Em reunião realizada na quinta-feira, em Belo Horizonte, representantes de clubes integrantes da Primeira Liga definiram que a segunda edição da competição terá 16 clubes na próxima temporada. Além dos 15 clubes que já haviam sido anunciados, o presidente da liga, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que o Brasil de Pelotas será incluído entre os participantes. O dirigente ainda explicou que a organização do torneio espera o anúncio oficial do calendário brasileiro de 2017, principalmente as datas da Copa do Brasil e da Libertadores – que serão esticadas por todo o ano -, para definir o início e o fim das datas da Primeira Liga.
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, esteve em Belo Horizonte para a reunião de quinta-feira. O dirigente se mostrou motivado com as mudanças da competição para a próxima temporada.
– Tivemos uma reunião com Gilvan para planejar algumas coisas com relação à Primeira Liga. Devemos ter 16 clubes, mas precisamos de alguns posicionamentos para definir as datas da competição.
Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, o presidente da liga, Gilvan de Pinho Tavares, confirmou a mudança.
– Está estabelecido que serão 16 clubes. os 15 fundadores mais o Brasil de Pelotas, que já estávamos idealizando a entrada dele. Temos outros clubes afiliados na liga, mas eles não vão disputar a competição.
Novidades
Os participantes serão todos os integrantes originais da Liga: Grêmio, Inter, Joinville, Criciúma, Figueirense, Avaí, Chapecoense, Paraná, Coritiba, Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro. Agora o Brasil de Pelotas será incluído. Os 16 times serão divididos em quatro chaves, com quatro concorrentes. Avançam para as quartas de final o campeão e o vice de cada grupo. Os duelos de quartas, semis e final serão em jogo único, na casa do time que tiver feito melhor campanha.
– Na assembleia, discutimos a aprovação e divisão das cotas da televisão, a aprovação de reforma do estatuto e a modificação no regulamento. Para 2018, quem for rebaixado para a Série C (no Brasileiro), vai perder o direito de disputar a Primeira Liga, mesmo se for fundador.
O presidente da Liga ressaltou as dificuldades de se definir as datas, porque a CBF ainda não divulgou o calendário da da Libertadores e da Copa do Brasil, que serão estendidas por toda a temporada.
– O calendário, a tabela não há como definir ainda, porque vamos ter vários clubes disputando outras competições como a Libertadores, a Copa do Brasil.
Em 2016, a Copa da Primeira Liga contou com 12 clubes e cinco datas. O campeão foi o Fluminense, após final com o Atlético-PR disputada em Juiz de Fora. A segunda edição do torneio deve começar no dia 22 de janeiro de 2017 e terminar no dia 29 de março, com possibilidade de alterações após definição dos classificados para a Libertadores.
Fonte: GE
Ver comentários
Não deixem a liga morrer, pois amanhã será outro dia!!!!! Essa liga é que salvará o futebol brasileiro!!!
Muito bom!! A liga será o futuro Campeonato Brasileiro. Não deixem morrer.
Tá ficando um campeonato inchado cheio de babas e jogos sem interesse.
Que apelo tem Avaí e Brasil de Pelotas pore exemplo?
Melhor q o campeonato carioca
E outra, são só 6 jogos 3 na primeira fase e 3 no mata mata
7 jogos
Na primeira fase os times jogam contra ditemos de outro gruooo,
2 jogos em casa e 2 fora.
Mas assim, só 2 a mais q essa ano e os estaduais serão menores.
Ainda tem a questão de poder colocar jogos que valham por 2 competições, como houve esse ano. Essa prática era comum nos anos 50 e 60 no torneio RJ-SP. Os torneios costumavam ser por pontos corridos ou com uma classificatória em pontos corridos, e os jogos que ocorriam pelos estaduais entre os times que disputavam a competição também valiam para o inter-estadual.
Cara, Brasil de Pelotas tem uma torcida fanática, ta sempre com o estádio lotado.
E prefiro enfrentar um Avaí que um Quissamã da vida.
Sem o carioca de bosta, será um excelente campeonato de abertura de temporada, é bom para fazer testes com jogadores e entrosar o elenco. Muito melhor q flamengo x Bonsucesso
Fórmula ótima. Agora tinha que peitar a federações estaduais e obrigá-las a iniciar os estaduais apenas após o término da Primeira Liga, mas aí teriam que entrar Vasco e Botafogo. O que para mim não seria problema nenhum.
Justamente.Rivalidades a parte,os clubes do Rio precisam se unir e deixar as rixas bestas de lado e ver o que é melhor pros clubes e eu vejo a LIGA uma grande realidade para os clubes se levantarem e não depender do GLOBO,CBF,e afins.SRN.
Precisamos apoiar a LIGA para que possamos despachar pra sempre a corja da CBF e federações estaduais corruptas.Não importa se é Brasil de Pelotas ou outro clube querendo mudanças no futebol brasileiro,são parceiros e merecem respeito.Com certeza clubes que ainda não se manifestaram a favor,mais apoiam, verão o sucesso da liga e se motivarão em participar. Pres. da Liga disse:..."Temos outros clubes afiliados na liga, mas eles não vão disputar a competição"...ou seja tem clubes doidos pra participar.E por que não participam?Medo da CBF?Retaliação da CBF?Vamos refletir!
Ta show agora! É só mesclar os grandes com os pequenos nos grupos. 2017 não seremos mais obrigados a ir com o time principal no carioca, vai servir pra dar ritimo de jogo aos reservas e dar oportunidades pra garotada da base. SRN!
Da-lhe Xavante...
Rubro Negroooooooooooooo
Curiosidades do Brasil:
1- Foi 3° colocado no Brasileirão de 1985 e venceu o poderoso Flamengo de Zico.
2- Possui a torcida mais fanática do Rs. (comprovadamente, fato).
3- É o 1° campeão Gaúcho em 1919
4- Participou do 1° campeonato Brasileiro disputado em 1920 com os campeões de RJ, SP e RS.
5- Possui junto com o Santa Cruz a torcida mais apaixonada do país.
6- Pelé aos 15 anos quase jogou no Rubro Negro, o negócio não aconteceu por que além da troca de joaquizinho do Brasil por Pelé do Santos, o clube Paulista teria que pagar dinheiro, não tendo grana o Santos desistiu.
7- Possui juntamente com Ponte Preta x Guarani o clássico de maior rivalidade do interior do país, o clásico BRA-PEL entre Brasil x Pelotas.
8- Pelotas é a única cidade do estado do RS onde os habitantes torcem para os times locais (Brasil ou Pelotas) ao invés de torcerem para os times da capital (inter ou Grêmio).
9- Luis Felipe (Felipão) começou a carreira de técnico no Rubro Negro Pelotense.
10- Muitos técnicos passaram por lá: Mano Menezes, Felipão, Espinoza entre outros.
Justamente Márcio Neves,o Brasil de pelotas Merece todo respeito de todos os clubes pois é representado pelos seus torcedores apaixonados,tanto é que a LIGA o chamou para participar do torneio.Esperamos um grande campeonato da liga 2017.Parabéns ao Brasil de Pelotas!
Valeu Anderson, Grande abraço pro amigo.