O Flamengo foi até o Mineirão nesta última quarta-feira e venceu o América-MG por 1 a 0, confirmando o rebaixamento do Coelho para a Série B. Mas não fez um jogo à altura de um time que briga pelo título, na avaliação do comentarista Henrique Fernandes. Na avaliação dele, o Flamengo jogou para o gasto para somar os três pontos que ainda o fazem pensar em chegar à liderança na reta final do Campeonato Brasileiro.
– O Flamengo não fez um grande jogo no Mineirão, jogou para o gasto, de forma competitiva, tentando fazer com o que o América-MG, principalmente depois que fez 1 a 0, não crescesse e gostasse do jogo no segundo tempo, mas ainda assim sofreu. O América-MG forçou o Paulo Victor a fazer uma grande defesa, as primeiras oportunidades e as melhores do primeiro tempo foram do América-MG. O Flamengo chegou a bater 70% de posse de bola na primeira etapa, mas não conseguia entrar na defesa americana, que se fechou muito bem, e o América-MG no contra-ataque teve duas oportunidades, chegou a acertar a trave numa cobrança de falta do Jonas.
Ainda segundo Henrique Fernandes, o Flamengo tinha um jogo mais complicado até marcar o gol da vitória, aos 32 minutos, quando Jorge levantou a bola na área e Everton cabeceou fraquinho. A bola raspou em Jonas e deixou o goleiro João Ricardo batido no lance. A partir daí, o time carioca teve mais controle da partida, mesmo sem criatividade.
– O jogo tinha essa cara e era complicado para o Flamengo até o gol. No momento que o Everton cabeceia, a bola desvia no Jonas e entra, o jogo muda, porque o Flamengo passa a ter 1 a 0 no placar, podia ter a bola com tranquilidade, o América-MG é forçado a sair e aí o Flamengo pode jogar de forma mais controlada na partida. Mas não fez uma grande atuação, teve muita pouca criatividade. Para se ter uma ideia em números, a primeira finalização do Flamengo foi aos 22 minutos, numa cabeçada do Leandro Damião. Até os 30 minutos do primeiro tempo o Flamengo tinha chutado duas vezes só a gol. Teve muita dificuldade para jogar o jogo, mas o mais importante conseguiu, que era pontuar nessa partida. Faz agora mais dois jogos em casa e um fora, antes eram dois em casa e dois fora, e esse era o fora mais acessível, teoricamente. A última rodada é fora contra o Atlético-PR. Foi muito importante o resultado para o Flamengo, nem tão empolgante.
Com 66 pontos, o Flamengo assumiu a segunda colocação, ultrapassando o Santos, que ainda joga nesta quinta-feira. Agora, a equipe do técnico Zé Ricardo terá que se manter atenta a Belo Horizonte mais uma vez, já que o Atlético-MG enfrenta o líder Palmeiras no Independência nesta quinta. O Alviverde tem 70 pontos na liderança.
– Os olhos do Flamengo na rodada se voltam novamente para Belo Horizonte. O Flamengo joga de novo em Belo Horizonte amanhã (quinta). O Flamengo é Atlético-MG, precisa que o Palmeiras tropece para o “cheirinho” voltar mais uma vez e para o time ganhar força na reta final do campeonato. Hoje valeu muito pelo resultado, não tanto pela atuação. Mas em reta final de campeonato você precisa de pontos, e o Flamengo conseguiu – concluiu Henrique Fernandes.
Fonte: GE