeiras é de 3 pontos. Se ambos vencerem continuará em 3 pontos…

      No mais…sim, corremos o risco de ficar em 3 lugar…e corremos o risco de sermos campeões… estamos na briga!!! E a tabela do Galo é um pouco mais difícil que a nossa…

      Com certeza esse elenco está longe de figurar entre os melhores que já tivemos na história, mas para o momento atual é um elenco muito bom.

      No mais, é isso ai. Estamos muito bem e esse é o inicio de uma nova era, aonde estaremos sempre brigando por títulos… e isso tem que ser comemorado!!!

      Abraços!!!

  • Obrigação de ser campeão é muito pesado pra qualquer time. Isso é esporte, vários fatores atuam para um time ser campeão e muitos estão além do controle e de planejamento. Nós temos obrigação sim é de honrar a nossa história e de brigar até o fim, SEM COVARDIA. O que não pode é uma atuação apática e desinteressada como contra o São Paulo e outras nesse mesmo campeonato. Falo sempre com conhecidos do jogo com o Santos completamente mutilado lá no pantanal onde o time jogou de forma modorrenta e covarde e segurou um 0x0. O titulo ta muito dificil, tem que ser muito otimista pra achar que o Palmeiras (melhor treinado e com mais vontade) vai perder mais de 4 pontos na tabela molezinha que eles tem pela frente. Já que tá complicado mesmo e que a vaga na Libertadores tá garantida por que a gente não joga como FLAMENGO de verdade, assim mesmo em maiusculas e partimos pra dentro pra ganhar os dez jogos e ver o que acontece no final. Escalando os melhores e com sangue nos olhos eu acho que a gente faria um estrago e ganhando ou não ficaríamos satisfeitos com a postura. Só não pode é essa posturazinha do Zé Ricardo cheio de medo e de humildade no pior sentido do termo. Isso é Flamengo cacete, será que tem alguém lá dentro pra lembrar esses caras disso?

    • Concordo em muita coisa. Em outras nem tanto. Contra o SP o cansaço do time estava evidenciado. Espero que esses semanas cheias ajudem o time a se recuperar fisicamente da maratona de viagens e jogos…
      O mesmo time multilado do Santos venceu o Atl MG 2 rodadas depois por 3×0… pra dizer que não o Ricardo Oliveira tinha voltado, e por mais importante que ele seja… 3×0…. e vale lembra que, sem querer chorar, houve um penalti ridiculo no fim do jogo que não foi marcado…mas foi daqueles muito ridiculos mesmo…

      Não acho nada absurdo falar que o Palmeiras pode sim perder 4 potnos a mais que a gente nessa tabela… isso de “tabela mais fácil” é complicado…olha o jogo que o Santa fez com eles… E não acho eles nem com mais vontade nem melhor treinado…pra mim eles estão no limite… e vão cair jaja…

      E assim, é possivel vencer todos os jogos que faltam… mas é muito, muito díficil…nunc aconteceu na nossa história e na história do campeonato 10 vitórias seguidas… e nem digo que isso é necessário para o título…

      Agora…são 10 finais… são os 10 jogos mais importantes da vida por agora!!!

      No mais, acho o trabalho do ZR muito bom e espero que ele tenha longa vida no Fla.

      Abraços!!!

  • Flamengo nessa briga é a zebra, isso é fato. Não teve nem de perto o mesmo investimento que seus concorrentes tiveram diretamente no futebol, sofre contra o doping financeiro de times financiados por playboys e megalinhaniacos. Começamos a poucos meses a colocar esse elenco em andamento e o primeiro trabalho profissional do treinador tem poucos meses ainda, isso sem falar em desgaste de viagem e falta de tempo pra criar alternativas.

    Eu nesse momento estou muito feliz com o trabalho e suas futuras possibilidades, claro que quero ser campeão. Mas lembremos que a poucos meses não existia nada, agora existe um luz que não vai acabar caso não ganhemos o campeonato. Esse é só o primeiro ano dessa virada, o futuro com certeza reserva mais para nós. A maioria das coisas que nós nos baseamos para prever o título são folclore é parte da nossa cultura flamenga, o time não vai se manter mágico até o fim do campeonato como não se manteve em 2009. Alguém lembra do empate com o Goiás em 2009, em pleno maraca lotado?

    Vamos em frente porque tudo agora é lucro!

    • Zebra também eu acho exagero. O investimento pode até ter sido menor, mas não resta dúvidas que a contratação do Diego nos colocou em situação de igualdade com os outros 2 concorrentes ao título…

      No mais, concordo com você…Estamos muito bem e esse é o inicio de uma nova era, aonde estaremos sempre brigando por títulos… e isso tem que ser comemorado!!!

      E o título ainda esta a nosso alcance…

      Abraços!!!

      • Se vc levar em conta que o time do coqueiros joga junto à pelo menos um ano e já foi campeão, mesmo que com dificuldade, alem de ter sido reforçado e ter um trabalho mais estável e duradouro que o nosso. E, o patético tem uma base de time que vem jogando junta a 3 ou 4 anos e se reforçou fortemente para o campeonato.

        Nós somos, sim, uma zebra, ate o meio do ano não tínhamos time, não tínhamos técnico, não tínhamos um trabalho no futebol bem estruturado e nosso time mesmo que reforçado não rendia.

        Não creio que a chegada de um jogador mude um time de patamar até porque segundo consta o Diego ainda tem o que melhorar, mas eu vejo a chegada da zaga que aí está como um divisor de águas. Ofensivamente nosso aproveitamento é o mesmo do início do ano, fraco. Continuamos perdendo jogo por não aproveitar as chances que temos e, apesar de criar, não somos contundentes.

        SRN

        • Com o Dinheiro que teremos ano que vem (70milhoes) com a possivel administração do Maraca e mantendo a base atual do time, Temos obrigação de ser campeão da Libertadores de 2017, levando em conta tudo que sofremos esse ano, por conta de tecnico ultrapassado que atrasou toda a nossa pré-temporada, com o fato de não ter o Maracanã e ter que jogar sempre fora do Rj,não temos obrigação de ser campeão, mas o TIME tem a OBRIGAÇÃO de lutar pelo titulo até a ultima rodada do campeonato, horrando toda a historia do Flamengo, horrando o nosso Manto Sagrado!

  • não mais tem obrigação de pelo menos brigar até o final do campeonato

    • Exato!!!

  • Não acho que tenha a obrigação pelo fator casa.

    • Entre outros fatores…

      Abraços!!!

  • tem obrigação de ganhar na natação, vólei, basquete, ginastica, futebol e tudo que leva o nome flamengo, não podemos pensar em entra em uma competição so pra ganhar uma vaga em outra, temos que ser campeão, temos que entra pra ganhar, somos flamengo.

    • Uma coisa é entrar para ganhar, entra com afinco e ser candidato ao titulo. Outra diferente é ter obrigação de ser campeão…

      Abraços!!!

      • todo clube grande tem a obrigação, se vai ganhar não sei mas que tem obrigação tem

        • Mas essa “obrigação” vai pro lado passional… pro lado torcedor…

          • nos sabemos do amor da torcida, sabemos quando o time esta mal e vai lutar so pra se livrar, sabemos quando não da mais para o titulo, mas o clube tem que entra com obrigação de ganhar, de brigar pelo titulo, o clube tem que ter postura grandiosa.

            • Veja a diferença entre “obrigação de brigar pelo título” e “obrigação de ser campeão.”

              Concordo com tudo que vc disse agora.

              Abraços!!!!

  • Será se o curica quer o Jamal e o Cirino pelo Marquinhos Gabriel??

    • Deixa o Marquinho lá mano, não serve pra o novo Flamengo.E sim, eu também não quero Jamal e Cirino.

    • Reza a lenda que pode rolar uma troca entre entre Santos e Flamengo: Cirino por Damião. A conferir.

  • Obrigação não.

    Até porque Infelizmente parece que falta alguma coisa nesse time para ser campeão. Acho o time conformado com a vaga na libertadores.

    Não vejo um elenco melhor que o nosso em palmeira e galo.

    Nosso esquema é meio retranqueiro, a principal função dos meias laterais é a marcação. O que não é necessariamente ruim, mas nos deixa sem poder de fogo.

    Mas nossa função é torcer e acreditar sempre!

    • Nem acho esse time conformado. Veja os resultados buscados na bacia das almas…é um time brigador… agora… é um time cansado…

      Torcer para as semanas cheias trazerem uma recuperação física….

      Também não vejo nosso esquema como retranca… as chances de gol aparecem…tem é que ser aproveitadas…

      Abraços!!!

      • Que o time é retrancado é uma constatação, nossos meias pelos lados estão muito mais pra laterais do que pra apoiadores, e não há um revezamento onde um é mais ofensivo e o outro defensivo, ambos são defensivos, ZR já falou isso em entrevista. Fora que nosso Scout defensivo melhorou e o ofensivo continua horroroso. Manter dessa forma nos afasta do título.

        Sobre o time está satisfeito eu digo que no intervalo do jogo do Corinthias contra o Atlético ontem, entrevistaram o Robinho sugerindo que o empate estava bom. Ele corrigiu o repórter e disse que só interessava a vitória.

        Eu não vi essa postura do nosso time contra o SP. Achei todo mundo feliz cm o empate, mesmo o empate nos dando 2 rodadas atrás do Palmeiras.

        Ir pra libertas direto pra fase de grupos é bom. Mas acho que tão pertinho tentar o título, mas não sei se o ZR terá bolas pra isso.

        • Não acho que isso seja exatamente um time retrancado. É bom lembrar a terra arrasada que era esse time em Maio. Em casos assim, certamente a primeira coisa a se arrumar é a defesa. Mas veja que na maioria dos jogos temos boas oportunidades do gol que nossos jogadores desperdiçam insistentemente. Contra o SP, por exemplo, que foi um jogo que jogamos mal, foram ao menos 3 oportunidades claras, todas desperdiçadas…

          Sobre essa questão de achar ou não o empate bom, vai muito da circunstância, de fazer uma análise realista e até de jogar pra galera. Empatar com o SP no Morumbi não é um resultado ruim, ainda mais considerando a situação física do time. Ruim foi empatar em Brasília, com um pênalti perdido aos 47 do segundo tempo, Ruim foi empatar o clássico com o Botafogo estando ganhando o jogo por 3×1… mas enfim…

          Certamente temos que tentar o título e acho que o ZR já esta tentando isso. O trabalho é bom. Só acho que falar em obrigação dadas todas as circunstâncias, é pesado…

          Abraços.

  • Obrigação de ganhar? Não. Mas de lutar até o final, sim.

    • Exato!!!

  • Isso é pra tirar o peso de não levar o campeonato. Só pra dizer, “lembra, eu escrevi numa coluna que não era obrigação… “. Se em 2009 foi obrigação, este ano é mais ainda.
    O elenco é um dos melhores do país mas o técnico e burro e medroso.

    • Não exatamente… é a expressão de uma opinião mesmo…

      Sob a mesma analise 2009 também não era obrigação… tanto é que contamos com tropeços monstruosos de times que iam a frente…

      Falar em obrigação nesse caso é paixão. A analise tem que ser feita de forma racional. Obrigação é uma palavra muito forte e na minha opinião só deveria ser usada em caso de superioridade absoluta, o que está longe de ser o caso…

      Abraços!!!

  • Luiz Henrique, você é um dos melhores colunistas do site. Sempre coerente e direto. Parabéns pelo texto. Só dicordo sobre a atitude do fla nesse imbróglio com o flu. O combinado não sai caro e passar o jogo para a quinta seria o público não seria o mesmo. A única motivação do flu era dividir a renda. Procurar a CBF por baixo dos panos após o acordo não foi uma bela atitude.

    • Muito obrigado pelo elogio!!! Conto sempre com a presença de vocês!!

      Concordo que o combinado não sai caro…Só acho que a procura não foi por debaixo dos panos…era algo que o Flamengo já tinha demostrando interessem fazer… e já tinha até feito uma consulta sobre o assunto, se não me engano…

      Abraços!!

  • Obrigação não é:esse ano a direção botou como meta alcançar a libertadores de 2017/Praticamente concluído a missão.

    Mas oque nos revolta é saber que se o Zé tivesse pensado melhor, estaríamos a uns 10 pontos do palmeiras.ele fala tanto em rodagem e o quanto o grupo é grande e talentoso mas nunca mexe 1 peça, mesmo quando existe a necessidade como a saída do Gabriel,chiquinho,MA(ele nem tanto mas continua horrível.) o cara sabe o quanto o campeonato e grande e nunca faz mexidas na escalação ou nas substituições, e sempre as panelinhas Fernandinho,Cirino(Graças que não joga mais com regularidade), Gabriel e cade oportunidades pro Adryan,Mancu,Cuellar,Vizeo,paqueta… que já mostraram qualidade,Era óbvio que uma hora haveria cansaço excessivo, esse campeonato está equilibrado por culpa nossa e da arbitragem (mas essa já estamos acostumados), pois se fôssemos mais competentes como os porquinhos que não desperdiçaram pontos contra os lá de baixo como Sport,Figueirense,Sao Paulo…como nos desperdiçamos, estaríamos na liderança e creio que se parasse de ser retranqueiro com esse 4-3-3 estaríamos com um saldo bem superior.

    • Retranqueiro no 4-3-3? Não entendi nada. No mais, o Zé está tirando leite de pedra. Nosso elenco está abaixo do Palmeiras e Galo e nossa campanha está muito boa. Não entendo essas críticas. Cuellar quando entra só faz besteira. Mancuello não tem velocidade. Tirar o Diego pra colocar o Mancuello? Jamais. Adrian é uma eterna promessa e nem o Nantes quis ficar com ele. Quem acompanha os treinos e a disposição/rendimento de cada jogador é a comissão técnica. Ficar criticando do sofá de casa é muito fácil. Deixa o Zé trabalhar. Estamos em 2 no campeonato. Com os cornetas daqui parece que o fla está lutando contra o rebaixamento. É triste.

      • Acho que nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Nem somos retranqueiros e nem jogamos de fato no “clássico” 4-3-3, que de fato é extremamente ofensivo e quase incompatível com o futebol moderno. Jogamos no tal 4-2-3-1 , aonde os pontas tem muitas funções defensivas. Mas não acho o Flamengo uma retranca.

        Por outro lado também não aho que o ZR esteja tirando leite de pedra e entendo que nosso elenco está hj em pé de igualdade com os de Palmeiras e Atl MG. Contudo, entendo sim que o trabalho do ZR é sim muito bom e espero que ele tenha longa vida no Flamengo…

        Abraços!!!!

    • 423—–1 a formação!

      O atacante bem longe assim mesmo do resto do time!

      • Concordo com essa observação. Ainda que ache díficil fazer certos ajustes em situações como a que o ZR encontrou no Flamengo… Estamos na briga pelo título mesmo com alguns problemas e acredito no título!!!

        Abraços!!!

        • Eu realmente admiro o ZR pelo que fez até agora.

          Provou que é um bom bombeiro. Joel Santana também era.

          Agora está na hora de provar que é um técnico de ponta.

    • Eu entendo o por que da discordância do ZR em certas escolhas. Mas entendo tb o lado dele e as escolhas dele não me parecem ter nada a ver com “panelinhas”. Existem motivos táticos pra maioria das escolhas dele e existe muita coisa que só que tá ali todo dia consegue ver e nós, principalmente pelo jogo da TV, deixamos escapar.

      Na minha opinião o trabalho do ZR é bom e espero que ele tenha longa vida no Flamengo. Espero que ele possa fazer uma pré temporada com o time, escolher algumas peças do agrado dele e assim poderemos fazer um juízo melhor das coisas…Mas até o momento o trabalho é elogiável…

      Abraços.

  • O Flamengo tem OBRIGAÇÃO de brigar por todos os campeonatos que ele disputa. Se será campeão é outra história.

    • Obrigação de brigar por títulos? Sim.

      Obrigação de ser campeão nesse campeonato, nesses circunstâncias? Acho muito forte isso…

      Abraços!!!

  • Luiz, queria deixar meus sinceros parabéns.

    Não só por esse texto, mas pelo compromisso e responsabilidade que, pelo menos pra mim, sempre estão presentes nos seus textos.

    Sua opinião está sempre implícita, mas a forma com a qual você se comporta como formador de opinião é notável, e destoa de todos os outros colunistas daqui!

    Sobre o texto: não tinha obrigação de ganhar do são paulo, nem temos de ganhar o campeonato. Vamos sim, lutar muito, são dez rodadas, dez decisões. Domingo sim, se quisermos esse campeonato, é ganhar (e bem) do santa!

    • Puxa…fico absolutamente lisonjeado com os elogios!!! Só posso agradecer e pedir para que continue nos acompanhando!!!

      No mais..é isso ai… temos que brigar até o fim. Isso sim é obrigação!!!

      Abraços!!!!

  • Daqui para frente, com a casa arrumada, obrigação é de sempre estar entre os primeiros e brigar até o fim. Título é bom, mas precisamos primeiramente mostrar q estamos em outro patamar.

  • Sigo o relator. Obrigação é a classificação para a Libertadores todo ano, ainda mais agora com o acréscimo de 2 vagas pelo Campeonato Brasileiro, o título é almejado a partir do momento que está próximo do líder, mas várias circunstâncias relatadas pelo colunista e conhecidas por nós, não nos credenciava ao título no início do campeonato. No momento, temos que apoiar até o fim do campeonato e após isso, comemoraremos ou cobraremos. SRN

    • Perfeito

    • “Sigo o relator”. Essa foi bacana!!! kkk

      Abraços e continue nos acompanhando!!!

  • Realmente perdemos o campeonato não sei se é cansaço ou mau preparador físico!!! O certo é q nos últimos jogos o palmeiras finaliza e voa marcando e nos finalizamos pouco e perdemos as poucas oportunidades q temos ( e guerreiro chora todas q erra tipo viado ) e ficamos olhando os adversários jogando sem sede d marcação como um campeão tem q ter!! Escolhemos os jogos pra fazer isso!! Assim não dá pois são 38 jogos q valem os msms 3 pontos!! Daria pra escolher se algum valesse por exemplo 6 pontos!! Mas não é assim

    • Permita-me discordar.

      Não acho que perdemos o campeonato.

      Não acho que o Palmeiras está com essa bola toda…

      Não acho que o preparo físico seja mal feito, pelo contrário. Mas as viagens excessivas certamente tem cobrado um preço… espero que as semanas cheias possam ajudar o time a se recuperar fisicamente pra este fim de temporada…

      De fato temos que aproveitar mais as chances de gols que temos…

      Abraços!!!

      • A matemática é cruel!! O realismo tbm!! o fato é q se jogarmos como jogamos contra palestino São Paulo cruzeiro sport não arrumaremos nada!! Agora se conseguirmos jogar como contra a chapecoense figueirense palmeiras galo e outros as últimas 10 ainda dá!! Claro q torcendo pro palmeiras jogar alguma desmotivado coisa q ts difícil d ver!! Q inveja

  • Concordo com o texto. Só não estou convencido que a eliminação para o Palestino tenha sido boa.

    • Nunca é bom perder. Mas….a males que vem pra bem!!!

      Abraços!!!

  • Ganhar o Brasileirão n é obrigação. Obrigação era vencer o Palestino, Fortaleza e o Vasco!

    • Cirúrgico.

    • Ganhar do Fortaleza e do Vasco era mesmo. O jogo do Palestino existe um contexto que ameniza bastante a situação…

      Abraços!!!

      • Tem um contexto que ameniza a situação, mas não deixa de ser uma vergonha por ter o resultado a favor e jogando em casa com a torcida a favor.

  • Bacana o texto.

  • Mano foram 4 eliminações no ano, esse título brasileiro ia cair muito bem pra fechar o ano

    • Ia cair bem pro Palmeiras e pro atlético tbm, todos os 3 n ganharam nada esse ano. Acho que o pior seria pro galo por ter um elenco mais estrelado e mais caro, será uma decepção se esse time n ganhar nada.

  • Sim! de ser de todas as competições daqui pra frente! chegou a hora de ser absoluto no futebol brasileiro!

    • Obrigação de brigar sempre por títulos? Concordo.

      Obrigação de ser campeão especificamente nas condições atuais? Nem tanto…

      Abraços!!!

      • Cá entre nós, time algum fora do mundo europeu tem essa obrigação, mas n vamos adotar esse papo kkkkkkkkkk deixa como obrigação q pelo menos pressiona e nao deixa eles acomodados ??

Comentários não são permitidos.