A cúpula da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já discute confirmar a Chapecoense na Libertadores de 2017, independentemente do que for decidido sobre a final da Copa Sul-Americana. O avião que levava a delegação para o primeiro jogo da decisão caiu próximo a Medellin, na Colômbia, e a maior parte dos ocupantes morreu.
Os principais dirigentes da entidade se dirigiam nesta terça (29) a Montevidéu, na capital uruguaia, onde se reuniriam para uma reunião do Comitê Executivo. O brasileiro Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e representante da CBF no comitê da Conmebol, estava se dirigindo ao Uruguai.
A reunião deve ser cancelada. Há proposta de que a Chapecoense seja declarada campeã da Copa-Sul-Americana, mas é preciso o aval do Atlético Nacional, seu rival na competição. É certo que os dois jogos não acontecerão – a partida de ida seria nesta quarta (30), em Medellin, e a da volta na quarta que vem (7), em Curitiba – o estádio em Chapecó não tinha a capacidade mínima exigida para a decisão, de 40 mil espectadores.
A Chapecoense só garantiria vaga na Libertadores de 2017 se vencesse o Atlético Nacional na decisão, mesmo com o time colombiano já tendo vaga assegurada por ter sido campeão da Libertadores -2016.
Há também questão financeira envolvida, apesar de toda a comoção pelas mortes. É provável que a premiação pelo título do torneio também fique integralmente ao time de Santa Catarina.
A vaga na Libertadores é praticamente certa. A cúpula da Conmebol entende que seria uma maneira de auxiliar o processo para reerguer o clube após a tragédia, tanto financeiramente quanto esportivamente.
Fonte: Marcel Rizzo | UOL
Dia triste para o Esporte, orando Pelos familiares de todos, que Deus conforte os seus corações… #ForçaChape, os Flamenguistas estão com vocês, não só nós. os Vascaínos, Botafoguenses, fluminenses, Corintianos, Palmeirenses, São Paulinos, Santistas, Atleticanos, Cruzeirenses, Colorados e Gremistas e todos os amantes do futebol.
Tragédia.
Atlético nacional levou uma notificação a conmenbol abrindo mão do título,nao podem deixar a chape morrer apesar de achar difícil reconstruirem oque esses guerreiros fizeram em 6 anos.
Torço pra que declarem a chapecoense e o Atletico Nacional como campeões da sul americana.
Por favor façam um RESENHA sobre esse tema. É uma tragédia mt grande e independente do time merece ser repercutida.
Uma proposta seria os 19 clubes da série A cederem jogadores por empréstimo de 2 anos à Chapecoense.
11 clubes cederiam 2 jogadores de uma mesma posição (clube x 2 LE clube y 2 LD) e os outros 8 cederiam 1 jogador. Todos por empréstimo de 2 anos para que a chapecoense tivesse um mínimo de condições de começar a se reestruturar depois dessa tragédia.
É uma ótima iniciativa. Sem a ajuda dos clubes e da CBF, a Chapecoense não será a mesma, pois perdeu quase todo o elenco e comissão técnica.
ótima proposta! Até o Benfica está disposto a ceder jogadores a chape então os clubes brasileiros também tem q ser solidários!
A Chapecoense merece 2017 sem possibilidade de queda pra segundona, mesmo que fiquem em ultimo. Ano de reconstrução.
Nada mais justo. Aliás meus parabéns ao Atlético por esse ato muito digno de querer a chape como campeã. Já fiquei fã desse clube.
Gostaria que meu time de coração, cedesse jogadores que voltam de empréstimo no final do ano e que não vão ser utilizados pelo clube. Tudo para ajudar a reerguer a chapecoense. Vou torcer muito pelos dois times na Libertadores de 2017
#ForçaChape