Notícias

ZR explicou porque trocou Gabriel e Fernandinho por Sheik e Alan Patrick

Análise: pela bola do jogo, Zé vê Fla dar campo ao Galo e perder a vitória. Treinador troca os intensos Gabriel e Fernandinho por Sheik e Alan Patrick, respectivamente, perdendo assim em mobilidade e ocupação de espaços

Após um primeiro tempo exemplar e que só não foi ideal pelas inúmeras chances desperdiçadas, o Flamengo voltou do intervalo para tentar matar o jogo contra o Atlético-MG. Não o fez, deu espaços, e Guerrero salvou o time da derrota aos 44 minutos da etapa final, decretando o 2 a 2.

Na entrevista após o jogo, Zé Ricardo tentou explicar as saídas de Gabriel e Fernandinho, que vinham muito bem tanto ofensivamente – destaque para o último – quanto na ocupação de espaços. Para ele, Sheik e Alan Patrick eram potenciais candidatos a encaixar a famosa “bola do jogo”.

– A troca do Sheik tínhamos que fazer para tentar o segundo gol. Ele tem característica parecida com a do Gabriel que é a de segurar bem a bola e uma verticalidade que nos interessa bastante para que pudéssemos buscar o ataque. Em relação ao Fernando, foi o desgaste realmente.

– A única dúvida era a entrada do Alan ou do Cirino para fazer o lado esquerdo. Entedia que como o Atlético só tinha dois para três no setor de meio, a entrada do Patrick poderia dar superioridade. Não conseguimos encontrar o melhor momento, tivemos contra-ataques, mas desperdiçamos passes. Entendia que jogando ali com dois homens apenas por dentro o Atlético pudesse oferecer alguma bola para o Alan chegar à área adversária ou dar assistência. Não foi a primeira vez que fizemos essa mexida. Deu certo contra o Cruzeiro, lembrando agora, por exemplo, o Alan deu duas assistências. Mas hoje infelizmente não conseguimos manter a posse.

No primeiro tempo, Gabriel e Fernandinho recompunham bem a segunda linha de quatro quando o Flamengo era atacado. Na etapa final, Sheik e Alan mantiveram o posicionamento, mas mexeram-se menos (Foto: Fred Gomes)

Não deu certo. Sheik, aos 38 anos – 12 a mais do que Gabriel -, aproveitando-se de sua técnica, até tentou combinar boas tramas com Guerrero. Encaixou passes interessantes, mas mexeu-se bem menos do que o baiano. Na marcação, que não é seu forte nem compatível com sua idade, deixou a desejar. Resultado: Fábio Santos começou a subir mais pela ala esquerda do Galo.

Alan também não tem a característica de marcar. Não é a dele, Embora tenha procurado ocupar a faixa esquerda defensiva, algo que Fernandinho cumpria muito bem antes de sair, seu instinto de meia o fazia se aproximar de Márcio Araújo e Willian Arão, deixando assim um corredor para Carlos César e Luan explorarem.

Na frente, Patrick, outro bem dotado tecnicamente, tentou segurar a bola até encontrar o momento ideal para o passe final, mas não teve sucesso. Além disso, permitiu a Carlos César ter um refresco após o ritmo frenético imposto por Fernandinho no primeiro tempo.

Repare na imagem abaixo, que Sheik e Alan conseguiram por diversos momentos compor a linha de quatro defensiva, mas não apresentaram a mesma dinâmica que os titulares.

Sheik e Alan estão alinhados com Márcio e Arão, mas não tiveram o mesmo ímpeto que os titulares (Foto: Fred Gomes)

O time recuou, algo do qual Guerrero reclamou, e deu campo para o Atlético-MG pressionar insistentemente. De tanto martelar, fez o primeiro gol num pênalti desnecessário de Réver.

O Palmeiras perdeu para o Santos, e o Flamengo perdeu chance de ouro de se reaproximar, ganhar moral e recolocar o perfume do “cheirinho de hepta” no ar.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Essa ameba do Zé Ricardo está deixando os pontos caírem pelo caminho, já foram 7 pontos perdidos nas últimas três rodadas, estaríamos com 2 pontos de vantagem das peppas. Quanto as substituições, horríveis mais uma vez, o Zé Ricardo não conhece de fato as características dos seus comandos, inclusive dos reservas. Segue as opções:
    1)Cirino no lugar de Gabriel, manteria o esquema.
    2) Damião no lugar do Fernandinho, manteria os zagueiros das galinhas lá atrás e teríamos poder ofensivo.
    Temos até mais opções, mas a falta de visão de jogo do nosso técnico está deixando muito a desejar, para nossa sorte podemos ganhar as três próximos jogos e as peppas perderem pelo menos dois empatando um. Ainda temos chances, mas vamos depender das escolhas do Zé Ricardo.

    • Hi... Desculpa aí mas vou ter que discordar.
      Cirino?! Marcando? Correndo? Tem certeza?
      Damião não tem a menor condição de acompanhar lateral adversário.Seria como, digamos, Rever jogando de ponta esquerda.
      Everton fez muita falta (aff...) e boa parte do resto do elenco tá/tem as pregas fossilizadas.

      • Por culpa do técnico que demonstra confiar sempre em Sheik, Cirino (esse é o pior), Patrick, Gabriel e Caramujo. Ele queimou o resto do elenco não ia colocando em jogos teoricamente mais fáceis. Cuellar, Vizeu e Mancuello entraram bem em diversos jogos, mas só jogam se os citados acima estiverem indisponíveis.
        Thiago Santos, Paqueta, Matheus Savio, Ronaldo Leo Duarte e Adryan servem só pra dar água quando alguem é substituído. Donatti e Juan se um dia precisarem entrar estamos fudidos pq se tem uma posição onde ritmo de jogo é crucial...tem uma renca pendurado.
        Enfim, dizer que o elenco não é suficiente seria um crime, fossilizado foi mesmo pelo paneleiro e viciado em 433. Teve várias semanas livres e sempre o já manjado esquema e as previsíveis substituições.
        Zé Ricardo não é técnico pra nos levar até as semifinais da libertadores. Pode escrever, pq se tiver Caramujo, Gabriel, Pará (joga bem 3 jogos e depois Pópara) Cirino, Fernandinho (jogador pra incendiar segundo tempo) e Sheik serão eles os titulares, convenhamos: eles já estão à três anos por aqui, nos deram um título de campeão carioca"roubado é mais gostoso"

      • Tem outra sugestão de jogador de lado de campo? Como falei: "Temos até mais opções, mas a falta de visão de jogo do nosso técnico está deixando muito a desejar". Vocês viram a jogada do Damião ontem na área? Não fosse ele não faríamos aquele gol chorado do Guerrero aos 44 do st. O Cirino jogando aberto por um dos lados seguraria um dos laterais, o técnico das galinhas tirou um volante e colocou um atacante. Colocar o Alan Lerdo Patrick e o Sheik caindo os pedaços foi completamente imaturo, tanto foi que o Mauro Cesar da ESPN criticou a paixão repentina do Zé pelo Sheik. Não sou o senhor da razão, mas fica cada vez mais evidente que se tivéssemos um técnico mais experiente teríamos conseguido os 9 pontos disputados.

    • Esse time tá sem alternativas técnicas para jogar os 90 minutos nesse esquema e o Zé não consegue inventar uma alternativa.

  • Erro mas errou muito, o sheik até deu pra engolir, mas colocar o Alan Patrick foi um erro absurdo, acabou com o time com essa substituição. Se o Fernandinho (que fez uma das melhores partidas com a camisa do flamengo) estivesse cansado colocaria até o Colômbia q ia continuar fechando o lado esquerdo e tem sim qualidade no passe.

    Mas Zé Ricardo apesar desse erro gigante ele tem crédito, tem q rever algumas coisas mas será com toda certeza um dos melhores técnicos do Brasil.

  • Na minha simples analise é claro que o Zé Ricardo têm muita culpa nos resultados, no entanto tenho plena certeza que o erro não é somente dele e sim de toda direção. Como pode o Flamengo jogar em alto nível como jogou no primeiro tempo e cair da forma que caiu no segundo. Claro que pode, é só ver as substituições que ele faz, porém porque não entra Cuellar no lugar de Márcio Araújo, eu duvido que na disputa de bola que Márcio Araújo teve se fosse Cuellar esse cara tinha ganho, Cuellar tinha jogado ele longe, Arão alguém tem que dizer pra esse cara que futebol e no campo, tá se arrastando também em campo, morto ta treinando pra que?!!! Porque não coloca Thiago Santos no lugar do Sheik que sempre fica andando em campo, Patrick como pode um cidadão desse com apenas 25 anos fica se arrastando em campo, sem nenhum desenho tático, sabemos que isso da um livro se começar a escrever aqui. Eu ainda tenho muita fé que as porcas ainda vão tropeçar novamente, pois acredito sempre no Mengão. Só reforçando Guerreiro não joga sozinho, se colocar ele isolado ele não vai render, agora se tiver alguém pra jogar junto dele, todo jogo vai fazer um, dois, três gols, o cara ta jogando muito ganhou todas, a bola cola no cara e ninguém toma, infelizmente a posição dele é boa só quando se faz gol, mais muitos não vê a importância tática que tem, participou novamente de todos os gol, joga demais, a comemoração dele quando fez o gol é de deixar qualquer torcedor emocionado, uma satisfação de jogar pelo Mengão.

    • A direitoria não escala, então como a grande culpa não pode ser do técnico se vc tá criticando a escalação e subistituicoes?

    • Se o Cuellar fosse escalado no lugar do Márcio Araújo, não teria nem sequer visto a sombra do Otero... &;-D

  • "Se não fosse o Alan seria o Cirino"disse ze Ricardo, será que só tem esses amebas no elenco. Há 2017, haja coração.

    • O resto é resto na cabeça dessa múmia.
      Alguém por favor, quebre a perna do Alan Patric.

  • Em duas oportunidades em que Guerrero segurou a bola e o time tinha tudo para encaixar a jogada certa, ficou bem claro o recuo e falta de mobilidade.

  • Zé Ricardo, se você quer continuar como técnico do flamengo durante todo o ano de 2017, estabeleça nos seus treinos a MERITOCRACIA!! coloque em campo quem estiver treinando bem durante o ano todo! Tenho certeza que tem jogador da base pedindo passagem para ficar nos lugares de sheik, marcelo cirino, gabriel, arão ( infelizmente está se arrastando em campo há alguns jogos)!! Para de ser medroso!

    • Já está na hora do Cuellar ser utilizado na posição do Arão. Não vem jogando nada faz tempo e além de não jogar nada nunca da brecha pro cuellar mostrar seu futebol. Tenho certeza que como 2 volante Cuellar é melhor que o Arão.

  • Não me convence. Zé meu caro, você errou feio. Simples. Patrick há muito não vem rendendo. Fernandinho sentiu desgaste????? Não e pareceu, me desculpe. Scheik, faz função parecida com Gabriel, hora então porque colocar um jogador de 37/38 anos, se tem um mais novo? O que fez o Scheik? Não cola. E ainda pensou em Cirino? PQP. Só na tua cabeça mesmo. A saída de Fernandinho foi um ERRO, e o Fla simplesmente parou de criar. O Atlético veio pra cima e poderia ter ganho. São essa situações do Zé que eu não entendo. O Jogador está bem, de repente ele inventa um troço que só ele vê e faz "caca", ai vem com papo...chega, admita suas falhas que é melhor. Tinha que ter entrado com Damião enfiado entre os Zagueiros, Guerrero buscando o jogo por fora, com Fernandinho bem aberto. Simples. Fez mas no final e foi Damião quem deu o passe ao Diego pro gol de Guerrero. O Atlético usa dois centro a vantes, e dá certo, só tu não faz e fica cheio de fala para não fazer...é a questão da "zona de conforto". Quem acha o Zé perfeito me desculpe, mas eu não. Acredito que tem potencial, mas ainda não me convence com suas escolhas...Zé não queira tapar o Sol com a peneira

    • Apesar de ter 37/38 anos, o Sheik tem bom vigor físico e entrou durante o 2o. tempo, o que lhe dá condições físicas de sobra para executar as funções do Gabriel. O que ninguém NOTOU foi a falta da capacidade do Willian Arão de acompanhar as jogadas e por isso, as subidas do Atlético pelo lado direito (que culminou no 2o. gol). Isto, NINGUÉM COMENTA! &;-D

      • Arão não é coca cola, mas você querer que ele exerça uma função que não é dele chega a ser bizarro. Ele foi horrível no jogo, errou passes de 2 metros, mas colocar na conta dele o segundo gol, é a mesma coisa que dizer: "pq Guerrero não marcou o cara que deu o passe no campo de defesa do Atlético?"
        O maior ladrão de bolas da maioria das equipes é o primeiro volante pq Caramujo não é o nosso?

        • "Sempre acreditei que 1°volante tem a função de dar o último combate, mas Cáceres e Willians faziam isso erroneamente." -- Você mesmo disse... &;-D

          • Desculpe mas Arão é 2º homem de meio e vem fazendo uma função de "socorrer" MA, ficando mais recuado. Zé sacrifica o cara para manter o MA. Isso é notório, e se Arão vai mal, tira e coloca o Cuellar para voltar a jogar bem. É só dar ritmo.

          • "Desculpe mas Arão é 2º homem de meio e vem fazendo uma função de "socorrer" MA, ficando mais recuado." -- E não é esta, a função de um sistema defensivo com dois volantes? &;-D

          • Ja que concorda, você confia mais nos citados ou no seu querido Márcio Araújo?

          • Cáceres, Willians e Airton. No Caramujo vou confiar quando for adversário. SRN

  • O Fla não consegue manter o nível com esse esquema e o Zé não consegue
    criar alternativas técnicas.
    Muda jogador e o esquema continua o mesmo. Mancuello é o mais queimado, claro, independente disso os adversários já perceberam.

  • Substituições de merda vindas de um treineiro cagão e mais dois pontos na lata do lixo. Matou o time no segundo tempo. Tem que mandar o Zé Ruela entregar de uma vez a taça pras pepas. Se não cuidar vamos tomar pau do foguinho também. SRN sem cheirinho...

  • Pessoal, vou continuar com a minha tese de que o ano que vem será um ano de consolidação do trabalho, desde que algumas coisas combinadas sejam respeitadas, a saber:
    * O Flamengo tem de ficar entre os 3 primeiros para poder fazer uma pré temporada - principalmente na parte física - mais consolidada e usar o campeonato carioca para o time sub-23.
    * O Flamengo não pode cair na armadilha de que está indo disputar a Copinha para defender o título. Gostaria que colocasse a geração de 17 anos de forma que não desgaste prematuramente a geração da copinha desse ano e possa utilizar umas 6 peças no elenco e umas 2 ou 3 no time titular para reoxigenar o time.
    * O Zé vai poder então "afinar" no elenco a sua forma de ver o time. Ele tem uma visão estratégica muito boa onde o primeiro tempo de ontem é só mais um exemplo disso, mas não tem tanta opção de mudança no elenco ou tempo/lastro de treino para mudanças mais ousadas. É preciso lembrar aqui que dos 5 meses em que ele está como treinador do Flamengo, tem apenas 3 que ele foi "devidamente" efetivado. Isso no meio do campeonato e com toda a logística de viagem pela falta do Maracanã.
    * Ontem foi legal ver que jogadas ensaiadas estão começando a ser colocadas em prática como no lance da cobrança de uma falta que o Fred acabou interceptando o cruzamento.
    Em relação à partida de ontem, ainda não vi um comentarista de jogo, ou seja, daqueles que trabalham comentando ao vivo o jogo, dizer que o Emerson não vai incendiar o jogo. No caso do Alan Patrick, eu acho que o bicho que o mordeu é o mesmo que mordeu o Cirino. Em outras palavras, eles vivem uma melancolia que chega a ser preocupante. O Alan Patrick já está rico, o Cirino ainda não - quando comparado com o Alan.
    No jogo de ontem eu teria apostado em jogadores com mais vigor físico visto que o Atlético é um time que, mesmo com jogadores baixinhos, se utiliza muito desse expediente. Mas mesmo assim, Gabriel cumpriu bem a sua função tática, apenas não tinha força para vencer a marcação.
    Guerreiro precisa fazer algum trabalho de percepção visual do seu lado esquerdo ou acreditar que o time tem uma consciência tática no contra ataque de que alguém aparecerá por aquele lado para dar opção. Ressaltando sempre que ele fez a sua segunda boa partida em sequência.
    Do que me recordo do jogo, o Flamengo, mesmo com Gabriel e Fernandinho, já estava sendo empurrado para seu campo de defesa pelo Atlético. Não acredito que tenha sido uma consequência de alguma orientação do Zé no intervalo.
    Mudanças na cabeça de área só para o ano que vem e ela passa pela dispensa do Márcio Araújo. Falo em dispensa porque assim o Flamengo não correria o risco de qualquer retrocesso e teria de fazer o Ronaldo ou Cuellar dar certo na posição.
    Espero inclusive que, quando o Flamengo passe a ter um "cabeça de área" que saiba dar velocidade ao jogo e tenha bom passe, o Diego - que tem se desdobrado fisicamente em campo - possa começar a atuar uma boa parte do tempo flutuando atrás dos volantes adversários onde a sua visão de jogo e arremate de fora da área possam ser mais eficientes ainda. Ele hoje em dia está vindo buscar o jogo o tempo todo o que resulta em um desgaste ainda maior.
    Precisamos também descobrir no elenco algum cobrador de falta de média distância. Aquele camarada com chute forte e com direção.
    Voltando ao campeonato, acredito que o Palmeiras perderá do Atlético Mineiro. Só que precisamos de mais tropeços.
    SRN

    • Quando você escreve descobrir no elenco um cobrador de faltas de média distância fiquei mais puto ainda com o Zé pq lembrei que temos Mancuello no banco. Esse fundamento sem dúvidas ele tem anos luz a frente até do Diego (que bate mal escanteios e faltas pessimamente).

      • Sim Denis. O Mancuello é bom cobrador sim. Acredito que o Zé, com mais algumas aulas de espanhol, vai ter um esquema ainda melhor para o ano que vem e com variações táticas importantes.
        SRN

      • O argentino realmente bate muito bem na bola.
        Grande abraço !

    • Show de comentário.
      Lúcido e atento.
      Só não acredito que a globo permita jogar o Carioqueta com sub-23 se o Flamengo fechar acordo de transmissão, talvez um mistão seja possível.
      Grande abraço.

Notícias recentes

Braz cita FIFA e CBF e quebra silêncio sobre polêmica de Bruno Henrique antes de jogo do Flamengo

Elenco do Flamengo viaja para Belo Horizonte nesta terça-feira (05) Vice-presidente de futebol do Flamengo,…

05/11/2024

Após boatos por De La Cruz, River Plate monitora situação de outro titular do Flamengo

Erick Pulgar tem vínculo com o Flamengo até dezembro de 2025 Desde que chegou ao…

05/11/2024

EXCLUSIVO | Com Bruno Henrique, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão

Flamengo vai até Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, pela 32ª rodada do Brasileirão O elenco…

05/11/2024

Escalação: Filipe Luís poupa Gerson e outros titulares em jogo do Flamengo contra o Cruzeiro

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), na Arena Independência Apurado por: Mônica Alves O…

05/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

05/11/2024