Após o luto, as ‘viúvas de ex-treinadores do Flamengo’ apareceram

Compartilhe com os amigos

“Acordem! O passado não volta. Passado não entra em campo. Nem o nome. Foi provado com Oswaldo de Oliveira, Luxemburgo, Muricy”…

Há alguns meses, quando Zé Ricardo foi escolhido para ser o treinador do Flamengo, falei que o momento era para se fazer um trabalho a longo prazo e que o clube acertava ao escolher um profissional que praticava um futebol mais atualizado. Àquela altura lembrei também que era tempo de reconstrução e paciência, caso contrário as “viúvas de ex-treinadores” apareceriam. Pois bem, elas apareceram.

No fim de 2015 eu trouxe, com exclusividade nessa coluna, que Muricy seria treinador do Flamengo. Isso após trágicas experiências com Luxemburgo e Oswaldo. Falava também que não era uma boa aposta exatamente no momento em que o clube tentava mudar seu patamar e jogar de forma moderna. Com ele no comando, o Rubro-Negro perdeu para times de todas as quatro divisões, como Volta Redonda (Série D), Confiança, Fortaleza (ambos Série C) e Vasco (Série B). Foi eliminado de tudo.

O que se vislumbrava para a equipe no Brasileirão era terrível, mais um ano lutando pelo rebaixamento? Mas aí veio Zé Ricardo. Inexperiente, testando esquemas e jogadores, vencendo e perdendo. Achou um time com jogadores que ele não contratou. Começou a disputar um título que nem o mais otimista flamenguista imaginaria. Recuperou Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz, Fernandinho… mas a torcida continuava a não confiar e esperando um vacilo para o “Bloco da Corneta” sair às ruas. Agora com a queda de rendimento do time na reta final do Campeonato, o Bloco está na rua.

Já pedem que Zé Ricardo saia em 2017, questionam o time, questionam a diretoria, questionam tudo. Só não questionam é por que o Flamengo está disputando um título, uma façanha enorme, ao invés de estar como pior do Rio, coisa costumeira com os “medalhões”. Acordem! O passado não volta. Passado não entra em campo. Nem o nome. Foi provado com Oswaldo de Oliveira, Luxemburgo, Muricy…

O que mais revolta no futebol brasileiro (principalmente no torcedor!) é não perceber o quanto atrasado estamos. A cada novo treinador demitido ou que não consegue os resultados de imediato, já repetem o ranço nojento que nos afundou nas lágrimas da vergonha do 7 a 1, que é exigir técnico “de nome”. Continuam sempre querendo marcas, medalhões, grifes, ao invés de modelos de jogo, estruturação e renovação!

Apoiem e se orgulhem desse time como eles merecem. Ou voltem ao passado. Não o desses ex-treinadores, porque esse passou e não volta. Mas o de brigar pelo rebaixamento.

Goal: Ninho do Urubu (Bruno Guedes)

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sabe o que é mais interessante nestes pedidos por troca de tecnico? E os nomes citados: uns pedem cuca Dorival ou Marcelo Oliveira que realmente estao um patamar acima dp ze Ricardo porem estao empregados con os times na libertadores e exceto o cuca que tem seus contratos com multa resta saber se o cuca vai largar o palmeiras que ele fez campeao e por qual valor ou entao pagar a multa do marcelo ou do Dorival agora estes tres nomes realmente seriam ótimos no meu ponto de vista caso a diretoria demita o ze Ricardo depois outros indicam tecnicos estrangeiros como Rueda outro belo nome que tem o problema de pagar multa outros pedian roger Machado ou micale ou fernando Diniz micale nunca treinou timws custpu fazer a seleção olimpica fazer jogos descentes e Fernando diniz este levou grande parte do seu time audax mais seu conceito se futebol de toques e seu time esta a tres pontos do rebaixamento ou seja duas apostas o roger fez um bom trabalho no grêmio mais nem o gaúcho este ano foo pra final porem pode ate ser um bom nome ja outros ainda insistem em nomes co abel braga (copia do muribol) que foi demitido da Arábia

    • Concordo Jhonny.

      • Cara pensa mais um pouco , se nao vale arriscar em outro treinador mais preparado pois nao sera uma copa do brasil ou uma sulmerda e sim uma libertadores !!! Pense , pense mais uma vez e pare de ficar insistindo com este Zeh pelo amor de Deus abra esta cabeça !!!

  • Não sei dizer qual é o caminho das vitórias, mas sei muito bem o caminho dos fracassos, é trocar de técnico a todo momento, ao bel prazer do desejo da torcida, isso com certeza acaba com todo e qualquer planejamento de longo prazo.

  • Recuperou Marcio Araujo? Testando esquema? Menos, bem menos.

  • Canso d falar……… No começo do ano era pq era início d temporada e era teste físico ( então normal perder fisicamente dos veteranos do Vasco) no meio do ano pq estava viajando muito!!! E agora toda semana nas últimas 3 descansando a semana toda e msm assim não corre e tem menos tesao q os adversários!!! Não conseguem enxergar a merda d preparador físico q temos q não estamos bem nesse quesito em nenhuma época do ano!! Descansando ou não qualquer adversário d qualquer divisão D C B A sempre está mais preparado q o flamengo!! VERGONHA!! DIRETORIA CEGA!!!

  • Nada a ver Zé não fez mais que sua obrigação com esse elenco o Flamengo tem que ficar entre os 3, agora devemos esperar e dar mais um ano pro Zé trabalhar e se ano que vem ele continuar mal vamos mudar no meio do ano com o campeonato em andamento, ele ainda tem que amadurecer, não tem outras formaçõe, não tem jogadas ensaiadas, ao meu ver essa e o momento de trocarmos de técnico pra recomeçar do zero, blza Muricy Ramalho não deu certo mais quem garante que outro também não daria, quer exemplo de um técnico? O Jair do Botafogo que com aquele elenco de merda ta em 5 e é o melhor time do segundo turno e olha que assumiu depois do Zé ele escala o Botafogo de acordo com o adversário que ele vai enfrentar

    • Que elenco q vc vê tamanha qualidade pro Zé ter que ficar entre os 3?
      Acho o nosso elenco fraco… encorpado… mas fraco… n dá pra mudar 100% e n acho que tenha tal necessidade, mas tem q melhorar sim.

      Acho o campeonato brasileiro nivelado por baixo… mas n chego ao ponto de falar que com esse elenco o Zé tem q ficar entre os 3…

      Agora… nesse momento da competição… com um jogo contra o América e um confronto direto contra o Santos em casa… eu acredito que dá sim pra ficar entre os 3…

  • 2017
    Reclamar de que???

    Melhor campanha do Flamengo em TODAS as edições do Campeonato Brasileiro na Era de Pontos Corridos???

    Mengão Sempre.

    • Melhor campanha é quando se é CAMPEÃO, como foi em 2009. O que adianta ter 60, 70, 80 pontos e não ser campeão? NADA.

      • Muito curto, pequeno e imediatista seu pensamento amigo…
        Os Curica foram campeões ano passado… e agora???
        Numa merda de dar dó!!!!!
        Garanto que preferiam o não campeonato mas estar numa boa agora e com as maravilhosas perspectivas de futuro que nós não temos.
        Dá só uma olhada no Inter…
        Dá só uma olhada no Cruzeiro…
        Dá só uma olhada no São Paulo…
        Tudo na merda!!!!
        E 2017 não vai ser diferente pra eles!!!!
        Ahhhh
        Mas e o Palmeiras?????
        Espera amigo o tal do Paulo Nobre (o playboy) milionário sair e querer de volta sua grana investida… se bobear podem passar o mesmo perrengue da época da Parmalat.
        E título desse jeito pra mim não vale nem interessa.
        Quero o Mais Querido FORTE, ESTÁVEL, AUTO-SUSTENTÁVEL e com um time phoda pra disputar todas pra GANHAR e não só participar e ser mais um como a décadas representamos esse papel.
        O meu analisa um todo e visa resultados sólidos e um futuro onde disputemos TODAS as competições não só como mais um protagonista, mas como “O” protagonista que todos temam e pensem: “”mais um ano que vai ser phoda e preciso suar sangue pra ganhar dos caras””.
        O Flamengo sempre foi feito na base da superação e perrengues máximos e é disso que não quero passar mais.
        O mundo é movido pelo dinheiro e o futebol também, quanto mais grana bem administrada para sobrar pro futebol melhor ainda pro time e pra instituição, que pode contratar mais, pagar melhores salários e etc…
        William…
        De muito mais longe viemos e piores momentos passamos…
        Todo ano aquela continha cretina dos 45 pontos pra não sujar nossos calções na lama pútrida e vergonhosa de uma segunda dsivisão que foi a única coisa que ainda tínhamos pra tirar onda…
        Por isso e muito mais que já escrevi muito, não penso como você e alguns outros.
        Com ou sem o Zé estamos muito, muito melhores do que estávamos em 2015 e estaremos melhores ainda em 2017.
        Saudações.

  • Parei de ler em “recuperou Márcio Araújo “…

  • Torno a falar contratar técnico medalhão pagando milhões? No Flamengo falta material humano, Gabriel e Fernandinho titulares medianos pra baixo e reservas caras que podem mudar o jogo? Igual o atlético mineiro tem: Luan, Pratto, Carlos…Eu apoio o Zé Ricardo mesmo sabendo que ele fez algumas substituições equivocada em alguns jogos.

    • Parabéns…
      Você não “”parou de ler””
      Saudações.

  • Meu Deus. Que texto ridículo. ZR deu sorte em pegar um time que qq treinador mandaria bem. Mas ele é tão ruim q tornou-se refem de um esquema tático. E tem fobia a gringos.

  • Muricy….o cara pegou o time (se é que podemos chamar de time em início de temporada) em fevereiro começa o carioca teve três meses para montar uma zaga com Wallace-Cesar Martins grande goleiro kkk e Dumas e Leo Duarte, e ainda jogadores em incio de temporada! ainda entendendo a filosofia que o Muricy queria, sem contar o melhor momento de Cirino-Rodinnei e Arão foi com Muricy que tornou o
    lado direito a válvula de escape do flamengo. Memoria curta Muricy não
    teve Donatti-Rever-Vaz-Diego-Damião e jogadores alcançando seu alto
    rendimento e comprometimento tático, lembra que com Muricy Arão jogava
    mais, Cuellar apresentou seu melhor futebol, Cirino, Rodinei MAncuello
    era constantemente aproveitado, quase sempre era o titular.
    Enfim Zé teve o elenco ao seu dispor, no melhor momento físico, preparado para o longo campeonato brasileiro, com reforços de peso chegando e ainda foi
    presenteado com a cereja do bolo Diego chegando para o segundo turno!
    figurávamos na sexta colocação quando ele chegou, como isso sucedeu? conseguimos perder para o palmeiras em casa, empate com são paulo, derrota fora para Corinthias, e figueirense , tirando o líder onde estão os times supracitados são
    paulo brigando pra fugir, figueira, sport, não ganhamos clássicos
    regionais, ainda sofremos empate em “casa” para o time de juniores do
    santos, um time em formação do botafogo que estava brigando para não
    cair, e derrota para o Fluminense, será que isso não pesa meu caro
    Silas? vem o segundo turno o mesmo, empate com Palmeiras, Botafogo,
    Corinthians, Galo, derrota para o Inter quase rebaixado, e empate com os
    bambis que brigavam pra não cair será que isso não pesa?
    Hoje estamos em terceiro lugar, as vitórias convincentes do mengão foram
    contra Figueirense e Santa Cruz (times que brigam para não cair rsrs um
    ja caiu), as outras foram vitórias magras e sofridas, em algumas saíndo
    até mesmo em desvantagem e conseguindo o gol e decidindo o jogo nos
    últimos minutos, em algumas partidas pareciam que o time estava
    satisfeito com o 0 x0 ou quando fazia 1×0 logo recuava e ficava a espera
    de um vacilo do adversário, será que tenho memória curta?
    Enfim hoje, pelo futebol que apresentamos o terceiro lugar está sendo um lucro
    enorme, faltam quatro rodadas se o time quiser se manter em 3 terá quer
    vencer os jogos que lhe restam, caso contrário até essa posição pode
    ser alcançada pelo galo que tem jogos mais fáceis nas próximas rodadas! e
    aí a choradeira virá torcendo para o galo vencer a copa do
    brasil….memória curta???

    • Pode até achar o Zé Ricardo um técnico ruim, péssimo, etc, mas dizer que o Muricy é bom, é pior que defender o Márcio Araújo.

      • defender quem ? eu nunca desejei ele no comando do flamengo agora comparar um trabalho do zero como do muricy e de um cara que pegou o time andando, preparado fisicamente, chegando os reforços com um craque como o Diego e deixar o time na barriga da miséria correndo risco até de perder a terceira colocação?

        • Pegar um trabalho com pre temporada e escolher os jogadores que vao trabalhar e pior que pegar um time no meio do ano? Time este que nao tinha padrão nenhum? Se pegar o time no meio de um campeonat fosse bom abel braga tinha assumido em 2013 quando recusou o flamengo roger machado nao tinha declarado que so voltaria em 2017.

    • Compartilho de muitos dos seus pontos de vista…fez um ótimo resumo !

  • piada esse texto – Muricy pega o time em fevereiro pra jogar, entrosar encontrar um padrão, jogadores em inicio de temporada, briga por titularidade, equilíbrio time não tinha, teve que viajar para Nordeste fazer pré temporada, depois mais Nordeste pra jogos da copa do brasil, jogadores se lesionando em incio de temporada, sem contar que o cara tinha a disposição: Wallace-Cesar Martinns- Antonio Carlos-Leo duarte- Dumas e Juan (quase em fim de carreira) Jorge que nesse ano não foi o mesmo e no início do ano lembram? Rodinnei – era a válvula de escape, Muricy fez esse cara jogar até ele se machucar e o Pará com gana de dá volta por cima ganhpu a titularidade facilmente. Cuellar jogou muito com muricy até se machucar no jogo contra o gremio na segunda rodada do brasileiro nesse jogo Muricy nem no comando estava mais, Jayminho já havia subsituído, aí chegam o pacote de jogadores que muricy pediu no inicio do ano: Rever-Donnati-Rafael Vaz- Diego e Damião
    Zé ricardo fez o que? colocou os jogadores em campo o óbvio né hoje o time é totalmente dependente de um unico jogador (Diego), e quem fez o time joga assim foi o Muricy? ou o Zé comédia, nosso time não tem, nem equlibrio, um time pragmático, sem equilibro tático, e ainda sem vontade, a cara do cara que fica na beirada do campo. Uma criança de dois anos sabe como o time do Flamengo é dependente do Diego.

    • Falou bem demais!

      • Falou o defecador.

    • Muricy teve pre temporada escolheu os jogadores teve a disposicao todos reforcos pedidos excetos os zagueiros e em 5 meses com ele no comando conseguimos jogar quantas boas partidas? Atlético mg primeia liga fluminense no carioca Botafogo no carioca e dois jogos contra pequenoa do rio conseguiu perfer o primeiro jogo com um jogador a mais uns 75 e depois conseguiu ser eliminado na segunda fase e reclama va das viagens porem nao usava as 3 substituicoes e pra completar pois timemisto na semi final da primeira liga realmente quem fez o time depender do Diego foi o ze Ricardo e nao oMuricy pq o Muricy nunca fez um time.

      • O Jaime de Almeida foi a mesma coisa! 2013 te lembra alguma coisa? E a liberta de 2014?

        • Me diz o treinador que conseguiu fazer o Fla ter Regularidade no Topo da tabela jogando fora todos os jogos?. Raciocina antes de falar.

        • So que diferente do jayme ze ricardo vem com um lastro de um b trabalho na base se vc pegar os anos que demos vexame na libertadores vera que o ano inteiro foi ruim por mal planejamento.

      • Injusto. Muricy pediu zagueiro desde que chegou até a hora que saiu!

        • Isso mesm !

        • E tirando os zagueiros todos os outros reforcos vieram isto nao e desculpa e os zagueiros que o xe recebeu um era reserva e o outro nem reserva ficava e ak ser montado o esquema a defesa do flamengo funcionou .

    • Quando o Diego estreou o Flamengo já estava no G4. Acho que se o ZR fez essa besteiras todas deveríamos estar brigando para não cair. Acho ele bem teimoso com certos jogadores que não rendem, mas dou o desconto por tantas viagens, pegar o time muito mal no meio do campeonato e com pressão absurda.

      • O cara tem memória curta. Melhor memória seletiva.

        • Só lembra do que lhe interessa pra fomentar a corneta…
          Grande abraço !!!

      • Na verdade quando ele estreou éramos o sexto, foi logo depois da derrota pro Sport. Durante o primeiro turno passamos várias rodadas próximos ao G4, entrando e saindo, o time só se firmou entre os primeiros no returno.

        • Mas estávamos no topo colega a diferença mesmo foi a queda de rendimento de alguns times do bolo (Santos e Grêmio por exemplo).

          • Não apenas isso, apesar da queda de rendimento nessa reta final, a campanha do segundo turno é melhor que do primeiro. Em determinado momento fomos os líderes do segundo turno.

            • Mas foi o que eu disse as constantes viagens agora estão pesando e a falta de peças de reposição para as pontas também.

              • Quem falou de viagens foi o João, ou vocês são a mesma pessoa? De toda forma não me referi a isso, apenas corrigi uma informação.

                • Blz.

          • exatamente foi incompetência alheia e não nossa competência que fizeram o time alçar o segundo lugar e hoje estamos em terceiro e logo podemos ser ultrapassado pelo galo e não sera surpresa se isso ocorrer

          • Engraçado o Andrade foi campeão brasileiro em 2009 e no outro fez merda, o Jayme foi campeão da copa do Brasil em 2013 e no ano seguinte foi de dar pena, então vamos dar mais um ano pro Zé Ricardo a frente do Flamengo pra ele e se ele continuar mal vamos mudar no meio do campeonato do ano que vem? Resumindo Técnico de base no time principal do Flamengo tem data de validade fora Zé Ricardo o Jair técnico do Botafogo é bem melhor que ele.

    • Defendendo o Muricy?, já não bastam os mais de 6 meses de trabalho dele desempenhando um trabalho pífio?, se esquece que foi esse Muricy que quase queimou o Jorge ao prende-lo na marcação?, esquece-se que foi esse Muricy que deixava o Arão subir que nem um maluco desprotegendo a defesa completamente?. Memória curta!

      • KKKKK 6 meses vc é flamengo? cara ele pegou o time (se é que podemos chamar de time em início de temporada) em fevereiro começa o carioca teve três meses para montar uma zaga com Wallace-Cesar Martins grande goleiro kkk e Dumas e Leo Duarte, e ainda jogadores em incio de temporada! ainda entendendo a filosofia que o Muricy queria, sem contar o melhor momento de Cirino-Rodinnei e Arão foi com Muricy que tornou o lado direito a válvula de escape do flamengo. Memoria curta Muricy não teve Donatti-Rever-Vaz-Diego-Damião e jogadores alcançando seu alto rendimento e comprometimento tático, lembra que com Muricy Arão jogava mais, Cuellar apresentou seu melhor futebol, Cirino, Rodinei MAncuello era constantemente aproveitado, quase sempre era o titular.
        Enfim Zé teve o elenco no melhor momento físico, preparado para o longo campeonato brasileiro, com reforços de peso chegando e ainda foi presenteado com a cereja do bolo Diego chegando para o segundo turno! figurávamos na sexta colocação, sendo que conseguimos perder para o palmeiras em casa, empate com são paulo, derrota fora para Corinthias, e figueirense , tirando o líder onde estão os times supracitados são paulo brigando pra fugir, figueira, sport, não ganhamos classicos regionais, ainda sofremos empate em “casa” para o time de juniores do santos, um time em formação do botafogo que estava brigando para não cair, e derrota para o Fluminense, será que isso não pesa meu caro Silas? vem o segundo turno o mesmo, empate com Palmeiras, Botafogo, Corinthians, Galo, derrota para o Inter quase rebaixado, e empate com os bambis que brigavam pra não cair será que isso não pesa?
        Hoje estamos em terceiro lugar, as vitórias convincentes do mengão foram contra Figueirense e Santa Cruz (times que brigam para não cair rsrs um ja caiu), as outras foram vitórias magras e sofridas, em algumas saíndo até mesmo em desvantagem e conseguindo o gol e decidindo o jogo nos últimos minutos, em algumas partidas pareciam que o time estava satisfeito com o 0 x0 ou quando fazia 1×0 logo recuava e ficava a espera de um vacilo do adversário, será que tenho memória curta?
        Enfim hoje, pelo futebol que apresentamos o terceiro lugar está sendo um lucro enorme, faltam quatro rodadas se o time quiser se manter em 3 terá quer vencer os jogos que lhe restam, caso contrário até essa posição pode ser alcançada pelo galo que tem jogos mais fáceis nas próximas rodadas! e aí a choradeira virá torcendo para o galo vencer a copa do brasil….memória curta?

        • Muricy fez um trabalho pífio colega das 4 eliminações no ano 3 foram com ele. Você cita o bom momento do Arão mas se esquece que esse bom momento custava caro a defesa. O time de Muricy era um completo bando em campo. Quanto ao Zé teve sim um elenco mais encorpado mas já parou para pensar que as constantes viagens estão pesando agora nessa reta final?, o nosso ponto forte que era o sistema defensivo caiu de rendimento e por consequência todo time também. Quando falo em memória curta me refiro aos problemas que o Zé teve como: Pegar o barco andando, jogar todas as partidas fora. Todos os problemas esquecidos nessa avaliação do trabalho dele.

          • muricy teve casa? viajou pouco né? tinha elenco? caririacica muricy jogou? ser eliminado com o time reserva na primeria liga sem valor nenhum? carioca que todo mundo quer que acabe, o vasco campeão luta para se classificar na segundona… perdemos na copa do brasil, mas parecia algo ja combinado para jogar a sulamericana, ou esqueceu que isso estava pesando? agora me diga perder a sulamericana para Palestino, tendo Diego, Rever-Vaz, Guerrero, e com o placar na mão não é vergonhoso??, cara se ilude não amigo!! Muricy teve maraca?

            • Simplesmente não sou hipócrita de ficar reclamando da não utilização dos titulares , devidiw as constantes viagens em jogos do BR e a disputa pelo titulo na ocasião. Ocasião essa em que a torcida em massa pedia um time alternativo para não atrapalhar no BR.
              Olha um exemplo de memória curta colega.

              • a torcida escalou? certeza? a duvida dele gerou esse problema, o que vamos precisar próximo ano é de alguém com coragem que não seja massa de manobra… blza

                • Já vi que não adianta nada eu falar, falar…..
                  Boa noite ?

                  • silasT, em partes ele tem razão. O Flamengo de Muricy era Wallace, César Martins e PV. Arão jogava super bem e rodinei tmb. Além do Mancuello que estava indo muito bem. Será que o Zé iria conseguir algo com aquele time? Duvido hein.

                    • Ele escalou o pv porque quis pq o muralha estava no Banco esqueceu da promessa do rodízio a zaga nao era cesar martins e wallace e sim juan e wallace porque ele nao usou o leo duar e mais vezes? Pq optou pelo Cesar martins que vinha mal ao inves do leo duarte na semi final do carioca ? Arão estava bem com o sacrifício do cuellar e ate algumas rodadas arao estava bem quando caiu de producao junto com o time rodinei estava bem mais jorge estava pessimo ate est ma fase final agora os dois laterais estavam bem mancuello e cuellar e o calcanhar de Aquiles do ze Ricardo porem entendo que ao conseguir mobtar um time que funcionou e pela falta de tempo para arriscar ele os deixou de lado e que em 2017 ele com a pre temporada fara estes jogadores encaixarem

            • Perder pra confianca com um jogador a mais 75 minutos ou mais é culpa de ter pre temporada? Perder pro fortaleza e ser pela primeira vez eliminado antes das oitavas de finais tambem e culpa da pre temporada? Ter que torcer por tropeço do volta redonda do qual perdemos no octagonal do carioca e culpa da pre temporada? Reclama das viagens e nao usar as tred substituicoes foi culpa de quem? A e usar time misti na semi final da primeira liga e coisa de jenio ne lembrando o que esta competica significava pra diretoria.

      • A única coisa que o Zé fez que foi positivo. ..foi justamente isso que você falou. ..deixou o Arao mais preso na marcação. ..com isso ajeitando o buraco no meio campo. ..deixado com suas idas ao ataque. ..

    • Onde assino !

  • Perfeito, concordo plenamente, tem que parar com essa mania de achar que medalhão ganha jogo, pra mim o Muricy meteu foi um migué pois não tava sabendo fazer o time jogar, vide as eliminações e se não fosse o ZR não estaríamos nem entre os 10, como todos os anos.

    • Fato!. Torcedor tem memória curta.

  • Acho muito interessante textos que expõem a vontade de todos nós. Eu nunca vi um maluco pedindo Oswaldo, Luxemburgo ou Muricy. É cada artigo que leio por aqui…só não saio pq comentar jogo em tempo real com a galera é maneiro demais. Srn

  • O ideal é o ZR ganhar experiencia com mais uma eliminação na libertadores ou pré-libertadores.

    Afinal ele tem que aprender.

    E ganhamos esse título todo ano.

    • Fomos eliminados na fase de grupos da libertadores em 2002 2012, 2014 agora pega o ano do flamengo nesta temporada e olha se ganhamos o carioca (so em 2014) como fomos no brasileiro (2002 eu nao lembro) mais 2010 2012 e 2014 advinhe lutamos contra o rebaixamento tempo inteiro copa do brasil um bom resultado em 2014 agora pega o flamengo na libertadores de 2007 e 2009 onde avancos as oitavas ganhamos dois cariocas terminos em 5 em 2007 e campeoes em 2009 isto praim mostra os trabalho ruins da libertadores se da por um mal plamejamento o que éttotalmente diferente do ano que vem onde ja temos um elenco formado (precisa de reforcos) um tecnico que ja trabalha no clube a 7 meses.

      • A unica libertadores onde fomos bem foi de 2010 porem lutamos ate a penúltima rodada pra nao cair.

    • Você deve ser o mesmo que achava que seriamos rebaixados e graças ao Zé formos a Liberta. Agora vem com esse papo de Eliminação precoce. Segura a corneta irmão.

      • Quando vc conseguir segurar sua opinião dois dias seguidos a gente conversa.

        • Porque não fala o porque quer a saída do Zé?, ficar nesse pessimismo não vai levar a lugar nenhum.

          • Já falei .

            Prefiro que ele saia. Mas caso fiquemos no g3 a diretoria não fará isso é todos terão que aceitar. Inclusive eu.

            Levar pra libertadores papai Joel levou com toro, jailton e Sousa. Caveira. E nem por isso ele é bom.

            Com esse esquema jayme ganhou a copa do Brasil. Com um time bem pior. Ele não é bom por causa disso.

            Então se acalme garotinho.

            Se vc acha que o ZR tem capacidade de vencer a libertadores Parabéns .

            Eu e a maior parte da torcida acha que teríamos com um treinador mais experiente.

            Paciência.

            • Garotinho calma. No inicio do ano era uma onde se treinador de renome : Muricy. Depois foi a onda dos treinadores da nova geração: Roger, Diniz, Zé. E agora volta de novo no treinador de renome. Jaime não teve 38 rodadas na CB para mostrar um time regular como o Zé vem mostrando, não precisou jogar todos os jogos fora de casa, não precisou mostrar resultados indo do pacaembú ao Mané Garrincha. Quer mesmo compará-lo ao Jaime é sério?.

              • Fora de casa? Que papo estranho. Quando jogou em casa não ganhou então.

                Se aquilo em Cariacica não era em casa eu não sei mais o que é não.

                O Jayme usava o mesmo esquema que ele. Com Luís Antonio e Leo Moura Fazendo a direita e o Paulinho e o André Santos fazendo a esquerda.

                Um volante fixo que era o Amaral e um que chegava ao ataque, que era o Elias.

                O Cadu como meia organizador.

                Foi campeão com isso. O esquema era o mesmo. A teimosia era a mesma.

                Realmente não tem como comparar ainda o ZR com o Jayme, já que o segundo foi campeão e o primeiro não. Mas ambos são bem medianos.

                • Bom tenho que dormir. Boa noite!

        • Isso não é argumento…

  • Como o colunista disse, é triste ver o futebol brasileiro tão atrasado, mas mal sabe ele o pensamento dele sobre a situação atual do Flamengo é um dos fatores que atrasa nosso futebol. Defende o Zé Ricardo porque ele está se dando melhor que alguns medalhões. Grande merda! Alguns dos treinadores supracitados tão aposentados e não sabem.

    Se contentar com pouco; achar que a única coisa que importa são os 3 pontos; defender um treinador cujo time não joga bem desde a 26ª rodada e antes disso já fazia um segundo turno questionável; fingir que tudo está fantástico, quando as coisas não tão nada bem… Tudo isso é o que atrasa o futebol brasileiro e o Flamengo.

    Se o colunista quer mudar o futebol brasileiro, por que ele maqueia nossa real situação com a vaga na Libertadores?

    • E outra coisa… Papai Joel nos levou pra libertadores com Torózinho e Jailton no meio de campo e Souza Caveirão no ataque.

      Não sei porque esse lambe ovo todo por causa de uma vaga na libertadores, ou se brincar na pré-libertadores.

      • Pois é, cara. Tem dessas. Mas o tempo resolve. Só é esperar. Quando o Jayme ganhou a Copa do Brasil babaram o ovo dele. Hoje em dia chamam ele de tudo que há de ruim.

    • verdade cara me agrego a esse pensamento…..

      • IDEM !

    • O que atrasa o futebol e o imediatismo ou analisar que ou o time é campeao ou nada presta o elenco do flamengo é um dos tres melhores do brasil e nao o melhor elenco do brasil disparado chegar em terceiro era o melhor a ser feito? Nao, porem era ou tinha que ser a meta mínima e isto ja esta quase alcancado agora e avaliar os acertos e erros fazer a lista de dispensas e reforcos necessarios questionar o ze do pq a nao ultilizacao de alguns jogadores em detrimento a outros e estabelecer novas metas pra cada trimestre como terminar em primeiro na fasw de grupos da libertadores pelo menos semi final da primeira liga usar o carioca pra testar os moleques usar alem de jorge e viseu mais jogadores da base depois exigir que ano qye vem tem que ganhar um titulo relevante pelo mebos seja libertadores seja brasileiro ou copa do brasil

      • Sim! O imediatismo também atrasa futebol. Em nenhum momento da minha análise fui imediatista, caso esteja insinuando que fui. Imediatista é quem acha que o Zé é ruim porque não ganhamos as 4 últimas, eu disse que o Zé não tá pronto com base no que o time vem apresentando desde o início do segundo turno, meio campeonato atrás.

        Quem acompanha o que posto aqui sabe que em nenhum momento falei que o Flamengo tinha que ser campeão, só pedi que o time tivesse vontade e jogasse com raça, o que não acontece há um tempo. Não desmereço o fato do Flamengo estar em terceiro e acho que pra esse ano a gente tá dentro da expectativa, só entendo que poderíamos estar jogando muito melhor, pois não é só a escalação do time que está “errada”, mas também a postura do time, que não parece ter gana de campeão, vontade de ganhar.

  • Será que, só alguns conseguem ver a limitação técnica do Zé? Agora só jogador ganha jogo, técnico tá fazendo o que ali? Se for pra libertadores e perder pro palestino dentro de casa, qual vai ser a desculpa?? Os times adversários fazem gol com jogadas treinadas e ensaiadas e a culpa é da zaga, que se não fosse por ela estaríamos beirando Z4… Porque não ganha? Isso é fato, marcar um time com dois pontas abertos, sobrecarregando o meio de campo, sem jogadas ensaiadas, dependendo do talento individual dos jogadores, ou falha da zaga adversária depois de duzentos “chuveirinhos” na área… é fácil demais!!! O ataque do Flamengo, pode ter Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, se continuar com o ataque PREVISÍVEL demais, vai continuar sem fazer gols… e quem resolve isso é o técnico, não jogador…

    • desculpa amigo mais se o ataque fosse esse tres caras aí seria dificílimo algum time querer se expor ao ataque kkkk seríamos campeão em tudo

      • O Flamengo teve o ataque dos sonhos lembra? Sávio, Romário e Edmundo (1995)… Quem era o técnico Washington Rodrigues…

        • cara não compara Messi Neymar e Cristiano ronaldo com esses caras que nem amigos eram rsrs so bastava Messi e Neymar e Suarez

          • E com esse time tá suando no campeonato espanhol e foi eliminado esse ano da liga dos campeões pelo atlético de Madri… Vem cá, vc tá falando do Romário mesmo?? Um dos maiores jogadores de futebol do mundo??? Seu critério tá alto demais… Vc garante que esse pessoal são amigos tbm….

            • eu lembro muito bem desse trio, romario voltando da espanha querendo ser o bambam não treinava não tocava a bola para Edmundo, edmundo so na cachaça e na gandaia, fazia o mesmo que romario a diferença é que ia para o treino, mas embriagado o que se salvava era o Sávio, que era e ainda é um cara brilhante, e comprometido com o Flamengo. Já esses outro que você falou colocou foi o flamengo na justiça que até essa gestão ainda pagava as dívidas pra esses dois que nem jogavam, entravam em campo, quanto a qualidade individual sem comentários para Romário e Sávio, mas o Animal? quanto a ao trio MSN não precisa de comentários!!! o que eles ganharam ano passado…

              • Só discordo do Animal. ..ele era craque sim !…lembro do ano que foi artilheiro do brasileiro batendo um recorde que já durava 19 anos se não me engano …um recorde que era do Reinaldo do galo…..lembro que era a única crítica que eu tinha ao Zagalo, por ter deixado ele como reserva do bebeto na copa..ele estava no seu ápice. ..e o bebeto já não era o mesmo ..abraço !

                • kkkkkkkkk Bebeto muito mais competitivo que o ANimaL

  • Eu não concordo com a saída de Zé Ricardo mas que ele não é grande coisa, isso ele não é ou melhor não foi durante esse ano, usou os nossos piores jogadores, não lançou sequer um jogador entre os profissionais e ainda conseguiu barrar a evolução do Vizeu.
    O que mais me impressiona é a apatia da diretoria, não tem um mínimo de cobranças para o treinador usar os melhores e o pior é jogador se sentir acomodado devido ao discurso de que está tudo otimo partindo tanto do gerente como do Vice presidente, é lamentavel saber que um clube modelo na parte administrativa seja tão fraco no futebol.

  • A verdade é que libertadores nao tolera erros… o planejamento tem de ser feito desde agora, com o ze ou sem ele agente tem que apoiar. O flamengo voltou a ser flamengo e apartir de agora entramos como canditados a titulo em todas competições. SRN

  • Eu me lembrei agora de uma das propostas dos Blues na época da reeleição. Uma das propostas era fazer desde a base até os profissionais um único esquema fixo. Não pode ser por causa disso o fato do Zé não variar o esquema tático com os pontas?, lembro que o Muricy insistia no 4-3-3 desde seu início.

    • Cara VC deve ser maluco, o mesmo 4-3-3 do Muricy é utilizado pelo Zé Ricardo só mudaram algumas peças. Tipo a entrada do MA no lugar do Cuellar. Que esquema VC acha que estamos jogando? Pare de jogar Brasfoot, ou PS faz mal jovem.

      • kkkk verdade verdade,,,…..;;;;

      • Seu moderador, o silas falou exatamente isso que vc disse. Leia melhor.

        • É um analfabeto funcional. A única pretensão é discordar do meu pensamento! ?

      • E o que é que eu disse seu retardado não sabe ler?, usam um mesmo esquema devido a proposta da diretoria.

    • Bem lembrado.

    • O fato de ser obrigado a seguir esse esquema não o deixa imune de críticas. ..pois até no que ele se propõe a fazer o 433 ele é fraco !

  • Zé Ricardo ainda não está pronto, minha opinião, depender de uma variação tática, substituir jogador quando esse não estiver rendendo sem esperar até os 20 do segundo tempo, usar melhor o elenco enfim, falta muito pra ele ser considerado técnico de ponta.

    Por outro lado, estou de saco cheio desses técnicos merdalhões que já passaram trocentas vezes pelo clube e não deram certo. Os melhores já estão empregados.

    Sou a favor da permanência do Zé desde que dispensem todos os perebas do elenco, por que senão ele vai continuar escalando todos eles na próxima temporada.

    • Dispensar, se ele mesmo já pediu a permanência de Márcio Araújo e cia!

    • Então você quer que ele vá embora não é ?…pois ele quer manter os pernas de pau !

  • Voltamos à dicotomia “técnico inexperiente” x “medalhão ultrapassado”. Não podemos mirar um meio termo? Era um dos que defendia que o Zé fosse efetivado e permanecesse no cargo pelo menos até o final do ano, para ter tempo de mostrar suas ideias e ser avaliado. Nesse período ele mostrou muitas coisas positivas, mas também que ainda precisa evoluir como treinador. O ideal, pensando no seu desenvolvimento, seria que ele pudesse aproveitar o próximo ano para fazer cursos e seguir na comissão técnica como auxiliar de um treinador mais rodado e igualmente antenado com o que vem sendo feito pelas principais equipes do futebol mundial. Quem seria esse treinador? No Brasil, como opção viável, só vejo o Dorival, que não está garantido no Santos pra 2017. É um cara que já conhece o Flamengo, de perfil agregador, estudioso, que tem por característica aproveitar a base e montar equipes que privilegiam o toque de bola, escalando os jogadores mais técnicos. É também um treinador que, hoje, possui maior repertório que o Zé, pois não trabalha preso a um único esquema. Vi algumas pessoas sugerirem o Levir por ser ofensivo, mas não o vejo como uma boa opção pela dificuldade em montar times equilibrados. Foi assim no Galo e agora no Flor. Os times do Dorival, ao contrário, apresentam bom equilíbrio entre defesa e ataque.

    O que me preocupa na manutenção do Zé, além de achar que ele já começaria o ano na berlinda, é a provável continuidade de jogadores como Márcio Araújo e Fernandinho, que estariam nos planos pra 2017, além do Gabriel, que o próprio Zé já impediu que saísse no meio do ano. É até lógico imaginar que ele não vai querer se desfazer dos seus titulares e que, mesmo contratando novos jogadores, esses continuarão gozando de muitas chances e impedindo a progressão dos garotos da base ou mesmo de jogadores de maior qualidade, mas que foram esquecidos.

    • Traduziu exatamente o que eu penso.

    • Dorival não sai do santos, se sair vai pedir muito.
      Apostaria no levir culpi…o cara tirou leite de pedra no fluminense e percebeu que o scarpa era o melhor daquela boiolada e deu a 10 pro cara.

      • Sei não colega, depois da saída do Fred o Scarpa desaprendeu a jogar como jogava.

        • Negativo…tem um amigo tricolor e as vezes vejo o jogo do flu com ele…e o scarpa ficou com a 10 depois da saído do fred.
          Scarpa tava salvando a flor varias vezes.
          E o levir sabe lidar com medalhão e não aceitaria panela e colocaria por meritocracia de verdade.

        • Mas o zé continua, pelo estilo da diretoria.
          Mas se perder os jogos restantes vai dá merda pro lado dele.

      • Se a cartolagem brasileira tivesse bom senso, o Dorival não sairia do Santos, mas ele chegou a balançar no cargo depois da eliminação na Copa do Brasil e de alguns jogos sem vencer. O próprio Dorival confirmou isso em entrevista e se mostrou extremamente irritado. Considerando que ele e o Rodrigo Caetano já trabalharam juntos e possuem bom relacionamento, não acho improvável. Quanto ao Levir, a questão para mim é a falta de equilíbrio dos times dele, como falei acima. SRN

        • Vamos aguardar até dezembro. Que seja um técnico com características ofensivas, flamengo não sabe jogar atrás.
          Mas acho que o zé continua…mas esses caras(panela) vai queimar ele e jogar a libertadores pela janela.

    • Rapaz, eu escrevi exatamente isso aqui na coluna, há uns dias. Eu disse que só trocaria o Zé se fosse pra ele estudar fora, fazer um curso o ano todo e depois voltasse como assistente fixo, caso o treinador da época estivesse bem. Senão já assumiria, pra 2018. E o seu substituto seria o Dorival Jr. Sério, a última vez que vi o time do Fla jogar bem, em vários jogos seguidos, foi em 2013 quando, no começo do mandato do EBM, acabaram demitindo o Dorival que não aceitou reduzir salário, que foi contratado pela PA. Aí trouxeram o Jorginho e resto já sabemos como continuou. Cagada o Dorival não ter continuado, mas entendo as duas partes, na época. E olha que o Dorival tinha uns caneludos no time, de dar dó… Mas é um cara que usa muito a base, faz o time jogar bonito, balanceado entre ataque e defesa. E vejam que o Santos, mesmo com elenco bem mais limitado que Parmera, Fla e as Galinhas, está em segundo e com chances ainda de ser campão… Imagine se não tivesse perdido Giovani e Gabigol… Vi o jogo do Santos ontem contra a PP… O time dele não desiste nunca, os caras vao pra cima, envolventes, buscam o gol o tempo todo, jogam bonito… Enfim, se for pra mudar, que venha o Dorival. Meu voto! SRN

      • Dorival de 2013 pegou este flamengo no fim do Brasil eiro de 2012 e nao usava a base em 2013 estava bem no carioca porem contra os pequenos no primeiro classico perdeu e ainda tinha o problema do salario passou pelo vasco e fluminense e re naquele ano e por fim palmeiras em 2014 ja estava c a tarja de tecnico apaga fogo duvido que ele faria um bom trabalho aqui o que mudou é que ele foi pra Europa estudar e voltou com nova mentalidade.

        • Como não usava a base? O trio de ataque tinha Rafinha e Nixon que eram da base junto com o Hernane. Sem contar que o Rodolfo constantemente entrava no decorrer dos jogos. No primeiro clássico em 2013 ele enfiou 4 no Vasco. De fato ele caiu por causa do seu salário que foi obra do Zinho na gestão da Patricia Amorim.
          Pegou o Santos no ano passado, levou até a final da copa do Brasil e hoje está na frente do Flamengo e Atlético que para muitos, inclusive eu, tem melhores elencos que o próprio Santos.

          • Nixon titular? Nunca Rodolfo sim foi titular mais ja era chamado de prof pardal meteu 4 no vasco e foi eliminado pelo Botafogo aquele dorival de 2013 rebaixou o vasco com sua pessima campanha e nao conseguiu recuperar o fluminense a tempo se ele nao tivesse acordado pra vida e de reciclado na Europa continuaria sendo tecnico apaga incêndio.

            • Nixon foi titular nas 4 primeiras partidas até se machucar. Nesse jogo que vencemos o Vasco por 4 ele fez um dos gols. Procura se informar um pouco antes de ficar questionando algo que não sabe.
              Você pode achar o Dorival um lixo, mas ele com um elenco inferior ao nosso e ao do Atlético, está em segundo jogando um futebol ofensivo e com muita garotada.

              • Um cara que fala que multa pra dentro do Brasil e mais barato que Europa e dai dan a pra tirar jogadores como pratto lucas lima luan ou wallace do grêmio e ainda manda eu me informar kkkk Dorival aqui era e foi uma merda jogar bem o carioca nao significa nada a sabe quem era ou ainda é o melhor ataque do segundo turno? Flamengo, e escrevi que o Dorival so melhorou apos se reciclar na Europa leia e interprete antes de escrever

      • ???

    • Falou tudo, um dos melhores comentários que já vi na coluna!!!
      PARABÉNS!!!

      • O silasT vai chorar depois dessa!

        • Vou chorar pelo que?, porque não me convence que estou errado quanto a querer a continuação do Zé?. Ficar nesse discurso de que: ” a ricardete!”. Não vai levar a lugar nenhum. Já sei não consegue rebater minhas ideias e fica nessa coisa de criancinha. Só to vendo um chorão aqui?

          • Te convencer de que marmanjo? Te rebater o que? Se liga. VC tem seu ponto de vista e eu os meus. Suas ideais e argumentos são toscos, pedi autógrafo pro Zé e quando ele sair, vai junto. Te garanto que não deixara saudades!

            • Babaquinha vc hein? vc é moderador de quê?

        • Kkkkk

      • Obrigado, parceiro! SRN

      • Verdade !

    • Tbem penso o mesmo, se quisermos almejar qualquer coisa ano que vem precisamos de um técnico ainda esse ano, que tenha autonomia para fazer as dispensas necessárias( Gabriel, Márcio Araújo,Cirino,Chiquino, Sheik, Juan,Fernandinho,Damião) trazer umas 6 peças titulares mesclando com os que ficam e a nossa BASE ( Viseu, Matheus Sávio, Paquetá, Trindade, Cafú, Ronaldo, Thiago e Léo Duarte), vai desinchar a folha e teremos mais qualidade!!!

    • Perfeito comentario… o ideal seria mirar o treinador (Dorival acho perfeito) pra já estar começando montar sua base… senão vai ter que se virar com a base do Zé, no meio da competição…

      • Eu mandaria o Zeh ruela fazer um inter cambio na europa e estudar mais um pouco pegar experiencia , aproveitar e trocar experiencia seria uma grande jogada do Fla. Ele nao tem maturidade suficiente para comandar um grande time na libertadores .

        • Eu tbm acho… Mas pra isso teria que estar desempregado ou sendo auxiliar… o campeonato não para e a fila anda…Dorival ficou em torno de mais de 6 meses na Europa; Muricy ficou uns quatro meses… Cursos com ele no comando não dá…

          • Nao pode deixar o Zeh comandar o Fla na libertadores , nao sem bagagem , perdemos uma pifia sulamericana onde o time da chapecoense chegou ate a semi , dai vc ja ve que tem algo muito estranho . Passamos tanto tempo esperando pela liberta e nao organiza as coisas para fazer uma campanha decente e com ele nao chegaremos as quartas.

            • Já foi comprovado isso na sulamericana… Vai ser a mesma coisa que o Botafogo fez em 2014… investiu no elenco e deixou um técnico inexperiente, o Eduardo Húngaro…

    • É uma possibilidade…. Mas já vejo a torcida a volta do Zé q fez curso na Europa e blablabla

    • Parabéns pela lucidez, vejo da mesma forma, tentaria talvez até um gringo com esse perfil, não vejo enorme problema também na permanência do Zé como treinador, mais precisam fazer uma elevação de nível nesse elenco que é limitadíssimo em várias posições, e colocar uma cláusula no contrato que o obrigue a utilizar os garotos, futebol é momento é esquema, concordo que prometeram unificar a base ao profissional com uma só forma de jogar, mais acredito que no profissional deve haver uma variação de três esquemas, até pela característica do adversário, você entra sempre com um esquema, caso seja necessário muda a forma de jogar no decorrer da partida, o que não acontece, sobretudo a mais crucial de todas é que os nossos pontas não são efetivos em sua principal função e sim ao contrário os mesmos marcam tanto que quando precisam fazer uma jogada mais incisiva não conseguem dar sequência na mesma. Logo, em minha concepção, jogamos com 9 defensores e dois jogadores ao ataque, pois os dois laterais marcam, os volantes só marcam nem o arão infiltra mais, zaga marca, os dois atacantes marcam, só o Diego e Guerrero para agredir o adversário é muito pouco! muito pouco mesmo! No o elenco principal não tem tantas opções assim, teria que usar os garotos o que não foi o caso, deveriam ter usado mais os garotos, por mim há tempos, mais será que ele não usou por opinião própria, ou porque cartolas não deixaram e o fizeram usar os perebas para dar visibilidade, como não tenho bola de cristal fica a incógnita, mais é complicado jogar pedra no Zé sem saber o que acontece nos bastidores. SRN

    • Perfeito o seu comentário!

      Achei esse texto da Coluna uma bosta, só faltou o cara colocar o Zé Ricardo num pedestal. Se brincar, na tela de proteção do computador dele tem uma foto do zé!

      • Vamos lá:
        -Zé não teve pré-temporada
        -Zé ficou quase todo campeonato jogando Fora todos os jogos
        -Zé pegou o Barco andando
        -Zé nos tirou do completo caos no meio do ano á uma briga por títulos
        -Zé pegou um time bagunçado e ao dar um mínimo de estrutura tática já arrumou o time.
        -Zé andou sem Diego até o inicio do 2 turno
        Preciso dizer mais porque quero sua continuidade?

        • Esqueceu de falar que o mesmo foi eliminado da Copa do Brasil para um time da terceira divisão, foi eliminado da Sul Americana por um timeco que estava em último lugar no campeonato local!

        • – O Cuca também não e hoje é líder com folga.
          – O Muricy também jogou fora(entendo que fora seja longe do Maracanã)
          – Cuca também pegou o bonde andando
          – Não me lembro desse caos. Não quero apenas brigar por vaga, quero títulos.
          – Ele deu tanta estrutura tática que uma criança com 3 anos sabe como o Flamengo vai jogar
          – O Muricy além de não ter o Diego, tinha como opções na zaga Wallace e César Martins.

          • Cuca pegou bonde andando ? n tá falando desse ano né ?

            • Ele assumiu o time do Palmeiras na reta final do estadual. Não teve pré temporada.

      • Kkkkkkkkk

    • Você fala das diversas virtudes e fraquezas que o técnico tem mas não põe nessa balança:
      -que ele não teve uma pré-temporada ou um planejamento para rescindir com jogadores que nada acrescentam e estipular metas para o uso dos garotos da base.
      -que ele pegou o barco andando
      -que em sua reeleição a diretoria disse que a partir daquele momento do time da base até o profissional seria usado exclusivamente um único esquema tático. Vide Muricy na insistência pelo 4-3-3 e o Zé pelos pontas
      -que jogamos um campeonato praticamente todo fora como andarilhos e que isto esteja pesando agora em um momento decisivo
      -tirou o time do completo caos no início do ano para uma briga por título
      -que antes dessa sequência sem vitórias acumulava 9 jogos seguidos com vitória em casa, que passou mais de 10 rodadas invicto.

      Por favor não esqueça de por isso na balança.

      • Não fiz um comentário pra analisar defeitos e qualidades do Zé Ricardo, mas o cenário atual e projeção pra 2017. Se quiser, faça sua análise sobre ele com suas próprias considerações.

        • Falou bem demais. Ta contratado, rs

        • Não conseguiu rebater meus comentários e fugiu do assunto. Como sempre.

          • Kkkkkkkk Pelo visto você não entendeu meu primeiro comentário e muito menos o segundo. Interprete como quiser, só não queira ditar o que devo ou não escrever. Já falei sobre virtudes e defeitos do Zé em outros comentários, não era o foco aqui. Como você sabe se não levei em consideração nenhum dos pontos que você citou quando falei que ele também apresentou pontos positivos no tempo que está à frente da equipe? Não sou obrigado a repetir isso sempre, como disse, são questões que já foram amplamente debatidas na coluna. Aprenda a lidar com opiniões diferentes se quer comentar num fórum.

            • E quem disse que não lido com opiniões diferentes?. Por acaso rebater sua opinião é não saber lidar?. Vi que você não quer debater nada só apresentar seu ponto de vista.

              • “Você fala das diversas virtudes e fraquezas que o técnico tem…” – não falo, não era o foco do comentário, você que quer que eu fale e aí é que entra não aceitar opiniões diferentes. Volto a dizer que não tinha a intenção de fazer uma análise do Zé Ricardo, mas do cenário da equipe e projeções para 2017. Era um balanço, considerando tudo o que já foi discutido em diversos textos e comentários aqui. Mas como não lhe agradou, então você desviou para uma discussão que não acrescenta nada de novo. E na qual não tenho interesse de entrar, até porque já falei sobre o trabalho do Zé Ricardo em outros posts, elogiando e criticando. Não vou ficar me repetindo. Boa noite.

    • Falou tudo amigo! A realidade é que o Zé tem a panela dele feita e não quer que a mesma seja desfeita!

    • Sábias palavras…

      Só acho o Levir um bom treinador e acho que o Abel Braga fez um bom trabalho há pouco tempo no Fluminense, com um elenco nível o nosso.

    • muito bom seu comentário

    • Ufa !!!!..até quem fim ..PERFEITO !..ONDE ASSINO !

  • Até que enfim um colunista que entende o que venho escrevendo aqui há muios meses. Mas o estranho é que de todos os criticos do Zé e do time, agora são poucos aqui. Se olharem os comentarios de sabado e os de ontem…chamaram o Zé Ricardo de tudo quanto foi nome feio.

  • A zaga deve ser Juan e Donatti , reservas imediatos, quanto a reportagem excelente, os críticos não consideram as conta das viagens que estamos pagando agora, o time corre se esforça, mas é visível o cansaço, de qualquer forma vamos chegar ali em segundo ou quem sabe o jogo não vira e chegamos na última rodada em condições de título. Francamente algum de vocês esperava por isso???

  • Não concordo na parte que recuperou o Vaz, o cara já chegou voando e barrando o Donatti.

    Obs: Ansioso pra ver a dupla Donatti e L.Duarte contra o América.

    • Espero que a dupla seja essa

      • Kkkk se for o Juan vou passar a acreditar na Panela ?

        • É mais fácil o Donatti não jogar que o Juan ficar no banco.

          Olhe o Sheik aí!

  • levir culpi ou marcelo oliveira … jogam pra frente.. muita das vezes tentam colocar os melhores em campo.. tem variação tatica… culpi fez milagre com o fluminense… o marcelo ja jogou com fred e pratto na frente..com maicosuel e robinho … sabem encaixar as peças .. esse zé ricardo sabe que nao ta dando certo e ainda continua no erro e fica tb insistindo em jogadores obsoletos

    • Marcelo Oliveira faz trabalhos excelentes desde o Coritiba. É verdade que não foi bem no palmeiras mas tem muito crédito.

      • pessoal não tem memoria no futebol…a base desse palmeiras ele que montou.. cuca veio e organizou .. deu sorte.. no coritiba montou um time que bateu o recorde de vitorias seguidas… levou a duas finais de copa do brasil…. no cruzeiro nem preciso falar.. montou um, time com REFUGOS de varios outros times.. levou dois desconhecidos pra la ( everton ribeiro e ricardo goulart) ganhou dois brasileiros seguidos …. agora disputou titulo brasileiro depois de um pessimo começo de campeonato esse ano.. e ta na final de copa do brasil .. com um time ofensivo… toca bem bola e se defende bem ……. ai pergunto OQ O ZÉ RUELA FEZ E FAZ .. PRA SER MELHOR QUE ELE ?

    • Esses 2 nomes eu discordo, um fez um péssimo trabalho além de tirar o principal ídolo deles por uma birrinha. O segundo mesmo disputando vários títulos desde sua saída do Cruzeiro não consegue mais fazer um belo trabalho. Se formos pensar em um novo o único do Brasil seria o Dorival do Santos.

      • Porém tbm já passou pelo mengao e não fez nada

        • Me falaram que vinha fazendo um belo trabalho, mas saiu devido a pedida alta.

        • Foi muito bem no Flamengo, só saiu pq o salário dele era alto, era 700 mil o custo de toda comissão técnica e tinha uma cláusula que faria aumentar para 1 milhão no meio do ano, por isso ele saiu.

      • fred tava matando o fluminense….. vejo como um cara de peito..que banca quem for… não tem rabo preso com ninguem.. ele tirou o ronaldinho gaucho do atletico que tb tava querendo nada com nada.. ou seja o cara é TECNICO .. não interino que virou tecnico

    • Marcelo Oliveira tem variação tática?? Um dos piores defeitos dele é justamente esse. O Levir por outro lado tem uma dificuldade nata para armar defesa.

      Podem até trocar o Zé RIcardo, não gostar dele. Mas troca-lo por qualquer um desses conhecidos do nosso futebol, aí já é demais.

      • Só apoio se vir ou Dorival ou Estrangeiro. Se não é continuar com o Zé.

        • Silas, acho que nem o Dorival eu traria. Só trocaria o Zé pelo Tite, se tratando de técnicos brasileiros. Não porque acho que ele seja melhor que todos os outros, mas porque o considero acima da média e acho que a continuidade dele à longo prazo traria ótimos frutos ao Flamengo.

      • Marcelo Oliveira e um bom tecnico o cara alem de fazer aquele belo time bi campeao do cruzeiro chegou a duas finais com o Coritiba e agora duas c palmeiras e atlético mgtem seua defeitos com o ze maos e um otimo tecnico.

      • kkkkkkkkkkk voce no minimo é um bobo… queria ver voce armar um defesa com gum e henrique … e ainda conseguir ganhar alguns jogos … marcelo oliveira é um excelente tecnico… sempre ta disputando titulos .. ta indo pra sua quinta final de copa do brasil…. voce tem que ter baseamento antes de falar mano !!

        • Meu amigo, eu tenho é muita base para afirmar o que ewstou dizendo. O Atlético-MG do ano passado, que até certo ponto disputou o título com o Corinthians, só tomou menos gol que dois times da parte de baixo da tabela.

          E o Marcelo Oliveira conseguiu tomar mais gol que ele. Esse foi um fracasso completo no Palmeiras.

          Você, assim como os outros, está desesperado e iludido. Foi só o time começar a fraquejar que já começaram a fantasiar com técnicos experientes. É sempre assim.

          Volto a afirmar, como torcedor que acompanha e gosta do futebol, o único técnico brasileiro que eu traria para substituir o Zé Ricardo é o Tite. Só ele.

          O resto para mim se não é equivalente, no caso dos bons, são todos piores que ele. Seria um retrocesso.

          • so eu pegar meu historico de comentarios aqui.. sempre falei que zé é fraco..e que tava dando sorte.. não sabe variar esquema.. e que iria morrer abraçado com alguns estercos… ele se levantou e dps se derrubou…

    • Fala sério amigo, o único que poderia se pensar é Dorival Júnior, mas esse não vem, então vamos continuar com o Zé Ricardo, Levir Culpi e Marcelo Oliveira, Zé Ricardo venceu os dois esse ano.

      • to falando muito serio …. dorival jr tb seria uma boa … cara e desde quando vencer disputa de tecnico é ganhar alguma coisa ? zé ricardo e um cabaço paneleiro … me admira muito ter gente que o defenda .. as vezes penso que a gnt mereça essas merdas mesmo.. a torcida não acorda .. vai na onda

        • Vc realmente é uma viúva de Muricy e luxa

          • sou não.. sou realista …… ou voce achava mesmo que o flamengo ganharia brasileiro ..jogando com cirino, gabriel e etc ? pfv né

            • Vc tá falando besteira, Cirino é reserva e o campeonato não acabou ainda. Nos ganharíamos com Diego, arão ,Jorge ,rever , muralha etc

              • cirino e reserva.. varios são reservas .. mas ele da chance pra geral.. cade o mancuello, cuellar e donatti.. que chance deu pros caras? que sequencia ele deu para os caras pegarem confiança, ritmo.?. mancuello sempre que entrou deu conta do recado..produziu mais que esses estercos .. quem ta falando besteira é voce.. ate parece que não acompanhou o flamengo esse campeonato todo…

                • Cara Mancuello é ótimo jogador, mais ainda não se adaptou, teve algumas chances sim ,mas se mostrou ser jogador de segundo, agora na boa quando você viu a gente brigando ponto a ponto pelo título brasileiro em pontos corridos? talvez se tivesse brigando pelo rebaixamento você estaria exaltando o time né? conheço bem esse tipo de torcedor, torcedor de resultados, não elogia nunca e critica sempre, mas prá sua felicidade Marcio Araujo deve ir pro Grêmio, tomara que tenha reposição na marcação, contratando um primeiro volante ou colocando o Ronaldo no time.

  • Tá parecendo política. Todo mundo que reclama do Temer é petista. Não entendo essa mania de vincular uma reclamação ao trabalho mediano do Zé Ruela Ricardo a contratação de um medalhão. Como se bastasse a mentira de afirmar que o amador recuperou Márcio Araújo, Fernandinho,… ainda inventam essa história.
    O Zé Ruela Ricardo é fraco e não tem que sair em 2017. A saída dele é pra ontem. Ele não pode fazer o planejamento de 2017

    • Não é a reclamação do trabalho e sim a pedida de muitos para que esse saia. Vocês gostam de chamar os que defendem o Zé de ricardetes e não gostam de serem chamados de cornetas. Vocês gostam de rotular mas não de serem rotulados.

      • Agora vou ter que concordar com você. ..verdade !

    • E inegável que ele fez o time jogar e ir bem mesmo com lixos iguais ao Marcio Araújo e fato que ele precisa mudar alguns conceitos agora desconsiderando estes fatos e partindo do principio que vc esta certo que tecnico vc sugere

      • Rogério Micale ( tem uma leitura de jogo sensacional) , Cuca, Marcelo Oliveira e Levir montaram bons times nos últimos anos e sempre jogam pra frente.

        • Destes nomes prefiro o Marcelo Oliveira prefiro manter o ze Ricardo e se for pra trocar apostaria num galhardo ou Rueda.

  • Continuo acreditando que o ZÉ RICARDO é paneleiro, teimoso e não é um grande treinador mas respeito quem pensa que ele é o novo Guardiola…Independente do treinador torço pra que o time dê certo. Não gosto dos treinadores antigos mas deve haver mais respeito com todos eles pois MURICY, VANDERLEI, já foram VÁRIAS vezes campeão brasileiro. Tem que se respeitar. Vê se acaba com essa panela Zé. SRN

    • Temos que ver um todo: Tem suas falhas, tirou o time do fundo do poço no início do ano, fez o time brigar por título, é panela. Se analisar bem o Saldo é positivo. Mas se o demitirem que contratem ou Dorival ou um estrangeiro.

      • Ele fez brigar pelo título ou o elenco encorpou e passou a ser melhor que outros 17 times do campeonato? Batem muito na tecla da eliminação do Muricy pelo Fortaleza, mas o Zé foi eliminado pelo poderoso Palestino

        • Muricy fez um trabalho pífio com um time minimamente bom. Quanto ao Elenco encorpou de fato mas deve-se analisar que ele pegou o barco andando e o Diego só chegou em meados do 2 turno.

          Obs: No BR se você tem um sistema defensivo bom você se destaca. Esse foi nosso ponto forte nesse BR o sistema defensivo.

          • De fato o Muricy não foi bem, mas eu entendo que era inicio de trabalho com 8 novos jogadores que precisavam se ambientar e entrosar. Não justifica alguns resultados ruins, mas também não tem justificativa o nível do futebol que o Flamengo vem atuando no comando do Zé Ricardo.
            De fato se arrumar a defesa já briga lá em cima e isso mostra o quanto o campeonato está fraco e a sensação que tenho é que deixamos esse título escapar.

        • Ele encorpou sozinho? Ou foi gracas ao trabalho do ze Ricardo que conseguiu montar um time ao inves de um bando desorganizado em campo? Pois oesmo time que era com Muricy o terceiro do pis o te nso rendia ze Ricardo tem seus erros agora se este time chegou ate aqui foi parte gracas ao seu trabalho inclusive fazendo jogadores questionados funcionarem neste esquema que o ze Ricardo corrija os erros que ele tem agora colocar o resultado do time sem crédito ao ze so pode ser piada.

          • Claro que ele teve alguns méritos, mas endeusá-lo acho um erro absurdo. Tratam ele aqui como se ele estivesse acima do Flamengo. Deixamos de somar vários pontos por erros dele e acredito que esse elenco nas mãos de um treinador top como o Tite ou até mesmo o Cuca, já estaríamos numa hora dessas comemorando o hepta certamente.
            Eu definitivamente não confio em quem tem como intocável o Márcio Araújo e insiste em Gabriel, Cirino e Sheik.

            • Endeuza-lo? Jamais agora que ele tem sim uma grnde parte desta cmpanha com acertos e erros tite passou 12 anos colecionando fracassos fora um brilharreco aqui acola e so foi ter o respeito vapos passar um ano sabático cuca ate 2013 era lembrado por ser um tecnico ofensivo porem facil de perdee o controle os dois tem muito mais bagagem que o ze e olha que o cuca esta sendo malhado pelo futebol la e tite criticado pelo seu estilo no mata mata perdemos este titulo por n fatores 1 palmeiras tem um time 2 a falta de estadio no rio pagou seu preço no final 3 zerRicardo cometeu erros primcipalmente na demora de substituicoes e amaneira que empatou e perdeu pro sao paulo e inter respectivamente nosso ataque falhou nos momentos crucoas e nosso maoor triunfo maracana nao surtiu efeito e analisar oa erros cobrar do ze pq alguns jogadores nao tiveram chance trazer reforcos da a pre temporada e ir colocando metas para 2017

              • Temos que avaliar o agora, o Tite e o Cuca são de longe os melhores na atualidade.
                O time do Cuca tem muito pouca inspiração é mais na base da transpiração, mas infelizmente nem isso nós temos hoje. Querendo ou não no time do Cuca todo mundo sabe jogar bola e é mérito dele ter achado o Roger Guedes e Tchê Tchê e dado a eles chances mesmo tendo Barrios e Arouca no banco.
                O Zé cometeu muitos erros e acertos, mas ao meu ver os erros são juvenis e que me deixa totalmente pé atrás com ele.

                • Aoende eu disse que nao sao os melhores da atualidade? Porem mesmo sendo osmelhores tem seus defeitos palmeiras mereceu ganhar este brasileiro pq num todo foi mais eficiente perdemos o campeonato por falta dw estadio no rio falta de pontas de melhor qualidade um ataque inoperante no primeiro turno erros de jogadores em jogos crucias e erros do tecnico mais mesmo com isto a meta de levar o time a libertadores foi conseguida e aeta de entrar na fase de grupos quase confirmada

                  • Você não disse, eu que estou afirmando o que penso.
                    Exatamente. Mereceu ganhar pq tem um treinador que sabe armar um time, é intenso nos jogos, não é refém de jogadores ruins e não escala jogador por nome, dando chances aos jovens que sabem jogar.
                    No fim a vaga na libertadores é um prêmio ao futebol medíocre que estamos apresentando.

      • Tu não tem argumento, ontem criticou o cara, hj defende sai do muto rapaz.

        • Critiquei em que?, a única coisa que fiz foi retirar um argumento em que queria abrir uma discussão quanto a renovação do MA, depois fui reler meu comentário e vi que podia facilmente ser mal compreendido. Por isso assumi que me expressei mal e exclui o comentário. Quanto a você, não consegue rebater meus pontos de vista e fica enrolando nesse discurso bobo de “defensor do Zé Ricardo”, só uma dúvida você tem cérebro nessa cabeça?

          • Acéfalo

    • Se for pra trocar, só se for pelo Dorival ou Rueda.

  • Vomitou verdades.

  • 2017 Ficar com:
    Goleiros: Muralha e Tiago
    Laterais: Rodinei, Tiago Ennes e Jorge
    Zagueiros: Revér, Vaz, Donatti e Léo Duarte
    Volantes: Arão, Cuellár e Ronaldo
    Meias: Diego, Mancu, Ederson, Adryan e Paqueta
    Pontas: Everton
    Atacantes: Vizeu e Damião

    O Resto Pode Tudo Embora!!!

    • damião mano ? tu tava indo tao bem kkkkkk

      • Eu Tiraria ele mais se é pra trocar o Cirino por ele que seja, só assim pro Cirino sair.

        • SÃO 800 mil do Damião ai não dá.

          • Acho um Absurdo esse valor mais acho que vão diminuir.

        • aaaa se for assim, sim e ainda mandaria o gabriel de brinde

    • Eu gosto do futebol do Ederson e tenho boa vontade com o Adryan mas um e de vidro e o outro nunca aproveita as oportunidades.
      Não dá pra falar em se livrar do Guerrero é pedir a permanência do Damião. Nada justifica.
      Tiago Enes é horroroso.
      O resto eu concordo.

      • Adryan quando entro foi bem, Ederson tem qualidade e tb serve pra compor elenco, Tô doido pro Cirino sair e só por isso eu aturaria o Damião, “Tiago Ennes é Horroroso” depois me diz como chegou à essa conclusão, lembresse que vamos disputar ao mesmo tempo: Liberta, carioca, Primeira Liga e Copa do Brasil precisamos tb da Base e do “Horroroso” Tiago Ennes.

        • Cheguei a conclusão assistindo a copa são Paulo. É um jogador limitado que adora dar um bico pro alto e sair vibrando pra fazer graça pra torcida. É um Para piorado.

  • o Flamengo na reta final pegou muitos jogos dificil.
    Internacional FORA
    São Paulo FORA
    Botafogo CLASSICO e sendo o melhor time do returno.
    ATLETICO MG FORA
    Único tropeço foi diante do Corinthians que era em casa.
    Agora essas modinhas qnd o ze ( dava sorte) que colocava um e o cara resolvia falava mil maravilhas.
    Deve ser por isso que Wandelery luxemburgo de 2005 pra cá não tem 1 titulo ( retirando os estaduais que ganhar estadual com time grande e fácil).
    Mas torcida e assim mesmo, nem ajuda ( nem é sócio torcedor). mas se o time ganhar vai logo dizer que pode vim barcelona, real mas se perde diz que time e pior que olaria bang
    Conheço, acostumado com esses momentos.

    • Inter na zona do rebaixamento… acho que perdeu a grande maioria dos jogos em casa… o SP que não faz mal a ninguém, Atlético MG com meio time reserva e o Botafogo que – porra, sério que vc tá enaltacendo o time do Botafogo? É isso que eu chamo de mentalidade de torcedor de time pequeno… se o Flamengo está disputando o título, com a estrutura e o time que tem, eles é que deveriam estar lamentando pegar a gente, e não o contrário… é a mesma galera que acha o Márcio Araújo bom jogador (nem sei se o cara do comentário pensa isso, mas geralmente o elogio incondicional ao trabalho do Zé vem atrelado a elogios ao M.A.), como um time que quer disputar alguma coisa pode estar satisfeito com M.A., Gabriel, Cirino e Sheik jogando tds os jogos? Um torcedor da Ponte Preta deveria estar satisfeitíssimo… um torcedor do Flamengo, NÃO!

      • Inter, SP, Atletico mg são times gigantes não é o fato de estarem com reservas ou no Z4 que vai ser fácil. Quantas vezes no Z4 ganhamos dos grandes e nos livramos da degola?

    • Acho q vc não acompanha os comentários aqui na coluna!!!

  • O Flamengo hoje tem um goleiro de seleção, um zagueiro que até a pouco tempo tbm estava.
    Mancuello e Cuellar que antes de chegarem eram convocados para representar seus países.
    Temos o artilheiro de 3 copas Américas pelo Peru.
    Um lateral que vive especulado para jogar em time grande na Europa.
    O Diego que é um ótimo jogador.
    Não é para se descartar um elenco como esse. Óbvio que é difícil ter 11 titulares de excelente nível, mas hoje no futebol brasileiro nem o Palmeiras que é líder tem um time titular só com jogadores de seleção.
    O Flamengo estar entre os 3 primeiros é o mínimo pelo elenco que temos comparado com o resto dos times. Em um campeonato em que o Botafogo consegue ficar em quinto, dava para ganhar fácil.
    O desempenho está longe de ser satisfatório e isso é culpa do Zé Ricardo, sim!

    • 2 copas Américas e nessas 2 o nível técnico foi baixo na de 2015 os gols dele foram 1 contra o Poderoso Paraguai e os outros 3 contra a Gloriosa Bolívia.

      • O craque Canteros tb já foi chamado pra seleção I DAÍ.

        • Se chega numa seleção principal é pq tem qualidade.
          Sem contar que o Canteros foi muito bem em 2014.

          • Tirando o Ataque e o Mascherano a Argentina é Ruim.

      • Deixei de saber contra quem ele fez os gols até pq o Messi disputou o mesmo torneio e não fez mais gols. O mesmo para o Neymar.

        • Messi nem Neymar são Centro-Avante e o Vargas que não joga nada foi artilheiro ao lado dele.

          • Ué, mas o Messi não faz quase 1 gol por jogo no Barcelona? Então por ele não ser centroavante ele não pode ser artilheiro de uma copa América de baixo nível segundo você mesmo disse?

            • Exatamente por ser Baixo nível que as Maiores Seleções (Arg e Bra) não dão importância Tanto que Neymar nem Foi convocado pra Última e a Posição de Origem do Messi é SA Posição Onde se da Mais passes pra gol do que fazer gol.

              • Ah tá bom então. Não dão tanta importância que o Dunga e Tata Martino saíram depois da Copa América desse ano.

                • Serviu apenas de vitrine pra verem como Arg e Bra Iriam pro resto das Eliminatórias (O QUE REALMENTE INTERESSA) e pelo visto tavam mal.

                  • Tá bom fera.

                    • Não, o meu nome é Marty Mcfly! ??.

    • Esta entre os tres melhores elenco do campeonato e esta em terceiro lugar como pode esta longe de ser satisfatorio? e a meta alcancada agora que poderia ter sido melhor ate concordo mais dentro da meta do clube ele o fez se ele cair pra quarto e ter que disputar a pre libertadores ou depender do atlético mg pra ir direto pra fase de grupos ai sim podemos dizer que o ze foi abaixo da meta.

  • Para vocês.. o Flamengo só estava brigando pelo título por mais méritos do Zé Ricardo ou do elenco que encorpou depois da chegada do Diego e da zaga que melhorou consideravelmente após as chegadas do Réver e Vaz?

    • Os dois!!!

      • Você acha que um outro treinador com esse elenco estaria onde no campeonato?

        • Depende…. se fosse o Muricy ou Abel Braga, estaríamos atrás do botafogo, mas eu gosto do ZR por isso respondi, os dois.

          • Respeito sua opinião.

            • Serio que vc acha qilue o Muricy ia fazer o time jogar o que nao tinha conseguido ate a arritmia? Abel braga que saiuu demitido da Arábia com seu conceito murybol levaria o time aonde esta? Tenho minhaa duvidas porem podia ocorre agora Muricy o time estaria em terceiro ? Nunca.

    • Flamengo tá jogando regular pra bom, o problema são os adversários.
      Internacional FORA
      Atl-mG FORA
      SÂO PAULO FORA
      o uníco tropeço foi diante do cor que jogava em casa.
      Mas de resto o palmeiras pegava sport, figueirense, america-mg, coritiba
      Ate jogando razolavel da para ganhar desses times.
      Problema foi muitos pontos perdidos contra adversarios fracos, caso do figueirense, sp em casa com o penalti perdido
      o jogo do botafogo de ida tando 3a1 e tomar 2 gols besta. ai não tem como recuperar desse jeito.

      • Maraca NÃO É NOSSA CASA!

      • Os adversários são dificeis para todos.
        Em 7 jogos contra os grandes de São Paulo nós não vencemos.
        Discordo, nós nos garantimos na briga pq fizemos o resultado contra times lá em baixo, mas quando enfrentamos boas equipes o desempenho foi fraco.

    • O padrão que o Zé Ricardo deu ao time antes mesmo de qualquer reforço nos tornou o Flamengo um time competitivo e taticamente aplicado. Dos técnicos que estavam disponíveis quando o Zé Ricardo assumiu e foi efetivado NENHUM faria melhor em tão pouco tempo. Até o jogo contra o Figueirense ele estava conseguindo conduzir esse time tecnicamente limitado que ele escolheu (porque quis, poderia usar jogaodores melhores e a base) que parecia ter atingido o auge técnico, sendo questão de tempo para atingir a liderança. A partir daquele 1º jogo o ZR foi uma piada de mal gosto. Congelou o esquema não variando até mesmo no 2º tempo, intensificou a panela, colocando sempre os mesmos 14 jogadores, jogou pra empatar com o SP, insistiu construtivamente em peças nulas (AP, Cirino e Sheik), foi eliminado vergonhosamente na sul-americana etc. Mostrou limitações graves para técnico de futebol. Além das reclamações constantes sobre não saber escalar, substituiu pessimamente em todos os jogos nessa sequência, não corrigiu o velho problema do time recuar depois de fazer um gol (antes o time continuava atacando, perdia sucessivas chances e recuava), não tem leitura de jogo, usa sempre os mesmos 14, 15 jogaodores de um elenco de 30 e tantos e não sabe fazer o time jogar de outra forma, ou seja, refém de um único esquema tático. Está tão ruim a coisa que nem mesmo o sistema defensivo que foi uma das melhoras de quando assumiu não é mais o mesmo. Enfim, ele precisa urgentemente aprender a ser técnico. Quanto ao elenco, como eu já disse antes é ruim. Salvam-se algumas contratações desse ano. O elenco não passou de ruim pra excelente só com a chegada dos zagueiros, do Damão e do Diego. Manter a base de 2015 foi um erro gravíssimo e parece que assim será novamente em 2017.

      • Só acho que o time se qualificou bem com as chegadas do Diego e dos zagueiros. Basta olhar para o resto dos times que veremos que quase nenhum pode se gabar por ter jogadores, mesmo que poucos, de bom nível. Aí que entra o problema do Zé.. o time joga um futebolzinho medíocre por depender de jogadores ruins nesse esquema de jogo dele.

      • Belo resumo, a perseguição ao Mancuelo coincidiu com esse momento, penso que começou a se achar o rei da cocada preta. Defendo a permanência, mas vejo exatamente isso que escreveu.

    • Vaz que era banco no vasco e rever nem isto Diego so chegou na segunda rodada do returno eles encaixaram no elenco por mágica ou pelo trabalho do tecnico? Alias vc acha que se arritmia nao tivesse tirado o Muricy vc acredita realmente que estariamos nesta colocacao? Nao estamos na briga por cauaa do ze Ricardo mais ele é uma das engrenagens responsaveis.

      • Te garanto que nenhum desses aí foram contratados a pedido do Zé.
        De duas uma.. ou o Muricy iria acordar e mudar o time que não vinha bem podendo levar o Flamengo para onde estamos hoje ou até mesmo melhor, ou ele teria caído ao longo do campeonato e hoje estaríamos no meio da tabela.
        É difícil imaginar o que poderia acontecer se ele tivesse ficado ou se o Abel tivesse assumido. Talvez estivéssemos jogando um futebol até mesmo pior que o de hoje.
        Com relação ao Zé, eu prefiro me arrepender por ter tentado mudar algo que não me agrada do que ser omisso vendo as coisas não indo tão bem e aceitar imaginando que ano que vem vai dar certo. Ele comete cada erro juvenil que em uma Libertadores será crucial.

        • Com certeza nenhum deles foi a pedido do ze porem foi com o ze ricardo que ao montar o esquema que Muricy nao tinha competência pra montar vez vaze rever jogarem e e serem titulares Muricy daria um jeito? Em 5 meses ele nao tinha um time minimamente competitivo e nao conseguiria pq nao tinha competência pra tal tanto que pos jogo do sport (onde vencemos e nao jogamos nada) ele ja deixou claro que ia tentar voltar ao seu estilo Muricybol abel braga ? Que ganhou o brasileiro com a copia do estilo Muricy? Que foi demitido em 2013 e depois foi pra Arábia e voltou demitido? E tem outro libertadores nao e champions league onde o nivel do torneio contimental é maior que o nacional, libertadores nao e mais forte que o brasileiro de pontos corridos ainda mais neste formato o ano todo

  • Muita gente fala sobre defasagem técnica/tática de treinadores, e isso ,mais deficiência técnica de jogadores. Eu colocaria tbm os torcedores ,no Brasil o gênio de Hj (Cuca e Tite),é o burro do amanhã. Perdeu ngm presta,acredito que o verdadeiro rubro-negro,fica chateado, mas continua torcendo,temos muita coisa boa pra levar desse ano,e outras pra esquecer(Muricy). Tira Zé Ricardo, coloca quem?Abel?Luxa?Osvaldo? Se colocar o Roger ou Diniz,perde 1 e já tão querendo a cabeça. Zé Ricardo foi bem,errou ,mas mo balanço tá ótimo. O time de Muricy perdeu p Fortaleza.

  • Zé Ricardo não é ruim, mas peca por escalar sempre as mesmas peças e sobrecarrega os que são titulares absolutos (Arão e Jorge, por exemplo,estão mortos).

    Muitos querem que ele não fique no clube no próximo ano.Porém, quem seriam os possíveis sucessores? Pessoas como Emerson Leão, Ney Franco, Joel, Luxa, Abel, Cristóvão, Levir Culpi, Adilson Batista etc?

    Numa coisa chegamos todos em consenso: jogadores como Chiquinho, Márcio Araújo, Gabriel, Alanbik, Cirino e Sheik devem sumir de vista do Flamengo (os que não forem vendidos, que pelo menos sejam emprestados).

    Se ele conseguiu tirar leite de pedra colocando em segundo uma equipe cheia de sacos de estrume limitados e uó, poderia fazer um trabalho um pouco melhor caso o Flamengo se reforce com jogadores mais preparados para posições deficientes (Gatito, Hermes, F.Santana, Felipe Melo/Rômulo, Wagner/Bruno César, Marinho, Vitinho). Se este tiver um desempenho abaixo do esperado com um elenco mais preparado e qualificado, as críticas de hoje justificarão as de amanhã.

    SRN

    • “Numa coisa chegamos todos em consenso: jogadores como Chiquinho, Márcio Araújo, Gabriel, Alanbik, Cirino e Sheik devem sumir de vista do Flamengo”.
      Nem todos, tem um cara aí que defende todos esses perebas que bc citou!!!

      • Deixa eu advinhar: começa com “E” e termina com “dnei”?

        • Exatamente kkkk

        • Este cara defende ate o Gabriel? ???

          • Eu já vi ele defendendo até o CIRINO. Não me lembro dele defender o Gabriel, mas ele seria fichinha perto desse aí.

    • Acho que faz um tempinho que você tá sem acompanhar futebol. Joel,Leão foram aposentados pelo mercado a 3 anos ou mais.Luca não serve nem p série B da China(foi demitido de lá) os outros citados são horríveis. Time de merda são vascaindo e buaatafogo e florminenc.Concorda??

  • Parei no recuperou Márcio Araújo!!!

  • Bom texto.

    Entre erros e acertos, Zé Ricardo faz um ótimo trabalho. Essa história de Levir, Roger (tão novato quanto Zé) e não sei quem mais… bobagem!

    Ano que vem, com um elenco mais forte, com pré temporada, com CT pronto e um estádio no Rio para que as viagens sejam evitadas; o Flamengo entrará forte na briga pelos títulos.
    As escolhas deles são questionáveis, isso é evidente. Mas se jogando fora de casa em quase todo o campeonato, com Márcio Araújo, Gabriel, Chiquinho, Fernandinho, Cirino e Sheik; ele conseguiu fazer uma bela campanha este ano. O que esperar dele com todos esses fatores a disposição?

    Vale muito mais dar continuidade a um trabalho que é bom e que pode (deve) evoluir, do que tentar algo novo no qual mal sabemos o que esperar.

    SRN.

    • Aleluia. Será que é tão difícil para o pessoal entender. Se me dissessem que viria um cara mágico que olharia para o Márcio Araújo e transformasse ele em um Pelé… Este ano foi atípico! Eu se fosse o Zé faria a mesma coisa. Sem pré-temporada e com meu emprego em risco testar molecada e esquema, nem pensar. Trocaria o Zé pelo Cuca ou Dorival. Eles vem? Não. Então vai com o Zé mesmo.

  • Perfeito o texto…o Zé é barato, não é ruim, insiste em algumas coisas que eu acho errado, mas é PRIMEIRO ANO DELE NO PROFISSIONAL!!!! e outra VAI TRAZER QUEM????
    É mesma falta de paciência com os jogadores da base!!

    • Fora que se hoje, as tralhas que já haviam no time da campanha terrível de 2015 (12º lugar) não tivessem mais no time, muito provavelmente o time taria melhor colocado no BR.
      É o Depto de Futebol que precisa fazer a barca. O técnico precisa de bons jogadores pras posições. Já quem cuida de nomes é a diretoria.

      SRN

      • O que não pode é montar um centro de inteligência, uma equipe qualificada em análise e performance, pra me trazer Chiquinho.

        • Perfeito Giulia. Vc como sempre foi perfeita na análise.
          O mesmo infeliz que acerta em cheio no Alex Muralha é o mesmo infeliz que erra no Chiquinho. É claro que não é uma ciência exata, mas da mesma forma que conseguem emprestar todos os garotos da base, se testa um jogador 3 ou 4 partidas e vê que ele não rendeu o esperado, tira do time. Os times das divisões inferiores adoram quando isso acontece. Mas manter no time causa o efeito Gabriel. Não tem qualidade nenhuma. Mas tem média de 20 partidas por ano nos últimos 4 LONGOS anos na equipe. SRN

          • Muralha fez um grande campeonato ano passado, Chiquinho foi um erro grosseiro, pois nunca se destacou e era terceiro reserva do Santos. Sou uma grande defensora da tese que diz: só traga uma aposta caso na base não tenha um jogador apto para cumprir a mesma função.
            Gabriel veio numa oportunidade de mercado, barato e por meio de empresários no início da gestão do EBM. Como o clube não tinha dinheiro e o jogador parecia ser uma boa aposta, fecharam o acordo. Maldita hora.

            Seria muito importante criar uma equipe B para poder acompanhar de perto essa galera da base. Já imaginou quantos moleques passam de 20 anos e não são aproveitados? Muitos vão embora após o contrato e nunca recebem oportunidade. O time B seria fundamental para isso e, como eu já disse, acompanhar mais perto. Creio que ninguém esteja vendo o Cafú, Dumas, Daniel, Jonas, Baggio entre outros… Campeonatos que não são vistos e dificilmente obteremos informações acerca de jogadores que são nosso patrimônio.

            • Pois é. O mesmo aconteceu com o Wellington Nem em 2011/2012. Acompanharam de perto ele pelo Figueira e em 2012 foi o craque da competição pelo Flu ao retornar pra equipe.

              Já aqui, o Adryan se destaca no Nantes da França e volta pra nem ser relacionado contra o botafogo. Trágico.

              • Sem comparação cara, Wellington Nem comeu a bola no figueira, foi muito bem, volto para o flores muito bem, tanto que foi vendido por milhões, Adryan? saiu daqui com uma multa de 100 milhões, o Fla quer vender ele por 2,1 milhões de euros, Nantes acho caro, será que ele foi tão bem assim lá? e outra a revista France Football, coloco ele como uns dos piores do campeonato Francês

  • Cara eu dou todo apoio ao Zé Ricardo, mas sinceramente espero que se ele for ficar pra 2017, que seja mais corajoso e seguro das suas atitudes.

    Quanto a frase final, segundo a sua lógica então não podemos reclamar em nenhum ano que ficarmos em 8° lugar por exemplo pq já lutamos contra o rebaixamento em alguns anos anteriores, é isso?

    “Se orgulhem desse time como ele merece”

    Meu caro eu me orgulho é de time CAMPEÃO, que tem foco, objetivo e não pipoca na hora H. Ainda acredito no título, mas se ele não vier não tem essa de se orgulhar pq conseguiram vaga pra Libertadores.

    Não fazem mais que a obrigação deles! Uma folha salarial de quase R$ 10 milhões é obrigação todo ano ir pra Libertadores e chegar pelo menos nas quartas de final.

  • Eu fico imaginando:
    As jóias do zé são o Márcio Araújo é o Sheik, e se o Wallace tivesse continuado????

    • Continuaria como titular intocável e como capitão do time!!!

  • e oque esse treinador acrescentou de moderno?
    Fala sério, matéria ridícula sem senso de realidade!
    Técnico fraco retranqueiro que nos remete ao passado, estilo papai Joel!

    • Ele acrescentou jogadores novos e jogando o futebol moderno tipo o europeu, como marcio Araújo e Sheik…

      • kkkkkkkkkkkk

  • Só gostaria de um técnico que soubesse substituir de acordo com o momento da partida, coisa que o bom técnico Zé Ricardo ainda não sabe fazer, ele não arrisca, são sempre as mesmas substituições e os mesmos jogadores.
    Levir Culpi é um grande técnico, experiente, fala o que tiver que falar e sabe mexer no time.

    Abel Braga também é bom técnico.

    Mas vamos torcer pra que nós consigamos ficar mais 2° lugar e o atlético em 3°, pra que o Santos fique em quarto pra que o Flamengo consiga tirar o Dorival do Santos.

    Gostaria de ver o Roger também.
    Enfim, precisamos mesmo é de bons jogadores, que façam diferença.
    Felipe Melo, Hyoran ou Montillo, Vitinho e Maicosuel.

    • Pra que trazer uma jovem promessa? Hyoran não apresentou um futebol sequer melhor que Marinho e Rogério, que vá lá, jogadores bem questionáveis quanto a qualidade e lastro.

      Promessa jovem nós temos aqui, várias não utilizadas.

      • Sei isso, mas hyoran já jogou 1 ou 2 campeonatos brasileiros, mlk é liso, chuta muito bem de fora da área.
        Quando eu falo Montillo, as pessoas reclamam e dizem que ele tá velho, aí eu falo do Hyoran, as pessoas reclamam porque ele tá novo… kkkkk

        • De fato o Montillo tá velho e o Hyoran é novo, mas não é melhor qie os nossos.

        • Kkkkkkkkk entre os dois, eu fecho os olhos e vou lá bater na chapecoense fácil! Kkkkkk

          Mas não foi uma reclamação, até por que o garoto tem potencial mesmo. Foi mais pra pensar: po, temos uma base tão boa, complicado trazer uma aposta da base dos outros.

          Posso estar muito errado, mas ele me parece um Paquetá com chances, com sequência e confiança. Um Adryan com oportunidades. Coloca a camisa da chapecoense no Adryan pra ver se ele não se torna diferenciado pra eles kkkkkk

        • Palmeiras viu seu comentário. Vamos aguardar kkkkkk espero que você esteja errado, e eu certo!

    • Levir culpi fez um belo trabalho no Fluminense né?
      Abel Braga é tão bom que ninguém contratou, né?
      O Roger é tão bom que ganhou vários títulos com Grêmio, né?
      Apostar em cria do Flamengo ninguém quer, né? Saber que o cara já garantiu uma vaga para Libertadores (coisa que não disputamos desde 2014) no primeiro ano no profissional, ninguém liga também, né?
      O jogo contra o Cruzeiro e o jogo contra o Palmeiras, ele não arriscou, né?

      • É aquela velha frase: A grama do vizinho é sempre mais verde.

      • Você me informou retirar o zé? Me viu em algum comentário pedir pra ele ir embora?
        Elogiei 3 técnicos que se você falar que são ruins, você é um ignorante.
        Só disse que eu queria um técnico que soubesse escalar o treinar o time de outra maneira.
        O zé Ricardo pode se tornar isso com mais experiência e mais tempo pra trabalhar, ele fez um ótimo trabalho, pegando um time completamente desarrumado.

        • Se vc não quer trocar de técnico para que falar de outros? Fica incoerente.. E se eu não achar? Sua opinião é mais importante? Vc é especialista para dizer que eles são bons? Ou tbm só não é sua opinião? E se forem bons são bons comparados com quem?

  • a unica viuva que tem aqui e a do ze ricardo :Bruno Guedes

  • O Zé , o Diego e o Jorge são os únicos que merecem ficar o resto pode tocar fogo.

    • Kkkkkkkkk você é bem bipolar. Toda hora muda de opinião sobre o Zé Ricardo. Já citou e reitorou o Pará e o Rodieni da sua lista várias vezes. Decide o que tu quer!

      • Não dá para mudar todos, pará e Rodinei, Guerreiro teríamos que aguentar por isso. Gastar 12 milhões com Mancuello que os fisiologistas dizem aguentar um tempo, 5 milhões no Donatti que quando tem seu nome falado provoca temor no torcedor e aí por diante. Por favor conte os jogadores que estavam encostados em suas equipes que o flamengo contratou e perceberá que estar nesse lugar na tabela foi melhor que encomenda.

        • Você tem um pensamento bem diferente do meu, mas respeito. Pra mim não importa de onde o jogador vem. O que importa é o que ele rende em campo. Reclamaram tanto do Vaz que veio da série b e do Rever que estava encostado no Inter, mas para quem não tinha zagueiros até a 7ª rodada do campeonato, o desempenho da dupla saiu melhor que a encomenda. Lógico que fico com um pé atrás, como fiquei com o Juan, Vaz, Donatti, Damião. Mas espero eles jogarem para analisar melhor.

          Vamos lá. Tudo bem, Mancuello não aguenta os dois tempos. Mas quando jogou não mostrou algo? Não seria melhor que Gabriel, Fernandinho e etc. É um jogador que tem qualidade com a bola nos pés, boa visão de jogo. Participou de lances interessantes. Tem o problema do condicionamento físico, mas o fato de preterir ele para os que geralmente entram já compromete a parte técnica do time.

          Sem me entender muito, acho que manter a base de 2015 foi um erro. O elenco que muitos exaltam aqui é muito ruim. Salvam-se ora pela qualidade que demonstraram ter ora pela boa temporada, Muralha, Rodinei (tenho minhas críticas, mas não atuou muito e pode evoluir), Rever, Donatti (aquele jogo foi bizarro e fui contra a contração dele, mas gastar 8 milhões pra jogar um jogo e meio não dá) Vaz, Jorge (não fez uma temporada boa, jogou bem na boa fase do time no campeonato e já voltou como estava no início do ano, mas tem talento), Cuellar (não teve sequência), Diego, Mancuello, Éverton (pra compor elenco) e a base. O resto é uma m****, inclusive Guerrero que muitos idolatram.

          Zé Ricardo deu padrão ao time em pouco tempo de trabalho, que sustentou esse time de perebas que ele pôs em campo, mas melhores opções ele tinha, por isso dava pra ser melhor sim. Na minha opinião o trabalho foi bom, mas ele falhou como técnico. Erra nas escalações, substituições, não tem leitura de jogo e não sabe variar o esquema, mudar o estilo de jogo do time que não rende mais. Isso somado à má vontade dos jogadores causaram essa queda brusca de rendimento na reta final. Tem que fazer uma faxina nesse elenco, contratar corretamente jogadores para serem titulares e compor o elenco com a base e o Zé Ricardo aprender a ser técnico.

  • É complicado ficar vendo rubro negro chorando, trás o Abelão pra essa nação sossegar, ficar toda hora trocando d técnico é complicado, ninguém vai agradar!!! se tivesse outro aqui iria escalar Cirino, Gabriel, etcs, esse éo elenco, e eu acho q o elenco é ruim e tem q melhorar muito, ser campeão com esses caras seria quase um milagre, o Zé tentou quase tudo, principalmente no ataque, só não tentou a mulecada do júnior, agora o time d juniores éa solução, a solução sempre é quem não entrou em campo, Cuéllar, Paquetá, Ronaldo, Cafu, etcs, éa solução, substitui rápido nego reclama, demora pra substituir nego reclama, o Bandeira tá sanando as dívidas, aí nego reclama q não ganha título, tínhamos quase 1 bilhão d dívida, agora temos grana pra montar um bom elenco e pensar a longo prazo e não ficar brigando pra não cair, mas tem nego q prefere q aumente a dívida montando um time d galáticos eo futuro q si dane, SRN

  • Hum… Parabéns pelo texto.

  • Ótimo texto. Assino embaixo.

  • Parei quando ele disse que o Zé recuperou Márcio Araújo e Fernandinho, e só tem tem meia dúzia que pede esses técnicos antigos, eu mesmo não gostei quando veio o Muricy, já sabia que ele era ultrapassado, eu até critico o ZR, mas também não quero que ele saia, só quero a saída de alguns perebas e uma renovada na comissão técnica (demissão do Jayme), precisamos de alguém com conceitos novos, mas se por acaso o o Zé Ricardo for demitido, que venha um técnico com idéias novas, tipo o Dorival (foi o melhor técnico que tivemos desde 2013 no Flamengo, só foi demitido pelo salário absurdo que ganhava na época) ou talvez um técnico estrangeiro, mas não me venham com Levir Culpi, Abel Braga, etc, são mais do mesmo.

    • Cara eu fico louco quando pedem o Levir Culpi, pelo amor de deus o cara é muito teimoso. É um Felipão sem 7×1.

    • Gostaria de saber o que o Jayme fez de errado para que todos queiram a cabeça dele… &;-D

      • Nada além da panela, mas o pessoal não gosta mesmo é dos conceitos sobre futebol que ele tem.

        • A pergunta não é o que fez de errado, é:

          O QUE ELE FEZ CERTO?

          • Só para colocar pilha e descontrair, Ruan. Foi o Jayme quem indicou o “Messi Araújo” como substituto do Elias, Me recordo inclusive que o pessoal do Sportv elogiou muito a escolha dizendo serem jogadores de características semelhantes.
            SRN

            • kkkkkkkkk Bem lembrado André!

              Deus, perdoe essas pessoas ruins!

              E depois vem me falar que Cuellar nao joga de primeiro homem, pqp. Marcio veio pra ser segundo.

        • Até aceito que não concordem; mas, desejar a cabeça do cara… &;-D

          • Beleza então… que cortem só o pescoço e deixem a cabeça…

      • Jaime indica esses pupilos ao zé, como o cara é humilde e ouve até alan patrick, com certeza irá ouvir o jaime…ano que vem tem paulinho o querido do jaime fora marcio araujo

  • Que texto bosta, parei em “recuperou o Márcio Araújo”, nenhum técnico no flamengo teve o que o Zé Ricardo está tendo, principalmente no que tange em estrutura e qualidade de material humano.

    Os resultados que esse time conseguiu são mínimos, e o nosso técnico tem muita culpa no cartório, seja por substituições imaturas ou por usar um esquema manjado que não contempla o melhores jogadores.

    Hoje nós temos vários jogares de meio de campo com qualidade, que poderiam facilmente compor o elenco do nosso time (Mancuello, Paquetá, Cuéllar, Ronaldo, Adryan…), mas esses jogares não recebem e nem vão receber oportunidades, e por qual motivo? Talvez por não fazerem parte do “Bonde de Gsuis”, por não terem um bom empresário ou simplesmente por ter qualidade.

    A sensação que fica é a que nós poderíamos ter tido um desempenho melhor, mas mesmo assim não podemos reclamar, pois somos taxados de cornetas sem motivos.

    • Qual é mesmo o material humano que temos?

  • Também acho pedir a cabeça dele demais. Agora colocar o trabalho dele como acima da média…ai já não sei. Dizer que o time só andou por conta dele..achar bom o fato de ter segurado gabriel, jogado com Fernandinho, Marcio Araujo…Ai já não sei. Se o planejamento dele for seguir com estes caras ano que vem… sinceramente trocava assim que garantisse vaga na libertadores.

    • Exatamente! O problema nao é o Zé, mas a panela que ele ta sustentando sem justificativa.

      • Então conforme vc citou a panela que ele sustenta não é culpa dele? Então é de quem?

        • É nossa.

        • Traduzindo: a panela é que fode o Flamengo, se ele apoia a panela, ele fode o flamengo kkkkk

  • Recuperar Fernandinho ? Isso é mérito?
    ESTOU NA RUA. VIVA O BLOCO DA CORNETA!!!

    LISTA OBRIGATÓRIA PARA DISPENSA:
    FERNANDINHO, CIRINO, SHEIK, EDERSON, JUAN, GABRIEL, MARCIO (LIXO) ARAUJO, CHIQUINHO, PV e JAYME DE ALMEIDA .

    USE A BASE, ISSO É OBRIGAÇÃO. NÃO É MÉRITO “RECUPERAR” FERNANDINHO, MÉRITO É REVELAR UM GAROTO DA BASE, TEMOS VÁRIOS QUE SERIAM TITULARES FÁCIL, FÁCIL.

    • Sem falar que a espinha dorsal quem deixou ai foi o Muricy o cara nao teve nem tempo de ver o time entrosado , fico imaginando o Muricy com o Diego , certeza que estariamos muito melhor , nego quer comparar o zeh ruela com um dos maiores tecnicos do Brasil !! É muita ignorancia de quem abre a boca para querer comparar !

      • Louco, o muricy teve bastante tempo, teve pré temporada, e o esquema erra confuso, o Zé tem seus méritos, pois em alguns jogos foi responsável por fazer substituições que deram a vitoria ao time!

        • ops

          • GALERA ACONTECE O SEGUINTE PRA O FLAMENGO TER UM MEIO CAMPO TÉCNICO TERIA QUE SER ESSE TIME :MURALHA,REVER,DONÁTI, PARÁ ,EVERTON,AGORA OLHA SÓ O MEIO CAMPO TÉCNICO COM SAIDA EFICIENTE DE BOLA ,RAFAEL VAZ, MÁNCUEJO DIEGO, JORGE E GUERREIRO . O DIEGO ENCOSTANDO MAIS NO GUERREIRO ,PORQUE O JORGE ? SE VCS PERCEBEREM O JORGE NAO FAZ CRUZAMENTOS ELE SEMPRE QUANDO PEGA A BOLA AMAIORIA DAS VEZES ELE LEVA PRO MEIO , E ELE E MUITO LENTO PARA RECOMPOR NO MEIO ELE JA TEM UMA PEGADA MELHOR ,EO VAZ ELE TEM UMA BOA SAIDA DE BOLA AJUDARIA E MUITO ESSA SAIDA DE BOLA COM MANCUEJO ALEM DE MARCAR MUITO BEM.

            • Também sempre achei que o Zé deveria testar Vaz no lugar do caramujo, pois no início de sua carreira ele era volante acho q ele seria um pitbul daqueles, mas o legal é saber q vão renovar com caramujo e não há oq temer ano q vem kkkk

        • Então vamos ver oq o zé vai sofrer contra o América sem rever e Vaz, lembrando q na mão do Zé em floripa sem os dois viram o sacode q o mengao levou. Essa foi a diferença dele é do murici, após a derota contra o América vcs verão que eu tenho razão

      • Murici não tinha zaga, teve de exercer a função de treinador com César Martins e Wallace por isso não fez campanha vitoriosa e com ele caramujo era banco e mancuello titular

        • O time do Muricy era horrível,sem compactação ou padrão de jogo um verdadeiro lixo.

          • Time do Muricy 1 Muralha 2 Rodinei 3 Wallace 4 Juan 5 Jorge 6 Cuellar 7 Arão 8 Alan Patrick 9 Cirino 10 Guerrero 11 Mancuello!! chegaram depois Rever, Vaz,Diego, Damião, Fernandinho !! quase meio time, não tem comparação, o que Zé fez tirou o Mancuello que custou uma fortuna ao clube e joga muito ( mas o Zé quer que cara jogue de ponta, tirou o Cuellar pra por a merda do MA !! A sorte do Burro acabou !!

            • A diferença que eu quis dizer e tatica e de organização.
              Obs : O titular era o sheik não o Alan Patrick.

        • Acho que o Muricy é o novo Luxemburgo.

        • Na boa nem de longe este Rever e vaz me passam confiança os dois sao medianos o Donati teria vaga tranquilo ai !

Comentários não são permitidos.