O que aconteceu com o “motorzinho” Everton?

Compartilhe com os amigos

A história do Everton no Flamengo é vasta, em sua primeira passagem pelo clube foi campeão brasileiro num time que era comandado por Petkovic, o melhor camisa 10 da história recente do clube e Adriano Imperador que dispensa comentários. Everton mesmo muito jovem foi importante naquele momento do Flamengo por substituir o Juan, improvisado na lateral esquerda. Já em sua primeira experiência pelo “mais querido” ele mostrava uma de suas facetas, a polivalência.

No seu retorno ao clube, mais experiente e após grande temporada pelo Atlético paranaense, chamava atenção pela sua disposição física, incansável pelos flancos do campo.

A polivalência continuava marcante, a sua vocação ofensiva o credencia a jogar de meia ou atacante (pelos lados do campo), por ter velocidade, ser voluntarioso e obediente taticamente também costuma ter funções defensivas mesmo atuando mais a frente (pressionando a saída de bola do adversário e inibindo a progressão ofensiva dos laterais).

Embora tenha jogado mais pelo lado esquerdo do campo, também pode atuar pela direita o que costuma confundir a defesa adversaria. Enfim, é um jogador muito interessante e moderno pelas diversas possibilidades táticas que o comporta.

Não é por acaso, que Everton foi considerado por um bom tempo o “motorzinho” do time, mas, neste ano o rendimento do jogador caiu bastante, inclusive teve a sua venda cogitada para o futebol chinês e seu nome vem com alguma frequência sendo especulado em outros clubes.

Nesta temporada excetuando alguns lampejos de qualidade, o jogador tem estado muito abaixo do que pode render em campo, não tem sido tão agressivo em jogadas individuais, esta participando menos das investidas ofensivas e de incansável passou a ser um jogador frágil fisicamente.

A ausência do Maracanã prejudica o planejamento do time, tendo em vista, o grande número de viagens o que gera maior desgaste físico aos atletas, mas, seria apenas este o motivo da queda do rendimento do Everton? É somente uma má fase do atleta? A quase saída do clube no primeiro semestre o desmotivou e desde então ele não se recuperou?
Acredito bastante na capacidade do Zé Ricardo de recuperar atletas, ele já demonstrou a sua eficiência nesse quesito com o Pará, elevar o nível das apresentações do Everton seria um grande feito pessoal e um reforço ao time nesse final de campeonato!

Everton é de longe melhor que Fernandinho, Gabriel e Cirino, estando em boa fase pode contribuir bastante para a conquista do brasileiro, torço para que recupere seu futebol e condição física. Sem dúvida, seria mais uma grande arma nas mãos do Zé Ricardo!

Mauricio Dias

Deixe suas críticas, sugestões e comentários.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já tem muito tempo que ele não joga nada. O Zé Ricardo o mantém apenas para recompor a marcação.

  • Exagero.

    No esquema do ZR onde o time joga essencialmente preocupado com a defesa ele vem fazendo o seu papel.

    Querem que o cara volte pra marcar o lateral até a linha de fundo e depois ainda apareça como uma bala no ataque. Não vai funcionar assim.

    • Amigo, grandes jogadores de equipes europeias agridem os laterais. O que dizer de Cristiano marcando Daniel Alves. Isso faz parte.

      • Não lembro de ver CR7 voltando todo hora pra marcar não. Esporadicamente ele vai sim.

        • Sabe por que não vem? Casemiro segura. ANtes tinha o Xabi Alonso. Quando o Xabi saiu o Real Teve uma pequena sobrevida, mas teve vários vexames.

  • pra mim o everton é superestimado,jogador mediano e bastante irregularjoga uma partida rasoável e 5 ruins

  • Zé ruela recuperou o para ?…sério isso?…Pará pra minha nunca foi essa pereba que muitos falam aqui….apenas está aproveitando sua oportunidade. ..me sinto a vontade pra falar do Pará pois sempre fui um dos poucos aqui que sempre o defendeu…colocar a melhora do Pará na conta do zé ruela só pode ser brincadeira fala sério . …em relação a o Everton ser melhor do que essas imundices que você falou isso não resta duvidas.

    • Também acho (sou outro que “defendeu” o Pará). Em suas passagens pelo Grêmio e Santos, ele mostrou ser um bom lateral, equibrado tanto no aspecto defensivo quanto no ofensivo. E apenas isso. Mas infelizmente, a saída do Léo Moura deixou a posição carente de um ídolo e “sobrou” para o Pará… &;-D

    • Não, coloca a melhora do Pará na sua conta ! É cada um que aparece por aqui que fica dificil não se estressar.

    • Guarde sua vuvuzela amigo

  • Viagens? Tem 500 revezando as 2 posições de pontas.

  • A verdade é que não basta só correr!

  • Eu considero dois problemas para ele, uma foi depois da multa do bonde da stela, ele foi o mais abalado e não se conformou com a multa e levou com ele o Cirino que é muito amigo dele, o outro foi o fato do Zé preteri a braçadeira de capitão ao Arão, naquele momento com a ausência do Juan ele seria um dos a pegar a braçadeira, isso o deixou visivelmente irritado com o Zé, então pra mim o caso dele é sair mesmo no final do ano apesar de ainda ser útil e muito útil de quisesse……e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

  • Sinceramente achei esquisito este texto pois não considero o ano do Everton ruim, principalmente do campeonato Brasileiro pra cá, agora se o autor esperar algo acima da média do Everton ele ta totalmente equivocado, é um jogador rapido e polivalente e pronto, nunca esbanjou tecnica e nunca foi de ter altos números de gol, o típico jogador comum porém útil.

    • Vinicius eu tenho achado ele abaixo da média, tá menos aguerrido, aparecendo menos nas partidas, fisicamente também n está bem. É um jogador q pode render mais, por isso direcionei essa matéria a ele. Grande abraço e obrigado por participar!

  • O cara já passou umas 4 temporadas no Fla e só jogou bem mesmo em parte de uma, a vdd é que ele é ruim msm

  • Na minha opinião o Everton mudou a forma de jogar… agora ele obedece um importante esquema tático que o limita a fazer o que ele bem queria. Antes ele se mandava ao ataque e voltava quando queria. Agora não…. ele tem obrigação de marcar os laterais.. .assim como o Gabriel faz pela outra ponta. Acho que essa limitação tática, que é de suma importância pro esquema do Zé, é que dá a impressão que ele caiu de rendimento.
    SRN!

    • concordo em 50% do que disse, pois considero também que a falta de poder defensivo e ofensivo dos volantes, força-o ainda mais, diminuindo e muito no seu rendimento.

      • É isso aí !!!!
        SRN!

    • Está também é uma possibilidade, mas, é um jogador mto participativo, aguerrido e q poderia funcionar mais como válvula de escape do time na transição para o ataque. Particularmente gosto do jogador, acho bom ter alguém tão polivalente no plantel! Tenho notado ele abaixo da média… Mto obrigado pela participação e um grande abraço!

    • Acho que o ZR encontrou a posição dele em campo.

      Um meia que auxilia bastante na marcação.

      Só acho que não precisamos de dois meias desse tipo todos os jogos.

  • Tá batendo biela…

  • A queda de rendimento, no meu ponto de vista,vem desse tal rodízio que o Zé faz a cada jogo, uma partida começa com o Everton e Gabriel, noutra Everton e Fernandinho, noutra Everton e Girino, depois ele esquece o Everton e começa, Fernandinho e Sheick, Fernandinho e Gabriel, Fernandinho e Girino, fica fazendo um rodízio louco na frente (sem contar com lesão, suspensão, e ainda a insegurança do atleta que deve pensar -” se eu não for bem nessa partida ele me saca” ….
    Ainda vale ressaltar que o maior problema no mengo, é na defesa e na saída de bola; e isso custa caro aos pontas que estão mais preocupados em fechar o meio os lados, quando exigidos a aparecer no ataque ou na criatividade, as pernocas já estão mortas falta oxigênio,
    isso ocorre porque dificilmente os nossos dois volantes “craques”, araujo e arão que poderiam executar tal procedimento, não fazem, e pior quando os pontas o fazem e roubam a bola, não aparecem como elemento surpresa; quantas partidas já vimos em contra ataques, os volantes “craque” arão e araujo andando enquanto os pontas depois de ter dado uma baita de uma carreira marcando ate a linha de fundo ter que dá outro pique para aparecerem no ataque ;
    quantas vezes já vimos o Diego ter que voltar a bola justamente porque nos contra-ataques não há opções de passe;
    A única solução que o Zé Comédia encontra é: cansar os laterais adversários (ou sistema defensivo) para depois repor os pontas que não aguentam mais, me parece a mesma coisa que o palmeiras do cucabol faz, só que em vez de cansar o adversário, o time do cucabol, procura sempre jogadas de laterais, bolas alçadas na área, escanteios, a espera de alguém empurrar a pelota pro gol, no meio da confusão; – assisti o jogo do Palmeiras e Santa Cruz, o time da casa jogou muito mais que os Peppa, se não fosse os erros bobos do sistema defensivo do santa dificilmente os Peppa sairiam com a vitória.

    Pra mim o mal rendimento do Everton, ou dos nossos pontas é acrescido de nossa deficiência defensiva, da saída de bola, e da falta de eficiência ofensiva dos volantes que ficam parados no meio de campo. Principalmente em jogos com adversários mais fortes tecnicamente.
    Por fim, Flamengo e Palmeiras, não estão jogando o fino da bola como muitos comentaristas e analistas dizem, apenas, encontraram uma maneira de vencer os concorrentes sem jogar bonito. Para o futebol brasileiro acho uma vergonha os dois líderes vencerem dessa forma.

    • Amigo, esse tempo de vaga cativa na equipe acabou! Joga quem estiver melhor e em consições. Sheik queria jogar com uma barriga maior que a do Douglas é foda.

      • s grandes equipes possuem “cadeiras cativa” sim…barcelona real madrid , M. United etc

        • Verdade, no Flamengo tem muitos Messis, Neymares e Suares

          • chibil

  • Pra mim sempre foi lateral esquerdo, acho q ele tinha q ser reserva do Jorge e esquecer essa historia de Hermes!

    • Também acho que se ele dedicasse mais a jogar como lateral, iria render muito mais. Porém, soube que ele não gosta de atuar como lateral, fazendo-o apenas por extrema necessidade. Uma pena! &;-D

  • Nada. Ele sempre foi burro e talvez seja o jogador mais burro que existiu. Acontece que em 2014 tinhamos um time horrível que jogava no contra-ataque e ele podia seguir como um platelminto cego que detecta o gol por seus sentidos.

    • kkkk

    • Burro, ele não é. No entanto, o passe final dele não possui muita qualidade… &;-D

    • “platelminto cego”.. maluco kkkkkkkk

  • Vai v pifo…..kkkk

  • Não vou citar a sua vida fora das quatro linhas (bira, noitadas)…Um pouco de cada coisa. A má fase pose ser o maior dos motivos…a parte física todos sentiram. Realmente a falta de uma casa gera esse desgaste e Everton depende muito do físico para render bem, e ele pode estar desgastado. Gosto desse jogador, que realmente corre o tempo todo. Ele com Jorge vão bem a meu ver, o problema é mais a direita, com “Gabriel” tá foda.

    • Com Gabriel tá foda!

  • nunca foi essas maravilhas toda, uma coisa que acaba com o atleta e seu rendimento acaba sendo demostrado dentro de campo se cham NOITADA, uma noite perdida ja era.

    • O Cara Tem Todo Direito De Se Divertir, Ele Tem Uma Vida Pessoal Alem Do Futebol Deixa De Ser Chaleira

      • O problema é quando a vida pessoal interfere no profissional

  • O problema dele tem nome, e se chama Stella Artoais… dele do Cirino, do Alan…

    • Para mim, a Stella nunca foi um problema! E olha que não sou muito de tomar cervejas! PS.: prefiro a Brahma Malzbier… &;-D

Comentários não são permitidos.