10 fatos que você provavelmente não sabia sobre o Flamengo; confira e faça o teste

Compartilhe com os amigos

No dia dos 121 anos do Flamengo, o Esporte Interativo desafia os torcedores rubro-negros a saírem desta matéria sem encontrar alguma novidade ou aumentar um pouco o conhecimento sobre o time do coração. Antes do nosso top 10, mais um fato extra: o aniversário de fundação do clube da Gávea não é no dia 15, mas sim em 17 de novembro. O adiantamento das comemorações foi escolhido logo na primeira reunião dos fundadores, pela praticidade do feriado da Proclamação da República.

1 –O Mais Querido

Apesar da crença popular, o apelido de Mais Querido não veio pelo tamanho que a torcida do Flamengo tomou, mas sim por uma simples votação. Em 1927, no Rio de Janeiro, torcedores rubro-negros e do Vasco disputaram voto a voto a Taça Salutaris como espécie de disputa de popularidade, e o clube da Gávea acabou levando a melhor.

2 – Campeão maratonista

No ano mais glorioso na história rubro-negra, 1981, o Flamengo correu contra o tempo para levantar três taças, duas as mais importantes de sua história. Em período de 20 dias, o clube da Gávea foi campeão carioca, sobre o Vasco, da Copa Libertadores, contra o Cobreloa-CHI, e da Copa Intercontinental, antigo Mundial Interclubes, em cima do Liverpool-ING.

3 – Recordes nas arquibancadas

O Fla-Flu final do Campeonato Carioca de 1963 é o maior público de um jogo entre clubes, com 194.603 presentes. Dos 10 maiores públicos do futebol brasileiro, quatro são do Flamengo. Cinco são da Seleção Brasileira e o restante do top 10 foi em um Botafogo x Portuguesa-RJ. A explicação? Era rodada dupla, após um jogo do Rubro-Negro.

4 – Zico, o artilheiro máximo

O Galinho não é só o maior ídolo e maior camisa 10 do Flamengo, é também o maior goleador da história do clube, com 508 tentos. O número de Zico é quase duas vezes maior do que o segundo colocado, o também camisa 10 Dida, que jogou pelo Rubro-Negro nas décadas de 1950 e 1960 e anotou 264 gols.

5 – Durval, na história por um jogo

Ao marcar sete gols sobre o Campos, em 1950, em amistoso, Durval tornou-se o jogador a marcar mais vezes pelo Flamengo em uma mesma partida. O duelo acabou em 13 a 1 para o Rubro-Negro.

6 – Uma Nação

Em 1979, o Flamengo levou 2,4 milhões de torcedores às arquibancadas. Em 44 jogos, naquela ano, a média de público do Rubro-Negro foi de 54.606 pessoas. O número total é superior à população de cerca de 100 países.

7 – Início gringo

Nos seus primeiros anos no futebol, o Flamengo não foi comandado por um técnico, e sim pelo Ground Comitteé, espécie de comissão técnica. Quando finalmente decidiu contratar um comandante, o clube foi buscar um estrangeiro, o uruguaio Ramon Platero, que assumiu a equipe em 1921.

8 – Vanguarda e festa nas arquibancadas

O clube da Gávea também foi pioneiro nas festas de torcidas. No país, o Fla teve a primeira torcida organizada. Tratava-se da Charanga Rubro-Negra, fundada por Jaime de Carvalho, que começou em 1942 e estreou logo em um Fla-Flu, que acabou empatado em 1 a 1.

9 – Vanguarda e grana no bolso

O Flamengo foi o primeiro clube no Brasil a ter um patrocinador. A parceria com a Petrobrás, que começou em 1984, durou quase 25 anos e iniciou o movimento no Brasil. Hoje, na camisa, o Rubro-Negro conta com cinco anunciantes.

10 – Decacampeão no basquete

Não foi só no futebol que o Flamengo teve o seu momento de amplo domínio sobre os rivais. Nos anos de 1950, sob o comando do técnico Kanela, o time de basquete rubro-negro conquistou 10 Cariocas seguidos, de 1951 a 1960. Hoje, o Fla se destaca em âmbito nacional, e o basquete rubro-negro foi apelidado de Orgulho da Nação pelos torcedores.

Fonte: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • so não sabia do iten 5

  • As curiosidades nºs 1 e 3 servem para acabar com o mimimi da torcida arco-íris de que o Flamengo só é grande por que é o queridinho da imprensa e Blá blá blá, desde 1927 já mandávamos nessa bagaça, detalhe o futebol foi implementado no clube em 1912. O Flamengo foi, é, e sempre será Fuderoso.

    A todos os Rubro-negros meus parabéns e para quem gosta de uma boa leitura recomendo o livro do Ruy Castro O Vermelho e o Negro que conta a história do Mengão até o começo deste século. Muito Bom!

    SRN #SorriaVocêéFlamenguista

Comentários não são permitidos.