Dirigente lista 5 desafios para se contratar um treinador novato no Brasil

Compartilhe com os amigos

A duas rodadas do fim do Brasileirão, o Flamengo de Zé Ricardo está assegurado na próxima Copa Libertadores. O Botafogo de Jair Ventura, atualmente quinto colocado, tem boas possibilidades de se garantir também. Estreantes na primeira divisão do futebol brasileiro, eles representam o sucesso do que normalmente é tratado como aposta.

Dirigente experiente com passagem por Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Vasco e Bahia, Paulo Angioni decidiu nos últimos anos lutar justamente contra esse rótulo. Além de seguir a carreira como executivo, organiza eventos para discussões com treinadores, jornalistas e profissionais do futebol em geral. Um desses encontros é chamado, justamente, de “O novo não é aposta”.

Nesta quinta-feira, outro dos eventos comandados por Angioni ocorre no Rio de Janeiro, justamente com as participações de Jair Ventura e Zé Ricardo. Abaixo, ele explica à reportagem cinco desafios que o dirigente enfrenta para contratar um treinador novato e relata experiência vivida no Bahia.

A PRESSÃO É INSTANTÂNEA

“Quando estávamos no Bahia (2011), levei um treinador que estudou e se dedicou muito, o Rogério Lourenço. Por lá, fomentaram muito que ele era uma aposta. Isso entrou em mim de uma forma muito dura porque eu vinha ouvindo isso de outros treinadores. A minha vida no futebol sempre foi pelo futuro. Mas se restringe a ‘vender’ que é o novo. O treinador mudava o sistema de jogo e os formadores de opinião diziam ‘está arriscando muito’.

OS JOVENS SÓ TÊM UM CAMINHO: VENCER

“A maior dificuldade do treinador novo é o descrédito. Os conceitos são traçados na realidade vencedora. Se vence, é bom. Se não vence, é ruim. Não é por aí, não podemos rotular. Nem todo bom treinador é para todo clube. Cada clube tem sua história, conceitos e procedimentos práticos e políticos. Não se dirige Corinthians ou Flamengo como o Vasco, por exemplo”.

MUITOS QUEREM UM TREINADOR DE RENOME

“Questiono se a opção é pela evidência de um treinador e não por se analisar o conteúdo. Contratar às vezes pode gerar uma possível crise interna e que pode atingir politicamente o clube. Isso acontece bastante. Apesar de toda minha longevidade, não quero ser contratado pelo que eu fiz. Quero pelo que seja contratado pelo que eu posso fazer”.

A FALTA DE ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO

“Não só acho que falta, como afirmo. Há uma necessidade de mais conteúdo. O resultado da Copa ajudou para acelerar a necessidade de evolução no conceito de futebol. Não se prende apenas à parte do técnico. O jogador sem nível de inteligência bom e saúde privilegiada não será atleta de alto rendimento. Hoje se obriga a discutir conteúdo e não somente os resultados”.

A DEMISSÃO VIRA O ÚNICO CAMINHO

“Tive que demitir o Rogério com um mês e sofri. Eu sempre achei que esse tipo de precipitação, do julgamento equivocado, prejudicaria o futebol no futuro. Pedi a ele para manter o Eduardo Barroca (auxiliar técnico e parceiro na elaboração dos seminários) para tentar fazer as pessoas entenderem que o novo é sempre saudável. Não pode ser visto como aposta. O futebol não pode viver na mesmice”.

Os treinadores estreantes dos últimos três anos da Série A:

2016
Zé Ricardo – Flamengo
Botafogo – Jair Ventura
América-MG – Sérgio Vieira
Coritiba – Pachequinho
Sport – Daniel Paulista

2015
Marcelo Fernandes – Santos
Roger Machado – Grêmio
Milton Mendes – Atlético-PR
Julinho Camargo – Goiás
Hudson Coutinho – Figueirense

2014
Eduardo Baptista – Sport
Drubscky – Goiás
Wagner Lopes – Criciúma
Guto Ferreira – Figueirense
Gilmar Dal Pozzo – Chapecoense
Doriva – Atlético-PR

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Alguns torcedores do CRF mais atrapalha do que torce para o bem do clube. Vejam só, o treinador está a 6 meses no comando e alguns “entendidos” já querem manda lo embora. Isto porque, até ontem, estavamos brigando pelo titulo do Brasileirão e devemos terminar em 3.
    Esses “entendidos” é tão sem noção que encheram o saco do Wallace que ele pediu pra sair. Chegou no Gremio e agora vai ser Campeão.
    Esses que ficam só crtticando a diretoria, jogadores e outras ações do clube, dizendo sempre que está ruim e que nada presta, não são torcedores do Flamengo não. São torcedores de qualquer outro clube que entram aqui apenas para tumultuar e ver o discussão. Só pode ser isso.

  • Amigos Rubronegros, olha a chance do Flamengo ter um treinador de verdade – MARCELO OLIVEIRA:

    Dispensa o Jayme que só está perturbando e, coloca o Zé Ricardo de técnico assistente pra ele aprender mais e, contrata o Marcelo Oliveira que é um treinador que tem bagagem e experiência!
    Vejam abaixo parte da história dele no futebol e como ele é vitorioso:

    Coritiba em 2011
    No Coxa, Marcelo levou o time ao título do Campeonato Paranaense de forma invicta, com 20 vitórias e 2 empates. Entre os dias 3 de fevereiro e 5 de maio, conseguiu o recorde mundial de 24 vitórias seguidas, reconhecido pelo Guinness.
    2012
    Começou 2012 sendo campeão do Campeonato Paranaense, depois de derrotar seu arquirrival Atlético-PR na final da competição. Em 1º de março, na partida em que o Coxa venceu o Toledo por 1–0, Oliveira chegou à marca de 84 jogos dirigindo o time, ingressando assim na lista dos 10 técnicos que por mais vezes comandaram a equipe. Ainda em março, Marcelo foi considerado pelo Institute of Football Coaching Statistics o melhor técnico do Brasil e o 14º do mundo nos 12 meses precedentes.
    Cruzeiro
    Sua estreia pela equipe foi no jogo de abertura do Campeonato Mineiro, no dia 3 de fevereiro de 2013 contra o maior rival do Cruzeiro. O time celeste venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 em jogo que marcou a reabertura do Mineirão.
    No dia 13 de novembro de 2013, contabilizando 59 jogos pelo Cruzeiro (45 vitórias, 6 empates e 8 derrotas), Marcelo Oliveira conduziu o Cruzeiro ao título do Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, transformando o clube mineiro no campeão mais precoce na era dos pontos corridos. Seis dias depois, Oliveira renovou seu contrato por mais um ano com o clube. Ao fim da temporada, foi eleito pela Confederação Brasileira de Futebol o melhor treinador do Campeonato.
    Em 2014, Oliveira comandou o clube na conquista do Campeonato Mineiro de forma invicta.
    No dia 27 de junho, durante amistoso contra o América do México, Oliveira celebrou 100 jogos no comando da equipe celeste, como o treinador de melhor desempenho na história do clube. Em 100 jogos, foram 69 vitórias, 16 empates e 15 derrotas. Um aproveitamento de 74,44%.
    No dia 23 de novembro, conquistou antecipadamente o segundo título do Campeonato Brasileiro no comando do Cruzeiro, com a vitória sobre o Goiás por 2 a 1. No dia 1 de dezembro, foi eleito o melhor técnico do campeonato, integrando a ‘Seleção do campeonato’ no Prêmio Craque do Brasileirão.
    No dia 23 de março de 2015, após a partida contra o América-MG pelo Campeonato Mineiro, vencida por 2 a 0, Marcelo Oliveira alcançou a centésima vitória em 152 jogos comandando a equipe do Cruzeiro. Com um aproveitamento de 72,1%, ele se tornou o técnico com o melhor rendimento na história do clube.
    Palmeiras
    Em 10 de junho, é contratado pelo Palmeiras para substituir Oswaldo de Oliveira.Conquistou a Copa do Brasil de 2015 ao ganhar do Santos nos pênaltis por 4 a 3.

    Além disso, foi campeão como jogador(meia-atacante) do Atlético/MG onde fez 285 jogos e marcou 104 gols, em 1976, 1978, 1979 e 1983.
    Taça Minas Gerais em 1975 e 1976. Torneio de Berna 1983.
    Pela Seleção Brasileira, fez sete partidas e marcou dois gols entre 1975 e 1977. Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e o Torneio de Cannes de 1974, pelo time Sub-18..
    Fora do Brasil jogou no Nacional do Uruguai no final da carreira.

    Acha pouco essa carreira vitoriosa do Marcelo Oliveira?
    Será que ele entende algo sobre futebol ou o Zé Ricardo é melhor que ele???????

    Aquele abraço

  • Até treinador rodado é demitido cedo. No Fla mesmo já se viu isso ‘N” vezes. Isso de treinador dar ou não certo é muito relativo. Colocaria um novato desses na Seleção? Para salvar o time de rebaixamento? Nunca vi isso. **O Dunga foi uma aposta sim e um fiasco, Mano Pífio…não é uma questão de fácil análise. Eu mesmo critico o Zé sim pela inexperiência, tomando posições equivocadas, mas nunca deixei de reconhecer suas qualidades. O Diamante bruto só revela sua beleza depois de lapidado. Isso é fato. Zé com uma rodagem agora pode sim fazer um belo trabalho, mas tem que rever suas ideias e principalmente suas escolhas (MA por exemplo, que não justifica a sua titularidade). Isso bate na questão da “imaturidade” no cargo. Renovar é preciso, mas com calma e bom senso…

  • Hoje os melhores técnicos são: Tite-Cuca-Dorival-Marcelo Oliveira-Mano Menezes

    Os revelação: Roger Machado-Zé Ricardo-Jair Ventura-Fernando Diniz-David

    Obs: Técnico em atividade
    Dos que estão inativos: aposto somente no Luxa.

    • Marcelo Oliveira? Sério? Mano Menezes?
      David (o homem dos gols perdidos? é esse?)?
      Luxemburgo??????

      • faça sua lista sem colocar esses nomes aí. tens um teclado e um mouse nas mão…

        • Tenho um teclado e um mouse, mas eles estão aqui para criticar tuas escolhas de técnico.

          • então não vou nem me preocupar com pessoas que não tem opinião e faz chacota dos outros…

Comentários não são permitidos.