Colunas

5 Motivos da queda de rendimento do Flamengo

Notavelmente o Flamengo depois de atingir o seu auge com a chegada de Diego, começou a perder força no campeonato, e algumas vitórias mascararam isso, como contra Vitória, Fluminense. Partidas essas em que o time apesar de jogar mal, conseguiu vencer. Eis cinco motivos para essa aparente queda de rendimento.

1 – Falta de variação tática

Zé Ricardo se apegou ao 4-3-3, que apesar de render belas atuações começou a ficar manjado para os adversários. Mesmo quando o treinador escalava algum meia junto com o Diego, ele fazia a função de “ponta. Zé poderia ter testado outros esquemas visto que temos elenco para isso. Damião e Guerrero poderiam ter sido testado juntos de titular, ou até mesmo Vizeu e Guerrero.

2 – Queda de rendimento de jogadores

Dois exemplos são: William Arão que começou o campeonato voando, já não é nem sombra do jogador que foi cogitado para a seleção brasileira, Pará que com justiça tomou a vaga do Rodinei, já não repete as mesmas atuações.

3 – Ataque inofensivo

A maioria dos jogadores de ataque do Flamengo, não são conhecidos por ser artilheiros ou bons finalizadores, Éverton, Gabriel e Fernandinho que o digam. Se na boa fase, o time tinha dificuldade fazer gols, isso ficou mais evidente nessa reta final, quando teve oportunidades para definir uma partida e os jogadores acabaram desperdiçando oportunidades claras.

4 – Márcio Araújo

Jogador voluntarioso, mas que definitivamente não serve para ser titular do Flamengo, é lento demais na saída de bola, se posiciona mal, além de ter falhado seguidamente nesses últimos jogos.

5 – Desgaste físico

Uma hora a conta de toda quilometragem a mais que os outros times iria chegar, já é percebível que o time cai demais de rendimento no segundo tempo das partidas.

Esse é o momento da diretoria de futebol reconhecer os seus erros, e planejar 2017 com muito mais cuidado, tendo a percepção de quem deve compor a barca, e se precaver para as contratações mais caras não mofarem no banco de reservas perdendo valor de mercado.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo

 

Wesley Paulo

Ver comentários

    • O Técnico Zé Ricardo precisa URGENTEMENTE pegar umas AULAS DE PLANEJAMENTO TÁTICO COM O TÉCNICO RENATO GAÚCHO DO GRÊMIO, QUANTO A FORMA DE UMA EQUIPE ATUAR: NEUTRALIZAR O ADVERSÁRIO SEM ABRIR MÃO DA OFENSIVIDADE. NO JOGO DE ONTEM, O GRÊMIO DEU UM BAILE NO ATLÉTICO MINEIRO. O MEIO DE CAMPO GREMISTA SIMPLESMENTE NÃO TOMOU CONHECIMENTO DO ADVERSÁRIO, E GANHOU O JOGO COM MÉRITOS! APRENDE ZÉ RICARDO!!!!

  • Essa história da variação tática é conversa. O último jogo foi outra prova disso, foi só o Zé Ricardo desmontar o esquema com dois jogadores de lado que o time desabou. E não é a primeira vez que isso acontece.

    O problema do Flamengo foi o desgaste físico em função das viagens. E esse mesmo problema desencadeou outro tão sério quanto o primeiro: a falta de qualidade dos nossos jogadores de ataque.

    Com organização e fôlego esse grupo conseguiu trazer bons resultados, algumas vezes com muito custo.

    Agora, já em final de campeonato, sem gás, todas essas limitações vieram à tona.

    Flamengo perdeu o campeonato para a falta de qualidade ofensiva. É só olhar o saldo de gols e a lista de artilheiros do campeonato. O mais bem colocado é o Guerrero, que nem no top 10 está.

    • Acho a sua avaliação mais realista.

      O esquema do Barcelona é manjado há anos e ainda funciona.

      Claro, os caras sabem fazer gols.

      • com certeza, esse negócio de ficar mudando esquema só atrapalha o entrosamento, acho que o que mais pesou foi o desgaste e o ataque mesmo, o câncer desse time são os pontas, com dois pontas de qualidade ano que vem bamos brigar por tudo, sem falar de mais um volante.

        • Concordo Lucas. Precisamos de dois jogadores para serem titulares das pontas e um volante para titular absoluto. Se sair alguém contratamos, se não, deixa assim. E se quiserem renovar com Márcio Araújo por 10 anos, que o façam, ele não sendo titular já está bom.

      • Exatamente!Não é o esquema que está manjado, o Barcelona há décadas que joga no 4-3-3, o que muda é a forma de jogar, foram passando os técnicos o time foi mudando a sua forma de jogar. Tanto que Guardiola no seu ultimo ano no Barcelona fez uma péssima temporada, visto que os times já sabiam como o Barcelona jogava. Agora com o Luis Enrique o time manteve o esquema, mas joga diferente do Guardiola.

      • Exatamente o que eu ia dizer. Isso de esquema manjado não me convence. E não é só o Barcelona que tem o mesmo esquema por décadas, a maioria mantém a mesma estrutura por muitos anos. E não adianta falar, "Mas não dá para comparar", se olhar os adversários do Barcelona e nossos adversários no Brasil, dá pra comparar sim.

      • Observe o time do Liverpool. Pra mim, e melhor futebol dos ultimos meses. Jogam em um 433 muito definido, porém, totalmente diferente de Barcelona, de Bayern.

        O esquema não interessa, as funções sim. Quem cobre quem, como os volantes jogam, quem sobe e quem fica. E isso o Zé Ricardo fez muito bem, por isso o apoio. A qualidade dos atletas e que é infinitamente ruim. Ve se na Inglaterra se pede mudança de esquema? O time tem uma ideologia, e pode variar a maneira de jogo de acordo

      • Um esquema onde oque predomina são os toques que na maioria lá são quase perfeitos não tem como não funcionar,so se o adversário aprender a voar,comparar um esquema do fla onde ate o América soube nos parar e sacanagem.

    • Eu venho falado isso há tempos, ontem mesmo estava debatendo com um torcedor aqui falando que contra o Coritiba nós jogamos num losango e não nos mantemos num 4-2-3-1. O que está manjado não é a tática, isso não existe, o que está manjado é a forma como o time joga.

      De resto eu concordo com o texto.

    • O Zé tem que fazer o simples. Fizesse isso nos jogos no New Maracanã, estaríamos brigando pelo título ainda. Ele não conhece os jogadores que têm. Garanto que até um moleque de 12 anos faria coisa melhor, sabem porquê? Porque os moleques jogam todos os dias no futebol virtual e conhecem as características dos jogadores como NM ninguém.

    • Concordo em partes com você, a questão não é esquema tático. Porem dentro do seu esquema ZR tem que ter variações de jogo, algo que o Flamengo não tem. Esquema você pode ser fiel a ele, nem vou citar o 4-3-3 do Barcelona, vamos pegar o 3-5-2 do SP do Murici, primeiro era um time que se defendia muito bem e ficava cavando faltas para o Ceni bater ou o Jorge Wagner ir lá joga pra dentro da área e gol de cabeça. Ficou manjado, logo no mesmo esquema que o Murici na época fez botou 2 volantes (Mineiro e Josué e depois ainda teve o Hernanes) que eram volantes que surpreendiam, apareciam para o jogo.Falta isso ao ZR no meu ponto de vista variação de jogo.Em relação ao jogo contra o Coritiba os "pontas" estavam funcionando, ate porque o Coxa joga numa espécie de 3-4-3, ou seja o zagueiro/lateral não estava dando conta dos pontas, porem o Carpegianni inteligentemente recuou um dos seus atacantes para o meio e começou a ganhar o meio campo e eles melhoraram consideravelmente, tanto que o gol deles estava quente.Só que ZR ao perder o Gabriel vem com a maldita tese de estou vencendo vou recuar o time...embora ele não tenha recuado o time o que ele fez foi uma substituição para o Flamengo vms dizer ficar mais precavido, entrou com Mancuello para fechar o losango no meio e preencher o meio de campo, ou seja fica o jogo embolado no meio de campo e com 2 caras inteligentes (Diego e Mancuello). Só que além de ele não ter treinado isso, Mancuello acaba se embolando com o Diego em campo, ZR ao perceber que não tinha dado resultado fez o que sabe, voltou com Mancuello de ponta dai já sabemos o que acontece, o Argentino se sobe , não volta para marcar e se marca não sobe o time fica capenga.

      • Eu entendo, acho que você está falando de movimentação. Também acho que falta um pouco de surpresa nesse time do Zé, às vezes me parece muito burocrático. O que pega também é a falta de qualidade dos nossos pontas, que os torna previsíveis. Sem um drible, um passe vertical que quebre a linha de marcação.

        Acho que o Zé quis ganhar meio campo, mais criatividade, posse de bola, por isso colocou o Mancuello.

    • Como que vc espera o mesmo rendimento em uma posição, que não foi usada nenhuma vez desde o começo ou treinada constantemente como a atual?o América nos freou pois simplesmente marcaram os pontas.

    • Bem colocado! Acaso, o Barcelona também tem "variação tática"? &;-D

  • Boa, principalmente o motivo "1" e "4". Jogar com o Caramujo é jogar com um a menos.

  • Perfeito, uma das coisas quê sempre me intrigou e foi decisivo para não conquistarmos nada neste ano, foi a contratação e permanência de jogadores corredor e quê não sabem fazer gol, isto foi crucial! Time que tem dificuldade pra fazer gol no momento descidivo perde.

  • Não existe esquema manjado, isso foi uma conversa que surgiu e virou "verdade". O que está "manjado" é a forma como o time joga, por isso fica fácil de anular. O Palmeiras joga no 4-2-3-1 desde 2014 e hoje briga pelo título, acontece que o Palmeiras mudou drasticamente a forma de jogar com o Cuca, mas o esquema é o mesmo. Pega o Atlético-MG de Aguirre e agora repare o futebol pífio do Atlético-MG de MO, o esquema é o mesmo mas veja a diferença gigantesca entre os dois.

    De resto eu concordo com o texto, o que o Zé tem que fazer nessa pré-temporada é corrigir os erros onde o adversário explora.

    • Concordo com voce. Não existe esquema manjado. O que existe é o rendimento muito abaixo de vários jogadores. Ou voces acham que se tivessemos pontas um pouquinho melhores e um verdadeiro "centroavante" não estariamos brigando seriamente (quem sabe seriamos lideres) neste momento do campeonato.

      • Não só isso, falta triangulação, infiltração e intensidade. Tínhamos alguns lampejos disso naquela nossa arrancada que nos colocou na cola do Palmeiras, acredito que ainda podemos recuperar isso. Mas é claro, os pontas e um centroavante de qualidade aumentaria o nosso número de gols, visto que esses perebas perdem gols demais.

        • Falou tudo. Falta tambem essa parte técnica. Triangulações, infiltrações e intensidade de jogo.
          Mas ai eu pergunto: o que treinado durante a semana no Ninho do Urubu?? Só rachão?

  • Sabe qual foi o maior problema do Flamengo nesse ano? A falta de planejamento. Mesmo sabendo há mais de 4 anos que o Rio seria cede da Olimpíada, a diretoria deu de ombros, alegando que o Flamengo jogaria em vários estádios. No ponto de vista da atual situação do time, se o time tivesse jogado no Rio, o Zé Ricardo e o Caramujo já tinham rodado faz tempo.

  • O time ficou manjado pelos adversários, faltou repertório nos treinamentos, fora o desgaste de fim de temporada e falta de peças de qualidade pro 4-3-3 que o flamengo resolveu usar este ano após chegada do muriçoca!!

  • 5 motivos pela queda de rendimento!

    1 - Márcio Araújo continua jogando
    2 - Márcio Araújo é ruim
    3 - Márcio Araújo passou essa ruindade dele para outros jogadores (É o caso do Arão)
    4 - Márcio Araújo se esconde e só joga com as mãos
    5 - Não sei mais um um motivo, mas se existir, estará relacionado ao Márcio Araújo

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Thiago, o Marcio Araújo é uma incognita. Ninguem sabe como pode ser titular esse tempo todo.
      Mas, convenhamos, o elenco do Flamengo é recheado de perebas.
      Acho que perdemos esse titulo por termos um meio-de-campo e ataque inexpressivos.
      Veja o rendimento de jogadores como Willian Arão, Allan Patrick, Cirino, Gabriel, Sheik, o "astro" Guerrero, Fernandinho, Damião; que ao lado de Marcio Araujo nunca nos convenceram.

Notícias recentes

Filipe Luís exalta Wesley e valoriza ex-técnico do Flamengo: “Mérito do Sampaoli”

Wesley foi titular em cinco dos seis jogos do Flamengo de Filipe Luís Wesley vem…

05/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

05/11/2024

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

05/11/2024

Jogador se ‘escala’ para próximo jogo do Flamengo no Brasileirão

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…

05/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

05/11/2024