Fla é organizado, mas precisa criar mais espaços no ataque; veja vídeo

Compartilhe com os amigos

O cheirinho já foi mais forte e o Flamengo já jogou melhor. Cansaço, viagens, queda técnica de jogadores e a pressão imensa que a própria torcida fez ajudam a explicar a queda de rendimento da equipe de Zé Ricardo, uma das mais melhores do Campeonato Brasileiro. Se possui um modelo de jogo sólido e muito promissor, o desafio do Rubro Negro para 2017 é aprender a criar espaços sem depender tanto de Diego.

O Flamengo é muito organizado. É possível ver comportamentos bem definidos em todas as fases de jogo: da saída de bola com Arão e Araújo se aproximando dos zagueiros até as jogadas de pivô de Damião para ajudar o ataque, passando pela flutuações dos extremos – os meias de lado do 4-2-3-1. O problema é que esses movimentos nem sempre estão se transformando em jogadas em gol ou dando condições para que os jogadores finalizem bem.

Veja o vídeo abaixo, um compilado de jogadas onde os padrões de ataque aparecem, mas sem chances claras de gol. Você verá que o Flamengo ataca com poucos jogadores – 4 ou 5 – e tem uma dificuldade enorme para “romper” as linhas de marcação do adversário, sempre precisando de um passe de Diego ou do pivô de Damião para colocar a bola lá no ataque. Falta mais jogo “entrelinhas” – quando um jogador busca o espaço vazio – e também uma maior participação dos laterais nessa construção de jogadas.

Sem isso, o time se torna previsível e fica tocando a bola na defesa, sem penetrar. Falta a intensidade que não veio por conta do cansaço, mas também melhores rendimentos de Alan Patrick, a carta na manga de Zé para criar melhor no segundo tempo e principalmente, uma maior contundência na frente do gol: se as chances criadas não são tão grandes em número, precisam ser em qualidade ou em aproveitamento.

Por isso o Flamengo viu o Palmeiras crescer e hoje já pensa em 2017. Intensidade, competitividade e “saber sofrer” são atributos que sobram ao Alviverde, mas faltam num Flamengo ainda em crescimento e com menos de 6 meses com o técnico Zé Ricardo, que aboliu os longos coletivos de Muricy e apostou em treinos mais curtos e intensos. O resultado foi visto em campo.

É uma equipe organizada, forte e com um bom técnico. Mas que precisa amadurecer e saber aproveitar o que cria. Só assim o cheirinho fica forte de verdade.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • VAMOS FRITAR O ZÉ RICARDO
    Será que ele não enxerga que o Thiago Santos esta com sangue nos olhos e que joga mais que Gabriel, que ele insiste em colocar?.
    Coloca o Cuellar aos 45 do segundo tempo? Ele quer queimar o moleque!
    Zé Ricardo tem que ser fritado pela torcida! FORA ZÉ RICARDO!

  • parei de ler em ”O Flamengo é muito organizado. É possível ver comportamentos bem definidos em todas as fases de jogo: da saída de bola com Arão e Araújo se aproximando dos zagueiros ”

    • Eu parei de ler em “Se possui um modelo de jogo sólido”.
      Desde quando, fazer os pontas inoperantes ficarem alçando a bola na área pro centro avante “estrela”, é ser um modelo de jogo sólido ?

  • De futebol moderno não temos nada.

  • #VizeuTitular
    #CuellárTitular

    • #ThiagoSantosTitular

  • Nação ontem achei um jogo apático do nosso time como um todo. Sei que o Zé Ricardo é um dos destaques de técnicos nesse brasileiro. Presumo também que vai ser um bom técnico em breve. Porém, ao meu ver, ele mexeu errado ao tirar o DIEGO e colocar o Cuellar. OU seja, estávamos com 3 volantes, é isso mesmo, e nenhum homem de criação no meio de campo contra o pior time do campeonato!!! Segurar esse resultado de placar mínimo numa partida de libertadores pode ser fatal. Por essas e outras alguns torcedores reclamam do Zé: o fato de ser retranqueiro. Eu tiraria o Damião (que nã estava fazendo uma boa partida) e colocaria o VIZEU. OU já que pensou em tirar o Diego, colocaria o Lucas Paquetá. O que vocês acham pessoal??
    SRN!!

    • O Diego sentiu o cansaço, ia sair de qqr jeito, o erro talvez foi ter colocado o Cuellar msm, o Paquetá seria uma boa aposta, mas aquela altura do jogo já não fazia mais sentido grandes mudanças, últimos minutos. Contra o Patético ele jogou o time todo pra frente, então creio q sejam mudanças circunstanciais
      SRN

      • Boa analise amigo, muito interessante também. Mas de qualquer forma eu não entraria com outro volante em campo. Isso é um chamarisco para chamar o time adversário para cima.
        SRN!!

  • “É possível ver comportamentos bem definidos em todas as fases de jogo: da saída de bola com Arão e Araújo se aproximando dos zagueiros até as jogadas de pivô de Damião para ajudar o ataque”. Onde viram o MA e Arão se aproximando dos zagueiros pra fazer a saída de bola ou Damião fazendo o pivô? No mais, boa análise, mostra bem a dificuldade para criar espaços, que é nítida. O Flamengo é um time que depende muito de jogada individual pra abrir espaço na defesa adversária, enquanto outros conseguem criar esses espaços com a movimentação dos jogadores.

    • Em atenção a um comentário abaixo seu e sua dúvida…
      “”O que vale como reflexão é porque sempre que o campeonato tem uma pausa o time volta jogando pior. Pra mim isso mostra que a semana não é bem aproveitada.””

      Penso o seguinte:
      Para a insegurança geral de uma zaga praticamente “zerada em jogos à vera” (jogo é jogo e treino é treino) e na pressão de não poder nem empatar com um time arrumadinho e bem treinado onde a aspiração de seu elenco é mostrar o máximo serviço pra se garantir na folha em 2017 pra série B e que vem roubando pontos preciosos de times grandes desde que o Enderson Moreira assumiu sua direção, até gostei de nossa organização e aplicação em campo.
      O problema a nível de aspecto técnico é que atuamos AINDA muito mal contra times arrumadinhos que se fecham com onze atrás da linha da bola a maior parte do jogo e só abrem espaço depois de tomar um gol… (esquema foguinho de jogo).
      Pra isso dar certo, precisamos ERRAR O MÍNIMO POSSÍVEL em todos os fundamentos!!!!
      E principalmente partir pra dentro das linhas de defesa com pelo menos um drible certo e saída o mais rápido possível e objetivamente para dentro dos caras quando retomarmos as segundas bolas ou em contra ataques, intensidade com qualidade.

      E ontem NENHUM ESQUEMA de jogo funcionaria com tantos ERROS INDIVIDUAIS.

      Por exemplo: O Pará está se especializando em chutar praticamente todas as bolas que seriam cruzamentos em cima dos seus marcadores, isso é tão constante que em 9 de cada 10 ele consegue essa proeza.
      Assim não dá.

      Não sei o que um técnico poderia fazer além dos exaustivos treinos diários que vejo comentarem aqui e em outras mídias quando TODOS EM CAMPO estão mal ou abaixo da crítica como ontem.
      A ruindade foi coletiva, até nossa estrela Diego com uma dificuldade extrema pra matar uma bola que normalmente faz de olho fechado.

      Pois é…
      A meu ver o problema foi de baixa qualidade técnica INDIVIDUAL e COLETIVA, o melhor jogador do Flamengo ontem em campo a meu ver foi o Nixon (por ter perdido aquele gol contra a gente rsrsrsrs).
      Realmente não sei o que eu faria no lugar do Zé em treinos de uma semana ou mesmo um mês, pra corrigir atuações tão abaixo da crítica e diante de tanta ruindade INDIVIDUAL de TODO time ontem (assim nem Guardiola daria jeito).
      Saudações…
      Grande abraço!

      • “…atuamos ainda muito mal contra times arrumadinhos que se fecham com onze atrás da linha da bola a maior parte do jogo e só abrem espaço depois de tomar um gol”. Se você viu o vídeo, fica claro porque temos dificuldade contra times fechados, não é simplesmente pela qualidade dos jogadores, mas pela dificuldade de criar espaços. Não há linhas de passe e os jogadores aparecem distantes em muitos momentos, o que faz com que o time dependa muito de jogadas individuais. E um time bem montado não pode depender exclusivamente de lances individuais. Isso se trabalha nos treinamentos, a criação e busca por espaços. Depois de 10 dias sem jogar, era de se esperar alguma evolução nesse sentido, o que não aconteceu. E tem sido comum desde o começo do campeonato ver o time jogando pior após intervalos mais longos entre as partidas. O meu outro comentário, ao qual você fez referência, era sobre isso. Técnicos com repertório sabem aproveitar esse tempo para trabalhar variações e corrigir erros. O Zé Ricardo é um técnico em formação e vejo que esse é um dos pontos em que ele ainda precisa evoluir. Basta ver que o América, com um elenco inferior, mostrou mais organização e conseguiu envolver o Flamengo no primeiro tempo pela movimentação dos jogadores.

  • 3 pontos e ainda estamos de boa no G3…
    Meu campeonato HOJE é terminar já de VERDADE classificado pra Fase de Grupos da Liberta e deixar o resto de baixo pra inglória Repescagem Classificatória no início do ano para jogar a liberta… do quarto pra baixo, você bem sabe que ainda passam pelo calvário acima e pegam times como o Tolima e outros “bambalas” Sulamericanos.

    Como eu vi o jogo no geral o desempenho da equipe e escrevi ontem após o jogo:
    “Todo mundo abaixo da crítica…
    Nesse momento o Flamengo individualmente está um circo dos horrores.
    Jogo ficando dramático!!!
    Erros individuais um atrás do outro… Elenco hoje PÉSSIMO!!!”

    Em atenção a um comentário abaixo de um colega da Coluna e sua dúvida…
    “”O que vale como reflexão é porque sempre que o campeonato tem uma pausa o time volta jogando pior. Pra mim isso mostra que a semana não é bem aproveitada.””

    Penso o seguinte:
    Para a insegurança geral de uma zaga praticamente “zerada em jogos à vera” (jogo é jogo e treino é treino) e na pressão de não poder nem empatar com um time arrumadinho e bem treinado onde a aspiração de seu elenco é mostrar o máximo serviço pra se garantir na folha em 2017 pra série B e que vem roubando pontos preciosos de times grandes desde que o Enderson Moreira assumiu sua direção, até gostei de nossa organização e aplicação em campo.
    O problema a nível de aspecto técnico é que atuamos AINDA muito mal contra times arrumadinhos que se fecham com onze atrás da linha da bola a maior parte do jogo e só abrem espaço depois de tomar um gol… (esquema foguinho de jogo).
    Pra isso dar certo, precisamos ERRAR O MÍNIMO POSSÍVEL em todos os fundamentos!!!!
    E principalmente partir pra dentro das linhas de defesa com pelo menos um drible certo e saída o mais rápido possível e objetivamente para dentro dos caras quando retomarmos as segundas bolas ou em contra ataques, intensidade com qualidade.

    E ontem NENHUM ESQUEMA de jogo funcionaria com tantos ERROS INDIVIDUAIS.

    Não sei o que um técnico poderia fazer além dos exaustivos treinos diários que vejo comentarem aqui e em outras mídias quando TODOS EM CAMPO estão mal ou abaixo da crítica como ontem.
    A ruindade foi coletiva, até nossa estrela Diego com uma dificuldade extrema pra matar uma bola que normalmente faz de olho fechado.

    Pois é…
    A meu ver o problema foi de baixa qualidade técnica INDIVIDUAL e COLETIVA, o melhor jogador do Flamengo ontem em campo a meu ver foi o Nixon (por ter perdido aquele gol contra a gente rsrsrsrs).
    Realmente não sei o que eu faria no lugar do Zé em treinos de uma semana ou mesmo um mês, pra corrigir atuações tão abaixo da crítica e diante de tanta ruindade INDIVIDUAL de TODO time ontem (assim nem Guardiola daria jeito).
    Grande abraço!

    • Só discordo quanto ao melhor jogador: à meu ver, foi o Jorge… &;-D

      • Valeu Dinei…
        Fiquei tão puto com tão baixo rendimento individual “no todo” da equipe que de tão puto, acho que de implicância nem dei algum destaque a ele.
        SRNegras!
        A escolha do Nixon… foi já sendo politicamente correto, uma escolha de humor afrodescendente…
        Grande abraço!!!

  • É uma equipe organizada taticamente, porém pobre tecnicamente, ataca com 4 jogadores e tem uma saida de bola frágil, os pontas são simples de serem anulados e sobrecarregam o meia Diego, Arão fica sobrecarregado na parte de saída de bola sem falar que está acabado fisicamente, uma troca simples de Marcio Araujo pelo Cuellar faria uma diferença na participação de 5 homens no ataque e na saída de bola, seria a mudança mais simples de se fazer mas não é a unica necessaria.

    • O Pará fica isolado na ponta direita, se a gente tivesse de fato um Ótimo ponta direita ia funcionar, o problema do flamengo pra mim é apenas técnico, devemos evoluir muito ano que vem.

      • Mas vamos lembrar que é tecnica que falta pois o esquema privilegia os piores jogadores.

        • Todas as equipes jogam com dois pontas abertos ou um meia com velocidade pelos lados, ninguém joga com dois lentos como seria com Diego e Mancu por exemplo, que por sinal não funcionou bem contra o Corinthians, o time ficou sem movimentação no ataque e sem recomposição na defesa naquele jogo. O Mancuello deve ser o reserva do Diego, e ano que vem pro lugar do Alan deve vir um jogador de lado, mais algum de renome que deve vir + o Éderson retornando, ainda com a base que deve ganhar mais espaço ficaremos melhores servidos

          • Nada disso, a Alemanha não joga com dois pontas, a questão dos pontas é o fato da amplitude, isso os laterais podem fazer, assim como vem fazendo na alemanha, não quero Mancu como meia armador e sim como 3° homem de meio campo ou como o pessoal gosta de falar “volante”, não funcionou o Mancu porque não se mexeu no esquema e obviamente em uma partida não é o suficiente pra se ter um encaixe.

    • Olha Junior eu colocaria o Cuellar no lugar do Arão (até o técnico já viu isso) Cuellar não é bom defensivamente mas ofensivamente é excelente.

      • Impossivel, ele é primeiro homem a frente da zaga, jogou na sul americana como segundo volante e foi pessimo.

        • *jogou pelo setor direito (vaga do Arão) por isso não foi bem, ele é 2 volante pelo setor esquerdo assim como Mancuello também é.

          Obs:só lembrar do primeiro jogo contra o Figueirense em que atuava como 1 volante, mas quando avançava era pelo setor esquerdo e finalizou 2 bolas muito bem batidas. Além da partida contra o Coxa (2 volante pelo lado esquerdo), por esse setor de ataque deu assistência para o gol do Cirino.

          • Mas amigo a sua sugestão foi no lugar do Arão kkk, agora além de trocar o jogador pelo outro quer também mudar o posicionamento?
            Tem que parar com esse conceito atrasado de jogador bom de bola é segundo volante e que o primeiro volante é jogador marcador que não sabe dar passe, acho que o Cuellar não tenha um jogo pra ser mais avançado ( como o Arão) pois ele não é de ir de canto a canto do campo com boa velocidade, ele consegue distribuir o jogo vindo de trás a movimentação dele é o que faz a diferença, quebra a primeira linha da defesa adversária, digo e repito cuellar é primeiro volante!

Comentários não são permitidos.