Notícias

PVC: ”Palmeiras tem vantagem sobre o Flamengo igual à de 2009”

O Palmeiras venceu o Sport e o Flamengo empatou com o Corinthians e isso deixa o time de Cuca a uma distância do segundo colocado que nenhum time perdeu depois da 32a rodada, desde o início dos pontos corridos. Mas é exatamente a diferença de pontos (6) que o Flamengo tinha para o Palmeiras na 32a rodada de 2009. Naquela campanha, o Palmeiras era líder apenas dois pontos acima do segundo colocado, o São Paulo: 59 x 57. O Flamengo estava em sexto e tinha 53 pontos. Estava atrás também de Atlético, Internacional e Cruzeiro.

É diferente ter diferença de seis pontos sobre o segundo colocado de ter seis pontos de distância para o sexto. A tranquilidade de abrir uma distância tão grande a seis rodadas do fim ajuda a ganhar o Brasileirão. É o que a história conta.

Desde que o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos e 20 clubes, apenas quatro times alcançaram seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado na 32a. rodada. Todos foram campeões. O São Paulo de 2006, o Fluminense de 2012, o Cruzeiro de 2013 e o Corinthians de 2015. A maior diferença foi a do São Paulo, que tinha 68 pontos contra 54 do segundo colocado, o Palmeiras. Também o Cruzeiro de 2013, com 68 pontos contra 55 do Atlético Paranaense. O Fluminense de 2012 tinha distância para o vice-líder Atlético idêntica à do Palmeiras hoje: seis pontos.

A curiosidade desta campanha é que Corinthians e São Paulo, rivais históricos, ajudaram o Palmeiras a alcançar a diferença de seis pontos para o Flamengo. No dia 1 de outubro, o rubro-negro empatou com o tricolor no Morumbi. Na reabertura do Maracanã, o Corinthians empatou por 2 x 2.

O Flamengo jogou melhor do que o Corinthians na maior parte da partida, especialmente no segundo tempo. Diego e William Arão erraram mais passes do que é costume, mas chamaram a organização do jogo durante toda a partida. Guerrero marcou os dois gols e reforçou a fama de fazer gols que valem pontos. Mas um deles em impedimento.

No Allianz Parque, o Palmeiras sofreu até os 30 minutos do primeiro tempo, com grande atuação do Sport. Diego Souza achava espaço às costas dos volantes e com inversões com Rogério, o outro atacante. Pelas pontas, Éverton Felipe e Rodney Wallace eram muito rápidos e levavam vantagem, principalmente Éverton Felipe no setor de Zé Roberto. No segundo tempo, Éverton Felipe perdeu gol frente a frente com Jaílson.

A liderança do Palmeiras ampliou-se muito em função das boas atuações de Jaílson, seu goleiro no Allianz Parque, e Wálter, guardião corintiano no Maracanã. Também havia chance de o árbitro marcar pênalti de Mina, que tocou o braço na bola no lance exatamente anterior ao primeiro gol palmeirense, marcado por Dudu.

Mas a vitória chegou também pela competência do Palmeiras e pelas jogadas ensaiadas de Cuca. O segundo gol, de Tchê Tchê, nasceu assim.

Abaixo, veja a diferença do líder para o vice-líder em todos os Brasileiros por pontos corridos com 20 clubes:

2006 – 1. São Paulo 64 pontos; 2. Internacional 59 pontos

2007 – 1. São Paulo 67 pontos; 2. Palmeiras 54 pontos

2008 – 1. Grêmio 59 pontos; 2. São Paulo 59 pontos

2009 – 1. Palmeiras 57 pontos; 2. São Paulo 55 pontos

2010 – Fluminense 57 pontos; 2. Cruzeiro 57 pontos

2011 – 1. Corinthians 58 pontos; 2. Vasco 58 pontos

2012 – 1. Fluminense 69 pontos; Atlético 63 pontos

2013 – Cruzeiro 68 pontos; 2. Atlético Paranaense 55 pontos

2014 – 1. Cruzeiro 64 pontos; 2. São Paulo 59 pontos

2015 – 1. Corinthians 70 pontos; 2. Atlético 62 pontos

2016 – 1. Palmeiras 67 pontos; 2. Flamengo 61 pontos

Fonte: Blog do PVC

Yuri Sobral

Ver comentários

  • Não vamos confundir as coisas.

    Em 2009 nós estávamos em uma crescente, em ascensão e o Palmeiras estava em grande declínio.

    Esse ano é diferente. Além da regularidade do Palmeiras, nós estamos deixando de ganhar pontos importantíssimos, como os de hoje.

    A única semelhança com 2009, é a diferença de pontos e rodadas, fora isso, o cenário e totalmente diferente e muito mais difícil de ser revertido.

    Mas, como bom rubro negro, enquanto houver possibilidades matemáticas, eu acreditarei.

    SRN!!!

    • estamos oscilando nesse momento, pode ser que o Palmeiras comece a oscilar na próxima rodada e nós a ganhar. Não podemos desistir!

    • Concordo..

      Ainda tenho esperança pq ela é a última que morre,mas é visível que estamos perdendo fôlego.

      Acho até bem provável que o Palmeiras perca pontos contra Atlético e Santos e não seria absurdo eles perderem os dois jogos.O problema é que nós não estamos jogando bola pra ganhar desses mesmos adversários.

  • Ver o Flamengo jogando no Maracanã é triste, um campo completamente

  • pra mim temos qe focar no g3 se eles tropessarem ok mas a tabela é absurdamente favoravel tbm,sem falar q estamos jogando mal pra kct

  • Não, PVC, as peppas têm uma vantagem bem maior:

    contra o gambá (GOL IMPEDIDO DO MINA);
    contra o sp (GOL IMPEDIDO DO MINA);
    contra o inter (PÊNALTI NÃO MARCADO DO ZÉ ROBERTO NO ARIEL);
    contra o grêmio (PRIMEIRO GOL IRREGULAR);
    contra o figueira (PÊNALTI NÃO MARCADO PRO FIGUEIRENSE);
    contra o sport no primeiro turno(PÊNALTI DO MINA NO GABRIEL XAVIER NÃO MARCADO) e hoje (PÊNALTI DO MINA NÃO MARCADO);
    lembrando que contra a chape no primeiro turno (PÊNALTI FANTASMA NO CLEITON XAVIER).

    Então, PVC, a vantagem é bem maior, e naquela época tínhamos um time superior que se impunha sobre o adversário em casa e fora, com Pet e Adriano chamando a responsa e fazendo a diferença.

    • A campanha desse ano é superior à de 2009, a questão é que estamos em declínio e o Palmeiras atual é mais regular. Essas ajudas que você lembrou dão uma força nessa regularidade também, mas as peppas tem um time mais equilibrado esse ano, trabalho que começou em 2015.

      • O palmeiras é regular demais. Fez o que nós não fizemos, como não jogar pontos fora, como contra o corinthians, fluminense, botafogo...

        • Sei não, acho que regular é a arbitragem para eles. Depois só ficam os resultados, e parece que eles têm regularidade.

  • "Mas a vitória chegou também pela competência do Palmeiras" em levar a mala preta às pessoas certas. Goleiro do Sport foi tão bem no segundo gol quanto um goleiro de linha improvisado.

  • Eu vejo nego falando desde a virada de turno falando, "o Palmeiras é uma merda, jaja vão entrar em declínio", e desde lá eles vem sem perder. Até semana passada ainda vinha escutando isso kkkk

  • Pessoal a situação do Allione que jogou hoje pelo Palmeiras mesmo tendo sido expulso na quarta pela Copa do Brasil não é a mesma situação do André Santos em 2013??? Se for eles tem que perder os 6 pontos como nós perdermos!!

    • Carlos, essa regra só se aplica depois da final da Copa do Brasil e como as peppas foram eliminadas nas quartas de finais poderiam escalar o Allione.

      • Na verdade não. O que a regra diz e que se não puder cumprir na mesma competição a punição deve ser cumprida em outra competição organizada pela mesma entidade.
        O que eu não lembro é se vale para suspensão automática ou se o jogador precisa passar pelo julgamento primeiro.

        • Tem que ter o julgamento primeiro. O Flamengo tinha alegado que o André já tinha cumprido, mas não colou pq ele não tinha sido julgado ainda.

          • Mas quem é expulso automaticamente tem que cumprir um jogo de suspensão independente de julgamento. O julgamento é para os casos em que ele precise de mais de um jogo de suspensão.

          • Isso na mesma competição, em competições diferentes precisa que seja determinado que ele cumpra na outra competição. Não é automático.

          • Realmente li em outro lugar que é só depois do julgamento no STJD. Mais uma regra ilógica.Bom vamos que vamos!! Srn

        • Expulso tem que cumprir automaticamente um jogo de suspensão independente de julgamento.

      • Não entendo dessa forma, a regra se aplica quando o time punido não tem mais partida a fazer no campeonato no qual o jogador for expulso. Tanto o Flamengo que jogou a ultima partida daquela Copa do Brasil quanto o Palmeiras que foi eliminado nessa estão na mesma situação. A ser assim para essa particular questão é pior ser campeão do que eliminado nas fases anteriores.

      • Acredito q isso n exista de só valer após a final essa regra. Eu acredito q n vale para o alione pq ele n foi julgado pela expulsão como o André Santos foi na época. Assim como o Marquinhos do Fluminense também foi expulso na copa do Brasil esse ano e jogou pelo brasileiro contra o Corinthians. O estranho é pq só o André Santos foi julgado pela expulsão ? E eles alione e Marquinhos não?

  • Palmeiras jogou com um jogador irregular!
    Alione! Foi expulso na copa do Brasil!

Notícias recentes

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 22/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 22 de novembro O Flamengo se prepara para…

22/11/2024

Pulgar se aproxima de marca histórica no Flamengo enquanto discute renovação de contrato

Volante chileno está próximo de completar 100 jogos pelo Flamengo Um dos titulares absolutos da…

22/11/2024

Chuva de bolas na rede? Flamengo x Fortaleza tem média de 3 gols por jogo

Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024

Flamengo tem 3 jogadores que devem voltar de lesão para jogo contra o Fortaleza

Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024