Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fla aposta em trabalho mental para não entrar na pilha de novo no Maracanã

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 19/11/2016
6 Comentários
Atualização: 19/11/2016
Compartilhar

O Flamengo volta ao Maracanã amanhã, contra o Coritiba, e quer trazer de volta aquela serenidade e controle de jogo exibidas quando o time viajou pelo Brasil e emendou uma sequência de vitórias em outros estádios.

Na reta final pelo título, o Rubro-negro tinha obrigação de vencer Corinthians e Botafogo em seu palco preferido, mas o controle de jogo virou um descontrole de nervos, com a equipe pilhada. Desde então, o conjunto se perdeu, as atuações pioraram e o time só voltou a vencer diante do América-MG, mesmo sem jogar bem.

Desde o começo do ano, no entanto, um trabalho transdisciplinar envolvendo o setor de psicologia do clube tem a preocupação com uma das três grandes competências em uma partida: a mental-emocional. O protocolo foi intensificado pelo psicólogo Carlos Eduardo Brito e o coordenador da área Fernando Gonçalves, em meio a queda de rendimento e desgaste do elenco.

— Passamos o ano em turnê. Boa parte do trabalho é mental. Há abordagem também nos jogos, nos treinos. Não é apagar incêndio, dar motivação, é um modelo pedagógico de treinamento — explicou Gonçalves.

Segundo o consultor, o Maracanã, dois meses antes de ser liberado, virou objeto de incentivo aos atletas. Ele nega que os jogadores tenham sentido o retorno.

— O Maracanã sempre foi uma motivação. Quando faltavam dois meses para voltar ao estádio, essa perspectiva era uma motivação num ambiente de avião e hotel. Era como a cenoura na frente do coelho, uma recompensa — ilustra o especialista.

Nesse cenário, as conversas se intensificaram com jogadores e com o técnico Zé Ricardo. Alguns caíram de produção, como Arão. Guerrero, por exemplo, não ficou tão nervoso nos jogos e melhorou o rendimento. Para Gonçalves, fruto do trabalho de confiança.

— Isso é contínuo. Os líderes e os atletas estão envolvidos. Atenção, confiança, disciplina, regulação das emoções. Às vezes você precisa forçar a abordagem, avaliar e lapidar – ensina Fernando Gonçalves.

Agora, é hora de mostrar que o trabalho deu resultado.

Fonte: Extra
Assuntos:MaracanãVitória
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
6 Comentários
  • Elvis Presley disse:
    19/11/2016 às 10:57

    Que papinho é esse para desviar o foco da falta de competência!

    Se concorrer a título e ter o salário em dia não forem ‘a pilha’ de um time, é melhor mudar de ramo. Faltou foi competência e vontade para esse time. E faz tempo. Desde o jogo contra o sp.

    O resto é conversa pra boi dormir.

    Responder
    • Breno Silva disse:
      19/11/2016 às 14:18

      Elvis, sim foi falta de competência, mas o emocional contou d+ na queda de rendimento na volta ao Maraca. Dava pra notar que estavam pilhados e qdo o peruano fez o 2º gol dele no jogo (acontecimento igual a passagem do cometa Halley, digassi de passagi), o time pilhou ainda mais!!

      Contra o fogim, afobação misturada com incompetência mais retranca do bi rebaixado, nos deu o empate.

      Eh trabalhar o tecnico, tático e o psicológico tb! Tem que botar os psicologos pra trabalhar.
      SRN

      Responder
      • Elvis Presley disse:
        19/11/2016 às 16:30

        Discordo.Tem é que tirar os medíocres e escalar os melhores, treinar jogadas, triangulações e variações táticas. Mas, ficamos dez dias treinando e voltamos desmotivados e assistindo o lanterna jogar.

      • Ednei P. de Melo disse:
        19/11/2016 às 19:22

        Sem contar que estamos praticamente no 11o. mês do ano… &;-D

  • silasT disse:
    19/11/2016 às 12:37

    Time tava acostumado com “outras” atmosferas (Cariacica, pacaembu, etc). Houve sim um desgaste aliado a queda de rendimento dos volantes e do pífio setor ofensivo aliado a isso a falta de estar acostumado a atmosfera do Maracanã. Mas o que levou a queda de rendimento foi muito mais o desgaste e o ataque pífio.

    Responder
  • Breno Silva disse:
    19/11/2016 às 14:28

    A batalha agora eh pela mente, ou falando no futebolês, é coração na ponta da chuteira!

    SRN

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Agora técnico, Diego Souza se inspira em Filipe Luís: “Muitos treinadores não conseguiram fazer o Flamengo render”

1 3

DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

8
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Na véspera do prazo da Libertadores, Cruzeiro anuncia 2 reforços e pressiona o Flamengo

10 16

Fluminense e Corinthians sondam Cebolinha, mas salário no Flamengo trava contratação

5 6
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

10 1

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

13 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

12 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

35 8
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

    O Boto é o Braz 2.0 do BAP: Não usa os scouts Não prioriza as posições deficientes Não contrata no…

  2. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  3. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  4. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  5. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo