Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Botafogo coloca Engenhão à disposição de rivais. Presidente do Flamengo diz que ‘é uma ótima ideia’

Yuri Sobral
Yuri Sobral
Publicação: 23/11/2016
49 Comentários
Atualização: 23/11/2016
Compartilhar

O Botafogo pretende aumentar a utilização do Engenhão a partir de 2017 e dentro do plano do clube está a abertura para o estádio ser usado por seus principais rivais. Aproveitando as dúvidas em relação à gestão do Maracanã por parte de Flamengo e Fluminense, e com o Vasco optando por locais maiores que São Januário para mandar seus principais jogos, o Glorioso colocou seu estádio à disposição dos outros grandes clubes cariocas.

– Nossa ideia é que nosso estádio também possa ser utilizado pelos outros clubes, e que seja bom para eles e melhor ainda para o Botafogo – afirmou Márcio Padilha, vice-presidente de comunicação e marketing do clube, ao comentar sobre as iniciativas do clube para aumentar a utilização do Engenhão durante a temporada de 2017.

Segundo ele, o plano pode ser benéfico para os rivais por conta do alto custo de operação do Maracanã. No jogo contra o Coritiba pelo Brasileiro, por exemplo, o total de despesas foi de quase R$ 1 milhão.

– O Maracanã se tornou um estádio muito caro, a operação em dia de jogo é muito cara. E opção é que o Engenhão seja uma alternativa ao Maracanã – argumentou o dirigente do Botafogo.

A iniciativa foi vista com bons olhos pelo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. O clube rubro-negro já tem um acordo para utilizar o estádio Luso-Brasileiro pelos próximos três anos mas o local deve ter capacidade para apenas 20 mil pessoas.

– O Engenhão é uma excelente alternativa. Acho uma ótima ideia – comentou o presidente do Flamengo.

Mosaico do Fluminense no Engenhão (Foto: Ricardo Ramos)

Fonte: Lancenet

Assuntos:BotafogoengenhaoflaFlamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
49 Comentários
  • Junior Vinicius disse:
    22/11/2016 às 20:41

    Que noticia boa! Agora o Maracanã não tem outra alternativa a não ser os clubes.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      22/11/2016 às 21:01

      Se fizerem tantos shows e eventos como dizem, o gramado do maraca em pouquíssimo tempo se tornará um “”pasto””.
      Aí mesmo que ninguém vai querer jogar lá mesmo.

      Responder
      • Junior Vinicius disse:
        22/11/2016 às 21:44

        Ainda assim o consorcio vai ter prejuízo, uma pena o que vai acontecer com o Maraca.

      • Carlos Campos disse:
        22/11/2016 às 23:20

        Será a personificação em cartão postal no Rio do mais recente “Elefante Branco” em homenagem à Corrupção Nacional.
        Entristecidas…
        Saudações.

  • XX_Sergio disse:
    22/11/2016 às 20:53

    Quando o banco começa a bater na porta para cobrar as dívidas é difícil manter o orgulho e o nariz em pé….

    SRN

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      22/11/2016 às 21:00

      E complementado…
      “A água começa a bater na bunda”.
      Pois é…
      E vai ter que ser uma grana MUITO mais razoável de aluguel que o maraca, se não jogamos no maraca mesmo e foda-se o foguinho.
      Mengão Sempre!!!

      Responder
  • Flavio silva disse:
    22/11/2016 às 20:59

    Imagina a turma que quer administrar o maracanã lendo isso ? Kkkkkkkkkkk

    Responder
    • silasT disse:
      22/11/2016 às 21:16

      1 milhão é um absurdo, até tinha esperanças…

      Responder
      • Gabriel Torres disse:
        22/11/2016 às 21:36

        Foi 600 mil de lucro pro Flamengo. Se o Fla fosse o administrador do estadio o lucro seria maior, uns 900 mil no minimo.

      • EuMeSmObYmYsElF disse:
        22/11/2016 às 23:37

        so quando lota.. o que a torcida não faz todo jogo.. na maioria dos jogos, o lucro fica lá pelos 100 mil (ou menos)…

      • Gabriel Torres disse:
        22/11/2016 às 23:54

        O Flamengo sendo o administrador do Maracanã, poderia alavancar o St e ter o estadio quase sempre lotado assim como o Corinthians, Palmeiras e Inter fazem. Jogos menores é só mandar no estadio do America. O ideal mesmo é o Fla construir seu próprio estadio, mas ainda não é o momento. O País esta afundado em uma crise muito grave e o Flamengo ainda tem uma divida muito grave, talvez daqui a uns 3 anos seja mais viável.

    • Silvio Marcelo disse:
      22/11/2016 às 23:46

      Que eles pegue o maracanã e enfie naquele lugar…Temos que ir atrás de construir nosso estádio. ..

      Responder
  • Ltom Macêdo disse:
    22/11/2016 às 21:26

    No mínimo querem usar a ilha do governador pra diminuir o prejuízo.

    Porque lucro no Botafogo com torcida é muuuuito difícil.

    Responder
  • FILIPE DA ROCHA MOTTA disse:
    22/11/2016 às 21:37

    Quando era arena petrobras ,tinha lugares para 30 mil pessoas .Pq o flamengo quer botar menos agora?

    Responder
  • M. Myers disse:
    22/11/2016 às 21:48

    Eu não gosto desse estádio. A torcida fica muito distante do campo. O Flamengo precisa de um estádio nos moldes de uma La Bombonera, seria um verdadeiro inferno para os nossos adversários!

    Responder
    • Marcos Henrique disse:
      22/11/2016 às 22:08

      esse é o típico estádio “neutro”

      Responder
  • M. Myers disse:
    22/11/2016 às 21:56

    Esse estádio é neutro e sem alma! Não tem nada a ver com o Flamengo e a sua torcida!

    Responder
  • Vinicios Mendes disse:
    22/11/2016 às 21:58

    Esperto o botinha,nao imaginem que isto é solidariedade eles são e aproveitadores,estao vendo que nem fla nem Flu jogarão no maraca,e irão alugar esse estádio cobrando mais que a empresa francesa,ou esqueceram da facada que iria dar no jogo fla x flu que seria lá,queriam ganhar mais que os dois times.

    Responder
  • Tiago disse:
    22/11/2016 às 22:20

    Se o Flamengo não assumir o maraca, a diretoria tem obrigação construir nossa casa, Com o Engenhão e o estádio da lusa liberado, vamos poder ficar tranquilos até finalizar nossa casa.

    Responder
  • Rafael Dantas disse:
    22/11/2016 às 22:31

    Fla tem que deixar esse maracana de lado, muita dificuldade pra prosseguir nesse estádio, apesar de o maraca ser um símbolo rubro negro, o fla tem que pensar grande e construir um estádio proprio, mesmo também sabendo das dificuldades de construir um estádio e o alto custo.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 08:08

      Se começar a dar certo nessas novas condições, tenho certeza que o desgosto e o desgaste que toda essa estória causou e ainda causará, será tão grande, tão grande que muito provavelmente a instituição Flamengo só pensará no outrora Maraca como apenas a referência de nossas Glórias Inesquecíveis e palco de nossos craques do passado.
      O Governo Cabral/Pezão ficará para sempre marcado como os que acabaram com o Maior Templo do Futebol Brasileiro e do Rio de Janeiro.
      E muito provavelmente em longo prazo dividirá opiniões sobre o “saudoso Maracanã” e nossa Futura Nova Casa Própria.
      Quem viver verá…
      Saudações!

      Responder
  • Fabricio Benites disse:
    22/11/2016 às 23:12

    Agora sim o Flamengo pode dar início ao projeto de construção de seu estádio, já tem dois lugares pra jogar até ficar pronto.
    E deixa o maracanã pros shows de Rock!

    Responder
    • Silvio Marcelo disse:
      22/11/2016 às 23:42

      Concordo em gênero número é grau. ..

      Responder
    • mateus disse:
      22/11/2016 às 23:56

      Concordo cara… Esse “novo Maracanã ” não é mais a nossa casa.

      Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:58

      Sem o Flamengo, necessitarão de um evento atrás do outro para tentar não acumular vermelhos em seus balanços e a grama não vai aguentar isso.
      Em breve não haverá piso em condições que valha o custo que pedirão para jogar lá nem alugando por um ou dois jogos…
      O prejuízo técnico não compensará o ganho financeiro.
      Provavelmente será um ótimo pasto para shows de rodeio.
      Enterraram o Antigo e já começaram a acabar com o novo.
      Perde o Futebol do Rio, ganha o Flamengo, conseguindo o impulso que faltava e precisava para sair do Aluguel e erguer sua Casa Própria.
      O futuro a Deus pertence.
      Mengão Sempre!!!
      Esperançosas…
      Saudações.

      Responder
  • Indian! #GoJazz? disse:
    22/11/2016 às 23:43

    Agora o Botafogo quer empresta o Engenhão, Fala Sério por mim o Flamengo nunca mais jogaria lá, a torcida fica muito longe não tem como precionar o adversário

    Além do mais é melhor que não jogue assim dá mais prejuízo pra eles

    Responder
  • Paollo Fer disse:
    23/11/2016 às 00:13

    Eles não tem condições de administrar um estádio do porte do Engenhão sozinhos, estão quebrados, dívida de mais de 800 milhões com arrecadação anual inferior a 200 milhões.

    Responder
    • Eduardo Moreno disse:
      23/11/2016 às 00:24

      Com certeza! Estão agindo com a razão, como um dirigente de futebol deve agir!

      Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:57

      Isso…
      A água já batendo na bunda…

      Responder
  • Eduardo Moreno disse:
    23/11/2016 às 00:23

    Vamos falar a verdade… pra semifinal e final da Libertadores caiu como uma luva! Porque é bem melhor decidir no RJ do que fora. Assim poderemos jogar a Libertadores toda no RJ, independentemente de Maracanã.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:56

      Os Cariocas vão precisar manter praticamente TODOS os jogos lotados, se houver ocupação menor de 80% do que se puder ocupar, não me iludo, rapidamente se pensará em outras praças para jogos de MAIOR apelo e faturamento.

      Responder
  • Léo Faria disse:
    23/11/2016 às 00:26

    Flamengo só vai aceitar pra mostrar pro consórcio que vai assumir o maracana que não pretende jogar nem os jogos grandes lá.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:51

      Isso.
      Recado dado.

      Responder
  • Eduardo Moreno disse:
    23/11/2016 às 00:26

    E outra, daqui a uns 03 anos estaremos em melhor condição pra construir a nossa casa, dívida praticamente zero e aí sim podendo bancar 100 milhões/ano pra fazer estádio de médio/grande porte.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:51

      Pensei também nesse tempo.

      Responder
  • YesIcanmyfriend Brasil disse:
    23/11/2016 às 01:19

    Vamos ver o que irao fazer sem o Flamengo , agora eu quero ver este governo corrupto mamar na teta de alguem !!! Desgraçados , tinham que dar o Maracana ao Fla sem pensar duas vezes . SRN !

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:50

      Sem o Flamengo, necessitarão de um evento atrás do outro para tentar não acumular vermelhos em seus balanços e a grama não vai aguentar isso.
      Em breve não haverá piso em condições que valha o custo que pedirão para jogar lá nem alugando por um ou dois jogos…
      O prejuízo técnico não compensará o ganho financeiro.
      Provavelmente será um ótimo pasto para shows de rodeio.
      Enterraram o Antigo e já começaram a acabar com o novo.
      Perde o Futebol do Rio, ganha o Flamengo, conseguindo o impulso que faltava e precisava para sair do Aluguel e erguer sua Casa Própria.
      O futuro a Deus pertence.
      Mengão Sempre!!!
      Esperançosas…
      Saudações.

      Responder
  • Rodrigo Andrade disse:
    23/11/2016 às 01:55

    O que uma conta de luz atrasada não nos obriga a fazer…

    Responder
  • Mateus Carvalho disse:
    23/11/2016 às 02:11

    Cara hj eu vi o jogo do borussia dortmund, que estádio bonito o deles um verdadeiro caldeirão.

    Responder
  • Pilosgromiro disse:
    23/11/2016 às 06:09

    O Fla vai gastar 7 milhoes na ‘arena’ da Ilha. Tudo bem que o clube nao teve outra escolha, mas seria uma boa grana pra torrar com contrataçao.

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:49

      Último número que ouvi foram 20 milhões, foguinho que gastou isso para a estrutura atual, porém MUITA coisa incluindo o gramado será refeito.

      Responder
    • Flavio DF disse:
      23/11/2016 às 11:29

      Gasta em contratação e depois vai jogar aonde? Com o estádio da Portuguesa o Flamengo deixa de ser refém do Maracanã e da Ferj, pois agora tem estádio no Rio para jogar.
      Investir naquele estádio é necessário, vide o gramado que mais parece aquele campos de fazenda.

      Responder
    • Mengão 40 milhões série A disse:
      23/11/2016 às 18:10

      Gastou 12 com mancuello e 40 com Guerrero. Deu em q?? Fumo nos nossos rabos

      Responder
  • Almir Ribeiro disse:
    23/11/2016 às 06:34

    Quem tem tem medo. O Botinha sabe que ficar de mimimi com o Fla é ferro na certa. Coincidência? O Fla pega o Estádio da LUSA, e o botinha fica “bonzinho”….conta outra. Como agora o Fla tem como mandar o Maracanã às favas, claro que ficou muito interessante trazer o Fla para jogar no Engenhão, que com a minúscula torcida do botinha dá prejuízo. Com mais essa opção, Maracanã que vá a PQP.
    *Li que o governo e os franceses tem conversa muito adiantada, logo…acredito que o Maracanã já era. Que “morram” abraçados e felizes com ele. Sem o Fla vai virar um elefante branco. Só o Fluminense tem um contrato (vantajoso para ele) segundo eles e ficou feliz, mas óbvio que só não tem nem chance de tocar o barco. Botinha tem o Engenhão, vices SJ, Mengão o LUSA, quero ver o que será do Maracanã…

    Responder
    • Carlos Campos disse:
      23/11/2016 às 07:38

      Sem o Flamengo, necessitarão de um evento atrás do outro e a grama não vai aguentar isso.
      Em breve não haverá piso em condições que valha o custo que pedirão para jogar lá…
      Provavelmente será um ótimo pasto para shows de rodeio.
      Adeus MaracAnão.

      Responder
  • Carlos Campos disse:
    23/11/2016 às 08:16

    “”Rafael Dantas • 10 horas atrás
    Fla tem que deixar esse maracana de lado, muita dificuldade pra prosseguir nesse estádio, apesar de o maraca ser um símbolo rubro negro, o fla tem que pensar grande e construir um estádio proprio, mesmo também sabendo das dificuldades de construir um estádio e o alto custo.””

    Caro Rafael…
    Se começar a dar certo nessas novas condições (satisfação da Torcida, resultados nos jogos, viabilidade financeira, crescimento sócio torcedor etc…), tenho certeza que o desgosto e o desgaste que toda essa estória causou e ainda causará, será tão grande, tão grande que muito provavelmente a instituição Flamengo só pensará no outrora Maraca como apenas a referência de nossas Glórias Inesquecíveis e palco de nossos craques do passado.
    O Governo Cabral/Pezão ficará para sempre marcado como os que “acabaram” inviabilizaram para os Clubes do Rio com o Maior Templo do Futebol Brasileiro e do Rio de Janeiro.
    E muito provavelmente em longo prazo dividirá opiniões e lembranças sobre o “saudoso Maracanã” em comparação a nossa Futura Nova Casa Própria.
    Quem viver verá…
    Saudações!

    Responder
  • Arthur Macias disse:
    23/11/2016 às 10:27

    Arrego bunito hein Bostafogo!!!

    Responder
    • Almir Albuquerque disse:
      23/11/2016 às 11:03

      Sabe que a torcidinha deles não dá conta de encher aquela porra, aí precisa contar com a torcida dos outros.

      Acabou até a birra com medo de prejuízo

      O botafogo é minúsculo.

      Responder
      • Carlos Campos disse:
        23/11/2016 às 17:20

        Isso mesmo Almir…
        Nada menor que o foguinho.
        Grande abraço!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Estudiantes x Flamengo: Bruno Henrique pode superar Riquelme na Libertadores

1

Flamengo tem jogadores pendurados? Veja o que diz regra da Libertadores

Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

RUMO À LA PLATA! Assista ao embarque do Flamengo para o jogo contra o Estudiantes, pela Libertadores

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo é um dos 5 brasileiros entre os clubes mais valiosos do mundo; elenco de 211,2 milhões de euros

14 1

Candidato no Peñarol promete “fazer até o impossível” para tirar Arrascaeta e De la Cruz do Flamengo

15 32
Brasileirão

Brasileirão: Flamengo abre venda de ingressos para jogo contra o Atlético-MG no Maracanã

10

Rodrigo José Pereira de Lima será o árbitro de Flamengo x Atlético-MG, pelo Brasileirão

5 20
Libertadores

Jogo do Flamengo x Estudiantes vai passar na Globo?

Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Estudiantes x Flamengo, pela Libertadores

1
Comentários Recentes
  1. John Smith em Decisão que libera Vasco x Boca no Maracanã obriga Flamengo a mudar dia ou horário de jogo; entenda

    Até então, nunca fui dessa palhaçada de torcer contra os rivais. Mas a partir de agora, sou Boca Júnior desde…

  2. Eduardo em Com 5 desfalques, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Estudiantes, pela Libertadores

    Mesmo com os desfalques, o Flamengo tem um plantel tão bom que essas ausências não surtirão tanto efeito. O Flamengo…

  3. anonimo em Decisão que libera Vasco x Boca no Maracanã obriga Flamengo a mudar dia ou horário de jogo; entenda

    E os custos do jogo do basquete, o vasco vai arcar?

  4. Eduardo em Decisão que libera Vasco x Boca no Maracanã obriga Flamengo a mudar dia ou horário de jogo; entenda

    Acho que o Flamengo deveria procurar um outro estádio para jogar, já que o Consórcio Fla-Flu está a mercê da…

  5. Nao Interessa em Decisão que libera Vasco x Boca no Maracanã obriga Flamengo a mudar dia ou horário de jogo; entenda

    Acho é pouco. BAP esnoba de um novo estádio querendo q o flamengo tenha o maracanã como casa. O maraca…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo