Talento, irreverência, multa milionária: conheça Vinícius, a maior joia do Fla

Compartilhe com os amigos

Durante a maior parte do tempo em campo, Vinícius é discreto e chama a atenção mais pelo par de chuteiras verde limão do que por qualquer outra coisa. Bastam dois toques na bola, e pronto: uma jogada clareada com um drible, um passe, uma inversão de 40 metros perfeita. Ou um gol (veja no vídeo acima, a partir dos 14min56). O meia-atacante de 16 anos é apenas uma promessa e carrega ressalvas como pouca movimentação sem a bola, dribles desnecessários e até provocações à torcida rival. Mas já tem o status de maior promessa da base do Flamengo e uma das maiores do país, com multa rescisória de 30 milhões de euros (equivalente a R$ 105 milhões) e um histórico excelente nas seleções de base.

O clássico entre Flamengo e Botafogo pela semifinal da Taça Rio de 2017, disputado neste sábado, foi um bom exemplo do atual estágio de Vinícius. O jogo estava equilibrado e sem gols, e ele pouco aparecia em campo. Até que, no início do segundo tempo, após um cruzamento da direita, ele se antecipou aos dois zagueiros do Botafogo para abrir o placar e o caminho da vitória rubro-negra por 3 a 0.

– Dei um pique e consegui fazer o gol, num jogo em que eu estava mal. Agora é trabalhar para jogar bem na final – disse.

Frequentemente convocado para as seleções de base, Vinícius foi o vice-artilheiro do Brasil campeão do Sul-Americano Sub-15: em seis jogos, fez seis gols e deu ainda cinco assistências. Na Brics Cup Sub-17, competição disputada em outubro com a participação de China, Índia, Rússia e África do Sul, balançou a rede mais cinco vezes, sendo o artilheiro do torneio. Algumas de

Com a bola nos pés, trata-se de um jogador completo. Rápido, parte para o drible e deixa os adversários para trás com muita facilidade e explosão física. Habilidoso, trabalha com as duas pernas e finaliza bem de perto e de longe. Inteligente, tem visão de jogo para enxergar companheiros livres ou surpreender os goleiros com chutes por cobertura. O jogo no sub-17 parece já não representar mais nenhum desafio para ele, tamanha a facilidade com que executa as jogadas.

Caminho encurtado ao Ninho

A história de Vinícius é comum a vários brasileiros que têm o sonho de vencer no futebol. Negro e de origem humilde, ele nasceu e foi criado em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, e lá jogava em uma escolinha do Flamengo até ser federado de vez pelo clube aos dez anos. Jogava também futsal no Canto do Rio, tradicional clube de Niterói, no qual Gerson, o Canhotinha de Ouro, atuou na base. Aos 14, mudou-se para Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi morar com o tio, Ulisses, para ficar mais próximo do Ninho do Urubu. E na próxima semana, se mudará para um local ainda mais próximo, no Riocentro, na Zona Oeste.

Em campo, o desempenho nunca deixou dúvidas. Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a seleção sub-15, com o técnico Cláudio Caçapa. Mesmo um ano abaixo, ele já era titular e principal jogador dos infantis do Flamengo. Era o protagonista da chamada Geração 2000 rubro-negra, que chegou a ficar mais de 90 jogos invicta entre o mirim e o infantil. Em 2015, sagrou-se campeão da Copa Votorantim, torneio equivalente ao campeonato nacional da categoria.

 Em 2016, Vinícius subiu aos juvenis, e a história se repetiu. Mesmo um ano mais novo do que limite da categoria determina, o meia-atacante se tornou protagonista do time. Marcou dez gols e ajudou os também promissores Lincoln e Bill, seus companheiros de ataque, a marcarem outros 33 (19 do primeiro, artilheiro do campeonato, e 14 do segundo). O Flamengo, campeão da Taça Guanabara (Vinícius marcou o segundo gol da vitória por 3 a 1, veja no vídeo acima), está invicto em todo o campeonato: em 29 jogos, venceu 20 e empatou nove. Disputa a partir do próximo fim de semana a final da Taça Rio Sub-17 com o Vasco e, se vencer, leva o título por antecipação.

Elogios, olheiros europeus e multa milionária

Na Gávea, neste sábado, toda e qualquer menção feita ao fato de que Vinícius seria a atração do jogo era seguida de uma reação parecida. A conversa sobre ele gira sempre em torno do fato de ser um jogador acima da média que vai queimar etapas e chegar rapidamente aos profissionais do Flamengo. Termos como “fenômeno” e “craque” eram frequentes nos diálogos.

Observadores técnicos de times europeus monitoram o jogador há tempos e também estavam lá na semifinal contra o Botafogo para acompanhar a promessa com atenção. Algo também rotineiro na carreira do garoto, que assinou seu primeiro contrato profissional em julho de 2016, pouco depois de completar 16 anos. O vínculo dele com o Rubro-Negro vai até junho de 2019.

A multa rescisória de 30 milhões de euros é, para efeito de comparação, quase tão alta quanto a última de Gabriel Jesus em seu último contrato de Palmeiras (feito um ano depois de ele subir aos profissionais e já ter convocações para a seleção olímpica no currículo), cuja cláusula de rescisão era de 40 milhões de euros. Vinícius, vale lembrar, sequer entrou em campo pelos juniores do Flamengo ainda.

Preocupações do clube e da seleção

Se com a bola nos pés Vinícius é visto como muito acima da média, sem ela o comportamento dele preocupa dirigentes rubro-negros. Não tanto fora das quatro linhas, pois sua conduta é vista como boa dentro do clube, mas dentro delas.

Não são raros os relatos de que, em campo, ele provoca a torcida adversária, abusa de dribles desnecessários em alguns momentos e discute com árbitros. Um exemplo foi em 2015, na final da Taça Guanabara sub-15 contra o Vasco. O Flamengo perdia o jogo por 3 a 0 e Vinícius ficou provocando a torcida adversária. A atitude chamou a atenção negativamente de vários observadores de clube que estavam assistindo ao jogo em São Januário. A pouca combatividade defensiva e a pouca participação no jogo sem a bola também são pontos a serem melhorados no meia-atacante, que em alguns momentos do jogo participa pouco da marcação.

A preocupação se justifica. O início da história de Vinícius se assemelha ao de fenômenos como Neymar, mas também é parecido com o de vários jogadores jovens que ficaram pelo caminho e caíram nas várias armadilhas que o futebol oferece para tirar o foco no esporte. Um dos mais recentes no Rio de Janeiro é o de Wellington, que estreou aos 16 anos nos profissionais do Fluminense e era, na base, posto quase em pé de igualdade com Neymar, mas não se firmou na Europa. Passou por equipes de segunda divisão antes de voltar ao clube em 2016 para se recuperar e fazer um bom Campeonato Brasileiro, mas não recuperou a imagem que tinha de futuro craque de seleção.

A Vinícius, ainda uma promessa, cabe a missão de se afastar desses possíveis problemas e escrever as próximas páginas de sua trajetória da forma que sabe: com dribles, passes e gols.

Perspectiva de promoção em 2017

Apesar de jogar nos juvenis, Vinícius já treina com os juniores do Flamengo. O nome dele chegou a ser citado para uma possível promoção ao time profissional em 2017. Perguntado sobre o assunto, o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, disse que essa promoção não acontecerá na pré-temporada.

A tendência é que o meia-atacante seja integrado ao elenco de juniores para a disputa da Copa São Paulo. A avaliação interna é que, se ele mantiver o nível dos juvenis nos juniores, a promoção aos profissionais acontecerá em pouco tempo. O garoto, fã de Neymar, diz não ter pressa.

– Cedo ou tarde, eu só quero que aconteça e dê certo. Quero ser um jogador profissional e se for no Flamengo, melhor, porque meu objetivo é dar muitas alegrias à torcida rubro-negra.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse moleque faz parte daquela geração incrível do sub-15 que tem uns 6 jogadores na seleção.

    Espero que o Flamengo tenha sabedoria para subir esses jogadores e fazer uma outra geração de jogadores titulares em sua maioria formados na Gávea. Torço muito por isso.

  • quando subir, será reserva do Gabriel e do Fernandinho. Isso se não for emprestado pra ponte preta.

  • Vou seguir a ideia do Murilo, Coloca ele pra disputar o Carioca.
    Como o Fla, provavelmente não vai assinar o carioca com a Globo, ficamos sem a obrigação de ir com o time principal, faz um mistão ai com alguns reservas do principal, os não aproveitados, alguns da base e algumas apostas com contratos curtos pra completar o Time.
    Daria pra ter Cesar, Thiago. Léo Duarte, Juan (talvez caso queiram experiência, mas acho que a renovação deveria ser exclusivamente no tempo de duração do carioca. Uma espécie de ultimo campeonato antes da aposentadoria), Thiago Ennes. Ronaldo, Luiz Antonio, Mugni, Jajá, Rodolfo, Adryan, Paquetá.Thiago Santos. Coloca o Vinicius.e outros da base.
    Alguns ai podem ficar com ambos os times, caso de Léo Duarte, Thiago Santos e Paquetá, de repente pode colocar alguns grande nome do time principal, como Mancuello, Donatti, Cuellar, Diego…, mas para participar alguns poucos jogos mesmo só pra terem ritmo e não ficar muito tempo parados só treinando.
    Somando isso, se não for possível ter um time bem servido em todas as posições, procura ai jogadores livres ou tenta empréstimos curtos com clubes pequenos que tenham bons jogadores para completar o time.
    Acho que valeria muito, seria uma vitrine para os não aproveitados e uma grande oportunidade para a base.

  • Craque é o Massaraujo titular absoluto por onde passa.

  • Esse moleque realmente joga muita bola, tem que lapidar essa jóia e não queimá-lo como aconteceu com outros moleques. Espero que o FLAMENGO tenha aprendido com os erros cometidos no passado e saiba aproveitá-lo. E principalmente a torcida tem que ter paciência com ele, porque vários torcedores elogiam o Márcio Araújo que não joga nada, mas quando se trata de moleque bom de bola da base querem exigência máxima. SRN

    • Vdd

  • carioca do ano que vem já dá pra começar a coloca-lo, sem pressão, se o cara é bom tem que jogar. Gabigol teve a primeira partida oficial no profissional com 16 anos, na despedida do neymar, contra o Flamengo, quer pressão maior do que essa??

  • Tinha q baixar uma lei na gávea (ou ninho do urubu com queiram) que o time titular é obrigatório ter 3 pratas da casa. Só assim terão chances de jogar.

  • deixa o moleque quieto, na dele… deixa pra começar a falar no dia que subir pros profissionais, daqui 4 anos.. Flamengo tem sido ótimo em queimar jóias ultimamente fazendo comparações esdrúxulas…

  • Mais um pra não jogar igual o Ronaldo.

  • O garoto tem muito que amadurecer ainda,vejam que ja é marrento…tbm 100 milhões de multa o muleque ja acha que é o messi…O flamengo forma jogador pensando em ter uma joia pra vender…o dia em que eles formarem jogadores para dar titulos ao clube,uma venda milionária será consequencia…não ha plano para que Leo Duarte paquetá,ronaldo,vizeu e m sávio formem a espinha dorsal do time no futuro..e assim foram comas gerações anteriores e parece ser com as futuras,…uma pena logo vão acabar num boa vista…pois atingem 20,22 anos sem jogarem nos profissionais..

  • As vezes acho que o receio não ganharmos o dinheiro merecido na negociação dessas “joias” faz com que a gente acabe perdendo dinheiro.

    Quando se pega um garoto de 16 anos e põe uma multa de 100 milhões no colo do cara é impossível não mexer com a cabeça do menino, ainda mais com a repercussão na imprensa. Claro que uns sentem mais e outros menos, mas a torcida cria uma expectativa enorme. Se o jogador sobe e não se adapta de cara, a torcida começa a dizer que o cara é uma piada, uma farsa, como fizeram com o Adryan, com o Erick Flores e tantos outros, e acabamos os negociando por muito pouco ou até mesmo os dispensando.

    Só pra exemplificar: Adryan, Rodolfo e Rafinha, quando renovaram o contrato em 2013, tiveram multa estabelecida em 130 milhões de reais. O que aconteceu? Rafinha e Rodolfo sendo emprestados desde 2014, o Rodolfo no Oeste e o Rafinha na Tailândia, e o Adryan amargando a reserva dos reservas.

    Será que se a multa deles fosse mais realista a gente não teria feito bons negócios?Acredito que se nossas promessas recebessem uma multa mais realista, esses jogadores subiriam com menos pressão e acabaria que com 2 ou 3 caras faríamos esses 100 milhões.

    • Eu prefiro que se perda os jogadores por tentar fazer o melhor do que vender a preço de banana como fizemos com geração de Djalminha, não quero nunca mais ver a base sendo negociada da forma como foi com Adriano.

      • Cada um com sua opinião. Eu prefiro vender o Samir por 16 milhões (multa de 36) do que ficar com Adryan, Rodolfo e Rafinha encostados (390 milhões numa folha de papel).

        Com o início que o Rafinha teve, destruindo o campeonato carioca, conseguiríamos vende-lo por uns 30, 40 milhões.

        • Por isso que continuamos sendo um dos times que mais vendem mal, a propria torcida desvaloriza os seus atletas.

          • A torcida desvaloriza?? Acredito que o senhor seja torcedor do Flamengo e você tá defendendo uma multa de 130 milhões prum cara que é reserva dos reservas no flamengo, pro cara que tá no 16º colocado da série B e prum cara que tá jogando a segunda divisão do poderosíssimo campeonato tailandês.
            Não sei nem o que dizer mais pra te convencer.

            • O valor da multa pouco importa, o que vale é a expectativa na venda, eu acharia um absurdo se Adryan não tivesse uma multa alta naquele tempo mesmo, era destaque de tudo na categoria de base, recebeu propostas de grandes europeus antes mesmo de estrear pelo profissional, isso é prevenção, o valor da multa é forma de segurar uma potencial joia e não perder ela antes de tirar o máximo de dinheiro possível.

              • Acharia absurdo porque toda vez que surge alguém com resquício de talento na base do flamengo toda a imprensa diz que é o novo Zico e a torcida acaba comprando.

                A multa não importa? É sobre isso que nós temos discutido esse tempo todo. É multa é uma forma de prevenção sim, tanto pra garotos da base como pra jogadores experientes, mas também pode ser um tiro no pé, como foi no caso de Adryan e da maioria dos meninos. Se tivesse uma multa mais baixa provavelmente o Flamengo teria ganhado algumas poucas dezenas de milhões com ele. Hoje em dia o Flamengo não conseguiu vender pelos 3 milhões de euros que pediu e a proposta deve ter sido bem inferior a isso.

      • Só pra se ter ideia de como essas multas são sem noção, a multa do Jesus era 163 mi, a do Gabigol era 150 e a do Neymar era 160 e pouco em 2012. Eles já eram realidades em seus times. Você acha que algum desses 3 do flamengo é melhor que eles?

        • Pode anotar aí, Gabriel jesus caso seja negociado do City pra outro clube as cifras será acima dos 250 milhões, Neymar hoje vale mais de 400 milhoes de reais, e vc ta achando pouco 160 milhões?

          • O Neymar valia 160 milhões e provavelmente mais. Ele é atualmente o 3º melhor jogador do mundo, eleito pela FIFA. O Jesus é uma realidade, é artilheiro do líder do Brasileirão e do Brasil nas eliminatórias. Eu promovi a comparação pra que você possa perceber o quão é exagerada a multa dos nossos jogadores. Nenhum dos 3 que citei vale ou valeu isso em algum momento.

            O Adryan fez 10 gols na vida de profissional e você quer me dizer que ele vale quase o preço do Neymar no ano seguinte ao que ele levou o Santos a ser campeão da Libertadores, sendo vice artilheiro da competição? Faça-me o favor.

            • A multa so importa se o jogador estourar. Hoje o Barcelona recebe propostas de 760 milhões por Neymar e o Santos ficou com merreca, enorme burrice, espero que se um dia o flamengo tenha uma joia como Neymar que tire o maximo de dinheiro possivel, nunca vou me contentar com esmola, o flamengo não precisa mais disso.

              • O Barcelona melhorou o futebol do Neymar numas 10 x, cara, além de ser uma vitrine bem mais qualificada que o Santos. Óbvio que a multa tem que subir e tem que subir muito.

                Cara, por favor, ignora seu ponto de vista por 1 minuto e para pra analisar a situação de maneira neutra. Quantos Neymares a gente tem no Brasil? Quanto tempo fazia que não revelávamos um grande craque? O último craque de verdade que produzimos antes dele foi o Kaká e isso já faz 13 anos.

                O que você tá dizendo é que você prefere abrir mão de negociar vários jogadores por 40 milhões e esperar 10 anos rezando pra que surja um novo Neymar, um novo Kaká e rezar ainda mais que ele surja no Flamengo. Simplesmente não faz sentido fazer isso. No seu ponto de vista ou ganha 150 milhões ou não ganha nada.

        • Essas multas são em euros, a multa do Vinicius só chega a esse valor em reais pq nossa moeda está desvalorizada.

  • Pra ser craque tem que conseguir jogar no mesmo nível do Márcio Araújo.

    • Onde eu assino?

  • 48 novo Zico

  • Já ouvi desse mlk, joga demais mesmo, mas precisa ter profissionalismo desde novo e foco.
    Daniel dos Anjos do juniores também é promissor, faz um gol atrás do outro, vamos ver quando vamos saber aproveitar a nossa base de maneira correta e que não queime os mlk.

  • Não o vi jogando Ao vivo. Mas pelos vídeos no Youtube e pelas estatiscas o garoto é fera, destaco também seu companheiro o Lincoln que é um goleador nato.

    • Silas vamos criar consciência e combater isso, eu o vejo como promissor e ponto. Nada de vangloriar um menino e já queimar etapas, perdemos bons nomes assim e essa mudança tem que partir da torcida.

      • Claro, para isso a diretoria tem que fazer um papel de blindagem nele até que tenha uns 20/21 anos.

        • Se for tudo isso mesmo estoura com uns 18 anos, essa é a idade fundamental

        • 20,21 anos…porisso que ninguem estoura no flamengo e acabam no luverdense…o que falta é uma politica de formar jogador pra servir o clube,e não pra serem vendidos,..temos L duarte,Ronaldo,paquetá Msávio e vizeu..e não ha um plano ou sequencia para que eles sejam uma espinha dorsal do time no futuro…e são bons jogadores,mas pra chegarem no ápice,precisam jogar,calejar..e isso não acontece…veja o D Baggio,o garoto fazia gol pra kct passou do tempo de ser testado,jogador com 20,21 anos hoje ja é consolidado e no flamengo sequer tem experiencia nos profissionais com essa idade..

          • Eu disse blindagem no quesito: Proibir o contato com imprensa.

  • Achei ótima a reportagem, principalmente, sendo do globo esporte, melhor ainda… minha visão ainda ta boa no futebol! Ainda não tinha visto um jogador nessa idade com tanto talento… vi alguns jogos da copa do brasil sub 17 esse ano.. e me fiquei encantado com o futebol desse moleque… temos uma jóia… precisamos lapidá-la… e aproveitar o bom momento do time para lançar alguns jovens em 2017…

    • Teve uma reportagem ainda ano passado sobre o titulo do Mundial sub15 da seleção sobre o Vinicius e um jogador do Corinthians. Ambos já estavam á época sofrendo assédios de grandes clubes europeus e marcas como a Nike.

  • De que adianta ter otimos jogadores de base, se quando sobem pro profissional todo o DP de futebol destroem os garotos não dão oportunidades como acontece com. Esse Zé ruela. Estão destruindo os campeões da copinha, os pais dessa galera t que tirar eles do Flamengo ou vão acabar com o sonho deles de serem jogador.

    • Fecha esse bico, mal humorado. Vc é tão perturbado que não consegue ver algo de bom em nada. Tudo pra vc tá ruim. Vai desenhar pra ver se melhora.

  • Bota pra jogar a Copa SP… e sobe pra treinar com os profissionais de vez em quando… ano q vem joga a Copa SP outra vez… e quem sabe o FERJÃO… ai já vai ser possível saber sobre a qualidade do mlk…
    Com a quantidade de competições que o Flamengo vai ter… o FERJÃO pode se tornar um Campeonato bom pra testar os jogadores.

  • Ta aí a prova que a fonte de criar jogadores do Flamengo não seca, mas fica dependente da boa ação da diretoria pra receber chances no time profissional.

    • A diretoria tem que fazer um trabalho com ele de blindação (proibir entrevistas com a imprensa até que tenha 20 anos completos).

      • Kkk com vinte anos ja ta e aposentando.

        • Olha o vídeo dele que postei acima e me diz o que achou.

          • Eu conheço o jogo dele. Me exprressei mal, apenas quis dizer que tem que colocar pra jogar logo que nem o santos faz. Se tem talento joga, no fla ficam cheios de dedos e as vezes passa da hora

            • Tantos.outros com talento e eles não colocam, Ronaldo, trintade, Paquetá e outros que constantemente são chamados pras seleções de base e temos que aguentar os.perebas conhecidos.

              • Os únicos chamados são Páqueta e Viseu.

                • M sávio tbm..

                  • Foi chamado agr, Viseu e Paquetá já eram chamados faz tempo.

Comentários não são permitidos.