A Lateral Esquerda

Compartilhe com os amigos

Fundamental, complexa e tradicional, assim podemos definir a posição de lateral no futebol brasileiro e no Flamengo. A posição, que é praticamente uma invenção brasileira, tem seus grandes nomes em vermelho e preto. Com Pará e Rodinei em bom nível para 2017, o lado esquerdo merece atenção especial.

Fica difícil imaginar que possamos contar apenas com o talento de Jorge para a posição. Jorge precisa de uma sombra. Mais do que isso, precisamos de alguém que, mesmo no banco, tenha capacidade suficiente de substituir o garoto que encanta grande parte da Nação e desagrada alguns.

Fato é que Jorge, hoje, já é uma realidade. Um talento que sofreu no bando montado por Muricy e que evoluiu e voltou a mostrar sua qualidade com Zé Ricardo. Muitos observam sua lentidão para um lateral, eu prefiro observar o refino técnico e personalidade.

Embora concorde com a teoria de que Jorge pareça, em alguns momentos, preguiçoso, acho que essa intensidade virá com o tempo. Como fã do garoto, já o quis na meia, onde acho que poderia fazer a diferença, mas a qualidade que mostra a cada dia me faz querer observar ainda mais sua evolução tática e técnica.

Jóia da base e encontrado quase por acaso em mais um erro de planejamento do nosso departamento de futebol, podemos dizer que Jorge está com os dias contados no Flamengo. Com apenas vinte anos, o lateral dono da camisa 6 do Flamengo iniciará o ano de 2017 na mira do futebol europeu. A possibilidade de uma negociação só aumenta a necessidade de alguém para a mesma posição.

Chiquinho que viria pra ser reserva sequer conseguiu chegar perto de ser considerado útil. Michael, nome interessante da base, merece MUITA atenção, mas o problema é o agora. Jorge precisa de alguém útil e pronto para substituí-lo em caso de lesão ou venda.

Dentro desse cenário, resolvi listar rapidamente alguns nomes que poderiam ser úteis.

Um dos meus favoritos, Marcelo Hermes, estava no Grêmio. Afastado por não querer negociar sua renovação, tem seu nome como certo no Benfica. O clube português teria fixado uma multa bem robusta (45 milhões de Euros) pelo jovem gaúcho.

Dener Assunção, da queridíssima Chapecoense, tem 25 anos e aparentemente, não demandaria um grande investimento, mas está merecidamente valorizado. Não é de um primor técnico de outro mundo, mas é bem equilibrado e corresponde muito bem no quesito vigor.

Lateral do time que sonha com o nosso título de 87, Renê é mais um nome que consta na maioria das listas. O lateral tem mais um ano de contrato com o genérico pernambucano e uma negociação deveria ser complexa e arrastada.

Do rebaixado América Mineiro, Danilo Barcelos também já foi cogitado. Confesso que ele só seria uma opção caso nosso objetivo fosse trazer dois nomes de uma só vez, ficando com 3 opções para o setor e já preparando o terreno para uma possível saída de Jorge. Ele começaria o ano como meu terceiro nome. Tem mais um ano de contrato.

Por fim, mas não menos importante, Miguel Trauco. A imprensa diz que o lateral peruano do Universitario de Deportes já tem acordo verbal com o Flamengo. Trauco não me parece o nome ideal pra posição. É mais um que poderia ser uma opção interessante em caso de um superpovoamento da posição. Marca mal e precisaria daquela tal adaptação.

Sim, eu apostaria em mais de um nome. Hoje, podendo trazer apenas um desses e considerando o destino do Marcelo Hermes, traria o Dener, da Chape.

E vocês?

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Luto pelo Dener também, esse nao vem

  • Para esquerda traria o dener ,Rene,Diego renan.

    • infelizmente , a primeira opção não poderá ser concretizada. Meus pesames aos familiares e desejo força a esse grande time.

  • A saida do jorge não é só esperada como desejada, infelizmente. Um garoto com tanta pele, desabrochando. Deveria ser um diamante lapidado em casa por quem jogou anos e anos com o Capacete. Ensina-lo como formamos um lateral. A depencia de sua venda mostra uma deficiência da diretoria, que ainda não percebeu que a base não serve só para lucro, ela forma a alma de uma equipe. São esses garotos q mais que qualquer jogador do time pelos ultimos 5 anos respiraram e comeram Flamengo, eles, se bem instruídos pelos jogadores mais cascudos podem ser o motor do time.

    Quando um garoto da base que está batalhando muito pelo seu espaço olha para o time titular e ve diego, guerrero… eles querem chegar perto desses caras para aprender mais e mais e poder desfrutar do conhecimento e vivencia desses caras.
    Vamos manter essa base eu diretoria, nós ja não vamos ter o investimento de 70milhoes em 2017. Vamos no máximo trazer 2 jogadores do nível do diego e talvez um no meio do ano. Então, já que ta assim, coloca a mulecada que ficou esse ano todo se enturmando, sentindo o nível da competição, coloca eles no banco. E não esquece do cafu e do trindad que tão nas india.

  • Se o Jorge for vendido ou não devem trazer o Dener, a lado esquerdo com ele é garantia de segurança total, tem forte marcação…o segundo eu traria o Diogo Barbosa, jogador de forte apoio e bom marcador também, por outro lado vejo outras 2 opções excelentes e experientes, Carlinhos e reinaldo, ambos conhecem bem a lateral esquerda e dispensa comentários. Todos os nomes que vc citou são bons, mas nos parece difícil, exceto o Dener e Danilo Barcelos, em fim, no Brasil temos boas opções, mas todo jogador que o Flamengo quer, os clubes dificulta aumentando absurdamente o valor do jogador!

    • Carlinhos e Reinaldo? Mano a torcida do São Paulo torce pra diretoria dar eles pra algum time.
      A torcida do Fluminense, time pelo qual ele foi campeão, não quer o Carlinhos nem de graça.
      Os dois são horrorosos.
      O melhor seria o Marcelo Hermes.
      Mas no momento, Trauco e Dener seriam interessantes.

      • Mesmo assim eu os acho bons jogadores e experientes…por mim eu trazia Marcelo Hermes e Diogo Barbosa! Mas querem no mínimo 10 milhões em cada, pq é para o Flamengo e eles não valem! Diego, Réver e Vaz eram banco, as vezes jogadores estão no banco em fase ruim em um determinado clube, mas chega em outro e de repente joga até melhor de que quando estava em boa fase, Léo está aí, muito bem no furacão! Eu emprestava o Pará e ficava com o Léo, 5 anos mais jovem que Pará, apoia e marca melhor que ele

  • Dener seria o rodinei da esquerda

    • ….nao mais, meus pesames

  • Porquê não repatriar antigos rubro-negros? Rodrigo Alvim, Thalison, Anderson Pico, Magal, Ramon… olha quantas opções boas!

    Brincadeirinha… &;-D

    • Miguel o “Talco” pra reforço…
      hihihihi.

  • Se o Jorge sair, acho que a melhor opção para ser titular seria o Trauco. Para ser reserva, o Dener serveria.

    • Não vi nenhum dos dois jogando.
      Saudações!

  • Acho que se ele fosse aproveitado como ponta, ia render muito mais pois seu Ponto forte é o ataque e nesse esquema ele tem ficado mais atrás pro ponta atacar.

    • Se ficar, poderia até promovê-lo a ponta e colocar alguém na lateral no lugar dele e fazer uma experiência no Carioquinha 2017…
      Poderia ser uma tentativa (aposta).
      Mengão sempre!

      • Ponta? Ele não dribla ninguém, tem medo.
        O forte dele, TALVEZ, seria de volante, creio que de segundo volante.

        • meia esquerda, junto ao Diego…

          • Quem sabe… podia arriscar, segundo volante pelo lado esquerdo, como elemento surpresa também não seria ruim…

        • Quem sabe daria certo também…
          O problema é que de volante tamos cheios…
          Tá faltando até vaga pro Cuellar…
          Grande abraço!

  • Se o Jorge sair tem de trazer 2 Dener Assunção e o Miguel trauco (pois parece q já tem acordo verbal mesmo já é realidade)

    • E aí Madson… beleza???
      Tu não é o Madson do Vasco não né???
      rsrsrsrsrs
      Agora sério…
      Se o Trauco vier e ficar de vacilação, já viu né, galera aqui vai chamar de “Talco”…
      kakakakakakaka
      Grande abraço!!!

  • Acho que o Jorge tem habilidade sim,lembro do Leonardo estrear e ficar titular do Flamengo campeão de 87.Tinha quase a minha idade,eu 14 e ele 17.Virou um excelente jogador(PSG,Milan.seleção), tinha habilidade, inteligência. Acho que tem lampejos,é meio lento,não recompõe bem.Às vezes dá impressão que é um veterano de 40 anos jogando com saco de cimento nas costas,tamanha lentidão e apatia.Acho que tem potencial pra evoluir,depende mais dele.Diferente do limitadíssimo Chiquinho que é horrível, melhor era jogar com Ewerton improvisado.Aliás Ewerton pode ficar, não é craque mas geralmente ajuda bem.

    • Na minha opinião ele precisa melhorar a perna direita dele, ele depende mt so da esquerda e isso com q ele tenha pouco recurso

    • “”Às vezes dá impressão que é um veterano de 40 anos jogando com saco de cimento nas costas, tamanha lentidão e apatia.Acho que tem potencial pra evoluir,depende mais dele.””

      Muito boa analogia…
      Mengão sempre!

  • Deve ser implicância minha, mais eu vejo o Jorge como um jogador normal, não o vejo acrescentando em nada no time, sei que muitos vão discordar, mais quantos cruzamentos o Jorge mandou na área? quando se compara ao Pará, aí é que a distância fica imensa, Jorge chega na linha de fundos e volta com a bola, nunca cruza, tem muita habilidade, acho que deveria jogar em outra posição, pq quem já viu Athirson e Juan jogando pela esquerda não se acostuma com o Jorge. SRN ST

  • Natanael seria um boa, mas deve ser caro.

    • Nao vindo Reinaldo ta bom

      • Exatamente. Obrigado.

  • Emmanuel Mas seria uma boa opção caso este nao renove com o San Lorenzo.

  • Diego Renan também é uma boa, melhor que o Danilo Barcelos.

    • Melhor do que o Danilo Barcelos qualquer um é meu amigo.
      Diego Renan não é ruim, mas tem melhores opções.

      • Exato. Eu citei uma opção melhor do que a foi levantada no texto. De jogador medíocre o Flamengo tá cheio.

  • O que esse Jorge rouba de bolas, inclusive na zaga, é brincadeira. E nunca perde um lateral, pode ter 3 em cima que ele ganha sempre o lateral. Que jóia.

    • Joga muito.

      Mesmo nos jogos europeus eu vejo poucos jogadores da posição que se igualam.

      Melhor que ele aí que eu acho difícil.

      Pode ter ctz que assim que ou o Felipe Luís ou o Marcelo se machucarem ele será convocado.

    • Esta aprendendo com o juan

  • se JOrge sair preferidos – DEnner e Trauco, faz uma proposta pro Denner trocando algum outro jogador,

  • O Jorge é um otimo jogador, espero que o Flamengo não o libere facilmente, que jogue a libertadores de 2017 e se valorize mais ainda.

  • Tem q parar com esse coisa de jogador da base n ta pronto! Como vai saber se o cara nunca jogou? No banco ninguem vai ficar pronto!

    • Também acho… entrar em jogos menos disputados e sem tanta responsa.
      Uma boa oportunidade é o Carioquinha que por mim ganhar ou não, não faz mais diferença…
      Campeonatos que realmente “somam” no todo ao Flamengo e instituição:
      Brasileirão
      Copa do Brasil ou Sula.
      Libertadores.

  • Ótimo texto. Dener, sem dúvidas.

  • ????://????.???.???.??/???????/??????_???????-????-????????-??-????????-??-???-????-???????????

  • Nicolas do APR de 19 anos é bola da vez.
    ????://????.???.???.??/???????/??????_???????-????-????????-??-????????-??-???-????-???????????

  • Denner já disse que não voltará, se eu não me engano pro São Paulo,(onde tem contrato até o final do ano se não me engano.)e já tem um pré-contrato de 3 anos com a chape,o Hermes já é do Benfica e esse Barcelos e horroroso, prefiro o trauco mas se o Jorge sair teremos que ir atrás de um titular, eu tentaria o Mas que não é caro e ainda é jogador de seleção e não é velho poderia render no futuro um retorno.

    • O Barcelos não é horroroso, ele só é o pior jogador do Brasil na sua posição.
      Se o Flamengo citar o nome dele, eu juro que sei lá.

  • Com a eventual perda do Marcelo Hermes para o Benfica, o Trauco seria ideal.
    Talvez o Dener.
    O Danilo Barcelos é o pior lateral em atualidade no Brasil, obviamente que é depois do Chiquinho.

  • Marcio Azevedo é um nome ideal para a lateral do Flamengo.

  • Muralha, César; Léo Duarte, Rafael Vaz, Réver e Donatti; Pará, Rodinei, Jorge; Cuellar, Ronaldo, Arão e Jonas; Matheus Sávio, Diego, Adryan e Paquetá; Everton, Ederson, Thiago Santos; Vizeu, Damião e Guerrero.

    + Um lateral esquerdo, boa aposta mas de custo não muito alto; dois jogadores de lado de campo nível A.

    Acho que seria um elenco equilibrado e competitivo para começar o ano. E ao longo do ano contrata uma ou duas peças para fechar.

    • Descarta o Mancuello ?

      • Não, de jeito nenhum, esqueci mesmo rs.

    • Esqueceu o Mancuello, e da urgência contratação do Felipe Melo pra mudar nosso patamar, claro que os 2 pontas de bom nível fariam parte dessa mudança.
      Com Mancuello e Paqueta estamos bem de meias. Precisa dar experiência e continuidade ao Paqueta, mas ele joga muito bem.

    • Equilíbrio.

  • Barca: MA, Adrian, Mugni, Chiquinho, Juan, Damião
    Contratações: M Hermes ou Dener, Luan do Vasco ou Dedé Cruzeiro, Fred ou Pratto, Montillo, Vitinho ou Luiz Adriano.

    Se ao menos uma dessas peças para posição o time estaria pronto para a libertadores

    • Pratto e impossível atlético MG quer 61 milhões nele.
      Montillo seria interessante, apesar que o botafogo começou a negociar com Ele.

      • O Flamengo não pode perder nenhuma negociação para o Botafogo.
        Apesar de ter jogado no Fluminense, o Fred é um atacante casca grossa que o Flamengo precisa para a libertadores

        • O problema que talvez seja realidade o que os dirigentes falaram apenas 4 contratações pontuais.
          Lateral esquerda, 2 pontas e outra posição esqueci agora, Fred acredito difícil até pq tá gostando de lá, estamos quase chegando aos 80 mil ST veremos se vira um craque como bandeira prometeu.

          • Acho que o Craque já é a renovação do Márcio Araújo kkkkkkkkkkkkk

          • Creio que lateral esquerdo, 2 pontas e 1 primeiro volante, que deve ser o Felipe Melo ou Rômulo.
            Centroavante só se arrumar dinheiro com a venda do Guerrero, que seria o caso do ótimo jogador Luiz Adriano.

          • O craque já veio meu amigo, veio Guerrero, veio Diego, o que o presidente falou foi naquela oportunidade e a torcida não abraçou…..então se ele falar em contratar o Messi quando chegar a 500 mil e o Messi estiver aposentado como vai fazer? Pq pra nossa torcida chegar a 500 mil provavelmente Messi já estará aposentado ou velho quase morrendo. Nossa torcida pra cobrar é a melhor do Brasil, para ajudar é uma lástima…

            • Em relação a torcida apoiar no ST e complicado mesmo.
              200 mil ST daria quase 75 milhões cálculos pelo plano de 29,90
              Botafogo, avançando nas negociações com montillo.
              Santos sonhando com Schweinsteiger
              E

    • De zagueiro lento estamos cheios, prefiro Dedé do que Luan.
      Ou Cleber do Hamburgo.
      Felipe Melo e Montillo seriam ótimos.
      Vitinho ou Taison ideais.
      Fred ou Luiz Adriano seriam pro lugar do Guerrero.

    • Quantas Champions ou bolas de Ouro o Montillo tem pra enganar tantos assim?nem reserva NA CHINA ele é,saiu do Santos mal e mesmo assim e ovacionado.

    • Everton, tem mais bola que o Vitinho e, É NOSSO !!! Ontem, Vitinho, não jogou nada.

      • De novo. Vitinho só jogou bem uns 3 lances contra o Fla, que se mandava para o ataque e deixou-o no mano a mano com o cintura dura do Rever. Aquele ali é um enganador.

        • Tenho dito isso Zoro.. impressionante como o Flamengo se apaixona por quem joga bem contra nós

          • É muita falta de critério pra contratar. Até parece que o time nada em dinheiro.

Comentários não são permitidos.