Agora é oficial! Zé Ricardo comandará o Flamengo à conquista da Libertadores 2017

Compartilhe com os amigos

Finalmente o digníssimo presidente Eduardo Bandeira resolveu anunciar de forma oficial a continuidade do promissor técnico José Ricardo, que mesmo muito questionado por grande parte da crônica esportiva e dos exigentes torcedores rubro-negros, fez um excelente trabalho à frente do nosso amado Flamengo ao longo de 2016.

Sou um torcedor apaixonado pelo Flamengo, mas busco ser o mais justo e coerente possível quanto às minhas análises, para transmitir a todos vocês uma opinião isenta de “clubismo” ou até mesmo tendenciosa, como venho percebendo ao longo dos anos.

Após a vergonhosa derrota da seleção brasileira de futebol para a normal seleção alemã, muitos reivindicaram uma mudança brusca de cultura, de jogadores, de treinadores e principalmente da direção dos clubes e da falida CBF. Os jornalistas e comentaristas que gritavam aos quatro ventos a aproximadamente dois anos atrás, são os mesmos impacientes que criticam o planejamento de médio prazo e a inovação por técnicos promissores como José Ricardo e Jair Ventura. Elogiam a chegada de estrangeiros como Paulo Bento, que teve uma passagem vergonhosa pela Toca da Raposa, Edgardo Bauza, que apenas conseguiu retardar uma eminente eliminação do São Paulo na Copa Libertadores da América, com seus devaneios de escalar jogadores fora de posições e enviar bilhetinhos aos jogadores durante os jogos.

Deixo aqui uma grande pergunta a todos os leitores: a solução está realmente nos poderosos técnicos estrangeiros?

A verdade é que José Ricardo Mannarino foi pinçado da base do Flamengo, após ter conseguido resgatar a credibilidade dos meninos e conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Conhecido por possuir um perfil educador e estratégico, chegou sobre grande desconfiança da torcida e até mesmo do elenco. Apesar dos muitos questionamentos e desafios enfrentados ao longo do ano, destacarei dois que considero, fundamentais para seu sucesso.

Primeiro grande desafio foi bancar a continuidade do 4-1-4-1 ou 4-3-3, constituído pelo antigo técnico, e por mais que grande parte da mídia e dos torcedores continuem questionando até hoje o fato de não ter cedido as pressões, fica claro faltando apenas quatro rodadas para o final da temporada, que ele teve razão em ter dado continuidade no esquema estabelecido no planejamento inicial.

Segundo grande desafio, foi barrar os “vulgos medalhões”, deixou jogadores como Juan, Cuéllar e Mancuello no banco e afastou o até então homem de confiança do antigo treinador, Emerson Sheik! Jogador esse que ficou de chinelinho o ano todo e acabou ganhando espaço no final do ano devido a queda brusca dos nossos atacantes de ponta e um enorme vacilo de uma eterna promessa.

Poderia defender o Zé Ricardo utilizando um argumento no qual tendenciosamente muitos insistem em criticar a diretoria quanto à contratação do Guerrero. Sim, o custo x benefício que o Zé Ricardo entrega ao Flamengo só não será maior/melhor que o Jair Ventura entregará ao Botafogo, caso consiga a heróica façanha de classificar o limitado time a uma possível vaga na Libertadores 2017.

Então imensa nação, peço que dêem um voto de confiança para o nosso promissor treinador José Ricardo, pois participará ativamente da definição do esquema tático, escolherá os jogadores que deverão continuar no elenco 2017, liberando alguns com idade elevada que tem onerado nossa folha de pagamento, assim como as eternas promessas que nunca viraram realidade e principalmente aprovará alguns dos 300 nomes que já começam a ser especulados como reforço para 2017.

Mediante tais fatos relatados acima e a grande escassez de treinadores com elevado potencial para entregar um custo x benefício melhor do que o nosso atual treinador, que errou e acertou, como todos os demais, mas acima de tudo demonstrou uma enorme capacidade de adaptação, amadurecimento, organização tática e bons resultados trabalhando sob pressão, que reitero meu total apoio para juntos conquistarmos a tão sonhada Libertadores da América 2017.

Allan Garcia
“O Polêmico”

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @AllanLeiteGarci!

Inscreva-se no canal TV Coluna do Flamengo:
https://www.youtube.com/colunadoflamengoresenha

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se fosse treinador renomado, levando um time desacreditado e eliminado de tudo no ano à libertadores, o pessoal ia falar bem. Mas é apenas o Zé… Né?

  • Duvido que o Zè será o tecnico em 2017 se o Fla ficar mais 4 jogos sem vencer..

  • No Brasil hoje a frente só vejo 2: Tite e Cuca… de resto se trocar pra mim vai ser pra dar satisfação pra torcida.

  • Pessoal reclama demais, se tivesse vindo o Abel e o time estivesse no meio da tabela iam falar que ele pegou o time no meio do ano por isso não deu certo, ou estão sentindo a falta do Muricy, o time do Flamengo hj tem uma maneira de jogar e ela é obedecida mesmo com jogadores limitados, trabalho do Zé.pro ano que vem com elenco reforçado é encontrar variações com um plantel melhor e dar mais oportunidades pra base. Flamengo sofre há anos no campeonato hoje o time faz uma campanha digna , classificando com sobras pra libertadores e todo mundo criticando, deixa o cara é esforçado, novo, estudioso….

  • Mais uma competicao em que sremos um fiasco!
    Gestao Bandeira de Merda!
    O que me conforta e que cancelei meu socio torcedor!
    Botar dinheiro pros caras fazerem so merda, eu to fora!

    • Pois então cancele. O Flamengo nao precisa e nunca precisou de torcedores como você. 😀

      • Ja cancelei Ze Mane! Precisa sim de torcedores críticos que enxergam a realidade e não abobalhados que defendem políticos, independente se o time está bem ou mal!
        Quero titulos, coisa que essa gestão Bandeira não está conseguindo dar ao Flamengo!

      • Ja cancelei!
        Flamengo precisa sim de pessoas que enxergam a realidade.
        Esse ano tem gente comemorando ida para libertadores, me pergunto pra que?
        Para o Zé Ricardo escalar os pontinhas dele, juntamente com seu titular absoluto MA.
        Vai se classificar e passar vergonha, igual esse ano sendo eliminado para Fortaleza, Palestino, Vasco, perdendo para confiança, tomando piaba do Corinthians, virada do Inter.
        Fala sério! Realmente não é para esse Flamengo que estou acostumado a torcer!

  • Concordo com a permanência de Zé Ricado mas seu texto tem varias incoerências! A primeira, sem muita importância, mas vale a pena destacar, é classificar a seleção da Alemanha de “normal”. Vc só pode ser louco ou maluco! Aí vc escolhe… segunda é dizer que ZR joga no 4-1-4-1 ou 4-3-3. Nota-se que vc não vê os jogos ou não entendeu muito de esquema tático. O esquema de ZR é 4-2-3-1 com pontas abertos, volantes mais fixos e laterais apoiadores que lançam bola na area para um centroavante forte e brigador! Terceiro: Barrar os “medalhões” Mancuello e Cuellar não é de se admirar e sim de se criticar! Nunca foram medalhões, e são excelentes jogadores que deveriam jogar bem mais! Problema é que ZR só sabe jogar de uma forma, fato q terá que mudar se quiser ter sucesso no futebol! E pra
    Finalizar o custo beneficio entre Jair Ventura x ZR é muito mais favoravel pro Flamengo que investiu um exorbitancia de dinheiro e iria perder Todo investimento se nao fosse pra Libertadores que era e sempre foi o objetivo do ano! ZR salvou o ano do clube e mereceu a permanencia! Botafogo é um time pequeno e aventureiro sem muitas pretensões e se conseguir alguma coisa É a pra pré-libertadores! Nem se compara… E cara quer um conselho, tira esse negocio de “O polemico” que é tosco demais! Kkkkk

    • Perfeita análise, muito coerente

      • Valeu!!

    • Acho a seleção da Argentina de 2014 melhor que a da Alemanha, no papel. E sim, não vejo nada de espetacular nela.

      • É um direito seu achar! Respeito

  • Os caras desvalorizam o trabalho do Zé, dizendo que o campeonato é ruim e mimimi.

    Todos mordidos porque não escalam o 11 ideal na cabeça deles.

    De coração moçada, qual técnico br vocês queriam? De caras que tem ideia com ar de renovação e não são medalhões eu conto numa mão só.

    Estrangeiro, na primeira balançada que o cara der na liberta pedem a cabeça.

    Vai entender os flamenguistas, vocês tem que ter mais paciência e dar apoio.

    SRN

    • Se o Fla ganhasse esse brasileirão, seria o primeiro time no mundo a vencer um campeonato com 8 jogadores na linha. Os 11 – ( Marcio Araujo, Gabriel, Fernandinho) = 8 ….

      • Kkkkkkkkkkkk

        Cara eu tbm concordo que tem uns pereba no time, mas isso que impressiona, o time rende mesmo com eles

        Na pré temporada eu tenho esperança que o Zé vai botar a casa em ordem e organizar essa bagaca, mas o trabalho dele até aqui é muito bom, dentro da realidade de ser um técnico recém promovido e com um time sem espírito.

        SRN

    • Prefiro o cuca q consegue dar mais consistência e raça na hr q o time não tem a bola!! Nosso time é sequelado qnd não tem a bola(morto) !! outro q poderia ser contratado é o Moisés do palmeiras q em 90 min marca tudo sem olhar!!! Outro a se contratar seria o preparador físico do palmeiras q faz o time todo marcar os 90 min sem chance pro adversário!! imagina o preparador do palmeiras com o nosso centro d excelência na mão!!! Ia ser tipo um time profissional contra um amador!! Faz isso presidente!!! SRN

      • Gerson, o cuca é um dos técnicos que são diferenciados dentro da realidade br, mas não sai do palmeiras e se sair é pra voltar pra China.

        Assim como Mano, Eduardo e Roger também são excelentes.

        Jair, Diniz e Milton Mendes dificilmente tem casca pra pegar um flamengo, time com uma pressão absurda.

        O resto é resto.

        SRN

    • Essa é outra babaquice na análise dos pseudos “entendidos”: achar que é contra o óbvio – não criar um esquema a partir da escalação dos melhores em cada posição – não implica necessariamente em ser a favor dos conhecidos merdalhões. E paciência nós tivemos mais do que suficiente. Agora, ver um título dos mais fáceis nos últimos 2 mil anos escorrer pelos dedos pela incompetência e covardia do Zé, não desce de jeito nenhum. Mas sempre acrescento “Já que vai ficar, tomara que eu esteja errado”.

  • Bom. O que eh mais um ano perdido pra quem ja esta comecando a acostumar com um tome de merda!?

  • Um estagiário na Libertadores não é um bom negócio.

    • Bom…. Foi com este estagiário que conseguimos a vaga. O estagiário só sairá caso sejamos eliminados da competição prematuramente.

      • Legal, mas você não cita o péssimo campeonato que ele conseguiu a vaga. Principais times que sempre estão ali brigando pela vaga, estão uma draga. São Paulo, grêmio,Corinthians,inter,cruzeiro e etc. duvido que se esses times tivesse melhorzinho se esse técnico iria conseguir algo. Vamos ver mais um vexame ano que vem.

        • De fato o próprio vp de finanças disse que alguns clubes pagariam por irresponsabilidades extra-campo e esse seria um fator que nos ajudaria.

          • Sim, mas nosso departamento de futebol é horrível. Olha as opções que temos no time. O técnico é iniciante, o time não ajuda, não temos um local para chamar de casa, não trabalham o psicológico dos jogadores. Isso tudo nos levam ao fracasso

            • Essa é a razão por eu ter avaliado o trabalho até aqui do Zé com saldo positivo por o time na Libertadores e até disputando títulos com todos esses poréns citados.

              • Pois é , eu não curto ele, mas não coloco a culpa toda em cima dele. Nossa folha salarial aumentou muito e o time é muito fraco

                • Aumentou mas estamos longe do nosso alge.

        • Concordo. Um campeonato de merda. Soh ver o flamengo jogar. Eh horrivel. Sem criatividade, ataque nulo. Aoh que o campeonato eh tao ruim, que conseguimos ainda nos manter entre os 5. Dai ficam uma porrada de iludidinhos sentindo cheirinho de hepta achando que o time esta bem. O time do flamengo eh um coco e o tecnico eh quem defeca esse coco

  • Kkkkkkkk kkkkkkkk o certo Seria:”ZR commanders o Flamingo no graças so da Libertar ores” pois ele e pessimo.

  • Não o acho preparado pra uma libertadores, mas quem sabe com um time forte ele consiga.

    O acho no momento meio perdido. Sem ter certeza como vai agir e não renovaria com ele.

    Mas agora que vai ficar é apoiar.

  • O que seria “um enorme vacilo de uma eterna promessa” ?

  • Vejo muitos aqui criticando o técnico……Ele teve seus vacilos como todos que já passaram pelo Fla……..mas, o que mais me impressiona é a quantidade de “técnicos” que estão comentando nos sites de notícias como este. Já que o cara não presta…..vão lá e façam melhor.

    • Se o Cristóvão Borges fosse nosso técnico você diria para ir lá e fazer melhor?

      • Estamos falando de técnico né……..

        • ZR tem limitações e visões equivocadas. Ele fez sim um bom trabalho tático e motivacional dos atletas. Mas foi opção dele depender dos piores jogadores do elenco (MA e os pontas) e não testar alternativas para a queda de rendimento da equipe. Devido as circunstancias que ele pegou o time do Muricy, ele nos colocou na briga. Mas os seus sucessivos erros ao longo do campeonato e principalmente nessa reta final nos tiraram do título. Erros e limitações essas que não serão corrigidas com uma pré-temporada. Eu contrataria outro técnico, demitia o Jayme e deixava o ZR como auxiliar para ele amadurecer.

          • Onde assino !

    • A maior figura é o Douglas Galvão.

  • Apesar de tudo, eu só acho que chegamos lá em cima, mais por incompetência dos adversarios do que pelos próprios méritos. Só analisarmos que os principais times do Brasil estão em crise corinthians, são paulo, internacional, cruzeiro,. Só se destacaram os times mais equilibrados internamente. Palmeiras tem o dinheiro do P.nobre, Galo vem de um planejamento de anos ( apesar de estar gastando dinheiro que não tem), santos é um time já encaixado, praticamente o msm time do ano passado. ( E o Flamengo se destacou pelo belo trabalho extra campo, time que mais investiu no futebol.)

    • Na primeira vez que eu li achei que você estava falando da parte dentro de campo, mas eu li novamente e vi que realmente faz sentido o que você falou, os outros times não tiveram a estrutura que o Galo, Palmeiras e Flamengo tiveram fora de campo. O mais incompetente foi o Inter, porque tem que ser muito burro para demitir Argel para trazer Falcão e demitir o mesmo para trazer CELSO ROTH!

      • Verdade, isso só evidência que o zé ricardo não é o principal responsável por fla está lá em cima ( claro ele teve seus méritos, conseguiu fazer o time jogar, eu acho até que ele tem muito potencial, se ele melhorar em algumas características que ele anda falhando tem tudo pra ser um grande tecnico), mais o principal motivo de o fla está lá em cima, é porque o fla estava em processo de preparação para esta lá. Enquanto os outros times grandes não planejaram e estão tomados em dívidas.

        • Então chamam Luxemburgo, Abel, Joel, Murici de volta, Osvaldo, Cristóvão. O Palmeiras joga um futebol horrível com o Cuca e só porque está em primeiro é o melhor agora? Me poupem gente, o problema foi a zaga no inicio que não tinhamos e Diego que chegou para o segundo turno. E se não fosse as entregadas contra Flu e penalti perdido contra o São Paulo o Fla estaria lá brigando com o Palmeiras e ainda tem o fator campo que não tinhamos uma casa e era só viagem.Acordem.

          • Não critiquei o flamengo em nenhum momento, . O problema é que estão louvando o zé ricardo como se fosse algum salvador, mais a questão óbvia é que essa era um campeonato bem mais fácil que o normal, vc msm confirmou quando falou que o palmeiras tavjogando um futebol ruim. só bastaria um técnico mediano que o flamengo iria brigar em cima, por ter um time mais preparado que a maioria.

            • E como falei no comentário anterior o zé ricardo tá fazendo um bom trabalho sim tem um grande potencial sim, pode se tornar im grande treinador sim, mais ainda não é isso tudo que estão falando.

  • Impressionante criticarem o Zé Ricardo.
    Faz uns bons anos que o Flamengo não encostava no G4.
    Faz uns bons anos que o Flamengo não fazia um jogo bom de assistir.
    Agora, temos os dois e ainda acham que o técnico não é bom?! Que poderia ser melhor?!
    Na boa, o Flamengo é um dos times que mais rodou técnico nos últimos anos e só decepção. Foram muitos. E muitos fracassos!
    Agora que estamos na ponta, ainda não acham que está bom?
    Aqui só tem anti mesmo. Flamenguista mesmo se conta nos dedos.

    • Tem razão, ANTI

      • Kkkkkkkkkk

        • hahahahahahahahah
          Mal da minha parte.
          No fundo, todos querem o melhor para o Fla!
          Só acho alguns podem focar em criticar menos e curtir melhor o momento, que é bom!
          E, aproveitando, realmente acredito que o melhor para nosso time manter a continuidade de um trabalho, e isso começa com o técnico e permanência de jogadores chave.
          Por isso, apoio o Zé que levou o time a Liberta!

      • Kkkkkkkk

      • Opinião contrária à sua torna o rapaz anti?

        • Pergunto a você e a ele a mesma coisa. “Aqui só tem anti mesmo. Flamenguista mesmo se conta nos dedos.”

          • Mas pq é anti?descordar de você não torna ele anti. Opiniões diferentes ué.

            • P… Juan foi ele que disse isso c…!

              • Ata, eu não vi ele dizendo rs.Enfim.

                • Kkkkkkkkk que mico irmão kkkkkk

                  • Kkkkk Kkkkk

    • “Faz uns bons anos que o Flamengo não fazia um jogo bom de assistir”.
      Flamengo fez no máximo uns 4 ou 5 bons jogos e só. A pontuação do time não reflete o desempenho em campo. A boa colocação é muito mais do baixo nível do campeonato do que do trabalho do Zé Ricardo.
      Qualquer técnico meia boca venceria esse campeonato com o elenco do Flamengo.

      • As coisas não são assim Léo. Se fosse como diz o Galo é que deveria ser campeão.

      • “Qualquer técnico meia boca venceria esse campeonato com o elenco do Flamengo”. Marcelo Oliveira – Atlético/MG (melhor elenco) está aí para provar que você está errado. Fora que o elenco do Flamengo não é bom. É sim um dos 3 melhores, mas é mais pela baixa qualidade dos demais do que pela qualidade do nosso.

    • Conseguimos a vaga para a disputa da Libertadores não pelo esforço da equipe, mas sim pelos maus momentos de Grêmio, Inter, São Paulo, Corinthains e Cruzeiro. Se esses times estivessem bem, estaríamos no meio da tabela.

      “Flamenguista mesmo só se conta nos dedos”

      Quer dizer que flamenguista de verdade é aquele tipo de iludido que não aceita críticas? Bom saber sobre a arrogância e soberba moral de tipinhos como você.

    • Sem entrar em mérito de de técnico A ser melhor que técnico B, mas nem um que passou pelo fla teve um elenco tão forte em mãos, tivemos sim muitos técnicos, porém elencos horríveis, não colocaria a culpa toda nos mesmos,vide o Luxa quando tinha o time com Ronaldinho, Thiago Neves, etc, conseguiu colocar o time na libertadores sempre brigando lá em cima. Então vamo com calma com essa do Zé Ricardo ser o cara, material humano dele era o melhor dos últimos anos

      • Concordo!
        Mas pesa a favor do Zé o fato dele ter pego o time do Muricy totalmente desarrumado e, já nos primeiros jogos, ter trazido resultados bem mais expressivos e padrão de jogo evidente.
        O time era o mesmo.
        E o Muricy é um técnico de bons resultados.

  • E sério Márcio Araujo? 2 anos?

    • Também estou decepcionado. Nosso ídolo Caramujo tinha que renovar por no mínimo mais 4 anos.

  • Ganhar a libertadores com esse time? Acho muito difícil o nível da libertadores é superior ao brasileirão, pra chegar com chances só se chegar 3 jogadores tops, 2 atacantes e 1 volante

    • Fora as negociações/dispensas

  • Acho precipitada essa decisão. Haja vista ainda n estarmos no torneio ano q vem. Se n formos para os 3 primeiros, correremos o sério risco de perder na repescagem. N temos nd ainda. Lembram do gamba em 2011? Td pode acontecer. Depois do palestino td eh possível. Técnico sem bagagem eu n confio.

    • Lembro sim, eliminado na pPRE libertadores, depois campeão brasileiro, e no ano seguinte campeão da libertadores e mundial. E tudo isso apenas pq bancaram o técnico e fizeram um planejamento médio longo prazo. Lembrando que o tite não era o técnico badalado de hj em 2011, mts nem sabiam onde ele estava . E hj ele é o salvador da pátria literalmente, pois esta reformando a seleção .

      • Corinthians foi campeão em 2011 no mesmo ano da eliminação. E tite já tinha passado por grêmio e internacional. Ja tinha bagagem o suficiente para treinar o gamba. Dizer q o Tite n era conhecido??? Aí vc se equivocou.

  • Qual Libertadores? 2017? 2018 ou 2019? O Zé Ricardo tem que assistir a todos os jogos para constatar os vários equívocos cometidos durante esse brasileiro mais fácil dois últimos 3 anos. Vamos ver se chega até o mês de julho de 2017 no cargo.

    • Sou do mesmo pensamento !

  • quando só sobrar o bagaço o flamengo vai ao mercado contratar.

    • Kkkkkk kkkkkk

  • Técnico limitado. Mas vamos ver como fica esse elenco e se esses perebas vão continuar sendo utilizados. Tem muita gente pra sair e tô vendo que a maioria vai ficar. Meu sonho é ver Shiek, MA, Cirino, Gabriel, Fernandinho, Guerrero e Jaime bem longe do Flamengo. Espero estar errado quando ao treinador e a manutenção desses caras.
    Obs.: Renovação do MA (por mais 2 anos pra variar) vai ser um péssimo legado do ZR. E pode ficar mais gente.

  • Qual critério vcs levam pra postar uma matéria?mds isso foi horrível, cheio de exemplos sem fundamentos.

    Não é a maioria que o crítica como é falado, e dizer que a seleção da Alemanha de 2014 era “normal” mostra o quanto vc entende de futebol.

    O Zé e muito bom sim,mas não o suficiente pra ser treinador da liberta pois primeiro,ele não sabe mexer quando está pressionado,nao tira 100% dos jogadores como o Diego e Guerrero, é mais defensivo do que ofensivo e o principal é técnico de um esquema só.

    • Grande Mendes!

      Espero suprir suas expectativas e conseguir responder seus questionamentos.

      Critério Utilizado – trata-se da minha opinião pessoal quanto ao trabalho realizado pelo José Ricardo ao longo de 2016.

      Quanto a exemplos sem fundamentos, podemos evoluir sobre cada ponto se achar que se faz necessário.

      Sim é a maioria que crítica o trabalho do Zé Ricardo, basta buscar nos sites relacionados ao Flamengo o volume de reclamação x elogios com relação ao trabalho do treinador. Lhe convido também para buscar enquetes quanto ao trabalho realizado e sua permanência e para finalizar caso faça parte de alguns grupos ou conheça pessoas que participem, busque saber o nível de insatisfação. ahahahhahahahahhahahah

      Quanto a seleção da Alemanha ser normal, eu lhe pergunto: Como foi sua campanha na fase classificatória? Quais os adversários jogaram contra Alemanha? Você verdadeiramente acredita que eles tinham time para ganhar o Brasil de 7 x 1?
      Caro amigo Mendes, reafirmo sim que a seleção alemã não tinha nada demais só que aproveitou um grande desiquilíbrio emocional da seleção Brasileira para ter conquistado um resultado muito acima da qualidade técnica das duas equipes. Estavam longe de uma seleção fantástica ou infinitamente superior as demais.

      Espero ter respondido uma pouco as dúvidas do amigo.

      Cordialmente,

      Allan Garcia.

      • A Copa foi só esse jogo? Quer dizer que todas as seleções que disputaram essa copa são normais ou abaixo disso?

      • Concordo que a Alemanha não era um time fantastico. Eles eram sim o melhor time da copa. Mais o que fez mais diferença a favor deles foi a organização tática e o planejamento e preparação. Ou seja Eles estavam mais preparado que qualquer time pra ganhar aquele título. Mais ainda sim não eram uma selecão fantástica.

      • Eu não sou um dos maiores fãs do Zé, o acho bom mas não pra ser técnico de uma libertadores,mas até eu reconheço que ele fez um bom trabalho sim, não excelente pois ele tinha time o suficiente pra ganhar pelo menos 2 campeonatos,(não caio nessa de que o culpado foi às viagens, pois na maioria os erros partiram de uma ideia dele.) principalmente o brasileiro que tínhamos tudo pra ganhar já que mesmo não ganhando a 4 rodadas, estamos colados no palmeiras.

        A seleção da Alemanha era ótima sim, na época(e até hj) tinha o melhor goleiro do mundo Neuer,uma das melhores defesas do mundo com boateng e hummels,um meio sensacional com com Kroos,s chwesitaiger,khedira,gozte e um ataque fatal… além de um banco com a maioria com status de titular nessa seleção brasileira atual.

        Não é mesmo a grande maioria que o detesta, como não é a maioria que quer o MA por mais 2 anos, pois critica-lo por escolher sheik,cirino,gabriel… ao invés de jogadores de qualidade e so mais uma crítica que querendo ou não ele terá que ouvir, mas não é querer que ele vá embora.

        Abraços…

  • Vai contratar um novo treinador no carioca

  • O dos bilhetinhos é Juan Carlos Osório e não Edgardo Bauza.

    • Boa Rclima!

      Confundi o trabalho dos dois amigo, obrigado pela correção.

      Abraços.

  • Até Março, ele já vai estar demitido, esses técnicos interinos que viram titulares não aguentam a pré-temporada, Andrade foi assim, Jayme foi assim e provavelmente será assim com o Zé.

    • A diferença é que o Zé Ricardo é técnico e sempre foi, os outros dois eram auxiliares e pelo visto vão sempre ser.

  • É rir pra não chorar amigos, diretoria promete que em 2017 teremos 70 milhões livres para contratar e que será uma temporada vitoriosa,mas já começam com:
    – Renovação do Caramujo por 2 anos e aumento salarial;
    – Compra de Fernandinho;
    – E permanência do Zé Ricardo;
    Ai falam: Mas quem pois o Flamengo pra “disputar titulo esse ano” !!! …. Sem mais, sei que foi o Zé Ricardo, até um cego ver isso… Se é tao inteligente assim, porque não escala o que temos de melhor, ser mas ousado, saber levar o time pra frente, agredir o adversário.. Ele sim é bastante promissor, não há duvidas mas ta começando muito mal, vamos ver o que nos aguarda nessa Libertadores e campeonatos que vamos dispultar.

  • Quem entregava os bilhetes era o Osorio e não o Bauza

    • Boa Rafael!

      Confundi o trabalho dos dois amigo, obrigado pela correção.

      Abraços.

      • De boas. Pdc

  • Tem coisa que eu jamais vou concordar e uma delas é o fato de ser apenas “bom” e nunca ser ótimo, o Zé Ricardo devido ao custo benefício é otimo e seria meu treinador em 2017 mas falar que o trabalho dele é excelente é forçar a barra e negar a realidade.
    Como assim resgatar a credibilidade da base? Fomos campeão desse mesmo campeonato em 2011, pelo texto parece que estavamos a 20 anos sem vencer.
    Kkkk quer dizer que escalar Marcio Araujo e deixar o Cuellar no banco é barrar os medalhões? Faça me o favor.
    Não preciso nem falar nas burradas que ele cometeu a escalar o ladrão do sheik, o pior jogador deste elenco.

    • Concordo com vc em quase tudo, apenas a parte que vc pediu p fraco cuellar no time me pareceu uma piada

      • Não é piada, Cuellar é um otimo jogador e me impressinou muito.

        • Também me impressionou no jogo contra o Fluminense no 1º turno! Porém após sua contusão, voltou muito mal e não merece assumir a titularidade do fraco e limitado Márcio Araújo.

          • O MA nem deveria ser titular pra começar. O ZR resolveu dar sequência pra ele e colocou o Cuellar só por necessidade. Como Cuellar poderia recuperar o futebol jogando de vez em nunca? E MA jogou bem só os dois primeiros jogos depois que assumiu. Depois foi mais do mesmo MA dos últimos anos e nos últimos 5 jogos anda comprometendo a equipe. Portanto MA e outros jogadores do elenco que tiram a vaga de jogadores melhores, mas que tem poucas chances é pura questão de comodismo do ZR. Isso vale o mesmo para o Arão, que desde a partida contra o Botafogo jogou apenas 4 ou 5 partidas bem e continua como titular absoluto. Anda também comprometendo a equipe. Cuellar e Ronaldo não substitui por nada esses dois.

          • Muito mal ? Ele não jogou bem contra o Figueirense? Mesmo tendo uma partida de titular ele tem assistência no campeonato, o Marcio Araújo tem qnts mesmo?
            O que faltou ao Cuellar foi uma sequência justa nesse time formado por Vaz, Rever, diego e etc. O melhor de Marcio Araújo nunca será o minimo do Cuellar.

      • Mostro e o craque Márcio Araujo né?

    • E sem falar que no texto ,chama o time da Alemanha de comum ..texto bem contraditório …

      • É bastante comum ser campeão da copa e enfiar 7×1 na seleção Brasileira.

      • *seleção

    • Juan, Donatti, Mancuello e Sheik não seriam os medalhões?

      Ele quando chegou ao time de juniores do Flamengo o mesmo tinha perdido de goleada para o Botafogo. Ele recuperou o lado emocional dos meninos e foi evoluindo para conquistar o título da Copa São Paulo.

      Pelo menos em um ponto concordamos, o Sheik deveria ter saído no meio do ano e não merece mais vestir o manto sagrado.

      • Pra mim desses que você citou so o Juan e o sheik são medalhões, falou se tanto em promessa que nunca vinga e o treinador utiliza Gabriel, a eterna promessa de 26 anos.

      • Alan …Acho que você apagou o questionamento que fez…..É claro que essa seleção que você chama de comum não possui um lotar Matheus,clisman. …mais daí a chamar de comun não né !….aquela seleção que perdeu pro Brasil na final da copa. ..poderia ser chamada de comum. ..

  • Sabe oque vai acontecer? No 4 jogo do ano que vem ele será demitido, ele naonesta preparado e vou falar mais a nossa diretoria esta assinando nossa eliminaçao precoce de uma L.A por nao ver as limitaçoes do nosso treinador. Hoje so temos um treinador capaz de dizermos esse cara sim e bom e porque e bom esta trabalhando esse e CUCA o cara sempre foi um mestre vide que o Palmeiras ganhou mesmo jogando mal. Gente o cara que barra jogadores por um bem de uma panela para mim nao e digno de nem pisar na calaçada da Gavea o quanto mais ser treinador fica a dica achou ele um treneiro e nao um técnico. A nao espantem se perdermos para o America.

    • Penso como você !

  • Nem totalmente concordo, nem totalmente discordo do texto. Temos duas equipes, antes e depois de Zé Ricardo. Antes dele, nossa equipe era extremamente ofensiva, marcando muitos gols, mas levando muitos gols também. Pós Zé, paramos de levar tantos gols mas paramos de fazê-los também. Porém, contudo, todavia, não tínhamos zagueiros e o Muralha era reserva. Não podemos dar 100% do mérito ao treinador, que melhorou muito tecnicamente com a chegada de reforços. O Zé acertou muito mais do que errou, mas estes erros nos custaram o título brasileiro. Mas será que chegaríamos a este patamar sem o Zé? Resumindo, o Zé é um técnico com um futuro promissor, mas está muito longe de estar pronto. SRN

    • concordo 95% do seu texto so discordo de achar que nosso time antes dele era ofensivo, na verdade nao tinhamos time na minha opinião tinhamos um bando e no inicio realmente noss ataque era fraco mais muito pela falta de qualidade de colocar pra dentro a bola pois eram criadas a jogadas, no segundo turno ate o jogo do botafogo eramos o melhor ataque do segundo turno sabia? entao este quesito melhorou, e concordo com vc sobre o Ze Ricardo ainda nao ser um tecnico pronto, ele esta abaixo de pelo menos 04 do brasileiro Cuca Marcelo Oliveira e Dorival junior porem estes sao mais rodados natural serem melhores, logo o Ze Ricardo é como vc disse promissor e precisa de aprimoramento.

    • Concordo.Mas temos que reconhecer que embora ainda falte algo, ele está entre os 5 melhores treinadores do Brasil e merece a chance.

    • Irmão, a equipe de muricy fez muitos gols em time do carioca, não dá pra comparar o nível.

  • Tirou água de pedra de um elenco onde os atacantes (pontas e centroavante) são ineficientes, arrumou o sistema defensivo que foi essa nossa grande arma nesse campeonato. O Saldo é positivo mas temos de esperar o fim do campeonato pois nada está definido ainda.

    • Concordo contigo.
      A torcida vai muito na empolgação, o problema não é tirar o Zé ricardo, é quem colocar?
      Gostaria muito de ver no Flamengo um Levir Culpi e Zé lado a lado.
      Deixava a parte tática para o Zé e na hora das mudanças o Levir tinha a palavra final. ( ate o Muricy mesmo poderia fazer essa transição ).
      Mas o que tem de realmente mudar e o pensamento de ganhar e segurar resultado. tem de se impôr de querer fazer 2,3,4 e golear mesmo.
      Tirando essa parte de segurar resultado, pra mim o Zé tem condições de ser o treinador.
      Outra OBS: nenhum clube que disputa a libertadores esporadicamente ganha na 1°vez, o flamengo tem de disputar varios anos seguidos para “aprender” a libertadores.

      • Se acostumar a Liberta. Atlético é um exemplo antes e depois do Ronaldinho.

        Obs: Mesmo gastando o que não tem.

      • Sei que é covardia usar esse exemplo, mas o Flamengo ganhou a primeira que participou. Talvez um tal de Zico tenha feito a diferença, né? Kkkk.

    • Concordo

    • É a primeira sequência negativa do cara e já querem demitir ele. É engraçado demais porque os mesmo que pensam assim são aqueles que pedem o Rueda…

      • Eu penso assim e não quero RUEDA ..DORIVAL !

        • Nossa, que cara de pau, você ainda admite que quer o Zé fora só por causa da sequência negativa. Lamentável, até porque mostra que você pensa que o gramado do vizinho é sempre verde, Dorival teve DUAS, DUAS sequências negativas durante o campeonato, ele chegou perder pro América e perdeu pro Figueirense em casa!

          Tudo bem, ele está tirando leite de pedra daquele elenco e é muito mais treinador que o Zé, mas ele teve duas sequências ruins no campeonato enquanto o inexperiente Zé só teve uma.

          • Guilherme, não faça afirmações as quais você não tem certeza. Primeiro que não necessariamente os que pedem a saída do ZR querem o Rueda. E segundo porque o Silvio aí critica ele há meses, próximo a data de sua efetivação. E outra, muita gente o criticava antes mesmo da sequência negativa, então é uma afirmação falsa, ou melhor, não é totalmente falsa nem verdadeira. Há casos que sim, mas a maioria não.

            • Sim, nem todos querem o Rueda, vi gente pedindo o Abel, Dorival, Levir e o Roger por aqui. Essa critica foi especificamente para aqueles que pedem o Rueda e não para os demais.

              Eu não tinha visto os comentários do Silvio antes da efetivação do Zé, tinha muitos que não confiavam no Zé, isso é fato. Mas o Silvio eu achava que ele era um frequentador recente do site porque eu não tinha visto ele em momentos anteriores. Mas ok.

              A minha critica é válida simplesmente porque o momento que o Zé passa o Rueda com certeza passaria no Flamengo ou até pior.

              • Concordo. Só tem uma coisa: quando a gnt argumenta porque o ZR não deveria continuar, tratam ele como se fosse a última bolacha do pacote: “vai colocar quem?” Pra mim são muitos os erros que ele comete e não se resolveriam com uma pré-temporada. Eu demitiria o Jayme, colocaria o ZR como auxiliar e contrataria um técnico mais experiente com bom trabalho recente pra Libertadores. Sei que o mercado é escasso, mas o ZR não é isso tudo. Não gosto do MO, que muitos idolatram aqui. Mas seria pior do que o ZR pra disputar a Libertadores? Fora que esse cara sempre arranja um jeito de chegar final da Copa do BR. Já seria um avanço pra gente que não ganha p…. nenhuma e é eliminado de tudo.

                • Tem muitos nomes melhores do que o Zé, a diferença que não estão livres. Temos o Roger, mas na minha opinião é seis por meia dúzia, MO provavelmente será demitido do Galo, mas ele com elenco mais caro que o nosso até agora não deu padrão para o time e comete os mesmos equívocos que o Zé comete, a diferença é que MO sempre cometeu os mesmo equívocos. Converse com um atleticano lúcido.

                  Na libertadores vai ser uma experiência diferente viu, mas eu tenho fé de que faremos uma campanha melhor que as anteriores. Mas se quisermos ganhar o título da libertadores, não perca tempo e traga o Rueda mesmo, mas duvido muito que tenham paciência com ele aqui.

                  Se for para tirar o Zé, eu dava um salário considerável para atrair o Dorival, mas sei que é muito dificil, então faz muito sentido mantê-lo aqui pensando numa filosofia de trabalho.

              • Guilherme realmente depois da sua efetivação eu fiquei um tempo sem aparecer aqui fiquei desgostoso ….Kkkkk. ..Já comentava desde o ano passado. ..lembro de todos aqui. ..inclusive de você …tem poucos que não vejo mais por aqui. ..Como um chamado Porteiro. …eu estava aqui quando o Galvão foi a grand sensação quando era o único a pedir a contratação do Mina (del-valle)…era dia sim dia não ele falando desse jogador. ..e quando o flamengo especulou sua contratação todos lembraram dele….era assim antes. .. Silvio Marcelo Monteiro iub maracelo

          • Guilherme. .Você falou que os mesmo que pedem sua demissão. ..São os mesmos que pedem Rueda. ….eu já quero sua demissão faz tempo e nem por isso quero Rueda…mais você está certo eu interpretei errado. ..

            • Se você pensa assim tudo bem, o problema é que tem gente que começou a criticar o cara depois dessa sequência ruim e já pedem o Rueda ou Roger…sendo que o primeiro demoraria uma temporada inteira para arrumar o time e o segundo é do mesmo nível do Zé.

              Sem ressentimentos.

              • Tranquilo. …só lembrando que o Dorival em sua última passagem estava arrumando o time…e só saiu por não aceitar a redução de salário. …..viva a democracia ..rsrs. .

                • Acho o nome do Dorival muito bom, entre todos que circulam aqui eu acho ele o ideal para o ano que vem, mas pensando a longo prazo eu gostaria do Rueda mesmo, sou paciente rss.

    • Eu acho ele um bom treinador, mas, no meu modo de ver, a sua maior deficiência é a sua incapacidade de fazer a leitura de jogo. Pelo menos se tivesse um auxiliar técnico mais experiente, porque com Jayme “Wonder” de Almeida vai ser dureza mudar o panorama tático do time durante uma partida adversa.

  • Vamo com calma aí né colega texto cheio de incoerências… barrou medalhões como culler (de 24 anos) pra escalar o jovem e promissor Márcio Araújo (de 32 anos)…

    A torcida sempre criticou a falta de capacidade do Zé em mudar um esquema durante um jogo ou para um jogo específico, nem um treinador do mundo pode ser refem de apenas um esquema tático, como aconteceu com o Zé esse ano, e digo mais, concordo que os pontas realmente caíram de produção, mas acho que muuto mais pelos adversários terem conseguidos taticamente anular esse esquema tático, e por terem aprendido a jogar contra nós do que por decadência individual.

    Vc fala que finalmente o nosso treinando parou de apostar nas eternas promessas que não vingam, sendo a maior delas o Gabriel, jogador que mais teve chances e nunca vingou, titular na grande maioria dos jogos do professor Zé!

    Então colega, esse texto seu é bem incoerente, Zé pode ter um bom potencial e por falta de opção pode ser até a escolha certa, é uma aposta(sssim como a troca por um medalhão agora tbm seria) porem falar que ele está pronto e força a barra pra não ver seus erros não é o caminho, Zé Ricardo precisa se repensar e mudar algumas insipiências e modo de montar esse time casso tenha a mínima pretenção de pelo menos ser competitivo nessa libertadores.

    • Excelente análise amigo. Coerente e realista, melhor que o texto do colunista.

    • E mais que colunista que segue a linha de raciocionio Viny Dunga aqui da coluna a questao falada sobre os tecnicos estrangeiros nao e por ser apenas estrangeiros e sim pela maneira que tecnicos argentinos principalmente trabalham e que pelo menos na minha opiniao o ze ricardo se encaixa, porem a quem nao concorda e tirando uma pequena parcela que quer Abel Braga ou outro dinossauro como tecnico, eles pedem tecnicos antenados com esta nova vsao de futebol como dorival junior ( que apos fracassar no palmeiras se reciclou na europa) Marcelo Oliveira, Cuca (que desde os tempos do botafogo jogava um futebol bonito de ser ver) ou os proprios estrangeiros, eu nao concordo em tirar o ze ricardo mais partilho da opiniao se for tirar nomes como estes ai que eu falei seriam otimas opções

      • Jhonny,
        Muito bom ter citado os treinadores acima e de todos o único que na minha humilde opinião aceitaria trocar pelo Zé Ricardo seria o Dorival Junior pelos excelentes trabalhos realizados no Santos e por ter uma certa facilidade em trabalhar com a base.

        Abel Braga não entendo como um treinador com cara de Flamengo, pois ganharia seus 700 mil para colocar um 442 básico com 2 cabeças de área estilo Márcio Araújo.

        Marcelo de Oliveira não conseguiu apresentar um equilíbrio defensivo e ofensivo pelas equipes onde passou! Na minha opinião tem disparado o melhor elenco do Brasil e mesmo assim não conseguiu levar o Atlético MG ao título brasileiro de 2016.

        Cuca após o Tite é sim o melhor técnico do Brasil, mas precisa começar a calçar as sandálias da humildade e trabalhar na questão da vaidade e do ego que muitas vezes faz perder a mão do elenco. Superado esse fator citado por muitos como ponto fraco desse treinador ele em breve será cotado para os melhores clubes do mundo.

    • Não concordo quanto a saberem nossa forma de jogar colega pois desde o início sabiam nossa forma de jogar. O que ocorreu realmente foi a queda de produção dos nossos volantes e as poucas e fracas opções de pontas. O primeiro fator diminuiu o poder do sistema defensivo fazendo com que tomássemos gols que não vínhamos tomando (Inter/Corinthians) e o segundo fator diminuiu mais ainda o fraco poder de nosso ataque: Desfalques de Everton e Ederson, que além de fazer o Fla perder duas opções para a titularidade o fez perder também as opções para a reserva.

      • E ai cabe uma critica ao ze ricardo, de quem eu aprovo ficar em 2017 estamos Marcio Araujo falhou tres jogos seguidos e nao ele nao tentou alternativas, Para voltou a ser o para de sempre porque nao voltar o rodinei? porque com tantos testes nas pontas ele nao tentou o Adryan que jogava assim no nantes? isto realmente ele poderia ter sido ousado

        • Infelizmente não temos um 1 volante que além de saber defender saiba sair jogando. Zé esbarrou nas limitações do elenco (pontas/1 vol) assim como o Muricy (dupla de zaga)

          • Porem com o time mostrando uma deficiencia e preciso ter saido da zona de conforto afinal era necessario arriscar se ainda sonhava com o titulo porque ali ja nao estava dando certo, enfim um erro que espero que ano que vem ele corrija pedindo este bendido primeiro volante que relegue o MA ao banco de reservas (ja que vai ficar) e repense em mudar o esquema as vezes caso seja a necessidade estou satisfeito com o trabalho dele mais teve sim estes erros.

        • Justamente. Falta varição tática ao time. Ele não pode insistir só com um esquema

          • Inclusive ele mata jogadores por conta do esquema…quanta se vezes vimos ele colocar Alan Patríck e mancullo como pontas? Sendo que são jogadores de meio (msncuello talvez nem tanto) ele tira um dos pontas s coloca um meia, porem para exercer a mesma função do ponta, isso não é variação tática.

        • Johnny. ..É interessante ver você colocar algumas dificuldades do zé e mesmo assim você pede sua permanência pra libertadores. …É porque não vê no mercado um técnico melhor que ele ? Ou porque acredita que com uma pré temporada ele vai rever alguns pontos onde errou?..

          • Bem primeiro pelo seu historico na base dirigiu subs em sequência e acho que so pulou o sub17 pro sub20 isto ja indica ser um cara competente e que sabe trabalhat com jogadores da base e o trabalho dele no sub20 onde deu pra acompanhar de fato foi muito bom coroando com o título da copa sao paulo da maneira que foi, quando muitos pediam pro flamengo apostar nele apos a saida do Muricy fui contra pois nao o achava preparado para esta mudanca que poderiamos nao resolver a situação do profissional e perderiamos um exclente tecnic da base, era a favor de trazer estrangeiro e coloca-lo como auxiliar e deixa-lo coresponsavel pela subida da base, eu nao esperava dele optar por Marcio Araújo pensei que ele daria chanves a ronaldo, porem ele mostrou competencia pra montar um time com jogadores questionaveis que funcinua a contento, a vaga na libertadores fase de grupos era o objetivo inicial titulo chegou a ser possivel mais convenhamos quem aqui acreditava sinceramente nisto quando Muricy saiu? De inicio com boa vontade ficariamos brigando no bolo pra chegar no g4 (afinal isto dr g6) mudou tem um mes, e o que vim fli um flamengo aguerridop conhecedor de suas limitacoes potem dominava as partidas e houve melhoras em numero de gols tanto que na última rodada eramos o melhor ataque do segundo turno, porem nap aprovava cem por cento o ze ((ma no time e algo difícil de aceitar) com o campeonato praticamente finalizado analisp que por ter pego po time no em maio ter tido o problema de perder treinamentos por viajar pra fora do rio em casa, e pelp time ter encrenado rápido e difícil trabalhar alternativas com afinco udar a basd entao quase impossivrl, logo por tudo que falei tenho a cdrteza que ele sabe onde erroou suas limitacoes e onde melhorar (espero que o ma seja um dos poucsperebas a ficar) e tambem que o tres tecnico que vejo no brasil com o perfil dele porem melhores que ele estao empregados (Dorival cuca e Oliveira)

            • Entendo seu ponto de vista….meu problema é Quando você fala que ele mostrou competência para montar um time com jogadores questionáveis …Como caramujo, Gabriel, cirino ,Sheik (que não agregou nada)…Acho que seria mérito do zé se ele só pudesse contar com esses perebas…..mais quando vejo que temos outros que poderiam ser usados e até melhores como mancu, Ronaldo, cuellar, Tiago santos,Adrian, fico frustrado….Vamos ver o que nos espera pra 2017

              .

              • Bem eu prefiro que ele monte jogadores que nao sao questionaveis que fique bem claro kkkkkk, e torcer sim ue ano que v os perebas diminuem (ja quema vao ficar) que venham os titulres que estao sendo cogitado mais o uso da base.

      • Justamente por conta disso e ele como técnico do clube era o principal a identificar o problema e corrigi-lo. O nome disso é variação tática. Como bem disse o amigo acima.

        • Tem um projeto da diretoria de implementação de uma filosofia de jogo (1 sistema), Muricy veio e implementou o esquema com pontas saiu e o Zé continuou a usar o esquema com pontas. Não sei mas acho que é por isso que ele insiste no mesmo esquema (mesmo que esbarre na limitação do elenco em posições cruciais para esse esquema).

          • Entendi. Mas acho isso um problema. Principalmente para jogos como a libertadores…

            • Mas ai já é filosofia de diretoria. O que não o impede variar o esquema durante as partidas.

              • ter um esquema unico nao obriga o tecnico a nao usar outros em determinados momentos, por isto volto a falar o Ze precisa reconher aonde errou pra se aperfeicoar (e acredito que ele sabe aonde errou) para estes erros diminuirem com o tempo.

                • Esse é o ponto …Como ele vai se aperfeiçoar se na cabeça dele ele não errou. …

      • Concordo que o desempenho individual caiu, mas acho que faltou variação, por exemplo, Damião é guerreiro jogaram juntos uma vez e foram bem, quando servidos por dois meias que ajudavam (mesmo que em menor escala) na defesa. Dps nunca mais jogaram juntos dnv…Pegamos um jogo contra o botafogo onde só a vitória importava, o time adversário foi pro jogo pra empatar (fato notório e sabido) todo fechado, tudo bem até entendo começar o jogo com os pontas, mas não surgindo efeito, ele trocou jogadores e manteve o esquema.

        • Opa vamos que vamos! Gosto assim de debater com pessoas desse nível.

          Vamos lá grande Oliveira:
          Na era Muricy o Sheik era o homem de confiança do treinador e jogava todos os jogos, sempre deixando um rombo na parte defensiva como todos sabemos.

          Se você acha que barrar Juan e Sheik não e tirar os medalhões de grande renome no elenco, realmente temos divergências sérias de entendimento. Cuellar tem 24 anos, mas foi contratado para ser titular, até ai entendo não colocar ele dentro os medalhões citados acima, porém o Mancuello e o Donatti pela grande promessa e quantidade de dinheiro investido, na minha opinião poderiam ser considerados como! Mas respeito e entendo sua opinião.

          O amigos SilasT foi muito assertivo quando disse que vários jogadores tiveram uma queda acentuada de desempenho, peço que reveja as partidas do Jorge, Pará e Arão para entendermos boa parte da queda que nosso time teve nessa reta final, pois na minha ausência do Everton que mesmo com suas limitações ofensivas, contribuiu para o crescimento do Jorge, dando a segurança necessário na parte defensiva devido sua ótima obediência tática.

          Tenho certeza que comentários como os dos amigos acima só ajudam enriquecer nosso debate.

          SRN.

          Allan Garcia.

          • Opa! Então não acho que sheik e juan foram “barrados” sheik primeiro se machucou e por isso ficou muito tempo fora, quanto ao juan ele se lesionou tbm e entrou Vaz e rever, que realmente se entrosaram e deu certo não fazia sentido mexer.

            Então eu acho tbm que culler realmente não mostrou o pq veio, falhou algumas vezes, mas tem potencial, gostaria de ver o Zé trabalhar esse jogador ao invés de ficar com o Márcio Araújo intocalvelmente no meio.
            Quanto a mancuello acho ele muito mal aproveitado, por nosso técnico jogador bom, “versátil”, não pode ser usado como o Zé o usa,apenas quando precisa vencer e jogando no abafo nos últimos 20 minutos. Mancuello e Diego quase não jogaram juntos

            Enfim não sei se trocaria o técnico agora, muito por falta de opção, mas se o Zé Ricardo não mudar não vai aguentar até o meio do ano.

    • a eterna promessa acho que ele se referiu ao Adryan,jogador esse que voltou com bagagem europeia,entrou em2 partidas uma 5 minutos e outra aos 35 do 2 tempo,jogando bem por sinal deixando o mancu na cara do go contra o santos,..Realidade deve ser o gabriel como vc citou.. 5380 oportunidades sequencia de mais de 10 jogos como titular..

    • Apesar de discordar em algumas partes, foi o comentário mais sensato até qui.

    • Perfeito!

    • Falou bem.
      Apenas acrescentando, ele contraria a logica e impõe um sistema único de jogo SOBRE o elenco, em vez de montar um esquema com variações em função do que o elenco tem de melhor, aproveitando, inclusive, a molecada da base.

  • Não vou falar que será um 7×1 pro América do México pois gostaria de mais uma temporada para avaliar o trabalho dele.

  • *iminente, amigo colunista. Não eminente.

  • Triste.

  • ZR é o Jayme de 2013/2014, pegou um esquema de jogo já pronto e montado e encaixou peças que os antigos treinadores não conseguiam enxergar (ate ai ótimo), porem não sabem sair disso. ZR é paneleiro e não gosta de “estrangeiro” isso o Jayme pelo menos permitia (insistia em Mugni). Porem com sua panela vai fazer essa diretoria renovar com jogadores como M. Araújo, Gabriel , tentar o Fernandinho e por ai vai. O filme é repetido o cenário é igual e todos nós já sabemos o final.O super temido León manda aquele abraço.

  • Todo elenco tem bons jogadores e jogadores questionáveis.
    O Flamengo precisa de pelo menos 3 jogadores que venham pra mudar nosso patamar.
    E que nesse meio de jogadores esteja o Everton Ribeiro.
    Vitinho também mudaria completamente o patamar do time, só faltaria um primeiro volante pra tomar a vaga do Márcio Araújo, e que esse seja o Felipe Melo.
    Só tenho uma dúvida na zaga, talvez não renovaria com Rever, e pegaria o Cleber que é mais veloz pra jogar com Donatti.
    Aí creio que o Flamengo terá um elenco a altura de libertadores, Zé Ricardo é bom técnico, só é inexperiente, o time do Flamengo que é ruim.
    Diretoria, de ao Zé e ao torcedor, o elenco que nós merecemos torcer e o Flamengo merece pela sua grandeza.

  • Eu quero saber quando será OFICIAL que vamos dispensar Cirino e Gabriel. E não renovar com MA. E também quero saber quando o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL vai agir e começar a contratar jogadores de nível libertadores.

    • Concordo plenamente. Chega de perder tempo com jogadores que tiveram tempo para desenvolver um futebol pelo menos mediano e que nada conseguiram.

    • Vai ser à Noite, nos nossos Sonhos.

      • Kkkkk

      • Kkkkkk

      • Kkkkkk

    • MA é quase certo que fique…Sheik, Juan e Chiquinho provavelmente não fiquem. Cirino o Santos está interessado e o Gabriel nenhuma informação até agora.

      • Ok, isso já sabemos. Eu quero informação OFICIAL mesmo. Conforme citei acima.

        Ex: O Presidente EBM dando entrevista falando que não vai contar mais com Cirino e Gabriel. Essas informações que me interessam. Ou então ele dar uma entrevista falando que contratou Everton Ribeiro, isso que eu quero saber de forma OFICIAL.

        • Marcio araujo vai ficar temos que torcer que estes outros nomes ai nao.

    • Ta difícil…esses merdas são é os queridinhos do zé, mas uma libertadores que passaremos vergonha e seremos chacota dos outros torcedores.

    • Pode marcar, só no final do ano que vem. Infelizmente.

  • Incrível como a torcida é, já estão duvidando do nosso título da liberta por causa de uma sequencia ruim

    • Normal, ano passado quando ganhamos 6 seguidas tinha gente pensando no título.

    • Tem uns que acham o Márcio Araújo craque só porquê estamos em terceiro…

    • Eu não duvido do título por causa dos últimos resultados e sim por causa da permanência do zé. ..

  • Só vim aqui porque O Título da Matéria me Fez Rir ?????.

  • É. Momento pessimista. Com certeza nao iremos longe na competição.

Comentários não são permitidos.