Palmeiras favorito, G-4 ‘quase lá’ e Z-4 entreaberto; veja a matemática do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Cinco rodadas faltam para definir o campeão, os times classificados para a Libertadores e os rebaixados. Assim, o Campeonato Brasileiro entra em sua reta decisiva com – quase – todas as disputas em aberto. “Apelemos”, então, para a matemática.

De acordo com o site “Probablidades do Futebol”, cinco times ainda têm chance de ser campeão, 13 brigam pelas cinco vagas restantes na Libertadores – o Palmeiras já está garantido – e 11 duelam contra o rebaixamento.

O que é o “Probabilidades do Futebol”? A descrição no site diz: “Através de simulações computacionais, nós fazemos previsões sobre os principais campeonatos de futebol de pontos corridos do Brasil. Somos um grupo do Departamento de Matemática da UFMG apaixonados por futebol e matemática que realiza esse trabalho desde 2005.”

Veja, abaixo, as probabilidades para cada situação e a tabela dos times envolvidos em cada disputa, lembrando que a partida entre América-MG x São Paulo, na noite desta segunda-feira, não está contabilizada:

Campeão
O Palmeiras, líder do Campeonato após 33 rodadas, aparece como o principal candidato ao título nacional, com cinco pontos de vantagem para o Flamengo, segundo colocado na tabela e também na probabilidade de ser campeão.

O empate entre Atlético-MG e Flamengo fez com que o Santos, que derrotou o Palmeiras no clássico paulista da rodada, pulasse para terceiro na classificação e na chance de título, deixando o time mineiro na quarta posição.

O Botafogo, 13 pontos atrás do Palmeiras com 15 pontos em disputa, aparece na tabela por ainda ter chances matemáticas de ser campeão.

Abaixo, os jogos que restam para os times que brigam pela taça:

Libertadores
O G-4 tem seus donos. Palmeiras está lá. Santos, Flamengo e Atlético-MG, quase. O Botafogo namora de mãos dadas com a quinta vaga.

O Atlético-PR tem mais chances matemáticas de completar o G-6 – que ainda pode virar G-7, o tempo dirá -, mas Corinthians, Grêmio, Fluminense, Ponte Preta, São Paulo, Chapecoense, Cruzeiro e Sport ainda podem sonhar, uns mais, outros bem menos, com uma vaga na principal competição da América em 2017.

O curioso é que cinco desses times – Sport, Cruzeiro, Chapecoense, São Paulo e Ponte Preta – também lutam contra o rebaixamento, ou melhor, lutam muito mais contra a queda do que pela Libertadores.

Rebaixamento
A situação de Santa Cruz e América-MG é das mais desesperadoras. A vida do Figueirense também não está fácil. Pela probabilidade, as chances de as três equipes deixarem a zona de rebaixamento são remotas.

O Vitória, 59,5%, também aparece com números perigosos. Inter, com mais de 20%, e Coritiba, com mais de 15%, são os times com pelo menos dois dígitos de chance para a quarta e temida “vaga” no Z-4.

Sport e Cruzeiro aparecem com menos de 10% de chance de queda, enquanto Chapecoense, São Paulo e Ponte Preta têm menos de 1% de probabilidade de disputar a Série B em 2017.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também