ZR explicou porque trocou Gabriel e Fernandinho por Sheik e Alan Patrick

Compartilhe com os amigos

Análise: pela bola do jogo, Zé vê Fla dar campo ao Galo e perder a vitória. Treinador troca os intensos Gabriel e Fernandinho por Sheik e Alan Patrick, respectivamente, perdendo assim em mobilidade e ocupação de espaços

Após um primeiro tempo exemplar e que só não foi ideal pelas inúmeras chances desperdiçadas, o Flamengo voltou do intervalo para tentar matar o jogo contra o Atlético-MG. Não o fez, deu espaços, e Guerrero salvou o time da derrota aos 44 minutos da etapa final, decretando o 2 a 2.

Na entrevista após o jogo, Zé Ricardo tentou explicar as saídas de Gabriel e Fernandinho, que vinham muito bem tanto ofensivamente – destaque para o último – quanto na ocupação de espaços. Para ele, Sheik e Alan Patrick eram potenciais candidatos a encaixar a famosa “bola do jogo”.

– A troca do Sheik tínhamos que fazer para tentar o segundo gol. Ele tem característica parecida com a do Gabriel que é a de segurar bem a bola e uma verticalidade que nos interessa bastante para que pudéssemos buscar o ataque. Em relação ao Fernando, foi o desgaste realmente.

– A única dúvida era a entrada do Alan ou do Cirino para fazer o lado esquerdo. Entedia que como o Atlético só tinha dois para três no setor de meio, a entrada do Patrick poderia dar superioridade. Não conseguimos encontrar o melhor momento, tivemos contra-ataques, mas desperdiçamos passes. Entendia que jogando ali com dois homens apenas por dentro o Atlético pudesse oferecer alguma bola para o Alan chegar à área adversária ou dar assistência. Não foi a primeira vez que fizemos essa mexida. Deu certo contra o Cruzeiro, lembrando agora, por exemplo, o Alan deu duas assistências. Mas hoje infelizmente não conseguimos manter a posse.

No primeiro tempo, Gabriel e Fernandinho recompunham bem a segunda linha de quatro quando o Flamengo era atacado. Na etapa final, Sheik e Alan mantiveram o posicionamento, mas mexeram-se menos (Foto: Fred Gomes)
No primeiro tempo, Gabriel e Fernandinho recompunham bem a segunda linha de quatro quando o Flamengo era atacado. Na etapa final, Sheik e Alan mantiveram o posicionamento, mas mexeram-se menos (Foto: Fred Gomes)

Não deu certo. Sheik, aos 38 anos – 12 a mais do que Gabriel -, aproveitando-se de sua técnica, até tentou combinar boas tramas com Guerrero. Encaixou passes interessantes, mas mexeu-se bem menos do que o baiano. Na marcação, que não é seu forte nem compatível com sua idade, deixou a desejar. Resultado: Fábio Santos começou a subir mais pela ala esquerda do Galo.

Alan também não tem a característica de marcar. Não é a dele, Embora tenha procurado ocupar a faixa esquerda defensiva, algo que Fernandinho cumpria muito bem antes de sair, seu instinto de meia o fazia se aproximar de Márcio Araújo e Willian Arão, deixando assim um corredor para Carlos César e Luan explorarem.

Na frente, Patrick, outro bem dotado tecnicamente, tentou segurar a bola até encontrar o momento ideal para o passe final, mas não teve sucesso. Além disso, permitiu a Carlos César ter um refresco após o ritmo frenético imposto por Fernandinho no primeiro tempo.

Repare na imagem abaixo, que Sheik e Alan conseguiram por diversos momentos compor a linha de quatro defensiva, mas não apresentaram a mesma dinâmica que os titulares.

Sheik e Alan estão alinhados com Márcio e Arão, mas não tiveram o mesmo ímpeto que os titulares (Foto: Fred Gomes)
Sheik e Alan estão alinhados com Márcio e Arão, mas não tiveram o mesmo ímpeto que os titulares (Foto: Fred Gomes)

O time recuou, algo do qual Guerrero reclamou, e deu campo para o Atlético-MG pressionar insistentemente. De tanto martelar, fez o primeiro gol num pênalti desnecessário de Réver.

O Palmeiras perdeu para o Santos, e o Flamengo perdeu chance de ouro de se reaproximar, ganhar moral e recolocar o perfume do “cheirinho de hepta” no ar.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ano que vem… Fernando Diniz

  • Se for pra preencher o meio campo, colocasse o Mancu, além de marcar, tem mobilidade, Alan Patrick eh pra entrar final de jogos, pra segurar o jogo no ataque e não era o caso.

    Ainda pensou em por Cirino ta louco, não gosto do Gabriel, mas é melhor que Sheik, o cara procura marcar pelo menos e aparece sempre aberto para cruzamentos.

    ACABOU COM O JOGO… tirar Fernandinho que estava infernizando a zaga dos caras, não faz sentido, quase a mesma coisa de tirar Muralha e colocar Damião no gol.

  • bom dia Nação

  • a idéia não é que ZR saia, seria bom que continuasse, mas queremos que pare de fazer merda! chega de insistir com alguns jogadores como Sheik, alan, Cirino, pare de achar que MA é titular absoluto, chegamos em segundo lugar graças a chegada de Diego, Réver e Vaz, caso contrário estaríamos disputando lá embaixo.

  • achar que MA, Sheik e Alan Patrick poderiam melhorar a marcação só pode ser piada, quantas vezes será preciso errar ZR para saber disso.

  • Trocou porque é burro!

  • Nao estou defendendo o zé, mas quem seria melhor do que ele, e estaria disponível no mercado?

    • Técnico bom nunca vai estar disponível, tem que fazer proposta e tirar de outro clube.
      Zé tomou uma aula no sábado.

  • Só as ricardetes pra te entender….e vamos com essa merda pra libertadores. ..mais um começo de ano jogado fora !

  • se o flamengo quiser manter o estilo de jogo ano que vem, tem que buscar dois pontas rapidos e bons… seriam o keno e o marinho. O marinho pode ser o doido que for, mas se nao fosse por ele, o vitoria ja seria rebaixado… ele salvou o time muitas vezes, inclusive sabado contra o florminense

  • Zé não faz mais isso não! Estávamos dominando os caras, perdemos um pouco o meio campo com a entrada do Luan mas vc tirou os dois corredores de ataque e que também ajudavam no fechamento das laterais.

  • Pior d tudo é assistir todo segundo tempo e a cada jogo ter certeza q nosso preparador físico é pior do q qualquer time!!! O time anda no 2 tempo!!! Contra o inter e sport por exemplo deu pena

  • Não precisa explicar, eu só queria entender.

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Boaaaa.
      grande abraço !!

  • Infelizmente torcedor do Flamengo que comparar o trabalho do ZR ao do
    Muricy…realmente ele fez um trabalho melhor, porem não é por causa
    disso que ele é um grande técnico..ZR é fraco….não sabe fazer leitura
    de jogo, não consegue ter variações táticas, o time não apresenta uma
    jogada ensaiada, falta “punch” a ele…não estou aqui pedindo para
    mandarem ele embora, acho que o Flamengo possa investir nele, com
    intercâmbios, cursos, por exemplo mandaria o pré histórico Jayme de
    Almeida embora e manteria ele ZR.O Flamengo precisa de um técnico
    estrategista que ensina ao ZR, como substituir, a sempre utilizar os
    melhores jogadores, mesmo voce não tendo um elenco tão qualificado (não é
    o caso do Flamengo)a sempre utilizar os melhores. Todo mundo aqui é
    Flamengo, podemos discordar de um ponto ou outro, mais uma coisa é fato
    ZR ainda não tem tamanho, peso para ser treinador do Flamengo.A
    diretoria pode dar o Messi para ele que o time não vai andar e para o
    ano que vem tendo uma libertadores, onde tem técnicos estrategistas, que
    entendem de tática, vão engolir ele ZR, assim como o treinador do super
    Palestino e tantos outros o fizeram.Por exemplo no jogo de ontem faltou
    muito ao Flamengo o que? Malandragem se atirar, cavar falta, ninguém
    aparecer para bater o lateral e isso passa muito pelo técnico e
    infelizmente ele não tem vms dizer essas “maldades” de jogo.E para constar o 2° gol dos caras muito se deve pelo Sheik que não volta correndo fica trotando no meio campo e a jogada comendo solta pelo lado direito e seu M. Araujo novamente atrasado, e parado na jogada pedindo impedimento.

    • Isso com o cara colocando o flamengo em 2 colocado. Meu Deus!!!! É muita corneta aqui.

    • Perfeito. ….penso da mesma forma !

  • As pessoas esquecem que o Zé Ricardo também é humano. Ele também sente medo, sente a pressão de lidar com mais de 40 milhões de malucos pelo Flamengo. Ele sabe o que dos seus feitos e está lidando com as consequências positivas e negativas. Esquecem que esse é o primeiro ano do Zé como treinador de uma equipe profissional e de PRIMEIRA DIVISÃO. É incrível como esse cara se mantém calmo!

    Flamengo brigava contra o rebaixamento por alguns anos, hoje briga pelo título. Ele errou? Muito. Me estressa quando ele faz entrevistas calmas ao contrário de mostrar pulso firme? Sim. Mas o que ele vem fazendo no Flamengo é algo fantástico!

    Eu nunca vi o Flamengo tão organizado assim na minha vida, como joga bonito esse Flamengo de Zé Ricardo. Jogadores ruins como Arão [afobado, entregador e nervoso], Marcio Araujo, Pará, Alan Patrick, entre outros tantos que estão jogando demais graças a organização tática do técnico. E o que falar do Rafael Vaz? É o melhor zagueiro do Brasileirão e um dos melhores zagueiros desse século no Flamengo. O CARA ESTÁ NO AUGE DA CARREIRA, “UM BONUCCI SEM GRIFE”.

    Podem falar o que for do Zé Ricardo que eu também me estresso, mas ele vem tirando leite de pedra. No papel o Flamengo não tem time para conquistar o título, já dentro de campo é outra história. Quero muito que ele vá estudar na UEFA e volte para nos ajudar a conquistar tudo o que merecemos, pois o Flamengo não é time de ficar anos sem conquistar grandes títulos. Obrigado Zé Ricardo! Trabalho sensacional! Quem enxerga além do placar sabe o que você está fazendo.

    • Só discordo em dizer que William Arão é ruim. Um volante que consegue roubar mais de 70 bolas em menos de 35 jogos, que faz gol e dá assistências difícilmente vai ser ruim.

      • Tenho uma birra com ele, todo jogo ele quer entregar o gol inclusive esse contra o Atlético Mineiro, deu 2 bolas para os caras. Ele também erra muitos passes, mas ele é esforçado e realmente nesse quesito ele vem sendo importante, é um excelente ladrão de bolas. Até o Márcio Araújo vem se destacando, tudo fruto do ex-zagueiro e hoje técnico do Mengão, Zé Ricardo. Abçs

        • Tolinhos, o Flamengo tem time de sobra para conquistar qualquer título no novo continente, e infelizmente esse time fica no banco, enquanto a maioria de perebas sobrecarrega Diego e Guerrero. O que não temos é técnico… A nossa zaga deveria ser Donatti e mais um que não fosse o Rever, nossa lateral esquerda deveria está com o renovado Pará, enquanto Rodnei atuaria na direita, meio campo: Adrian, Cuellar, Mancuello e Diego, ataque por fim: Guerrero e Lucas Paquetá… o resto é para compor elenco…

      • Um jogador pode ser Bom!!! Mas quando quer ser ruim e andar em campo ninguém segura!! Ele fez essa escolha!! Tem horas q da a impressão q o salário está atrasado quando o vejo andando em campo totalmente desmotivado!! Jogador tem q ser como o Moisés do palmeiras focado e motivado todo jogo

    • Um torcedor coerente!!! Penso igual. O Zé está fazendo um excelente trabalho. Já colocou o fla na liberta de 2017 e o título não é impossível. Vc vai deixar os cornetas do Zé loucos. Deixa eles lerem seu comentário. Parabéns!!

    • Parei de ler na parte que fala que o Vaz é o melhor zagueiro do Brasileiro…kkkk

  • Muitos por aqui criticam o Zé Ricardo (e com razão).Porém, quem iríamos botar no lugar dele? Os mesmos dinossauros de sempre como Joel, Luxa, Dorival, Abel,Roth, Ney Franco? Seriam esses? Não adianta nada criticar o cara e nem ao menos pensar numa boa solução pra isso.

    Para o próximo ano poderia vir um bom técnico de times de outros países da América do Sul.Marcello Gallardo do River seria um excelente nome. Não somente um bom técnico por essas bandas, mas bons jogadores também (a escola colombiana, argentina e uruguaia revelam alguns bons e baratos jogadores).

    • Você disse o certo cara, ninguém quer esses dinossauros comandando o time novamente, porem poderíamos contratar um técnico sul americano e mandar o ZR pra um curso na Europa de 6 meses a 1 ano, e quando voltar, colocar ele como auxiliar técnico permanente do clube ate o contrato do estrangeiro acabar, e depois coloca-lo como técnico novamente….

      • Sim, e ainda tem o fato das faltas de opções no time.Quem iria substituir à altura Fernandinho e Gabriel (que não são bons)? Os lesionados Ederson e Everton? O limitado Cirino? O velhote do Sheik? A eterna promessa Adryan? O morto do Alanbik? Improvisar o Mancuello (que nem ponta é)? Queimar as joias da base como esses dinossauros fizeram no passado?

        Para o próximo ano, se o Flamengo não contratar um bom técnico estrangeiro, se não botar o Zé Ricardo pra fazer cursos na Europa e renovar com os cabeças de bagre do elenco, o filme de 2012 e 2014 irá se repetir: Vexame na libertadores, caindo na primeira fase. A única diferença é que não tem como mais brigar pra não cair, já que a qualidade técnica tá melhor que nos anos passados (pelo menos isso).

    • Discordo. O Zé tirou leite de pedra e não vai renovar? Colocou um time desacreditado com o Muricy na libertadores de 2017 pra vir outro? Isso não é planejamento tenho certeza que o Flamengo vai renovar com ele.

  • bom é abel braga, luxemburgo, muricy

    • A diferença desses pro Zè è so a experiência, fora isso a criatividade è a mesma. .

      • Vc tá de brincadeira! O que falta realmente ao Zé é criatividade meu amigo!

    • cara eu queria entender alguns torcedores. Ninguem aqui disse que queremos esses técnicos de volta… Por que não ir atras de um técnico estrangeiro, que possa dirigir o time na aproxima libertadores, e ponha o ZR pra ir fazer um curso na Europa de 6 meses, 1 ano pra que realmente aprenda com os melhores, como Simeone(pois Guardiola e Mourinho são técnicos de elencos estrelados, quero ver pegarem um time mais ou menos e fazer render.), e depois voltar para o flamengo como auxiliar técnico permanente, e com o fim do contrato do tecnico estrangeiro contratado, ele assumir novamente a equipe.

      • O Mourinho ganhou a UCL com o Porto, e ele mesmo montou esse time. A própria Internazzionali em 2010 não era um time estrelado, o craque do time Sneider foi dispensando do Real Madrid, Milito ninguém conhecia, o próprio Lucio foi mandado embora do Bayern, estrela mesmo não tinha muitas, já o Guardiola sempre treinou time estrelado, mas ninguém lembra que aquele time estrelado do Barcelona que ganhou tudo em 2009, também não ganhava de ninguém em 2008, foi até goleado algumas vezes pelo Real em 2007/2008, o Barça só virou aquela máquina graças ao Guardiola, tanto é que perdeu de 7×0 pro Bayern na temporada seguinte à saída do Guardiola !!!

        • EU falei errado, Guardiola é técnico de time estrelado, mourinho não, porem vejo ele montando times sempre retrancados, quer ser a estrela do time, e nao faz um bom trabalho desde a Internazionale.

      • Técnico estrangeiro pra que? trazer um monte de argentinos e sair 3 meses depois. Olha o historico de técnicos estrangeiros no Brasil.

        • Mas naquela ocasião , creio eu que você esteja falando do Gareca, o palmeiras não tinha time, tanto que naquela temporada contratou um caminhão de reforços … E na maioria das vezes, os técnicos estrangeiros chegam no meio da temporada,ou quando chegam na pré-temporada, não se tem uma base boa do ano anterior, apenas pra se fazer contratações pontuais, e quando ainda sim tem um time razoavel, até o cara dar ao time a cara que ele quer, demora um tempo e ai perde-se um Estadual (“super importante”), e é demitido. Vale lembrar, que até acabar a fase de pré libertadores, ja estaremos em abril, haja vista que o torneio será anual, entao da pra contratar sim, pois o flamengo tem uma base boa, uma estrutura boa.

      • Tem que deixar o zé. Isso que é planejamento e a diretoria não vai cair nessa. O cara fez um excelente trabalho!! Deixa o zé trabalhar que tá dando certo!

  • O zé ricardo poderia ir fazer um estagio na europa e voltar como auxiliar de um tecnico de ponta que venha pro m,engao

  • Ederson.

    • Tá machucado… Desde o jogo no primeiro turno contra o Corinthians…hahahaha… Mais se Vc quis dizer Enderson… Não acho uma boa… Abel quem sabe…

  • Eu só quero entender. A coluna do Flamengo sempre foi um espaço de debate saudável entre os rubro negros, mas de vez em quando surgem alguns temas que dividem a galera e aí a discussão saudável dá lugar as ofensas. Todo mundo que critica o ZR aqui no coluna invariavelmente ganha a pecha de “modinha”. Eu tenho muitas criticas ao trabalho dele, inclusive nas vitórias. Acho que essa posição do Flamengo no campeonato é meio acidental, na verdade não temos a consistencia necessaria que faz um time campeão, é o que sobra no Palmeiras o virtual campeão.
    Acho que o merito dele é mais na parte de ambiente com os jogadores, como estrategista é um desastre. Se o Flamengo quiser subir mais um degrau no ano que vem não pode ser com o ZR, tem que começar a procurar alguem agora, sem se iludir com essa boa campanha. As falhas dele são clamorosas e ocorrem em todos os jogos, ele ainda tem a inocencia de ir para as coletivas e explicar calma e detalhadamente todos os erros dele, resumindo, o Flamengo é muita areia para o caminhão dele. Eu tenho 41 anos, de Maracanã tenho 33, sou sócio torcedor em dia com meu plano desde o lançamento, devo ser modinha.

    • Falou tudo

    • Sou torcedor que defende o ze Ricardo pelo fato de ter pegado barco andando após multi campeão Muricy e Boa campanha sem Maracanã. Achei sabias suas palavras pois logicamente existem técnicos melhores que ele para encarar libertadores. Pena que são poucas opções de técnicos melhores que o ze. Suas palavras são bem coerentes , crítica construtiva. ST .

    • É o que eu canso de falar na roda de amigos. O Zé é sim um ótimo técnico, o problema é que ele é totalmente inexperiente. Basta ver que ele não sabe ditar o ritmo do time, por vezes ele escolhe o momento errado pra fazer a substituição e quebra o sistema ou então demora muito e não dá tempo hábil para o time engrenar.

      O único problema desse “fora zé ricardo” que todo mundo gosta de entoar é apenas um: vai entrar quem no lugar? Esse é o problema do futebol aqui, não tem renovação nos técnicos. É sempre a mesma coisa, Joel, Muricy, Luxemburgo, Abel, Oswaldo, Marcelo, Mano Menezes… Da maioria dos técnicos atuais, um dos poucos que salvam é o Marcelo que costuma ter trabalhos bem regulares. Torcedor brasileiro precisa sair um pouco da caixinha, tá igual torcedor europeu fissurado no Mourinho. Flamengo no começo do ano não tinha aspiração a nada, time apático, sem sangue e preguiçoso com um esquema merda que não conseguia fazer uma tabela. Por incrível que pareça, o elenco é bom, mas não vai ser com um Abel Braga da vida que vai engrenar.

      • Concordo contigo…
        E ainda é uma boa chance de economizar uma grana que pode ajudar o salário de mais um jogador.
        Grande abraço !!!

    • Não amigo…
      Você é um Rubro Negro.
      E esse é um espaço para Rubro Negros.
      Sua opinião da forma como você a expôs é educada, válida e não destrutiva.
      Não quer dizer que se discordo de você, por isso mereça algum tipo de apelido pejorativo que o apequene e ofenda.
      TODAS as opiniões são válidas independente do seu ponto de vista ser igual ou diferente do meu ou de qualquer um aqui.
      Inclusive o saúdo pela opção de Sócio Torcedor inclusive mantido a tanto tempo sem interrupções e em dia.
      Somos Todos menos uns !!!
      Mengão Sempre !!!
      Grande abraço !!!

    • O ZR, Ele é medroso, tem medo de ousar, o Marcelo Oliveira foi extremamente ousado, a torcida vaiou ele quando tirou Donizete e colocou um atacante abrindo defensivamente o time. Flamengo poderia da o troco, ate concordo com a entrada de Sheik em campo, mais todos sabem que Alan Patrick nao é de marcação e sim de segurar a bola, mais ja que ele iria usar o contra ataque, por que nao manteve o Fernandinho? Não é unanimidade, mais ele tava bem no jogo, tinhamos dois moleques da base no Banco que ocuparia as pontas ofensivas do Flamengo e ele optou em segurar a bola no meio recuando o time, fez isso nos últimos 3 jogos.. reta final do campeonato e De 9 pontos disputados Flamengo ganhou apenas 2 e seriam jogos teoricamente difíceis mais que na pratica eram fáceis e dava para ganhar as 3 partidas se o ZR nao tivesse entregado os jogos nas 3. Nao ligo que me critiquem por falar isso, mais esse ZR é melhor como psicólogo do que como técnico

      • ACHEI ALGUEM Q PENSA COMO EU,ZE RECUOU O TIME COLOCANDO ALAN MORTO,FERNANDINHO QUANDO RESOLVE JOGAR ELE TIROU O CARA,TIME Q TA DANDO PRESSAO NAO SE MEXE,DESDE PEQUENO APRENDI QUE; SUBSTITUIÇAO É SE O TIME TA MAL EM CAMPO OU PERDENDO O JOGO,AGORA MEXER COM O TIME VOANDO EM CAMPO NUNCA VI.

        • Avisei desde o início que esse Zé lixo não ia aguentar a pressão. Aí pronto pode entregar a taça para o palmeiras.

          • O mesmo Lixo foi quem nos pos na disputa pelo título, disso você não se lembra né?

    • O problema é que quando fala em encontrar novo técnico, p pessoal pensa em felipão, luxemburgo, Abel, dentre outros técnicos de renome brasileiro, porem em nenhum momento eu vii alguém da torcida que comenta aqui no site pedir algum desses técnicos…. Por que não ir atras de um técnico estrangeiro, que possa dirigir o time na aproxima libertadores, e ponha o ZR pra ir fazer um curso na Europa de 6 meses, 1 ano pra que realmente aprenda com os melhores, como Simeone(pois Guardiola e Mourinho são técnicos de elencos estrelados, quero ver pegarem um time mais ou menos e fazer render.), e depois voltar para o flamengo como auxiliar técnico permanente, e com o fim do contrato do tecnico estrangeiro contratado, ele assumir novamente a equipe.

    • Zelixo

    • Discordo totalmente quanto a “posição acidental” em um campeonato de pontos corridos dizer que tudo que fizemos foi um acidente beira o Ridículo!. Modinha é aquele que vive falando mal, criticando, Creio que você não seja assim. Quanto as discussões estamos em uma democracia se você estranha o povo estar bem polarizado olha um pouco para o panorama político em que estamos.

    • São opiniões. Vc com esse tanto de estrada não percebe um bom trabalho. Ele só errou? Mesmo? Já deu uma olhada na tabela do Brasileiro? Dá um google ai. És um corneta. Só isso.

  • Leitura completamente equivocada do jogo, falei ontem que se ele entrasse com Sheik perderíamos o jogo, sorte que empatou na bacia das almas.

    Zé Ricardo ainda precisa aprender a variar o time, enxergar o que acontece na partida e mexer de imediato como a maioria dos treinadores de ponta fazem. Ele ainda tá muito verde, preso a “prancheta”, preso a um esquema que vem se sustentando razoavelmente bem mas já manjado e com algumas peças que a muito tempo não produzem.

    Resumo, é pouco se quiser conquistar um título expressivo.

    • Torço que isso mude ano que vem…

    • Esse milksheik tá na hora de pendurar as chuteiras. Noivado.

  • Não sei moçada tem coragem de criticar o zevocê Ricardo. Jogamos campeonato inteiro sem Maracanã viajando , ele não fez pré temporada , ganha 10% do salário dos medalhões que tivemos vários e lutando contra rebaixamento. Querem quem? Dorival no Mengão foi péssimo. Mano ” ninguém entende “? Abel Braga Santo André?? Todos ganhando 600 mil. Covardia ficar criticando quando Não ganha. Sócio torcedor.

    • Vc é o típico brasileiro que se contenta com pouco, melhorou um pouco pra vocês já está ótimo né

      • Sou típico torcedor do Flamengo que sofre desde 1986. Que já viu time jogando mal milhares de vezes e escapando do rebaixamento com técnicos de nome e medalhões. Não sou típico modinha que fica reclamando quando não ganha do time com melhor elenco do Brasil no Mineirão lotado. Enfim não sou típico babaca que só critica

        • Além do mais Eduardo o pessoal tem memória fresca foi o Zé quem nos pos na disputa pelo titulo e assegurou a vaga na Liberta. Quanto aos erros ele os tem desde o início só ficaram mais evidentes pelos tropeços recentes.

      • Pouco? O cara colocou um time desacreditado na libertadores e ainda disputa o título. Faltam 5 rodadas. Identificar compentência realmente não é da cultura de muitos brasileiros.

    • 1 cara, que Dorival foi o técnico que teve o maior rendimento desta gestao, so saiu por que o salario era alto, e gosto dele pois trabalha com a base.
      2 cara, eu queria entender alguns torcedores. Ninguem aqui disse que queremos esses técnicos de volta… Por que não ir atras de um técnico estrangeiro, que possa dirigir o time na aproxima libertadores, e ponha o ZR pra ir fazer um curso na Europa de 6 meses, 1 ano pra que realmente aprenda com os melhores, como Simeone(pois Guardiola e Mourinho são técnicos de elencos estrelados, quero ver pegarem um time mais ou menos e fazer render.), e depois voltar para o flamengo como auxiliar técnico permanente, e com o fim do contrato do tecnico estrangeiro contratado, ele assumir novamente a equipe

      • Fantasia sua amigão. Vc acompanha o futebol Brasileiro? Sim? Me diz ai qual técnico estrangeiro deu certo? Me fala 1. Seus argumentos vão por água abaixo. No flamengo vai dar certo? Por qual motivo? Temos que valorizar a nova geração de treinadores. E o zé está brigando com leões né? Cuca, marcelo, dorival… Dizer que o Zé está fazendo um trabalho ruim é ridículo. Vai contra a tabela do Brasileiro de 2016. Sem falar do nosso elenco abaixo de palmeiras e galo, no mínimo. Isso de pedir técnico estrangeiro aqui é falta de conhecimento, de estudo do futebol brasileiro. Só quase isso, já que a corneta canta aqui. Injustamente.

        • A na maioria das vezes, os técnicos estrangeiros chegam no meio da temporada,ou quando chegam na pré-temporada, não se tem uma base boa do ano anterior, apenas pra se fazer contratações pontuais, e quando ainda sim tem um time razoável, até o cara dar ao time a cara que ele quer, demora um tempo e ai perde-se um Estadual (“super importante”), e é demitido. Vale lembrar, que até acabar a fase de pré libertadores, já estaremos em abril, haja vista que o torneio será anual, então da pra contratar sim, pois o flamengo tem uma base boa, uma estrutura boa e só precisa de algumas contratações pontuais.
          Eu disse que ZR faz um trabalho ruim, só disse que ele precisa se aperfeiçoar ainda mais, pois comete alguns equívocos, normais pra um técnico jovem. Se ele fosse ruim, você acha que eu estaria aqui falando pro flamengo investir nos estudos dele na Europa, não né.
          Olha o tite, mesmo depois de ganhar tudo no Corinthians, foi estudar na Europa, se aperfeiçou, voltou para o corinthians, ganhou o brasileirão de forma espetacular, jogando um futebol bonito, e agora chegou a seleção, e mudou a forma do brasil jogar, sempre pra frente.

  • Desde que ZR tomou para si como obrigação colocar o Sheik, o desagregador, o futebol do Flamengo caiu.

  • Professor, espero que você fique para o ano que vem, e sou seu fã, porém ontem a derrota foi por sua conta… Infelizmente… Mesmo eu entendendo o intuito da substituição, ela acabou com o poder de contra ataque de de velocidade do time. Mas tem uma coisa né, esta substituição é a mesma que o Zé sempre faz e toda vez que dá certo, TODOS ovacionam ele, desta vez deu errado aí vem o quebra pau… Engraçado né? Vamos e convenhamos, Sheik e Alan Patrick já deu.

    • Perfeito. Só estamos na briga ao barato ze Ricardo. E jogamos sem Maracanã campeonato inteiro. Muito fácil e muita covardia ficar criticando quando acaba o jogo e não ganhamos. Recentemente tomamos 4 .1 do galo de virada com o professô Luxemburgo. Ze está muito bom excelente custo benefício. E nosso elenco não é tão bom não.

      • Pqp olha o elenco que tínhamos na ocasião e olha o de hoje pelo amor de Deus

        • Thiago… não considero nosso banco tão bom assim 11 tudo bem mas acho que cai muito a qualidade de nosso banco.
          Abraço !!!

      • Eduardo, só concordo quando você diz que estamos na briga graças ao Zé (embora perdemos vários pontos por causa de suas escalações, substituições e falta de ousadia) e que o nosso elenco não é tão bom (na verdade é horroroso). Mas acho que o ZR não está preparado para ser treinador. São muitos erros para ser técnico de um time grande como o Flamengo. Seria bom demitir o Jaime e pôr ele de auxiliar técnico para poder evoluir e, é claro, contratar um bom técnico para 2017.

        • Quem e qual o custo por mês você acharia coerente e viável ao flamengo pagar por ele ???
          Abraço !!

          • Eu não acompanho muito o futebol fora do Brasil, mas essa é uma boa oportunidade de investir num técnico estrangeiro. Rueda é o nome mais comentado. Do Brasil, eu queria o Cuca ou o Roger. Como o Cuca disse que gostaria de voltar para a China em 2017, contrataria o Roger. Sobre o salário não sei dizer.

            • O balbuino o cuca vai ficar no campeão mesmo.

              • Ele havia dito que desejava volta à China numa entrevista, mas já faz uns dois meses. Eu não vi mais notícias sobre isso, então ainda estou com essa informação na cabeça. Não me leve a mal.

        • Elenco horroroso? Menos Yan!
          Comparado ao nível dos outros, estamos entre os melhores!

          • Pode até ser, mas é horroroso, ainda assim. E atrás do elenco do Palmeiras e do Atlético/MG. Salvam-se algumas contratações desse ano e a base. Manter a base do elenco de 2015 foi um erro. Tem que fazer uma reformulação no elenco no final do ano e colocar o ZR como auxiliar senão não ganharemos nada de novo. Aí você a diretoria querendo COMPRAR o Fernandinho (não acho nem que deveria renovar com esse lixo, muito menos comprar). Tem muito jogador fraco que acha que joga mais do que sabe e outros que não mostraram a que veio, mas a torcida segue idolatrando. Não pode um elenco ser considerado bom se só alguns prestam e o resto ou é enganador ou é pereba.

            • Num campeonato com 20 participantes vc está entre os três “melhores”, coloca sua argumentação por água a baixo. Ainda temos que concordar que em relação ao Muricy, o Flamengo do ZR teve um UPGRADE. O grande problema que vejo é que nos clássicos, com exceção ao primeiro jogo com o chorinthians, só não ganhamos (ou perdemos) por decisão do treinador…

              • Acho que não. Os demais times tem elencos ruins em número e sem boas peças de reposição. No nosso elenco a base é inexistente, isso não é de hoje. Dá pra formar no máximo um bom time titular sem ter unanimidades em todas as posições e algumas boas peças de reposição. De resto muito jogador fraco. Podemos ter o 3º melhor elenco, mas isso não tira o fato do nosso elenco ser ruim. O santos por exemplo, tem um bom time titular. O problema são as peças de reposição, que são inferiores à nossa. Mas eles ao menos utilizam a base para compor elenco. O restante dos times nem bom time titular tem. Alguns estão na parte de cima por bom trabalho do treinador ou por serem bons mandantes. O ZR colocou a gente na briga, mas os seus graves erros como técnico nos desviaram do caminho rumo ao título. Ainda não está preparado para ser técnico do Flamengo. Do time titular hoje, eu salvo apenas Muralha, Rever, Jorge e Diego. Dos que estão no banco de reservas (com exceção do Donatti por simplesmente questão de entrosamento da zaga atual, não deveriam estar no banco), eu salvo Mancuello, Cuellar, Adryan e a base. Pra reserva de fato, eu deixaria Everton, Rodinei. O resto não ficaria para 2017.

            • Como manter a base de 2015 foi um erro? Se estamos praticamente classificados para a maior competição sulamericana? Graças ao Zé e a Diretoria? Seus comentários são de sobremaneira incoerentes.

              • Se não nos classificarmos para a Libertadores direto, 2016 terá sido um fracasso completo. 4 eliminações e uma Pré Libertadores não é algo bom. Estamos tentando salvar um ano desastroso no Brasileiro, onde o título está indo por água abaixo devido a uma série de erros do treinador nessa reta final e até a vaga direta pra LA está ameaçada. O ZR colocou a gente na briga, mas falhou muito na conduta do time ao título. Comete erros gravíssimos para um técnico. E a diretoria não está ilesa. Na parte financeira ela é otima, mas no futebol se omite onde não deve se omitir e erra onde não pode errar. Quatro anos de Gabriel, três anos e titularidade incontestável do MA, investimento alto em gringos para ficar no banco para Cirino, MA, Gabriel e cia e não utilização da base, por mais que seja falha grave da comissão técnica, deveria haver cobrança por parte do DP de futebol. Contratações desnecessárias, ou com valores muito altos ao que alguns jogadores podem oferecer. Tem muitos erros que impedem refletir o nosso bom momento financeiro em campo.

  • Esse negócio de desgaste já deu….eles tem que se matar em jogo, não tem mais que pensar em perder jogador para o próximo jogo, todo jogo agora é o último…todo jogo e uma final…

    • Desgaste do quê? Estão jogando uma vez por semana.

    • Então Patético era pra esta morto

      • E estão, no primeiro tempo eles já morreram. No segundo tempo eles só ganharam mais gás com a entrada do Lucas Pratto, tanto que o MO falou na entrevista que só vai escalar aqueles que o exame de sangue diz permitir.

        No jogo contra o Inter, no segundo tempo só deu Inter, por que?Simples, eles estão exaustos. MO não faz nenhuma rotação no elenco.

        • E o Fla descanso a semana toda hein, desgaste pra mim é desculpa

          • Fla jogou ontem no sábado, será que terça feira os titulares treinarão?

      • Mesmo mortos quase ganharam da gente.

  • Quem vê o primeiro tempo que o time fez e o ZR manda o time segurar resultado.

    Era jogo pra vencer e manter o ritmo.

    Povoar meio de campo já que eles colocaram um atacante a mais.

    Tem gente que fala que o Marcelo Oliveira é mal técnico.

    Ele é 3x melhor que o ZR.

    • Verdade! ZR é muito medroso…

  • A explicação eh simples. ..
    Fez a mudança pq eh um técnico fraco e paneleiro.

  • se o fla ganhar do bota, vai botar pressao nos porcos e no proprio bota. o inter nao pensa nem em empate contra os porcos. Mas o inter teria que eliminar o galo da CB pra botar pressao no galo, que iria ter que fazer de td pra ganhar dos porcos, ja fla ganharia do america. na outra rodada o botafogo,pressionado pela vaga na liberta, iria jogar duro contra as peppas e o fla favoritissimo contra o coritiba no maraca. Depois os porcos favoritos contra a chape em SP e o fla contra o santos no maraca. Até aq Fla 74 (4V) Pal 72 (1V 2E 1D). iriam pra ultima rodada com o fla enfrentando o atletico-pr(espero eu que ja esteja com a situação definida na tabela), e as peppas enfrentando o vitória brigando pra não cair. Então há uma boa possibilidade ainda.

  • Quais de vcs acham que Cirino devia ter entrado? (Eu não acho)

    • Ainda bem que não acha, rsrs

    • Vizeu, Adryan, Lucas Paquetá e Thiago Santos… todos esses conseguem fazer a função pelos lados do campo com característica diferentes mais conseguem marcar o lateral. SRN

      • E por que eles não entram com o ZR?

        • Medo de Principiante.

  • Já sei que as pontas de 2017 vão ter: Fernandinho, Everton (se não negociar) e Ederson.

    • Eu aceito os 3 desde que sejam os considerados reservas e que não recebam acima de 200 mil ou 250 mil estourando

      • Éderson 200mil
        Éverton 180mil
        Fernandinho 350mil

        Só com esses “pontas” se vão 730 mil, dinheiro que na maioria das vezes não dá retorno.

        • Tb penso isso, mas como falei “aceito” não é que eu goste é por não ser radicalista. Tu já ve aí se for pela torcida ele vem, até aumenta o salário pra 400, pra eles tá de boa.

          A minha opinião é que vc tb não pode simplesmente se desfazer de todos pra contratar 6 novos. Sendo assim eu manteria Everton e Ederson que são os menos piores e são nossos e contrataria mais uns 3 com nível de titular.

          • manter ederson? quantas partidas esse cara jogou durante 2 anos de fla? entao vc é aquele que manteria ederson e tiraria guerrero do fla, o jogador que quase nao contunde..

            • Ok, entáo me diz quais 2 jogadores vc escolheria para manter entre Everton, Ederson, Sheik,Cirino e Gabriel. Fernandinho não conta pois é emprestado

              • dessa lista é muito dificil opinar rsrs, mas com toda a ruindade o gabriel nos é mais util do que o ederson que joga 2 vezes por ano

    • Eles e mais alguém…

  • Estou muito puto com esse técnico que tem cara de doido.

  • Flamengo precisa de dois ponta bons urgente ! Ontem senti falta do Erveton.
    Ouvir fala que o Rodolfo e Rafinha vão volta de empréstimo no próximo ano. vcs acham que da para aproveita ambos ?

    • Dá, se for pra ser campeão carioca.

    • rafinha não tem corpo, é muito fraco defensivamente, mas o Rodolfo poderia está no elenco

    • Rodolfo jogava no meio campo se não me engano.

  • Quando o Fagner quebrou o Ederson, ele vinha sendo o melhor do nosso time naquele momento, detonou a gente, eo Everton está contundido, sendo assim estamos sem alguém d características parecida para substituir o Fernandinho e esses pontas geralmente são substituídos, então acho q se o Fernandinho cansar é melhor colocar o Mancu q é canhoto e tem mais velocidade e dá dinâmica ao jogo, espero qo Everton já volte no próximo jogo, A.Patrick é reserva do Diego, em outra posição é complicado, SRN

  • É verdade q o sheik jogou com o terceiro cartão amarelo???alguém sabe dizer??

    • nao

  • as mexidas deveriam ser entrada de mancuello e de cirino sim para manter a mesma pegada e ainda ganhar velocidade nos lados… já que não tinhamos o everton, e ainda com o Mancu o passe longo sairia com mais precisão e ainda ganharíamos o meio, e na saída de bola certamente

    • Mancuello sim…
      Cirino… fiquei na dúvida se faria melhor que sheik.
      Grande abraço !!

      • cirino tem sido decisivo foi o que pensei,

    • Cirino nem pensar e Mancuello só mudando o esquema. Semana passada ele entrou no lugar do Éverton, quase como um segundo atacante e não arrumou nada. Como bem disseram, só queimou o cara. O Problema é que ele não muda o esquema, só faz as mesmas substituições. AP. Shiek e Cirino não deveriam entrar nunca, mas Mancuello se for para entrar fora de posição também não adianta.

  • A mesmice de sempre,faz um gol e recua, as mesmas substituições e as mesmas desculpas pós jogo. Tudo acontece porque o Dp de futebol é omisso, Godinho e Caetano não tem comando assim como Bandeira. Bandeira vai morrer abraçado com essa trupe do DP de futebol, ele é um cara super honesto, transparente, faz uma ótima administração na parte financeira, mas é nocivo a recuperação do futebol do clube, o futebol de dentro do campo. A prova maior e querer renovar com fernandinho, Márcio Araujo, Alan Patrick e outros. O flamengo do atual momento não pode contratar mais dessa maneira, jogadores encostados nos outros grandes clubes. É visível que o time do flamengo não aguenta dois tempos, Rever, Vaz, Arão, Mancuello, Fernandinho e outros não aguentam 90 minutos, o flamengo sempre cai de produção, e os profissionais do futebol do clube não vêem isso, e ainda querem contratar Felipe Melo e Nilton, velhos encostados em seus clubes. O flamengo não pode mais contratar quem não serve pra outros clubes, quem já foi, é preciso contratar quem é, quem vai ser e não quem já foi. Os meninos da base que subiram, cansei de falar, se ficarem lá não vão cumprir o sonho de jogar futebol, pois não recebem oportunidades. O que falta ao flamengo é ter a mesma visão no futebol que tem no financeiro do clube, e pra isso tem que reformular geral esse DP DE FUTEBOL, se continuar corre o risco do Bandeira manchar sua grande gestão por causa desse DP de futebol que nada entende do assunto.

    • Penso exatamente o mesmo!

  • Ontem o Flamengo perdeu a chance de encostar no Palmeiras por culpa do Zé Ricardo e sua insistência em colocar o cansado e sem vontade do Alan Patrick, que não é competitivo e não está nem aí pro clube. Não é interessado e só pode ser um leão de treino. Zé Ricardo mecheu muito mal. O atlético já estava jogando pelo lado esquerdo, aí ele me tira o Fernandinho que estava acompanhando as descidas do Luan e me coloca o Alan Patrick pensando o quê. Mais um jogo que Zé Ricardo mecheu mal. Acredito que a sorte dele acabou.

    • Fábio concordo com sua opinião sobre o AlanCachaçaBique.
      Grande abraço !!

  • Só faltou o Zé Panela assumir que mexeu mal de novo e desmontou o time no segundo tempo.
    Não fossem os talentos individuais, perderíamos, já que o gol não saiu de uma jogada trabalhada , mas sim de um chutão da defesa pra frente.
    Para colocar sheik e alambik mortos, era preferível manter o Gabriel e Fernandinho cansados.

    • E ai Elvis, amigo vc se não reformular geral esse elenco vamos ficar nisso sempre. Diego, Jorge, Muralha, Rodinei, pará pra compor elenco. Os resto tem que sumir, o time só joga um tempo depois morre, jogadores sofríveis técnica e fisicamente. Agora querem Felipe Melo e nilton, dois jogadores lentos, velhos, encostados e problemáticos em seus clubes. O flamengo está se recuperando muito bem financeiramente, mas a visão desse.Dp de futebol sobre essa matéria é nenhuma, tá atrapalhando o flamengo de estar em um estágio muito melhor. Um clube que quer ser exemplo em futebol não pode ficar contratando quem já foi jogador de futebol, tem que contratar quem é, quem vai ser. Chega de contratar jogadores velhos e encostados outros clubes, se não servem pra eles, não servem pra nós que somos os maiores.

      • Tb acho que falta critério nas contratações. Nilton, Vitinho, Felipe …nenhum deles me empolga.
        Abs

    • É isso ai Rei do Rock….em 9 pontos possiveis….fizemos 2 pontos e não tem cobrança ao técnico????

      • Cadê o Mozer?

  • Fora Jaime!

    • Kkkkkkk….isso ai ….ForaJaime e o bonde daStellinha….

  • Análise fria: Zé Ricardo é um ótimo tecnico, ninguém tem dúvidas disso, pra mim ele não é medroso, mas falta a ele algo como já li em alguns comentários nessa matéria “culhões” algumas semanas na europa com simeone e ele voltaria tinindo!, eu acredito no título, embora reconheça que é muito dificil, mas o ano vai terminar muito melhor do que imaginávamos no único do brasileiro.
    Poderíamos estar na liderança isolada, sim perdemos pontos por diversos motivos: técnico, jogador, arbitragem…, muitos comentários que já vi aqui dizem “Zé burro”, “fora Zé”, “ze mula”, parece que esquecem que antes dele fomos eliminados de 3 competições e que o ano antes dele ia de mal a pior, parece que esquecem que depois de sua vinda nos firmamos aos poucos no G4 (agora G6) e entramos na briga pelo título antes jamais sequer cogitado por qualquer um com o técnico anterior, tá certo o material humano melhorou mas na há como tirar o merito dele. Se o título não vier Zé Ricardo, eu não te culpo pelo contrario te agradeço por montar uma base de um time que tem lá seus defeitos mas quese prepara para um 2017 glorioso! Obrigado Zé Ricardo!!!

    RUMO ao HEPTA!!! SRN!!!

    • Só falta consertar isso, né? Culhões…e parar de dar desculpas esfarrapadas nas entrevistas tbm seria de bom agrado.

      • Tipo quais ?

        Após toda derrota, ele é o único técnico que eu vejo tentar explicar o mais detalhadamente os erros que teve, as opções que tinha e o porquê das escolhas.

        Desculpas esfarrapadas era o luxa que dava, ficava reclamando de arbitragem

        • Só resolver a questão da panela já ajudaria muito. Ou alguém vê Gabriel, Fernandinho, Cirino, Patrick e Sheik tão acima da média nesse elenco? Seria bom mudar as previsíveis substituições, eu pelo menos não vou deixar pra 2017 essas reclamações, já venho escrevendo desde agosto e aliviando minhas tensões. O caminho tá afunilando, se fizer jogo apático contra o faísca no maraca já sabemos o que acontecerá.

    • com simeone?

      • Sim Diego Simeone técnico do atlético de madrid

        • o zé já é retranqueiro, fazer estágio com outro? futebol é verticalidade, o que simeone ganhou com o Atletico jogando um futebol pequeno? nada nada nada

          • Ganhou campeonato espanhol, disputando com “apenas” real madrid de CR7 e o Barcelona de Messi fora as grandes campanhas na liga dos campeões. Simeone tem um atletico guerreiro não joga futebol vistoso mas faz sempre frente no campeonato espanhol e é sempre um perigo na liga dos campeões, não existe só um jeito de ganhar no futebol vários times já provaram isso, ganhou jogando um futebol feio e retranqueiro, pois reconheceu que enfrentava duas potências do futebol. Pra mim esse sim é o melhor técnico da Europa e tem muito culhão pra ganhar o que ganhou com o time que tinha.

            • campeonato espanhol tem 2 times que brigam pela disputa de titulo, deixa de ser lunático, espanhol é como carioca

              • 1º Lunático é vc ao comparar campeonato espanhol com carioca, nem tem comparação, em media de publico, geração de receita e qualidade dos atletas.
                2º Real madrid e Barcelona ganham infinitamente mais do que o atlético de madrid, e os demais clubes, são clubes que ganham bilhoes em receitas.
                3º Não é apenas derrotar 2 times, são Real madrid e Barcelona times que ganharam as ultimas 3 champions e o Atletico de madrid esteve em 2 das tres finais.
                4º se vc ainda acha que depois desses fatos ele é um tecnico ruim so por que não pratica futebol bonito, acho que deveria no minimo rever seus conceitos sobre futebol se é que vc tem algum.

                • nível de disputa, estávamos falando de nível de disputa e não de lucratividade de exposição midiática;
                  cara você deve ser um jogador de play-Xbox ou coisa parecida porque você gostar de futebol feio só pode ser alguém que nunca jogou futebol na vida, Corinthians ano passado ganhou o brasileiro jogando futebol bonito, tem como sim conciliar a eficiência com a beleza, algo que Simeone não consegue implantar no time de Madrid, e como vc gosta de futebol feio com eficiência…deixa eu ficar com o futebol bonito e eficiente…

                  • Futebol é eficiencia mais uma vez! e mais uma vez digo que ele tem meritos de ganhar um campeonato com um time bem mais fraco do que o Real e Barça, o Corinthians ganhou liberta e mundial com um time retranqueiro!!!! e dai que é retranca ???? o importante é ganhar, o galo nos ultimos anos apresentou um futebol bonito no campeonato brasileiro e ganhou???? NADA!! vice 2X!!!! Futebol bonito e eficiente já fez diferença, hoje com uma boa tatica e jogadores obedientes a ela pode ser anulado, não é que eu não goste de futebol bonito, mas enxergar que não existe só uma maneira de ganhar é algo que vc não enxerga ou não quer enxergar!

                    • cara gosto não se discute, certamente você montaria um time só com marcio araujo

                    • Putz nada haver montar time com marcio araujo (que é um dos pontos fracos do time) só digo e volto a repetir que times com futebol bonito não garantem vitória pois o futebol mudou muito, a muitos anos atras sim mas hoje não o conceito tático pode anular sim um time técnico e que joga bonito.

          • E outra futebol não é verticalidade e sim eficiência. Não adianta ter 80% de posse de bola se não consegue furar uma boa defesa, pois o adversário com 20% de posse, pode matar o jogo no contra ataque ou bola parada, não existe só uma maneira de vencer o que vale é ser eficiente.

            • falei verticalidade e não posse de bola!! você errou os conceitos futebolístico vertical é rápido dinâmico, a posse de bola é uma consequência da verticalidade e da dinâmica de um time, um time que sempre ataca, e pressiona o adversário no campo de ataque, naturalmente vai forçar o erro do adversário, ou a roubada de bola, e as chances claras de gol saíram com naturalidade também…

              • Mas não é necessário um time fazer marcação pressão para conseguir o que vc citou acima, pode muito bem se fechar e roubar a bola no seu campo e partir em contra ataque, Real madrid enfiou 4 a 0 no bayer na casa deles, assim, o corinthians ganhou liberta e mundial assim, o atlético foi campeao espanhol assim, sempre jogando pra contra atacar e sendo eficiente.

                • como vc falou vc gosta de futebol feio retranqueiro pragmático, que oferece riscos eu gosto de futebol ofensivo-objetivo-bonito-que marca saída de bola, com verticalidade e eficiente….gosto não se discute..

  • Sempre as mesmas ladainhas nas entrevistas, essas explicações técnicas que ele dá são pra enganar oa bestas.

    Quantos pontos ja perdemos por causa dessas papagaidas que ele faça em.campo?

    Por que ele ama esses caras que ja mostraram que não servem pra nada?

    Por que nessa “visão técnica” quw ele tem,ele nao ver que os gols saem.sempre nas costas do MA?
    Pq nao usa os caras que tao com vontade de verdade de jogar? Mancuello que ele queima mais do que cabeca de palito de fósforo,ou Cuellar quw pelo o jeito nem era pra ser jogador ja que é banco para o MA.

    Ele tem medo dos medalhões, e é como o colwga falou aqui, ele tem.medo de perder e assim nós, o flamengo nunca seremos campeoes.

    Tiram sarro do papai Noel,mas pelo menos ele queroa vencer.

    Tô puto com esse cara!

    • “Quantos pontos ja perdemos por causa dessas papagaidas que ele faça em.campo?” — E quantos pontos (ou partidas vencidas) também conquistamos graças às suas intervenções? &;-D

      • Então vamos por na balança
        Vc deve ser um torcedor conformado e medroso como ele.

        Deve ser o mesmo que esculhambar l quando ele faz as cagadas.

        Esse negócio de zediola subiu a cabeca dele, pq ele ta inventando demais

        • Nunca o “esculhambei”. Nem a ele, nem a grande parte dos jogadores. Apenas faço uma análise fria da partida, deixando de lado as preferências pessoais. E na média geral, o Zé Ricardo tem feito um ótimo trabalho. &;-D

          • Bom comentário, penso parecido. Não costumo nem gosto de esculhambar jogadores ou técnico a não ser em casos extremos, ex Guerrero ou Cirino
            O resto eu posso achar melhor ou pior, posso até chamar de esterco alguma que outra vez, como é o caso do Fernandinho kkk mas não fico exigindo a cabeça do cara a cada oportunidade

            • Boa Felipe…

            • esculhambar guerrero pq? cara nao tem logica o que vc está dizendo, o cara vive isolado na frente apanhando e ainda sim domina a bola e constrói jogadas, sempre disputando isolando com 2,3 jogadores

              • Pq recebe muito e joga pouco, se jogasse como jogou ontem regularmente seria bom, mas sabemos que não é o caso.

          • Dinei…
            Perdoa…
            Ele não sabe do que fala…
            Grande abraço !!!

      • Boa Dinei…

    • Cara cornetar é muito fácil mas o técnico não entra em campo, quer dizer que sempre que perdemos é culpa dele e quando ganhamos é pela individualidade dos jogadores?
      O fato que nosso atacante só decidiu fazer gols e jogar alguma coisa no final do campeonato não influi?
      Nossos pontas serem horríveis não influi?
      Arão, Alan P, Pará, Jorge não jogarem nada a vários jogos não influi?
      Ninguém é isento de críticas, mas existe diferença entre criticar e cornetar. Eu não curto nem um pouco essa panela do Zé que só usou 15 jogadores dos 30 que temos ao longo do campeonato, não curto algumas substituições que ele faz nem algumas escolhas, mas daí a dizer sempre que perdemos é por culpa dele é sacanagem, não faz sentido

      • Qual cavalo vai ganhar? O último ali? Blz. Vou apostar nele. Se nao ganhar a porrada vai comer e quero meu dinheiro de volta.
        Simples assim.

        • E complicado evoluir com esse pensamento da galera, se até quando surge um técnico promissor nego quer a cabeça do cara só pq não foi campeão, mesmo o cara tendo feito muitas mais coisas boas do que ruins.
          Flamengo tem um técnico a cada 4 meses e o pessoal acha isso maravilhoso. Quando se fala em dar sequencia a um técnico, vc é xingado pq o cara jogou 30 e perdeu uns 5, não serve, tem que ganhar os 30.
          Meu sonho é o dia em que o Flamengo vai conseguir manter um mesmo técnico por 2 temporadas. Quando e se isso acontecer, quem sabe eles venham a perceber a diferença que isso faz.

          • Técnico nenhum duraria a longo prazo no Flamengo. Veja o Zé, perdeu 6 das 31 partidas dele e o pessoal corneta que é uma beleza. E as vitórias…quanto as vitórias o pessoal desmerece os feitos dele e diz que foi talento individual ou sorte. É triste ler alguns comentários, é por isso que nunca vamos adiante, eu disso isso no futebol brasileiro como todo.

            7 a 1 foi pouco.

            • Pois é, nesse quesito de troca de técnicos o Brasil todo é atrasado em relação a Europa, só que, o Fla consegue ser um dos piores.
              A minha esperança é que essa diretoria que tanto elogio, mude essa visão. Que o EBM não seja influenciado por essa maioria de pessoas que só sabem enxergar os defeitos, sem olhar as qualidades, famosos cornetas. Não é por serem maioria que estão certos, mas a famosa pressão acaba atrapalhando que tem de fato ideias objetivas.

            • Valeu Guilherme…
              Não tinha atentado ainda para esse número…
              6 de 31.
              Bom pra caraaaaaaaaaaaiii
              Grande abraço !!!

          • Exatamente.

            Se troca, o coitado do próximo técnico vai sofrer do meo jeito. E assim por diante.

            O Flamengo já revolucionou o futebol brasileiro, financeiramente somos um modelo. Que comece a ser no futebol. Assim como mas finanças, a torcida precisa abraçar.

  • Zé Ricardo precisa adquirir culhões e não experiência. Esta nítido que basta chegar com papinho mole na orelha dele que ganha chances. Sheik é a prova viva! o baiano ruim de bola, que faz comercial no premiere dizendo “ô papai”, deve ter dito que iria pro Grêmio pq não tinha sequência de jogos e pahhhhh: titular. O que escrever sobre Caramujo? Ele é o maestro do time e não entendi pq até agora não teve uma contusão nos braços, afinal, são os únicos membros dele que se movimentam durante o jogo.
    Culhoes pra incinerar o bonde da Stella, Culhoes para fazer variações táticas ao longo do jogo, Culhoes para acabar com os medalhões e usar a base. Isso até Levir tem, Cuca ontem colocou um goleiro de 19 anos pra jogar o primeiro jogo no time principal. Teve um lance que ele tentou sair no abafa e caiu de bunda no chão…Roger…eu vi um monte escrevendo que não tem alguém no Brasil pra substituir o paneleiro pro ano que vem. Sei…negócio é o seguinte: mandem ele estudar, contratem um técnico decente e quando ele voltar fica de auxiliar permanente. Se não quiser faça como Jayme e Andrade: vai tentar a sorte em outro lugar. Lá fora ninguém terá a paciência que estamos tendo.
    A magia acabou, nos conduziu até o 2 lugar, mas se mantiver as convicções furadas será nossa derrocada em 2017

  • O fla não está segurando o jogo por causa do ZR na minha visão… Ele não consegue por esses motivos:

    – O time não mantém a intensidade do primeiro tempo porque viajou em distância nesse ano do oiapoque ao chuí 6 vezes… Os jogadores estão sentindo essa temporada…

    – Fla paga por não ter montado o time pensando no esquema tático que é bom e moderno do ZR e sim do muricy… Logo, faltam peças de reposição nas pontas, onde ocorre o maior desgaste… Além da lesao desses jogadores como everton e ederson…
    Fica complicado no segundo tempo vendo os pontas desgastados e ter de opção sheik e cirino nas posições… Teria a opção de não mexer no time, mas mesmo assim haveria uma queda natural do time, só não sei se no memso nivel de colocar esses dois acima…

    – Outro motivo se deve a efetivação e mudança de treinador no meio de campeonato… ZR já fez muito de dar cara de um esquema pro time.. Mas treinar o time pra jogar diferente no meio do campeonato com esse calendário nosso não vejo como…

    Ou seja… Faltou planejamento da direção de ter arrumado uma casa rapido e perto como fez o botafogo na ilha… E teve a ocasião de ter mudado de tecnico no meio da temporada, mas que foi bom que achamos um bom tecnico jovem que eu acho que merece uma chance de ser aprimorado e dar a chance dele montar um time e fazer a temporada pro próximo ano…

    Pra esse ano eu ainda acredito, mas se realmente a direção estiver apalavrado com bernard, vitinho, nilton e felipe melo é porque estão pensando efetivar o ZR e estão vendo bem a carência do time, que são na ponta direita (sai crino e sheik (entra bernard e vitinho) e na cabeça d earea (sai massaraujo).

    • Descordo cadê o Adrian Tiago Santos Mateus Sávio? Eles jogam pelas pontas ou colocasse o MANCUELLO ñ o Alan Patrick. O ze é culpado pela derrota pramim foi derrota empatar com esse fraco patético MG. Para de ser medroso e recuar o time ze até os jogadores já perceberam isso quem viu o Guerreiro falar. SRN

      • Adrian, tiago santos até jogam mais abertos, mas nao têm a intensidade do everton, fernandinho, gabriel… Não fazem a recomposição… Tlvz se treinarem eles pra isso.. Com uma boa pré-temporada… Já uma possibilidade pra ontem seria colocar o mancu e o alan pratick pra dminarem o meio campo do jogo… Mas perderia o contra-ataque rapido e a combatividade na marcação… Fla não tem elenco.. infelizmente… Tem que ter mais peças de ponta direito e de cabeça de área principalmente… Outra possibilidade eh trabalhar a base pra que arrume essas peças… Aparentemente ele acha que os meninos estão verdes para isso… SRN!

        • COmo voce sabe que eles nao fazem a recomposição … vc vai nos treinos ou voce ja viu algum jogo deles com o ZR, eu nunca viii …. se teve 30 rodadas a frente do time, pq nao foi treinando os mlk pra isso pra usa-los em algumas situações….

          • Sei pelo que vi do aryan jogando e n sei mas suponho queo ze jah viu no treinamento dos demais… mas n tenha dúvida que vai ser um desafio pra ele ter q colocar a base da copinha pra jogar nesse esquema…

        • Mais uma vez te pergunto: Como é possível cravar que um jogador não rende se ele jamais teve uma minima sequencia de três partidas seguidas de titular, como mancuello e cuellar?

          • Pode ser que ateh consigam, mas do que vi adryan jogar e provavelmente no treinamento eles n demonstraram conseguir… n tem dúvida que esse vai ser um desafio de 2017… colocar a base da copinha pra jogar nesse esquema… difícil eh colocar nesse momento, decidindo o título, colocar nas costas dos moleques…

      • Fraco? Tu é um brincante né.

    • Vc acha mesmo que ele vai tirar o maestro Araújo pra colocar Felipe Mello? Ou desistir de Gabriel, Everton, Fernandinho ao mesmo tempo? Vitinho e Bernard não virão. O primeiro só se o CSKA resolver emprestar, muito difícil!

      • Em relação ao marcio araujo acho que ele não tira porque o fla não tem outro jogador no elenco na cabeça de área com poder de marcação do arão e do marcio… Infelizmente o Cuellar não tem aplicação tática e o tlvz ele veja o ronaldo verde pra fazer essa função.. Quem sabe testando eles pra 2017…

        Já em relaçaõ aos pontas que vc citou eles são bons pra compor elenco… Mas se o fla contratar uns de primeira linha que tenham mais poder de fogo e ainda deem um suporte na marcação dos laterais… Não vejo o porquê dele não o colocá-lo

        • Estou escrevendo em 2017…vamos de Caramujo de novo? Felipe Melo se vier sabe Deus se será titular…

          • Acho que sim… Não acredito que ele não veja que o massaraujo não joga quando o time tem a posse de bola… Ele se ausenta do jogo… E mesmo realizando sua função de marcar faz cagadas como a expulsão contra o palmeiras ou o gol do pratto de ontem…
            Outra opção seria ele ser mais ousado ainda e na pre temporada colocar mancu e araão de volantes… aquele triangulando pela esquerda e este pela direita… Seria lindo… Mas pra isso todos teriam que ter uma aplicação tática e ter elenco pra rodar esse time.. coisa que o fla não tem…

            • Cara, suas colocações são o sonho de todos nós. Eu queria o Zé Ricardo e até prefiro(logicamente terá) que ele tenta chance de iniciar o ano de 2017 como Jayme e Andrade tiveram.
              Mas estamos vendo ele a 6 meses, teve tempo de treinar sim, tem condições de recuperar jogadores sim e tem elenco sim. Cuellar, Donatti e Mancuello eram titulares em seus clubes e tivemos que disputa-los. Juan veio jogando bem até a contusão assim como Rodinei. Contratou Damião e Fernandinho que até estão indo bem. Vizeu artilheiro da sub-20 quando joga de titular faz gols. O problema desse elenco está justamente nas peças que ele utiliza. Temos 3 titulares que na realidade são reservas: Gabriel, Fernandinho e Caramujo.
              Ora Fernandinho não pode ser titular, mas cabe num segundo tempo onde o outro time está cansado. Gabriel já deu mostras que nem entrando no segundo tempo…3 anos de Fla! Caramujo precisa fazer mais quantas cagadas pra ser dispensado?
              Zé Ricardo precisa não é montar um elenco de acordo com suas convicções, mas sim um esquema que aproveite o que o elenco tem de melhor. Senão no ano que vem ele perde é mandado embora e teremos o mesmo problema: elenco com a cara do treinador.
              O Cuca assumiu o Palmeiras dia 12 de março. Ele montou o elenco? Trouxe algumas peças, mas a maioria já estava lá. SRN

              • Cuca teve o paulista todo pra treinar e utilizar de laboratório… o ZR pegou o bonde andando no brasileiro… o FLA não tem elenco… falta peça de reposição nas pontas, na lateral esquerda e na cabeça de area… SRN

                • Sem falar que ele foi eliminado na semi-final do Paulistão e teve duas semanas livres para testar tudo.

                • Sim, de fato. Mas eu falei em relação a montagem do elenco. No Brasil dificilmente um técnico fica no clube o ano inteiro. Errado? Sim, mas tento analisar os fatos. Eu não contesto que Zé Ricardo é um excelente técnico, só demonstra ser refém do Bonde da Stella e do Emerson. O que justifica preterir Mancuello e colocar Patrick? Sheik depois de meses e Thiago Santos nenhum jogo desse a rodada 13? Contra o que se vê fica difícil argumentar.

              • Não tiro uma vírgula, tb quero ver o Zé começando o ano, mas estou contando com que em 2017 ele corrija as tantas falhas que está cometendo neste ano, se ele ficar com essas panelas de jogadores e teimosias, que seja demitido.

            • Se você analisar o 2o. gol desde o início da jogada (em que reclama do Márcio Araújo), irá notar que o lateral-esquerdo sobe com tranquilidade e passa para o Robinho, enquanto o Willian Arão (como sempre) fica assistindo a jogada se desenrolar, pois o nosso amado volante que joga muita bola NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR! HÁ TEMPOS já venho observando essa deficiência do Arão e o sacrifício do Márcio para fazer a cobertura. Só que tem momentos que simplesmente não dá. E quem é o culpado? Na cabecinha do torcedor ignorante: Márcio Araújo.

              Falo com todas as letras: o Willian Arão só é bom no 1o. combate e nada mais. Nos demais quesitos em termos de marcação, ele DEIXA À DESEJAR! Por mim, Arão seria reserva do Cuellar e o sistema defensivo se tornaria muito mais sólido, MESMO sabendo que perderíamos suporte ofensivo com a saída dele.

              Mas fazer o quê se a torcida só quer volantes modernos… &;-D

              • Então está explicado pq Maestro Araújo nunca ganhou um título de expressão além da série B: ele não tem um companheiro a altura. Sempre acreditei que 1°volante tem a função de dar o último combate, mas Cáceres e Willians faziam isso erroneamente. Até Ayrton voltou a ser o demônio de 2009. Enfim, Caramujo foi uma invenção de 1°volante, tanto que veio pra ser o novo Elias. Se ele pode, pq Cuellar que vinha bem até maio deixou de poder jogar ali? A culpa é do Arão. Tá explicado pq o fla perdia com o Muricy tbm.
                Caramujo nunca será campeão brasileiro jogando de titular. NUNCA!!!

              • Não acho que a culpa de tudo seja do massaraujo… mas nao dah pra aceitar em pleno seculo XXI um jogador não acrescentar NADA com a bola nos pés…. então quando ele falha defensivamente ele não tem crédito algum, pq eh soh oq ele faz…

                • Tem certeza de que ele com a posse de bola, não faz absolutamente nada? A galera está tão acostumada a perseguir o cara, que não vê muitos detalhes importantes que passam por desapercebido. A saída de bola dele NÃO é ruim; apenas, não tão ofensiva quanto os demais volantes (senão, não teria +90% de acertos de passe). Enquanto o time ataca, ele é o responsável pela contenção em caso de perda de bola. Inclusive, nos dois gols do Flamengo originaram-se à partir do combate do Araújo! Olhem direitinho… &;-D

                  • Advogado de perebas ataca novamente!

                  • Mais de 90% de passes laterais… mas quantas assistências ou passes pra chute pro gol? Ou quantos chutes no gol efetivos?
                    Quando o time tem a bola é ridículo… ele se esconde pra não receber a bola… Repito… fla joga com um a menos quando tem a bola com ele no time…

                    • Nestes últimos 3 jogos, não tenho visto isto acontecer. Pelo contrário: ele vem se apresentando até mais do que antes! Como disse, a perseguição ao cara é tão grande, que muitos simplesmente fecham os olhos quando ele faz (bem) o seu papel, mas adoram falar das falhas cometidas. Quando o Cuellar ou o Mancuello entram e jogam mal, as desculpas são as de sempre: sem ritmo, time desentrosado, mal escalado, azar, e por aí, vai. Mas quando o “Black Iniesta” falha… &;-D

                    • “Black iniesta” kkkkk

                      Então ednei… Coloca as estatísticas do arão e do marcio araújo e vc vê a diferença dos dois… Arão é bem melhor nas estatísticas tanto defensivas quanto ofensivas em relação ao massaraújo… Arão liderou ou lidera as estatísticas de desarmes e ainda faz gol e dah assistências… Já massaraujo… rs

                    • Bem Lucas, já viram estas estatísticas contabilizarem a quantidade de vezes que o Márcio Araújo fechou os espaços na defesa ou fez a cobertura dos laterais (e do próprio Arão)? Ou ainda, quantas vezes ele auxiliou o posicionamento defensivo da equipe? Apesar de serem úteis, existem vários cenários que as estatísticas não conseguem cobrir com exatidão, a performance geral de um jogador. Vou lhe dar um exemplo diferente…

                      Sou especialista em TI na área de Infraestrutura e Suporte Técnico. Segundo os números, devo ser o PIOR profissional da minha área, pois tenho colegas que apresentam números de atendimentos 5x maiores que o meu! Sabe porquê? Enquanto eles cobram de R$ 50,00, eu não saio de casa por pelo menos R$ 150,00. Então, os clientes preferem os caras que cobram mais em conta. No entanto, quando eles não conseguem resolver a parada, EU sou solicitado em ÚLTIMA INSTÂNCIA para trazer uma solução. E apesar dos problemas serem complicados, consigo resolver! Viu como sou um péssimo profissional?

                      Jorge e Arão são os jogadores mais BENEFICIADOS pela presença do Márcio Araújo. Se observar bem no posicionamento em campo, a cobertura do “Iniesta Negro” é tão eficiente, que eles se sentem mais à vontade para dar o 1o. combate: dão o bote com mais confiança e menos indecisão, pois SABEM que tem uma excelente cobertura. Por isso, possuem números altos em roubadas de bola, sem contar a maior liberdade para jogarem ofensivamente. O Márcio Araújo é um tipo de jogador que NÃO aparece para o time, mas se prestar a atenção, ele tem um papel FUNDAMENTAL no sistema defensivo deste esquema tático.

                      Para ser um bom marcador, não basta apenas só marcar. Existe uma série de fundamentos que devem ser observados, mas que passam por desapercebido pela maiora, em vista de serem leigos. Ocupação de espaço, orientação em campo, passe seguro, cobertura eficiente, velocidade e sangue frio são as qualidades do neguinho “quem ninguém quer ver”. Por isso, é titular absoluto, mesmo com as suas limitações.

                      Mas infelizmente, jogador bom é “somente” aquele tal do “volante moderno”… &;-D

                    • Cara… se você gosta de jogador “carregador de piano” nos dias de hj então td bem… mas esse jogador hj encontra-se obsoleto nos times que praticam o melhor futebol… ngm deve se “sacrificar” pro resto jogar… Fla de 81 ja n tinha esse estilo de jogador q vc defende… td bem num time q não tem investimento, mas o fla hj pode montar um time sem ter massaraujo nele…

                    • Exato! Mas até lá, teremos que ir “se virando” com ele… &;-D

                    • :/

              • Conta pra mim sobre o Rodriguinho. Quem deixou de marcar? Foi o Arão também? Ou você não viu o jogo de domingo passado?

                Conta outra.

            • Boa…..

        • Como é possível cravar que um jogador não rende se ele jamais teve uma minima sequencia de três partidas seguidas de titular?

          Em contrapartida outros erram seguidamente, até comprometendo o time, como o miseraújo, e tem sua titularidade absoluta, inclusive comprovando que não tem esse poder marcação que alguns apregoam – que o digam Vitinho, rogerinho pratto.

          • Provavelmente ele percebe no treinamento… infelizmente não podemos cobrar muito que o ZR consiga no meio do campeonato arrumar um substituto indelevel para o massaraujo… como falei… sonho com macu e arao na próxima temporada… isso se não vier alguém mais qualificado…

            • meio do campeonato? ele assumiu o time na
              4 rodada? sendo que tinhamos o cuellar até ele se machucar na derrota para o gremio, o problema é que ele não quis recuperar o jogador nem da oportunidade para o Ronaldo,

              • Meio do campeonato quis dizer q jah tinha começado… sem pre temporada e sem tempo pra trabalhar melhor… tbm sonho com volantes melhores… marcio Araújo n dah… mas o maior culpado eh quem montou o elenco com marcio Araújo, um garoto q acabou de sair do juniores e tem o cuellar, que poderia ser a opção mas peca na obediência tatica… tlvz ele aprenda no próximo ano

                • Tomara….

          • Elvis…
            gostei dessa “nova”
            Miseraújo !!!!!
            kkkkkkkkkkkkkkkkk
            Grande abraço !!!

          • Ronaldo da base seria o nome titular no meu time, e quanto aos pontas, em vez de colocar idosoheik e alambikguiça, deveria testar o Vizeu na segunda etapa com ponta, o Adryan é outro que consegue fazer essa função melhor ainda que o Gabriel sem falar do Lucas Paquetá e Thiago Santos… Gabriel Jesus foi bem na copa são paulo olha onde o cara tá…. os do Flamengo foram os melhores ganharam a competição e nada nada nada, nenhum sequência de oportunidade… Craque o Flamengo faz em casa, mais brilham em outros clubes. SRN

            • Pois é, todos os times lançam a molecada, santos, pigs, até a fluzinha, mas no Flamengo há sempre uma grande má vontade, de uns tempos pra cá.

        • Lucas simples recua o Arão e coloca o Mancuello com segundo volante, MA não faz diferença nenhuma, pelo contrário só atrapalha !!

      • Eu vou responder… Eu não acho… Eu tenho certeza absoluta que ele tira….

        • Felipe Melo, segundo um site que não garanto credibilidade, quer continuar na Inter. Notícia nova na coluna…Caramujo forever! ?

          • Porraaaaaaaaaaa
            Caramujo forever…
            Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
            Rsrsrsrsrs
            Grande abraço!!

    • Bravo !!!!!
      Enfim uma análise sensata !!!!
      Assino embaixo Lucas.
      Grande abraço !!!!

    • Assino embaixo! &;-D

    • Lucas, concordo em gênero, número é grau… Perfeito comentário!…

    • —–viajou demais? então agora essa desculpa é relevante? quando muricy dava não valia?
      ——muricy não teve a oportunidade de ter três zagueiros regulares – VAz-Donatti – Rever, um cara de Lado – Fernandinho um meia – Diego e um outro atacante – Damião e vc vem me dizer que muricy teve a mão nesse elenco, ele bancou o Mancuello-Cuellar- pediu a permanencia do Everton-Cirino-Gabriel-Araujo, e você fala uma asneira dessa.
      ——você diz que zé assumiu no meio do campeonato? assumiu na quarta rodada; saímos da copa do brasil com ele, da sulamericana com ele, e provavelmente seremos vice com ele do brasileiro;

      o Zé teve a sorte de conseguir pegar o flamengo já pronto- jogadores chegando na melhor forma, contratações de peso, Rever-Vaz, subida de produção do Pará, chegada do Diego e Damião…não vejo que nada conspirou contra a vontade dele… acho o Zé um bom treinador, mas sem coragem, sem ousadia, sem criatividade, o time não tem padrão, e ainda tornou um time dependente do Diego.. o cara corre o jogo todo, porque ele insiste com araujo, e arão lentos na saida de bola e na marcação..o flamengo tornou-se pragmático e fraco defensivamente, e ofensivamente, um time que não consegue segura resultado nem ampliar o placar, porque]? treinado pra ser assim?

      • Resumindo o que você disse: o Zé não melhorou o nosso time, foram os jogadores que automaticamente melhoraram a nossa parte tática. Perfeito.

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Sem palavras…

        • tudo que o Murica (ultrapassado e doente – Deus lhe dê saúde) precisava o Zé pôde contar!

      • Acho que vc está muito crítico na avaliação do ZR… antes dele o Fla era um bando em campo… hj vejo um time e faz tempo q o fla n tinha um time tão arrumado…

        Claro que falta melhorar uns setores do time… fazer q o time jogue com a mesma intensidade o jogo todo… mas pra wuem assumiu o time precisando de resultado durante o campeonato ta de bom tamanho… acho q n podemos colocar tudo na conta dele…

    • Ontem o time voltou recuado.

      Então é óbvio que tinha determinação do treinador pra voltar desse jeito. Pra segurar o resultado.

      Todo jogo isso acontece independente do nível técnico do nosso rival.

      Temos um bom elenco. Tudo bem que falta atacante pelos lados, o custo beneficio do guerrero não compensa , mas ele não é ruim.

      E sobre as substituições ele foi péssimo. Em geral ele o ZR é horrível nesse quesito e deixamos de ganhar mais pontos assim do que ganhamos propriamente dito.

      Mais uma partida que o MA (nosso insubstituivel) falha.

      Ele perde divididas contra jogadores frágeis no quesito força e não acompanha as jogadas.

      Eu acho que o ZR não tem condição de nos fazer ganhar uma libertadores. Tenho dúvida até da fase de grupos.

      • Me aponte o minuto que ele pediu para recuarmos. Tem que ser muito idiota ou corajoso para querer recuar o time que estava tomando pressão né amigo. Quando ele tira um ponta que fecha as laterais e saca um meia armador, ele quer recuar o time ou tentar segurar a posse de bola?Quando ele coloca o Sheik ele queria recuar?Ah com certeza, o Sheik é mestre na recomposição defensiva. Deixa disso, as substituições foram péssimas mas não vi intenção alguma dele querer ver o time recuado.

        • Na volta do segundo tempo ou ele mandou o time recuar ou o time recuou por si so. Isso demonstra falta de comando.

          Outra que ele colocar o Sheik é uma falta de respeito com a torcida. Um cara que fez o que ele fez esse ano. Ficou propositalmente fora de forma, fez panela e etc. Não foi pela condição técnica exuberante que o Sheik tem mostrado, com ctz.

          Talvez você esteja certo. Talvez ele não tenha mandado recuar e o fato do time ter feito isso é pq realmente não manda no time.

          • Continua sem sentido algum o que você falou. O time recua por questão de atitude, pelo menos ontem não teve nada a ver com o desejo do Zé de recuar, se era para recuar eu não colocaria um atacante e um meia, e sim dois volantes como ele fez contra o Botafogo. Isso sim é recuar. O problema foi tático!O Zé errou quando colocou AP e Sheik, ele queria ter a bola, não aconteceu isso por uma série de invariáveis.
            1 – Onde estava Arão na partida?Ele sumiu!A ideia era ter a bola e Arão foi um dos piores ontem a noite, não consegui fazer a infiltração e nem marcou.
            2 – Jorge e Vaz ficaram a partida inteira batendo cabeça, Jorge sentiu a pressão o Réver jogou pelos dois, tanto que fez o pênalti. A maioria das jogadas aconteceram pelo lado dele. E não venha falar que isso se deu pela péssima marcação do Arão, na verdade desde o primeiro tempo isso acontecia.
            3 – MA .
            4 – Diego foi engolido em campo, não marcam ele em si, marcaram todos os jogadores que estavam próximo a ele. Excelente estratégia do MO, anulou o Diego e perdemos o meio de campo. O AP entrou para ligar o Diego. Não deu certo e eu insistira com o Fernandinho.
            5 – O 4-2-4 do Galo sobrecarregou o MA, o Arão, que estava péssimo ontem, não ajudou tanto.

            Está vendo?Olha a diferença de uma análise fria e esquecendo o lado emocional.

            • Não sei onde está o absurdo. Você está dizendo que ele não mandou o time recuar.

              Então porque o time sempre faz isso? Se não é porque ele manda é por algum outro motivo.

              Pode ser falta de comando. Falta de orientação depois que isso ocorreu pela enésima vez.

              Mas se foi por isso é até mais grave. O que eu vejo agora é o ZR perdido. Não sabe que time escalar. Coloca a mala velha do Sheik pra evitar tumulto.

              E nem sempre pra mudar a orientação precisa mudar o jogador. Ele trocou o Gabriel achando que o Sheik aguentava fazer o papel dele por 30 minutos. Aguentar ele até aguenta. Mas não faz porque não é jogador de time. É jogador que só pensa em fazer o seu. Se o time perder por 2 a 1 com gol dele ele sai feliz.

              Se o Arao e o MA estão mal (tem muito tempo isso) porque ele não tira?

              O ZR perdeu a mão do time e a tendência é só piorar já que os jogadores agora não estão passando pelo martírio que estavam quando ele assumiu. Agora temos alguns destaques e vai ser cada vez mais difícil manter esse grupo unido com alguns bons jogadores de fora em detrimento de outros que não estão jogando nada.

              ZR na liberta vai fazer isso que tá fazendo agora? Não vamos muito longe assim.

              Sei que você é fã dele, mas ele tá fazendo cagada atrás de cagada. E sem resultado pra defende-lo.

              • Os questionamentos são válidos, mas o que vale questionar, não entender e depois criticar? Eu prefiro questionar, depois entender e aí sim ver se a crítica vale.

                É fato que teve vários jogos em que o Zé recua o time. Os jogos anteriores àquele jogo contra o Botafogo o recuo era sempre excessivo. Depois desse jogo o recuo continuou, mas sem deixar de tirar os jogadores de ataque como ele fazia antes. Ontem, especificamente, não vi nenhuma intenção em recuar o time. Os 15 primeiros minutos a gente estava tomando sufoco, nesse período eu comecei a suspeitar de que o Zé mandou o time recuar, mas não. Depois que ele coloca AP e Sheik a intenção era chamar a marcação para si, fazendo com que o Júnior Urso largue o Diego deixando-o livre. Com o Sheik, a intenção era ter um 4-2-3-1 sem a bola e um 4-4-2 com a bola, o Sheik era para se conectar com o Guerrero como foi contra o Corinthians. Deu errado, Sheik foi péssimo. Se ele botasse o Damião, ele ia perder e a recomposição no lado direto. Apesar de discordar da decisão eu entendi a intenção do Zé. E a culpa da derrota não foi dele, foi do time como todo.

                O Arão, Jorge e o Vaz estavam péssimos, logo tiraríamos os três jogadores de campo e queimar as substituições?Uma conversa no vestiário sempre funciona. Aqui no Brasil tem uma coisa que me irrita é a mania dos treinadores de substituir um jogador no intervalo só porque ele está mal. Na minha opinião é só conversar com o cara, o treinador tem que ter essa capacidade de resgatar os jogadores na conversa, o Zé vai adquirir isso com a experiência. O MA é um jogador que me recuso a comentar…Todos sabem o que se passa…

                Não vi ele perdendo a mão do time. Para mim a cada dia que passa ele vai ganhando a confiança dos jogadores, eu vejo um elenco bem unido, é só olhar as comemorações antes e depois da vinda do Zé (ou do Mozer).

                Sobre o Zé na liberta, eu preferiria trazer o Rueda e deixar o Zé um ano estudando fora, vim como auxiliar e depois sim ser efetivado como treinador. Libertadores é outro ritmo, os treinadores precisam ser bastante frios e audaciosos para fazer as coisas.

                Na minha opinião ele não vem fazendo cagada alguma, digo, ele vem cometendo erros, mas coisas que é do jogo mesmo. Eu teria que fazer um texto só para explicar cada decisão dele. Contra o Corinthians ele errou, mas eu fiquei a semana inteira pedindo aquela escalação. Deu errado e corrigimos no segundo tempo. Contra o Inter ele errou também, mas a culpa da derrota não é dele. Não faz sentido criticar o recuo do time, sendo que o mesmo fez o gol e tomou outro quatro minutos depois. Sem falar que o Inter estava desde o primeiro minuto do segundo tempo nos amassando, o nosso gol foi achado não criamos nada no segundo tempo.

                Enfim, não sou fã do Zé, eu só gosto do trabalho e não dos resultados. Eu nunca vou criticar um técnico pelo resultado, isso não existe. Há uma série de fatores que faz um time perder, e as 6 vezes que ele perdeu, duas ou três ele teve culpa. Por exemplo, contra o Figueirense no primeiro turno jogamos melhor e perdemos, contra o Fluminense tivemos duas entregas de bobeira, contra o Corinthians tomamos a goleada sem nem ele estar em campo para auxiliar o time, Palmeiras no primeiro turno, ele tomou um baile tático do Cuca e duas entregas do César Martins. Não da para criticar o trabalho do Zé.

                • O time vem mal há muito tempo, não dá pra tirar a culpa do ZR disso.

                  O MA falha todo jogo na marcação. Perde divididas, não acompanha o atacante e ele não faz nada. O ZR tem culpa nisso.

                  O Arão vem displicente tem um tempo e merecendo um banco. O ZR não substitui. Tem culpa nisso.

                  O Jorge eu nem acho que ele estava tão mal, depois que o Atlético colocou o Luan que jogou por ali e o ZR colocou o AP, ficamos com um a menos no setor, já que o MA que é quem costuma cobrir aquele lado estava tentando com o Prato. Falha monumental do ZR, inclusive ninguém entendeu nada.

                  Colocar o Sheik? Qual o merecimento? Porque não colocou o Damião logo? O Sheik ia voltar pra marcar? Só no sonho mais bonito do ZR…

                  Sobre formação tática dele, um 4231 bem básico. Vi poucas variações inclusive dentro do jogo. Mesmo o AP quando entrou foi pra a esquerda. Está meio manjado, mas quando o time tem físico pra aguentar vai bem.

                  Dificilmente vai se jogar assim 90 minutos, aí é onde entra a parte técnica e o ZR não pensa muito nisso, até porque deu certo por muito tempo.

                  Não lembro o último gol de contra-ataque que o time fez.

        • Guilherme, ele não queria recuar com as substituições, nem nunca ficou claro quando ele pediu para recuar o time. Se isso não acontece por ordem dele, ele é conivente com isso, porque isso acontece em todas as partidas e ele não faz nada. Na maioria dos jogos fazíamos um gol, continuávamos pressionando, perdendo chances atrás de chances e o time recuava tomando sufoco. Nas partidas contra o Fluminense e Inter, nem continuar atacando a gente atacou. Contra o Flu ficamos 2 vezes na frente do placar e abdicamos de atacar nas duas vezes. Sorte que aconteceu aquele episódio do gol do Henrique senão teríamos empatado. Contra o Inter fizemos o gol, recuamos e tomamos a virada. Contra o Atlético foi como acontecia antes: fizemos um gol, continuamos atacando perdendo chances claras e recuamos tomando pressão. Mas esse recuo ocorreu no início do segundo tempo. Burrice jogar acuado para o forte time do Atlético. As substituições só pioraram. Perdemos o poder de marcação e o contra-ataque. Zé Ricardo já deveria perceber que o Flamengo não sabe jogar sob vantagem, então tem que ir pra cima, continuar atacando até ampliar. Os jogadores também a sua parcela de culpa por não ter tranquilidade pra matar o jogo, mas isso aconteceu em quase todos os jogos do campeonato, então fica difícil defender o treinador.

          • Eu tenho reparado isso a muito tempo, eu acho que o Zé tem sérias dificuldades em fazer o time continuar atacando. Tem partidas em que isso até funciona, ontem mesmo depois do gol quase ampliamos, aí veio o segundo tempo com o Galo a mil por hora e com a torcida apoiando. Ele queria manter a posse de bola e por isso botou mais um meia, deu tudo errado por conta disso.

            É difícil defender o técnico porque aqui a maioria caga para o trabalho a longo prazo, o pessoal faria de tudo para interromper um trabalho que tem futuro para poder pegar um medalhão e nos garantir um título e depois ser demitido e vim mais um, e vai por esse ciclo. O futebol brasileiro carece muito de trabalho duradouro, para evoluirmos precisamos disso. Tem que se manter a mesma base, o mesmo pensamento o mesmo jeito de se jogar, é assim que se forma um time campeão.

            • Até concordo, mas ele possui muitos erros para um técnico. Mesmo fazendo um trabalho até interessante com jogadores fracos, possui muitas falhas que ainda o tornam técnico cru. Por isso acho que deveria ser auxiliar técnico e o Flamengo contratar um bom técnico para a Libertadores. Não acredito que ele vá melhorar essas pendências a tempo para 2017. Ele nem sequer faz ideia de quais são os seus erros. Fui a favor de mantê-lo até o fim do ano, agora para o ano que vem, mesmo com esse problema da falta de continuidade dos técnicos no Brasil, não acho que ele deva continuar.

        • Bem observado Guilherme.

    • Falha do Zé Ricardo por não tentar encontrar no elenco pessoas que fazem essas funções de pontas, deveria ter dado mais oportunidade ao Thiago Santos, Lucas Paquetá, Adryan e Vizeu todos esses acredito que conseguiriam fazer muito bem a função, o menos veloz de todos é o Vizeu mais compensa pela habilidade de finalização, drible e bom passo. SRN

      • Adryan ele ateh tentou mas n eh veloz tbm… tlvz os garotos da base ele ache que estajam verde ainda… mas ele precisa colocar eles pra jogar eventualmente… quem sabe no carioca ou primeira liga… SRN

        • você analisa isso em um jogo faltando 15 minutos para acabar?

          • Analiso pelo que já vi adryan jogando… Nunca se destacou pelo físico, pela velocidade e sim pela técnica… Os demais o ZR pode avaliar melhor do que eu ou você não?

      • Ele é da base… provavelmente ele acha que esses q vc enumerou não tem a intesidade necessária ou acha q não dah pra fazer testes esse ano…

        • a tá “serto” nos outros times tudo da certo menos aqui GG abraço.

          • Não entendi, mas abraço!! SRN!

    • Sse a diretoria for manter o zé entao nao renove com marcio araujo pelo amor de Deus, senao ele vai escalá-lo o ano todo de novo

  • Ele fala como se só tivesse ou o Cirino ou Patrick de opções no banco de reservas …. Thiago Santos , Adryan , Mancu, são inexistentes não eh mesmo?

    • Esses que vc alencou não fazem bem a recomposição que ele tanto almeja… Por isso ele não coloca… O time foi mal planejado para o esquema dele… Ainfa mais agora sem o everton.. Era nosso melhor ponta…

      • Desculpa mas vc está querendo defender o indefensável do mesmo jeito q Gabriel e Fernandinho voltam para marcar Adrian Tiago Santos e os outros também podem ajudar. Até o Guerreiro volta para marcar

        • N eh soh voltar pra marcar silas… eh preencher o espaço de um corredor inteiro ajudando o lateral e ainda tem q chegar com folego na linha de fundo pra cruzar ou entrar na area pra finalizar… o fla n tem elenco pra recompor isso… infelizmente

          N sou fa de fernandinho gabriel, everton, mas eles sao os melhores nessas características q temos… infelizmente tbm rs

        • Marcar não é só querer e nem só treinar. Claro que treinar ajuda mas tem que saber. Diego corre muito e dá carrinho para ajudar a parte defensiva. Ele é esforçado defensivamente falando, mas não sabe defender. Resumindo, ele faz no máximo atrapalhar o adversário. Depende também muitas vezes de velocidade. Veja por exemplo o Arão. Rouba muita bola, mas perde todas na corrida. É fato que é mais fácil marcar do que jogar, não à toa times pequenos jogam na retranca por esse motivo. Mas tem que saber. Não dá simplesmente prá ensinar quem não tem a mínima vocação. Alguns jogadores nunca saberão marcar com eficiência assim como outros nunca saberão produzir bem ofensivamente. O ideal no futebol atual é que todos os jogadores tenham as duas habilidades. Ou então que seja um jogador que desequilibre a partida. Veja o Atlético-MG. Na minha opinião tecnicamente é muito superior ao nosso time, mas não conseguiu nos vencer em casa porque seus principais jogadores são muito bons com a bola nos pés mas são uma lástima na parte defensiva. Temos que melhorar nosso elenco nesse sentido, seja contratando, adaptando os que hoje não tem essa capacidade ou dando oportunidade aos jovens.

        • Não adianta voltar apenas Silas… Tem que fechar todo lado do campo… Seguir o lateral adversário… Não é apenas voltar… E não estou defendendo… Só acho q temos q ser razoáveis em criticar o ZR… Tlvz ele com um elenco mais encorpado e realizando a pré-temporada possa ser mais efetivo…

      • Outra bola dentro…
        Valeu Lucas !!!

      • E sheik faz?

        • Sheik não faz mesmo! Assino embaixo… por isso repito… falta elenco… ele n tem opção… ou era manter os dois pontas mortos ou colocar o sheik e o cirino ou mudar o esquema tatico com alan e mancu… ele escolheu o meio termo de tudo… mas esse problema começou com afalta de elenco n acha?

      • Como podemos ter a certeza?
        Diga-me quantas partidas esses jogadores fizeram e aí veremos se é possível fazer essa avaliação.

        • Provavelmente nos treinamentos e pelo que jah demonstraram no jogo… mas tomara q eu esteja errado e com tempo pra treinar eles consigam… soh n acho q seja fácil assim…

    • Gabriel nunca recompoe bem. Foi treinado a fingir que faz isso. Teve 5 meses pra ensinar Adryan e Thiago pra fazerem isso tbm, mas a panela não deixou.

      • Ensinar durante o campeonato correndo? Acho melhor deixar pra pre-temporada de 2017… nosso calendario n permite muito treinamento infelizmente

    • Adryan e mancu jah demonstraram q n faz essa recomposição.. e tlvz o thiago esteja muito verde.. quem sabe pra 2017

  • Zé Ricardo é um bom técnico, pode até ser, mais ainda está muito crú para dirigir um time igual ao Flamengo. Precisa ainda adquirir muita experiência para entender algumas nuances da partida. Ap não marca e não é jogador de velocidade, o atlético ia atacar com tudo, sendo que possui umas das defesas mais fracas do campeonato, seria a oportunidade…. Enfim, para mim ainda não é o momento dele no Flamengo, ainda mais que possui um auxiliar nulo no banco que não ajuda em nada. Contrataria um técnico experiente que aceitasse comandar com o Zé, assim ele pegaria experiência. Libertadores não é qualquer campeonato, tem que ter malícia..

    • Acho que ele merece uma chance de montar o time desde do começo da temporada… Contratando pontas d ereposição rapida e melhor a cabeça de area.. Em relaçaõ ao jogo ele nao tem muita opção… Não havia jogadores com o comprometimento tatico e intensidade do gabriel e do fernandinho… Uma possibilidade seria colocar o macu e alan patrick pra segurar a bola no meio campo… Ma s o time perderia o contra-atque rapido e a recomposição…

      • N adianta desde o sub 20 ele joga assim faz 1×0 e recua o time.

        • Quem acompanhou a copinha viu isso nitidamente. A sorte era que os meninos eram bem técnicos e comprometidos. Lembro do jogo das quartas e da semi para comprovar isso

      • Pois é Lucas…
        Só não concordo mais com a entrada do AlanBique no time.
        “”Constantemente inconstante”” mais uma vez o cachaça parecia estar com o olhar em outro mundo, distante totalmente do campo e da partida.
        Coloco na conta dele a “situação de menos um em campo”, displicente, desligado, desinteressado e sem atitude ou vontade de jogar.
        Diferentemente de TODO time do atlético principalmente no segundo tempo onde deram “a vida” pela vitória.
        Se o Flamengo tivesse a garra e o comprometimento que a porcaria do time do bostinha está apresentando no segundo turno em TODOS os jogos, ontem teríamos provavelmente saído com uma vitória 2 a 1 ou 3 a 2.
        Grande abraço.

        • Alan patrick oscila muito msmo… mas acho q nem eh culpa muito dele… ele tem q jogar sendo o maestro… pego sempre na bola e com jogadores correndo pra ele… assim foram suas melhores atuações… por isso q digo… faltou elenco pra colocar alguém mais intenso q faça o lado de campo… soh tinha cirino e sheik… contar com esses n dah… outro abraço!

          • Lucas… valeu a atenção da resposta…
            Este é o segundo jogo em seguida que o vejo displicente e desligado quando participa de uma jogada… fiquei muito puto !!!
            O estilo que disse, “pegar sempre na bola e correrem por ele” no Flamengo não vejo ninguém correndo por alguém, vejo todos correndo pelo bem comum. Essa boa vida comum no passado não mais terá no Fla, nem o Guerrero me parece ter, chutam mais a gol do que procuram ele…
            Se ele não mudar, o Flamengo terá que mudar ele ou mudará de time por não caber no esquema de jogo.
            Quanto ao lado de campo… realmente o elenco tá no osso.
            Cirino, Sheik e o AlanBique também, que não joga ou corre por ali pra recompor com qualidade…
            Fora que tô vendo uma cisma “pessoal” minha com ele… rsrsrs
            Que tal o Mancuello ontem nessa posição? O que acha?
            Saudações RNegras!!!

            • Nada cara… Estamos aqui falando do que amamos… Do mengão… Poderia ser sim o mancu no lugar do alan patrick, mas ainda acho q a intenção do ZR era segurar mais a bola e o alan patrick eh mais tecnico, a bola cola no pé dele, pena que as vezes sem objetividade… Acho q o mancu funciona melhor ou mais perto da área jogando atras da segunda linha defensiva do time adversário ou vindo de trás, como terceiro homem de meio campo… Mas poderia ser sim o Mancu… SRN!

              • Falooooooooooooooooou.
                Mengão sempre !!!!
                Grande abraço !!!

    • Tem que adquirir culhões. Não se enganem: em 2017 serão as mesmas peças insubstituíveis e vão ser pior pq Donatti, Cuellar, Mancuello vão começar a se rebelar.

  • Sabem o que é “a famosa bola do jogo”? É aquele time que joga retrancado quando faz 1 a 0, ou já começa assim, esperando um contra-ataque cair do céu pra matar o jogo.

    Porra, isso não é Flamengo!! Flamengo é fazer 1 a 0 e correr mais pra fazer 2, 3, 4, e não garantir covardemente o resultado. Isso nunca dá certo com a gente. Não somos assim.

    • Disse TUDO!!!

    • Almir… essa postura coloco na conta da maioria dos jogadores em campo.
      Não vi Zé pedindo ninguém pra recuar, o que vi é uma tendência já quase no DNA de nossos jogadores jogarem pra garantir saldo de um gol a frente…
      É uma atitude covarde e ausente de atitude como essa que nos envergonha vez por outra como ontem.
      Típico de quem não se garante ou acredita em si e no grupo.
      Infelizmente isso é problema mais psicológico do que técnico.
      Grande abraço !!!

      • Alguém lúcido… Parabéns!

      • Atém que enfim alguém que enxergou a mesma coisa que eu!

      • Boa Carlos!

        Fizemos um primeiro tempo absurdo. Engolimos o tão falado (até por torcedores aqui que dizem ser Flamengo e gostam tanto da maneira que eles jogam, e blablablabla) atlético mineiro. Ou vocês não assistiram o jogo é leram só o resumo do GE?

        Acontece que a ideia do Patrick, por exemplo, era interessante. Ele errou tudo que tentou, não representou perigo algum. E olha que eu gosto do jogador.

        Sheik ou Cirino? Eu vou de Sheik. Fácil. Sem pensar duas vezes. É escolher o menos horrível. Agora deu errado e a galera crítica resultado, parece que não ta junto com o time. Eu assisto o jogo minuto a minuto junto com a equipe.

        Se ganha ou perde, tem que ser junto. Galera abandona a porra do barco quando começa a dar merda pra arrumar culpado e “estar certo”, aumentar o ego.

        O técnico é inexperiente? E obvio que é. Porem é muito bom. Aquele primeiro tempo de ontem precisa ser levado pra pré temporada, precisa de ajustes.mas e uma postura excelente.

        • Matou a pau…
          Valeu Ruan.
          Grande abraço !!!!

        • A pré-temporada do ano que vem precisa ser ajustada simplesmente a postura do time depois de tomar gol. O time simplesmente recua, até que depois do gol continuamos criando, mas no segundo tempo o time teve um apagão.

          • Só o fato de não viajarmos 5000000 km por semana já daria ao time fôlego pra manter melhor.

  • Sinceramente, vocês torcedores estão cada vez mais chatos, voláteis. Quando o Flamengo estava colado no Palmeiras, disputando rodada a rodada a liderança, todos endeusavam o ZR, falavam que era o melhor técnico em atividade no Brasileirão. Agora, já mudaram de opinião. O ZR é, sim, um bom técnico, mas peca não por desconhecimento, mas por imaturidade ainda. Pouco tempo nos profissionais implica alguns erros, que é natural. Esses problemas, todavia, entram em contraponto com o estilo de jogo do Fla: ele conseguiu em um mês fazer algo que técnicos carimbados não faziam há anos, e conseguir mantê-lo rodada a rodada, com algumas exceções.

    Além disso, não faz sentido criticá-lo por insistir em um esquema tático. Todo técnico bom é assim: tem um estilo de jogo e o mantém em todos os clubes, só mudando pouquíssimas coisas diante das peças. Logo quando falam de Guardiola, lembra-se o Tiki-Taka. Mourinho? Park the bus (defesa sólida e ataque letal). Temos que dá-lhe tempo, oportunidade para crescer, porque claramente ele é melhor que Celso Roth, Argel Fucks, Cristóvão, Luxemburgo, etc. Se temos uma grande revelação da base que atuou esse ano, foi o ZR.

    • É por ai.

    • Bacana mesmo isso que vc disse.
      Parabéns.

    • Eu nunca escrevi que ele era um dos melhores do Brasileiro. Técnico paneleiro não prospera, ainda mais se escolhe os piores pra isso. Sempre previ esse momento e estou infeliz por ter acertado!
      Essa palhaçada tem que acabar, pois você será um dos que criticará quando quebrarmos a cara na libertadores.
      Alguém tem que fazê-lo entender que precisa dar rotatividade ao elenco.
      VC realmente acha que ele não vai pedir pra renovarem com Sheik e Caramujo? Tá bom mesmo!

      • Idiotice o que você fala. Como ele vai conseguir deixar um jogador sempre no banco, sem dar oportunidades? Para ter o elenco na mão, tem que dar oportunidade a todas as ‘estrelas’. Lembre-se que futebol não envolve apenas vitórias e pensar em prol do grupo, também está relacionado com ego que, se não for bem controlado, pode culminar em rachas no elenco, vejo a entrada de Sheik muito mais diplomática do que técnica.

        • Verdade, vide Levir x Fred. Ego? Quem perdeu foi o Flu pq o FRed está com um salário menor, mas fazendo gols. Levir está jogando com um tal de Richarlison de titular, muito bom por sinal. Seria legal parar de contratar qualquer técnico pelo passado, seria legal chamar o Zé Ricardo e garantir que se um fulaninho resolvesse jogar o elenco contra ele, esse fulaninho estaria fora.
          Mas só escrevi idiotices.

          • Não Denis…
            Não é idiotice.
            Mas a estória do fulaninho realmente é verdadeira e acontece em muitos times, já percebi várias vezes no Flamengo.
            Grande abraço !

        • E simples.

          Tu olha pro banco ontem e vê: Cirino e Sheik.

          Você faz o que? Reza pra Deus dar benção?

          Cirino é uma mureta. A bola bate e volta.

          Sheik meu filho, vem aqui. Tu vai jogar.

    • Análise simples e coerente.
      Sem arroubos de bronca pessoal com o cara.
      Parabéns Mengão, equilibrado e lúcido comentário.
      Ontem só coloco na conta dele ainda acreditar no ausente e inconstante AlanBique.
      Grande abraço !!!

      • Assino embaixo! Depois do jogo de ontem, Alan Patrick já deu no que tinha que dar. Por mim, não renova (pois é caro demais para o benefício que trará)… &;-D

    • A questão é a sua meritocracia furada (leia-se panela), onde alguns erram seguidamente e têm sua titularidade ou participação asseguradas (como caramujo, alambik, cirino, Gabriel e agora – pasmem – sheik!!!), enquanto outros são injustificadamente preteridos por ele, como Tiago Santos, Adryan, Ronaldo, Mancuello, Cuellar e Paquete).
      Ou alguém acha que eetes jogam menos do que aqueles?!

    • Certo, mas acho que lhe deveria enxergar que contra times rápidos, a opção de utilizar o Sheik se torna penosa para o time e pro próprio jogador.
      O Sheik deveria entrar como última opção, mas dependendo do time adversário e das condições do campo (pesado como no jogo contra o Flu no 1º turno, jamais), poderia até começar a partida.
      Time como o Flamengo não pode fazer 1 gol, se contentar e jogar na esperança de contra ataque. É preciso pegar o adversário atordoado e ampliar.
      SRN7

      • O problema é que o futebol atual é complicado você exigir de um time fazer muitos gols todas as rodadas. Muito esforço físico, então é natural oscilar durante a partida até por causa do cansaço. Concordo que a entrada de Sheik e Alan Patrick não seja produtiva, principalmente do ponto de vista defensivo, mas também deve-se lembrar que não temos jogadores tão bons nas pontas para cumprir essa função. Quem botaria? Cirino? Queimar alguém da base? Não sei, é uma incógnita que deve ser respondida.

        Além disso, tem o fato de que futebol não é só esquema tático, envolve também o elenco, diplomacias, principalmente as estrelinhas na reserva. Vejo o retorno do Sheik muito mais como isso: evitar um eventual racha no elenco, que pode ser confirmado caso seu contrato não seja renovado.

        Claro que o ZR tem sua parcela de culpa, não abdico disso, mas apontá-lo como o único não acho digno, até porque ele nem sequer escolheu os jogadores deste elenco, está impondo suas ideologias em um time pré-definido. Se porventura formos criticá-los, o certo não é esse ano, e sim o próximo que ele terá tempo para treinar e escolher as peças a serem utilizadas.

        • Corretíssima e sóbria a sua resposta, e fazendo um balanço geral levando em conta os técnicos que tivemos, as eliminações que sofremos, a falta de experiência do ZR, o ceticismo de toda imprensa, o “impecilho” da falta do Maracanã (aprendemos a jogar com ímpeto na casa do adversário) e os últimos campeonatos brasileiros, acho que está sendo bem positivo. É que carregamos esse DNA Rubro-Negro de brigar por campeonatos e ter sempre o gosto das vitórias.
          Vamos apoiar MUITO nessa reta final.
          SRN7

    • Acontece que aqui no Brasil avaliamos a partida e o que o treinador fez, e esquecemos o trabalho todo. Teve partidas que ele errou, mas olha onde estamos?Disputando o título, ganhamos padrão de jogo, defesa sólida, apesar de vacilarmos muito nas últimas 4 rodadas, intensidade, compactação e aproximação. Coisa que não tínhamos desde os tempos de Dorival.

      Aqui no Flamengo sempre elogiamos grandes técnicos, mas eu tenho certeza que os mesmos que elogiamos hoje estariam na mesma situação que o Zé, criticado e questionado. Para você ter ideia, o Cuca tá sendo esfolado pelos torcedores do Palmeiras por perder ontem, e o cara não perde há 15 jogos e mesmo assim tem torcedores palmeirenses que criticam ele.

      Para você ver o nível de insensatez que temos. Aqui questionamos um treinador que perdeu uma nas últimas 12 partidas. Se fosse o Pep Guardiola treinando o Flamengo com esse aproveitamento, faria sentido o questionamento, um técnico desse nível era para estar nadando de braçadas no nosso campeonato. Mas aqui não temos nem Guardiola e nem Mourinho e sim Zé Ricardo, o cara tá no seu primeiro grande trabalho e olha onde estamos?Trabalhar no Flamengo não é fácil nem para os medalhões.

  • ZR paga pau. Sheik desde qdo se recuperou de contusão, tá por aí, jogando nada e sendo relacionado, entrando e ferrando com o time. E o AP então?! Ah Zé! isso é claramente medo. Tá mexendo mal sempre e mais, esqueminha manjado.

    • Não acho que o problema seja o esquema pois no 1 tempo fomos superiores. O problema foram as peças de recomposição (que não temos) para as pontas colega.

      Obs: Tenho certeza que no Sub 20 tenha algum ponta bom no mínimo que poderia ser usado.

      • Concordo Silas…
        Mas pra testes e aclimatação no time principal só em início de temporada.
        Grande abraço !!!

  • Não temos reservas a altura de Fernandinho e Jamal (risos), que saibam fazer o papel tático de ponta.

    • Ele não testou os caras da base e o Adryan quando tinha chance, aí não temos opção. Se bem que Fernandinho é pior que o Éverton. O jeito é mudar o esquema, mesmo que seja no segundo tempo, daí você pode colocar outros jogadores em suas posições, como Mancuello e Damião contra a Chape, Mancuello e Fernandinho contra a Ponte, Alan Cachaça, Mancuello e Fernandinho contra o Cruzeiro etc.

      • Pelo que o Fernandinho vem jogando não acho que seja pior que o Everton colega. Quanto a substituição ele poderia testar outro esquema para o 2 tempo.

        • Ele não jogou nada contra o Corinthians. Se acertou uma jogada foi muito. E antes também vinha mal. Teve alguns lampejos de bom jogador contra o Figueirense, Cruzeiro e ontem contra o Atlético/MG pelo Brasileiro, além das partidas contra o Palestino pela SA. No mais é muito fraco.

          • Yan…
            Fernandinho é o tipo de jogador com tendências individualistas e inseguro por mostrar um serviço que vem faltando a um tempo em vários times. Joga pra provar que ainda tem valor e por isso, ansiosamente peca e acaba errando ou desperdiçando bolas ou jogadas mais simples que seriam melhor para o grupo e comprometendo o resultado da partida.
            Grande abraço !

        • Silas…
          Mudar o esquema… como ???
          Se mal teve tempo de fazer esses cabeças de bagre entenderem e praticarem esse???
          Não vejo como esse ano…
          Grande abraço !!!

      • Yan…
        No meio do campeonato brasileiro não faria nenhum tipo de testes, isso é para início de temporada, teve que ir com o que tinha na mão mesmo e os que esse ano o Flamengo investiu ou já havia investido e jogando com o Muricy.
        Se os “testes” dessem errado ????
        Iam cair na pele dele do mesmo jeito.
        Mudar o esquema… como ???
        Se mal teve tempo de fazer esses cabeças de bagre entenderem e praticarem esse???
        Avaliações do trabalho do Zé esse ano acho muita sacanagem… tudo contra ele e faltando 4 ou 5 rodadas ainda nos mantemos no 2º lugar que nem lembro quando foi a última vez que passamos por aqui…
        Quanto a substituições, nosso elenco já se mostrou limitado em algumas posições e não questiono muito isso, às vezes sai um mais ou menos pra entrar um atualmente meia boca do banco.
        Tenho uma crítica pessoal com ele, como ou porque ainda acredita num desinteressado e displicente AlanBique???
        Ontem e em outros jogos o cachaça foi menos um em campo.
        Até o encostado do Sheik mais ligado no jogo que o “Feição de Litro”.
        Ontem ficamos com menos um em campo depois que entrou.
        Grande abraço !!!

    • Tiago Santos e Adrian podem fazer a função. Agora se quiser um ponta só para atacar Sem ter a obrigação de marcar suba o Vinicios Júnior.

      • Esse é fera, tem de ser usado!.
        E o Lincoln seu parceiro é um goleador nato.

    • Jamal ???
      Dá a letra aí do nome do cara e porque do apelido…
      Fiquei curioso…
      Grande abraço !!!

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rindo até 2017…
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Boa muito boa !!!
          Grande abraço !

  • Os problemas são sempre os mesmos. Não consegue enxergar desempenho dos jogadores (AP vem mal há várias rodadas e ele fala como se viesse jogando bem e só foi mal ontem) e panelinha. Entram sempre os mesmos. Errou ao colocar Alan e Sheik, mas qualquer outra substituição das que ele tem na cabeça seria ruim. Entrando com AP, Sheik, Cirino ou Mancuello na ponta daria no mesmo. Ele só muda as mesmas peças e não muda o esquema.

    • As substituições foram corretas. O problema é que a galera só quer fazer as análises depois dos resultados. Se o Alan Patrick tivesse segurado a bola bem, o Sheik levado mais perigo à gol e no final das contas, o Flamengo saído vencedor, os comentários de hoje seriam diferentes.

      Inclusive os seus… &;-D

      • E como você analisa as vitórias? Se você retomar os comentários verá que são os mesmos independente dos resultados: paneleiro, Caramujo não dá mais, Sheik nunca mais, Menino sustagen, Fernandinho pra que…enfim, a insatisfação é a mesma desde o momento em que ele foi efetivado, pq antes acreditávamos na insegurança por ser interino, mas agora tá clara a intenção de valorizar o que nunca prestou!

      • Sheik não deberia nem ser relacionado. E outra, AP entra do mesmo jeito já há jogos. Ele tem que ver isso, cara. Isso é papel do técnico. Eu queria saber como você assiste aos jogos tendo paciência com jogadores que erram tudo, o técnico fazendo mudanças que desestabilizam a equipe, o Flamengo jogando mal nas últimas partidas etc. Você é flamenguista mesmo? Está sempre tentando defender jogadores, comissão técnica ou diretoria em detrimento do Flamengo. Quando uma substituição vai ser errada? Só quando ele pôr PV no lugar do Diego? Chiquinho no gol?

        • 1. Não “defendo” os jogadores. Vocês é que atacam sem critérios! O Arão deu um carrinho e retomou a bola, para dar ao adversário a 2 metros. E ninguém FALA PORRA NENHUMA, por se tratar de um jogador “queridinho”.
          2. Porque não deveria relacionar um jogador que pode ser útil ao elenco por simples e mero capricho da torcida?
          3. Erros são normais, faz parte. O que deveria ser considerado é o contexto de todo o cenário. Existem erros plausíveis e erros inaceitáveis. Se não houvessem falhas, todo jogo terminaria em 0x0.
          4. Adversário também tem o seu mérito. Não é vergonha nenhuma empatar ou perder para outro time, especialmente quando este é tão qualificado.
          5. Procure mais observar aspectos táticos de futebol… &;-D

          • O Arão eu já disse que quero ele fora. Geral reclama pouco dele, mas é muito irregular. Mas Ednei, pelo amor de Deus. Deve-se valer a meritocracia no futebol. O elenco do Flamengo, apesar de não qualificado, é numeroso. Porque entram os mesmos caras que não agregam nada enquanto outros não tem sequer chance? AP não vem bem cara. Porque colocá-lo diversas vezes jogando mal do jeito que está? Ainda mais que ele joga bem centralizado, não na ponta. Perdemos poder de marcação com ele e o Sheik. Empatar contra o Atlético em Minas não é mau resultado, mas o jogo estava na nossa mão. As substituições foram horríveis. Não é pela técnica dos jogadores, mas sim pelo que eles desempenham em campo, sobretudo nas últimas rodadas.

            • Sheik de fato, não correspondeu. Mas a escalação do Alan Patrick não tinha o objetivo de melhorar a marcação, mas sim reter a bola e cadenciar o jogo. Por isso, NÃO o critico por não conseguir marcar (no que a gente sabe que é fraco), mas por NÃO ter dado o ritmo de jogo desejado… &;-D

              • O ZR merece ser criticado pelo que ele fez, porque AP fez o mesmo que ele vem fazendo toda rodada. Ele insiste muito com o que não dá certo. Dá um tiro no escuro, se acertar vão dizer que ele estava correto, mas não estava. Testou a primeira vez e não deu certo, ok. Testou de novo e não deu certo já é hora de mudar. Testar de novo éum erro. Persistir no erro é burrice. Ele fez isso em 5 partidas quase consecutivas e o resultado foi o mesmo. Se fosse a primeira vez eu até aliviava, mas a quinta? De jeito nenhum.

    • Mas são os que estão disponíveis infelizmente.
      Adryan eu não confiaria também, os da base ele como ninguém deve ter seus motivos…
      AlanCachaçaBique nem eu acredito mais nele. Essa nem eu entendo.
      Sheik o pessoal da Rádio Globo afirma que está comendo grama nos treinos e se dedicando muito, até emagreceu… por meritocracia no dia a dia dos treinos vem ganhando uma moral com o Zé, apesar de achar que já deu também por mais que faça algo SOMENTE AGORA.
      Cirino… correria sem objetividade ou qualidade. Já deu também.
      Mancuello ontem pelo menos acredito que entraria em campo e seria notado, totalmente ao contrário do Cachaça.
      Grande abraço !

  • Na pior das escolhas entre sheik e Cirino, vai do mala Cirino que recompõe melhor a defesa já que objetivo era recuar, e Fernandin é mais eficiente na marcação que o Alan Patrick, já que o objetivo era recuar! Logo penso: MENGÃO tá com uma mentalidade futebol que não condiz com sua história!

  • Eu achei que ele seria um bom treinador para o ano que vem so que a cada jogo me engano,esse e fraco

  • Mexeu mal. Tirou o Fernandinho q estava bem na partida, segurando a subida do atlético, tanto é q tomamos o gol de penalty por Otero ter feito falta no Caramujo pq o Alan Patrick teria perdido a bola para o Luan. De tivesse o Fernandinho, fatalmente estaria com o caramujo marcando as subidas pelo lado direito de ataque do atlético. Alan Patrick me lembrou ontem o Matheus na semifinal da copa do Brasil qndo entrou dormindo no jogo e ficamos com menos um. Ditado eh certo. Time q está ganhando n se mexe.

    • Não leu a matéria?

      • Li, vc então n souber ler o comentário?

    • Fernandinho foi substituído em vista do desgaste físico, pois se não fosse por isso, certamente ele teria ficado até o fim da partida. Já Alan Patrick, esse dispensa comentários (teria feito muito mais sentido entrar com o Mancuello)… &;-D

    • Felipe…
      Quando o Fernandinho saiu de campo na cara dele se via que estava exausto e respirava típico de quem já estava pra lá do Deus me livre… saiu por isso.
      Segurou e subiu ao ataque incansavelmente enquanto em campo por isso pregou, se fica podia dar lesão, aí seria pior.
      O penalty foi do Réver no Fred !!!
      AlanCachaçaBique pra mim já deu desde a última partida, ausente e displicente, praticou ontem o famoso migué de “correr pra não chegar”.
      Grande abraço !

      • Eu sei. Digo na origem da jogada. O Alan Patrick perdeu a bola de bobeira para o Luan, daí Otero recebeu a bola deste ultimo, na disputa empurrou Caramujo q saiu com a bola pela lateral. Carlos César bateu e Fred sofreu Penalty.

        • Huuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
          Agora entendi…
          Valeu !!!
          Grande abraço !!!

  • Pessoal, vou continuar com a minha tese de que o ano que vem será um ano de consolidação do trabalho, desde que algumas coisas combinadas sejam respeitadas, a saber:
    * O Flamengo tem de ficar entre os 3 primeiros para poder fazer uma pré temporada – principalmente na parte física – mais consolidada e usar o campeonato carioca para o time sub-23.
    * O Flamengo não pode cair na armadilha de que está indo disputar a Copinha para defender o título. Gostaria que colocasse a geração de 17 anos de forma que não desgaste prematuramente a geração da copinha desse ano e possa utilizar umas 6 peças no elenco e umas 2 ou 3 no time titular para reoxigenar o time.
    * O Zé vai poder então “afinar” no elenco a sua forma de ver o time. Ele tem uma visão estratégica muito boa onde o primeiro tempo de ontem é só mais um exemplo disso, mas não tem tanta opção de mudança no elenco ou tempo/lastro de treino para mudanças mais ousadas. É preciso lembrar aqui que dos 5 meses em que ele está como treinador do Flamengo, tem apenas 3 que ele foi “devidamente” efetivado. Isso no meio do campeonato e com toda a logística de viagem pela falta do Maracanã.
    * Ontem foi legal ver que jogadas ensaiadas estão começando a ser colocadas em prática como no lance da cobrança de uma falta que o Fred acabou interceptando o cruzamento.
    Em relação à partida de ontem, ainda não vi um comentarista de jogo, ou seja, daqueles que trabalham comentando ao vivo o jogo, dizer que o Emerson não vai incendiar o jogo. No caso do Alan Patrick, eu acho que o bicho que o mordeu é o mesmo que mordeu o Cirino. Em outras palavras, eles vivem uma melancolia que chega a ser preocupante. O Alan Patrick já está rico, o Cirino ainda não – quando comparado com o Alan.
    No jogo de ontem eu teria apostado em jogadores com mais vigor físico visto que o Atlético é um time que, mesmo com jogadores baixinhos, se utiliza muito desse expediente. Mas mesmo assim, Gabriel cumpriu bem a sua função tática, apenas não tinha força para vencer a marcação.
    Guerreiro precisa fazer algum trabalho de percepção visual do seu lado esquerdo ou acreditar que o time tem uma consciência tática no contra ataque de que alguém aparecerá por aquele lado para dar opção. Ressaltando sempre que ele fez a sua segunda boa partida em sequência.
    Do que me recordo do jogo, o Flamengo, mesmo com Gabriel e Fernandinho, já estava sendo empurrado para seu campo de defesa pelo Atlético. Não acredito que tenha sido uma consequência de alguma orientação do Zé no intervalo.
    Mudanças na cabeça de área só para o ano que vem e ela passa pela dispensa do Márcio Araújo. Falo em dispensa porque assim o Flamengo não correria o risco de qualquer retrocesso e teria de fazer o Ronaldo ou Cuellar dar certo na posição.
    Espero inclusive que, quando o Flamengo passe a ter um “cabeça de área” que saiba dar velocidade ao jogo e tenha bom passe, o Diego – que tem se desdobrado fisicamente em campo – possa começar a atuar uma boa parte do tempo flutuando atrás dos volantes adversários onde a sua visão de jogo e arremate de fora da área possam ser mais eficientes ainda. Ele hoje em dia está vindo buscar o jogo o tempo todo o que resulta em um desgaste ainda maior.
    Precisamos também descobrir no elenco algum cobrador de falta de média distância. Aquele camarada com chute forte e com direção.
    Voltando ao campeonato, acredito que o Palmeiras perderá do Atlético Mineiro. Só que precisamos de mais tropeços.
    SRN

    • Quando você escreve descobrir no elenco um cobrador de faltas de média distância fiquei mais puto ainda com o Zé pq lembrei que temos Mancuello no banco. Esse fundamento sem dúvidas ele tem anos luz a frente até do Diego (que bate mal escanteios e faltas pessimamente).

      • Sim Denis. O Mancuello é bom cobrador sim. Acredito que o Zé, com mais algumas aulas de espanhol, vai ter um esquema ainda melhor para o ano que vem e com variações táticas importantes.
        SRN

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • O argentino realmente bate muito bem na bola.
        Grande abraço !

    • Show de comentário.
      Lúcido e atento.
      Só não acredito que a globo permita jogar o Carioqueta com sub-23 se o Flamengo fechar acordo de transmissão, talvez um mistão seja possível.
      Grande abraço.

  • Substituições de merda vindas de um treineiro cagão e mais dois pontos na lata do lixo. Matou o time no segundo tempo. Tem que mandar o Zé Ruela entregar de uma vez a taça pras pepas. Se não cuidar vamos tomar pau do foguinho também. SRN sem cheirinho…

  • O Fla não consegue manter o nível com esse esquema e o Zé não consegue
    criar alternativas técnicas.
    Muda jogador e o esquema continua o mesmo. Mancuello é o mais queimado, claro, independente disso os adversários já perceberam.

  • Não me convence. Zé meu caro, você errou feio. Simples. Patrick há muito não vem rendendo. Fernandinho sentiu desgaste????? Não e pareceu, me desculpe. Scheik, faz função parecida com Gabriel, hora então porque colocar um jogador de 37/38 anos, se tem um mais novo? O que fez o Scheik? Não cola. E ainda pensou em Cirino? PQP. Só na tua cabeça mesmo. A saída de Fernandinho foi um ERRO, e o Fla simplesmente parou de criar. O Atlético veio pra cima e poderia ter ganho. São essa situações do Zé que eu não entendo. O Jogador está bem, de repente ele inventa um troço que só ele vê e faz “caca”, ai vem com papo…chega, admita suas falhas que é melhor. Tinha que ter entrado com Damião enfiado entre os Zagueiros, Guerrero buscando o jogo por fora, com Fernandinho bem aberto. Simples. Fez mas no final e foi Damião quem deu o passe ao Diego pro gol de Guerrero. O Atlético usa dois centro a vantes, e dá certo, só tu não faz e fica cheio de fala para não fazer…é a questão da “zona de conforto”. Quem acha o Zé perfeito me desculpe, mas eu não. Acredito que tem potencial, mas ainda não me convence com suas escolhas…Zé não queira tapar o Sol com a peneira

    • Apesar de ter 37/38 anos, o Sheik tem bom vigor físico e entrou durante o 2o. tempo, o que lhe dá condições físicas de sobra para executar as funções do Gabriel. O que ninguém NOTOU foi a falta da capacidade do Willian Arão de acompanhar as jogadas e por isso, as subidas do Atlético pelo lado direito (que culminou no 2o. gol). Isto, NINGUÉM COMENTA! &;-D

      • Arão não é coca cola, mas você querer que ele exerça uma função que não é dele chega a ser bizarro. Ele foi horrível no jogo, errou passes de 2 metros, mas colocar na conta dele o segundo gol, é a mesma coisa que dizer: “pq Guerrero não marcou o cara que deu o passe no campo de defesa do Atlético?”
        O maior ladrão de bolas da maioria das equipes é o primeiro volante pq Caramujo não é o nosso?

        • “Sempre acreditei que 1°volante tem a função de dar o último combate, mas Cáceres e Willians faziam isso erroneamente.” — Você mesmo disse… &;-D

          • Desculpe mas Arão é 2º homem de meio e vem fazendo uma função de “socorrer” MA, ficando mais recuado. Zé sacrifica o cara para manter o MA. Isso é notório, e se Arão vai mal, tira e coloca o Cuellar para voltar a jogar bem. É só dar ritmo.

            • “Desculpe mas Arão é 2º homem de meio e vem fazendo uma função de “socorrer” MA, ficando mais recuado.” — E não é esta, a função de um sistema defensivo com dois volantes? &;-D

          • Ja que concorda, você confia mais nos citados ou no seu querido Márcio Araújo?

            • Confio em todos… &;-D

              • Cáceres, Willians e Airton. No Caramujo vou confiar quando for adversário. SRN

      • Pelo lado do Scheik, né. (8′

  • Zé Ricardo, se você quer continuar como técnico do flamengo durante todo o ano de 2017, estabeleça nos seus treinos a MERITOCRACIA!! coloque em campo quem estiver treinando bem durante o ano todo! Tenho certeza que tem jogador da base pedindo passagem para ficar nos lugares de sheik, marcelo cirino, gabriel, arão ( infelizmente está se arrastando em campo há alguns jogos)!! Para de ser medroso!

    • Já está na hora do Cuellar ser utilizado na posição do Arão. Não vem jogando nada faz tempo e além de não jogar nada nunca da brecha pro cuellar mostrar seu futebol. Tenho certeza que como 2 volante Cuellar é melhor que o Arão.

  • Em duas oportunidades em que Guerrero segurou a bola e o time tinha tudo para encaixar a jogada certa, ficou bem claro o recuo e falta de mobilidade.

  • “Se não fosse o Alan seria o Cirino”disse ze Ricardo, será que só tem esses amebas no elenco. Há 2017, haja coração.

    • O resto é resto na cabeça dessa múmia.
      Alguém por favor, quebre a perna do Alan Patric.

    • zé ricardo se envolveu em panelinha para segurar o cargo!

  • Na minha simples analise é claro que o Zé Ricardo têm muita culpa nos resultados, no entanto tenho plena certeza que o erro não é somente dele e sim de toda direção. Como pode o Flamengo jogar em alto nível como jogou no primeiro tempo e cair da forma que caiu no segundo. Claro que pode, é só ver as substituições que ele faz, porém porque não entra Cuellar no lugar de Márcio Araújo, eu duvido que na disputa de bola que Márcio Araújo teve se fosse Cuellar esse cara tinha ganho, Cuellar tinha jogado ele longe, Arão alguém tem que dizer pra esse cara que futebol e no campo, tá se arrastando também em campo, morto ta treinando pra que?!!! Porque não coloca Thiago Santos no lugar do Sheik que sempre fica andando em campo, Patrick como pode um cidadão desse com apenas 25 anos fica se arrastando em campo, sem nenhum desenho tático, sabemos que isso da um livro se começar a escrever aqui. Eu ainda tenho muita fé que as porcas ainda vão tropeçar novamente, pois acredito sempre no Mengão. Só reforçando Guerreiro não joga sozinho, se colocar ele isolado ele não vai render, agora se tiver alguém pra jogar junto dele, todo jogo vai fazer um, dois, três gols, o cara ta jogando muito ganhou todas, a bola cola no cara e ninguém toma, infelizmente a posição dele é boa só quando se faz gol, mais muitos não vê a importância tática que tem, participou novamente de todos os gol, joga demais, a comemoração dele quando fez o gol é de deixar qualquer torcedor emocionado, uma satisfação de jogar pelo Mengão.

    • A direitoria não escala, então como a grande culpa não pode ser do técnico se vc tá criticando a escalação e subistituicoes?

    • Se o Cuellar fosse escalado no lugar do Márcio Araújo, não teria nem sequer visto a sombra do Otero… &;-D

  • Erro mas errou muito, o sheik até deu pra engolir, mas colocar o Alan Patrick foi um erro absurdo, acabou com o time com essa substituição. Se o Fernandinho (que fez uma das melhores partidas com a camisa do flamengo) estivesse cansado colocaria até o Colômbia q ia continuar fechando o lado esquerdo e tem sim qualidade no passe.

    Mas Zé Ricardo apesar desse erro gigante ele tem crédito, tem q rever algumas coisas mas será com toda certeza um dos melhores técnicos do Brasil.

  • Essa ameba do Zé Ricardo está deixando os pontos caírem pelo caminho, já foram 7 pontos perdidos nas últimas três rodadas, estaríamos com 2 pontos de vantagem das peppas. Quanto as substituições, horríveis mais uma vez, o Zé Ricardo não conhece de fato as características dos seus comandos, inclusive dos reservas. Segue as opções:
    1)Cirino no lugar de Gabriel, manteria o esquema.
    2) Damião no lugar do Fernandinho, manteria os zagueiros das galinhas lá atrás e teríamos poder ofensivo.
    Temos até mais opções, mas a falta de visão de jogo do nosso técnico está deixando muito a desejar, para nossa sorte podemos ganhar as três próximos jogos e as peppas perderem pelo menos dois empatando um. Ainda temos chances, mas vamos depender das escolhas do Zé Ricardo.

    • Hi… Desculpa aí mas vou ter que discordar.
      Cirino?! Marcando? Correndo? Tem certeza?
      Damião não tem a menor condição de acompanhar lateral adversário.Seria como, digamos, Rever jogando de ponta esquerda.
      Everton fez muita falta (aff…) e boa parte do resto do elenco tá/tem as pregas fossilizadas.

      • Por culpa do técnico que demonstra confiar sempre em Sheik, Cirino (esse é o pior), Patrick, Gabriel e Caramujo. Ele queimou o resto do elenco não ia colocando em jogos teoricamente mais fáceis. Cuellar, Vizeu e Mancuello entraram bem em diversos jogos, mas só jogam se os citados acima estiverem indisponíveis.
        Thiago Santos, Paqueta, Matheus Savio, Ronaldo Leo Duarte e Adryan servem só pra dar água quando alguem é substituído. Donatti e Juan se um dia precisarem entrar estamos fudidos pq se tem uma posição onde ritmo de jogo é crucial…tem uma renca pendurado.
        Enfim, dizer que o elenco não é suficiente seria um crime, fossilizado foi mesmo pelo paneleiro e viciado em 433. Teve várias semanas livres e sempre o já manjado esquema e as previsíveis substituições.
        Zé Ricardo não é técnico pra nos levar até as semifinais da libertadores. Pode escrever, pq se tiver Caramujo, Gabriel, Pará (joga bem 3 jogos e depois Pópara) Cirino, Fernandinho (jogador pra incendiar segundo tempo) e Sheik serão eles os titulares, convenhamos: eles já estão à três anos por aqui, nos deram um título de campeão carioca”roubado é mais gostoso”

      • Tem outra sugestão de jogador de lado de campo? Como falei: “Temos até mais opções, mas a falta de visão de jogo do nosso técnico está deixando muito a desejar”. Vocês viram a jogada do Damião ontem na área? Não fosse ele não faríamos aquele gol chorado do Guerrero aos 44 do st. O Cirino jogando aberto por um dos lados seguraria um dos laterais, o técnico das galinhas tirou um volante e colocou um atacante. Colocar o Alan Lerdo Patrick e o Sheik caindo os pedaços foi completamente imaturo, tanto foi que o Mauro Cesar da ESPN criticou a paixão repentina do Zé pelo Sheik. Não sou o senhor da razão, mas fica cada vez mais evidente que se tivéssemos um técnico mais experiente teríamos conseguido os 9 pontos disputados.

    • Esse time tá sem alternativas técnicas para jogar os 90 minutos nesse esquema e o Zé não consegue inventar uma alternativa.

Comentários não são permitidos.