Bastidores

Agora é oficial! Zé Ricardo comandará o Flamengo à conquista da Libertadores 2017

Finalmente o digníssimo presidente Eduardo Bandeira resolveu anunciar de forma oficial a continuidade do promissor técnico José Ricardo, que mesmo muito questionado por grande parte da crônica esportiva e dos exigentes torcedores rubro-negros, fez um excelente trabalho à frente do nosso amado Flamengo ao longo de 2016.

Sou um torcedor apaixonado pelo Flamengo, mas busco ser o mais justo e coerente possível quanto às minhas análises, para transmitir a todos vocês uma opinião isenta de “clubismo” ou até mesmo tendenciosa, como venho percebendo ao longo dos anos.

Após a vergonhosa derrota da seleção brasileira de futebol para a normal seleção alemã, muitos reivindicaram uma mudança brusca de cultura, de jogadores, de treinadores e principalmente da direção dos clubes e da falida CBF. Os jornalistas e comentaristas que gritavam aos quatro ventos a aproximadamente dois anos atrás, são os mesmos impacientes que criticam o planejamento de médio prazo e a inovação por técnicos promissores como José Ricardo e Jair Ventura. Elogiam a chegada de estrangeiros como Paulo Bento, que teve uma passagem vergonhosa pela Toca da Raposa, Edgardo Bauza, que apenas conseguiu retardar uma eminente eliminação do São Paulo na Copa Libertadores da América, com seus devaneios de escalar jogadores fora de posições e enviar bilhetinhos aos jogadores durante os jogos.

Deixo aqui uma grande pergunta a todos os leitores: a solução está realmente nos poderosos técnicos estrangeiros?

A verdade é que José Ricardo Mannarino foi pinçado da base do Flamengo, após ter conseguido resgatar a credibilidade dos meninos e conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Conhecido por possuir um perfil educador e estratégico, chegou sobre grande desconfiança da torcida e até mesmo do elenco. Apesar dos muitos questionamentos e desafios enfrentados ao longo do ano, destacarei dois que considero, fundamentais para seu sucesso.

Primeiro grande desafio foi bancar a continuidade do 4-1-4-1 ou 4-3-3, constituído pelo antigo técnico, e por mais que grande parte da mídia e dos torcedores continuem questionando até hoje o fato de não ter cedido as pressões, fica claro faltando apenas quatro rodadas para o final da temporada, que ele teve razão em ter dado continuidade no esquema estabelecido no planejamento inicial.

Segundo grande desafio, foi barrar os “vulgos medalhões”, deixou jogadores como Juan, Cuéllar e Mancuello no banco e afastou o até então homem de confiança do antigo treinador, Emerson Sheik! Jogador esse que ficou de chinelinho o ano todo e acabou ganhando espaço no final do ano devido a queda brusca dos nossos atacantes de ponta e um enorme vacilo de uma eterna promessa.

Poderia defender o Zé Ricardo utilizando um argumento no qual tendenciosamente muitos insistem em criticar a diretoria quanto à contratação do Guerrero. Sim, o custo x benefício que o Zé Ricardo entrega ao Flamengo só não será maior/melhor que o Jair Ventura entregará ao Botafogo, caso consiga a heróica façanha de classificar o limitado time a uma possível vaga na Libertadores 2017.

Então imensa nação, peço que dêem um voto de confiança para o nosso promissor treinador José Ricardo, pois participará ativamente da definição do esquema tático, escolherá os jogadores que deverão continuar no elenco 2017, liberando alguns com idade elevada que tem onerado nossa folha de pagamento, assim como as eternas promessas que nunca viraram realidade e principalmente aprovará alguns dos 300 nomes que já começam a ser especulados como reforço para 2017.

Mediante tais fatos relatados acima e a grande escassez de treinadores com elevado potencial para entregar um custo x benefício melhor do que o nosso atual treinador, que errou e acertou, como todos os demais, mas acima de tudo demonstrou uma enorme capacidade de adaptação, amadurecimento, organização tática e bons resultados trabalhando sob pressão, que reitero meu total apoio para juntos conquistarmos a tão sonhada Libertadores da América 2017.

Allan Garcia
“O Polêmico”

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @AllanLeiteGarci!

Inscreva-se no canal TV Coluna do Flamengo:
https://www.youtube.com/colunadoflamengoresenha

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • É. Momento pessimista. Com certeza nao iremos longe na competição.

  • Incrível como a torcida é, já estão duvidando do nosso título da liberta por causa de uma sequencia ruim

    • Normal, ano passado quando ganhamos 6 seguidas tinha gente pensando no título.

    • Tem uns que acham o Márcio Araújo craque só porquê estamos em terceiro...

    • Eu não duvido do título por causa dos últimos resultados e sim por causa da permanência do zé. ..

  • Eu quero saber quando será OFICIAL que vamos dispensar Cirino e Gabriel. E não renovar com MA. E também quero saber quando o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL vai agir e começar a contratar jogadores de nível libertadores.

    • Concordo plenamente. Chega de perder tempo com jogadores que tiveram tempo para desenvolver um futebol pelo menos mediano e que nada conseguiram.

    • MA é quase certo que fique...Sheik, Juan e Chiquinho provavelmente não fiquem. Cirino o Santos está interessado e o Gabriel nenhuma informação até agora.

      • Ok, isso já sabemos. Eu quero informação OFICIAL mesmo. Conforme citei acima.

        Ex: O Presidente EBM dando entrevista falando que não vai contar mais com Cirino e Gabriel. Essas informações que me interessam. Ou então ele dar uma entrevista falando que contratou Everton Ribeiro, isso que eu quero saber de forma OFICIAL.

        • Marcio araujo vai ficar temos que torcer que estes outros nomes ai nao.

    • Ta difícil...esses merdas são é os queridinhos do zé, mas uma libertadores que passaremos vergonha e seremos chacota dos outros torcedores.

  • Todo elenco tem bons jogadores e jogadores questionáveis.
    O Flamengo precisa de pelo menos 3 jogadores que venham pra mudar nosso patamar.
    E que nesse meio de jogadores esteja o Everton Ribeiro.
    Vitinho também mudaria completamente o patamar do time, só faltaria um primeiro volante pra tomar a vaga do Márcio Araújo, e que esse seja o Felipe Melo.
    Só tenho uma dúvida na zaga, talvez não renovaria com Rever, e pegaria o Cleber que é mais veloz pra jogar com Donatti.
    Aí creio que o Flamengo terá um elenco a altura de libertadores, Zé Ricardo é bom técnico, só é inexperiente, o time do Flamengo que é ruim.
    Diretoria, de ao Zé e ao torcedor, o elenco que nós merecemos torcer e o Flamengo merece pela sua grandeza.

  • ZR é o Jayme de 2013/2014, pegou um esquema de jogo já pronto e montado e encaixou peças que os antigos treinadores não conseguiam enxergar (ate ai ótimo), porem não sabem sair disso. ZR é paneleiro e não gosta de "estrangeiro" isso o Jayme pelo menos permitia (insistia em Mugni). Porem com sua panela vai fazer essa diretoria renovar com jogadores como M. Araújo, Gabriel , tentar o Fernandinho e por ai vai. O filme é repetido o cenário é igual e todos nós já sabemos o final.O super temido León manda aquele abraço.

  • Não vou falar que será um 7x1 pro América do México pois gostaria de mais uma temporada para avaliar o trabalho dele.

  • Vamo com calma aí né colega texto cheio de incoerências... barrou medalhões como culler (de 24 anos) pra escalar o jovem e promissor Márcio Araújo (de 32 anos)...

    A torcida sempre criticou a falta de capacidade do Zé em mudar um esquema durante um jogo ou para um jogo específico, nem um treinador do mundo pode ser refem de apenas um esquema tático, como aconteceu com o Zé esse ano, e digo mais, concordo que os pontas realmente caíram de produção, mas acho que muuto mais pelos adversários terem conseguidos taticamente anular esse esquema tático, e por terem aprendido a jogar contra nós do que por decadência individual.

    Vc fala que finalmente o nosso treinando parou de apostar nas eternas promessas que não vingam, sendo a maior delas o Gabriel, jogador que mais teve chances e nunca vingou, titular na grande maioria dos jogos do professor Zé!

    Então colega, esse texto seu é bem incoerente, Zé pode ter um bom potencial e por falta de opção pode ser até a escolha certa, é uma aposta(sssim como a troca por um medalhão agora tbm seria) porem falar que ele está pronto e força a barra pra não ver seus erros não é o caminho, Zé Ricardo precisa se repensar e mudar algumas insipiências e modo de montar esse time casso tenha a mínima pretenção de pelo menos ser competitivo nessa libertadores.

    • Excelente análise amigo. Coerente e realista, melhor que o texto do colunista.

    • E mais que colunista que segue a linha de raciocionio Viny Dunga aqui da coluna a questao falada sobre os tecnicos estrangeiros nao e por ser apenas estrangeiros e sim pela maneira que tecnicos argentinos principalmente trabalham e que pelo menos na minha opiniao o ze ricardo se encaixa, porem a quem nao concorda e tirando uma pequena parcela que quer Abel Braga ou outro dinossauro como tecnico, eles pedem tecnicos antenados com esta nova vsao de futebol como dorival junior ( que apos fracassar no palmeiras se reciclou na europa) Marcelo Oliveira, Cuca (que desde os tempos do botafogo jogava um futebol bonito de ser ver) ou os proprios estrangeiros, eu nao concordo em tirar o ze ricardo mais partilho da opiniao se for tirar nomes como estes ai que eu falei seriam otimas opções

      • Jhonny,
        Muito bom ter citado os treinadores acima e de todos o único que na minha humilde opinião aceitaria trocar pelo Zé Ricardo seria o Dorival Junior pelos excelentes trabalhos realizados no Santos e por ter uma certa facilidade em trabalhar com a base.

        Abel Braga não entendo como um treinador com cara de Flamengo, pois ganharia seus 700 mil para colocar um 442 básico com 2 cabeças de área estilo Márcio Araújo.

        Marcelo de Oliveira não conseguiu apresentar um equilíbrio defensivo e ofensivo pelas equipes onde passou! Na minha opinião tem disparado o melhor elenco do Brasil e mesmo assim não conseguiu levar o Atlético MG ao título brasileiro de 2016.

        Cuca após o Tite é sim o melhor técnico do Brasil, mas precisa começar a calçar as sandálias da humildade e trabalhar na questão da vaidade e do ego que muitas vezes faz perder a mão do elenco. Superado esse fator citado por muitos como ponto fraco desse treinador ele em breve será cotado para os melhores clubes do mundo.

    • Não concordo quanto a saberem nossa forma de jogar colega pois desde o início sabiam nossa forma de jogar. O que ocorreu realmente foi a queda de produção dos nossos volantes e as poucas e fracas opções de pontas. O primeiro fator diminuiu o poder do sistema defensivo fazendo com que tomássemos gols que não vínhamos tomando (Inter/Corinthians) e o segundo fator diminuiu mais ainda o fraco poder de nosso ataque: Desfalques de Everton e Ederson, que além de fazer o Fla perder duas opções para a titularidade o fez perder também as opções para a reserva.

      • E ai cabe uma critica ao ze ricardo, de quem eu aprovo ficar em 2017 estamos Marcio Araujo falhou tres jogos seguidos e nao ele nao tentou alternativas, Para voltou a ser o para de sempre porque nao voltar o rodinei? porque com tantos testes nas pontas ele nao tentou o Adryan que jogava assim no nantes? isto realmente ele poderia ter sido ousado

        • Infelizmente não temos um 1 volante que além de saber defender saiba sair jogando. Zé esbarrou nas limitações do elenco (pontas/1 vol) assim como o Muricy (dupla de zaga)

          • Porem com o time mostrando uma deficiencia e preciso ter saido da zona de conforto afinal era necessario arriscar se ainda sonhava com o titulo porque ali ja nao estava dando certo, enfim um erro que espero que ano que vem ele corrija pedindo este bendido primeiro volante que relegue o MA ao banco de reservas (ja que vai ficar) e repense em mudar o esquema as vezes caso seja a necessidade estou satisfeito com o trabalho dele mais teve sim estes erros.

        • Justamente. Falta varição tática ao time. Ele não pode insistir só com um esquema

          • Inclusive ele mata jogadores por conta do esquema...quanta se vezes vimos ele colocar Alan Patríck e mancullo como pontas? Sendo que são jogadores de meio (msncuello talvez nem tanto) ele tira um dos pontas s coloca um meia, porem para exercer a mesma função do ponta, isso não é variação tática.

        • Johnny. ..É interessante ver você colocar algumas dificuldades do zé e mesmo assim você pede sua permanência pra libertadores. ...É porque não vê no mercado um técnico melhor que ele ? Ou porque acredita que com uma pré temporada ele vai rever alguns pontos onde errou?..

          • Bem primeiro pelo seu historico na base dirigiu subs em sequência e acho que so pulou o sub17 pro sub20 isto ja indica ser um cara competente e que sabe trabalhat com jogadores da base e o trabalho dele no sub20 onde deu pra acompanhar de fato foi muito bom coroando com o título da copa sao paulo da maneira que foi, quando muitos pediam pro flamengo apostar nele apos a saida do Muricy fui contra pois nao o achava preparado para esta mudanca que poderiamos nao resolver a situação do profissional e perderiamos um exclente tecnic da base, era a favor de trazer estrangeiro e coloca-lo como auxiliar e deixa-lo coresponsavel pela subida da base, eu nao esperava dele optar por Marcio Araújo pensei que ele daria chanves a ronaldo, porem ele mostrou competencia pra montar um time com jogadores questionaveis que funcinua a contento, a vaga na libertadores fase de grupos era o objetivo inicial titulo chegou a ser possivel mais convenhamos quem aqui acreditava sinceramente nisto quando Muricy saiu? De inicio com boa vontade ficariamos brigando no bolo pra chegar no g4 (afinal isto dr g6) mudou tem um mes, e o que vim fli um flamengo aguerridop conhecedor de suas limitacoes potem dominava as partidas e houve melhoras em numero de gols tanto que na última rodada eramos o melhor ataque do segundo turno, porem nap aprovava cem por cento o ze ((ma no time e algo difícil de aceitar) com o campeonato praticamente finalizado analisp que por ter pego po time no em maio ter tido o problema de perder treinamentos por viajar pra fora do rio em casa, e pelp time ter encrenado rápido e difícil trabalhar alternativas com afinco udar a basd entao quase impossivrl, logo por tudo que falei tenho a cdrteza que ele sabe onde erroou suas limitacoes e onde melhorar (espero que o ma seja um dos poucsperebas a ficar) e tambem que o tres tecnico que vejo no brasil com o perfil dele porem melhores que ele estao empregados (Dorival cuca e Oliveira)

          • Entendo seu ponto de vista....meu problema é Quando você fala que ele mostrou competência para montar um time com jogadores questionáveis ...Como caramujo, Gabriel, cirino ,Sheik (que não agregou nada)...Acho que seria mérito do zé se ele só pudesse contar com esses perebas.....mais quando vejo que temos outros que poderiam ser usados e até melhores como mancu, Ronaldo, cuellar, Tiago santos,Adrian, fico frustrado....Vamos ver o que nos espera pra 2017

            .

          • Bem eu prefiro que ele monte jogadores que nao sao questionaveis que fique bem claro kkkkkk, e torcer sim ue ano que v os perebas diminuem (ja quema vao ficar) que venham os titulres que estao sendo cogitado mais o uso da base.

      • Justamente por conta disso e ele como técnico do clube era o principal a identificar o problema e corrigi-lo. O nome disso é variação tática. Como bem disse o amigo acima.

        • Tem um projeto da diretoria de implementação de uma filosofia de jogo (1 sistema), Muricy veio e implementou o esquema com pontas saiu e o Zé continuou a usar o esquema com pontas. Não sei mas acho que é por isso que ele insiste no mesmo esquema (mesmo que esbarre na limitação do elenco em posições cruciais para esse esquema).

          • Entendi. Mas acho isso um problema. Principalmente para jogos como a libertadores...

          • Mas ai já é filosofia de diretoria. O que não o impede variar o esquema durante as partidas.

          • ter um esquema unico nao obriga o tecnico a nao usar outros em determinados momentos, por isto volto a falar o Ze precisa reconher aonde errou pra se aperfeicoar (e acredito que ele sabe aonde errou) para estes erros diminuirem com o tempo.

          • Esse é o ponto ...Como ele vai se aperfeiçoar se na cabeça dele ele não errou. ...

      • Concordo que o desempenho individual caiu, mas acho que faltou variação, por exemplo, Damião é guerreiro jogaram juntos uma vez e foram bem, quando servidos por dois meias que ajudavam (mesmo que em menor escala) na defesa. Dps nunca mais jogaram juntos dnv...Pegamos um jogo contra o botafogo onde só a vitória importava, o time adversário foi pro jogo pra empatar (fato notório e sabido) todo fechado, tudo bem até entendo começar o jogo com os pontas, mas não surgindo efeito, ele trocou jogadores e manteve o esquema.

        • Opa vamos que vamos! Gosto assim de debater com pessoas desse nível.

          Vamos lá grande Oliveira:
          Na era Muricy o Sheik era o homem de confiança do treinador e jogava todos os jogos, sempre deixando um rombo na parte defensiva como todos sabemos.

          Se você acha que barrar Juan e Sheik não e tirar os medalhões de grande renome no elenco, realmente temos divergências sérias de entendimento. Cuellar tem 24 anos, mas foi contratado para ser titular, até ai entendo não colocar ele dentro os medalhões citados acima, porém o Mancuello e o Donatti pela grande promessa e quantidade de dinheiro investido, na minha opinião poderiam ser considerados como! Mas respeito e entendo sua opinião.

          O amigos SilasT foi muito assertivo quando disse que vários jogadores tiveram uma queda acentuada de desempenho, peço que reveja as partidas do Jorge, Pará e Arão para entendermos boa parte da queda que nosso time teve nessa reta final, pois na minha ausência do Everton que mesmo com suas limitações ofensivas, contribuiu para o crescimento do Jorge, dando a segurança necessário na parte defensiva devido sua ótima obediência tática.

          Tenho certeza que comentários como os dos amigos acima só ajudam enriquecer nosso debate.

          SRN.

          Allan Garcia.

          • Opa! Então não acho que sheik e juan foram "barrados" sheik primeiro se machucou e por isso ficou muito tempo fora, quanto ao juan ele se lesionou tbm e entrou Vaz e rever, que realmente se entrosaram e deu certo não fazia sentido mexer.

            Então eu acho tbm que culler realmente não mostrou o pq veio, falhou algumas vezes, mas tem potencial, gostaria de ver o Zé trabalhar esse jogador ao invés de ficar com o Márcio Araújo intocalvelmente no meio.
            Quanto a mancuello acho ele muito mal aproveitado, por nosso técnico jogador bom, "versátil", não pode ser usado como o Zé o usa,apenas quando precisa vencer e jogando no abafo nos últimos 20 minutos. Mancuello e Diego quase não jogaram juntos

            Enfim não sei se trocaria o técnico agora, muito por falta de opção, mas se o Zé Ricardo não mudar não vai aguentar até o meio do ano.

    • a eterna promessa acho que ele se referiu ao Adryan,jogador esse que voltou com bagagem europeia,entrou em2 partidas uma 5 minutos e outra aos 35 do 2 tempo,jogando bem por sinal deixando o mancu na cara do go contra o santos,..Realidade deve ser o gabriel como vc citou.. 5380 oportunidades sequencia de mais de 10 jogos como titular..

    • Apesar de discordar em algumas partes, foi o comentário mais sensato até qui.

    • Falou bem.
      Apenas acrescentando, ele contraria a logica e impõe um sistema único de jogo SOBRE o elenco, em vez de montar um esquema com variações em função do que o elenco tem de melhor, aproveitando, inclusive, a molecada da base.

Notícias recentes

Após derrota para Fluminense, Filipe Luís prega foco na Copa do Brasil: “Limpar a cabeça”

Flamengo perdeu por 2 a 0 para o Fluminense, pela 30ª rodada do Brasileirão Filipe…

18/10/2024

Filipe Luís diagnostica problema de Alcaraz no Flamengo e diz: “Não consigo entrar na cabeça dele”

Charly Alcaraz jogou 90 minutos pela primeira vez com a camisa do Flamengo Alcaraz marcou…

18/10/2024

Filipe Luís vê ‘falta de timing’ de Gabigol em falha recorrente durante jogo do Flamengo contra o Fluminense

Em entrevista pós-jogo, Filipe Luís falou sobre a performance de Gabigol no clássico contra o…

18/10/2024

Corinthians não pagará multa e vai usar Hugo Souza contra o Flamengo na Copa do Brasil; entenda

Jogo decisivo pela semifinal acontece no domingo (20), em São Paulo O caso envolvendo Hugo…

18/10/2024

Flamengo ou Sport? Ex-Globo diz não ter dúvidas sobre quem é o campeão brasileiro de 1987

Octacampeão brasileiro, o Flamengo conquistou o tetra em 1987 O Brasil inteiro não tem dúvida…

18/10/2024

Derrota para Fluminense terá ‘sequelas’ contra Corinthians? Rossi detalha sentimento do Fla para Copa do Brasil

Flamengo terá pouco tempo para se recuperar após derrota para o Fluminense Agora é juntar…

18/10/2024