Coluna do Torcedor: “Zé Ricardiola? Menos, bem menos…”

Após um jogo digno de se esquecer contra o menor dos nossos maiores rivais regionais enfim se confirma o que se vem desenhando a pelo menos 08 rodadas. Período que coincide com a queda do nosso futebol, embora tenhamos no começo dele conseguido algumas vitórias importantes.

Depois de uma piora significativa no futebol demonstrado em campo e nos resultados alcançados é inevitável se procurar culpados e a torcida sempre encontrará algum. E é nessa involuntária caça as bruxas que o nome do Zé Ricardo vem constantemente sendo alvo de críticas e figurando entre os principais bola murchas da partida.

Alguns erros de escalação reclamadas pela maior parte da torcida durante o período estásico das vitórias vão se tornando um eco cada vez maior. Substituições questionáveis do ponto de vista técnico que deram certo e calaram boa parte dos palavrões proferidos pela nossa nação no calor do jogo não surtem mais efeitos. Ressuscitação estilo Walking Dead de figuras como Sheik em preferência ao Lucas Paquetá, moleque que está arrebentando na base do clube e da seleção, insistência no Cirino, preferência do Damião em relação ao Vizeu, mesmo o segundo tendo um desempenho comprovadamente melhor.

O time ganhou tempo pra treinar depois da ridícula eliminação contra o Palestino, com time reserva (por opção técnica que fique claro) e não demonstrou evolução. Aliás, parece que regrediu, nossa manjada jogada pelas laterais sumiu e com a redução da confiança nossos, como vou descrevê-los?, diria… aqui é um site de família…, “tímidos” pontas passaram a se preocupar somente em marcar e esqueceram que eles são atacantes/meias ofensivos. Isso tudo com o aval e com o estímulo do nosso treinador.

Lógico que a culpa não é toda do treinador, que tem seus méritos de ter melhorado o rendimento da equipe e ter nos levado a libertadores ou pré-libertadores mesmo sendo um treinador em formação. Mas tirando o time do Atlético-MG que tem um elenco superior ao nosso e o Palmeiras que tem um elenco similar os demais estão abaixo. G3 é obrigação, até agora .

Se estamos pensando em título da Libertadores está cada vez mais claro que o Zé Ricardo não poderá ser nosso comandante. Não o vejo no momento com potencial de mudar uma partida e de um duelo de mata mata sul americano.

Lucas Macêdo


Faça como o Lucas Macêdo, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadoflamengo.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

  • Se o colunista falar um nome de um técnico que venha para o flamengo e que vá ganhar a Libertadores, tudo bem…Agora falar que “Se estamos pensando em título da Libertadores está cada vez mais claro que o Zé Ricardo não poderá ser nosso comandante” é no mínimo covardia… Não é o técnico perfeito, longe disso, mas não conheço uma opção viável que venha para ganhar a Libertadores, e não sei de onde vem a ilusão que esse elenco é essa maravilha que será uma vexame não ganhar Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil.

    • O CUCA ENCERRA O CONTRATO DELE COM O PALMEIRAS;
      ELE ESTÁ ENTRE OS TRÊS MELHORES COMANDANTES DO PAÍS CERTAMENTE!! TITE – SELEÇÃO, CUCA – VIRTUAL CAMPEÃO BRASILEIRO – E COLOCO O MARCELO OLIVEIRA E MANO EMPATADOS EM TERCEIRO;
      REVELAÇÃO – ROGER DISPARADO

      • O Cuca não vai sair do Palmeiras para vir treinar o flamengo, e se vier é para ganhar mais 600 mil, é certeza de título? não. O Tite vai deixar a seleção e vir para o Flamengo? não. O Marcelo Oliveira não conseguiu fazer o Atlético ser campeão (tá na final, mas ainda não ganhou) com um time que tem elenco melhor que o nosso. O Roger é um bom técnico, mas me diga, ganhou o que??
        Melhor é ficar trocando de técnico todo ano…dá certo para caramba.

  • O erro do Zé me parece simples. Focou nos jogadores errados. Já vimos isso durante dois anos. Jogam bem um período de dois três meses depois caim muito. Pará, Everton, Alan Patrick, Gabriel, MA, Cirino, Sheik… Vem sendo assim desde que chegaram. Todos sabiam que uma hora eles iriam cair de produção como sempre. E ninguém foi preparado para entrar voando quando isso acontecesse. Ele matou a temporada do Mancuello e do Cuellar. Não deu a menor chance aos da base. Então investiu muito em quem, já se sabe, não consegue manter o nível durante muito tempo.

  • Simplesmente o Flamengo não foi campeão do BR 2016, porque não tem um treinador que conheça o “caminho das pedras” para chegar ao título, pra não chama-lo de Burro, prefiro dizer inexperiente, esse cara não tem as minimas condições de ser treinador de um clube como o Flamengo, infelizmente perdemos o titulo pq o Treinador é fraco demais, tem substituições previsíveis, na verdade só entram os mesmo jogadores, o cara não dá outra alternativa, não tem tática, ou seja é FRACO DEMAIS…..agora temos que torcer para não perdermos para o SUPER AMÉRICA MG, uma vez que o Flamengo gosta de perder para times da parte de baixo da tabela Ex: Internacional…. agora temos que torcer para não sairmos do G4, ou até mesmo fora da p´re- libertadores, e outra, com esse time aí e principalmente com esse BURRO no comando, saímos na primeira fase da libertadores..

  • Os demais treinadores já até sabem quais são as substituições dele e dão um nó tático nele brincando…. sai fernandinho entra sheik, sai gabriel entra cirino ou damião, sai arão entra alan patrick….

  • o zé é um bom técnico, no cenário nacional atual ele está entre os 5 melhores com certeza, mas com certeza tem uma força maior externa para escalar certos jogadores, mas ele é fraco se o Flamengo tem pretensões de ganhar titulos dificeis como libertadores e brasileiro, no cenário atual só vejo cuca e dorival jr com essa capacidade e certamente não vão sair de seus clubes, se vier outro técnico tem q ser de fora.

  • “Eu tô brigado com a mulher
    Então eu vou dar fuga nela
    Fui
    Partiu, aonde é o Mandela?
    Fui
    Partiu, aonde é o Mandela?”

    Só pra descontrair.

    William Arão e os dois laterais caíram muito de produção. Nossa inversão de bola era uma das melhores armas do time, e isso não existe mais, principalmente pq o camisa 5 não está jogando bem e pela falta de qualidade técnica do Márcio Araújo. Os laterais que antes tinha maior espaço pra atacar devido a essa inversão de bola rápida, agora estão com pouca facilidade para criar jogadas, prova disso, é que Pará não consegue mais cruzar como antes.
    Zé tem um grande mérito por fazer essa campanha e lutar pelo título, mas tem um demérito quanto a variação de jogo, pois hoje nos concentramos apenas em Diego.

    Outro fator importante é que o time está sentindo muito fisicamente. O excesso de viagens está pesando agora, justamente na reta final. Isso meio que “abrilhanta” a campanha da equipe no campeonato.

    Agora é focar em ficar no G3, pois o título é muito improvável.

  • Acho que o Zé poderá se tornar um bom treinador, mas neste exato momento ele precisa evoluir e muito. O time do fla, que ele num primeiro momento organizou muito bem, mais a frente tornou-se previsível demais. Os treinadores pegaram o “jeito” do Zé e o mesmo não conseguiu sair das armadilhas impostas. Isso mostra que ele ainda está mais para um treinador “quebra-galho”. Outra coisa que ele precisa com urgência é valorizar a molecada e eu achei que isso ele faria. Ronaldo, Paquetá, Adryan são jogadores que já poderiam tá mandando muito bem.

    • O Vizeu já deveria ser titular, no mínimo teria que ser o segundo da fila, e não ficar atrás do Damião.

  • Infelizmente muitos torcedores do Flamengo estão cegos. Mesmo depois nas quatro partidas que ele vem mexendo mal ainda não admitem que perdemos o título por causa de suas teimosias. O jogo contra o Botafogo foi uma demonstração da sua incapacidade de variar o esquema durante um jogo quando se está perdendo. Socou 4 atacantes no time parecendo um time de pelada! Imagine o Zé Ricardo em uma libertadores? Não tem experiência pra isso. Concordo que não temos muitas opções no mercado, pra mim seria Dorival ou Rueda. Mas os dois tem contrato com os clubes e estão bem! A diretoria tem que pensar em alternativas, porque com o Zé Ricardo não seremos campeões da libertadores. Ainda tem que comer muito arroz e feijão e aí sim mais pra frente com mais rodagem, ter a oportunidade de assumir o Flamengo novamente.

  • Esperava muito mais do Zé com relação ao uso dos moleques da Base. Mas temos que concordar que em praticamente todos os jogos seria colocá-los no fogo. Exceto por dois deles. Vizeu e Adryan.

    O vizeu só jogou quando não havia mais opções. E realmente acho o garoto, ainda, inferior ao Guerreiro, mas em compensação demonstrou estar em melhor forma que o Damião.

    O Adryan é um cara que, sinceramente, com toda honestidade do mundo, não acredito que seja pior que Gabriel Peteleco e não entendo o porquê de não ter ganho mais oportunidades.

    As escolhas o Zé são questionáveis sim, a falta de experiência é nítida e a tal meritocracia não sei se é tão realística. Espero que para o próximo ano as coisas comecem a fluir melhor pro nosso lado,o Zé aprenda com os próprios erros e possa melhorar em todos os aspectos. O time ainda não está completamente pronto para ser campeão , bem como nosso treinador. Como se dizia no EB. “A tropa é espelho do guia”. SRN!!!

  • Qdo Caio Jr passou pelo flamengo achei que nunca mais iria ver um técnico tão teimoso e burro no Flamengo, enganei !!

    • Cristóvão Borges?

  • Até gosto do trabalho do Zé, só acho ele muito retranqueiro e me parece que quem manda é o Jayme, pq os mesmos jogadores da panela continuam firmes no time, e os bons jogadores só ficam no banco e não têm chances.

    Libertadores com esse time (boa parte dele), sem chances.

  • Com esse estagiário no máximo á pré libertadores e só !!! Um cara que pede renovação de MA não pode ser levado à sério, se o Flamengo deseja algo a mais que um carioqueta precisa de um técnico ainda esse ano, pra que faça as despensas necessárias e projete o time para ano que vem !!!

  • O Zé Frouxo só gosta de dar oportunidade pra jogador cachaceiro. Os bons ele deixa mofar no banco!

  • Cadê as Ricardete? Kkkkkkkk

    • Sumiram todas!

  • Pra mim o culpado maior não é ele, mas sim o desgaste que começou a ser demonstrado ainda no jogo com o Cruzeiro que os jogadores terminaram quase desmaiados em campo, a fragilidade do elenco como um todo pois os reservas não conseguem substituir os titulares a altura quando se precisa deles desde o começo das partidas mas ele também é culpado pois não sabe manter o grupo motivado e fica nessa babação numa rasgação de seda danada dando claras mostrar que é da escola do Andrade e do Jaime e isso é muito pouco para um treinador ser considerado de ponta, ficar passando a mão na cabeça e refém de grupo já nos mostrou em outros filmes no que isso termina.
    Mas também contratar quem? Estrangeiro? Quem deu certo por aqui? Qual foi o último?
    Tá complicado, parece que é melhor esperar a “o garoto” amadurecer.

    • Pessoal perde um tempo aqui falando que tem que fazer isso e aquilo, como se a diretoria desse alguma trela pra meia dúzia de gatos pingados tentando dar uma de dirigente de clube.
      A diretoria e o presida estão cagando pra opinião de qualquer um aqui.
      O que importa é só o conjunto da obra e ponto.
      O resto tocam de acordo com maré, pintou chance de trazer jogador, tentam.
      Se o técnico perde 4 seguidas balança, perdeu 5 ou caiu cedo na liberta, dança.
      O resto é conversinha pra boi dormir.

      • Colocou o dedo na ferida Keny…
        É isso aí mesmo.
        Saudações.

      • Inclusive a sua!

        • Kkķk

        • Exato! Mas agora pelo menos vc se enxerga direito.

          • Ele perdeu a chance de ficar calado… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Eles dão tão pouca atenção no que está escrito por aqui que já deixaram contratar treinador e jogadores por causa da má repercussão nas redes sociais, vide os casos de Diego Souza e do Abelão.
        E ai de nós se não fossem as redes sociais continuariam errando nas contratações igual os outros erravam ou eles mesmos já erraram, embora eu ache também que num determinado momento as redes exagerem e atrapalhem no planejamento viva as redes sociais que vem ajudando a botar o Mengão no rumo.

        • Globoesporte:
          “Caetano chegou a consultar o empresário de Diego, Eduardo Uram, para dizer que gostaria de contar com seu futebol em 2016. No entanto, a parte política da diretoria vetou a possibilidade por conta do histórico do atleta com o clube da Gávea.”
          “Dirigentes sondaram Abel Braga, mas a rejeição de parte da torcida e de grupos políticos rubro-negros esfriaram as negociações. Além disso, o técnico, que até julho ainda tinha contrato com um clube dos Emirados Árabes, não mostrou-se propenso a dirigir um time no meio da temporada.”

          No meu entendimento a torcida não foi determinante em nenhum dos 2 casos acima, só ratificou a decisão.

          • Nos dois casos foi a rejeição da torcida e pronto, o Abel já tinha acordo apalavrado e tudo para assim depois de julho e estaria aquele papo dele de pegar um trabalho só no começo foi outra falacia como as suas e se que discutir futebol com quem tem está com 53 e é torcedor desde os 8 tem que pelo menos dar o nome e mostrar a cara.

          • Falacias e sofismas embasadas por matérias inconclusas e imprecisas não vão fazer mudar de opinião que esta com 53 beirando os 54 e assiste futebol desde os 8, pra discutir futebol aqui em alto nível tem no minimo que dar o nome e mostrar a cara.

          • Amigo, não preciso mostrar a cara para dar minha opinião. E se vc interpretou o que escrevi sobre minha opinião como sendo discussão ou tentativa de mudar a sua, lamento dizer que está redondamente enganado. Procure ler e interpretar corretamente, principalmente se for algo que escrevo, porque sempre respeitei a opinião dos outros, ao contrário de quem acha que precisa discutir e provar que está certo pra se dar por satisfeito.

    • Concordo contigo Ciro.
      Grande abraço !!!

      • SRN

  • Apenas passando pra falar que:

    1 – Galera do RJ podia pedir desculpa pra Brasília. Só tinha besta falando mal da galera de lá, e agora?

    2 – Lembrem-se: viagens. Assistam ao primeiro tempo contra o Galo, contra o Botafogo, contra o Inter.. e depois assista aos segundos tempos. O TIME TÁ MORTO! Não tem de onde tirar força, preparo fisico, gás final.

    3 – Sempre defendo o cara aqui, continuo achando que ele substitui mal sim e peca muito por inexperiencia. Agora, garantir que o time estaria voando com variaçoes de esquema pro 442 e os outros desenhos táticos que a galera fala ai, é no mínimo ingenuidade. São possibilidades e apostas que precisam de tempo. Por isso tenho certeza que a permanencia dele é muito benéfica. Terá tempo, mostrou que tem muita qualidade sim, um potencial maior ainda, e precisa de uma pré-temporada (AGORA, SUMAM COM MARCIO ARAUJO E GABRIEL DAQUI, PELO AMOR DE DEUS, SENÃO PODE TRAZER O GUARDIOLA AMIGO).

    4 – Quem pede Marcelo Oliveira já sei que não entende nada de futebol, não assiste a jogos regularmente, não acompanha o panorama dos últimos anos do futebol brasileiro (se você pensou “ah, mas ele chegou em 234234 finais de copa do Brasil nos ultimos cinco anos(?)”, não comente, não passe vergonha, copa e pontos corridos são coisas completamente diferentes).

    SRN!

    • Gostei muito…]Matou a pau Ruan….
      Isso mesmo.
      Grande abraço !!!

    • Olha a resposta que dei a um “desconhecido” aqui na Coluna ao chamar o Zé Ricardo de “covarde” várias vezes apenas pra esculachar o cara…
      Sem nenhum conteúdo ou opinião ou crítica que acompanhasse a esculhambação…
      Fiquei puto com essa atitude essa sim covarde e que só esculhamba a instituição e postei isso:

      “”Muito fácil falar isso amigo quando o cú que está na janela não é o seu…
      Lembre-se antes de falar isso de novo que é o dele que está, certo ???
      Nem o meu nem o seu… o dele.
      Reclamar e ficar aqui de botafoguismo é fácil pra cacete.
      Só me lembro de uma frase: “”Fácil é ser pedra… difícil é ser janela!!””
      Se não conhece a frase, aproveite e reflita sobre ela.
      Covardia para mim, é vir aqui numa Coluna do Flamengo e ficar esculhambando O Mais Querido só por esculhambar, isso mesmo, esculachar desse jeito nosso técnico é jogar pra baixo também a instituição.
      Critique com inteligência e de forma construtiva e sua opinião será respeitada.
      Não te conheço nem você me conhece.
      Mas desse jeito, não vejo diferença nenhuma de você para um anti qualquer passando aqui com nome ou identificação falsa para esculachar o Flamengo.
      Se não puder, do jeito que mal diz de graça um ano épico como esse do Flamengo, repense realmente pra que time você torce.
      Talvez esteja no site errado…
      Se acha que é Flamengo, trate com mais respeito a instituição, e o espaço enquanto ele for técnico, esculachar o cara é esculachar o Flamengo!!!
      Mengão Sempre e sem mimimis ou botafoguismos desnecessários

      • É por aí mesmo. De uma forma ou de outra, criticar só pra inflar o ego e estar certo é muito pequeno, foge da essência do torcedor que eu tô acostumado também!

    • Fala Ruan. ..o zé terá uma pré temporada, aí o tempo vai mostrar se o zé aprendeu com seus erros e se você é muitos aqui, estão certos em pedir a permanência dele pra 2017 …lembrando que esse tecnico que voces defenden quer a renovacao do caramujo e a contratacao do fernandinho …..não consigo compartilhar desse otimismo que os defensores do zé tem….que uma temporada vai fazer com o que o Zé mostre algumas qualidades que ao meu

      • Fala Silvio!

        Eu tô por aqui sempre, e quando esses vários erros que ele comete forem maiores que os méritos que vi no time, eu também vou ser o primeiro a vir aqui pra dizer que fui otimista demais.

        A maneira que eu vejo futebol, quando assiste a jogos do Flamengo, do pouco que se cria, das alternativas de jogo criadas, com uma pré temporada e principalmente com melhores peças, me deixa com boas perspectivas. Não sou do tipo de defensor cego, não torço pra Zé Ricardo!

        Quanto a isso que você disse, não há o que dizer mesmo, isso é evidente e inexplicável. Márcio Araujo nunca foi jogador de Flamengo. Cuellar está subutilizado. Um ativo do clube que mesmo assim sofre assédio do Boca. Nao da pra entender. Assim como a falta de utilização da base.

        Depois da pré temporada, o que eu quero ver necessariamente:

        1 caramujo nunca mais. Nunca. Jamais!
        2 alternativas táticas. Variações.
        3 volume de jogo e intensidade.
        4 utilização da base, minimamente.

        Feito isso, aí tu podee cobrar as caixas de cerveja que vamos tomar varias, entreguem as taças! Kkkkkk

        Abraço!

    • 1- Tem algo pra falar de bom de Brasilia? Torcida infelizmente não sabe torcer…
      2- Concordo… o time está morto.
      3- Não acho o Zé a ultima Coca Cola do deserto… concordo que tem umas alterações que ele faz que não descem… mas ele tem mais méritos do que deméritos… e não vejo um técnico pra substituir e a torcida falar agora fudeu… esse é o cara…
      4- Concordo acho q nem Marcelo Oliveira e nem Levir… tem é q reforçar o elenco…

      Não temos ninguém pelo lado direito (Gabriel e Cirino não dá)… Do nosso lado esquerdo temos o Everton que tem bom papel tático, corre o jogo todo… mas n tem um passe de qualidade, n chuta a gol com qualidade e o tb esforçado Fernandinho que até está fazendo mais do que eu esperava… mas ainda acho pouco para o que eu espero de um jogador do Flamengo.

      A verdade é que o nosso time não é TOP e o nosso elenco muito menos…
      O elenco é até equilibrado (Gabriel de titular e Cirino na reserva… a ruindade deles é equilibrada)… mas n é forte.

      • Tenho, várias. Pra mim não cola essa de “saber” torcer, quem garante que você sabe? Que eu sei?

        Também não acho a última coca cola do deserto. Pelo menos eu acompanho o Flamengo a anos e ele destoa completamente de todos, mesmo sem o título. Não tem técnico bom no mercado. Estrangeiro precisa de tempo além do normal, não sei se temos um semestre pra esperar um cara se adaptar totalmente.

        Quanto aos nossos pontas, nada a dizer, só lamentar kkkkk abençoa Jesus!

        • Moro em Brasilia e vou aos jogos aqui e no RJ… posso garantir que a torcida daqui n se compara com a de Cariacica e do Maracanã… a torcida daqui comemora o gol em 15 segundos… n sabe cantar as musicas… é muito diferente…

          Em Brasília n dá… serio mesmo…

  • Tá aí, estavam querendo treinador experiente. O Levir tá na praça.

    • Muito embora eu prefira o Zé.

      • Ídem….

    • Fudeu as Flores….
      Melhor deixar ele quietinho no canto dele…
      Saudações !!!

  • “Izael Junior
    HÁ 17 HORAS
    Marquinhos Gabriel, Marlone,Lucca e Romero juntos não limpam a chuteira do Sheik que queria ficar no Timão, parabéns diretoria, sabem tudo de futebol.”

    Fui saber como o Williams tinha jogado a partida contra o s.paulo e achei esse comentário cheio de like lá na página da ponte preta da capital. Qualquer semelhança com alguém é mera coincidência.

    • Pois é Murilo…
      Toda torcida é insana e incoerente na hora de buscar seus bodes expiatórios.
      Por alguns comentários aqui inclusive também temos os nossos… rsrsrs
      E nós aqui doidos pra nos livrar dele…
      Quem diria….
      Abraço !!!

  • Se o Fla continuar com esse técnico podemos montar o melhor time no ano que vem e ainda assim não iremos ganhar nada, o cara não consegue ver a limitação clara do MA que o gabriel, sheik e fernandinho quando entram nos minutos finais de jogo, se queria tanto ganhar ao ver a proposta de só se defender do botafogo que esta bem clara antes e ter saido ja com Damiao e Guerreiro e colocando o cuellar e colocando o arão de meia junto com o diego teriamos ganhado o jogo mas é um medroso e nunca ganharemos nada com ele, se for pra fazer o basico deixa o jaime, vejo todo mundo falando que ele ta fazendo o que pode com o elenco que tem voces devem estar de brincadeira, queremos um tecnico que inove e descubra alternativas com o elenco que tem que eu penso sem bom o suficiente para ter levado ele titulo na boa.

    Essa é minha opinião

    SRN

    • Que técnico vc recomendaria ?

      • O tecnico do atletico nacional Reinaldo rueda

  • “ZR é fraco. Com o Super Elenco q temos, era pra sermos Campeões”

    Aí faz uma barca com mais da metade do Elenco.
    Autor:Libanês do mengão.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Zé Ricardo tirou o Fla do Completo caos no início do ano para uma disputa por título. O esquema que nos levou a essa disputa contava com a forte marcação de todo time e da efetividade dos pontas. O time caiu de rendimento diminuímos a marcação e perdemos 2 pontas (Ederson e Everton), ficando sem reservas para os fracos titulares da posição. Temos que dar uma chance ao Zé de mostrar seu trabalho melhorando o elenco e principalmente as posições carentes.

    • Eu acho que a torcida tem que começar reclamar com presidente. Ele é o excelente em finanças, mas o futebol tá um lixo. Flamengo está gastando muito e simplesmente está essa draga toda aí.

      • Imputam em cima do técnico a não utilização da base, sem que ele tenha tido um Planejamento uma pré temporada para tal. E sobre os perebas eles estão no elenco vai ser obrigado a usar uma hora ou outra.

        Obs:Fla não pode ter treinador jovem, torcida tem pávio curto demais para um cara sem bagagem.

        • Exatamente isso, todo mundo reclama do técnico,mas ninguém fala da porra da diretoria. Estou começando me arrepender de te apoiado bandeira e não Wallin.

          • Wallim não ganhou por estar queimado. Se fosse o Landim no lugar dele, com essa mesma chapa, eles teriam vencido.

        • silas… se a diretoria desse ouvido a nossa torcida, não teria se posicionado quando assumiu pela primeira vez a Direção no lugar da Paty com atitudes tão anti populistas não imediatistas ou desesperadas para montagem de super times como as outras administrações fizeram e nos endividaram à quase falência da instituição.
          Boa parte da torcida, talvez até em sua maioria até pouco tempo não reconhecia os benefícios de tais medidas a médio e longo prazos, que hoje já começamos a colher.
          Nem tudo que falamos inclusive me incluo também nessa por falta de profundo conhecimento do interior e dia a dia do Clube, muitas vezes fazemos e até eu faço críticas ou mesmo sugestões que acredito ser corretas mas talvez indevidas ao momento atual do Clube.
          Graças a Deus que eles não dão tanto ouvidos a torcida, tenho certeza que só querem o bem do Clube e já provaram isso.
          Pois é…
          A inspiração pra esse comentário veio do que você bem observou:
          “”Obs:Fla não pode ter treinador jovem, torcida tem pavio curto demais para um cara sem bagagem.””
          Realmente muito curto, memória curta e bom senso muitas vezes também curto.
          Valeu ???
          Grande abraço !!!!

      • Lixo até ontem no 2º lugar a um bom tempo???
        Que isso Oliveira !!!
        Saudações;

        • Fala Carlos, tranquilo?
          Então cara, ficar em segundo nesse campeonato não quer dizer absolutamente nada. Campeonato muito fraco, até o pobre botafogo tá fazendo campanha de campeão. Se não fosse as sortes em alguns jogos, nem na sexta posição estaríamos. Flamengo é muito amador em futebol.

          • Oliveira… citei o 2º lugar apenas como a cereja do bolo…
            Talvez você ainda não tenha ouvido a seguinte frase dita por todos comentaristas de todas as televisões e rádios que já ouvi até hoje a afirmação:
            “”O campeonato brasileiro é o mais difícil campeonato nacional do mundo””
            Veja bem, essa opinião não é minha, é de toda imprensa esportiva do país!!!
            Quem sou eu para ir de encontro a ela… ao contrário só posso concordar e discordar de você quanto ao “fraco” que se referiu.
            O foguinho é um caso à parte de sucesso…
            O que você me diria do Internacional na zona de rebaixamento… você acha o time deles fraco ???
            São Paulo, Grêmio, Fluminense, Santos que estava atrás da gente um tempão , o Atlético Mineiro que ainda está, o Atlético Paranaense… ora estamos aí nesse bolo também, temos um time de razoável a bom mas muito inconstante e os outros grandes times também !!!!
            Por estarmos talvez nivelados por baixo com eles, isso não torna nada mais fácil pra gente.
            E o fato de jogarmos sem casa o campeonato todo sem tempo pra treinar direito e descanso decente com a família, tudo isso conta !!!!
            Bom quanto à sorte… Não conheço nenhum vencedor azarado você conhece ????
            Eu não.
            Precisamos todos de uma dose de “sorte”.
            E tem uma frase que diz assim: “”Quanto mais trabalho, treino e me preparo mais sorte eu tenho””
            Significa que sem merecimento, ralação e trabalho dificilmente a sorte no futebol como na vida também irá aparecer.
            Acho injusto simplificar tanto nossa situação privilegiada no campeonato que não é de agora e foi numa crescente até onde começamos a pagar o preço de não termos uma casa em casa para jogar nossos mandos apenas ao fator do imponderável.
            Afinal tem uma frase que conheço desde a infância que exemplifica bem isso que estou afirmando:
            “”Nem todos os dias são dias santos””
            Grande abraço !!!

    • Aleluia silas…
      Mais uma luz na escuridão dos que só reclamam;;;
      Valeu.
      Grande abraço !!!

    • Cara eu até concordo, mas a partir do momento que ele pede a renovação do fernandinho (que eu até acho que cresceu no fla, seria um bom jogador pro elenco, porem não vale os 350 mil de salário, com esse valor existem alternativas melhores) e Márcio Araújo, ele da a entender que não vai mudar tanto quanto gostaríamos…

  • Olha, eu discordo. Na minha opinião Zé está tirando o máximo do material humano que colocaram nas mãos dele. A galera reclama de MA, Cirino, Sheik e Gabriel, mas fazer o que se eles estão no elenco?? O Zé tem que trabalhar com estes, oras. Lembremos também que este time não é dele, foi pré-montado com o Muricy e recebeu alguns jogadores no meio do ano. Sobre os garotos, tenho certeza que ele colocaria algum da base se ele fosse ótimo, afinal, o Zé treinou todos eles.

    Substituições que dão errado (assim como as que inesperadamente dão certo) acontecem com qualquer técnico, sob qualquer circunstância (tirando o Cristóvão Borges, este erra sempre). O Zé pode não ter a bagagem de um Levir ou Cuca, mas, na minha opinião, tem que ficar mais um ano no comando da equipe, especialmente para montar o elenco 2017 de acordo com suas convicções (e possibilidades do clube, claro). Aí sim ele poderá ser questionado.

    Também faltou uma revisão ao texto.

    SRN

    • Entendo seu ponto te vista, mas me responde aqui. Sheik, cirino, Gabriel são melhores que Adryan? Inclusive esse último só teve uma oportunidade de10min e jogou bem. A base serve para que? Vizeu não pode jogar? Você reparou que o querido técnico recuou Arão? Por esse motivo o cara não vem mais jogando bem. Você acha AP melhor que mancuello? Você acha MA melhor que outro volante que temos(aquele que veio da base também,esqueci o nome).
      Me responde aqui, pq seu querido técnico da milhares de oportunidades para cirino, Gabriel, Sheik, AP e MA, mas não dá para outros jogadores do elenco? Acorda cara, esse técnico é fraco. Nossas vitórias foram na base da sorte

      • Juan, você não entendeu onde eu quis chegar, mas vamos lá!

        1 Lembro do Adryan em um Mundial sub-20, onde foi bem. No Fla em 2013, parecia não estar pronto. Não o acompanhei nos empréstimos, nem acompanho os treinamentos dele nesse retorno, portanto não me permito opinar.
        2 Formar jogadores.
        3 Pode, claro.
        4 Sim, e acredito que esse recuo mata o futebol dele, que tem como maior virtude ser o elemento surpresa no momento ofensivo. Tirando essa liberdade dele, vira um jogador comum. É como pedir ao Robben para nunca finalizar.
        5 Eu sempre achei o AP horroroso. Jogador para mim não pode viver de brilharecos. Agora me responde: é culpa do Zé ele estar na equipe? O problema do Mancu realmente é a falta de sequência. A real posição dele, segundo o próprio e seu ex-técnico, é de meia central pela esquerda, mas como ele é um jogador de mais chegada, também pode quebrar o galho como meia ofensivo (um Banega canhoto). Então, tomando isso por base, teoricamente ou ele joga na vaga do Arão ou na do Diego (a não ser que você mude a formação). Nas pontas ele não funciona. O Zé até deu chances a ele, poucas mas deu, e ele não correspondeu. Mesmo assim, se eu fosse o técnico, ele seria meu décimo segundo jogador, circunstancialmente entrando na vaga do Arão ou de um dos pontas no meio, pra ajudar o Diego na criação.
        6 Vi quase nada do Ronaldo pra te responder. Eu conheço o futebol do Márcio, então sei o que esperar deste. A propósito, não gosto do futebol do Márcio e fui contra sua renovação em 2015. Cuellar seria meu 1o. volante, com treinos específicos diários para ele aprender a se posicionar e evitar os botes de primeira. O problema é fazer isso durante a temporada…
        7 O Zé não é meu querido técnico, ele somente está treinador do meu querido time. De fato, há um problema na base do Fla, é isso vem de DÉCADAS. Não é de hoje, não é o Zé o problema. Prefiro acreditar que, se os garotos fossem tão bons assim, o Zé, QUE OS TREINAVA HÁ POUCOS
        MESES ATRÁS, JAMAIS IRIA SABOTAR O SEU PRÓPRIO TRABALHO DEIXANDO DE BOTAR PRA JOGAR UM NOVO MARCELINHO CARIOCA, UM NOVO PAULO NUNES (nem falei os tops, hein, perceba). O cara tá louco para se firmar nesse mercado fechado que é ser técnico de futebol no Brasil e vai colocar garotada que não está pronta em campo? Repito: se fossem muito melhores que os escalados, estavam jogando no lugar deles. Não tem ninguém de brincadeira no clube, amigo. Muitos aqui pedem Paquetá, mas se colocar o Léo Duarte ao lado dele não vão saber quem é quem.

        Se o Zé continuar e puder indicar os jogadores com os quais deseja trabalhar em 2017, e o time apresentar um ano terrível como foi este futebolisticamente, beleza, farei coro pela sua saída! Mas hoje, na minha modesta opinião,
        ele tem a menor parcela de culpa. A maior, sem dúvida, é a política de renovação e contratação do clube.

        SRN

        • Se ele continuar e puder indicar os jogadores, ele vai continuar dando preferência para ma, Sheik, Cirino e Gabriel, em detrimento de jogadores comprava da mente melhores.

          • Se isso acontecer, Rique, ele deve abandonar a profissão. Nem ser assistente serve!

            SRN

    • Parabéns !!!!
      Uma luz na escuridão dos que só vêem erros !!!
      Aleluia irmão !!!
      RSRSRS
      Grande abraço !!!

    • Imagina que você é o encarregado numa empresa de aprontar relatórios estatísticos e você sabe produzir relatórios customizados excelentes em planilha com gráficos em dashboard e o escambau. Aí sua empresa compra uma ferramenta pra produção de relatórios que você sabe que não conseguirá um resultado tão bom e vistoso quanto aquele velho Excel. Você iria contra seus superiores e não usaria a ferramenta comprada pra produzir os relatórios?

      • Deixo as conjecturas para o amigo.

        SRN

        • Com certeza, não passa disso mesmo. As vezes viajo na maionese,… rs

          • Masssss…
            Quem pode garantir também que não ???
            Saudações.

    • Ia te questionar quando fala que o Zé tira o máximo de cada jogador. …ia falar que ele realmente tira o máximo do Ronaldo, paqueta, Tiago santos….mais logo abaixo você fala que se esses jogadores fossem ótimos o zé colocaria eles pra jogar. ….deixa ver se entendi .pra você esses jogadores são razoáveis ?, então jogadores como caramujo, Gabriel, cirino, são bons ou ótimos ?…Há tá ..intendi !

      • Considerando o grande feito que é disputar o título nacional tendo jogadores horrorosos como alguns do atual elenco do Fla, a saber, MA, Cirino, Sheik, Gabriel, Fernandinho, Vaz, Damião, Damião e Chiquinho, concluo que o Zé tira o máximo ou perto disso da equipe disponibilizada pela diretoria para ele trabalhar. “Intendeu” agora?

        Eu não conheço os jogadores da base. Você os conhece? Viu o suficiente para dizer se são bons ou ruins? Acompanha os treinamentos deles no clube? Se sim, me diga por favor. Eu entendo que o técnico que os treinava há poucos meses atrás os conhece o suficiente para decidir se coloca os meninos pra jogar ou não.

        • Eu não acho que cuellar e Ronaldo sejam pior que o caramujo …enfim. .viva a democracia. .RSRS ..abraço !

  • Roger seria uma ótima tentativa, visto que só perdeu a mão no grêmio após a saída do Giuliano, aí pesa os bastidores, vai saber o que se passou quando tinha um capitão e resolvem vender ele, se observarem o grêmio ainda joga da mesma forma do Roger, a diferença que ocorreu foi a poeira baixar nos vestiários.

  • Tragam Marcelo Oliveira, Levir Culpi, Dorival ou algum argentino decente.
    Deixem o Jayme descansar e coloquem o ZR como auxiliar.
    Daqui umas duas temporadas teríamos o melhor técnico, criado e, principalmente, amadurecido em casa.

    • Marcelo Oliveira tem um elenco melhor que o do Zé Ricardo e faz um trabalho pior.

  • CONTRATAÇÕES PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

    WALCOTT
    VARDY
    ITURBE
    VIDAL
    KANTÉ
    OTAMENDI
    REUS

    É pedir muito? Huahauahau

    • Só o Vidal já está bom, com ele em campo, poderia ter Cirino, Gabriel, Marcio Araújo, até o Chiquinho, que tava tudo tranquilo.

    • Sonha filho… sonhar não custa nada… contratações sim !!!
      Grande abraço !!!!

  • Matheus Sávio, Paquetá, Vinicius Júnior, os moleque não tem oportunidade pra mostrar serviço.

  • Pet voltando como técnico seria uma boa

  • Contratação boa seria o Alejandro Guerra.

    • Sim, ele está avaliado entre 8 a 10 milhões se eu não me engano.
      Reais

  • Volta Andrade

  • O Vitinho vem ou não?

    • Se vem ou não eu não sei.
      Mas eu estou torcendo muito pra ele vir

      • Jogador novo, que não chegou ao auge ainda e pode trazer bom retorno em campo e talvez um excelente em negociação futura…
        Boa Felipe !!!

    • O Caetano disse que o Fla não teve nenhuma conversa com ele.
      Ou isso significa que é tudo só especulação, ou ele tá dichavando pra não encarecer o negócio (não mentiu se tiver falado só com o representante dele…)

      • Acredito nisso.

  • Bota o Zé Ricardo no Palmeiras, duvido que eles iam ganhar.

    • Alecgol era titular , Gabriel J era banco

      • Ele iria pedir a contratação do Caramújo e do Gabriel, iam barrar o Roger e o Moisés.

  • Zé Ridículo ta mt empolgado achando que é técnico , mas é so um cosplay

    • Sacanagem. Zé Ricardo na CCXP 2016.

    • Muito fácil falar isso amigo quando o cú que está na janela não é o seu…
      Lembre-se antes de falar isso de novo que é o dele que está, certo ???
      Nem o meu nem o seu… o dele.
      Reclamar e ficar aqui de botafoguismo é fácil pra cacete.
      Só me lembro de uma frase: “”Fácil é ser pedra… difícil é ser janela!!””
      Se não conhece a frase, aproveite e reflita sobre ela.
      Covardia para mim, é vir aqui numa Coluna do Flamengo e ficar esculhambando O Mais Querido só por esculhambar, isso mesmo, esculachar desse jeito nosso técnico é jogar pra baixo também a instituição.
      Critique com inteligência e de forma construtiva e sua opinião será respeitada.
      Não te conheço nem você me conhece.
      Mas desse jeito, não vejo diferença nenhuma de você para um anti qualquer passando aqui com nome ou identificação falsa para esculachar o Flamengo.
      Se não puder, do jeito que mal diz de graça um ano épico como esse do Flamengo, repense realmente pra que time você torce.
      Talvez esteja no site errado…
      Se acha que é Flamengo, trate com mais respeito a instituição, enquanto ele for técnico, esculachar o cara é esculachar o Flamengo!!!
      Mengão Sempre e sem mimimis ou botafoguismos desnecessários..

      • Apoiado..

        • Valeu Lucas… obrigado!!!

      • Torço pro flamengo mas n sou obrigado a gostar do Zé, critico ele mesmo, torcedor é isso tbm, tem que reclamar as vzs

        • Nao preciso de um textao explicativo pra meu comentario ser valido

  • Venho dar minha modesta opinião. O Muricy de fato não bem no Flamengo. Agora também é fato que depois que ele saiu, o Fla contratou meio time. Então não podemos dizer que só o Zé Ricardo ajeitou o time. Ele não é ruím técnico. O problema dele é que ele é Muito Medroso. Técnico do Flamengo não pode ter medo de perder. Quem quem que ter medo é o adversário do Flamengo. Perdemos vários pontos por erro dele , pois queria segurar resultados de 1 x 0, sendo que ainda faltava muito tempo para terminar o jogo. Então poderia, não estou dizendo que iria dar certo, ser que o Muricy com esse novo time. Também tivesse boa campanha. O Zé só precisa perder o medo. Time do Flamengo joga pra frente sempre. Quem joga muito na defensiva, sofre demais e acaba levando Gol. Acorda Zé.

  • Cade os fãs do Zé Retranca?

    • Estamos por aqui po, sempre por aqui

    • Muito fácil falar isso amigo quando o cú que está na janela não é o seu…
      Lembre-se antes de falar isso de novo que é o dele que está, certo ???
      Nem o meu nem o seu… o dele.
      Reclamar e ficar aqui de botafoguismo é fácil pra cacete.
      Só me lembro de uma frase: “”Fácil é ser pedra… difícil é ser janela!!””
      Se não conhece a frase, aproveite e reflita sobre ela.
      Covardia para mim, é vir aqui numa Coluna do Flamengo e ficar esculhambando O Mais Querido só por esculhambar, isso mesmo, esculachar desse jeito nosso técnico é jogar pra baixo também a instituição.
      Critique com inteligência e de forma construtiva e sua opinião será respeitada.
      Não te conheço nem você me conhece.
      Mas desse jeito, não vejo diferença nenhuma de você para um anti qualquer passando aqui com nome ou identificação falsa para esculachar o Flamengo.
      Se não puder, do jeito que mal diz de graça um ano épico como esse do Flamengo, repense realmente pra que time você torce.
      Talvez esteja no site errado…
      Se acha que é Flamengo, trate com mais respeito a instituição, enquanto ele for técnico, esculachar o cara é esculachar o Flamengo!!!
      Mengão Sempre e sem mimimis ou botafoguismos desnecessários.!

  • Ainda bem que a defesa do atlético é um lixo.

    • Kkkkkk

  • Pior é ver o foguinho provocando a gente, comemorando empate pqp.

  • Precisamos de um ponta direita, o que acham do Marinho?, sei que não tem renome que é uma aposta mas ele tá destruindo no Vitoria. Só hoje marcou dois golaços.

    • Ele está jogando muito faz tempo. Mas não gostam dele porque vem de time pequeno. Acho que valeria a aposta.

      • Eu era contra, mas s ele for melhor que Gabriel, Fernandinho e Cirino, já tá valendo.

      • Mais útil que o Keno.

        Queria saber a idade dele.

        • Também apostaria no Marinho, o cara é um ”cirilo” com cérebro. Acho meio doidinho mas, vale a aposta. Vem arrebentando no vitória.

          • Elenco precisa ser numeroso, e pode se esperar algo dele sim.. achei que fosse meio vagalume, mas voltou no vitória e manda no time.

  • Não adianta ! Pode ter o Guardiola ou o Mourinho com Cristiano Ronaldo, Messi, Eniesta, Felipe Melo e o Pepe no time do Mengão que, se perder uma ou duas partidas, com certeza eles não prestarão mais pra jogar em nenhum lugar do planeta.
    É desse jeito que uma minoria barulhenta de “torcedores” do CRF trata todos os atletas e técnicos que passam pela Gavea. Só tá bom quanto está ganhando. Perdeu ou empatou eles já arrumam um culpado ( ou alguns culpados ). Tenho absoluta certeza que se Flamengo ganhar a próxima duas partidas o Zé Ricardo será tratado aqui como o Melhor Técnico do Brasil ( isso pelos mesmos criticos daqui ).
    A vida não é só filé não, moçada. Se não estão com o Mengão nas tempestades, não mereceram estar curtindo a calmaria.

    • Com esses caras aí, jamais perderíamos duas seguidas…

    • Uma coisa é perder, outra é perder por covardia…

      • Muito fácil falar isso amigo quando o cú que está na janela não é o seu…
        Lembre-se antes de falar isso de novo que é o dele que está, certo ???
        Nem o meu nem o seu… o dele.
        Reclamar e ficar aqui de botafoguismo é fácil pra cacete.
        Só me lembro de uma frase: “”Fácil é ser pedra… difícil é ser janela!!””
        Se não conhece a frase, aproveite e reflita sobre ela.
        Covardia para mim, é vir aqui numa Coluna do Flamengo e ficar esculhambando O Mais Querido só por esculhambar, isso mesmo, esculachar desse jeito nosso técnico é jogar pra baixo também a instituição.
        Critique com inteligência e de forma construtiva e sua opinião será respeitada.
        Não te conheço nem você me conhece.
        Mas desse jeito, não vejo diferença nenhuma de você para um anti qualquer passando aqui com nome ou identificação falsa para esculachar o Flamengo.
        Se não puder, do jeito que mal diz de graça um ano épico como esse do Flamengo, repense realmente pra que time você torce.
        Talvez esteja no site errado…
        Se acha que é Flamengo, trate com mais respeito a instituição, enquanto ele for técnico, esculachar o cara é esculachar o Flamengo!!!
        Mengão Sempre e sem mimimis ou botafoguismos desnecessários.

        • Esculhambando? Menos amigo, menos! Esculhambar é o que vc acaba de fazer. Se vc não sabe o que é covardia, ai vai: comportamento que denota ausência de coragem; atitude, gesto que
          se caracteriza pelo temor, pelo acanhamento, pela falta de ousadia.

          Falta de ousadia significa covardia, então… menos meu amigo!

          • Tão fraco… mas tão fraco que nem vou perder tempo em responder… não vale a pena…

          • Está superado esse assunto Carlos, torcemos para o mesmo time, embora divergimos nesse ponto específico… Não tenho intenção de mudar sua opinião, apenas coloquei a minha.

            Saudações!

          • Legal cara… beleza é isso aí…
            Saudações e grande abraço!!!

    • Parabéns amigo.

  • Tem essa porra de medalhão não, e nem de técnico novo.
    Técnico bom é o técnico que fala… com time bom, Abel ou Levir são ótimos técnicos, técnicos que implantam um clima de Flamengo….
    Mas se o Zé Ricardo ficar, eu apoio, eu só não apoio a permanência de certos jogadores.

  • Sabe Pq o zé continuou com o mesmo esquema do muricy? Pq quando ele/muricy mudaram o esquema o flamengo levou bucha. O zé tem que continuar sim. Quem vcs querem? Levir? Olha o que aconteceu com os flor. Temos que torcer agora pro palmeiras ganhar do patético e ficarmos no g3. pro ano que vem o zé montar o time que ele quer. SRN

    • Não dá pra comparar o time dos Flores com o nosso.

      Time deles está na posição justa e merecida.

      • Só quis comparar o técnico mesmo que muitos aqui dizem que é dos melhores.

        • Eu o acho bom treinador.

          Joga pra frente, sabe a hora de mudar o jogador.

          Preferia o Dorival, mas caso não, poderia ser o Abel ou o Levir.

          Só fico imaginando o ZR na libertadores o time jogando fora de casa e ele mandando todo mundo recuar…

          • Mas vc acha mesmo que o Zé Ricardo não joga pra frente ? Diego, Fernandinho, Guerrero, os dois pontas, Jorge e Pará, sempre no ataque. Arão mais próximo de Diego alimentando todo o ataque. Bom, se isso não é jogar pra frente eu nao sei mesmo o que é.

          • O Zé Retranca joga um tempo ofensivo o que é raro e na maioria das vezes na retranca, segurando o resultado.

          • que piada otime joga como uma enceradeira,só roda demora 20 30 minutos pra alguem chutar no gol

          • Ilusão! Apesar da posição, os pontas servem apenas para marcar saída de bola, no esquema do ZR.

    • Ele elogiou o MA e vão renovar com ele. Ele elogiou o Fernandinho e vão renovar com ele. Não quero nem o resto de time que ele vai montar!

      • Você quer que ele fale o que amigo? Que os caras são ruins? Quem contrata é a diretoria.

        • Quem pede os jogadores é o técnico. Ele não faz ideia da capacidade técnica desses jogadores tanto que insistem com eles mesmo não jogando nada e ainda puxa saco deles nas entrevistas. Ele tem uma tara monstra por perebas.

          • Concordo que ele tem parcela nisso. Mas na situação atual não temos melhores pra botar em campo. Diretoria existe pra ver e alertar sobre isso. Técnico vai embora e o jogador sempre fica.

          • Exatamente. Mas ele tem outras alternativas. Porém prefere insistir no erro. Por exemplo: os pontas são ruins. Porque não ter outros sistemas jogos que não dependa só deles? Ele teve tempo suficiente para treinar outras formações. Porque usar sempre Cirino, Sheik, Gabriel? Porque não testar os garotos da base? Testá-los seria pior do que nossos olhos sangrarem vendo esses estercos em campo. Arão e MA não jogam nada há anos (MA quase nunca jogou bem), mas ele não troca. Mantém e reza pra dar certo. E elogia o jogador no final. Pra mim falta atitude dele como técnico. Ver quem está rendendo e quem não está, ser mais ousado e corajoso, saber treinar o time de outras formas etc. Isso ele não tem.

          • Não temos melhores? Menos…!

          • Concordo….fora o fato que o colega de cima coloca o pepino em cima da diretoria. ..ele esquece que se dependesse da diretoria ainda teríamos no elenco jogadores como. .Wallace, o zagueiro que voltou pra Portugal (esqueci o nome …graças a Deus)..enfim

        • MUITO inteligente sua colocação… quem contrata é a Diretoria e um grupo formado por 7 integrantes que decidem por voto de maioria.
          Nada é decidido sozinho por alguém apenas.
          Saudações.

      • MA e Fernandinho são para elenco colega. Quanto a : Gabriel, Sheik, Juan, AP, Chiquinho concordo.

        • Silas, Silas. Como você é inocente. MA esse ano ficou pra compor elenco e deu no que deu. Zé Ricardo ama o MA. Eu duvido que deixaria ele na reserva.

          • Se vão deixá-lo no time titular ai são outros quinhentos.

      • Kkkkkkkkkkk …e ainda vai pedir a venda de jogadores como mancuello e cuellar , pois pra ele não serve …kkkkk

        • Kkkkkkkk

  • Por incrível que pareça o Galo perdeu para o Coritiba. ?

    • tragico tragico!!!!kkkkk

      • Você tem L.Pratto, Robinho e Fred no ataque e perde pro Coxa?, trágico, trágico…..

        • Isso é pro pessoal daqui que enche a bola do MO.

          • Até eu fico como técnico do Galo.

    • Por que por incrível que pareça? Sempre achei que esse time do Atlético é extremamente caseiro.

      • Já viu o ataque deles?, melhor já viu o meio?

        • É o mesmo de todos os jogos e o time tem pouquíssimas vitórias fora de casa. Só ganham no Independência/Mineirão. Nós quebramos a sequência de 12 vitórias em casa deles.

          • Depois um internauta me disse que o Erazo era destaque no time. Não entendi á época, agora entendo kkkkkkk

          • Eu não entendi. O que o Erazo fez? Eu não vi o jogo.

          • O Atlético é uma das piores defesas do campeonato.

  • zé ricardo tem a seu favor os pontos que garantiram um campeonato mais tranquilo que os ultimos anos…Porém a mim ele é uma decepção…e pq? Hora,antes de ser ele o escolhido como interino,eu via aqui o pessoal reclamar que o muryci tinha o habito de não aproveitar a base e só ganhar com time com jogadores acima da média a bla bla bla..Quem pedia o zé ricardo usava exatamente este argumento,o cara conhece os meninos que ganharam a copinha e vai colocar os garotos pra jogar…ou seja 1 decepção…2: manteve o esquema do muricy,ganhou peças infinitamente melhores no setor defensivo e promoveu o guarda de transito como titular absoluto,valoriza jogadores medianos,mas que nitidamente tem patente alta no elenco,acabou que virou refém dos caras…3: dizem ser um estudioso do futebol,mas na pratica isso é mentira,pois não muda o esquema de jogo,tem tido umas 4 semanas cheia pra treinar e não apresenta nada,o time virou uma enceradeira só roda a bola,demora em media 20 30 minutos pra dar 1 chute a gol,só vive de cruzamento na área,não aproveita o que de melhor pode ter a estrela do time que é o Diego,que fica sozinho na criação e ainda por cima precisa vir atras buscar a bola pq M.A não sabe jogar coma bola no pé..E em falar em aproveitamento,joga 90% do investimento feito pelo clube no lixo,Não aproveita mancuello,donatti,cuellar e até o Damião,que não é uma brastemp mas é brigador e sabe abrir espaço,não tem medo de chutar no gol…Se jogasse damião e guerrero fatalmente o vizeu tbm jogaria muito mais entrando no 2 tempo..enfim,zé ricardo não é mágico,conhecimento se adquiri com o tempo,e o flamengo não pode ter o papel de laboratório,..
    2017 tem que ser o ano da consolidação do flamengo,bom papel na libertadores é obrigação e titulo brasileiro tbm,e isso é ainda um fardo muito além da capacidade do zé ricardo,..

  • Prefiro Abel ao levir

  • otimo tecnico, o problema e que os nossos pontas e muito fracos, o tecnico e bom ruim e essas bostas que temos que jogam de lado

    • Amigo ele é ruim,pois temos meias e volantes ótimos,pq insistir num esquema que privilegia os piores jogadores? será que aboliram o 442 na reforma do estatuto do clube.e antes que falem que ele usou o 442 é mentira,o que ele fez foi colocar mancuello a alan patrick jogando pelos lados..o único jogo em que jogamos num 442 foi no 2 tempo contra a chapecoense jogaram MA arão mancuello e diego damião e guerrero,e o time matou a pau…porém nunca mais se repetiu…

      • claro que teve erro, mas teve mais acerto, também acho que não deveria jogar nesse esquema mas estava dando certo, vc concorda, por mim o fla jogaria com 5 meias mas não tem como, mas ano que vem vai melhorar, e melhor continuar com ele se não vai aparcer abel, levi, luxa, e se duvidar o dunga.

  • Levir Culpi demitido, ótimo técnico, experiente, sabe mexer e é ousado.
    a cara do Flamengo, FLAMENGO TINHA QUE PEGAR ELE

    • Não sei. Falavam que ele já ta feito na vida e ficou brincando no Fluminense. Até um repórter disse que ele criticou o Scarpa na frente dos repórteres.

      • Silas, ele é um ótimo técnico, técnico tem que falar.
        ele é a cara do Flamengo

    • Outro teimoso… insistiu com o Gum, que vem fazendo lambança há tempos…

      • O Gum é o Márcio Araújo do time deles, o cara é ruim, odiado pela torcida, mas sempre é titular, pior ainda, ele é o capitão do time.

        • Só falta a faixa pro MA então.

        • Rapaz, na verdade você descreveu certinho o Wallace.

        • Já imaginou o Caramujo de capitão?, kkkkkkkkk

          • Ficaríamos doido, doido kkkkk até os santos xingariam…

      • O fluminense não tem outro zagueiro, mesmo caso nosso com o marcio Araújo.
        LEVIR é muito bom técnico

  • Levir ta livre…cara do flamengo joga com time ousado.

    • No começo do ano n queriam tecnico velho, agora querem o Levir kkk como entender ? kkk

      • Eu nunca disse isso…sempre fui contra zé Ricardo ou vc ja viu eu elogiando as táticas e suas panelas?

  • Pela coletiva do Siemens das tricoletes ele entende mais de esquema tático do que o Bandeira kkkkkk O Bandeira nunca comenta nada em relação a esquema tático, os treinadores ficam à vontade, o importante para o Bandeira é o lucro da bilheteria, de um certo ponto de vista ele tem razão, precisamos reduzir as dívidas, mas por outro ponto de vista o Flamengo precisa de uma pessoa que oriente melhor o Zé Ricardo. E falando nisso por onde anda o Mozer? Está ganhando para ficar calado?

    • Quando ganhávamos ninguém se quer citava o Mozer. O trabalho dele é criar um bom ambiente entre técnico e jogadores e um meio campo entre os jogadores e diretoria.

      • O Mozer está fazendo muito bem isso, tanto é que o Sheik, o Gabriel, o Cirino entre outras trolhas estão bem à vontade para mostrar os seus desempenhos esdrúxulos durante as partidas com o aval da diretoria. Ano que vem teremos mais uma vez o Zé Maluco, tomara que suas decisões táticas tenham efeito, caso contrário vai ser questão de tempo ser demitido, sendo fritado como tantos outros.

        • Como agora já pedem a cabeça dele…
          Imagine esse quadro então…
          Saudações

      • Silas…
        Mandou muito bem…
        Nem vejo como eu explicaria melhor…
        Saudações.

    • Agora querem que o bandeira entenda até de esquema tatico? pqp, a torcida mais corneta do Brasil

  • Sinceramente, to cansado dos treinadores brasileiros. Em sua maioria, os mesmos rostos dos últimos 20 anos ou até mais. A gente se empolga com um ou outro, mas os seus trabalhos são muito inconstantes.

    O Marcelo Oliveira pôs o Coritiba limitadíssimo em duas finais de Copa do Brasil consecutivas, foi contratado pelo Vasco e não durou 2 meses, foi pro Cruzeiro, onde foi bicampeão nacional. Nos dois últimos trabalhos, inclusive o atual, foi e vem sendo bastante criticado pelas torcidas. O Cuca vem sendo exceção. Desde 2011 que vem bem com o Atlético.

    Fora o Cuca temos nomes antigos: Autuori, Oswaldo, Caio Jr., Carpegiani,Levir, Renato Gaúcho, Roth, Ricardo Gomes e Dorival. O último é o único que consegue apresentar algo diferente por onda passa, na minha opinião. Além desses, ainda tem aqueles que tão desempregados ou longe, como Felipão, Luxa, Renê Simões, Silas, Joel, Ney Franco e Abel.

    Ainda tenho muito receio desses caras mais novos. A imprensa fala muito bem do Roger, do Jair e outros, mas também fala muito bem do Zé, então é muito arriscado contratá-los.

    Acho que realmente devemos tentar um estrangeiro. Vem sem conhecer o elenco, a chance de panelinha é menor, não vai ter preconceito com gringos, vai escalar os melhores e tem obrigação de conhecer a libertadores. Mas pra dar certo, precisa chegar com o fim do Brasileiro, fazendo já trabalho pra contratações/dispensas junto a diretoria.

    • Falou tudo! Mas o que me deixa mais p*** é que NINGUÉM dá certo no Flamengo. Quando você acha que vai, não engrena. Os técnicos chegam aqui e viram burros, teimosos, formam panelinha, enfim, os mesmos erros de sempre. No começo dá certo, consegue uma boa sequência e quando você acha que o time vai decolar de repente a coisa desanda, perde uma e começa a sequência de derrotas e empates. Os jogadores jogam de corpo mole, parecem que querem derrubar todos eles. Já estou de saco cheio disso. Não duvido nada esse técnico estrangeiro vir e acontecer o mesmo.

      • Verdade, cara. Esse padrão tá se repetindo nos técnicos daqui, mas não esperava nada dos últimos técnicos que contratamos. Eu fui a favor da contratação do Zé por ser sangue novo, e o Flamengo teve coragem de bancar. O Muricy todos sabiam que não iria aguentar a pressão devido a saúde. Com eles, foram 11 técnicos em 3 anos: Zé, Muricy, Jayme, Oswaldo, Cristovão, Deivid, Luxa, Ney Franco, Mano, Jorginho e Dorival.

        Quando cada um desses caras foi anunciado (exceto o Dorival, mais uma vez), eu senti uma tristeza imediata e uma perda de esperança, que recuperei quando contratamos o Zé, por ser sangue novo. Estou desapontado, mas faz parte. Tentamos. Não podemos insistir no erro.

        Tem vários nomes interessantes lá fora, dentre eles o Rueda, que todos comentam, mas tem outros também, como o Álvarez, que vem fazendo um ótimo trabalho no Independiente de Medellin e vários outros. Só basta ter coragem.

      • Mas é claro Yan…
        A chance com um estrangeiro é infinitamente maior ainda…
        E queimar técnico os caras tem tanto conhecimento das várias formas de fazer que se houvesse um currículo em curso pra jogadores profissionais, essa seria a primeira matéria!!!!
        No futebol brasileiro, se o cara corre pra não, chegar.
        Isola bolas na arquibancada.
        Erra passes que são cruciais para originar derrotas…
        Você já imagina de quem é a culpa certo ???
        Vaza o técnico.
        É phoda…
        Por isso o sacana do Luxa e a maioria dos medalhões sempre pediram em contrato multas milionárias por quebra de contrato ou rescisão contratual em caso de demissão…
        E o nosso é “empregado” da casa e que ganha apenas 50 mil por mês…
        Pra um técnico, tá de graça!!!
        Se terminar até em terceiro lugar, para mim já vale por ganhar
        um campeonato!!!
        Saudações.

        • Concordo, Carlos. SRN

          • Abraço!

    • Concordo com tudo que falou !

  • Senhores,

    Não acho o Zé Ricardo um PEP… mas acho melhor que esses medalhões que sempre arrumam emprego pra ganhar no minimo 400…
    Zé é melhor que Roth, Luxa, Paulo Autuori, Vagner Mancini e vários outros com mais experiencia do que ele…
    Da nova geração acho melhor que o Argel e o Roger (ex Grêmio)…

    Alguém ai me ajuda… citem 5 melhores que o Zé Ricardo em atividade no Brasil…

    Outra coisa… comparem os elencos dos times que estão entre os 4 na tabela… vejam se o nosso elenco está no mesmo nível…

    Não dá pra ganhar e ser o melhor e perdeu é uma merda…
    O Blues acertam na parte financeira, mas deixam a desejar no futebol… e nem por isso são os culpados de tudo…
    Esse ano ficamos sem estadio… culpa dos Blues que ja sabiam disso a mais de 1 ano…
    Ficamos sem zaga… culpa dos Blues que não se programaram…
    E nem por isso a parte que eles fizeram bem feita deve ser esquecida…
    Acho que o mesmo vale pro Zé Ricardo…

    Não estou satisfeito 100%… mas acho q o outro técnico n faria melhor que o Zé.

    • Fico me perguntando o seguinte… onde estaria o Botafogo, ou Atlético-PR, ou Corinthians se o Zé fosse treinador desses times?
      Será que estávamos brigando pelo título por capacidade dele ou pq o time encorpou muito depois que arrumamos uma boa dupla de zaga e com o acréscimo do Diego no meio?

      • Boa análise, sem contar que ganhamos vários jogos na sorte e na camisa.

        • Me lembro fácil dos jogos no primeiro turno contra o Santa Cruz que o Muralha fechou o gol e contra o Cruzeiro com 11 desfalques que conseguiu nos pressionar e por muito pouco deixamos de fazer 3 pontos.

        • Além disso que você colocou. ..muitas vitórias verão porque alguns jogadores vinha fazendo a diferença. ..Vou dar um exemplo. ..o Para estava tão bem que quase todos os cruzamentos era gol…jogou algumas partidas muito bem…teve jogos que aquele lado direito fez a diferença. .

      • Difícil dizer/prever. Mas sinceramente jogávamos melhor no 1º turno, só não éramos regulares. Diego mostra disposição, mas falta dar enfiadas de bola que o Mancuello e o AP davam quando se revezavam sozinhos no meio. Os zagueiros não eram unanimidade devido um ter vindo encostado do Inter e outro reserva do Vasco na série B. Mas a atirude do time e o padrão tático após a chegada dele foi visível. O Um dos problemas foi deitar em cima desse mesmo esquema que mudou a cara do time. De usar sempre as mesmas peças a não ser em caso de suspensão, lesão ou convocação. E pra mim ele falhou como técnico. Não sabe escalar, substituir, fazer o time jogar de outra forma nem tem visão de jgoo. O esquema de tornou previsível e com isso os jogadores caíram bruscamente de rendimento. E convenhamos, não é um dos melhores times tecnicamente falando o que ele colocava em campo. E me parece também que perdeu o vestiário. Pra mim ele precisava se qualificar melhor (bem melhor) como técnico. Ele é péssimo. Não são erros quw se aprendem com uma pré-temporada como sugerem os que são a favor de sua permanência. Ele não sabe conceitos básicos. Se continuar não vai mudar nada e não vamos longe ano que vem. Fora que também não açho o elenco qualificado. Tem muita gente pra vazar ano que vem.

        • Concordo com tudo.
          Ao meu ver o grande erro dele foi ser refém desse esquema de jogo que depende demais do que temos de pior no elenco: os pontas!

        • Onde assino….

      • Acrescenta aí o fato do zé segurar as idas a frente do Arao que deixava um buraco no meio (ponto pro Zé )…e o resto é como você falou…

      • Se eu falar que o time n melhorou com a chegada da nova dupla de zaga e do Diego no meio eu sou maluco…
        Mas eu vi os jogos pós Muricy, que era com o mesmo elenco… e vi o time correndo mais e mais organizado com 3 jogos com o Zé a frente do grupo… Detalhe o Jayme comandou o time em algumas oportunidades e nada fez…
        Só não vê o mérito do Zé Ricardo quem não quer…
        Novamente eu digo não acho que TUDO que ele faz está certo… n concordo 100% com ele… mas ele tem seus méritos sim…

        • Claro que tem seus méritos por ter melhorado o que era ruim.
          Ao meu ver o Zé não tem leitura de jogo, não varia a forma de jogar e substitui mal.
          Conseguiu fazer o grupo jogar por ele, só isso.

          • Cara vc pode estar certo e eu iludido… mas nosso elenco é limitado… trocar Gabriel por Cirino n muda o padrão de jogo nem a qualidade… vai mudar no máximo a sorte do dia… vai que o Cirino está com mais sorte e faz alguma coisa.
            Mudar o Gabriel pelo Alan Patrick vai gerar uma mudança na formação… se o Alan Patrick n jogar nada vão falar que foi uma substituição mal feita… pq pelo menos o Gabriel estava voltando pra ajudar na marcação…
            Acho o nosso elenco limitado então n sei se ele n tem leitura ou se n tem opção mesmo.

  • O problema do ZR é simples: ele tem mais medo de perder do que vontade de ganhar. É inseguro. E isso se reflete no time e nas escalações.

  • O Zé nos deu padrão, coisa que o Muricy não conseguiu. Mas depois disso? O padrão fez jus ao nome e se manteve durante esse tempo todo, até que se tornou previsível. O time inicia previsível e facilmente anulável e o Zé até agora não demonstrou capacidade de modificar o time durante a partida.

    Tira ponta, bota ponta e assim vai. Quando tá precisando do resultado, a única alternativa que consegue pensar é trocar um volante por um centro-avante. As vezes chamar um jogador e passar uma sugestão no ouvido faz mais diferença que mexer.

    O Zé é muito professor e pouco treinador. Muita teoria e pouca prática. Tem capacidade de se tornar um grande profissional. Espero que no fim da temporada a diretoria agradeça o desempenho do Zé, ofereça os estágios fora pra ele e a oportunidade de continuar como assistente.

    Espero que a diretoria consiga encontrar um técnico que seja a dose certa entre experiente e moderno, porque a Libertadores tá na porta e o torcedor não aguenta mais ficar na fase de grupos.

  • Zé Ricardiola eu não sei… Mas Zé Merdiola sim…

  • A resposta pra queda de rendimento e simples e facil ,o América (que na ocasião era o lanterna.) Percebeu isso ,Marque os pontas que o empate ou vitória é certo, o cara não tem confiança nos seus jogadores a não ser os 11 na maioria contestaveis e nos 3 ou 4 que sempre entram,e acha que seus pontas tem qualidades que nunca demostraram para fazer a função,como foi dito o esquema é tão ridículo que é óbvio que a função do ponta e defensiva e não ofensiva,e como se o Zé falasse “sua obrigação é Marcar e SE DER vc ataca”,esse estágio que ele fará não resultará efeito caso ele não fique no mínimo 6 meses aprendendo oque é variação,ele não sabe jogar mata-mata e foi claro isso na SulAméricana.

  • Final: coxa 2 x 0 galo… se agente continuar entre os tres já e lucro.

  • Levir Culpi ta livre… vcs curtem?? Eu até nao falaria isso mas ele nunca deu oportunidade pro Adryan, Ronaldo, paquetá etc

    • Acho melhor que o ZR, porem não contraria ele não, acho que o Flamengo no momento precise de um treinador tático…como tem mto estrangeiro no time e jogadores como Diego que respeitariam um técnico de outra nacionalidade, apostaria primeiramente no Sabella e em segundo no Rueda.

    • Eu o contrataria,e um cara inteligente e experiente e evoluiu com o tempo,o flor que tem um time ruim a não ser uns 3 ou 4 acima da média.

  • As Ricardetes piram kkkkk!!!Flamengo pra mim esta acima de treinador, presidente, jogadores mas torcedor quer defender com unhas e dentes um péssimo entregador de colete, passo mal com torcedor que diz ” Flamengo mudou de patamar com ZR”. Agora a nova é que o time foi montado para conquistar uma vaga na Libertadores, pelo amor de Deus parem de fanatismo….ZR é fraco, medroso, paneleiro enfim cansei de criticar ou tem torcedor que acha que se o Flamengo tivesse com o Cuca nós não íamos disputar o titulo?Flamengo esta fazendo uma economia porca a economia do palito de dente em manter esse assistente do Jayme de Almeida.Olha o investimento que a diretoria fez e vms terminar o ano igual ao Faisca ou Atlético Paranaense ou tendo que torcer para o Patético Mineiro. Sendo que nossa folha salarial deve ser o triplo desses times (Botafogo e Furacão) assim como, deve ser o dobro da folha salarial do Santos.O elenco tem que ser qualificado é claro que tem, mas tudo começa com um Treinador e não com esse assistente, que já comece um planejamento minimamente decente, não pedindo para renovar com M. Araujo, Gabriel é isso que vcs querem? Flamengo na libertadores com ZR vai ser o mesmo fiasco que o Jayme vai cair na fase de grupos ou na “pré” libertadores, vai pegar um time com um treinador tático que entenda um pouco de futebol e vai tomar caldo assim como o Super Palestino.

    • Perfeita análise, Tmenezes!

    • O Zé ganhou o grupo por ter dado moral aos jogadores queridos dentro do elenco como Márcio Araújo, Alan Patrick, Gabriel. Por isso os jogadores jogam por ele. Agora avaliando o quesito tático, ele consegue escalar mal e substituir pior ainda.
      Não está preparado para o Flamengo. Não vi nada de extraordinário em seu trabalho.

      • A pergunta que não quer calar:

        Será que Tite, Rueda, Cuca, Dorival deixariam Mancuello, Cuellar e Ronaldo no banco para caramujo curuba, gabriel peteleco, cirino já morreu, alambik e sheik???

        • Não mesmo!

          Ronaldo teria tido muito mais chances com qualquer um desses treinadores aí.

          Uma pena pro desenvolvimento do jogador. Daqui a pouco empresta ele pra um time da segunda divisão!

          • Tirando o Dorival nenhum desses técnicos e conhecido por revelar jogadores.

          • O tite no mínimo tentariam o Cuellar no lugar do MA.

          • O tite sempre jogou com o ralf no Corinthians, que era um Brucutu.

          • Mas o ralf resolvia na marcação e um dos motivos dele sair foi que virou banco pra jogadores mais habilidosos fazerem a posição.

            Fora que o Ralf é 3x melhor que o MA

        • Gostei dos nomes zuados, mas faltou aí um milksheik, kkkk…

        • Tem alguns tipos de técnicos que “morrem” junto com os seus “jogadores prediletos”. Já tivemos vários outros casos durante os últimos anos como o Luxemburgo, fazendo aquela burrada no Mineirão na eliminação da Copa do Brasil. Se formos levantar um histórico, mais abrangente até o Joel entrou nessa filosofia. Tenho uma convicção sobre as decisões tomadas pelo Zé Ricardo: O Jayme influência e muito as decisões do Zé Ricardo e isso se reflete nas substituições, sempre previsíveis e na constante escalação das nulidades chamadas Márcio Araújo e Gabriel.

        • Não !

        • O amigão eu de novo. Tanto faz esses que vc falou e os que estão jogando. Se eles estivessem em campo estaríamos pedindo os que estão jogando. Desse elenco só o Diego merece vestir o manto.

        • Exatamente.
          Não acho que jogador tem que jogar pelo nome ou pelo preço que custou, mas tá na cara que Márcio Araújo, Cirino, Chiquinho, Sheik, Gabriel não estão jogando nada. Eles não têm capacidade para jogar no Flamengo.
          Se o Zé insiste neles é pq ele é burro.

      • Substituir mal como ele eu vi poucos em minha vida!

        Não entendo de onde ele tirou o Sheik da cartola!

      • O que as substituições tem a vê com padrão tático.

        • Padrão é algo modelado, invariável.
          Você pode substituir peça por peça e não mudar a forma de jogar. É isso que o Zé faz.
          Com substituições pode-se mudar o esquema de jogo e a parte tática também.

    • Penso como você !

    • Boa reflexão.

    • Rapaz… coitado do Flamengo… Não sabia que estava numa merda tão grande assim!!!

  • Palmeiras ainda está jogando.

    Gooooool do Palmeiras!

    Obrigado Palmeiras, por nos manter no G3, por enquanto, hehe…

  • Sempre falei aqui e muitos me criticaram.
    Sempre falei que as vitórias mascaravam o erros, as cagadas dele é que o time nao ganhava por causa dele e sim pelo fato do poder de decisão de alguns jogadores, se Diego nao tivesse nesse time, nós estaríamos pelo menos em sexto por aí.

    É um absurdo aceitar a panelinha dele!
    Mancuello jogando bem,decidindo jogos e aí o cara simplesmente não deixa o cara jogar.
    E do nada inventa de colocar o Gabriel café com leite,sheik.
    E o pior deixar de dar oportunidade ao cara, pra colocar o morto do Alan cachaça.

    Cara medroso!
    Não deu chance ao Paquetá,ronaldo,thiago santos jogou bem e sumiu, simples assim.

    E ai sem.falar em MA que hj foi um.festival de cagada,mas pra o tecnico e seus amantes, ele tem.que ser titular absoluto.

    E o mais legal é ele falar em toda santa coletiva pós jogo que fulano trabalhou bem durante a semana.
    Vai te catar

    • Concordo com tudo !

    • Seu comentário foi tão bom quanto pintar com lukscolor.

  • De quem é a culpa da possível renovação do MA.

    • Não vem com essa que tu defende com unhas e dentes o Zé Ricardo eu não tenho memória curta.

      • Defendo um técnico que fez o Fla sair do completo caos no início do ano para uma briga por título. Isso que eu defendo e se quer me rotular porque não me convencer de que estou errado?, não consegue rebater meus pontos?

      • Acho que me expressei mal dando a entender que sou contra o Zé. Só quis abrir um debate colega.

      • Kkkkkkkk

  • Eu vou fugir desse assunto, porque não acho relevante agora (isso era pra ser discutido 2 meses atrás quando o time ganhou e pontuou com jogadores questionáveis em campo, enquanto peças melhores ficavam no banco). Meu comentário tem a ver com outra lenda criada por aqui, que era de que o time perdia ou não ganhava jogos porque jogava em Brasilia (a torcida era a culpada), mas e agora que jogamos aqui no Maraca com torcida a favor?? Em tempo, esse ano não avançamos em nenhum torneio de mata-mata que jogamos, e a Liberta é basicamente mata-mata, por isso é hora da diretoria abrir o olho.

  • Agora quanto um texto é grande tem que ser aprovado pela coluna, link do YouTube iden, quanta palhaçada, já teve melhor e mais democratico esse lugar aqui! SRN

    • Faz assim sem que tiver ponto (.) você coloca (ponto) assim:
      www(ponto)google(ponto)com

    • Faz assim:
      www.youtube.com

    • Nunca soube de haver problema em postar texto grande, mas link, passou a ter bloqueio automático, e é automaticamente descartado porque não tem ninguém pra avaliar.

  • Ainda de quebra perdemos a segunda colocação!

  • Sinceramente eu acho uma insanidade pensar em trocar de técnico no presente momento…

    • Eu acho é uma afirmação incógnita de quem não tem certeza do que diz. Não dou uma placa de Judas ao Ze, faltou nele deixar de insistir no mesmo e testar outras opções que estavam na base. Não adianta traçar os mesmos caminhos e esperar um resultado diferente. SRN

    • Você confia em ZR pra vencer a libertadores da América ?

      • Eu sinceramente não confio, mas vai contratar quem? um medalhão?

        • Não por ser um medalhão o treinador é ruim.

          Confio no trabalho do Dorival, do Levir, não acho nenhum absurdo o Abel.

          • Eu concordo ctg , mas a maioria não quer o Abel, Dorival, pra mim n sai do Santos, mas vejo que tem que ter uma mudança para libertadores

  • Tá me incomodando o Flamengo não vencer no Maracanã!! O Zé precisa dessa Vitória também.

    • O zé precisa é ir lá com o Jaime arrumar suas malas e irem pro raio que o parta !

  • Ele é o bom técnico, porém a formação dele exige que os pontas marquem.
    ELE nao poderá colocar o Vitinho pra marcar porque o Vitinho tem talento pra resolver em uma jogada individual, e se ele marcar, ele cansa e não vai aguentar o jogo todo.
    no jogo de ontem era pra ele colocar o Alan Patrick e continuou com os pontas de merda.
    ele precisa aprender a mexer!!!

    • Alan Patrick nunca mais

      • Ainda bem que aqui a gente só opina né? Muito mais Alan Patrick do que Cirino.
        no jogo de ontem, o botafogo na retranca, Alan Patrick é o jogador de achar espaço.
        Fala besteira não.

        • Tem razão, botar o Corino é pior mesmo…mas poderia ter o Thiago Santos no banco ontem.

    • Na verdade… o Zé tem q saber as características do adversário… contra o Atlético, era óbvio q os pontas eram importantes, pois eles jogavam em casa e jogam pra frente… aí o Zé coloca o Alan no 2°t… Contra o Bota era evidente q eles iam jogar atrás…. pois foi assim q eles saíram dessa situação… Então nesse jogo dois meias seria alternativa para a retranca.

  • Só quero que ano vem, o Caramujo não esteja mais no clube, assim como Cirino, Fernandinho, e cia, um clube chinês (ou do inferno, tanto faz) contrate o Guerrero, e que o Vizeu não seja o terceiro da fila para a posição de centroavante e que o tecnico aproveite mais a molecada.

  • Parece que o time saiu dos trilhos depois da derrota pro palestino…

    • Time já vinha apresentando queda de rendimento. E essa queda foi aparecer contra o Inter.

      • Mas essa queda de rendimento quase coincide com a queda pro Palesitino mesmo. Coincide mais ainda com a volta do Shiek. Zé Ricardo perdeu o vestiário. Aquele gol contra o Palestino no 1º jogo nos custou caro. Muito caro. Em seguida, passamos sufoco contra o Cruzeiro por milagre vencemos, empatamos com o SP, vencemos Santa e Fluminense, perdemos pro Internacional, empatamos com Corinthians, Atlético/MG e Botafogo, todos jogando mal exceto o 1º tempo contra o Atlético.

        • Irmão sei que não é desculpa mas olha a sequência:
          Inter
          Corinthians
          Atlético mg
          Botafogo
          A tabela está se fazendo valer.

          • Não jogamos nada nesses jogos, nem o time adversário. Um time que quer ser campeão não vencer esses jogos, ainda mais como foram é brincadeira. Eu tenho minhas dúvidas se venceremos o América/MG.

          • Se não vencer o América eu paro!

          • Provavelmente, iremos entrar com os pontas marcadores para não deixar o perigoso ataque do America jogar, e com nosso excelente volante MA de ótima recuperação de bola e bom passe com movimentação.

  • Temos duas saídas:
    -Manter o técnico e dar a ele planejamento e pré-temporada.
    Ou
    -investir pesado no Dorival (experiente e já tem experiência na utilização da base) com direito a planejamento e pré-temporada.

    • Cara na minha opinião pré temporada só funciona na Europa, aqui o cara faz uma pré temporada boa mas perde dois jogos oficiais e é demitido, ainda mais num ano que iremos estar na liberta…
      Eu ficaria com a segunda opção…
      Ou criaria uma terceira:
      Investir pesado em jogadores de posições carentes no elenco como lateral esquerda, primeiro volante, zaga e os tais pontas (que o zé adora)…

    • Zé!!! Dorival vai pedir R$ 1.000.000,00. O Zé é flamengo, estudioso e barato.

      • O Dorival pediu 1Mi na sua renovação lá naqueles tempos quando entrou o Walim no futebol.
        Hoje ele só viria por uns 1,5 Mi, se vier.
        Mas se a diretoria conseguisse eu aplaudiria de pé.

    • Você acha mesmo que o Dorival vai sair do Santos? prea mim, so se for pra fora do Brasil

  • O zé não fez um trabalho ruim, na minha opinião o que faltou pra ele foi ousadia em algumas escolhas…
    E nessas escolhas acho que tinha o dedo do jayme no meio…

    • O problema do ZR se chama Sheik, desde que cismou com esse merda tudo desandou. Além disso o bicho é teimoso demais.

    • Sempre aparece o Jayme na história, não tem vergonha em tirar a responsabilidade do Zé para tentar manchar a historia do Jayme no clube ?

      • Ele escala o time igualzinho quando assume o time. Se o problema é ele ou não, eu não sei. Pode ser que os dois sejam meros fantoches lá dentro. Mas o Jayme é um péssimo técnico e como auxiliar não acrescenta nada.

        • Exatamente… esse Jayme é um verdadeiro parasita

        • Você tocou num ponto que tenho pensado. Com exceção do Sheik, Alan Patrick, Fernandinho, Damião e MA, as outras escolhas do técnico para o time podem muito bem ser algum tipo de influência de “cima” para tentar valorizar jogadores em futuras vendas, uma vez que o clube comprador deve tomar como peso na avaliação o tempo que determinado jogador teve de jogo em um time que ficou entre os primeiros do campeonato.
          E essa valorização pode ser tão importante quanto ganhar um campeonato tendo que se desfazer de jogadores desvalorizados por não terem participado do título.
          É um pensamento esdrúxulo, mas me acalma um pouco, hehe.

  • Infelizmente, temos um técnico inexperiente. Agora me fale um técnico sem experiência em primeira divisão que foi campeão de cara? Concordo em ouvir q n eh o técnico ideal para a libertadores, porém fica de laboratório para o auxiliar no time B para o carioca, copa do Brasil ou primeira liga. Para o torneio continental e brasileirão já tem que ter um com bagagem, vencedor e moderno. SRN.

  • O Zé é um bom treinador.
    Mas deu uma “meninada” em alguns jogos.

  • Ano que vem o Zé vai usar a base, podem apostar nisso. Poupou esse ano, para não “queimar” a garotada. Pelo nosso elenco, ele está fazendo milagre.

    • Não poupou. Simplesmente não teve tempo (Pré temporada/planejamento).

      • Verdade

      • Isso aí silas…

      • E quando tivemos tudo isso o técnico era o Muricy famoso por não usar a base.

    • Concordo

    • Discordo um pouco.
      É questão de filosofia do treinador.
      O São Paulo brigando para não cair e o Ricardo Gomes apostando demais na base e olha que lutar contra o rebaixamento não é o melhor ambiente para apostar na garotada.
      O Dorival é outro que sempre usa a base.
      Ele não usou pq não quis mesmo.

      • Eu diria que é filosofia do clube. Nunca colocam os moleques pra jogar. Nem em pré-temporada.

        • O Dorival em 2013 chegou a testar muito o Rafinha e o Rodolfo no Flamengo.
          Claro que a filosofia do time pesa um pouco, mas tem treinador que gostar de usar a base independente do clube que está treinando.

          • De lá pra cá não foram muitos. Esse não foi ainda mais ridículo: base campeã da Copinha não foi utilizada nem pelo Muricy com pré-temporada e reclamando de cansaço das viagem, nem pelo Zé Ricardo, técnico da base assumindo o time a partir da 4ª rodada e perdendo o fôlego na maioria dos jogos no 2º tempo não testou ninguém. Desanima isso. E tem todo aquele papo do Muricy no início do ano de integração da base ao profissional, lançá-los aos poucos e blablablá, isso me faz pensar que foi um planejamento do treinador junto ao clube que teve continuidade com o ZR. Só não esperava que esse “aos poucos” fosse bem devagar, quase parando…

      • Você acha que seria saudável pra garotada a “responsa” de encarar um Brasileiro sem estarem preparados pra isso (mesclados previamente com os titulares já entrosados) ???
        Abraço !!!

        • Não tem como você me afirmar que eles não estão preparados, pois eles não tiveram chance.
          Não acho que tem um momento ideal para lançar a garotada. Quem for bom independente do momento vai acabar se destacando e acho que o Paquetá, Ronaldo e outros têm tudo para agarrarem as chances que o Gabriel e Cirino não souberam aproveitar.

          • Mas essa questão esbarra no Planejamento da diretoria (dispensar os perebas e colocar uma meta para o técnico de utilização da base). E também de pré temporada. A última vê que tivemos tudo isso foi com o Muricy famoso por não gostar de usá-la.

          • Acho que não tem nada de planejamento.
            O Gabriel Jesus colocou o Barrios que custa quase 1 milhão por mês no banco. Quando o menino é bom e tem chance, ele pega a vaga.
            O Muricy realmente nunca gostou da base, por isso que disse que depende muito de treinadores a utilização ou não da garotada.

          • Como não tem?, então me diz que o Santos não tem planejamento para utilização da base?

          • Depende de como você está se referindo ao planejamento.
            Eu entendi que você quis dizer que tem que dispensar os perebas primeiro para aí sim dar a chance do garoto jogar. Isso não concordo, pois independente de ter pereba ou não se tem alguém na base que sabe jogar, tem que ter chance.
            O planejamento do Santos na base é investir e dar oportunidades o tempo todo.

          • O planejamento são n fatores. Dispensar perebas, estimular metas de utilização da base, fazer treinos com profissionais e jogadores da base, etc…

          • Isso é bonitinho na teoria, mas não funciona assim.
            A meta no futebol é sempre vencer e resultados. Infelizmente para quem gosta de planejamento.
            Vizeu, Paquetá, Léo Duarte e Ronaldo estão treinando desde o ano passado no grupo dos profissionais e em alguns momentos desceram para disputar campeonatos da base. Esse ano, depois da copinha foram integralmente para os profissionais. Acho esse o caminho ideal. Acredito que eles deveriam ter tido mais chances que o Gabriel que desde 2013 não acrescentou em nada por exemplo.

          • lucas… você me entendeu mal…
            Não afirmei em nenhum momento que estão prontos ou não… essa estória de “”queimar”” a garotada é o que sempre ouço e ouvi em toda minha vida acompanhando o Flamengo…
            Entrou e saiu treinador e a conversa era sempre a mesma… e ela continua.
            Não tenho base para afirmar nada, só expus uma situação e perguntei o que VOCÊ achava dela.
            Quero ouvir sua opinião.
            A minha é a seguinte… se entrar e jogar “”mais ou menos”” pelo que conheço nossa torcida em 60% dos comentários serão que o garoto não joga porra nenhuma e pedirão sua cabeça numa bandeja.
            E se bobear vaiam o cara em pleno maracanã.
            Tradicionalmente não temos paciência com nada e ninguém… nossa maioria quer resultados pra ONTEM.
            Aí já viu né ???
            Manda aí sua letra sobre os assuntos.
            Abraço !!

          • Lucas… você me entendeu mal…
            Não afirmei em nenhum momento que estão prontos ou não… essa estória de “”queimar”” a garotada é o que sempre ouço e ouvi em toda minha vida acompanhando o Flamengo…
            Entrou e saiu treinador e a conversa era sempre a mesma… e ela continua.
            Não tenho base para afirmar nada, só expus uma situação e perguntei o que VOCÊ achava dela.
            Quero ouvir sua opinião.
            A minha é a seguinte… se entrar e jogar “”mais ou menos”” pelo que conheço nossa torcida em 60% dos comentários serão que o garoto não joga porra nenhuma e pedirão sua cabeça numa bandeja.
            E se bobear vaiam o cara em pleno maracanã.
            Tradicionalmente não temos paciência com nada e ninguém… nossa maioria quer resultados pra ONTEM.
            Aí já viu né ???
            Manda aí sua letra sobre os assuntos.
            Abraço !!

          • Me desculpa. De fato não entendi dessa forma.
            Concordo contigo. Disse agora a pouco em um comentário lá em cima. Na primeira matada de bola boa parte da torcida já acha que o garoto é craque ou um pereba e isso mata qualquer moleque.
            O Tite foi muito inteligente e lançou o Malcom no meio de jogadores cascudos e ele não teve pressão.
            Acho que o time com Diego, Guerrero, Réver a molecada teria em quem se apoiar em campo e poderiam deslanchar.
            Essa é minha opinião. Lógico que não se deve lançar qualquer garoto, mas tenho certeza que um ou outro podem render bem mais que Márcio Araújo, Cirino, Gabriel, Sheik…
            Abraço!

        • Ontem eu poria sem dúvida alguma o Paquetá em vez do Cirino para ajudar o Diego.

          • Pois é João….
            Num jogo como aquele pro garoto seria “bola ou búlica” pro rapaz…
            Sua atuação mesmo boa numa derrota, seria provavelmente questionada e até sua entrada no jogo também por nossa impaciente e corneta torcida em caso de derrota pro foguinho.
            Se entra e na primeira bola que vem, dá o azar de matar na canela por nervosismo ou ansiedade da responsa e se o Mengão perde o jogo…
            Pode crer, 60% no mínimo dos comentários já no dia seguinte seria nossa torcida impaciente que não perdoa e corneta forte até em nossas vitórias, o chamando de pereba e pedindo a cabeça do rapaz.
            Pode ser que eu esteja sendo pessimista, mas é uma situação que poderia acontecer… e pra proteger o cara o Zé não o escalaria tão cedo e ainda seria chamado de burro por faze-lo jogar um jogo tão importante.
            Nossa torcida é PHODA amigo…
            Tanto pro bem quanto pro mal…
            Manda uma letra aí com sua opinião.
            Grande abraço !!!

          • Tem razão, esse é o problema de nunca dar chances aos moleques.

          • Hum hum…
            Mas vamos torcer que essa garotada vai aparecer no ano que vem…
            Abraço!!!

        • NA MINHA OPINIÃO DEVERIA COLOCAR SIM,MUITOS JOGADORES APARECERÃO DESSA FORMA.

          • Muito arriscado…
            Se derem azar poderão se queimar com uma ou duas apresentações ruins…
            O que eu sei que necessariamente não espelharia a verdade do garoto.
            Masss…
            Ou vinga de vez ou a galera leva pro buraco…
            Nossa torcida não tem paciência e não perdoa nem os “garotos”…
            Infelizmente é isso que acompanho nas mídias.
            Abraço !!!

      • Cara repare no que você escreveu: No São Paulo. Flamengo é um clube onde a pressão passa dos limites, ainda mais quando o time está brigando por título. Você acha que o técnico ia arriscar lançar os moleques que ele tanto conhece, por trabalhar anos com eles, na fogueira?

        • São Paulo é tão grande quanto o Flamengo.
          Eu acho que a maioria da garotada se tivessem metade das chances que o Gabriel, Cirino, Sheik tiveram, não teriam nos decepcionados.

          • Não falo de grandeza, falo de pressão que só clubes de massa tem, como por exemplo: Corinthians e Flamengo. A pressão é Gigantesca, qualquer erro que um moleque da base cometesse na reta final, iria queimá-lo.

          • Concordo que temos uma facilidade enorme de queimar a garotada, mas isso é devido ao famoso “craque o Flamengo faz em casa”. Na primeira matada de bola do menino já tem torcedor que já acha que não presta ou que é craque. Isso acaba com qualquer moleque.
            O Tite foi muito inteligente e lançou o Malcom no meio de jogadores cascudos e ele não teve pressão.
            Acho que o time com Diego, Guerrero, Réver a molecada teria em quem se apoiar em campo e poderiam deslanchar.

          • Torcida do São Paulo é maior que a do Palmeiras…

          • Falou besteira parceiro… SP é time de massa…

      • Não tem explicação não usar a base, fomos campeões da copinha.

        O Ronaldo os poucos jogos que entrou foi muito bem.

        O Lucas Paquetá é da seleção sub20.

        O Vizeu faz mais gol que o Damião.

        O Thiago Santos é melhor que o Cirino.

        • Perfeito

  • Zé Ricardo não fez um pessimo trabalho poderia ser melhor nessa reta final, pouca variação de jogadas apresentada pelo time então valew Zé mas não esta pronto ainda não vejo o fla com chances de campeão com ele, tenho certeza que o fla assim que termina o campeonato pois não são idiotas de fazer isso nessa reta final ira fazer uma limpa em algun jogadores trazer novos nomes e concerteza o tecnico sera outro, pode até ser o Abel que não acho um mal tecnico como alguns acham.

    • Rapaz. Por que todo mundo começou a sugerir o Abel do nada?

      • De um lado temos os inexperientes e de outro os medalhões. Só estrangeiro msm

    • Cruzes. Cadê retro abel

  • Caso o Flamengo não fique entre os 3 primeiros.. vocês deixariam o Zé Ricardo para 2017?

    • Nem que fique. Ele precisa se preparar pra ser técnico ainda. Coisa que ele não é. Isso não se resolve só com uma pré-temporada.

      • Nesses últimos jogos com suas escalações ruins e substituições piores ainda me faz ter a certeza que ele ainda está cru.
        Se estudar mais acredito que será um bom treinador.

        • Roger fez um bom trabalho para você?

          • Só no ano passado.
            Esse ano eu diria que ele se acomodou e não soube diversificar a forma do Grêmio jogar. Vieram os resultados negativos e ele não soube segurar o rojão.

          • Bom, eu esperava que você dissesse “sim” rs. Eu achei o trabalho dele excelente!Ele se demitiu depois de 5 rodadas sem ganhar, mas no geral fez um trabalho perfeito dentro de dua capacidade. O Zé, nos colocou na briga, não ganha há 4 rodadas e já querem a cabeça dele. O trabalho dele é ruim?Se fosse o Roger, demitiriamos ele?Não faz sentido o trabalho é para ter continuidade. Foda-se o resultado,o que vale é cumprir os objetivos e isso já foi feito.

          • kkkkk, ano passado qualquer coisa depois do Felipão no Grêmio seria lucro.
            A diferença foi que o Roger tinha um elenco limitado no Grêmio e fez um ótimo trabalho. Vejo o Zé com um dos 3 melhores elencos do Brasil e mesmo assim não consegue extrair o melhor do time, pois ele é refém de pontas horríveis e não consegue sair disso. Ele é refém pq quer.
            Não acho que estamos lá em cima só por causa do Zé.

          • 3 melhores com esses pontas que todos estamos cansados de torcer pra sumirem do clube? se tivéssemos 2 bons pontas seríamos lideres disparados. As opções ofensivas do Flamengo são sofríveis.

          • Pra você ver como o campeonato estava fácil.
            Agora se ele consegue encaixar o time com o Mancuello no meio no lugar de um dos pontas e tira o Márcio Araújo para colocar qualquer volante, a tendencia é que o time jogasse melhor.

          • Ele tem os melhores, mas na escalação dele você tem 5 ou 4 peças dispensáveis.

          • Verdade.
            Ele deveria encaixar o time com o que temos de melhor e não com o que temos de pior(pontas).

          • Na verdade, ele tem que escalar quem ele acha que funciona no seu esquema. Eu confesso que defendi muito que o técnico tem que ssempre que escalar os melhores, mas agora eu discordo. No Bayern, a maior critica ao Carlo Ancellotti é o esquema, de certa forma o esquema atual dele é uma merda, todos pedem o 4-3-3, mas eu entendo o porquê que ele não muda. Ele se sente confortável com essa escalação!E essa escalação exige sempre os jogadores que nem sempre são os melhores, mas correspondem o seu estilo de jogo que está acustumado.

            Você não pode cobrar um técnico para fazer aquilo que ele não sabe. Posso citar vários técnicos incapazes de montar times fortes apartir do que tem em mãos, a maioria sempre escala de acordo com o seu estilo de jogo. Nem o Guardiola!No City ele tem os melhores zagueiros da Premier League, mas ele escala volantes e laterais na zaga. Você não pode obrigar ele a montar um time com formação diferente, ele não vai saber ajustar taticamente, a bola parada, a compactação e a intensidade.

            A variação tatica ela existe o tempo todo dentro da partida, ou você acha que quando o Zé coloca o AP nós ainda jogamos no 4-2-3-1?Quando ele põe Mancuello, ele faz um 4-1-4-1. Quando põe o Sheik, 4-4-2. O problema NUNCA, JAMAIS, vai ser o esquema tático e sim a forma como um time joga. O problema do Flamengo ta sendo esse. Isso sim você pode cobrar e exigir do Zé e de qualquer treinador.

          • Por isso que o Zé Ricardo é fraco, pois o esquema que pra ele “funciona” depende do Gabriel, Fernandinho, Sheik e Cirino.
            Eu cobro para que ele saia e que chegue outro e faça o que ele não sabe fazer.
            Parece que a galera torce para o Zé Ricardo Futebol Clube. O time está jogando muito mal, ganhamos várias partidas na sorte, não vencemos nenhum time grande paulista, fomos eliminados pelo Palestino, o time joga uma vez por semana e só piora. Isso não é culpa do treinador? Claro que é!
            A única variação de formação é que sem a bola o Diego flutua atrás do Guerrero e com a bola ele tem a opção dos pontas para forçar jogadas.
            Você não assiste aos jogos, só pode. O Sheik contra o Corinthians e Botafogo, jogou aberto o tempo todo. Alan Patrick contra o Atlético jogou aberto pela esquerda.
            O Cuca mudou o esquema do Palmeiras para o que era com o Marcelo Oliveira e gerou na mudança da forma de jogar também.

          • Eu prefiro criticar a forma que o time joga, se jogasse melhor você não taria criticando o esquema, sendo que o problema não é esse. O time precisa repensar o jeito de jogar e não o esquema.

      • Bom São os medalhões levir luxa abel e outros bondes. Ou o Roger que conseguiu afundar o grêmio que o péssimo Renato Gaúcho da fazendo jogar

        • Eles também não são bons. Tá feliz? Zé Ricardo é refém de um esquema tático, não sabe escalar, não sabe substituir, não se faz valer da meritocracia, não sabe fazer o time jogar de outra forma, não tem leitura de jogo, nada. E perdeu o comando do time também. Coincidentemente depois que ressucitou o jogador que eu mais temia que proporcionasse essa perda do vestiário: o vascaíno-corinthiano Sheik “idoso” raçudo. Não acredito que ele possa extrair mais nada desse time esse ano. Mas manter ele ano que vem com esses problemas e prinicipalmente com esse elenco ruim não vamos arrumar nada.

          • Pq vc usou aspas na palavra IDOSO, não entendi, afinal ele não é idoso mesmo?

          • Kkkkkk consertei.

          • VERDADE FALOU TUDO

    • Não.

      Caso fique entre os três gostaria que ele saísse do mesmo jeito. Mas entendo que fique complicado pra diretoria tirar.

      • Realmente seria difícil ele sair, mas a cada jogo que ele escala errado e depois piora com as substituições me deixa muito pé atrás se ele ainda está preparado.

    • Eu deixaria, vai colocar quem no lugar? Luxemburgo ta disponível, deus me livre. Levir acabou de ser demitido, também já não empolga. Só se for para trazer o Roger.

      • Kkk a torcida já reclama do Zé pela inexperiência colega!

      • Tem esse problema de não ter outro disponível.
        Não me agrada o Roger. Ele é refém do mesmo estilo de jogo do Zé.
        Me agrada o trabalho do Dorival. Tentaria o Rueda no final do ano.

        • Cara, a solução é trazer jogadores incontestáveis, tipo Diego e Guerrero, não estou dizendo que Guerrero é bom, que ele tenha a obrigação de escalar. Se trouxer Felipe Melo, Hernanes, Tardeli e ele vai ter que escalar e pronto o time vai melhorar sem a interferência do treinador.

          • Eu acho o Mancuello um ótimo jogador e ele entra no jogo decide e fica de castigo por 4 jogos para assistir ao Gabriel e cia em campo.
            O Cuellar vinha sendo um dos poucos destaques positivos do Muricy e do nada foi para o banco do Márcio Araújo.
            Na cabeça do Zé não existe meritocracia. Ele escala quem ele quer.

      • Roger e o Zé são a mesma coisa em potencial. A diferença é que Zé trabalha mais com velocidade e passes longos, enquanto o Roger trabalha com base na defesa e toques curtos.

        Prefiro o Roger, mas se for para trazer ele, não faz sentido algum. O Zé seria demitido por inexperiência e o Roger também é inexperiente.

        Aquino Brasil tem que ser o Dorival. Tem gente pedindo Levir Culpi, minha nossa!

        • Levir culpi: Palhaço carequinha

          • Levir Culpi é o Felipão sem 7 à 1.

        • Então esqueça, o Dorival n sai do Santos e estrangeiro aqui vai ser muito dificil, perde 3 vão pedi a cabeça do cara, dificil vê o estrangeiro fazendo sucesso no futebol brasileiro, ele trabalham com projeto a longo prazo e aqui ninguém tem paciencia

          • Então só nos restar manter o Zé. Não estou preocupado com o ano que vem, ele é um bom treinador e vai ter tempo para trabalhar e planejar tudo.

      • INFELIZMENTE LA NO FLU TAMBEM TEM PRESSÃO DE EMPRESSARIOS PARA ESCALAR TIME O MESMO NO FLA,MAIS O LEVIR NÃO ACEITA.

    • Tite foi eliminado na pré libertadores depois foi campeão de tudo. Somos torcedores mas o presidente tem q ser responsável observar os métodos de treinamento. Olhar so resultados é um erro.

      • Até que enfim um lúcido!

      • Concordo. Infelizmente não estamos no dia a dia para avaliar os métodos de treinamento, mas esses últimos jogos que tivemos as semanas livres, o time só piorou.

      • Se você for supor que todo técnico fracassado vai ser no ano seguinte campeão da Libertadores então abre espaço pra mais 50 campeões.

  • Eu fiz minha parte, abri um ouvidoria detonando a renovação do Márcio Araújo e a queima de 5 milhões no Fernandinho.

    • Espero que quem deseja ver o Flamengo forte em 2017 faça o mesmo

  • Quando o zé foi promovido fiquei muito feliz por um motivo:
    A base ia ser bastante aproveitada, campeã da copinha, alguns jogadores da seleção e o técnico que assumir conhecia todos…
    Mas levei um nocaute dele…
    Sempre vejo a santos montando bons times usando a base e pensei que iria acontecer isso esse ano com a gente, ainda mais num ano que nossa base jogou demais…
    Mas fui enganado…

    • Perfeito, cara… fui outro enganado

  • Acho q todos os times estão ruins o Palmeiras acabou de ganhar com um gol de bola rebatida na área. O cuca também não traz um futebol vistoso. No final o que vale são jogadores de qualidade. O nosso tem limitações na hora de decidir botar a bola para dentro

  • Esse cara é muito frouxo, pra ele empate é bom resultado. O pessoal criticava o Muricy, mas o que esse covarde fez de diferente? Que eu saiba esse 433 é usado desde o começo do ano, a diferença é que o Muricy tinha menos peças, mas mesmo assim escalava o que tinha de melhor, com ele MA era banco, e ainda não tínhamos Diego,Réver,Vaz,Donatti,Fernandinho, etc. Esse medroso não fez nada de lá pra cá, os jogadores sequer respeitam ele (vide a falta que ele “mandou” o Diego bater, mas o Fernandinho que nunca bateu uma falta na vida foi lá bateu tiro de meta). O diferencial do começo do ano pra cá não foram os bons reforços, aliados ao consequente entrosamento quenos jogadores tiveram com o passar dos meses, nada disso tem mérito do treineiro. O cara veio da base e não aproveita nenhum dos jogadores que ajudaram ele a subir pro profissional, ou alguém acha queno Ronaldo é inferior ao MA? Alguém acha que o Adryan é pior que Cirino e Gabriel? A teimosia desse cara com esses medíocres está sobrecarregando caras como Diego e Arão, que estão nitidamente desgastados fisicamente por terem que fazer a função de vários desses inúteis que ele escala.

    • Excelente observação

  • O Zé é péssimo, imagina na libertadores.

  • Ele só não caiu do comando ainda pq jogou fora do RJ o tempo todo…..Todos os times revelam jogadores e O Flamengo que foi campeão da copinha c ele de técnico, não utiliza ninguém

    • O cara não tem Pré temporada, não houve planejamento da diretoria e nem tempo para falar sobre o caso, e o time tá cheio de perebas. Calma né irmão!

      • Vc vai ver o ano que vem então…Cuca não teve pré-temporada tb e vários outros técnicos tb não ….o cara fica engessado nesse esquema ridículo e ele coloca os perebas pq quer…..Gringo não pode jogar, pq contrata?

        O cara ressuscitou o Sheik que nem vai ficar ano que vem, não preciso falar mais nada

        • Você reclamou em relação a base. Me cite 2 novos jogadores da base que o Cuca utilizou esse ano?

          • Ninguem, mas e daí? O Santos utilizou vários e todo ano faz isso.

            Isso não justifica o cara preferir Alan Patrick do que o Mancu…Pra jogar c Gabriel e Everton, vc tem milhares que fazem a mesma coisa na base…. Ele tem opções no elenco que daria pra formar um time muito mais forte, mas não faz pq não quer ou não sabe

          • Você esta mudando o assunto do debate.

          • Quem mudou foi vc…falou de pre-temporada e eu falei q vários outros não tiveram…o Marcelo do Atlético MG é um outro ex disso.. Vc gosta do retranqueiro do Zé Ricardo e eu nao….Olha o saldo de gols Do Flamengo, não faz mais do que 2 gols por jogo.. O time já vinha ganhando no sacrifício há alguns jogos.

            Vc quer um técnico inexperiente na libertadores?

            O Cuca sempre montou bons times, times ofensivos, só não ganhava título

          • O debate era acerca da utilização da base e você não conseguiu me rebater e foi falar de gringos e coisa e tal.

          • Eu somente citei que isso é uma das falhas dele

            Em 6 de nov de 2016 7:46 PM, “Disqus” escreveu:

          • Esse é um detalhe…
            O palmeiras não usou a base, mas tinha muito dinheiro pra gastar com jogadores bons…
            A gente não, até gastamos um dinheiro com alguns reforços, mas temos jogadores na base que poderiam estar rendendo mais que alguns marmanjos que não cansam de ter oportunidades mas parece que não levam a sério…

        • Você reclama do Zé por não usar a base e elogia o Cuca que também não a usa. Raciocina antes de falar!

      • Po, Silas … ele não usa nenhum jogador campeão da Copinha… só o Vizeu , e por falta de opção… faz sempre as mesmas substituicoes… insistir com Cirino ? Ressuscitar o Sheik ?bancar de forma incondicional o MA ? Queimar de forma intencional o Mancuello ? Nunca tentar usar o Ronaldo, Tiago Santos, Paqueta ? Complicado defender o indefensável… essa falta de visão é teimosia não tem nada a ver com pré temporada…SRN…

        • Ele pegou o barco andando. Um time cheio de jogadores de baixo nv . Como quer que utilize a base desse jeito?

          • Primeiro que ele pegou o time na 4 rodada do campeonato, ja poderia ter testado os jogadores da base.
            Segundo, o time tem Muralha que é um bom goleiro, a dupla de zaga que vem bem ,os laterais que estavam jogando bem, diego, Arao, e guerrero que sao bons jogadores, era so tirar o MA e os dois pontas e testar a base ou Mancuello, Cuellar em pelo menos 3 jogos seguidos.
            Agora voce acha que MA é melhor que o Ronaldo? Gabriel é melhor que Thiago santos? Fernandinho é melhor que Paqueta? Que damiao (que so faz gol de penalti) é melhor que o vizeu (Artilheiro da equipe)? que matheus savio já nao poderia estar entrando nos jogos ?

  • Acho q deveríamos valorizar um pouco da nossa Prata da casa. O ze é Flamengo igual a todos nós. Sei q ele faz bobagem mais vai melhorar com o tempo. Acho melhor tolerar o ze do q um cara sem identificação com o Fla e vem só para pegar dinheiro nosso.

    • O Zé é horrivel.

      • Imagina a responsabilidade do cara é difícil administrar isso tudo. Tô puto com ele também. Mais melhor ele do que um Celso Roth da vida.

        • Po,mas o Roth tá caindo….eleva o nível aí…. Temos que pensar em Cuca, Dorival, Tite…técnicos nesse nível

          • O cuca só ganha jogo de 1×0 com bola rebatida. Vc quer isso para o nosso Mengão. Acho q o ze ainda vai pegar experiência e melhorar. Esse ano fez muita merda. Nas entrevistas ele mostra q entende de futebol e é estudioso sabe o nome ate dos reservas do adversário. Só falta experiência.

          • Cuca sempre montou bons times, times ofensivos, só não ganhava título…

    • Olha cara…
      Eu ainda acho que o zé é um boneco nas mãos do Jaime…

    • Esquece, o Flamengo é o único clube que não usa a base, mesmo tendo sido campeão….O Santos revela bons jogadores todo ano

  • Kkk. Quero ver o Guardiola trabalhar com Gabriel sheik Cirino Fernandinho Márcio aaraujo alambik cuellar e companhia

    • Vdd…
      O yaya toure que chega o dobro desses aí ele não quis…

    • Se fosse o Guardiola só botava o Diego em campo o resto ia ser da base, certeza.

      • Será?

  • Temos que fazer dez pontos nessas próximas rodadas.

    • Não amigo..
      temos que fazer 12 e torcer bastante pro palmeiras fazer no máximo 4…

      • Esquece título, o negócio é ficar no G3.

        • Não…
          enquanto der vou acreditar…

          • VC que sabe.

  • O ZR ainda é medíocre, ou seja, mediano! O que já é muito para poucos meses no profissional…Para sair desse posto e se tornar em um técnico vitorioso e de sucesso, ele vai ter que pegar muita experiência ainda…Tiro por ex. o Cuca, que sempre formava times bons, mas não ganhava nada!!

    Mas só trocaria ele por técnicos como o Roger ou Dorival…o resto seria a mesma coisa ou pior!

    • Roger?, a torcida já reclama do Zé pela inexperiência. Trazer o Roger só mudaria o nome do inexperiente.

      • o Roger é novo ainda, mas já levou o Grêmio para a Libertadores!!! Não estou falando tb em medalhoes…

  • Imaginem disputar a libertadores c esse cara inventando e fazendo as mesmas mudanças manjadas.. .Os pontas marcam tanto que não aguentam jogar um jogo inteiro, são duas substituições queimadas logo de cara, sem contar q o Diego tem que se virar sozinho….O cara queimou Mancuello q vinha até fazendo gols quando entrava, sem contar que ganhávamos uma boa batida de escanteio e falta…Insiste nesse bonde de Damião, que já passou por vários clubes e é sempre a mesma coisa. Não sei nem pq trouxeram esse cara, só pra atrapalhar o Vizeu.

  • Tem que trazer o técnico do Atlético Nacional.

    • Caro rubro negro, com esse elenco pode trazer Jesus Cristo que não ganha nada, pode crer, nos temos o elenco mais lento da série A e todo jogo no segundo tempo estamos cansados, ontem mesmo o Zé Ricardo falou na entrevista, a maioria desses jogadores estavam encostados em outros times e o flamengo acreditou que servia pra nós, lêdo engano, aos poucos vamos vendo que esse elenco já deu muito mais que pode. Só o Diego pode vestir o manto sagrado o resto é pereba.

      • O time não é ruim não exagera, dá pra fazer um time forte, falta claro reforços e um tecnico.

        • O elenco não é tão ruim como o Tucano sugere que seja, mas é ruim. Só Muralha, Rever, Vaz, Donatti (nem é tão bom jogador, é mais pelo campeonato que fez), Jorge, Rodinei, Diego, Cuellar, Mancuello e a base merecem continuar/ter mais chances. O resto é uma m****.

  • A sorte dele acabou, e se ele nos tirar do G3 assim como nos tirou da briga pelo título, não serve nem pra auxiliar técnico ano que vem.
    Precisamos de um técnico de homens… Já chega desse técnico de meninos.

    • Concordo que foi um pouco de sorte e ele só não caiu do comando pq jogou fora do RJ o tempo todo…..Todos os times revelam jogadores e O Flamengo que foi campeão da copinha c ele de técnico, não utiliza ninguém

      • Agora é contratar um bom técnico e um bom time pontualmente para o ano que vem, pra podermos brigar por títulos pela competência desse time e não pela sorte do treinador.

  • Pra mim os maiores tropeços foi empatar com os gambás malditos e perder pro lixo do inter.