Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fla avalia jogos longe do Rio em 2017 e bate o pé contra repasse do Maraca

Redação
Redação
Publicação: 07/11/2016
44 Comentários
Atualização: 07/11/2016
Compartilhar

As reuniões entre o governo do Estado, a Odebrecht e a Lagardère acenderam o sinal de alerta – e de decepção – no Flamengo. O clube aguardava a nova licitação, anunciada em setembro pelo governo estadual, para colocar o time em campo e entrar na concorrência pelo Maracanã. Mas a mudança de rumo, que o governo estadual ainda não confirma oficialmente, coloca os franceses a um passo de assumir o antigo Maior do Mundo.

Nos bastidores do empate com o Botafogo no último sábado, dirigentes rubro-negros ainda tratavam com misto de ceticismo e inconformismo a segunda guinada do governo estadual no caso Maracanã. Segunda porque, num primeiro momento, quem ficou irritado com a troca de planos foi o Fluminense. Havia pré-acordo para a empresa CSM, parceira de Flamengo e do Tricolor, assumir a concessão do Maracanã. Mas o governo decidiu por nova licitação, o que agradava o Flamengo e desagradava o Fluminense, que tem contrato por mais 30 anos em termos considerados vantajosos financeiramente. O repasse da concessão é prejudicial ao Fla, mas é interessante para a diretoria tricolor.

Agora, a situação se inverteu. Embora o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e seus pares ainda desconsiderem publicamente a possibilidade, a diretoria segue avaliando alternativas para o Flamengo como mandante a partir do ano que vem. Nesta segunda-feira, na reunião semanal na Gávea, os assuntos voltam à mesa: onde jogar em 2017. Há consenso de que o clube não vai voltar atrás na decisão de se afastar do Maracanã se não houver nova licitação. Em paralelo, a diretoria também estuda a construção de estádio próprio, um antigo sonho que só viraria realidade, na melhor das hipóteses, depois de 2018.

A possibilidade de rodar o Brasil fazendo partidas fora do Rio de Janeiro não está descartada. Se para o departamento de futebol é desgastante e se torna desafio para a preparação física, seria forma de faturar mais com bilheteria, incrementar o programa sócio torcedor e garantir mais receitas para investir no time. No Campeonato Carioca, porém, como não há mando de campo definido – quem indica o local de jogo nos clássicos é a Ferj -, o Flamengo deve jogar os clássicos no Maracanã.

Em evento neste domingo na Gávea para embaixadas rubro-negras, o diretor geral do Flamengo, Fred Luz, disse que ainda espera a licitação até março de 2017. Ele deixou claro: se o clube não for protagonista na operação do estádio, vai investir na construção de estádio próprio.

– O Flamengo tem que ser protagonista neste processo. Qualquer empresa que assumir buscará seu lucro em cima das receitas do Flamengo. Nosso objetivo é gerar riqueza para investir em seu time, no relacionamento com seus torcedores, não enriquecer terceiras empresas. É claro que o clube terá necessidade de empresas parceiras, mas como prestadoras de serviço e não protagonista. Neste momento, esta é a discussão que temos com o Estado. Quem paga mais de R$ 100 milhões por ano em dívida tem capacidade de investir R$ 150 milhões em um estádio. Não seria bom para o Maracanã nem para o Estado, mas o Flamengo não vai hesitar em tomar esse caminho, de construir um novo estádio, se necessário – disse Fred Luz, em declaração reproduzida no site oficial do Flamengo.

Investimento menor para a nova concessionária
Novamente, Brasília, que foi a casa rubro-negra no início da temporada, e Cariacica, onde o Flamengo teve sequência de vitórias até se despedir com derrota para o Palestino na Sul-Americana, são as opções mais viáveis para o Flamengo se o governo não desistir de repassar a concessão. Internamente, há consenso de que o Flamengo não entra no negócio se não administrar o Maracanã. Os dirigentes rubro-negros chegaram a se reunir com a Lagardère, que tem como sócia a BWA e também a Ferj. E são justamente os parceiros dos franceses que inviabilizam, até o momento, qualquer avanço nas conversas. A diretoria do Flamengo não quer entrar em negócio com sócios e dirigentes da BWA.

O clube também analisa a opção de jogar no estádio de Deodoro, que pertence ao Exército e exigiria negociação e adaptações para um campo de 20 mil lugares. Apesar do relacionamento ruim com a diretoria alvinegra – desde o caso Arão até a divisão de 90% para 10% no clássico do Maracanã -, nem nova rodada de tratativas para atuar no Engenhão está fora de cogitação.

A francesa Lagardère chegou a disputar a licitação com a Odebrecht, mas perdeu. Administradora do Castelão, em Fortaleza, e do Independência, em Belo Horizonte, a empresa já mantém contato com alguns fornecedores do Maracanã para seguir operando no estádio. Pelo contrato original, o investimento da concessionária seria acima de R$ 500 milhões. Como houve mudanças no escopo do contrato – a não demolição de complexos esportivos do estádio, por exemplo -, há acordo encaminhado para estes valores caírem para cerca de R$ 150 milhões. A Lagardère deve pagar R$ 40 milhões para assumir a concessão.

Fonte: GE

Assuntos:ferjFlamengoMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
44 Comentários
  • Almir Ribeiro disse:
    07/11/2016 às 08:10

    FERJ? Parou ai. Nem tem como. Acredito que o Fla deva partir para o seguinte: pega VR ou Moacyrzão, por exemplo, para jogos menores e manda para BSB os clássicos. Fim de papo. Começa o estudo para a construção do Estádio próprio e manda Maracanã e Governo RJ a merda. Fim de papo. Conversa chata, toda hora uma coisa. Decide logo e pronto.

    Reply
    • Thiago de Castro disse:
      07/11/2016 às 08:45

      Almir Brasilia n… se n a gente n vai ganhar nada…
      Precisamos de um estádio pra chamar de casa… dizem que o Botafogo pode ficar com a sua nova arena… e entregar o Engenhão… se isso acontecer acho q vale a pena pegar…

      Quanto ao Moacyrzão… acho 16 mil lugares muito pouco pra algo digamos definitivo… Atras de um dos gols n tem arquibancada… Daria pra fazer 10 mil onde n tem e derrubar a arquibancada atras do outro gol e construir mais 10 mil… assim teria uns 30 e poucos mil lugares…

      O custo da construção abate no aluguel e fecha logo essa parceria.

      Reply
      • Rodrigo Andrade disse:
        07/11/2016 às 09:20

        Se fosse pra ficar com o Engenhão, teria que reformar, aproximar as arquibancadas do campo igual o West Ham fez com o Estádio Olímpico de Londres, que por sinal ficou muito bonito, até porque não existe nada pior do que assistir um jogo de futebol em um estádio com pista de atletismo.

      • Thiago de Castro disse:
        07/11/2016 às 09:28

        Acho q esse seria o menor dos problemas para um time q n tem estádio.

      • Rodrigo Andrade disse:
        07/11/2016 às 10:54

        A Juventus teve que construir um estádio novo, pois esses motivos que citei, geravam muitas reclamações dos torcedores e com o tempo diminuiu o público.

      • Thiago de Castro disse:
        07/11/2016 às 23:29

        Então… n disse q seu comentário n era pertinente… mas acho q não é a maior das nossas preocupações no momento…

      • André N Lessa disse:
        07/11/2016 às 09:34

        A ideia é bem legal, Rodrigo. Só teria de verificar se o Engenhão pertence a algum patrimônio histórico ou se por ter sido batizado de estádio olímpico permitiria esse tipo de mudança de layout, vamos assim dizer.
        SRN

      • Rodrigo Andrade disse:
        07/11/2016 às 10:47

        Se não for possível fazer as adequações, é melhor deixar pra lá, e partir para outra alternativa.

      • Almir Ribeiro disse:
        07/11/2016 às 10:27

        Essa é a ideia Thiago. É um estádio com gramado muito bom e seria bem interessante uma parceria. Acho que o Bota Fogo vai ficar com o Engenhão.

      • Thiago de Castro disse:
        07/11/2016 às 10:35

        Tem gente que considera jogar dinheiro fora, pagar uma arquibancada em um estádio de outro dono… eu entendo como uma PARCERIA, exatamente como vc falou…
        Quanto custa jogar em Volta Redonda? X mil reais? E quanto custa uma expansão em um estádio? Vai abatendo 50% de X por mês na expansão do estádio…

        Se conseguir um estádio pra 30 mil… só precisa jogar no Maracanã quando for mega jogo…

        Se for em um local turístico, tipo cabo frio… a cidade ainda vai lucrar com o turismo…

      • Almir Ribeiro disse:
        07/11/2016 às 10:39

        Perfeito Thiago.

    • André N Lessa disse:
      07/11/2016 às 09:33

      Almir, fiquei com essa mesma impressão que você ao ler que a Ferj seria uma das parceiras nesse consórcio.
      Bom, voltando à vaca fria, a escolha de casa provisória do Flamengo terá de passar por uma avaliação técnica também da capacidade mínima prevista pelas competições que disputaremos ano que vem.
      Qual é a capacidade mínima que um estádio tem de ter para abrigar os jogos da Libertadores na primeira fase? E depois dessa?
      Gostaria mais de ver o Flamengo fechando uma parceria com o Pacaembú e Cariacica pela logística mais simples envolvida.
      Mas estou gostando de ver a atitude da diretoria que está cada vez mais indignada com o que vem acontecendo no universo político estadual e municipal para que o Flamengo consiga as coisas. Essa indignação funcionará como mola propulsora de ótimas ideias para a viabilização de um estádio na mão do competente grupo de mudou a nossa cara como instituição.
      SRN

      Reply
  • Wagner Alves disse:
    07/11/2016 às 10:20

    É, pelo visto: 2017 = 2016.

    Reply
    • Pattyzinha Yellow disse:
      07/11/2016 às 10:27

      Quem vive de promessas e o papai noel coelhinho da pascoa e os santos.Flamengo tem que viver de realizacoes chega

      Reply
  • Pattyzinha Yellow disse:
    07/11/2016 às 10:21

    Flamengo esquece esse estadio zika.ninguem canta ninguem vibra ai.a torcida do chorafogo tava cantando mais que a nossa.Em cariacica mesmo jogando mal o time tava encontrando forcas da arquibancada pra superacao.agora gostaria de ver aquela galera bairrista que metia o pau em Brasilia porque a torcida nao cantava.cade?Nao era pra ter saido de cariacica maraca morreu faz tempo so vai os self boy e girl

    Reply
    • William disse:
      07/11/2016 às 10:22

      kkkkkkkkkkk ótima.

      Reply
      • Pattyzinha Yellow disse:
        07/11/2016 às 10:25

        Nao da pressao.nao e fantasia ou desculpinha e so analisar os jogos desde 2015 vexames no self new maraca

    • rafa disse:
      07/11/2016 às 10:27

      Concordo.A torcida foi ridícula, so tinha modinha, não canta não apoia e ainda vaiava alguns jogadores. O povo burro o momento era de apoiar e não de cobrar. E preciso urgentemente promover a popularização de um setor do estádio para trazer a torcida de verdade do fla de volta ao maraca

      Reply
      • Pattyzinha Yellow disse:
        07/11/2016 às 10:28

        A Pm veta as pessoas que apoiam e deixam os palhacoes da selfie

  • Pattyzinha Yellow disse:
    07/11/2016 às 10:24

    E o pior que tem gente nas redes sociais.”apoio ate o fim” deixava jogando no pacembu cariacica.maracana e para as selfies.ate selecao ninguem apoiou la so self pro facebook.a parte que canta a pm vetou e sempre vetarao.temos que ter uma casa que ponha pressao

    Reply
    • Pattyzinha Yellow disse:
      07/11/2016 às 10:30

      Vejo a diferenca Pacaembu e Cariacica os caras do pfc aumentam o Vol dos comentaristas porque o canto da torcida da mal pra ouvir os comentarios

      Reply
  • Fabricio NigeRace disse:
    07/11/2016 às 10:29

    O FLAMENGO deve esquecer de vez o Maracanã, o GERJ não tem intenção nenhuma de abrir nova licitação.
    Eu sou a favor de construir um estádio. Onde será? Qual capacidade? Não sei, mas tem que construir.
    Quanto onde jogar em 2017, os locais ideais são Cariacica (jogos paras as fases iniciais da Libertadores) e Pacaembu (fases seguintes, pois a capacidade é maior) e por serem próximos ao RJ. SRN

    Reply
    • Pattyzinha Yellow disse:
      07/11/2016 às 10:31

      Onde assino?

      Reply
    • FILIPE DA ROCHA MOTTA disse:
      07/11/2016 às 11:10

      Cara ,o prefeito de Caxias já quis dar um terreno na Washington luis e o Flamengo de bobeira .

      Reply
  • Johny_Fla disse:
    07/11/2016 às 10:30

    É evidente que se não for pra ser protagonista é melhor o Flamengo abandonar o Maracanã, mas precisa colocar um prazo pra definir isso e buscar uma solução no Rio. Se repetir em 2017 o que aconteceu em 2016, vamos jogar mais uma temporada no lixo. Agora é colocar o governo contra a parede, reforçar as condições pra jogar no estádio e cobrar um retorno até a próxima semana. Se não tiver resposta já parte pro plano B, que acho que deveria ser o Engenhão. Não importa se o relacionamento com a diretoria do Botafogo não é boa, eles não devem jogar lá e mesmo que voltem a atuar ali vão tomar prejuízo se não alugarem para outros clubes. As duas partes precisam ser racionais nesse momento e deixar briguinha besta de lado.

    Reply
  • Pattyzinha Yellow disse:
    07/11/2016 às 10:33

    Restrospecto de 2015 no Maracana e pifio.Na hora que vi falar CorxFla sera no Maracana eu disse Adeus Titulo

    Reply
  • Marty Mcfly disse:
    07/11/2016 às 11:08

    Nunca pensei que teria Inveja do América-mg por Eles terem um Estádio decente e a gente Não, mas tô com inveja sim.

    Reply
  • Eduardo Sacramento disse:
    07/11/2016 às 11:26

    Até em que ponto o terreno do Exército, em Deodoro, era factóide de político? Pq, se não for, melhor montar um estádio provisório para 25 mil por lá.

    De resto tudo é especulação e já acho o assunto tão chato que prefiro não comentar mais.

    Reply
  • Marty Mcfly disse:
    07/11/2016 às 11:35

    O que vcs Acham de jogar naquele Estádio pequeno da Gávea???

    Reply
    • William disse:
      07/11/2016 às 11:42

      Não da colega são só 4 mil lugares impróprio por isso o FLA queria fazer uma revitalização para 20 – 25 mil pessoas mas a prefeitura juntamente com a associação de moradores não deixa.

      Reply
      • Marty Mcfly disse:
        07/11/2016 às 11:46

        Tenho certeza de que lá nos sentiríamos mais em casa do que no salão de festas chamado maracanã.

      • William disse:
        07/11/2016 às 11:48

        Eu sei disso mas não tem arquibancada para 20 mil pessoas.

      • Marty Mcfly disse:
        07/11/2016 às 11:50

        Então vamo com 4.000 mesmo quero distância do maracanã e tb não adianta pedir autorização da prefeitura porque não vão dar (culpa dos flamenguistas cariocas que elegeram ANTIS).

      • Augusto Nogueira disse:
        07/11/2016 às 15:06

        A prefeitura vai mudar ano q vem de mãos.

  • Bruno Rezende disse:
    07/11/2016 às 11:50

    Jogar longe do Rio está fora de cogitação. Prejuízo técnico incalculável. Estamos disputando o campeonato lá em cima, sem estádio, por mérito dos jogadores e comissão técnica, mas temos claro prejuízo técnico em relação aos demais times.
    Ano que vem, caso a questão do Maracanã não se concretize, o ideal é adaptar esse estádio de Deodoro ou algum outro, fazer uma arapuca para a gente, poupar o time de longas viagens. E focar na construção de um estádio nosso.
    Isso é um escárnio com a população, o maior time do mundo não poder jogar no estádio público da sua cidade.
    Essa conta é do Cabral e será dividida com o Pezão se essa nova licitação não sair.

    Reply
    • William disse:
      07/11/2016 às 11:56

      Prejuízo técnico jogar fora do Rio? Faz as contas. Brasileirão: 6 Jogos no Rio – 1 VIT, 1 DER e 4 empates. Jogando em Cariacica 6 Jogos – 6 VIT. Qual a lógica?

      Reply
      • Bruno Rezende disse:
        08/11/2016 às 00:11

        Sim, sem dúvida excelente aproveitamento em Cariacica, aí os adversários quando jogam em casa vão para suas residências descansar, e o Flamengo pega o avião de volta para o Rio, se o próximo jogo for sábado, nem treina, e depois pega outro avião para jogar na casa do adversário. E assim sucessivamente.
        Desempenho pífio no Maracanã, mas vc está considerando outra época, sem um time forte como esse, e agora quando voltou, a performance do time como um todo caiu, dentro ou fora de casa. O carinho da torcida de Cariacica foi fantástico, mas o prejuízo de jogar fora da sede é incalculável. Cruzeiro, Grêmio, Atlético, etc, todos eles flertaram com a série B quando ficaram sem estádio.

    • Pattyzinha Yellow disse:
      07/11/2016 às 12:24

      Meu caro que comentario bairrista.desde 2015 o restropecto no Maraca e pifio.reveja see comentario

      Reply
  • Rafael werneck disse:
    07/11/2016 às 11:59

    maracanã sem o flamengo vai fechar as portas

    Reply
  • Marty Mcfly disse:
    07/11/2016 às 12:05

    Times como atl-pr e cor são Medianos/Ruins, mas olha a força que os caras tem em casa. (Arena da Baixada e Arena PT), imagina esses 2 times usando o maracanã como casa, acho que estariam brigando por rebaixamento.

    Reply
  • Pattyzinha Yellow disse:
    07/11/2016 às 12:32

    Curica e outros times ai disseram que maraca nao assusta mais.Eu nao sou carioca e nem moro no RJ.antes tinham os torcedores questions cantavam apoiavam.Depois De 2013 2014 Comecou a coxinharada ocupar o maraca.Hoje jogador De time adversario ama jogar contra nos la claro.Nossos recentes vexames De 2015 3 a 0 pro fedorento De sp as pepas ganharam tambem Vaixco e a torcidinha da selfie pm pedindo mulher em casamento? Desapeguem

    Reply
  • Marty Mcfly disse:
    07/11/2016 às 12:36

    Galera, Manda um Salve pra Hill Valley!!!?

    Reply
  • - Ryan - disse:
    07/11/2016 às 12:45

    Posso estar bem doidão, mas acho que o negócio é q Cariacica tinha uma característica: gramado alto e pesado, que nos acostumamos a jogar e causava uma certa dificuldade ao adversário. O maracanã tem um gramado perfeito, tapete. E nosso time não é um primor de técnica. Ai iguala e perdemos a “vantagem”

    Reply
  • Augusto Nogueira disse:
    07/11/2016 às 15:05

    Se o estádio na Ilha do Governador for desocupado pelo atual inquilino, o Flamengo poderia jogar lá em 2017. Seria preciso trocar o gramado e melhorar as arquibancadas.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogo ao vivo, escalações e mais: saiba tudo sobre Flamengo x Benfica

2

A importância de Evertton Araújo para os jovens do Flamengo

6
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Que horas é o jogo do Flamengo hoje?

2 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

A disputa de 2 times da Europa pela contratação de João Gomes, ex-Flamengo

23

Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

44 18
Brasileirão

Flamengo adquire carga de ingressos para jogo contra a Chapecoense na Arena Condá; veja detalhes

4 2

Preços altos! Chapecoense divulga informações de ingressos para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

3 7
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Nicolas Azevedo Gomes em Ayrton Lucas participa de treino do Flamengo e não preocupa para sequência da intertemporada

    A preocupação é o fato dele participar dos jogos, isso é preocupante para o Flamengo.

  2. PS em Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

    Esse BOTO é fraco! Fala de 3 jogadores, não irá trazer 2....até quando isso, ele?

  3. Leandro Martins em Danilo retorna ao Rio após eliminação do Brasil na Copa do Mundo; veja planejamento dos demais convocados

    Péssima atuaçao na Copa. Nao tem mais fôlego. Boto seu filho de uma rapariga, cadê os reforços.

  4. Leandro Martins em Tabu em jogo: Flamengo enfrenta o Lausanne em busca de vitória inédita contra times da Suíça

    Boto cadê os reforços? Cadê o profissionalismo alardeado? Porque a Africa nao é considerada? Acorda seu molenga. Poe-te a trabalhar.

  5. Joãozinho Trepidação em Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Lausanne Sport durante intertemporada em Portugal

    Qual o horário do jogo?

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo