Renato Abreu relembra momentos no Fla e abre o jogo

Compartilhe com os amigos

O meia também falou sobre a postura do ex-goleiro Bruno e negou qualquer tipo de mágoa com a diretoria Rubro-Negra

Com 73 gols, Renato Abreu é o maior artilheiro do Flamengo no século 21. Com personalidade forte, o meia marcou época em um dos piores momentos da história do clube. Depois de passar por dificuldades financeiras e quase ser rebaixado em 2005, o Flamengo ressurgiu no ano seguinte conquistando a Copa do Brasil e Renato foi um dos personagens principais da “virada Rubro-Negra”.

“Em 2006 eu passei de um jogador desconhecido para um jogador principal que conseguiu a Copa do Brasil e depois ganhou prêmios individuais, consegui ter uma carreira estável no Flamengo.” afirmou Renato Abreu.

” A conquista da Copa do Brasil foi maravilhosa, em cima do maior rival, o Vasco. Para os jogadores e para os torcedores sempre tem um gostinho diferente. Na época existia dúvida porque o Flamengo vinha de duas perdas seguidas na Copa do Brasil, para o Santo André e para o Cruzeiro. Mas depois do ano anterior ter sido ruim, o grupo se fechou e mesmo com um elenco não tão brilhante conseguimos ganhar moral, crescer e conquistar o título. Para a gente foi maravilhoso.”

cbO ex-camisa 11 ficou conhecido como “Urubu-Rei” por conta de uma comemoração com um máscara em alusão ao mascote do clube. Ele revelou como surgiu a ideia antes de um clássico contra o Botafogo.

“Eu tive a ideia no hotel, na concentração. Eu estava assistindo uns vídeos e lembrei que o Paulo Nunes sempre tirava a máscara. Aí achei que estava faltando alguma coisa para poder mostrar para a torcida a minha identificação, eu queria também presentear o torcedor”.

Na ocasião, Flamengo e Botafogo duelariam pela final do Campeonato Carioca de 2007, Renato Abreu era um dos principais jogadores do time e estava nas graças da torcida.

renato-abreu-comemoracao-flamengo-2007_116ua88azjdd51mv6nwahirput1“Nessa final de Campeonato Carioca eu fiquei metalizando tudo o que ia acontecer no jogo, se o Flamengo começasse o jogo bem e fizesse o gol primeiro eu ia comemorar com a máscara. Mas aí tivemos uma surpresa, levamos dois gols do Botafogo e fiquei pensando no que fazer. O jogo estava meio morno quando achei uma jogada com o Souza e acabei sofrendo um pênalti. Bati e converti aí pensei que era o momento, mesmo perdendo a questão era incendiar a torcida. Tirei a máscara e bati as asas e aí pegou. Graças a Deus a gente acabou levando o título”.

No mesmo ano, Renato teve uma de suas melhores atuações com a camisa do Flamengo, no duelo contra o Defensor pela Copa Libertadores da América. O time Rubro-Negro acabou não revertendo a vantagem dos uruguaios mas cativou a torcida dentro de campo.

renato-abreu-2007_v23h7r0lgc3m1eb49k8oe9gy31“Naquele jogo eu estava com 39 graus de febre. Mas o foco era tão grande, a torcida nos deu tanta força que a gente nem sentia o que tava rolando. Tive a oportunidade de fazer dois gols, um no primeiro tempo e outro no inicio do segundo tempo que nos deu um gás, a gente achou que ia conseguir. Teve um pênalti que o juiz não deu mas o jogo entrou para a história pelo o que aconteceu. Mesmo não conseguindo o resultado fomos aplaudidos de pé. Foi marcante”.

No meio de 2007 ele foi negociado com o Al-Nasr e acabou deixando o Flamengo, retornou em 2010 para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em meio a vários problemas, principalmente com a prisão do ex-goleiro Bruno, o jogador encontro um Flamengo precisando de reconstrução.

goleiro-bruno-flamengo_da6p3j296td81kn1bcpsmcg3a1“Eu não peguei a situação do Bruno, cheguei um pouco depois. A gente não sabe a fundo o que aconteceu mas posso dizer que enquanto trabalhei com ele, ele era um cara do bem, um cara focado no trabalho, mas enfim. Foi difícil porque era muita turbulência e eu me cobrava muito. Estava de férias e treinei só uma semana, a cobrança era dura, os gols não estavam vindo como na primeira passagem. Lembro que quando marquei meu primeiro gol na volta, contra o Fluminense, eu cai de joelho e chorei bastante porque realmente me cobrava demais”.

flamengo-santos-2011_p1k6px00yaol14zaxkf1hmyca1Em 2011, o Flamengo trouxe Vanderlei Luxemburgo e contratou jogadores de peso como Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. O time teve um grande inicio ficando mais da metade do ano invicto e formando o Bonde do Mengão sem freio.

“2011 acabou sendo um ano maravilhoso, além de voltar a trabalhar com o Vanderlei teve a contratação do Ronaldinho, do Thiago Neves. E a gente conseguiu um campeonato invicto que o Flamengo não conseguia a muito tempo”.

“Sobre a comemoração, teve um gol não sei se do Thiago ou do Ronaldinho que acabou entrando um atrás do outro na comemoração, aí a imprensa colocou de Bonde do Mengão sem freio e acabou pegando entre a gente”.

Na época muito se falava sobre os problemas de relacionamento entre os atletas, com tantos jogadores considerados “medalhões”, mas segundo Renato Abreu isso não existia no grupo.

flamengo-2006_1xcee1wrq5bw01qqowxkx0a51h1“A gente trabalhava muito, se divertia junto. Fazíamos nossas apostas dia de semana, e no jogo sempre procurávamos uns aos outros. Muitos diziam que e o Ronaldinho levava os jogadores para um lado e eu para o outro, tudo mentira. A gente achava engraçado o que tentavam plantar para ter notícia. O clima era muito bom”.

Com tanta história no clube, Renato Abreu acabou saindo do Flamengo num momento em que ele não esperava. Em 2013, retornando das férias, o meia acabou recebendo a notícia através de seu empresário. Apesar de não ter entendido a situação ele garante que não guarda mágoas.

renato-abreu-flamengo_1dfbxiqyi4w0t1d6gnbwgb3q5c1“Na época a gente procura entender e não aceita até pela conduta, quando você é um jogador problemático, você para pra pensar porque foi mandando embora. Mas no meu caso sempre me doei pelo Flamengo, sempre me coloquei a disposição, todos os problemas financeiros deixei de lado, para mim em primeiro lugar era o trabalho dentro de campo. Fiquei sem entender e não tive resposta. Fiquei triste porque meu objetivo era ficar até o final do Campeonato. Mas hoje é diferente, a gente entende que o futebol é mais lado mercado do que paixão, identificação. Então hoje não ficou nenhuma mágoa. Tenho admiração pelo o que essa diretoria está fazendo pelo Flamengo, pelo trabalho. Tenho amigos no CT e sempre vou lá dar um abraço e torço muito pelo Flamengo”.

Aos 38 anos, Renato Abreu ainda não confirma se realmente pendurou as chuteiras. Agora, o ex-camisa 11 do Flamengo comanda uma pizzaria na Barra da Tijuca, mas sem se desligar do futebol. O local é totalmente decorado especialmente para os amantes da bola redonda. Ele ainda pretender trabalhar no meio futebolístico, mas enquanto isso aguarda quem será o capaz de quebrar seus números com a camisa Rubro-Negra.

Fonte: Raisa Simplício / @simpraisa / Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desde que foi dispensado, lembro-me que ele se transferiu para o Santos. E depois? Ficou 2 ou 3 anos sem sequer receber uma única proposta? Ou se recebeu, porquê não as aceito? Não me leve à mal, mas me parece muito suspeito… &;-D

  • O LM dedurou algum tipo de comando de panela pra fritar treinador feito por ele. Por isso ele foi descartado sem ter como provar nada. Foi nítido em determinadas partidas a apatia do time sem uma explicação razoável e no final de uma delas, quando o gol já não serviria nem pro empate, ainda ficou dando xilique tirando a camisa e depois ainda desrespeitou o juiz pra ser expulso.

  • Tu e LM dois hipócritas e malandros. Entende é de malandragem…acionou o clube e pediu GRANA, porque então? Alegando que foi desrespeitado e tal. Fazendo draminha. Tu fez muita merda(expulsão idiota, tirando a camisa e quase gerando prejuízos, problemas nos vestiários… e era o “líder da panelinho”. Hipócrita.

Comentários não são permitidos.