Arbitral define Carioca de 2017 mais enxuto e com 12 clubes na última fase

Compartilhe com os amigos

Em arbitral realizado na tarde desta terça-feira na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), ficou definido que o Campeonato Carioca de 2017 será mais enxuto em sua fase principal e contará com apenas 12 clubes, diferentemente deste ano, quando 16 times estavam na disputa.

Deste modo, seis equipes disputarão uma etapa preliminar: os dois que subiram para a Série A (Nova Iguaçu e Campos), e os quatro últimos colocados antes dos rebaixados América e Friburguense, no caso, Tigres, Portuguesa, Cabofriense e Bonsucesso. O campeão e o vice se classificam para a fase final.

Os quatro clubes considerados grandes – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – já ingressam diretamente na fase principal.

Taça Guanabara, Taça Rio e dois grupos

Uma vez definido os 12 times, a fase principal será dividida em dois grupos de seis para a disputa da Taça Guanabara. Os primeiros e segundos colocados de cada chave se enfrentam em semifinal e final, ambas em jogo único.

Terminada a Taça GB, inicia-se a Taça Rio no mesmo formato.

Os campeões de ambas têm vaga garantida na semifinal do Estadual. Os outros dois semifinalistas serão oriundos das melhores campanhas na classificação geral.

Vantagem só nas semifinais

A vantagem do empate será dada somente nas semifinais. No caso, na Taça Guanabara e na Taça Rio usufruirão do benefício os primeiros colocados dos grupos. Já nas semifinais do Estadual, os beneficiários serão os campeões de cada torneio.

Se a final terminar empatada, a disputa se dará nos pênaltis.

Caso um clube seja campeão tanto da Taça GB quanto da Rio, os outros três semifinalistas serão formados pelos melhores colocados na classificação geral.

Rebaixamento

Os dois clubes rebaixados serão definidos a partir do hexagonal iniciar. Os dois primeiros sobem e formam o grupo de 12 times na fase principal. Os quatro que sobrarem disputam entre eles para ver a dupla que cai.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • queria saber quando começa e termina, epoca que o fla perde muito. aff

  • Quem se importa com ‘isso’?

  • Campeonato lixo da porra. Kkkkkkkkkkkk

  • Time titular do carioca:
    -Thiago
    -T.Ennes
    -L.Duarte
    -Zagueiro (base)
    -Cleber
    -L.Paquetá
    -Ronaldo
    -M.Sávio
    -T.Santos
    -Vinícius Jr
    -Viseu

    Obs: O time do carioca será preenchido pelos jogadores da copa SP de futebol júnior (2017) e os garotos com idade até 21 anos oriundos da base.

    • Infelizmente não vai rolar. Tem interesse da tv também

      • O interesse da TV vai estar na Libertadores. E não assinamos contrato nenhum, então podemos sim usar a base.

      • O contrato ainda não foi assinado e se não ocorrer assinatura do mesmo acho que a TV não pode interferir em nada nem transmissão dos jogos do Fla ela pode, imagina o Fla ganhando essa merda de carioca e a TV não podendo transmitir.

  • Era pra ter 8 clubes na fase final, 4 grandes e 4 pequenos. 2 grupos com 2 grandes em cada, semi-final jogo unico e final 2 jogos.

  • Várzea. A única vantagem é que se o Flamengo vencer a taça GB poderá poupar os titulares na taça Rio.

Comentários não são permitidos.