Zé Ricardo planeja estudar na Europa durante as férias

Compartilhe com os amigos

O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o Flamengo já está pensando em 2017 e projetando novos horizontes. No contrato do treinador Zé Ricardo foram colocados vários planos de carreira em caso de sucesso à frente do time. Um deles era de o comandante fazer cursos na área de futebol e se aprimorar ainda mais. Um desses projetos era na Europa, durante as férias. Os dois lados ainda se planejam e tentam levar em frente já para dezembro deste ano.

Uma das ideias em pauta é que Zé Ricardo passe algumas semanas na Universidade do Porto, em Portugal, durante as férias. O local é referência no mundo no que diz respeito a estudos sobre futebol e desenvolvimento de treinadores. O local não foi escolhido à toa. Além de formar os conceitos usados pelos principais treinadores do mundo, Zé é profundo admirador de Júlio Garganta e José Guilherme, dois dos maiores nomes sobre técnicas de treinamento e Periodização Tática, que são bases para os estudos português.

A Periodização Tática foi concebida pelo professor lusitano Vitor Frade, na década de 1980. Ela visa trabalhar e compreender o jogo em todas as suas vertentes, de forma articulada, considerando os pontos de vista táticos, técnicos e fisiológicos da equipe. E é com esse conceito que Zé Ricardo e Flamengo acham que o time em 2017 precisa se alinhar ainda mais com o que há de mais moderno no futebol atual. De acordo com fontes próximas, é vontade do próprio técnico Rubro-Negro se aprimorar ainda mais.

Porém a viagem e o curso ainda não estão garantidos. Há diversos entraves que podem atrapalhar a ideia. Uma delas é a reformulação do elenco e a preparação para a temporada do ano que vem, com Libertadores. A agenda cheia é vista como problema. Clube e treinador ainda discutem como conciliar todos os fatores e conseguir dar esse passo a mais na modernização do Flamengo. A decisão sobre o caso deve sair em breve.

A ideia não só é muito arrojada e boa, como um imenso diferencial para Flamengo e Zé Ricardo. Caso consigam levar à frente, mais do que se aprimorar, os dois lados se colocam em um patamar que poucos conseguem no Brasil, país que vive de passado e com metodologias cada vez mais arcaicas.

Goal: Bruno Guedes
Ninho do Urubu

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “(..) Brasil, país que vive de passado e com metodologias cada vez mais arcaicas.” — Tipo:
    1. Escalar somente os melhores.
    2. Privilegiar somente os habilidosos.
    3. Mudar o esquema tático conforme o jogo.
    4. Tirar de imediato jogadores que não estão bem.
    5. Somente contar com volantes “modernos”.
    6. Escalar sempre os jovens promissores.
    7. Faltou mais algum? &;-D

    • 8 -Pedir a cabeça de treinadores antes do primeiro ano e sempre que eles não colocarem os favoritos da torcida.

  • Leva o Jayme junto, senão não vai adiantar nada.

  • Isso. Vai e fica uns 5 anos. Leva o sheik, cirino, gabriel, ewerton, fernandinho. E mais uns 6

  • Pra esse aprendiz conseguir absorver algo que seja relevante em um período tao curto nem com muito otimismo….esse Zé ruela tem que passar no mínimo 10 anos pra ser um bom técnico !

  • Espero que vá e aprenda, e durante essa ida do ZR para o exterior o flamengo mande embora essa panela encabeçada pelo Jaime de Almeida.
    Fazendo isso dará certo no ano que vem!

  • ZR vai estudar na Europa e que fique pelo menos 5 anos por lá! Tem que aprender direitinho!

    • Kkkkkkk

  • Leva o MA com vc

  • Boa Zé!!!

  • Fora o seguinte temos uns dos melhores elencos e NAO o melhor elenco disparado e apenas 1 time pode ser campeao atlético mg e palmeiras tem excelentes elencos e tecnicos inclusive na minha opinião a frente do ze Ricardo em experiencia e capacidade por isto um bom profissional precisa esta dempre revendo conceitos e se aprimorando eu so considero um fracasso o trabalho dele se conseguir ficar fora da libertadores fase de grupps.

  • Precisamos fazer pressão
    Abel Braga só não veio pro Flamengo porque fizemos pressão contra ele.
    Temos que fazer pressão pela saída de certos jogadores e temos que criticar especulados que não queremos pra que o Flamengo desista de uma eventual contratação.

  • Óbvio que o ze Ricardo precisa mudar alguns conceitos treinar variacoes de esquema mais ai eu pergunto tem tempo pra fazer isto agora? Mudar um esquema fazer os jogadores entenderem e atuar bem neste esquema novo leva tempo, foi tirar um ponta do time (a merda do Gabriel) que comecou uma sequência de pessimos jogos e defesa exposta. Considerando que ele pegou o bonde andando com o time mal ate contra os pequenos do rio e com pouco tempo deu padrao recebeu reforcos que um era reserva outro mal jogava na zaga o diego e Damião atuando pouco na Europa e mesmo assim brigamos pelo titulo, é pouco? Na minha opinião nao poderia ser melhor? Sim e para isto ele tera a pre temporada e alguns reforcos e ai sim vamos ver se ele com tempo pra treinar sem precisar jogar em casa em estadios fora do rio com a pre temporada e com calendário mais esticado veremos seu potencial e otimo que ele e o flamengo queiram fazer este curso um mes nao o fara ser o tite mais com certeza melhorara seus conceitos ai caao nao mude com todos os fatores que falei xau e rua.

    • Discordo. O Cuca constantemente muda a forma do Palmeiras jogar no decorrer dos jogos.
      Convenhamos que com o elenco que temos estar entre os 3 primeiros do campeonato não é nenhum milagre. Ao meu ver ele não fez mais que a obrigação dele, pois o nosso elenco é bom.
      Do primeiro ao sexto nesse brasileiro só vencemos uma partida que foi contra o Atlético, sem contar que não vencemos nenhum dos 4 grandes paulistas.
      Conseguimos resultados contra as equipes inferiores, que estão brigando lá em baixo, mas contra as boas equipes não nos apresentamos bem.
      Se ele continuar, torço para que ele mude alguns conceitos e deixe de insistir em jogadores fraquíssimos.

      • Veja meu comentario acima sobre cuca e sobre nossa posição final do campeonato e pegar elenco mal treinado quase meio do ano deixado assim por um renomado tecnico ou vc acha que estariamos aonde estamos hj com o Muricy receber dois zagueiros um banco e outro que nao atuava a tempos ter Guerrero apenas na 11 rodada Damião se nao me enganp na 17 Diego na 21 e esta onde estamoa é obrigacao? Eu discordo era pra ser uma das metas agora obrigacao nao e sim como disse ele precisa rever conceitos e 2017 sera para sabermos se rle tera competencia pra isto.

        • Mas o Cuca também assumiu o Palmeiras no final do Paulista e eles estavam muito mal treinados pelo Marcelo Oliveira.
          Ao meu ver um time como o Flamengo, com uma das folhas salariais mais cara da América do Sul e com o elenco que temos, a libertadores é obrigação.
          Sabemos como é o futebol e nem sempre as coisas saem como o esperado, mas de fato os 3 melhores elencos hoje ocupam as 3 primeiras colocações, porém tanto o Atlético quanto o Palmeiras têm chances concretas de serem campeões no final do ano e nós não tivemos capacidade de vencermos um Palestino para podermos vencer uma Sulamericana.

          • Mata mata tem disto e posso colocar ali que realmente o ze e o time pisou na bola (pra mim houve soberba) quando ao cuca ele alem de ser melhor que o ze Ricardo como tecnico ele pegou o time com mais tempo alem de poder treinar maus ja que nao viajam como o flamengo este ano alem de que ter ido mal durante um tempo sem o gabriel jesus (o que nos permitiu encostar) e a varios jogos que pir erro de montagem de elenco sem um meia la o futebol tem sido de resultado ja no atlético mg Marcelo pegou o time na mesma epoca porem e mais irregular.

            • Também acredito que houve soberba e menosprezamos o Palestino. De fato o Cuca é mais treinador que o Zé e óbvio que as nossas viagens evitaram um treino ou outro para ajustar a equipe, mas em compensação nesse jogo contra o Corinthians que tivemos o Maracanã e uma semana livre, o time deixou muito a desejar.
              Confesso que não me animei com o que ele pretende fazer contra o Atlético ( escalar Fernandinho, Gabriel ou Cirino), mas nos resta torcer, pois a vaga no G3 está bem ameaçada pelo Santos.

  • Periodização tática pra escalar Gabriel e Fernandinho.

  • Cara, se ele se desapegar de alguns conceitos, otimo. Principalmente na manutenção de um esquema ruim. Porque o “novo” esquema n funcionou contra o curintia. Pq rle n mudou porra nenhuma e os jogadores escalados n eram adequados pra funcao.

  • Última esperança de ele aprender a não escalar perebas.

  • É muito pouco tempo, então não achem que ele vai vim estilo Tite. Além disso é possível que ele consiga entender como funciona o sistema de categorias de base deles e alguns conceitos de posse de bola, que é extremamente importante hoje em dia, isso já é o suficiente para sermos o único clube do país com uma filosofia. A partir daí é só contratar técnicos com a mesma mentalidade.

  • Tendo em vista que o Tite ficou o ano de 2014 inteiro estudando fora, apenas um mês vai ser muito pouco para um treinador que é refém de um esquema de jogo só.

    • É um passo de cada vez, o tite ficou um ano pq estava desempregado, o zé é tecnico do flamengo e não tem esse luxo de ter 1 ano, aos poucos o cara vai evoluindo, já é um acerto da diretoria investir em alguem novo pois esses medalhões só atrasam o futebol.

      • Por mim que ele fique esse ano de 2017 inteiro fora se aperfeiçoando. Vejo potencial nele e acho que ele tem tudo para ser um grande treinador no futuro, mas ultimamente venho perdendo consideravelmente a confiança que tinha nele por suas escalações errôneas e também por não conseguir sair dessa formação de jogo que ele mesmo congelou. Isso sem contar com a vaga cativa que ele deu ao Márcio Araújo e também por suas insistências com Gabriel, Fernandinho, Cirino.
        Na minha opinião, ele está cru e não vai ser apenas em um mês na Europa que ele vai se tornar um grande treinador que o Flamengo precisa.

        • E QUEM VOCÊ CONTRATARIA PRO LUGAR DELE LUCAS?

          • Eu gosto muito do trabalho do Dorival. O Santos não tem um elenco tão bom quanto os 3 primeiros do brasileiro e mesmo assim joga pra frente e nos ameaça seriamente pelo G3.
            O Rueda do Atlético Nacional pelo estilo de jogo que ele adotou nessa libertadores me agrada muito também, pois montou um time organizado e ofensivo.

            • Dorival que pos santos neymar so colecionou demissoes inclusive aqui antes de voltar a dar certo no santos porem apenas novamente so ganhando paulistinha e Dorival tambem foi pra Europa antes de assumir o santos nedta passagem o que mostra que o caminho ja o rueda nome interessante sim mais vc sabia que ele auxilar do Osório e nao um tecnico renomado? E exatamente pelo atlético nacional seguir a mesma linha de raciocinio o manteve pra ele conseguir formatar este time?

              • O Dorival foi demitido aqui não por causa dos resultados, mas sim pelo seu salário que foi feito pela gestão da Patricia Amorim.
                Dorival assumiu o Santos no ano passado brigando para não cair e beliscou uma vaga na libertadores pelo brasileirão e foi vice da copa do Brasil perdendo nos pênaltis.
                Quanto ao Rueda, acho que você está enganado. Ele foi treinador das seleções da Colômbia, Honduras e Equador aí assumiu em 2015 o Atlético Nacional depois da saída do Osório. Me lembro até dele como treinador do Equador na Copa aqui em 2014.

                • Dorival aqui era chamadp de professor pardal e foi demitido apos nao empolgar no brasileiro e s pelo seu alto salário e so foi engrenar novamente no santos apos ir pra Europa quando ao rueda vou verificar agora se errei ou nao cado esteja errado me retificarei

                • Sim estava enganado sobre rueda ser auxiliar mais a sua carreira mostra um tecnico que passou pela base da seleção colombiana onde foi ben e ate sou a favor a tempos de trazer um estrangeiro pra ca em lugar da maioria dos tecnicos retrogrados do brasil porem pra 2017 eu daria este voto de cnfianca ao ze por mostrar um perfil de tecnico moderno se la na frente nao vermos evolução ai sim rueda galhardo otimo nomes.

                  • O Dorival foi demitido no campeonato carioca ainda. Me lembro até que ele era o treinador quando ganhamos de 4×1 do Vasco que o Rafinha fez um golaço.
                    Pode ter certeza que ele saiu do Flamengo por questão salarial, pois seu contrato estimava que a partir março ou abril, sua multa diminuiria e seu salário passaria para 750 mil(não me pergunte o pq desse valor, pois foi quem fez esse contrato foi o Zinho com a Patricia Amorim).
                    O momento para trazer algum treinador estrangeiro é agora, pois ele terá a pré temporada e o carioca para se adaptar e chegarmos na libertadores que começa um pouco depois no ano que vem mais entrosados.

                    • Momento de trazer estrangeiro e no inicio do ano concordo mais pra 2017 eu apostaria no ze e na sua evolução caso nao consiga 2018 traria o estrangeiro

                    • Independente do treinador o importante é que os títulos venham em 2017 e que o Márcio Araújo saia do Flamengo kkkkk

                    • Coloquei errado pensei algo e digitei outra realmente Dorival foi demitido no carioca mais foi contratad no brasileiro anterior onde nao empolgou e isto mais o aumento salarial absurdo que ele teria culminou a sua dispensa.

                • Num ano em que a pressão por conquistas, você traria um estrangeiro (por melhor que seja, e ele realmente é muito bom)? Totalmente fora da ambientalizacao do campeonato brasileiro, sem conhecer jogadores, calendário.. quanto tempo você acha que ele teria que ter pra mostrar resultados? A torcida teria paciência suficiente com esse tipo de trabalho?

                  • Claro que sim!
                    Sou contra trazer estrangeiro durante o ano, pois são jogos em cima de jogos e aí fica difícil conhecer o elenco, mas no inicio do ano vejo que é o ideal, pois tem a pré-temporada e tem um campeonato carioca para servir de testes.
                    O tempo é totalmente relativo. Se for um bom profissional apresentará resultados logo. O Cuca precisou de um mês para arrumar o Palmeiras. O Tite assumiu o Corinthians no inicio de 2015 e o time já tinha montado uma estrutura de jogo sólida.
                    A torcida engole o Gabriel tem 4 anos, Márcio Araújo 3 anos e eles nunca ganharam nada, acredito que um treinador que é o atual campeão da libertadores e apresentando bons resultados de cara tem tudo para se sustentar no cargo.

        • O que pesa contra mudar o esquema é que é essa mudança requer tempo, que não temos. O time tá condicionado. Mas eu prefiro o 442 com damiao e guerrero ou vizeu e guerrero.

          • Disso eu discordo. Vejo aos jogos do Palmeiras e constantemente o Cuca altera a forma de jogar deles conforme o jeito de jogar do adversário. Só nesse campeonato vi eles jogarem com 4 atacantes, 2 volantes e um meia, 3 volantes e 3 atacantes. Isso é saber usar o elenco e ter domínio tático. Já o Zé infelizmente mantém um esquema de jogo e só troca as peças aí somos obrigados a ver Alan Patrick de ponta direita, Mancuello de ponta esquerda.

        • A culpa é do flamengo na formação do time, pq na maioria dos jogos em que o MA ficou fora o time perdeu a zaga ficou exposta, Cuellar é mais um segundo volante, ai só temos o Ronaldo o garoto da base e ai não sei derrepente acharam que o garoto não estava pronto, então o erro foi não contratar um bom primeiro volante.

          • Acho que o Arão poderia muito bem fazer essa função de primeiro volante, pois ele tem boa antecipação e saída de jogo. Seria fazer algo semelhante que o Casemiro faz na Seleção e no Real.

    • Tudo na vida que você adquire como aprendizado é importante.
      Uma coisa que Tite aprendeu na Europa foi que se o time ta ganhando , pode fazer mais gols, Tanto é que na 1° vez que foi campeão Nacional 1a0 para tite era goleada na 2° vez o Corinthians tinha peças boas mais jogava para golear mesmo.
      Espero que Ze pegue o espirito de dar “show” um espetaculo, de ir com o time pra frente

      • Concordo que tudo que você adquire na vida como aprendizado é importante, mas duvido que em apenas um mês ele vai melhorar muito ao ponto de levar o Flamengo aos títulos em 2017.

Comentários não são permitidos.