Torneio Rio-SP? Clubes paulistas e cariocas dão dor cabeça ao Fla no Brasileiro

Compartilhe com os amigos

O Flamengo enfrentará um São Paulo em crise, com os bastidores agitados e próximo da zona de rebaixamento (só quatro pontos), mas não pense que isso possa significar facilidade ao clube rubro-negro, neste sábado, às 16h (de Brasília), no Morumbi.

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, a equipe carioca tem sofrido justamente quando enfrenta os clubes paulistas, maioria no torneio nacional.

O desempenho atual é de duas vitórias (ambas contra a Ponte Preta), três empates e duas derrotas. O que equivale a nove pontos obtidos de 21 disputados (42,9%).

Não venceu nenhum dos considerados grandes do Estado e ainda sofreu a única goleada no torneio nacional: 4 a 0 para o Corinthians, em São Paulo. Foi também a única derrota por mais de dois gols de diferença da equipe rubro-negra neste Brasileiro.

Também perdeu para o Palmeiras por 2 a 1, em Brasília. Os empates foram contra o time alviverde (1×1), Santos (0x0) e São Paulo (2×2). Além do jogo deste sábado, no estádio do Morumbi, vai ainda enfrentar Corinthians e Santos mais uma vez cada um.

O desempenho do Flamengo contra paulistas só não é pior do que os resultados obtidos contra rivais do próprio Estado. Diante de clubes cariocas fez um ponto de seis possíveis (16,7%). Empatou com o Botafogo (3×3) e perdeu para o Fluminense (1×2).

POR OUTRO LADO

Diante de rivais de outros estados, o Flamengo tem desempenho superior a 50% dos pontos. Foi perfeito no confronto contra mineiros, paranaenses e baiano (só tem um representante), ganhando todos os pontos disputados.

Venceu duas vezes o Cruzeiro (2×1 e 1×0), uma vez o América-MG (1×0) e uma o Atlético-MG (2×0). Venceu também Atlético-PR (1×0) e Coritiba (2×0). E duas vezes o Vitória (2×1 e 1×0), único representante do Estado na primeira divisão.

O desempenho contra gaúchos e pernambucanos foi o mesmo: 66,7% dos pontos. O Flamengo venceu Grêmio (2×1) e Internacional (1×0) e perdeu para o Grêmio (0x1). Derrotou Sport (1×0) e Santa Cruz (1×0) e perdeu para o Sport (0x1).

O aproveitamento contra catarinenses foi de 58,3%: duas vitórias (3×1 na Chapecoense; 2×0 no Figueirense), um empate (2×2 Chapecoense) e uma derrota (0x1 Figueirense).

O Flamengo tem 53 pontos em 27 rodadas do Campeonato Brasileiro. É o vice-líder (um ponto a menos) e não perde a sete jogos no torneio (seis vitórias e um empate).

Desempenho do Fla por Estado no Brasileiro

EstadoJogosAproveitamento (%)
Bahia2100
Paraná2100
Minas Gerais4100
Pernambuco366,7
Rio Grande do Sul366,7
Santa Catarina458,3
São Paulo742,9
Rio de Janeiro216,7

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esses retrospectos não significam nada. A goleada imposta pelo CUrintians, por exemplo, foi um caso excepcional, havendo, inclusive, interferência do árbitro que deixou de expulsar um jogador adversário quando jogávamos melhor. O empate com o são paulo foi resultado de um pênalti perdido no finalzinho do jogo. Enfim, não vejo como tal estatística possa nos conduzir a alguma conclusão. Nem sempre os números dizem algo.

Comentários não são permitidos.