Especulações e Desejos

Compartilhe com os amigos

O campeonato, virtualmente decidido, vai se arrastando para o seu final. Já seria natural que as especulações começassem. Afinal, alguns times já acertam suas primeiras contratações e, no nosso caso, já sabemos o que a tabela nos permite sonhar para o próximo ano.

Eis que, em meio a esse delicioso cenário “pré-pós-temporada”, a imprensa ainda se depara com um pequeno recesso de data FIFA. Foi como se alguém dissesse, agora de maneira mais definitiva: -Que comecem os jogos! Foi nessa pegada que o gentil colunista que vos escreve resolveu fazer suas linhas da semana.

A especulação mais forte da última semana foi a de Everton Ribeiro. Depois de um biênio fantástico num Cruzeiro onde tudo dava certo, Everton Ribeiro sucumbiu a um caminhão de dinheiro e se mandou para o “futebol” árabe. O nome agrada grande parte da torcida, mas admito que tenho certa desconfiança.

Jogador que chegou a figurar na seleção, mas que eu, em minhas humildes observações, sempre considerei meio superestimado e fruto de um time onde absolutamente tudo e todos davam certo. Aquele elenco do Cruzeiro não me parecia um primor técnico dentro das condições normais. Até hoje, ainda acho que foi fruto de uma conjunção de fatores.

Já pelo fim de semana, li uma entrevista do próprio jogador, que parece feliz, rico e satisfeito no esquecimento do futebol alibabá. Pelo caminhão de dinheiro que ventilaram na contratação dele, sigo com minha posição, mas não me xingue.

Especulações mais próximas também vêm dando o ar da graça. O lateral esquerdo peruano Trauco e o já veterano meia Guerra foram ventilados. Os dois nomes me agradam, mesmo tendo visto pouco do jovem lateral. O problema em relação ao meia é o valor que pedem. Me parece absurdo pagar 10 milhões de dinheiros em um cara com mais de 30 anos.

Muita coisa vem sendo dita, poucos boatos me agradam mais do que Vitinho e Felipe Melo. Que nem parecem tão boatos assim e mexem com a imaginação de alguns torcedores, como eu, por exemplo. Fica difícil imaginar um time campeão com o meio começando por Márcio Araújo.

Assim sendo, sigo achando que precisamos sonhar direito, mas também é preciso lembrar que, mesmo com mais grana, ainda não somos o Tio Patinhas. Um bom nome deveria vir para a zaga, já que Juan deve encerrar sua carreira. Cleber ou Dedé seriam boas opções, o que pega é o preço. Investir em Léo Duarte não me parece equivocado.

Felizmente, Chiquinho terá o destino que sonhei para o Márcio Araújo. Mas precisamos de alguém para tirar o Jorge de sua zona de conforto e, possivelmente, substituí-lo após sua venda, que já parece realidade próxima.

Felipe Melo poderia mexer com o início de nossa segunda linha, mas Diego precisa de companhia mais regular que Alan Patrick, mesmo que para o banco. Mancuello parece poder ajudar, mas de maneira irregular e ainda sem uma posição ou uma função muito bem definida.

Em meio a especulações e desejos, duas coisas me parecem fundamentais. O reforço do ataque com jogadores de qualidade inegável e o investimento na base.

Para o Ataque, Vitinho me agrada, o nome de Bernard também foi cogitado e Damião deve ficar. Caso Guerrero saia, seria um sonho ver Tardelli com sua vaga, mas não sei se isso é tão provável ou possível. Os nomes para as pontas são bons e devem vingar. Mesmo custando um caminhão de dinheiro, eu daria essa prioridade. Não me xinguem, mas eu aproveitaria o Adryan.

Quanto à base, é preciso dar oportunidade aos que pedem passagem e brilham na categoria de acesso. Paquetá, Sávio e Ronaldo PRECISAM de mais minutos. E precisam de minutos jogando com os titulares, não apenas em times alternativos. Vizeu pode e deve ter mais chances. O lateral esquerdo Michael, também merece mais atenção.

É preciso aproveitar a estabilidade do trabalho, a estrutura e o que conquistamos nos últimos anos para que a gente pare de lançar os moleques na fogueira. Como fizemos nos anos anteriores. O elenco tem qualidade e experiência para ajudar na transição da base.

Paguemos o que for possível por quem for indiscutível, mas vamos lembrar de deixar os garotos brincarem.

SRN

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Jogar de peso????….. Vao contratar o Walter?….rs

  • Diretoria dever renovar com MA, Gabriel e Fernandinho, contratar outro atacante para jogar com Éverton, contratar outro LE, usar Ederson no lugar do Alan Patrick que vai sair e dispensar Sheik, Chiquinho, Cirino, Juan,

    Volantes: MA, Ronaldo, Arão e Cuellar;
    Meias: Diego, Mancuello, Ederson, Adryan (devem utilizar a base);
    Atacantes: Everton, Vitinho ou outro, Fernandinho, Gabriel (devem utilizar a base)

    Estamos sonhando com boas contratações mas deve ser esse o time principal para 2017.
    Muralha, Pará, Rever, Vaz, Jorge, MA, Arão, Diego, Éverton, Vitinho, Guerrero.

    • O seu time principal pra libertadores tem Márcio Araújo e Everton?

  • Muitos tem falado em jogadores de peso? Lembrar que estamos no Brasil…e que um jogador de peso no minimo custa mais de 500 mil(nem vou contabilizar os encargos), e que já temos 2 no elenco que ganham acima disso, logo se tivermos 4 jogadores desse porte, só eles já seriam +/- 4 milhões (acredito que este seja o máximo a ser despendido em “apenas” 4 jogadores), pois mais do que isso o time ficaria excessivamente caro. É necessário contratar jogadores apostas (não muitos, pois quero ver jogadores da base) ou jogadores com “carimbo” de jogador bom mas com um preço menos salgado.
    SRN

    • Pois é. À meu ver, no Brasil bons times são formados com mesclas de jogadores top bem-posicionados nos três setores (defesa, meio-campo e ataque) e bons jogadores para mesclar o conjunto. Por fim, a subida de jogadores de base com excelente potencial para complementar o elenco… &;-D

  • Flamengo tem de encaixar o 4-4-2. Muralha – Rodnei – Rever – Donatti – Jorge – Ronaldo – Arão – Mancuello – Adryan – Diego – Guerrero. Gosto de Diego mais perto do gol. Isso é sem os reforços.

  • Eu daria chance para o Adryan jogando ao lado de Diego, sem ser protagonista, para pegar bagagem e jogar mais solto com menos responsa.SRN

  • “Me parece absurdo pagar 10 milhões de dinheiros em um cara com mais de 30 anos.” — Sério? Daqui à pouco, certos torcedores irão sugerir contratações de jogadores “menor de idade”… &;-D

  • Concordei com tudo, eu também tenho um pé atrás com Everton ribeiro, também me agradaria mais o Tardelli q o Guerrero.

    Acho q devemos ter pelo menos umas 3 contratações de excelente qualidade, um primeiro volante e dois atacantes laterais. O restante só para recompor peças.

    Eu dispensaria o Márcio Araújo pelo seguinte motivo, temos o Ronaldo o Cuellar e devemos contratar um volante. Pra que Márcio Araújo????

  • não vai contratar ninguém agora, ano que vem vai contratar um aqui outro ali, vai usar a base e não vai renovar com sheik e juan, allan patrick volta e os demais vai continuar. e ponto final.

  • Quem é Michel???

    • Michael é lateral esquerdo. Tem 17 anos e merece MUITA atenção!

  • No mais, o texto ficou bom.

  • Infelizmente creio que iremos esperar sentados o reforço do elenco com jogadores de peso, mas não custa nada pensar a respeito.

    Creio que Gatito Fernandez seria um bom reserva do Muralha (Paulo Victor não quer mais ficar)Por estar com contrato perto de vencer viria por um preço barato.

    Para lateral-esquerdo, Marcelo Hermes seria uma boa.Como está brigado com a comissão técnica e diretoria, não custaria nada tentar. Se o Jorge sair menos, que venha o Miguel Trauco junto.

    Na zaga, nada de velhotes ou jogadores bichados.Poderia vir atletas jovens e com potencial. Bruno Alves (do Figueirense,não o que joga na Itália), de 25 anos, seria muito bom para suprir uma possível saída e aposentadoria de Juan.

    Como já deram bola fora renovando com o “Adílio de 2016” (Caramujo), que contratem pelo menos um bom volante que saiba além de marcar e cobrir defesa, que saiba sair com a bola direito. Defender a permanência do MA só porque ele sabe marcar é defender um futebol dos anos 50/60 (onde todos só sabiam fazer uma coisa).

    Que Alanbik vá pro playground do Putin (Ucrânia) e contratem um bom meia pro lugar do Diego.Esqueçam Everton Ribeiro, Montillo e Thiago Neves! A não ser que queiram esperar sentado e, ou, simplesmente, acreditem em Papai Noel.

    Sobre o ataque, apesar do SPFC anunciar o empréstimo de Nem, Bernard é um jogador muito importante. Se emprestaram um, talvez queiram a compra definitiva de outro para compensar. Vejo que Guerrero seria vendido pra algum time chinês ou árabe (não me levem a mal). Espero que além de sumirem com perebas, aproveitem a base e contratem bons atacantes.

    • Coitado do Adílio! Hahahaha.
      O Felipe Melo poderia fazer o papel de primeiro homem caso essa especulação se torne realidade. O Ronaldo pode e deve ser trabalhado pra essa vaga do MA. Bruno Alves me parece uma aposta, é uma possibilidade pensar nele, mas confesso que gostaria de alguém que já tivesse mais estofo. Para investir em alguém com o perfil dele, prefiro apostar no Léo Duarte.
      O meia seria um problema, mas quem poderia ser? O Guerra agrada, mas é velho e caro. Complica.

      • Para o setor de volantes, poderiam olhar com atenção Rômulo, Fernando (ambos do Spartak) e Souza (Fenerbahce). São jogadores de contenção com qualidade pra saída de bola, remates de longe, fortíssimos na marcação e presença no jogo aéreo (Coisa que MA não tem pela baixa estatura). Que venham um dos três.

        No meio, o Bruno César seria bom.No entanto, deve ser muito caro.Mesmo assim seria uma ótima opção pois o Diego não jogaria só. Aproveitar os vindos da base (Adryan e Paqueta) é crucial. Outro nome bom seria Oscar Romero (Racing-ARG).

        No ataque, acho que Guerrero não fica e iria embora pra um time chinês por um preço camarada (para nós, é claro). Com a possível venda dele e de perebas (Cirino, Gabriel e Sheik), gente também da base (Vizeu, Matheus Sávio, Thiago Santos) tem que ser aproveitada no estadual, primeira liga e CB, e não fazer aquele projeto porco do Luxa em 2012 (onde queimou todos). Nomes como Boselli (León-MEX), Vargas (Hoffenheim), Vitinho e Orlando Berrío (Atlético Nacional-Col) devem ser analisados com cautela (mas não pra contratar tudo de uma vez pq o time não nada em grana,ainda)

    • “Como já deram bola fora renovando com o “Adílio de 2016″ (Caramujo), que contratem pelo menos um bom volante que saiba além de marcar e cobrir defesa, que saiba sair com a bola direito. Defender a permanência do MA só porque ele sabe marcar é defender um futebol dos anos 50/60 (onde todos só sabiam fazer uma coisa).”

      Qual cafeteira você prefere? Nespresso ou Dolce Gusto? Ambas são cafeteiras expresso, mas com o grande diferencial de que a Nespresso só faz café, ao passo de que a Dolce Gusto faz (além de café) capuccino, chocolatado, chá e o escambau! No entanto, o seu café não chega nem aos pés do Nespresso, apesar de ser bom o suficiente para agradar a maioria dos paladares!

      Se você fizer uma enquete sobre qual tipo de máquina o pessoal desta coluna gostaria de ter, te garanto que a maioria vai votar na Nespresso, sem se dar conta da analogia que fiz aqui… &;-D

  • Alo Thigu, bom texto e análises.
    Gostaria do Tardelli no lugar do Guerrero também, mas voltar a pagar 1 milhão de salário pra um jogador acima de 30 anos é foram, que seja pelo menos o Vargas ou o Calleri.
    Com o dinheiro da venda do Peruano, daria para trazer ele.
    Sobre o Guerra, acho ele bom jogador, e mudaria completamente a qualidade daquele meio campo.
    Everton Ribeiro seria ideal, porém difícil.
    Pra ponta, qualquer um dos três seria ótimo: Vitinho, Bernard ou Taison.
    Trauco tá bom.
    E sobre o Cleber, vi uma notícia de que ele deseja receber nova proposta e esperar o clube aceite, sendo bom pros dois lados, seria ótimo a força e a velocidade dele junto com a experiência do Rever ou do Donatti.
    E tentaria a troca do Everton ou Ederson pelo Msicosuel.

    Muralha
    Rodinei
    Rever(Donatti)
    Cleber
    Trauco(Jorge)
    Felipe Melo
    Cuellar(Arao)
    Diego
    Guerra
    Vitinho/Bernard/Taison
    Guerrero

    Gatito
    Pará
    Rever(Donatti/Duarte)
    Vaz
    Jorge(Trauco)
    Márcio Araújo
    Arao(Cuellar)
    Mancuello
    Ederson/Paqueta/Maicosuel
    Fernandinho
    Damião/Vizeu

    • Legal Trindade…
      Gostei do comentário.
      Grande abraço!!!

      • Alo Carlos, você como sempre elogiando meus comentários, não sei se eu comento coisas com nexo, ou você que é gente boa a esse ponto de elogiar sempre.
        Obrigado, sempre querendo o bem do nosso time. Abraços SRN

        • Fica tranquilo Trindade…
          Fora “alguns” visitantes que aparecem do nada e que pra mim são fakes de tanto mal dizer e desmerecer tudo feito até agora na Instituição inclusive até talvez o “Cara de Cagão” disfarçado com foto falsa se disfarçando como Flamengo pra tirar onda com nossa cara e ficar rindo atrás de uma tela de computador, fora isso, tenho observado que não só você como muitos outros tem aparecido aqui para opinar pró ou contra de uma ou outra coisa mas de uma forma inteligente e construtiva.
          Isso só enriquece a Coluna e levanta questões importantes que podemos debater numa boa, com inteligência e respeito.
          Ninguém aqui é dono da verdade mas todos tem seu pensamento e direito a expô-lo.
          Quando é bem intencionado e inteligente, todos merecem atenção e reconhecimento, inclusive os seus.
          Grande abraço!

          • Com certeza, 100% de acordo, sábias palavras.
            Está de parabéns pela maneira de pensar e agir.
            Pra atrapalhar já tem um monte, estamos juntos, forte abraço! SRN

    • Obrigado, Felipe!
      Confesso que a ideia do Guerra me agrada, o problema é o valor que tão pedindo no cara, sabe? Acho um pouco complicado.
      O Trauco eu tbm acho ok.
      Cleber seria uma excelente contratação, ainda que não seja lá muito barato.
      Eu não li nem ouvi nada do Taison, mas é um nome que agrada. Mesmo sendo um pouco menos agudo no 1 contra 1, acho ele mais versátil.
      Eu gostaria de ver o Ederson dar certo e tava achando que ele engrenaria esse ano. Só não sei se sigo acreditando… rs
      Eu não abordei a questão do gol pelo tamanho do texto, mas acho que o Gatito deve parar na Gávea. Só tenho uma dúvida: em que condições sai o PV?

      • Taison é veloz e cumpre bem com a tática determinada, gostaria muito dele, apesar de achar que o Vitinho seja mais agudo e finalize bem mais.
        Vitinho é o típico jogador decisivo, obviamente que depende dele.
        Sobre o Guerra, sei que já tem 31 anos, mas ele é experiente, ajudaria muito o Diego no meio. E sobre investimento, precisamos pensar que se conquistarmos títulos, vamos receber prêmios em dinheiro, e esse dinheiro serve pra repor a contratação do ótimo jogador Guerra.
        Com um time bom, sócio aumenta, estádio enche, venda de camisa bombando, esses 8-10 milhões acaba saindo na urina, claro que se a diretoria fizer um bom trabalho e montar um elenco de alto nível para que nós torcedores possamos ajudar o time da nossa maneira.

  • O cara tá no oriente médio.

    • Tá correto e já corrigido. Muito Obrigado. peço desculpas.

  • Atualização: Mina não joga.

  • “Virtualmente decidido”?
    Vai na VIDA real derrotar o Botafogo e o Atlético na casa deles então!

    Espero vocês daqui 2 rodadas e a 1 ponto só das Peppas.

    Tirei sarro quando defendi Eduardo B. de Mito quando todo mundo criticava e depois todos começaram a elogiar vendo os resultados, tirei sarro quando disse que o Zé “guardiola” era limitado e agora ficou evidente isso, e vou tirar sarro quando a camisa do Mengão se impor nas últimas rodadas e ganharmos esse campeonato na última rodada, último minuto, com gol de algum pereba e com algum outro resultado favorecendo.

    • Enquanto houver chances há esperança.

      Mas esta quase impossível.

      • Mengão Sempre!!!
        O campeonato só acaba quando os jogos terminam é isso aí Ltom!!!
        Ser Flamengo não é pra fracos!!!
        Saudações!!

    • Falou o Phodão…….

    • Mengão Sempre!!!
      O campeonato só acaba quando os jogos terminam é isso aí TopTop!!!
      Ser Flamengo não é pra fracos!!!
      Saudações!!

    • Printar

  • O Everton Ribeiro esta nos Emirados Árabes Unidos e não na China!!

    • Já corrigido. Vocês tão corretos. Pior que li o nome do time e segui errando. Cismei com a China.

  • Essa é a fase que mostra como está decadente a profissão de jornalista esportivo e nos remete a preocupação em selecionar as fontes das notícias.

    • Caro Junior, vocês estão corretos. Peguei a fonte, o nome do time e na hora de escrever eu simplesmente cismei com a China. O erro foi corrigido. Agradeço muito a sinalização!

      • Tranquilo Thigu…
        Erros acontecem, tudo de boa…
        Abaixo a FlaDepressão!!!
        Mengão Sempre!!!
        Grande abraço!!

        • Obrigado, Carlos!
          Vou seguir com mais atenção.
          Agradeço pela força!
          Abraço!
          SRN!

          • Beleza…
            Nada é perfeito e o importante é o Rubro Negrismo de todos.
            Grande abraço pela “coragem” de escrever aqui e se expor a todo tipo de comentários.
            Grande abraço e Saudações!!!

      • Erros acontecem caro Thigu, o importante é melhorarmos, abçs e SRN.

    • Não me espanta o fato de que a Câmara e o Senado Federal desregulamentaram a profissão de jornalista.Se até formados na área adoram fofoca e especulação, que dirá os não-graduados.

      • O que não podemos é rotular todos eles, tem poucos muito bom no Brasil

        • Pois é, mano.O problema é o que você falou, são poucos kkkk.

          • Faz parte kkk, SRN

Comentários não são permitidos.