Notícias

Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo: Competência? Incompetência? Incapacidade ou imaturidade?”

Após o fracasso de Muricy, Zé Ricardo recebeu um excelente prêmio, uma oportunidade de ouro: treinar, planejar esquemas táticos, escolher e escalar os melhores, comandando o time Mais Querido do Brasil. O rubro-negro carioca. O Flamengo, Flamengaço, o Mengão.

Bem amigos rubro-negros do site Coluna do Flamengo, antes de declinar minha opinião sobre o assunto, quero deixar bem claro que não sou fã do Zé Ricardo, mas serei integralmente imparcial, lúcido e sem fanatismo.

Quando o Zé assumiu o Flamengo, ele pegou um time pra baixo, sem alta estima, sem motivação, sem confiança, desacreditado, sem padrão de jogo sem identidade e sem força. Um time sem “alma”. Só que para felicidade geral da Nação, desde que passaram o comando do Flamengo para o Zé Ricardo, como em um passe de mágica, o Zé conseguiu levantar a auto estima do time, motivou os jogadores, passou confiança para os jogadores (dando oportunidade a todos) organizou e fez com que o time possuísse padrão de jogo. E o time começou a ter força, identidade, credibilidade, ressurgir das cinzas e ter vida. Essa mudança genial começou após o Flamengo bater a Ponte Preta de virada na estreia de Zé Ricardo.

E tudo começou após esse jogo. A partir dali daria inicio as nossas alegrias, nossos sonhos e quem sabe o maior prêmio. O Heptacampeonato!

E assim o Flamengo e o Zé foram seguindo nessa balada: Flamengo conquistou 13 de 17 pontos. Zé Ricardo ignorou o status de interino e foi a 62% de aproveitamento no Fla, sendo melhor que o de medalhões como Muricy, Oswaldo e Mano.

Após resultados satisfatórios no brasileirão e por ter transformado o bando em campo em um time de futebol, o Zé conseguiu a sua recompensa: “ser efetivado no comando do Flamengo”. E por tudo que tem feito até aqui junto com outros profissionais (comissão técnica,médicos e etc) rendeu bons frutos, e passou a brigar, a lutar jogo a jogo, ponto a ponto contra times com os melhores elencos do brasileirão.

Hoje lutamos pelo titulo. E isso para mim, meus amigos, É COMPETÊNCIA.

Por tudo que já citei anteriormente, incompetência e incapacidade estão descartadas.

Imaturidade? Sim imaturidade há, e muita!

Tudo começa pela escalação. Muita da vezes sem critério, por não saber escolher os 11 melhores, por insistir em determinados jogadores como Alan Patrick, Damião, Sheik e Gabriel. Não saber substituir. E por não saber se sobressair da pressão da mídia.

Veja o caso Mancuello. Foi só sair no globoesporte.com que o Mancu não tinha mais chances e ele o escala no time titular o contra o Corinthians.

E isso vem se repetindo há algumas rodadas. Exemplos: jogo contra o Internacional no Beira Rio (casa do adversário). Vencíamos o jogo por 1×0. Time jogando bem, certinho, compacto. Ele quis mexer na estrutura do time. Substituiu mal e colocou em campo Sheik e Alan Patrick. De forma repentina, num piscar de olhos, o Internacional virou o jogo para 2×1 e perdemos o jogo.

Contra o Corinthians no “Maracanã” lotado. Ele escalou Mancuello e Sheik (há vários jogos afastados) no time titular para iniciar o jogo. Resultado final 2×2. Para mim uma derrota!

E contra o Galo? Repete-se a história, mas de forma diferente, pois escalou bem, mas substituiu mal. Vencíamos o jogo por 1×0. Estávamos jogando bem, marcando bem, time ajustado e ele coloca Alan Patrick. E “pasmem”, foi ele entrar em campo e recebemos a virada. Perdemos uma chance de ouro, pois se saíssemos do Mineirão com a vitória, voltaríamos com chances claras de brigarmos pau a pau pelo hepta, haja visto que o Santos derrotou o Palmeiras na Vila Belmiro.

Tal imaturidade vem custando caro ao Flamengo. Tanto que eu chego a dizer que eu nunca vi um time ter tantas chances de ser campeão e na reta final o treinador por imaturidade jogar o título na lata do lixo. É frustrante!

Só que nem tudo está perdido. Temos chances ainda. E como rubro-negro que sou, ao invés de criticar, esculhambar, execrar o time, temos que ter equilíbrio e não torcer pro Flamengo não ser campeão por falta de imaturidade do Zé. Vou torcer até o fim para o Mengo ser Campeão, e deixo aqui minha dica.

Escale o time nem que perca todas daqui para frente, com: Muralha; Jorge, Vaz, Réver, Pará; Márcio Araújo, Cuéllar, Arão e Diego(armadores); Fernandinho e Guerrero no ataque.

Na hora de substituir coloque qualquer um, mais não coloque nunca no segundo tempo: Alan Patrick, Damião, Sheik e Gabriel. Esses caras é para entrar faltando apenas 5 minutos para acabar a partida. Só servem para segurar a bola e atrapalhar. #Fica a dica!

UMA VEZ FLAMENGO. SEMPRE FLAMENGO!

Cleverton Alencar


Faça como o Cleverton Alencar, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadofla.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Dos 4 itens citados ele está dentro dos 3 últimos!
    E o time só está bem classificado devido a alta qualidade da maioria dos jogadores do nosso elenco que ganham jogos dentro de campo apesar do Zé tentar sempre atrapalhá-los com escalações, formações e substituições exdrúxulas!!!!!!!

    • Boa SERJÃO!
      Apareça lá no CONVERSA FLAMENGA. O pessoal está sentindo a sua ausência!

      • Vou aparecer sim, separe uma cadeira que o papo vai ser longo. Prazer falar com você. Abs e SRN.

    • Concordo com a colocação do amigo, o Flamengo esta levando na raça, na força de vontade como 2009, mais infelizmente o Zé esta tentando atrapalhar a nossa arrancada. Eramos para esta com a liderança nas mão a 3 jogos.
      AGORA O FLAMENGO TROCAR MARCELO CIRILO PELO DAMIÃO VAMOS RESPEITAR NOSSO DIRETOR.

    • "alta qualidade da maioria dos jogadores do nosso elenco"?
      acredita mesmo nisto? não gostar do ZR é direito, mas ofender a mística é chamar pra briga... :)

      • Ok. Está vencendo na qualidade dos jogadores e no peso da camisa. Zé Ruela Ricardo continua sendo fraco

  • Se o ZR sair agora, às vésperas de uma libertadores 2017, quem virá?

  • Bela análise, concordo com quase tudo que disse, só nao concordo com a parte do alan patrick, quando nao tinhamos o diego, ele e mancuello revezavam no papel de armador principal do time, sendo importante em varios jogos, ate mesmo decisivo, mas concordo quando disse q há imaturidade do ze ricardo e jao incompetência, ele peca muito na hora de substituir, mas o padrao de jogo do time é visível, hje eu posso dizer que o flamengo sabe oq faz com a bola e da pra perceber como o time gosta de jogar.Mas não dá pra falar q ele é mau treinador pq nao sabe mexer, pq contra o cruzeiroele mudou o jogo nas substituições, enfim essa é minha opinião.

    • Concordo com vc, o Alan tem entrado mal no últimos jogos. Mas poderia ser ao contrario, o Alan poderia ter entrado e resolvido o jogo assim como fez varias vezes nesse brasileiro. Tenho dois exemplos na minha mente agr que foram contra o Palmeiras e contra o Cruzeiro nesse segundo turno.

      • Contra o São Paulo no primeiro turno ele perdeu aquele penalty mas jogou demais, ano passado ele ja foi o cara do time, é otimo jogador, pena q nao vai ficar.

        • Só não podem querer inventar posição pra ele jogar. Ele joga na posição do Diego, joga de 10 e não de ponta.

  • Eu acho o zé um treinador muito humilde e querido pelo grupo, mas suas substituições e escalações , é de chorar de raiva! Ele até teve sorte (apenas sorte) em alguns jogos mas não dá, ainda mais para a libertadores ano que vem, tem q ser treinador arojado q vai para tudo ou nada, não q nem o zé com esse costume porco de fazer um gol e recuar todo o time, contra são Paulo, Botafogo, inter etc. Um melhor exemplo são nossas vitórias, tudo 1 gol de diferença sempre na agunia esperando juiz acabar, pode ser que ele melhore , mas não o queria para a libertadores

    • Deixe-me ver se entendi: se as substituições dão certo, é sorte; se não dão certo, é incompetência. Na boa, não dá para engolir... &;-D

  • O Zé é INCOMPETENTE - INCAPAZ e - IMATURO, além de - TEIMOSO e a maior prova disso é a manutenção do VSQ como titular absoluto e ainda afirmar que ele é o jogador mais inteligente, mais comprometido, mais técnico e mais obediente táticamente de todo o elenco do Flamengo e ainda acrescentou que TODO TREINADOR GOSTARIA DE TER ELE NO SEU TIME!!!!!!!

    Tem prova maior da incompetência dele do que isto???????

    • Eu gostaria muito do Flamengo sendo campeão. Muito mesmo, mas por tudo que vc escreve e o Flamengo sendo hepta esse ano.
      Dia 04/12/2016 eu seria o primeiro a postar aqui muitas ofensas para a sua pessoa.
      Kkkkkkkkkkkkkkk
      Não sei se acho você maluco ou cego.
      O Zé Ricardo faz muita coisa que me deixa louco... Mas é inevitável que a qualidade dele fez esse time jogar bola.
      Só um parêntese no ano de 2009.... Nosso time foi campeão jogando feio. Sem padrão e sem tática.
      Esse ano, não....
      SRN!!!

      • Thiago, assim como em 2009, a qualidade técnica da maioria dos nossos jogadores foi quem conquistou aquele título na "vontade de ganhar" e está mantendo o FLAMENGO bem colocado em 2016.
        Ou você acha que o ANDRADE que nem sabe falar direito e o Zé que não sabe o que está fazendo e só está mantendo a formação que o MURICI implantou no time(que não deu muito certo porque não tinha os jogadores que o Zé agora tem), É QUEM FEZ E ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA???????

          • Não sou fã do Zé Ricardo.
            Muito pelo contrário... Fico puto com várias loucuras que ele fez e faz..... Mas acho que nem se compara o nível dele com o Andrade.
            Perdão por ser contrário a sua opinião.... Mas acho que nosso time joga bonito e o time do Muricy era horrível.
            Não estou falando de jogadores, estou falando de tática. Acho que o Zé Ricardo tem mérito nisso.

          • Tirando a parte de que nosso time joga bonito, concordo com você. Mas sou contra ele ficar ano que vem.

          • Vc está muito equivocado.... Não dou fã do Zé Ricardo, nem perto disso. Kkkkkk
            Mas acho que ele tem seus méritos do time estar aonde está.

        • "...e só está mantendo a formação que o Muricy implantou no time (que não deu muito certo PORQUE NÃO TINHA OS JOGADORES QUE O ZÉ AGORA TEM)." Exatamente. Muricy tinha Cirino, Fernandinho e Sheik, já o Zé Ricardo tem Messi, Neymar e Suarez.

    • Análise de Zé Ricardo de acordo com Douglas Galvão: não presta porque escala o MA

    • De fato tanta incompetência que ficou 10 jogos invicto no BR, com 9 vitórias seguidas em casa e está atualmente na 2 posição. Muita incompetência.......

  • Não podemos mexer no técnico, ele tem as coisas erradas que faz ainda, mas vai aprender, no Brasil o único que poderia substitui-lo e o Dorival, como o Santos não libera e acredito que pela forma que saiu não querer voltar, não vejo outro.

  • No 1ºjogo dele contra a Ponte o Fernandinho foi expulso ele mexeu e vencemos, no 1º e no 2º jogo contra o Cruzeiro ele mexeu e nós vencemos, não podemos também ver só os erros, se for pra vir um Tite tudo bem, senão não, SRN

    • Flamengo tomou um sufoco absurdo nos dois jogos contra um time horroroso do cruzeiro. Isso aconteceu contra o América MG, contra o botafogo,...
      O Flamengo não venceu por causa das substituições dele, venceu apesar dele ser o técnico.

      • Hum.. Quando substitui bem é devido ao time, quando substitui mal é devido ao técnico..... Agora me explica sua defecagem!

        • Mais um que nunca viu futebol...
          Você deve ser daqueles que acham que o gol do Alan Patrick contra o palmeiras foi obra da leitura de jogo do Zé Ruela. Será que o gol do Mancuello contra o cruzeiro foi fruto da organização tática da equipe ou foi um gol de fim de pelada com todo mundo indo pro ataque?

          • A partir do momento que você fala que um gol (mancuello) foi no sufoco com o time desorganizado, comprova a defecagem. Como pode dizer que um gol que passou DE PÉ EM PÉ até chegar no mancuello que finalizou de primeira foi de um time desorganizado?, aliás o lance do Gol do A.P contou sim com desatenção do time do Palmeiras mas também passou de pé em pé até chegar nele. Quem não entende nada de futebol aqui é um certo Leo...

          • Kkkkkkk
            Gol do Alan Patrick foi um lateral ou falta na esquerda que alguém tocou no Everton que lançou o Alan Patrick. Pura desatenção do palmeiras. O gol do Mancuello o Alan Patrick levou uma semana pra tocar a bola e ninguém marcou o Mancuello. Outra falha de uma defesa. Veja os gols novamente

      • Eu já acho q o elenco do Fla não é bom, sábado quando ele sacar o Gabriel quem ele deveria colocar??? e quem deveria estar no lugar dele???

        • Não sendo o Márcio Araújo qualquer um serve pro lugar do Gabriel. Se o Flamengo não jogasse nesse esquema com 2 homens abertos o Gabriel nem.precisaria entrar.

  • Para mim, o maior trunfo deste treinador está no fato dele privilegiar o esquema tático acima de qualquer coisa. Isto o torna o candidato ideal para o projeto do Flamengo em promover uma maneira única de jogar (desde a base até o profissional).

    Por isso, deve ser trabalhado e lapidado... &;-D

    • Isso é um modismo lançado pelo Barcelona que funciona tão bem que eles precisaram contratar Suárez e neymar.
      Nenhum elenco tem que se adaptar a um esquema, o esquema é que precisa ser montado a partir do elenco.

      • Olha que justamente o contrário da sua última frase nos fez estar em 2.

        • O que nos fez estar em segundo são as opções do elenco e o péssimo nível do campeonato. Se os times fossem mais fortes o Flamengo estaria no meio da tabela e o Zé Ruela demitido.

      • A própria gestão do EBM disse que o time teria um esquema tático pré definido. Os Europeus já fazem isso, temos de copiar o que há de melhor!

  • "Tudo começa pela escalação. Muita da vezes sem critério, por não saber escolher os 11 melhores, por insistir em determinados jogadores como Alan Patrick, Damião, Sheik e Gabriel. Não saber substituir. E por não saber se sobressair da pressão da mídia"
    Não sabe escalar, não sabe trocar, insiste com jogadores ruins,... Como pode chamar isso de imaturidade?
    Zé Ruela Ricardo é burro! Ele não sabe ler o jogo. Deu sorte em algumas substituições e só.
    Flamengo precisa de um técnico de verdade.

Notícias recentes

Corinthians detona postura do Flamengo em negociação de Hugo Souza: “Jogo sujo”

Presidente do Corinthians diz que o Flamengo está tentando conturbar o ambiente O Corinthians acumula…

05/11/2024

Corinthians faz ‘últimos ajustes’ com Hugo Souza antes de enviar proposta para o Flamengo

Hugo Souza está emprestado ao Corinthians até o final desta temporada O Corinthians segue interessado…

05/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

05/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

Escalação: Filipe Luís poupa Gerson e outros titulares em jogo do Flamengo contra o Cruzeiro

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), na Arena Independência Apurado por: Mônica Alves O…

05/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

05/11/2024