2017, ano de por os meninos da base para jogar

Compartilhe com os amigos

Em 2017 o Flamengo terá um longo e cheio calendário, começando pela Florida Cup, Carioca, Primeira Liga, Libertadores e Brasileiro, serão 5 campeonatos disputados somente no primeiro semestre do ano.

Com tantas competições, 2017 será uma oportunidade de ouro para finalmente acontecer a prometida integração da base com o time principal, ou seja, dar aos meninos a chance de participarem ativamente dos jogos. Isso foi prometido ainda este ano, alguns deles já se encontram no elenco principal, porém com as carências de posições e a briga pelo título acabou deixando as promessas do mengão no banco.

Campeões pela Copinha juntamente com Zé Ricardo, Ronaldo, Leo Duarte, Vizeu, Paquetá, Thiago Santos, Thiago Ennes e o goleiro Thiago subiram para o time principal fazendo parte do plano de integração com a base, algo que já vinha sendo planejado pela diretoria ainda no comando de Muricy. Com os fracos nas competições no primeiro semestre, a diretoria acabou achando por melhor fazer contratações de peso e experientes para suprir as posições carentes, o que acabou colocando os meninos de lado, o mais utilizado deles é Vizeu, que jogou alguns jogos pelo brasileiro e mostrou serviço enquanto Guerrero estava fora.

Com o time disputando a libertadores, competições como Florida Cup, Carioca e Primeira Liga serão vistas como secundárias e é ai que o aproveitamento da base poderá ocorrer. Como já foi divulgado, o Flamengo não irá contratar uma grande quantidade de reforços, o que acabará criando a necessidade da utilização desses jogadores disponíveis. O Carioca possivelmente será onde essa utilização deverá ocorrer com maior frequência, já que participando da Primeira Liga o Flamengo não dará muita importância para o estadual, porém ele poderá servir bastante para o amadurecimento desses jovens, dando maior experiência em competições.

Vizeu e Paquetá subiram para o time principal como as maiores promessas, os dois foram importantíssimos na conquista da Copinha e atuam juntos pela seleção sub-20 onde foram campeões. Além desses, existe também a expectativa do surgirem novos nomes após a próxima Copinha, o que poderá fazer com que ano que vem tenhamos o maior número de jogadores vindo da base dos últimos elencos rubro negro.

Sem dúvidas esperamos que a diretoria faça contratações que tragam melhoria e acrescente na qualidade do elenco, mas queremos ver as promessas do mengão ganhando experiência e ajudando o time a ficar mais forte, esperamos que em 2017 possamos ver isto acontecer. E fazer cumprir o que já é lema no mengão: Craque, o Flamengo faz em casa.

E você? O que espera ver da base ano que vem? Qual deles você acha que será a maior promessa? Deixe sua opinião nos comentários.

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Complicada essa questão e utilização da base. A diretoria não tem planejamento para utilizá-los, ontem mesmo o técnico barrou T.Santos e Paquetá para relacionar Sheik e Cirino. A diretoria esta pouco se lixando para a utilização dos garotos, era ela quem deveria dar um puxão de orelha no técnico mas nem isso faz.

  • Enquanto isso, na Índia, Arthur Antunes Coimbra ensina dois pupilos rubro-negros a baterem na bola como só ele sabe e lapida as jóias do Flamengo que foram escolhidas a dedo pelo mesmo.

  • A utilização da base é apenas uma das mudanças que a torcida espera que o estrategista faça pro ano que vem….Como fala aí no texto que espera que a diretoria faça contratações que tragam melhoria e que acrescente na qualidade do elenco …aí fica falando em continuar com fernandinho e contratar marinho aí fica fod….o marinho vai acrescentar muito mesmo…

  • Cafu e trindade estão na índia,me pergunto pq emprestaram jogadores que seriam titulares em um Figueirense,vitoria,bahia…times com boas estruturas pra dar experiência e agregar qualidade na carreira deles ao invés de um país que ainda joga no semi-amador,vendo isso não creio muito nessa palavra de aproveitamento de base,na primeira derrota serão chingados e substituídos no jogo seguinte.

    Deixarmos Ronaldo,leo Duarte,Ennes e Tiago santos,nao contarei paqueta e Vizeo pois jogaram recentemente pela seleção,mas os 4 acima não jogam pelo menos 4 meses ou tiveram 5 minutos pra mostrar trabalho como Ronaldo e Tiago santos,nao podemos sair logo botando os mlks asism e achar que irão estourar se nem nos preparamos pra isso ao longo do tempo,pois no máximo por ano 1 ou outro tem uma chance nesses últimos ano,luiz Antônio tá muito bem no Bahia,jaja jogando constantemente no Avaí e olha que são times que subirão,e até o Baggio em outra posição bem e todos foram chutados do fla.

    • Quem levou eles foi um cara que não entende nada de futebol e que eu tenho certeza que qualquer muleque crescido na base do Flamengo gostaria de ter a sorte de escutar conselhos, ouvir histórias e principalmente aprender como bater na bola de perto.

      Quem ta treinando todo dia com o Zico amigo tem uma vantagem enorme. Em nenhum outro clube no pais eles teriam essa oportunidade….

      • Perfeito !

      • Nao entendi primeiro disse que o Zico não entende nada de futebol depois o elogiou?(não sei se entendi certo)bom o Cafu está no Mumbai city que não é comando pelo zico,melhor seria contratar o Zico como palestrante ao invés de regredir um jogador.

        • sarcasmo, quem levou os dois pra la foi o Zico para ficarem perto dele.

          • Mas acha certo parar a evolução de jogadores mandando eles pra índia, onde um jogo treino equivale a um jogo oficial lá? Pelo menos estão jogando,inclusive Cafu fez um golaço de canhota no último jogo.

  • Paquetá é o melhor jogador dessa geração!

    • Também acho, porém Ronaldo e Vizeu são minha esperança tbm. Thiago goleiro é muito bom e Thiago Santos só precisa de autoestima pra dominar uma das pontas. Sabendo usar, na pior das hipóteses renderão uma boa grana!

      • sim, Ronaldo vejo como o que segue Paquetá de perto nessa geração. Leo Duarte e Vizeu tbm sao excelentes. O goleiro thiago nao é bom. SRN!

    • Ele e o Ronaldo !
      Ronaldo foi o melhor jogador da copinha!
      Volante moderno

  • 2017 será o ano de preparar esses garotos para serem titulares em 2018, o planejamento correto seria coloca-los em alguns jogos de titulares, os menos comprometedores e serem imediatos no banco entrando mais vezes q 2016 onde só o vizeu jogou um pouco mais!!!

    • Concordo plenamente! Jogos do Carioca, alguns da Primeira Liga, tem a Florida Cup e tbm no Brasileirão os jogos de menos apelo.

  • A diretoria e comissão tecnico estão em prova para 2017…se não fizerem uso da base os preterindo por jogadores desqualificados provarão que nada mudou….se der oportunidades aos garotos tenho certeza que a maioria vingarao

  • Vão colocar a base para jogar sim, sabem o porquê?
    Motivo 1: os jogadores que foram campeões da copinha e foram muito elogiados.
    Motivo 2: alto investimento em centro de treinamento para a base, vão querer retorno.

    Motivo 3: recuperar a antiga alcunha co clube: “craque faz em casa”.
    Motivo 4: será uma futura fonte de renda para o clube.
    Motivo 5: ser referência mundial em formação de atletas.

    • Motivo 1: foram campeões mas ainda aconteceu do maior destaque ser 3° opção pra um jogador horroroso.
      Motivo 2: alto investimento também nos gringos e ainda assim eles são incrivelmentes queimados, investimento não garante nada com essa diretoria.
      Motivo 3, 4 e 5 é apenas utopia já que o trabalho desenvolvido atualmente não garante que nada disso seja alcançado.

      • Motivo 1: se é reserva, significa que não dá conta do serviço, tal como o (tão criticado) titular faz.
        Motivo 2: ambos (novatos estrangeiros) vão ganhar oportunidades e (provávelmente) jogarão juntos.
        Motivo 3: bons jogadores ainda continuam nascendo no Flamengo…
        Motivo 4: acredito que eles sejam mais uma opção de economia a que um futura fonte de renda.
        Motivo 5: o clube já é uma referência em administração e a tendência é que as melhorias tragam as demais referências… &;-D

        • Cara essa sua lógica que vc sempre usa e a mais idiota que eu já vir,vc acha mesmo que o vizeo não é reserva imediato pois é inferior ao Damião,ou Cuellar e reserva Pq MA e melhor?ou Gabriel jogar pois dar uma surra em qualidade sobre o mancuello?ou Adryan não jogar pq o Cirino e um gênio?parou no século passado foi?

          • Uma coisa é “ser melhor ou ser pior” (dependendo do ponto de vista); outra coisa totalmente distinta é dá (ou não) a conta do serviço. Se tem dificuldade de interpretar textos, sugiro estudar um pouquinho mais… &;-D

            • Vc crítica toro mundo cara,tanto que é chamado de Vinny Dunga aqui, por adorar os medíocres e pelas merdas que fala.

              • 1. Não critico “toro” mundo. Pelo contrário.
                2. Se eu falasse tanta merda, não teria tantos likes.
                3. Vê se estou lá na esquina… &;-D

                • Vc tem 1000 likes a menos do que comentários,veja os últimos textos bostas da coluna, que vc verá ao menos 5 pessoas dizendo que vc quem escreveu.

        • O primeiro é mentira deslavada, Vizeu jogou muito mais que Damião e Guerrero, quer falar sobre seleção de novo que vc não conseguiu argumentar? To vendo como Guerrero continua insconstante na seleção e no clube, está mais claro que nunca que o Márcio Araujo é um jogador ultrapassado, Mancuello tem numeros muuuuitos superiores do Gabriel, entre outros jogadores que estão apresentando em pouco futebol bem mais convincente.
          Motivo 2: apenas especulação, isso não é fato concreto e não tem nenhum fato que prove isso.
          Motivo 3: bons jogadores também continuam sendo mal aproveitados no Flamengo.
          Motivo 4: pode ser os dois.
          Motivo 5: referência em administração, no futebol continua fraco.

    • Não sei se isso vai acontecer:
      Motivo 1: Não paguei a conta da minha bola de cristal.
      Motivo 2: Não acredito em cartomante.
      Motivo 3: Nostradamus não falou nada sobre isso nas Quadraa.
      Motivo 4: A conta de energia pra ligar a máquina do tempo aqui de casa é maior que o prêmio da mega-sena.
      Motivo 5: Trump foi eleito presidente.
      Motivo 6: Os Simpsons não falaram nada disso nos seus episódios.

  • Kkkk kkkk sonhar não paga galera!
    Com esse treinador medroso podem esquecer essa ideia .

  • Thiago
    Thiago Ennes
    Léo Duarte
    Ronaldo
    Trindade
    Paquetá
    Klebinho
    Mathues Sávio
    Cafu
    Thiago Santos
    Daniel dos Anjos
    Douglas Baggio
    Vizeu

    Além de caras como Vinícius, Patrick, Thuller que estão no sub-17

    Todos melhores u do mesmo nível do resto do elenco. Espero que sejam utilizados de verdade.

    • ainda cesar, luis antonio, jaja, nixon, thomas, adryan, matheus filho do bebeto, rafinha, rafael dumas, tem outros que esqueci, olha quanto jogador bom e nenhum foi aproveitado, o luis antonio é o unico destes que tem mais partidas e gols e teve seu momento astro e não foi vendido tem o mesmo nível do arão, o unico problema foi o incesto com o esquema lá policial e o empresario jogando contra o clube, jaja e nixon tiveram oportunidade.

      • O Luís Antônio é um ótimo jogador. Inclusive fez um golaço essa semana pelo Bahia.

    • So para lembrar que Daniel, Cafu e Baggio estão emprestados

      • Trindade tbm.

  • Com Zé Ruela Ricardo? Sonha. Ele é muito medroso para colocar alguém da base.
    Vejam as especulações sobre contratações. As posições são volante, meia, goleiro e atacante de lado de campo. O Flamengo ainda vai renovar com Márcio Araújo, são grandes as chances da permanência no Juan, vão tentar a compra do Fernandinho é continuaremos com Cirino e Gabriel.
    A conta de utilização da base não fecha.
    Ano que vem será o elenco atual menos Alan Patrick, PV e Sheik mas chegarão 1 goleiro, um meia e 1 ou 2 jogadores de lado de campo.
    Esqueçam a base.

    • Realmente com ele isso não vai acontecer.

  • Zé Ricardo fez certinho. Botou os mlk pra ganhar experiencia treinando com os profi. Ano q vem depois da copinha sobe mais jogadores, faz a mesma coisa q fizeram com essa safra e esses caras ( Vizeu e cia). Ja vão ser os nossos reforços porq vao entrar sem tanto peso. Só precisa de 4 ou 5 reforços e mandar uns embora.

    • Kkkkkkkkkkkkkk vc é um sonhador, com essa política de utilização da base oq se pode esperar pra vizeu e cia é um empréstimo pra um time de pouca expressão.

    • Não foi o ZR que colocou eles para treinarem no profissional, foi o MURICY, logo depois que eles ganharam a copinha. ZR na vdd nunca fez nada para colocar os mlks da base, só os colocou quando faltou opções.

  • Se tivessem sido aproveitados ainda este ano, talvez não fosse necessário a contratação de pontas, talvez fosse necessário no máximo 1 ponta ao invés de 2, fico pensando no ano passado, se o Armero e o Anderson Pico não “desfalcassem” (com aspas mesmo) o Flamengo naquele jogo contra o Joinville, certamente precisaríamos cintratar um lateral esquerdo de bom nível no início desse ano, aquilo foi acidente, pois se dependesse da diretoria o Jorge até hoje estaria apenas treinando esperando uma oportunidade.

    • Bem lembrado o caso do Jorge Rodrigo Andrade. Caso semelhante aconteceu com o Léo Duarte esse ano, em alguns jogos não tinha outro opção para zaga, então assim o Léo tinha que ser escalado de uma forma ou de outra.

  • Quando se trata de aproveitar a base o Flamengo está entre os piores do Brasil, preferem apostar e dar sequência a vários perebas à apostar em um garoto da base(esses só aparecem quando os perebas estão machucados ou suspensos, como o Thiago no ultimo jogo que hoje nem relacionado foi).
    Vizeu deveria ser primeira opção para entrar no ataque quando o Cone Peruano não estivesse a disposição, Ronaldo uma qualidade imensa que pelo jeito vai ser aproveitada por outro time, Thiago Santos e Adryan deveriam sem opções no banco ao invés de Sheik e Cilixo. Vamos continuar queimando várias promessas por não dar oportunidades enquanto Fernandinho, Gabriel, etc… tem oportunidade em quase todos os jogos.
    Somente quando o Dorival foi treinador teve aposta na base, como Rodolfo, Rafinha e Adryan, depois que ele saiu as promessas só foram aparecendo quando faltavam opções!

    • Além do que vc falou, essa estratégia de não colocar os garotos, acaba com o futebol dos mesmos pois ficam muito tempo sem jogar. Na época do Dorival o Rafinha apareceu bem, Dorival saiu acabaram com a carreira do menino. Hoje o flamengo é o pior lugar para aqueles jovens que pensam em ser jogador de futebol. O pior é que o trabalho continua o mesmo desde a primeira eleição do Bandeira, não perceberam ou não quiseram perceber que só o financeiro dá certo. As contratações que essa gestão são danosas ao clube pois são muito caros pelo péssimo futebol apresentado, o maior e exemplo é o Mancuello, custou 12 milhões, depois que contrataram descobriram que ele só aguenta um tempo e vive se contundindo no treino.chega.

      • Só discordo sobre Mancuello que não se machuca nos treinos, que sempre é preterido para a entrada de um ponta sem cérebro e quando entra faz mais do que o próprio Diego (que nem sabe bater faltas e escanteios). Queria vê-los juntos no meio. Renato Augusto tbm não aguentava jogar e agora…Mancuello foi uma bela contratação, mas oscila pq está no período de adaptação como todo jogador que vem do futebol sulamericano.

        • Concordo, mas dizer q ele faz mais dq o diego já é sacanagem

          • Nos dois quisitos: falta e escanteio. Diego deixa Fernandinho e Vaz cobrar…aí é sacanagem (kkkkk)!

            • Uma coisa é ele dx outros cobrarem, n entendo pq ele dx, mas falar q ele n sabe já é d+

              • Veja as cobranças que ele tem feito, tenebrosas, mas é o diferencial do time. E em nenhum momento escrevi que não sabe, mas que não cobra bem aqui no fla é fato. Srn

    • Discordo que estamos entre os piores do Brasil.

      Acho que podemos melhorar, mas estamos na média nacional.

      Nos últimos dois anos tivemos dois jogadores aproveitados no time principal, um titular absoluto e outro entrando de maneira pouco regular, mas com uma frequência relativamente boa e decisiva, que é o Vizeu.

      A maioria dos times brasileiros não tem isso, a excessão atual é o Santos e mais recentemente o Grêmio.

      • Sei não, hein? Não estou criticando seu comentário, no entanto se você olhar os outros times tem ao menos 2 titulares da base ou que entram com frequência. São Paulo, Fluminense, Inter(acredito que a provável queda foi consequência da ausência do Valdívia por um bom tempo), Botafogo, Palmeiras, Atlético MG e PR, Grêmio. Olha a campanha do Santos recheado da base, dá gosto de ver a vontade de vencer que eles tem, pois almejam jogar na Europa e tal, mas tem a identificação com o clube e gratidão pq lá realmente tem meritocracia.
        Precisamos aperfeiçoar essa transição. É irritante ver os supostos perebas jogando muito no time dos outros.

        • Acho que você está enganado.

          Por exemplo:

          Vitor Bueno nã é da base do Santos. Lucas Lima também não. Zeca e o Thiago Maia são os titulares do Santos que são da base. E o Santos eu listei com uma excessão.

          No internacional tem alguns jogadores que são da base, mas são medianos (Na minha opinião). Só o Rodrigo Dourado e o Valdívia (que foi revelado há 2 anos) eu considero jogadores que poderiam vir pro Flamengo.

          No Palmeiras só Jesus, nem o Roges Guedes, nem o Moises, nem TcheTche são da base.

          No Fluminense do time atual só o Scarpa e o Marcos Jr são da base, mas eles realmente venderam alguns jogadores antes e fizeram caixa e é uma excessão que eu não citei.

          No Grêmio tem alguns bons jogadores que subiram bem, também listei como exemplo, mas só utilizaram porque estavam quebrados.

          Mas no resto a média de aproveitamento é a mesma da nossa e alguns estão utilizando mais porque estão quebrados e isso não necessariamente vem dando resultado.

          • Eu não disse que são todos titulares que vem da base e sim que entram nos jogos. Srn

  • Oq eu não entendo são as pessoas que pedem 30 reforços e pedem para aproveitar a base também, essa conta não bate. Sou a favor de contratações pontuais e com um bom aproveitamento da nossa base em competições de menores expressões e os que se destacarem, usamos na Libertadores, Brasileiro e etc.

    • Sou a favor de dispensar todos que estão com o contrato encerrado em dezembro, e a negociação de Gabriel e Cirino, e no máximo 2 ou 3 contrações para serem titulares e 1 lateral esquerdo reserva (prefiro dar oportunidade ao Marquinhos, tá jaganfo bem na base), talvez o Hermes que se destacou no primeiro semestre pelo Grêmio, e está sem contrato e ainda é jovem.

      • Na época foi um absurdo a contratação do Armero, pois o Jorge tinha jogado muito no Mundial Sub-20 foi um dos destaques ao lado do Gabriel Jesus. Trazer o Armero foi extremamente desnecessário.

      • N tem como dispensar o Cirino, temos que dar um jeito de vender.

        • Vendendo, doando, mandando ele tomar no c*, tanto faz, só que se livrem dele.

      • O Cirino tem que ser envolvido em alguma troca, senão o prejuízo será imenso e irá impactar nas negociações com jogadores de maior qualidade.

        • O CAP deve estar rindo da nossa cara agora, pagar quase 20 mihões em um jogador que nem sabe dominar a bola…

          • Eu tenho certeza que quando o Cirino for pra outro time de menor expressão o futebol dele irá voltar…

            Camisa do Mengão é que nem o Maracatu da nação Zumbi, pesa uma tonelada.

            • Sei não, em 2014, ainda no CAP o futebol dele era exatamente esse aí que está nos fazendo raiva atualmente.

    • Concordo plenamente.

      Agora que temos um elenco de base que não passa vergonha nas divisões inferiores temos que deixar essa política de contratar apostas.

      Apostar na base é o melhor caminho, mas não devemos nos enganar. Qualquer time que aproveita (no sentido de utilizar em jogos, não de só treinar) 02 jogadores da base por ano está a frente dos demais rivais.

      Nos último dois anos utilizamos efetivamente 01 jogador por ano, o Jorge e o Vizeu, respectivamente.

    • o reforço ´deve ser para o elenco como um todo, fla precisa de no maximo 5 peças, e descartar umas tres e emprestar umas 10 rsrs mais tudo indica que virá apenas 4

    • Certíssimo, Daniel. Não precisamos de várias contratações e sim um melhor aproveitamento das peças que temos. Existem 5 jogadores que deveriam #partiu, porém um deles renovará. Então emprestar Gabriel, doar Cirino, não renovar com Sheik e devolver Fernandinho já estará de bom tamanho. Contratações pontuais no meu ver seria 1 lateral esquerdo e 1 ponta. 1°volante se Rômulo quiser vir (Felipe Melo acho que não vem e nem sofro por isso, já tá velhinho…MA renovará e temos Cuellar + Ronaldo), porém isso implicaria em deixar o menino como 4° opção.
      Goleiro: tem Muralha, PV(que não sabemos se sairá mesmo), Thiago e César voltando;
      Laterais: Pará e Rodinei (dão conta nem que seja revesando), Jorge (deve sair e esperamos que por um bom dinheiro) Thiago Ennes e contratar;

      • Pois é mano, não precisamos de tantos jogadores, eu só colocaria na sua lista +1 ponta. Mas de resto, concordo com vc.

        • Verdade, saindo os 4, ficaremos apenas com Everton, Thiago Santos e Ederson( não sabemos se será liberado do DM).

          • E o ruim é que eu n curto mto o Ederson jogando de ponta, prefiro como segundo atacante, fora que nunca podemos contar com ele né, canelinha de vidro.

  • Minha expectativa não é pra desempenho de “x” ou jogador “y” mas sim pra a filosofia de aproveitar a base, barrar jogadores ruins e caros, manter um equilibrio no time titular, fazer caixas com esse moleques.
    Tudo isso vai acelerar e muito o progresso do clube Flamengo, ja imaginou todo ano vendendo um moleque por 30/50 milhões? Vamos voltar ao lema craque o Flamengo faz em casa.

    • Com a dupla Zé Ruela Ricardo e Rodrigo Caetano?

      • Tem a questão do tecnico, o que o diretor tem a ver?

    • Cara, o pensamento eh esse msm. Temos q revelar e vender os medianos. SRN

  • Só q não! É fato que o Zé Ricardo deu um padrão de jogo ao nosso time, mas tbm é fato q ele faz péssimas escolhas, não existe explicação lógica pra se manter Damião com o Vizeu no banco, e mto menos deixar Thiago no banco pra Gabriel, Cirino e CIA… Sobre Marcio Araujo prefiro nem comentar…

    • Deixar Ronaldo no banco pra Arão lentidão e o burrico Araújo. O Zé deve ter pegado a filosofia de não aproveitar a base com o jurássico Muricy, que passou três temporadas no são Paulo sem revelar um jogador. Pelo exemplo pro Zé seguir.

      • quem mais aproveitou a base esse ano foi o muricy , Vizeu fez 3 gols no carioca deste ano thiago 1 e ainda na partida contra o bangu estiveram em campo, vizeu-thiago-ronaldo-paqueta-leo duarte se informa depois tu critica

  • Nossa! são 5 competições no ano tirando a Copa do Brasil(Oitavas de final) e o Mundial em Dezembro…

    • Será que da pra ganhar 3 das 7?

      • Com esse Dp De futebol o flamengo vai brigar pela libertadores de novo, no máximo. O carioca que era uma baba agora virou pesadelo pois não conseguimos ganhar do time do mafioso elvirus miranda.

        • Ferjao tem q ser igual a Copinha: finalidade eh revelar jogador de base. SRN

    • Na verdade os clubes da liberta nãO vão disputar a Copa d Brasil eu acho, já que a libertadores é até novembro. SRN!

Comentários não são permitidos.