Falta transparência no futebol do Flamengo

Se nas finanças, o Flamengo é exemplo de gestão, e tem como marca a transparência e a publicidade, o mesmo não se aplica ao futebol. Isso gera muitos questionamentos pela torcida, que é muito ativa, e que gosta de ser pelo menos ouvida nas decisões importantes, apesar de ser a maioria das vezes ignoradas.

Hoje, o Flamengo não tem expressa uma política de contratações, por várias vezes algum dirigente comenta nas entrevistas que o clube tem um Centro de Inteligência que monitora jogadores, dados, mas são declarações vagas que acabam por deixarem dúvidas de como é realmente feito esse processo.

A diretoria tem que posicionar, o porquê de contratar jogadores com histórico grande de lesões, como Éderson, Mancuello, Juan ou jogadores com scouts recentes baixíssimos como Fernandinho, Leandro Damião entre outros ou renovar contrato de jogadores que não tem valor de mercado e fizeram temporada abaixo da média.

O Flamengo precisa explicitar também, qual é a política de aproveitamento das categorias de base, e o porquê de preferir contratar jogadores medianos e caros, aos invés de dar rodagem aos ativos do clube, que podem gerar um bom dinheiro em contrapartida.

Ao dar publicidade de como são feito esses processos, qual é a política de contratações, renovações, até onde o treinador tem voz , quais são as atribuições do Centro de Inteligência e da Diretoria Executiva no processo de mapeamento do mercado, qual é a política de aproveitamento da base; o clube não só se protege de questionamentos de má-fé como atribuir que se renovou com um jogador por se tratar de “jogador de empresário”, como valoriza a sua torcida e os sócios, que merecem saber a motivação de certas decisões do clube, para poderem elogiar, criticar e fiscalizar.

Em 2017 teremos um orçamento ainda maior que dos anos anteriores, e é essencial o bom uso do dinheiro no investimento do futebol. Até mesmo para não acumularmos eliminações precoces novamente, principalmente em um ano de Libertadores. Sendo assim cobramos uma maior transparência no futebol do clube.

Por: Wesley Paulo

Saudações RN.

Veja também

  • Vou falar uma coisa aqui, e sei que muitos vão ficar putos comigo, mas o Antonio Lopes com quase 200 anos dá um show nesses supostos executivos modernos de futebol como o Rodrigo Caetano. Basta ver os dois ultimos trabalhos do Antonio Lopes, o mais recente é o Botafogo que foi muito bem montado. Não estou pedindo o Antonio Lopes na Gavea, mas estou afirmando que a performance do Rodrigo Caetano é pifia nesses 2 anos de Gavea, e pode botar nesse mesmo cesto o Godinho e o Fred Luz (eu isento o Mozer porque chegou há pouco tempo).

  • Creio que tem muita gente levando o seu no Flamengo!
    Esse papo da gestão Bandeira é balela!
    Continua a mesma malandragem, só houve a mudança do modus operandi.
    Acho que devemos aprender com o caso Petrobras, um pseudo lucro escondendo um tremendo golpe!
    Nunca confiem em um lobo dentro do galinheiro!

    • O triste em pensar ou falar isso é saber que é endêmico no futebol, no Brasil e uma doença crônica do capitalismo. Pelo menos vemos que no Fla a transparência como um todo aumentou muito com a divulgação de contas e a luta contra a falta de transparência também nas organizações do futebol.

  • Hilário mesmo é quem faz críticas a algumas ótimas matérias de colegas nossos rubro-negros demonstrando que sequer leram o que estão criticando direito.

  • Isso é hilário.
    Imaginem aí o Flamengo ter que colocar em votação quem deve ou não ser contratado.
    Ridiculo seria o mais apropriado onde os jogadores interessados teriam que ter o seu nome apreciado pela torcida.
    Logo em seguida iriam querer que a torcida opinasse e escalasse o time como aconteceu com o Jacuipense da Cidade de Riachão do Jacuipe (Ba) onde o treinador só fazia entregar as camisas para o atleta pois, os mesmos já eram escalados pelos torcedores.
    Coisas de time pequeno aliás, mentalidade de torcedor pequeno que não sabe o tamanho que é o Flamengo.
    Ainda querem que levem a sério as reportagens.
    Acorda….O FLAMENGO É GIGANTE.

    • Não entendi sua crítica à matéria. Não li em nenhuma parte falando o que você disse. Só se foi algo lido em comentários, mas se foi então se enganou ao criticar o teor da matéria, uma vez que esse só prega a TRANSPARÊNCIA nos métodos de escolha de jogadores e está CERTÍSSIMA.

  • Caraca! PERFEITO!
    Esses Cabeças do Flamengo precisam ler essa matéria.
    ALÔ REPÓRTERES! TAÍ UM ÓTIMO TEMA PRA ENTREVISTA COM BANDEIRA OU CAETANO.

  • Muito pertinente esse Texto!
    Principalmente na questão de contrações e renovações de contrato.

  • Meu posicionamento é: os sócios tbm devem ser informados e ter direito a opinar, agora cabe ao departamento de futebol decidir. Ok!
    Gostaria de ver uma evolução em vários jogadores, mas ao longo do ano não vi, por isso seria importante uma transparência no departamento de futebol ou ao menos um limite de 2 anos para o jogador se adaptar a filosofia do clube. Mas qual é a de hoje? Deve ser definido isso primeiro, pois temos nos adequado aos esquemas e táticas dos técnicos que geralmente não ficam mais de 1 ano e meio no cargo. Perdemos nossa identidade, Real Madrid e Barcelona definiram um perfil futebolístico, independente de quem estiver a frente: o treinador quem tem que se adequar!
    O elenco é planejado nesse sentido, toda base joga como o profissional, enfim, Muricy pretendia isso, mas não teve tarimba ou saúde para concretizar.
    O Zé tenta fazer o profissional jogar como os campeões da copinha, a diferença está na qualidade de Ronaldo, a qualidade do Paquetá, Cafu e Trindade. E lógico: Vizeu era e é matador.
    Que 2017 seja melhor que 2016, pois não sei o que é pior: não ir pra libertadores ou ir com a sensação de que esse time atual não passa para as quartas do torneio.
    Que nos ouçam mais, porque o episódio Wallace fora deprimente. Já mandei um email pra ouvidoria do fla oficial. Srn

    • Socios opinarem quais socios exatamente?

      • Todos, pq não? Engraçado que não hora de querer que o povo tire 30 conto do bolso por mês, ninguém acha anormal. Mas como já escrevi: a palavra final é do departamento de futebol, embora pelo que ando vendo o povo por aqui pensa em reforços melhor do que a diretoria que só acertou em cheio com o Diego.
        Opinar não significa decidir…a nossa diretoria não ouve ninguém, a tal ponto que Wallace precisou pedir pra sair. Tenho por mim que Caramujo não fará isso…

        • Escutar torcedor so pq paga 30 reais de st? Entao presumo que a opinião deve ter peso diferente para cada plano e o tipo de socio ne? E seria hilario esperar ir atras de jogadores apos votar e quem indicaria os votantes e quem nao tiver seu jogadores escolhido vao aceitar sem reclama e se os escolhidos pedirem cifras inviáveis? Diretoria sera obrifada a acatar e fechar? Ou partir para o segundo da votação?

          • Jhonny, você é muito inteligente desmerecer planos de 30 reais, pois são a maioria dos sócios torcedores. Essa merreca num montante deve render milhões ao clube!
            As questões levantadas me levaram a pensar em como concluir meu raciocínio: a diretoria podia criar um canal de opiniões. Seria revolucionário ouvir o torcedor independente se ele é sócio ou não. Ou poderia ser um mecanismo acessado apenas pelos sócios, mas sem troca de informações até a concretização da contratação. Após, disponibilização dos relatórios. No marketing isso visa fidelizar o cliente. É viável se criar um banco de dados, uma diretoria que a cada ano quita 100 milhões de dívidas não seria capaz?
            Eu vi diversas pessoas escrevendo que vão abandonar seus planos (se tivesse 30 reais por mês, jamais faria isso), será que um canal desses não amenizaria? Se nós terminarmos em quarto no campeonato e MA renovar, quantas pessoas sairão do sócio torcedor?
            Eu não apoio um lado nem outro, somos o clube que mais arrecada mesmo quando perdemos sócios. Será que no centro de inteligência tem um olheiro para cada campeonato? O Bahia contratou o peladeiro do Gabriel , sem formação adequada jogou a série A e graças a isso temos um ponta…sem comentários…oremos! Únicas apostas contratadas por essa gestão que renderam frutos foram Kaike e Brocador.
            Enfim, tem que haver uma distinção entre opinar, votar, decidir, contratar…quem não concordar: paciência! Mas a sensação de que alguém vai observar sua indicação será uma jogada excepcional de marketing, mesmo que seja de mentirinha…

          • Apesar de nao concordar com quem cancela nao acho que esteja errado afinal ninguém é dono do dinheiro alheio, porem vai desculpar mais pra mim isto nao pode dar direito a opinar em contratacoes quer fidelizar os sts faça tem outras formas como colocar no site os nomes de todos fazer um slide w pedir fotos etc aumentar os descontos dar premios etc ate pq uma lista nunca e unanime fora os problema de votarem no mesmo jogador como escrevi abaixo se o Flamengo pudesse escolher entre contratar messi ou cristiano ronaldo haveria reclamacoes seja que Messi nunca ganhou nada na seleção (esquecem dos dois ouros olimpicos) seja pq vomita demais seja pq e altista e os que criticariam a vinda do cr7 que quem faz posse pra tv e seja metrossexual na verdade e um tremendo v…
            E nao serve pra jogar aqui.

          • É, nisso você tem razão, suas considerações são sempre pontuais. SRN

    • Isso é impraticável, cara. O Flamengo nunca fecharia uma contratação. Além disso, a notícia iria vazar sempre e inflacionar o jogador. Sem chances. O Flamengo possui profissionais capacitados para essa função. É papel deles e não nosso decidir quem será contratado ou não. Nós só vemos o jogador dentro de campo. Existem outros fatores que devem ser considerados para a contratação de um jogador que nós torcedores não temos ciência suficiente para opinar.

      • Você não entendeu a palavra opinião difere em muito de decisão. O Douglas Galvão, por exemplo, passou meses indicando um jogador por aqui, mas será que alguém viu? Eu nunca escrevi que a decisão final cabe ao torcedor e é muito leviano ou falta de interpretação global, escrever que acho qualquer um de nós mais capaz do que um cara que trabalha 24h como olheiro ou no centro de inteligência (o nosso só dá alegrias ao adversário).
        E assim vamos tendo que ver nosso time se virar para extinguir contratos pq a voz da torcida não é ouvida por nenhum canal. Renato Abreu, Wallace (por sorte foi vendido) são os casos recentes. Alguém concorda com a “doação” do Adryan que em breve acontecerá? Clube que gasta milhões com a formação desses meninos e depois dispensa sem ter jogado 3 jogos inteiros no profissional. Qual é o custo x benefício?
        Realmente, aqui é Brasil, estamos tão acostumamos a nunca sermos ouvidos. Por que seria diferente no futebol onde temos a máfia dos investidores e empresários?

      • A solução é simples: um canal de opiniões, além de ser pioneiro será uma jogada de marketing excepcional. Não precisa disponibilizar informações antes das contratações (isso é extremamente amador), mas após lançar relatórios nesse sentido.
        Não importa se seria”faz de conta”!
        Aí você pode citar a ouvidoria do site oficial. Ela trata de diversos assuntos do clube, precisa de um específico. É muito pouco pra um time com 40 e tantos milhões de torcedores.

  • Ah…Ainda bem que uma boa parte dos comentários discorda dessa visão. Nenhum clube e (torcida junto, claro) sofreu tanto pela megalomania, populismo e estupidez como o rubro-negro carioca.
    A gestão é perfeita? Não, é claro mas esse tipo de cobrança é tolamente improcedente. Caso o clube adotasse algumas dessas posturas, como a mais óbvia “escutada” ao torcedor, provavelmente estaríamos com os salários atrasados desde março. Não por acaso, vivemos durante duas décadas sendo conduzidos por gestões que mais ou menos primavam por este vício.
    Desde a chegada de Romário, passando por animais, “dream team” da ISL até no desastroso ocaso do projeto R10. Tivemos grana, prestígio e apoio para tocarmos a construção de CTs, pagamentos de dúvidas, reestruturação da base etc, etc…e o que vimos foram arremedos de times sepultados pela vergonhosa (nos dois sentidos) e famigerada frase daquele modelo da G Magazine (não, não vou cita-la e nem dar nome ao FDP).
    Ah…e para quem reclama que essa diretoria não utiliza a base que a torcida tanto reclama vai aqui uma lembrancinha: Quando aquela geração de Djalminha, Marceleza, Paulo Nunes e outros foram vendidos não foi a torcida na ocasião voto contrário. Nã nã…foi quase unânime o escorracamento de todos eles. Alegações do tipo “sem sangue”, “ridiculamente frágeis”, “boa era a geração Zico”, “troquem estes veadinhos por jogadores do São Paulo” etc, etc…eram muito comuns.

    • James,
      Apenas tentando complementar um pouco o seu comentário, se você assim me permitir:
      – alguns jogadores daquela geração foram vendidos justamente para que o Flamengo pudesse pagar os salários – já atrasados – de astros como o Renato Gaúcho;
      – O São Paulo – apenas para exemplificar – cansou de atrair/contratar jogadores com problemas de reincidência em contusão por confiar no seu departamento médico e de fisiologia. O Flamengo conseguir atingir um patamar realmente profissional e de primeiro mundo nessa área. Então nada mais natural do que colocar isso na mesa também para ser usado como medida de decisão;
      SRN

      • Boa!
        Muito bem lembrado.

  • Se pessoas como você cobrassem 1/1000 do governo, a transparência/satisfação do Flamengo, o Brasil não seria a M… que é. Menos,menos…Seria bom,mas convenhamos que até um sábio como você,comete uns erros ou você é Deus.Eu cometo trocentos erros.

  • Boa Wesley, ótima matéria, realmente esses pontos são incompreensíveis, são ideias mirabolantes, como por exemplo o nosso querido presidente EBM dizer que o que vem dando deu na temporada não se descontinua e por isso a intenção de renovar como por exemplo com Marcio Araujo, que segundo seu empresário divulgou, costuram entre as partes um contrato de 2 anos, pergunto eu será que estão se protegendo de alguma assédio, será que o futebol chinês está disposto a abrir o cofre para “tirar” Marcio Araujo do Flamengo, ou Luiz Enrique o ver como suplente de Busquests, ainda não sei, e o que dizer de certos jogadores que não tem qualidade suficiente para acrescentar ao time, todos voluntariosos mais tecnicamente fracos, e porque não dar oportunidade ao Ronaldo, ao invés do MA, que entre o Paquetá no meio, ou o Thiago nas tão famosas “pontas de Zé Ricardo”, o que há com isso, será que não nasceu pelo o suficiente nos jogadores para jogar em uma equipe profissional, personalidade é algo que nasce na pessoa, portanto que tem sabe usá-la nas piores situações, agora, só sabemos se a garotada terá ta personalidade se colocarmos pra jogar, enquanto ficar esse lenga lenga de preparação que nunca acaba, jamais teremos bons jovens valores de verdade!

  • É justo. Não faz sentido ter bons jogadores na base e insistir em pagar salários altíssimos pra fernandinho e cirino. Tenho certeza que o Thiago Santos é melhor que o Cirino e que o Fernandinho juntos. Os poucos jogos que fez foram mt bons.

  • Falou tudo ! A contratação e insistência com o Rodrigo Caetano é a mancha dessa gestão. Cara esquemeiro, amigo de empresário e exterminador das categorias de base.

    • Pedro, e você sabia que ele é o presidente da Associação de Executivos de Futebol? É surreal.

  • Enquanto alguns reclamam que o departamento de futebol é incompetente, não esqueçam do nosso principal problema do ano passado, a defesa, e hj esse problema foi resolvido, estivemos até com a melhor defesa em certa parte do campeonato, e hj estamos entre as melhores, ainda deram uma organizada no meio com o Arão, Mancuello, Cuellar (Que tem tudo pra reassumir a titularidade) e ainda o Diego, esse ano fica evidente que nossa maior necessidade são jogadores que joguem pelas pontas, então vamos deixar o dept°. trabalhar, e daí se o São Paulo trouxe o Wellington Nem? Se o Palmeiras trouxe o Keno e outros? Vamos parar de criticar um pouco e entender que no Flamengo hj em dia ninguém vai trazer uma dúzia de jogador só pra satisfazer o torcedor. Vamos cada um pensar em ser Sócio-torcedor, já é uma grande ajuda. SRN ST

    • Sorte, porque Muralha, Revér e Vaz vieram pra compor elenco.

      • Rever e Vaz vieram no desespero, mas o Muralha veio pra ser titular, nem gostei da contratação na época, mas foi uma atitude acertada. Vamos criticar aonde tem que criticar, mas vamos ser justos, reconhecer onde acertaram.

        • Não Muralha conquistou a Titularidade a partir da Lesão do PV, porque tinha vindo pra compor elenco.

          • Você está explicando as circunstâncias que o colocaram na equipe titular, mas ele foi contratado para ser titular, se não foi desde que chegou ai já era por preferência do Muricy, ai já é outra história.

          • Também acho que pelo investimento era pra ser titular desde o início, mas se dependesse do Muricy e do ZR nunca seria, temos que agradecer a lombar do PV.

          • Nem critico o ZR porque ele chegou e a situação do PV e do Muralha já tinha sido estabelecida pelo Muricy, ai seria meio complicado ele já chegar colocando o PV no banco, mas é como você falou, o investimento foi para traze-lo como titular, parece que foram 3 milhões, e nem sei se foi por 100 por cento do passe, isso é um dinheiro considerado se tratando de um goleiro

          • Eu não esquece dos perebas queridinhos do ZR.

        • Amigo,difícil alguém ponderado.Muito fácil falar de erros e esquecer de acertos.Ahh se essa galera cobrasse nossos governantes que roubam,nosso futuro(uma palavra pra dizer tudo)…
          SRN

      • Sorte ou não mais resolvemos o problema, futebol não é uma ciência exata, depende de vários fatores, tem muita gente que acha que é só contratar e o jogador vai chegar lá e resolver, vou falar por mim, xinguei o quanto pude o Rodrigo Caetano quando ele trouxe o Rafael Vaz, e hoje bato palmas pra ele, é assim que funciona, sempre achamos que somos donos da verdade,e e nem sempre somos. O certo é deixarmos eles trabalharem, se os outros querem contratar aos montes, que contratem. O Flamengo tem planejamento. SRN ST

    • Amigo o problema só foi resolvido pq o WALLACE pediu para sair. Se não fosse isso vc teria dúvidas que ele seria o titular absolto da zaga até hoje? Assim como Marcio Araujo…

      • Sorte, porque Wallace foi covarde.

        • Covarde não.

          Odeio esse fdp, mas ele fez o certo. Já que o Rodrigo Caetano bancava esse inútil no FLAMENGO sem qualquer condição técnica, fazendo merda em TODOS os jogos, chegou ao extremo da TORCIDA AMEAÇAR O FILHO DO CARA (NÃO CONCORDO) e ele pedir pra sair.

          Olha a que ponto chegou os esquemas desse mauricinho fdp que tá à frente do futebol do FLAMENGO hoje? Olha a merda que poderia ter dado por causa disso.

          Márcio Araújo a mesma coisa. Contrato de 2 anos com esse cara é brincadeira de mau gosto. É cuspir na cara do torcedor.

          E a base vai sendo massacrada por esse vascaíno desgraçado.

    • Isso mesmo.
      Se o Fla saísse contratando todo jogador que um time adversário pretendesse ou sucumbisse à (natural) megalomania de sua torcida à essa altura estaríamos aonde mesmo?

  • O bando de corneteiro.

    • Verdade, se acertou foi pq estava no desespero!! As contrações esse ano pra mim foram muito boas, agr ngm pode adivinhar como o jogador vai jogar. O Cirino qnd foi contratado era a melhor do Brasil.

    • Olha o valor 12 milhões de euros.

      • Pura especulação mano.

    • Não dá pra levar muito em consideração o TranferMarkt, pois lá o valor do Vizeu é de € 750 mil, mais ou menos R$ 2,1 milhões, vcs acham mesmo que o Flamengo venderia ele por esse valor?

  • “No pensamento de ser flamengo”
    Fomos acostumados e levamos na história o currículo dos títulos do flamengo que o fizeram ser grande. Estavamos acostumados a ver o flamengo mordendo sempre o carioca, copa do Brasil uma vez ou outra e até um campeonato brasileiro porque não se pode ganhar sempre devido o equilíbrio do futebol nacional. Mas hoje o clube passa por uma reestruturação que se faz necessária para o clube ganhar credibilidade, visibilidade, alavancar suas finanças e estruturas. A diretoria só não pode esquecer que flamengo é flamengo, sua história tem que ser mantida, sua tradição e grandeza. Em paralelo cumpra com suas obrigações, contribuições e fortaleça o futebol com pulso firme. Só não se esqueça que aqui é flamengo.

  • Texto por: “Wesley Safadão”.

  • esses caras tbm nao sabem o que querem.
    não querem que o flamengo adminsitre os outros clubes tbm nao? pq abrir tudo ao publico vai facilitar e muito a concorrencia, inflar valores de negociaçoes e tornar ainda mais dificeis a vinda de jogadores na minha opniao, afinal os times se protejerao melhor

  • “O Flamengo precisa explicitar também, qual é a política de aproveitamento das categorias de base…”

    Essa é simples: não existe política de aproveitamento da base. O único jogador que está de titular hoje no clube só está lá devido a uma coincidência zodiacal onde um lateral que custava 200 mil reais por mês e um outro jogador gordo, que estava até poucos meses desempregado por problemas extracampo não estavam disponíveis, e se mudarmos alguns detalhes dessa história vão ver que é muito parecido com a situação do Vizeu hoje no Flamengo.
    Tem jogadores que mal são testados no profissional e já são “largados” em varias equipes fracas para nunca mais retornar.
    Ai dizem:
    “Mas o jogador é fraco”. Se é fraco porque fizeram um contrato profissional com o jogador?
    “Mas o jogador tem que se destacar, provar que é bom no outro time para voltar” está certo, largue a maioria dos jogadores do nosso elenco nessas equipes fracas para ver quantos conseguem destaque.
    Enfim, não é que existe vários “Zicos” na nossa base sem ser aproveitados, o problema é preterir a base, com jogadores que podem melhorar a médio/longo prazo pra contratar jogadores iguais ou até piores, gastando milhões e pagando salários de 200 mil por mês.

    • O problema é que essa base do Flamengo é horrivel. Voces já se deram conta do nivel dos craques que saem de lá? Dos ultimos tempos, vou citar alguns:
      – Negueba(???)
      – Wellington (zagueiro)
      – Frauches (zagueiro)
      – Digão (lateral)
      – Rafinha (atacante)
      – Thomas (atacante)
      – Luiz Antônio (processinho)
      – Adryan (o novo Zico,rs….)
      – Diego Mauricio (o Droguinha)
      – Erick Flores (meio-campo???)
      – Douglas Baggio (arrebentando no Luverdense) e tantos outros mais.
      Para mim tem alguma coisa errada nesse processo de base no Flamengo.

      Ou se muda e melhora este processo OU NÃO EXISTE MOTIVO PARA O FLAMENGO INVESTIR NA BASE, JÁ QUE NÃO CONSEGUIMOS REVELAR NENHUMA JOIA.

      • Cara, não precisa sair uma joia, mas tem jogador na base que poderia ser melhor que muito jogador que o Flamengo gasta milhões ou paga salários de 200 e 300 mil. Gasta-se 7 milhões em gabriel, 3 milhões em Mugni, em Thalysson, em Pico, em Arthur (quem lembra), em chiquinho, em fernandinho, em Armero, por que?? Dois times campeões da copinha e praticamente não usa ninguém?? Todos horríveis?? E como foram campeões?? Como eu disse acima, é covarde colocar o jogador em uma equipe fraca e cobrar rendimento, futebol é coletivo, se colocar o Gabriel no Luverdense ele vai arrebentar?? Eu particularmente, duvido.

        • Concordo com voce. O que eu quis dizer é que se for para gastar dinheiro com essas “revelações” da base seria melhor acabar com a mesma e, se possivel, utilizar esses recursos para contratação de jogadores com nivel melhor, evitando assim gabriel, marcio araujo, cirino e outros.

          • É uma maneira de se pensar, é bem ao contrário do que eu penso, mas resolve a questão também.

        • Murilo, outra coisa que não consigo entender é este Centro de Inteligência.
          Como foi feita a avaliação de uma “promessa” como Lucas Mugni?

          Tá certo que muitas vezes observamos um jogador arrebentar em um clube em determinado periodo e depois ele desaparece. Mas será que o Mugni já brilhou em algum momento de sua carreira?
          O mesmo questionamento vale para o Gabriel.
          No caso do Marcelo Cirino, já não consigo entender, era um cara que tinha um enorme potencial no Atlético-PR e quando veio para Gávea simplesmente desapareceu.

          • Eu não sei o que esse centro de inteligência faz, pra mim eles ficam o dia inteiro comendo Doritos e jogando no celular. O Gabriel tinha se destacado no campeonato bahiano em 2012, não sei se isso é critério para gastar 7 milhões em 50 por cento do passe, mas fizeram. O Cirino jogou muito bem em 2013, mas em 2014 ele não jogou nada, então cogitava-se que ele estava forçando a saída do CAP, porem hoje vemos que o padrão dele foi o que apresentou em 2014.

          • Outra estoria de embrulhar o estomago refere-se a contratação por emprestimo do volante do Bahia “Feijão”, em 2014 , trocado pelo atacante Rafinha. Nas redes sociais torcedores do Bahia indignados com a negociação garantindo que “Feijão” era um novo Falcão.
            Pois bem, naquele malfadado time do inicio de 2014 o craque “Feijão” pouco jogou, foi devolvido ao Bahia de onde despontou para o anonimato. Nada me tira da cabeça que alguem ganhou um dinheiro para indicar a contratação desse jogador. O Centro de Inteligência deveria servir para evitar equivocos como esse.

          • Luis, eu penso que o Centro de Inteligência não tem como mapear o QE de um jovem.
            Então vamos lá:
            – O Mugni resolveu se aposentar em atividade já que o salário dele é de uns 200k;
            – Gabriel fez uma boa temporada pelo Bahia e acredito que alguém tenha pensado que tinham descoberto um Liedson que atuasse pelas beiradas já que ele também veio da várzea e da Bahia;
            SRN

      • Quer que eu faça uma lista com os Perebas piores que esses aí da sua lista?

        • Sim. Por favor…..

          • João Paulo, Magal, Gustavo, Arthur Sanches, Eltinho, Rodrigo Alvim, Val, Jael(muito crueldade contra os torcedores), Diego Silva, Bruninho, Anderson Pico, Cirino, Gabriel, Marcio Araujo, Chiquinho, Itamar, Renato Santos, Carlos Eduardo(nem lembrava, mas ele mais morto que o Alan), Fernandinho, Arthur, Mugni. Tem mais ainda, posso continuar?

          • Tão ruins quanto os que eu citei da base……

          • Alguns são até piores… Nesses casos não seria mais proveitoso aproveitar alguém da base?

          • Rodrigo, comparando estes dois grupos seria melhor aproveitar a base. O problema é que nenhum destes dois grupos rendeu nada ao Flamengo…

          • Exatamente, mas os Perebas tiveram mais chances…

          • Mas Negueba, Wellington, Luis Antônio, Diego Mauricio tiveram chances. Mas concordo com vc que vários pernetas vindo de fora do clube tiveram mais chances.

          • Era exatamente o que eu ia dizer

          • Isso sem contar que o grupo da base era, sem sombra de dúvidas, infinitamente mais barato.
            SRN

          • Caraca irmão… Filme de terror essa lista aí !! Hahahahahaha

  • Wesley Paulo respeito a sua opinião, porém não concordo em
    com você em nenhum dos pontos descritos. Em um mercado onde qualquer tipo de
    especulação faz os valores aumentarem exponencialmente, manter segredo sobre
    suas tratativas além de evitarem o famoso leilão evita que algum concorrente
    tente atravessar o negócio. O mesmo vale no que diz respeito a renovações. Digo
    isso, pois se os atletas são ativos do clube, o ato do clube declarar que não
    quer contar mais com tal atleta, o mesmo será desvalorizado ou seja o clube
    perde dinheiro.

    Sobre o Centro de Inteligência, com perdão do trocadilho
    mais seria uma falta de inteligência você expor que tipo de pesquisa ou
    trabalho que tal departamento está realizando. Imagina a CIA relatando a forma
    como ela trabalha, não faz sentido.

    Sobre jogadores com alto índice de lesões, amigo o nome
    disse é aposta de negócio vide o Renato Augusto no Corinthians, fizeram a
    aposta e obtiveram resultados. E vamos combinar se o clube se vangloria de ter
    uma das melhores estruturas no que diz respeito a medicina esportiva, esse tipo
    de situação não deveria ser problema. Sem contar o fato que muito desses
    atletas vieram para o clube com um clamor absurdo da torcida, vide Mancuello ou
    você lembra algum torcedor que era contra a contratação dele?

    Entendo seu posicionamento por ser um apaixonado pelo clube
    como eu, mas não deixe essa paixão lhe cegar e ainda levantar um questionamento
    tão negativo contra uma diretoria que vem fazendo um trabalho excelente no
    clube a muitos anos.

    Mas repito respeito sua opinião só não concordo.

    SRN.

  • Negociação sigilosa ou não, o fato é que historicamente pro Flamengo contratar um jogador (mesmo que mediano) é sempre um martírio, é assim desde que eu me entendo por gente.

  • Eu quero saber é do ESTÁDIO e CT. Cadê EBM?

    • CT até a acho que vai vir, mas ESTÁDIO é assunto só pra tentar assustar o governo.

    • O que se quer é Títulos! Se não Ganhar NADA tu virás aqui cobrar Títulos! O Botafogo tem o Engenhão o que ele ganha? Vasco tem Estádio quantos gols esse Estádio fez na Série B? Estádio é uma boa? Com Certeza, mas sem time não dá parceiro. CT é entregue no fim do Ano, essa temporada tivemos problemas com jogadores apenas no fim do Campeonato, outras equipes sofreram muito mais que a gente. Há erros e vamos criticar sim!
      Se é para calar a Boca dos |Antis, não esquenta eles tem rios de argumentos

  • Outra coisa, enquanto especulamos contratações para o MENGÃO os outros clubes vão lá e contratam.
    **O caso de São Paulo ontem. Contratou W Nem, jogador de nível de seleção, libertadores. Titular absoluto em qualquer equipe do Brasil. E detalhe: ninguém soube disso. A notícia não vazou em nenhum momento.

    Mais uma vez demonstra como o nosso Departamento de Futebol é fraco.
    Vamos lá diretoria. Cadê a barca do Mengão?? Cadê as contratações pontuais para a libertadores??? 2017 É LOGO ALI!

    A realidade do FLAMENGO é essa: Excelente Departamento de Finanças ( o melhor do BRASIL) , MAS um fraco Departamento de Futebol.

    • É melhor desistir, essa diretoria é franca em Futebol, não vai ter barca, não vai vir ninguém, e nem o carioca vamos ganhar.

      • Traz a Patricinha com seu campeonatinho carioca e sua Libertadores de OItavas de final. Ganhe de bônus dívida+mais salários atrasados.

        • Mano tô dizendo que essa Diretoria é Exemplo em tudo menos Futebol que acontece nas 4 linhas e não acho tão mal é melhor não ganhar nada no Futebol do que falir.

          • Os caras estão so melhorando a cada ano e ainda tem reclamações.. acho melhor colocar o Márcio Braga de volta que aí vamos pra frente!
            SRN

          • Essa foto é de La Bombonera mano?

          • Sim

          • Legal, mas não vai ter Liberta aí em 2017

          • Hahahaha aqui não, mas aí sim.

          • Marcos Paulo seja realista amigo. Encare com naturalidade o novo Flamengo: uma potência nas finanças e um mero participante em competições.

            “No pensamento de ser flamengo”
            Fomos acostumados e levamos na história o currículo dos títulos do flamengo que o fizeram ser grande. Estavamos acostumados a ver o flamengo mordendo sempre o carioca, copa do Brasil uma vez ou outra e até um campeonato brasileiro porque não se pode ganhar sempre devido o equilíbrio do futebol nacional. Mas hoje o clube passa por uma reestruturação que se faz necessária para o clube ganhar credibilidade, visibilidade, alavancar suas finanças e estruturas. A diretoria só não pode esquecer que flamengo é flamengo, sua história tem que ser mantida, sua tradição e grandeza. Em paralelo cumpra com suas obrigações, contribuições e fortaleça o futebol com pulso firme. Só não se esqueça que aqui é flamengo.

          • Perai 6 titulod brasileiros onde 3 vieram da geração de ouro um com parte desta geração encerrando sua carreira um com outra geração que nao deixaram vingar e um titulo ganho na mistica nao nos transforma em super potencia pra titulos alias estamos a 35 de nossa unica libertadores e de 2003 em diante nos acostumamos mais frequentar a zonz de rebaixamento que titulo o que esta diretoria vai fazer ou deixar pronta pra próxima e o protagonismo que merecemos pela força do clube tap o mal explorada em swus mais de 121 anos na maioria das vezes

          • Não se reclama da diretoria aqui na Coluna. O pensamento aqui é: são os melhores, não vamos reclamar. Como se fossem perfeitos…

    • só discordo de uma coisa, W. Nem n é jogador de seleção.O mesmo era reserva no doneskt.

    • Que especula é a imprensa, e não a diretoria. Se tem trouxas que acreditam, problema deles.

  • “A diretoria tem que posicionar, o porquê de contratar jogadores com histórico grande de lesões, como Éderson, Mancuello, Juan ”

    Sobre Mancuello eu até concordo. Éderson foi uma oportunidade mercado, grátis e salário compatível. Juan vinha muito bem no primeiro semestre, até se lesionar e chegar as contratações para a defesa. O engraçado é o autor não citar Réver, que veio com o mesmo legado de Éderson.
    Sobre os jogadores em má fase (encostados). Em certo momento, compor o elenco com eles vale a pena. Imagine quem jogador de centroavante numa época em que Guerrero e Vizeu estivessem convocados? Marcelo Cirino? Sheik? Creio que o autor reclamaria muito mais.
    Sobre a base. Tem razão até certo ponto. O Flamengo é perito em queimar jogadores da base, e a comissão técnica busca de todas as maneiras lançar os garotos no momento certo. Lapidar o jovem atleta e não queimar etapas.
    “Ah, mas o Santos lança todo mundo”
    Flamengo é Flamengo. Se o Flamengo perder de 3×0 no Maracanã e Paquetá errar 3 passes, o torcedor já pega no pé. Esse mesmo torcedor que semanas antes estava pedindo uma chance ao garoto. Não preciso citar exemplos, certo?

    O superficial campeonato carioca seria o melhor portal para se fazer a transição entre Base e Profissional. Jogos menores, públicos menores e sequência. Sem dúvidas, é a melhor maneira para que a garotada consiga ter uma dimensão do que é o Flamengo. Muitos citam o Jorge como exemplo, mas ele peguemos o período entre Renato Augusto e Jorge. Quantos bons jogadores poderiam crescer e se desenvolver se tivessem essa proposta que acabei de citar?

    Confio muito nos que comandam o Flamengo, estamos no caminho certo e o trabalho a longo prazo, será recompensado, principalmente depois de terminarem o CT das categorias de base.

    SRN

    • Essa é pra casar.. ??????

      • –‘

    • Temos como exemplo esse ano o Jajá, que errou alguns passes e já se queimou com a torcida, vc tem razão, no carioca daria pra utilizar alguns, mais é melhor preservá-los do que os colocar sem estarem prontos. SRN ST

      • Então vou presumir que o Flamengo só deve lançar os jovens quando estiverem proximos de completar 30 anos, que é para eles não “queimarem etapas”….

        • Então vou presumir que vc ler um texto e não sabe interpretar, lê novamente, às vezes quando não se entende na primeira vez, se entende na segunda. SRN ST

      • Mas se não colocar nunca e emprestar pra algum pequeno perde o jogador do msm jeito.

        Ah e o jaja está muito bem no Avai. Titular e elogiado. O time está fazendo uma boa campanha na série b.

  • O tal do blogueiro, que se diz “jornalista”, é outro desocupado que quando quer infernizar uma situação chega ao ridiculo de um texto, como esse, totalmente tendecioso apenas para aparecer. E o pior, estou lendo aqui, é que vários “torcedores modinha” entram na pilha e já começam a xingar jogadores, diretoia, presidente, o obhama, o papa, etc e por aí vai. O colunista é um baita de um oportunista e esses torcedores não tem opiniao propria e são manipulados por qualquer conversinha.

  • Eu tô imaginando o quanto a galera vai se irritar se a peppa fechar com Borja enquanto a gente renova com MA e Fernandinho.

    • A paciência vai diminuir bastante…

    • kkkkkkkk, pessoal já está irritado com essa situação do Wellington Nem

      • Imagina eles fechando com o colombiano.

    • Borja 20 milhões de dólares e o aue o atlético nacional quer vamos ver se o palmeiras vai comprar e por quanto.

      • É só um exemplo, outros clubes podem fazer grandes contratações enquanto renovamos com os craques citados.

        • Cara vamos aguardar as contratacoes pra gente malhar pode ser que venha bons jogadores apesar da renovacao do ma (o traste) e claro que ve o sao paulo fechando com Wellington nem e pra deixar a gente puto mais enfim vamos dar o voto de confianca.

          • Concordo que é bom aguardar, mas acho que não vai vir ninguém a nível de seleção como o Nem aqui pro Flamengo.

      • Meu amigo o Nico Lopez todos diziam que iria para Europa, o Inter foi lá e comprou.

        • Ele já tava na Europa, mais precisamente na Udinese-ita tendo passagem pelo Granada-esp.

        • 35 milhões de reais e o cara nao engrenou la ainda borja se vier pro palmeiras vamos ver por quanto.

  • Matéria Tendenciosa contra diretoria. Só tenho a lamentar.

  • Cara, você acha que negociar no futebol é como comprar bala? Acha que são três por dez? Duvido, rapaz. É a mesma coisa que comprar um bem, pois se cometer erro outro atravessa a negociação.

  • Acho que eles tem que Ouvir a torcida quando pedimos a saída de indesejados como MA, Cirino, Gabriel etc. Mas contratar é difícil então é melhor manter em sigilo, é só lembrar do passado quando tentávamos contratar e outros passavam na nossa frente sempre.

    • Não podemos esquecer da ajuda da querida imprensa. Sempre que possível vazava as negociações…

      • Exatamente, mais um motivo pra ser sigiloso nas negociações.

    • Não tem que ouvir a torcida em nenhum momento, nós pensamos com o coração e é necessário que se utilize a razão.

      • Até o limite de “Márcios Araújos”.

        De resto concordo contigo. Ninguém aqui chega perto de entender de futebol.

        • Tudo bem. Mas conheço o futebol suficientemente para atestar que Cirino e Chiquinho não são jogadores de futebol!

          • Mas Cirino estava jogando mto no Atlético, duvido que na época vc n ficou feliz com a contratação.

          • Não da pra questionar a contratação do Cirino. Foi um erro, infelizmente teremos que pagar por isso.

            Mas po, na época foi um baita negócio. Havia a expectativa que ele mal ficasse um ano, e já saísse.

            Que ilusão kkkkk

          • “naquela época”, hoje em dia…

          • Kkkkkk lógico né parceiro, sem obviedades, já basta essas matérias que só falam o que todo mundo sabe. Falei do contexto em que ele foi contratado.

            Falar que ele não joga nada agora é mole.

          • marcelo Cirino e sem condições só que é engraçado ele e o vice artilheiro do time no ano kkkkkkkkkkk

          • Um exemplo de como está nosso elenco, com Cirino de vice artilheiro.

          • Naquela época. Hoje ele não é nem a sombra do que foi.

          • Lógico ne Silas kkkkkkk você entendeu o que ele quis dizer, pô

          • Kkkk verdade.

          • O chiquinho foi uma contratação que até hoje não consegui explicar com uma lógica altruísta por parte de quem o contratou, inclusive sempre me faz recordar do esquema do Luxemburgo com o Asa de Arapiraca na questão do Thallyson.

          • Comeu a bola na pré temporada, lembra?

            Já me iludi na época e pensei: pô, finalmente uma aposta boa!

          • É porque na época nós não sabíamos da treta que pairava a situação.

          • Thallyson foi jogada de marketing vcs que nao entenderam flamengo ia usar ele pra dizer: agora nunca mais vamos ser acusados de roubarmoa na mao grande e embaixo a foto do thalyson

          • Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • O thallyson foi uma boa contratacao….so erram de que era pro time paraolimpico.

      • Até acho que falamos com o coração as vezes, mas acho que merecemos atenção mesmo que pouco.

        • Eu achava que merecíamos um pouco de atenção tbm, mas, dps que eu vi um cara aqui pedindo Ibrah q ta no final de contrato, Thiago Silva, Robben e Ribery, eu agr tenho total certeza que não se pode ouvir torcida.

          • kkkkk boa mano SRN.

          • Kkkkkkkkk esse dia foi maneiro!

          • Eu pensei que o cara tava zoando, mas não, fez até o orçamento, mandou meio time embora e contratou esses. Utopia

          • “não entendo por que não podemos pensar em jogadores desse nível”

            É meu amigo, tem doido pra tudo. Tinha que ter printado

          • O mais engraçado é que o último comentário antes dele, tinha um cara dizendo que pensar em Borja, Everton Ribeiro era absurdo, logo depois veio ele dizendo pra trazer Ibrahimovic, Robben, Ribery…

          • O cara todo humilde, com os pés no chão com o Everton Ribeiro.. o outro ligando pro agente do ibra kkkkkk Por essas e por outras que zoam o atlético até hoje com o Anelka

          • Já pensou o Bandeira anunciando no twitter, Ibrahimovic é do Mengão!!!

          • Pior queno outro dia um dos colunistas escreveu sobre planejamento de 2017 SEGUNDA PARTE que um europeu em fim de carreira poderia vir e colocou roben ribery ou ibra.

          • HAHAHAHAHHA foi engraçado esse dia!

          • RI demais nesse dia kkkk

          • Se ouvissem a torcida teríamos jogado todo planejamento de 2013/2015 no lixo contratando medalhoes e o Adriano estava na gavea fazendo das suas

  • Opiniões, opiniões….blá blá blá. Respeito mas discordo totalmente do texto

    • E da má utilização da base, também discorda?

      • Vocês falam tanto da base, que quando colocar vão reclamar de botar toda hora as crianças para jogar.
        e sem duvidas esse texto ai foi o pior que já vi, ate marquei o autor aqui, quando for ele nem vou perder tempo.
        O cara quer que a diretoria sai divulgando quem vai contratar para inflacionar o preço.

        • Cara tb não concordo com o texto mas falta uma política/planejamento para que esta seja usada.

      • A diretoria, o técnico, seja quem for, não são obrigados a prestar contas da utilização da base. Tem sim que avaliar os garotos no treino e se jogar bem vai pra jogo.Imagina só o técnico vir na impressa e para “dar uma satisfação” a torcida diz que o Ronaldo não vai pro jogo pois não rendeu no treino, que o Vizeu não vem fazendo um bom trabalho. Resumindo, tem que ser avaliado internamente. Gostaria muito de ter no time, Leo Duarte, Ronaldo e Vizeu, mas será que eles darão conta.

        • Cirino, Gabriel, Fernandinho e companhia dão conta? O que acontece é que há uma panelinha desses jogadores improdutivos e a base sequer é testada. Zé Ricardo justifica colocar o Cirino ou o Gabriel porque trienou bem? Então os garotos da base e os gringos não sabem treinar? Ou os que citei viram Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar e fazem-nos sangrar os olhos na hora do jogo? É isso? Se o Diego não viesse como a principal contratação seria banco também nesses time. E a diretoria é conivente com isso tudo.

          • Cara a diretoria nao tem que interferir em escalacao agora final de campeonato e hora de terminar o planejamento de 2017 e comeca executa-lo dsaber o pq eles nao sao aproveitados e se quais sao os planos pra ultiliza-los e estabelecer metas de quanto juniores inscritos na libertadores e o uso deles no decorrer do ano

  • Isso aí! Flamengo tem que mostrar pra todos o que está planejando. Todos os times fazem isso né? Me de paciência pra aturar uns retardados igual esse aí!

    • Bom dia

      Você por exemplo acha certo, o Gabriel estar há 4 anos aqui sem performar ? Não é mostrar o planejamento, é explicitar pra torcida, quais são os critérios usados na hora de contratar um jogador, na hora de renovar, o porquê de não aproveitar a base.

      • Isso é verdade!

      • Eu entendi desse jeito também. Não é sair falando que vai contratar X ou Y. Mas justificar a insistência de peças totalmente que não agregam em nada ao time como Gabriel, Cirino, Sheik, Chiquinho e Márcio Araújo por exemplo que está prestes a renovar o contrato por 2 anos. ABSURDO!

  • Discordo totalmente do texto. As negociações no mercado do futebol são duríssimas.
    Ficar anunciando valores, critérios, opções, carências e vulnerabilidades, só fará inflacionar as negociações.
    Certamente, o autor do texto não tem experiência em negociação. Segredo é a alma do negócio. Quem nunca ouviu essa frase?

    • Concordo, mas precisamos ser mais rápidos nas contratações e investir em jogadores de ponta não refugo de outros times…

      • Em ser rápidos as vezes se dar mal, veja o Caso do Fluminense pegou a frente da Negociação de Henrique e olha ai no que deu alto custo para nada kk

    • Você está confundindo política com planejamento

    • O cara quer esclarecer como são decididas as contratações, e não quem pode vim! Assim podemos cobrar ou elogiar quem teve a responsabilidade de contratar certo ou errado, eu acho que passa pelo Zé, Godinho e Caetano.

  • “A diretoria tem que posicionar, o porquê de contratar jogadores com histórico grande de lesões, como Éderson, Mancuello, Juan ou jogadores com scouts recentes baixíssimos como Fernandinho, Leandro Damião entre outros ou renovar contrato de jogadores que não tem valor de mercado e fizeram temporada abaixo da média.”
    Isso não existe! Não existe pq o jogador que agrada um não agrada outro.

    • Scouts são os números do jogador, o Fernandinho por exemplo, teve um número baixíssimo de jogos, assistências e gols pelo Grêmio.

      • Assim como o Robinho, reserva na China.

        Não preciso falar o que tá jogando né?

        • E André Santos, Elano, Mugni, Cirino, Erazo, João Paulo… ?

          • Deixa eu entender, colunista:

            Na sua opinião então, baseado nos scouts, o Cirino não deveria ter sido contratado?

            Kkkkkk vai me dizer que na época você olhou e pensou: meu deus, olha esses scouts do ano anterior, isso apaga totalmente o baita ano que fez no atlético.

            Apostar em cavalo vencedor é mole, parceiro. Sem hipocrisia, vai.

            Pet, Adriano, Rever, Vaz, Kayke.. quais eram os scouts desses jogadores?

          • Caro Ruan, O Cirino nem entrou no texto, e ele não tinha scouts baixos como o do Fernandinho, era titular absoluto do Atlético PR e tinha participação na maioria dos gols, apesar de quase não marcar por lá ! O meu texto sugere que o Flamengo apresente uma política de contratação, por exemplo: A política de contração do Flamengo é investir em jogadores jovens com potencial de revenda e com scouts altos ou senão, mesclar experiência com investimentos na categoria de base, existem várias políticas, olha a do Barcelona por exemplo, que é a de aproveitar as categorias de base e contratar jovens promessas, a do Bayern que é de contratar mais jogadores alemães, etc.

          • Boa!

            Seu texto tá igual a notícia do: “Everton Ribeiro está muito próximo do Flamengo, so falta iniciar os contatos.”. Ele é exatamente isso que voce disse pra mim agora, só faltou algumas coisas como:

            Clareza
            Objetividade
            Contextualização
            Argumentos
            Analogias

            De resto, tá show. So dar uma olhada nos comentários!

          • Erazo era um dos, senão considerado o melhor, zagueiro da América do sul.

        • E quando foi contratado era zuado que era reserva na China, e hoje ele no minimo está na seleção do campeonato.

          • Pois é.. coerência mandou lembranças.

      • E o que dizer do Rever? Do Vaz? Tem jogador que dá certo num time e não dá no outro!

        • Se fosse por Scouts nunca teríamos essa dupla aqui.

      • Sei muito bem o que são os scouts.
        Nós, torcedores, reclamamos quando sabemos que o desempenho do jogador no clube anterior foi ruim, mas eles não virão a público justificar a contratação. Não fazem isso nem quando é um grande jogador, imagina um questionado?!

  • “politica de contratações” que termo mais idiota o que esses jornalistas estão interessados e em ver contratações de bons jogadores e isso só se consegue com dinheiro!. Segundo quanto a base concordo que não há uma política (planejamento) para que esta seja usada. Quanto a contratações de refugos e de jogadores que vivem no DP (só vejo o Ederson nessas condições), se deve ao fato de não existir uma política de utilização da base e também da falta de dinheiro para contratações (2013/2014/2015) somente em 2016 tivemos um investimento “considerável” de 25-27 Milhões.

  • Apesar de achar que o clube deveria explicar o que esse centro de observação faz, discordo completamente do post.
    discordo de renovação com MA, fernandinho e tal (a sofrência 2017 já começou), mas explicar a politica de contrataçao, tá zuando ne.

    • Ele deve gostar da “política” de contratações de Palmeiras e Atlético, o primeiro é em atacado e o segundo é a velha política retrógrada de contratações gasta além do que o clube pode afundando-se em dívidas.

      • Nem…Acho que ele quer entender pq o flamengo tá querendo renovar com certos mulambos, até aí ok. Mas como disse o outro ali… Ficar anunciando valores, critérios, opções, carências e vagas, piora a sua posição do clube durante a negociação. O clube nao pode expor isso.
        Debate de torcida é uma questão de gosto. por exemplo Eu não quero o Felipe Melo, já voce pode achar uma boa.

        • Um dia se o flamengo anunciar o Messi vai ter gente criticando preferindo o cristiano ronaldo falando que o mesdi vomita de mais e e altista.

          • E se vier CR7?

          • Que um cara que fica fazendo posse pra camera é. …. logo nao serve.

          • kkkkkkkkkk comédia.

          • Duvida disto? Kkkkk

          • Duvido, a menos que ele seja contratado quando estiver com 40 anos.

          • Acho que nao entendeu a piada sobre como é difícil agradar a torcida.

          • Torcedor é torcedor… Hehe

    • Flavio, sou um dos que mais odeia o M.Araujo.
      Agora verdade tem que ser dita, o cuella quando entrou não correspondeu ( tirando 1 ou 2 jogos ai) eu acho que deveria renovar por 1 ano ou 6 meses.
      Que não deveria ser titular na libertadores,
      Uma contratação como a de Damião poderia dar certo, o cara está doido para dar a volta por cima.
      Uma boa seria o Dedé se recuperar ele, todos nós sabemos da Inteligencia da qualidade dele jogando.
      O fernandinho não foi o centro de inteligência foi um pedido de Muricy

      • Se não recuperamos o Ederson porque recuperaríamos o Dedé?, há coisas que estão além das condições do nosso CEP-FLA.

      • Cara, na boa. O cuellar é verdade. Não correspondeu, mas pela idade e pelo potencial tá mais que na hora de ser usado. Eu renovava com o MA, não custa ter no elenco.
        Acho o damiao uma boa, o dede, muito bem lembrado, o montillo, Vitinho, everton Ribeiro e tal. Se os nomes mirados pela diretoria são esses. Show..
        Eu tentava o dourado, se o inter cair…
        Agora, se você tem o centro de inteligência, passou a época de indicação de treinador. Tendeu? Pq ele sai e a bomba fica…..ele pode e deve opinar, mas nada de indicar e o clube ir comprar. Se depender de indicação, pra que centro?
        Srn

  • Há certamente outros interesses nesse processo de contratações…

  • infelizmente esse colunista como outros querem ficar encontrando brechas para continuar a criticar o mengão, como estão perdendo terreno ficam buscando em td buraco um assunto para criticar, não falaram a metade quando a corja por anos afundava o clube!!

  • Primeira notícia do dia que leio nesta coluna: Everton Ribeiro está muito perto, só faltam iniciar os primeiros contatos.

    Segunda notícia: O Flamengo não contratou ninguém que o autor do texto queria, nem saiu nenhum furo de reportagem sobre negociações do Rubro negro, e o rapaz ficou bolado com isso e quer transparência.

    Terceira notícia: loading…

    • Kkkkk chega me empolguei na noticia do Everton Ribeiro, achei que agora era uma fonte séria, que a diretoria tinha procurado o jogador, quando o cara lê…

      • “Pensei: p****, agora sim em bandeira! Vamo despejar os caminhões de dinheiro na Arábia, agora vai!!!!” Kkkkk

        Mas eu acho que beira o impossível tirar ele de lá, a menos que esteja insatisfeito, ou tenha brigado com os caras. Acompanho ele no snap, e olha.. a vida que o cara leva, e fora do normal kkkk

        • Sim, valores astronômicos, ainda não estamos nesse nível financeiro, ainda…

    • Esse ai ate já anotei para nem ler mais os post dele, cara falou cada besteira kkk

      • Bati um papo com ele ali embaixo kkkkk a intenção foi até boa. So faltou algumas coisas como: qualidade, conteúdo, contexto, clareza kkkkkk de resto tá de boa.

  • É mais um Post para criticar as contratações que não agradam ao autor. Nenhum clube no mundo revela sua política de contratação. É para entregar o ouro pro bandido? Cada uma…

    • Jornalistas falam mal do imediatismo no futebol mas fazem matérias: Elogiando o Corinthians como a melhor gestão do futebol, elogiando a diretoria do Atlético por suas contratações…., elogiando diretorias imediatistas.

      Obs: Nem quando contratamos jogadores de nível somos elogiados por essa imprensa….

  • Comecei lendo o titulo do texto achando que ia propor algum debate sobre a forma de melhorar a politica de trabalho do futebol, algo que deveria ter em todo clube, uma espécie de filosofia.
    Na onde você viu que Mancu tinha uma sequência de Lesão? Ele teve UMA lesão no Independente antes de vir para o Flamengo. Juan fez um primeiro semestre impecável, parou de contrubuir pois temos dois zagueiros encaixados, Juan foi uma contratação que deu certo. Fernandinho é o nosso segundo melhor ponta, so perde pra Everton, fora as contratações certas como Rodinei, Muralha, Rever, Vaz, Cuellar, Diego.

    • Exatamente Júnior! Matéria totalmente sem sentido.
      E sem falar também que o mercado está totalmente inflacionado e mais escasso de jogadores de nível, o que aumenta esses “investimentos” de risco como Fernandinho, Leandro Damião, Mancuello, etc… Que, ao meu ver, no fim das contas, colaborou demais com o futebol do Flamengo, vide a segunda posição a três rodadas do fim. Claro, que para o próximo ano não podemos ficar dependentes único desses jogadores, mas coimo eu disse, o mercado está dificílimo, e este ano acho que o balanço foi bom.

      • Pois é! Tem gente achando que agora que melhoramos as finanças podemos contratar igual ao Real Madrid kkk.
        Tmj Raphael, SRN.

    • perdeu 1 ponto por elogiar o fernandinho….rsss…no restante concordo

      • Irmão torcedor gosta de grife mesmo. Guerrero é um pereba mas como tem grife: “olha aquela embaixadinha”, “olha aquele toque de efeito”. Mas gol que é bom….
        Ai vem o Fernandinho joga bem mas como tem fama de pereba não pode continuar…..

        • Mas Silas, o que acontece é que pra muitos, inclusive pra mim, ele é o menos pior. Messi está para William, assim como Marinho está para Fernandinho kkkkkk

        • O Guerrero é bom, mas super estimado. O fernandinho é muito ruim e ponto.

      • Kkkk nem foi um elogio foi tipo assim ” pior que Gabriel ele não é” apesar de achar que ele pra compor elenco não é má opção mas elogiar o Fernandinho já é complicado.

        • Agora sim…rsss

  • No futebol é diferente. Os próprios dirigentes falaram isso esse ano. Não dá pra divulgar, por exemplo, quanto está destinado para contratações e quais serão as prioridades, porque isso inflaciona o mercado. Tá cheio de empresário maroto com o olho grande pra cima da grana rubro-negra.

    Agora uma coisa em concordo: a utilização dos atletas da base deveria seguir preceitos mais claros. Por que nossos valores nunca estão prontos para assumir uma briga direta pela titularidade?

    • Bom dia Almir, muito obrigado por comentar !

      Nessa coluna, hora nenhuma eu questiono que divulguem a quantia que irão usar nas contratações, mas sim a política.

      Saudações RN.

    • Pois é Almir, nunca se sabe quando o garoto da base vai ter uma oportunidade, e nem com o Vizeu tendo um excelente desempenho ele conseguiu ter uma sequência e por incrível que pareça foi passado a terceira opção na posição dele.

      • Almir e Junior, esse ano o Flamengo tentou de tudo para usar um time alternativo ate contratou 2 jogadores que nem se quer jogaram pelo clube. pois já tinha contrato em vigor com a globo, teve arbitral que reduziria o valor do clube que coloca-se o reserva.
        Em 2017 téra no minimo 1° liga, e carioca para testarem todos os jogadores.
        Tenha calma, não tem como clocar em um Brasileirão onde o flamengo precisa somar cada vez mais pontos.
        Se chegarmos na penúltima ou ultima rodada já garantido 2° lugar ou no g3 certamente botaram os que não tiveram oportunidades para se mostrarem.

        • Apesar de achar coerente esse argumento, eu acho que ta se criando um costume de que nunca pode lançar jogadores pois quando se luta pelo titulo não pode, quando está na luta contra o z4 não pode, se for assim Jorge não deveria ter entrado no BR ano passado, Vizeu entrou esse ano e foi muito bem, Thiago Santos entraria pior que o Gabriel? Acho muito dificil isso.

Comentários não são permitidos.