Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “Falta Equilíbrio ao Flamengo de Zé Ricardo”

Redação
Redação
Publicação: 15/11/2016
30 Comentários
Atualização: 22/11/2016
Compartilhar

Num esquema tático em que os atacantes ajudam na marcação, é essencial que os volantes ajudem no apoio ao ataque. Um exemplo nacional: Palmeiras.

Vamos lá: o Palmeiras joga praticamente no mesmo esquema que o Flamengo, com atacantes que marcam, com uma diferença primordial: os volantes apoiam.

Volantes do Palmeiras:  Tche Tche: 33 jogos, 2 gols e 2 assistências/ Thiago Santos: 22 jogos, 2 assistências e 1 gol/ Jean: 31 jogos, 4 assistências e 6 gols.

Somados os 3 volantes que mais jogaram: 9 gols e 8 assistências.

Volantes que mais jogaram no Flamengo: W. Arão: 33 jogos, 4 gols e 2 assistências/ Cuellar: 15 jogos (2 como titular), 1 assistência e nenhum gol/ Márcio Araújo: 32 jogos, nenhuma assistência e nenhum gol.

Soma dos 3 volantes: 4 gols e 3 assistências, ou seja, menos da metade do Palmeiras.

E se for continuar a comparação, podíamos pegar o Renato do Santos: 34 jogos, 2 gols e 3 assistências/ Atlético MG: Leandro Donizete:  20 jogos, 2 gols, 2 assistências/ Junior Urso: 22 jogos, 4 gols.

Para que o esquema adotado no Flamengo funcione, precisamos de volantes que apoiem, que dê assistências e faça gols. O time de Zé Ricardo é moderno no ataque, mas ultrapassado no meio. Nada de perseguição ao Márcio Araújo, mas seu jogo não encaixa no futebol moderno que o torcedor e a comissão técnica gostaria de ver. Basta fazer uma retrospectiva dos jogos do Flamengo e facilmente constatamos uma marcação encaixada, mas um buraco no meio e um ataque lento e muitas vezes inoperante.

Saudações rubro-negras,

Cássio Vieira


Faça como o Cássio Vieira, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para [email protected], que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
30 Comentários
  • silasT disse:
    15/11/2016 às 13:31

    Quanto a dupla de volantes tem que ser contratado um 1 Volante que além de saber marcar saba avançar bem. Caso não seja contratado minha dupla de volantes ideais seriam: Arão e Cuellar, Arão é fortíssimo na defesa e sabe sair jogando e o Cuellar é fortíssimo avançando sabe:passar/Lançar/Finalizar.
    Também gostaria das seguintes opções:
    Ronaldo-Cuellar
    Ronaldo-Mancuello
    Arão-Mancuello
    Mancuello- Cuellar

    Conclusão: Temos excelentes volantes porém a maioria absoluta joga melhor como 2 (Mancuello/Arão/Cuellar) e somente Ronaldo tem mais características de 1.

    Reply
    • Junior_Capacete disse:
      15/11/2016 às 13:51

      Cansei de ver o Cuellar perdido na marcação. Temos que arrumar outro.

      Reply
      • silasT disse:
        15/11/2016 às 14:20

        Kkk mas é isso que eu quis dizer: Cuellar é muito melhor como 2 volante fazendo dupla ou com Ronaldo ou com um contratado para 1 volante.

  • Junior_Capacete disse:
    15/11/2016 às 13:34

    Concordo. Finalmente algum comentarista falando alguma coisa séria.
    Só uma ressalva. Esse esquema do Zé é o mesmo de 1981. Não é “moderno” mas exige bons volantes.
    Veja na época o Fla tinha Andrade e Adílio com Zico no meio.
    Hoje temos Arão, Diego e o Márcio.
    Tita e Lico voltavam e cobriam os Laterais, como fazem os falsos pontas hoje.
    E Nunes fazia muito bem seu papel matador e ajudava o Zico no meio.
    Guerrero não é o cara ideal pra esse tipo de Esquema Damião sim.
    Problema principal é que o M.A. não ajuda e nossos laterais são muito inferiores a Junior e Leandro assim a deficiência do M.A. fica ainda mais evidente.

    Reply
    • Junior_Capacete disse:
      15/11/2016 às 13:38

      Quando os laterais jogam bem a deficiência do M.A. some. Veja a época que Para tava arrebentado.
      Mas nos times onde a marcação nos laterais do fla é forte nossa saída de bola morre se marcarem o arão.
      Eu tentaria algo diferente recuaria o Everton pra volante, ou tentaria o Mancuello. E botaria o Guerrero no banco.

      Reply
      • Junior_Capacete disse:
        15/11/2016 às 13:41

        Vizeu lembra muito o estilo do Nunes. Mas é muito muleque, tem que dar uma segurada.

      • Zoro disse:
        15/11/2016 às 17:18

        O futebol é cíclico, daqui a pouco voltamos a usar líberos, meio-campo em quadrado, e por aí vai…

        Em tempo, Leovegildo, existe o botão “Editar”, hehe. SRN

  • Nick Sousa disse:
    15/11/2016 às 13:52

    Lá vem mais um buscando explicações táticas pra ter motivo pro massaraujo não jogar, o problema maior do time tá longe de ser ele

    Reply
    • Ltom Macêdo disse:
      15/11/2016 às 16:56

      Quando o paciente tem cirrose uma nefropatia não é o maior problema, mas também é um problema sério!

      Reply
  • Nick Sousa disse:
    15/11/2016 às 14:07

    Assim como em 2016, em 2017 as contratações virão, mas não todas imediatamente, até porque a libertadores vai se estender bastante, então no começo do ano teremos sim que ver MA titular e por aí vai. Não esqueçam: o importante é o time não os jogadores, não importa quem for, se for Diego ou Wallace, se estiver com a camisa do flamengo vamos apoiar. SRN

    Reply
    • Vinicius disse:
      15/11/2016 às 14:10

      Contratações imediatas podem ser apenas de jogadores em fim de contrato,vindos de graça e sem pagamentos de multa rescisória. Vendendo ou emprestando os menos qualificados, isso geraria uma boa folga financeira.

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        15/11/2016 às 14:30

        No começo do ano vão vir os novos Antonio Carlos e Arthur Henrique kkk

  • Vinicius disse:
    15/11/2016 às 14:08

    O texto não é ruim, mas faltou coisas a serem explicadas. O fato de que os pontas do Flamengo não são bons tecnicamente, em comparação com o de outros times, passou em branco. Dentre os quatro primeiros do Brasileirão o Fla fez 47 gols, perdendo pra Santos (53), Atlético MG (56) e Palmeiras (57).Não podemos esquecer que a equipe perde muitos gols em partidas decisivas, pois foi assim contra o Corinthians no Maracanã. Às vezes não adianta muito termos jogadores de lado que saibam marcar mas que não tenham a mesma firmeza e consistência em atacar.

    Quanto ao Zé, por mais que cometa erros, ele trabalha com as peças que possui. Se Cuellar não deu certo, pode ser uma questão de momento e adaptação. Já Mancuello no banco é algo bastante questionável.Este último poderia jogar de segundo volante, mas com William Arão de primeiro o segundo não jogaria tão bem (mesmo sendo forte na marcação). O fato é que este é o primeiro ano do Zé como técnico e a montagem da equipe veio ás pressas, já que não teve o mesmo tempo e fôlego do Muricy.

    Apesar das críticas, torço muito pelo trabalho dele dar certo no próximo ano, ainda mais indo se aperfeiçoar na Europa.

    Reply
  • Ltom Macêdo disse:
    15/11/2016 às 17:02

    Precisamos de um meia/ponta com boa técnica pra ser titular e outro pra ser reserva, entendendo que com Everton e Ederson (caso volte a jogar algum dia) podem compor com a base as opções para posição. Gabriel, Cirino tem que ser negociados, Fernandinho devolvido e o Sheik acabar o contrato.

    Além disso, MA tem que ir embora e ser contratado um jogador pra ser titular como primeiro volante.

    ZR tem que decidir a posição que ele quer que o Mancuello e o Cuellar sejam aproveitados, porque fica parecendo que eles são quebra-galhos no elenco. Eles são segundo volantes? O Cuellar é primeiro e o Mancuello é meia?

    Reply
    • Zoro disse:
      15/11/2016 às 17:13

      O Cuellar disse numa coletiva que ele é primeiro volante, e o Zé disse que considera o Mancu “um médio volante centro-esquerda”.

      Reply
      • silasT disse:
        15/11/2016 às 17:58

        Cuellar pode se considerar 1 mas é muito melhor como 2, além de ser estabanado na defesa ele é forte avançando (passa bem/Lança bem/ finaliza bem). Só porque se considera uma coisa não significa que eu o ache melhor em outra.
        Exemplo:
        O Vaz pode se considerar zagueiro mas nada impede que eu o prefira como LE ou 1 Vol devido a sua técnica.

      • Zoro disse:
        15/11/2016 às 20:10

        Silas, caso não tenha ficado claro, eu apenas contei um fato que havia apurado, você é livre para achar o que quiser, até essa sandice do Vaz.

        SRN

      • silasT disse:
        16/11/2016 às 00:53

        Kkkkkk

      • Ednei P. de Melo disse:
        16/11/2016 às 09:28

        O Cuellar pode jogar perfeitamente como 1o. volante, mas o esquema tático deverá ser profundamente modificado para que ele possa render… &;-D

      • Nick Sousa disse:
        16/11/2016 às 10:53

        E o Cuellar é um meia-volante-retro-anterior-ala-direita kkk pra mim jogador que só rende em circunstâncias muito específicas não é um bom jogador (não é o caso desses, estou só comentando)

    • Nick Sousa disse:
      16/11/2016 às 10:52

      É importante ter quebra-galhos

      Reply
  • Evandro Caldeira disse:
    15/11/2016 às 20:30

    O problema do Flamengo entre os volantes, é que Zé Ricardo optou por ter um homem no meio de campo fixo e que só sabe marcar! Infelizmente é o que o M. Araújo só sabe fazer, assim sendo, ele perde um homem que lance, chute e invada a área! Mas ele pode ter 2 volantes modernos bom na marcação, no passe, que efetue lançamentos por cima e por baixo e que finalize! Basta vc colocar Arão e Cuéllar, como fazer para não perder essa marcação do M.Araújo? Basta eles revezarem em não deixar o setor que M.Araújo faz vazio, ou seja, quando um subir o outro fica na posição, ambos sabem serem volantes modernos, que marquem bem, apoiem bem, eu aindo acho que o time terá mais qualidade em tudo, porque até a marcação do M. Araújo é frágil, com o Cuéllar e Arão teremos um marcação de melhor precisão e uma ação agreciva melhor do que a do palmeiras! Faz um 4-3-3 com Cuéllar, Diego e Arão; Mancuello, Guerrero e Thiago Santos! Diego é um falso 10 e com o Mancuello a gente teria ele ajudando na movimentação de Diego que roda o campo todo e o Mancuello revezava e deixaria o Diego solto no campo inteiro…Thiago Santos, jogaria como um ponta direita, servindo a Guerrero, incomodando os laterais esquerdos tanto atacando, como os impedindo de subir! Esse seria um time muito ofensivo e com uma marcação de qualidade, esses 6 jogadores seria o ideal, pois dava para mudar de esquema sempre que o adversário estivesse melhor ou pior, pois os volantes sabem ser ofensivos e defensivos, Mancuello faz várias funções no meio e também é um falso atacante e Diego faz a parte criativa e também é um atacante! Esse time, o Flamengo é melhor que o Palmeiras! Só que no banco seremos e estamos pior que o Palmeiras! Só acho!!! Com Cuéllar, Arão, Diego e Mancuello em campo, vcs teem noção de como os goleiros iriam sofrer? Pois esses caras tem chutes certeiros e potentes! Mas no banco jamais seremos e teremos um time agressivo.

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      16/11/2016 às 09:26

      Tudo bonito e cheiroso… só se esqueceu de um detalhe: quando estes volantes tomarem bolas nas costas, o que vão fazer? Já cansei de ver o Márcio Araújo correndo igual um maluco para compensar os buracos nas costas do Arão, sem contar as inúmeras vezes em que fez uma excelente cobertura dos laterais e ainda fez a recomposição a bola, quando em um lance de ataque nosso ela era perdida (inclusive, o último gol do Diego partiu de uma bola recuperada no alto).

      O que o pessoal (ainda) não entendeu é que ambos os volantes (Arão e Cuellar) são de características similares e, apesar de elevar a qualidade geral ofensiva do time, também o expõem com as suas deficiências. Acredito que uma boa dupla de volantes DEVEM ter características diferenciadas, para que sejam combinadas em campo e um ajudar o outro. Não é isso o que têm acontecido? Enquanto um é o “rei do desarme” o outro é o “rei da interceptação”… &;-D

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        16/11/2016 às 10:51

        Os dois são os líderes de desarme no brasileiro

  • Mayko Priscila Krakeker disse:
    15/11/2016 às 23:23

    Faltou tbm dizer que os pontas do flamengo são escalados baseados na marcação,se são bons no ataque não importa..se isso ser o tal futebol moderno,cara vou começar a acompanhar golf…os numeros dos pontas do flamengo no ataque e assistencia deve causar vergonha alheia,o flamengo é um time que não chuta,não tem tabela triangulação ou um passe em diagonal,é só cruzamento na área,outra coisa,concordo que hoje os atacantes tem que fechar espaço e tal,mas sua prioridade tem que ser marcar gols,criar jogadas,ATACAR,e isso no flamengo,não acontece,eu vi poucos jogos do palmeiras,mas não vi o roger guedes e o dudu acompanhar lateral igual os caras do flamengo fazem quem tem que bater com o lataral adversario é o lateral,e os volantes fazerem a sobra,..eu não vejo o flamengo em 2,3 passes chegar na cara do gol num contra ataque, o Ma ou arão ou os zagueiros roubam a bola e o cara que era pra estar bem posicionado pra receber um lançamento em profundidade está a 2 metros dele pq acompanhou a subida do lateral adversario.. EU SÓ VEJO ISSO NO FLAMENGO!!

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      16/11/2016 às 10:50

      É porque nossos pontas são ruins mesmo não tem muito o que fazer

      Reply
      • Mayko Priscila Krakeker disse:
        16/11/2016 às 14:53

        tem sim,se são ruins pq jogam? cuellar MA arão alan patrick,adryan diego
        paquetá vizeu guerero e damião,não pra fazer um 442 com reserva de qualidade? é só querer!!!

      • DefendaSeuDinheiro disse:
        16/11/2016 às 15:36

        Perfeito, se estes pontas dessem mais conta do ataque, não precisaria nada de volantes apoiar, poderiam só marcar mesmo, exceto num lance ou outro em que começassem por eles mesmo, como numa puxada de contra ataque.

    • Milton disse:
      21/11/2016 às 17:56

      Meu caro se você me permite só não concordo quando você diz que não temos tabelas e triangulações, pela esquerda Everton, Jorge e Diego, pela direita Arão, Pará e Gabriel fazem triangulações o tempo todo, foi assim que Pará cresceu no campeonato lembra?

      Reply
  • Haroldo disse:
    16/11/2016 às 16:58

    Tche Tche: 33 jogos, 2 gols e 2 assistências/ Thiago Santos: 22 jogos, 2 assistências e 1 gol/ Jean: 31 jogos, 4 assistências e 6 gols?!
    Essa conta não fecha. Estaríamos falando de 3 volantes, e não de 2 volantes, como joga o Flamengo.
    Na realidade, o Palmeiras joga com 2 volantes realmente, mas o Jean vem jogando de lateral direito.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 24

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

7 2

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo