Fla esbarra em limitações e mostra dependência de Diego no clássico; veja análise

Compartilhe com os amigos

Pará acerta um lançamento, de primeira, que atravessa o campo e deixa Marcelo Cirino em condições de finalizar. Era uma das poucas chances de pegar a defesa do Botafogo desatenta. O atacante, que não entrava no time desde o Fla-Flu (última vitória rubro-negra há quase um mês), chuta fraquinho. Em seguida, outra rara bobeada do adversário. O zagueiro Emerson erra a saída de bola. Sheik domina na frente da área e chuta para fora. Os dois lances são na parte final do jogo e mostram um pouco das limitações do Flamengo em momento chave do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro criou pouco e dependeu muito dos lances de Diego.

No empate contra o Botafogo, se o time de Zé Ricardo teve mais a bola no primeiro tempo, foram poucas as chances de gol. Sidão só fez duas defesas em toda a partida – uma delas no chute fraco de Cirino. No primeiro tempo, com Diego muito ativo na partida, o Fla foi melhor. Logo no início, Gabriel escapou pela direita, cruzou e Diego girou para chutar por cima. O camisa 35 recebeu de Gabriel no lado esquerdo do campo, fintou para o meio e levantou para Guerrero finalizar para fora. A última jogada do Flamengo no primeiro tempo saiu em contra-ataque, após Rafael Vaz roubar a bola e arrancar até o campo de ataque. Diego, de novo ele, chutou para defesa de Sidão, a única defesa difícil do goleiro do Botafogo em todo jogo.

DIEGO CONTRA O BOTAFOGO

Diego toca na bola em todo setor do ataque e também recua para buscar (Foto: Reprodução Site "Who Scored")

Diego cercado por três botafoguenses, com linha de quatro atacantes à sua frente (Foto: Raphael Zarko)

Zé Ricardo disse na véspera da partida que treinou variações para escapar da marcação botafoguense. Os cuidados defensivos pareciam prender mais do que o costume William Arão (veja onde o volante tocou na bola contra o Botafogo e contra o Corinthians mais abaixo). Pará e Jorge tentavam subir, mas eram bem vigiados pelos alvinegros. Diego municiava os jogadores de lado de campo, mas a defesa alvinegra ganhava na maior parte das jogadas. O treinador discorda que o camisa 35 tenha ficado isolado na criação. Mas aquele time que rodeava a área com seis, sete e até oito jogadores e variava jogadas pelas laterais apareceu timidamente no Maracanã.

Foram 15 finalizações ao todo – sete delas de dentro da área, sendo três dessas (duas de Cirino e uma na sobra de escanteio com Rafael Vaz) nos minutos finais do segundo tempo. Em outra avaliação antes do duelo com o Alvinegro, Zé Ricardo dizia que as substituições dos jogadores de lado de campo, que resultaram em gol em série de partidas, não funcionaram nos últimos dois jogos. O jogo contra Botafogo foi o terceiro.

ARÃO CONTRA O BOTAFOGO

Arão (Foto: Reprodução Site Who Scored)

Arão (Foto: Raphael Zarko)

É verdade que o treinador não tinha Mancuello, lesionado, que tem outra forma de jogar, com mais finalizações e toque de bola. No banco, a alternativa era Alan Patrick ou o garoto Lucas Paquetá. Zé preferiu a experiência de Sheik e voltou a apostar em Marcelo Cirino e Leandro Damião, que finalizou uma vez, mas foi bloqueado na entrada da área. De fato, houve alguma pressão no fim do jogo, mas sem jogadas criadas. Quem ficou mais perto de fazer o gol foi o Botafogo, numa roubada de bola que terminou em Pimpão chutando para fora, sozinho.

Os jogadores e o treinador mantiveram as esperanças após a partida. Lembravam que a boa campanha não poderia ficar por água abaixo com sequência de quatro partidas sem vitória. O título pode ficar mais distante se o Palmeiras vencer nesta tarde, mas o Zé estudioso e detalhista do dia a dia tem a missão – mais do que de levantar o astral da equipe – de procurar novas soluções para o Flamengo.

Oito dias de treino até próximo jogo

Jorge sai da lateral, entra pelo meio e busca Pará na direita  (Foto: Raphael Zarko)O técnico do Flamengo costuma dizer que é necessário tempo para modificar maneiras de jogar. O time volta a treinar na terça-feira. Neste tempo, o técnico e sua comissão técnica vão analisar o próximo adversário e as partidas disputadas pelo Flamengo. Serão oito dias de treino até encarar o América-MG no Independência. Contra o Corinthians, Zé tentou mudar, com Mancuello no meio de campo, ao lado de Diego, e Emerson Sheik no ataque. Um início arrasador dos paulistas desarticulou a marcação rubro-negra e ditou o ritmo daquela partida.

O desafio é conciliar a força de marcação que o treinador não abre mão, com os jogadores de lado de campo, e o “diálogo” no setor ofensivo. Guerrero é um jogador que gosta de sair da área. É nítido que o entendimento entre ele e Diego cresce. Com características de infiltração, Jorge tem suprido a falta de meias com boas saídas por dentro. Rafael Vaz também articulou um pouco o time na parte final do jogo.

A provável volta de Everton – coincidência ou não, desde que ele saiu lesionado contra o Inter o time não venceu mais – é uma alternativa para esse equilíbrio entre velocidade e técnica no setor ofensivo. Contra adversários mais fortes, há um quê de previsibilidade no jogo do Flamengo. A força ofensiva não é mais a mesma. O empate por 0 a 0 contra o Alvinegro foi o primeiro sem gol marcado pelo Rubro-Negro como mandante em todo Campeonato Brasileiro. São dias de reflexão para a equipe rubro-negra. E de muito trabalho.

Vaz sai pelo meio e passa rasteira para Guerrero dominar no meio dos botafoguenses (Foto: Raphael Zarko)

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Temos é que começar a pensar em 2017. A verdade é que o Palmeiras mereceu esse título, tem um time mais equilibrado que o nosso. Fernandinho, Everton, Gabriel, Sheik e Cirino não tem condições de serem titulares em time que quer ser campeão, pelo menos não hoje.
    Mas confesso que criamos uma expectativa de receita pra próxima temporada muito alta e tenho minhas dúvidas se isso vai realmente acontecer. Entramos em negociação com dois bons jogadores que se destacaram nesse Brasileirão e perdemos pro Palmeiras: Keno e Raphael Veiga. Não são craques, viriam pra buscar espaço, talvez por isso a diretoria não entrou com tudo na disputa, mas mesmo assim me deixa com a pulga atrás da orelha.
    Se Vitinho e Felipe Melo vierem já deixam nosso time em outro patamar, mas ainda precisaríamos de outras peças. Um reserva pro Jorge, mais um jogador pra brigar por vaga na nossa zaga, mais um meia de qualidade, mesmo que seja pra ser reverva e com certeza mais um ponta além do Vitinho (se ele vier), pra ser titular. Aí sim teríamos um time pra brigar na Libertadores e no Brasileirão.

  • Saudações NAÇÃO,
    o ZR não é um mal treinador mas fico confuso com a “lógica” de suas escalações em momentos distintos do Flamengo nesse campeonato. Quando o time saiu de uma derrota pro Corinthians do jeito que foi, e no jogo seguinte contra o Atlético MG ele coloca o Vizeu como atacante de referência e o moleque assume a responsabilidade com autoridade, então porque ele não aproveita o moleque ou até mesmo o Damião junto com Guerrero, já que o próprio admite não ser centroavante fixo. O Mancuello não foi a peça que deu errado no jogo contra o Corinthians, mas sim o Sheik, mas vocês vão dizer que ele jogou muito, será?? Desde que o Sheik voltou o time não joga da mesma forma, mas vão dizer que o time marcou gols, mas não jogou da maneira que se acostumou, e que essa maneira foge das características do Sheik jogar. É birra minha em relação a ele? Pode até ser, pois são vários episódios os quais ele não fez por merecer tanta valorização, principalmente este ano. Vejo outros times aproveitando jovens promessas, e jogadores como Vizeu, Adryan, Thiago Santos, Paqueta, Ronaldo serem preteridos por Sheik, Cirino (minha grande decepção), M Araújo. Absurdo Cuellar não ter entrado no jogo contra o Botafogo no lugar do Arão que não estava num bom dia. Hora ele usa o Alan Patrick em excesso, e do nada, esquece o cara, o quê aliás tem acontecido com vários outros jogadores sem uma lógica plausível, mas com a desculpa decorada de “esgotamento” físico. O Flamengo perde pra ele mesmo, pela falta de segurança do seu técnico (tem uma tremenda capacidade, mas parece não acreditar), principalmente quando as chances título se tornam bem reais, e o fator Maracanã e sua grande torcida se tornam presentes. Agora vejo muitos notarem a falta que o Everton faz ao time, mas não acredito que seja isso, e sim o uso de peças equivocadas num sistema que não gostam. Alguém se lembra das palavras do Sheik em entrevista no fim do jogo em que ele marcou um gol contra o Palestino? Pois é, o time do Flamengo é diferente com ele no jogo, não rende, mas vão falar que ele entrou no 2º tempo contra o Faísca? Mas e daí, quando entrava até o Fernandinho, Mancuello ou Damião, o time quase sempre surpreendia e obtinha um resultado positivo.
    O ZR tem que definir o que ele almeja, pois a falta de segurança está cada vez mais afastando o Flamengo, não só do título mas também da entrada direta na fase de grupo da Libertadores.
    Não esperem uma “logica” no tempo das minhas palavras, mas estou ainda sem acreditar como o time mudou de uma hora pra outra. Parece que realmente aquela palhaçada contra o Fluminense mexeu com o time…
    SRN7?

  • São doidos aqueles que dizem que temos Elenco com essas peças: MA, Cirino, Gabriel, Chiquinho, Pará, Alan Preguiça, Sheik, Fernandinho; Só se For Elenco pra Brigar Onde o spfc Tá Agora.

    • 2017 Ficar só com:
      Goleiros: Muralha e Tiago
      Laterais: Rodinei e Jorge
      Zagueiros: Revér, Vaz, Donatti e Léo Duarte
      Volantes: Arão, Cuéllar e Ronaldo
      Meias: Diego, Paquetá e Adryan
      Pontas: Everton
      Atacantes: Damião e Vizeu

  • É sempre assim: “quando o time perde, o torcedor modinha fica putinho, mas quando time ganha, o torcedor modinha fica todo bobinho”… &;-D

    • O time tava ganhando e os “modinhas” já estavam alertando para alguns jogadores não muito confiáveis que estavam inexplicavelmente tendo inúmeras chances no time titular.

      • Esse doido tem a face do Márcio Araújo tatuada no rosto, não há discussão e troca de idéias assim.

        • Só pode… nunca vi alguém defender tanto um perna de pau, é o mesmo qie defender o diabo.

  • ZR é muito cabeça dura, mantem sempre o mesmo esquema táctico(mesmo quando entrou com sheik e mancu, era o mesmo esquema pois estes faziam as pontas), sempre faz as mesmas substituições e sempre mantendo os mesmos jogadores no time. Pegando os últimos 2 jogos, contra o ATM o time jogando bem, abriu 1 a zero, e em vez de manter o esquema que estava dando certo “naquele jogo”, ele faz as mudanças aos 20 min pra tentar segurar o resultado, tira o Gabriel e poe sheik(q nao ta dando conta de ajudar de atacar e muito menos a marcar), tira Fernandinho e poe AP, chama o ATM pro campo de defesa e não perdemos por sorte. Já no último jogo contra o botafogo, que o time deles estava todo recuado, e precisava ser feito mudanças no time, a primeira substituição foi quase aos 30 min do 2 tempo, e o cara so muda os pontas, 6 por meia dúzia, e só arrisca por outro centroavante faltando 5 min, sendo que o time so tinha Diego no meio pensando, e Cirino e sheik como sempre não fazendo nada.
    Semana que vem ele deve vim com o mesmo time, a nao ser as mudanças forçadas na zaga, pondo o Juan e Donatti, e Damiao no ataque …. e no 2 tempo, irá fazer as mesmas substituições, pondo sheik e cirino no lugar do gabriel e fernandinho, e talvez o A.P.

  • Eu não quero nem ir para libertadores! Só assim vamos nos livrar de vários lixos no elenco. SRN

  • Os últimos 4 jogos foram cruciais para que de maneira visível determinarmos o quão limitado é esse time do Flamengo. Fernandinho, Cirino e Gabriel não dá mais. O time precisa de muito mais do que ter pontas que só prestam pra marcar e correr. Os caras não fazem variação de jogadas, quase não fazem tabelinhas, erram passes bobos, não possuem habilidade suficiente para driblar os adversários, quase não chutam a gol e não dão conta de trabalharem a bola para sequer fazer jogadas ensaiadas. Pelo amor de Deus, galera! É muita limitação e mediocridade em três sujeitos!!
    Sheik já está velho e não tem mais perna pra correr.Juan idem. Alan Patrick não marca, segura muito a bola e agora vive morto em campo (que não seja contratado).
    Guerrero poderia ser poupado de críticas por ter que trabalhar a bola com pontas horríveis. Mas quando a bola chega, enfim, ele não marca na maioria das vezes.
    É triste ver o Diego jogar.Não por ele ser ruim (bem longe disso), mas por ter que fazer quase tudo sozinho nesse time fraco.

    William Arão é bom, mas caiu de produção por desgaste físico.Poderia muito bem revezar com Ronaldo ou Cuellar.

    Márcio Araújo é ridículo. Não faz nada de útil além de tocar pro lado, recuar a bola pra zaga e tapar buracos na defesa.Só! Porque pra armar jogadas, distribuir o jogo, chutar bem de longe ou ser o elemento surpresa (coisas de todo volante de alto nível faz,não só marcar), não faz porque é evidente suas limitações.

    Chiquinho também é horrível.Paulo Victor tem mais é que ser vendido se está insatisfeito.

    Zé Ricardo está com um planejamento manjado.Todos já sacaram o jeito de jogar do Flamengo. O cara não muda escalações e muito menos faz rodízio de jogadores.

    Ou o Flamengo prepara uma barca com os piores e busque reforços de qualidade para posições deficientes, ou passaremos vexame em tudo no próximo ano.

  • Esse sim era jogo para mancuello ou Allan Patrick (apesar de querer mancuello), mas inventa de botar Cirino e emerson, e continuar com uma tática q tava morta, pois esse 4-3-3 n serve para armar jogada e sim para jogar em contra ataque, mas so ele n viu q o Botafogo tava na defensiva?

  • Sabem qm é os jogadores q mais participam do jogo… 1° Diego, coitado toca a bola e qdo ele se prepara, o ponta perde…rs impressionante! E o outro é o MA… aí q está o grande erro do jogo do fla, é ridículo ver o MA com a bola no pé e os zagueiros do Fla abrem para ele ficar no meio deles… daí vem os chutoes do Vaz, e a loucura fo Rever de arrancar cm a bola… e cabeça de área vazia… Precisamos mudar, a casa caiu já… Precisamos analisar o elenco, rodar os jogadores!! Porém, claro q já sabemos qm não pode continuar.

  • Só a demissão do Zé Ruela Ricardo pode dar jeito. Fora Zé panela

  • A verdade è que o time do flamengo está muito previsível, todo mundo sabe como o time vai jogar e quais substituições o Zè vai fazer no 2o tempo. Além disso alguns jogadores importantes cairam mt de produção como o Arão que não está jogando nada hà mt tempo.

  • Falta de equilíbrio.Diego só não vai resolver. Isso eu tenho postado aqui direto. Diego está só, quem podia estar jogando com ele é o Mancuello, mas a cabeça dura do Zé não vê. Esquema meu, tem que se adaptar ao jogador e não contrário. Arão está ruim, mas ele não dá chances ao Cuellar, só coloca no final, ou na podre (Sul Americana). O time cria poucas oportunidades, já foi ultrapassado pelo Santos e pode ser pelo Atlético-MG. Olha o estrago não só por essa partida contra o bota fogo, mas contra Inter, Gambá, Atlético-MG (dois Flamengos distintos)…agora a conta chegou de vez.
    Time sem variação tática, só joga de um jeito, e as peças intocáveis do Zé, já estão abrindo o bico há muito, pois ele não faz um rodízio. Time muito manjado e o pior eu não vejo mudanças até o final. Tava dando certo por estar vencendo “magramente”, muitas vezes “mascarando” as deficiências do time, agora já são quatro jogos sem vitória e nada muda. Fica a reflexão.

    • Temos 14 jogadores na ativa… e o restante tudo d férias sem ritmo d jogo!! Inclusive a dupla d zaga q vai jogar o próximo jogo… ou seja, estratégias incorretas…

      • Exatamente. Faltou fazer um rodízio, variar, colocar os jogadores para atuar. Zé e muito pragmático e prefere sacrificar os jogadores de potencial e manter mediocridade “intocável” no time.

    • Perfeita a análise. A questão da falta de variação vem sendo batida há muito tempo, agora que os resultados não estão acompanhando ficou claro nossas deficiências. Nos últimos jogos nos mostramos dependentes do Diego e jogador nenhum vai resolver sozinho, sem ter com quem dialogar e num time cada vez mais estático, porque o ano inteiro viajando começa a passar fatura. Mas ainda tem gente que prefere cobrar de um jogador que faça mágica a cobrar a evolução do time. Precisamos renovar o setor ofensivo pra 2017 e de um técnico com mais cancha. Passar pelo menos mais um ano como auxiliar aproveitando pra fazer cursos pode fazer muito bem ao Zé, que tem futuro. O Jair Ventura do Botafogo é um bom exemplo de treinador formado na base, estudioso e que adquiriu vivência no time principal como auxiliar antes de assumir o time. O que vem fazendo com uma equipe que lutava contra o rebaixamento é de tirar o chapéu.

    • Não tem justificativa, Almir. Montou a panela, impos um único modo de jogar, não soube aproveitar o elenco e não conseguiu fazer o time evoluir.
      Cara, não chutamos a gol! Como pode isso?!
      E o que dizer da eliminação para o Pa-les-ti-no?!?!?!

      • Verdade Elvis. E fico preocupado com 2017, quando chegarem os reforços…como vai ser com essa atitude do Zé. Eu já me cansei de ouvir desculpas e os erros persistirem. E para variar o Santos ganhou já é terceiro, tem enormes chances de cair para quarto…choque de realidade amigo.

        • Sua síntese lá em cima foi irretocável, traduziu em poucas palavras as limitações do técnico que assumiu o time na quarta rodada, ou seja, no início do campeonato e não soube fazer o time evoluir e apresentar um futebol digno do Flamengo, jogando como time mediano e muitas vezes como pequeno. Abs

  • Onde estão os defensores do Caramujo? Do Ricardiola? Do Gabriel? Do Fernandinho? Do Guerrero? Alguém?

  • Eu não sei se eu sou muito exigente, ou se todos concordam comigo de que o Flamengo precisa mudar pelo menos 5 peças no time titular.
    Lateral direito, primeiro e segundo volante, um meio campo camisa 10, Valdivia ou Montillo, e um ou dois pontas.
    Arao é muito fraco, nossos pontas não existem.
    E sinceramente, se depender do Diego nós vamos passar por isso sempre, Diego não resolve nada, não faz uma jogada individual, não bate uma falta certo, não tem aquele passe de infiltração.
    Time tá feio demais, e a verdade é que nossa posição é do 4° lugar pra baixo, torcer e agradecer se ficar entre os 3.

    • Discordo do Diego, único que tenta “jogar” e fazer algo diferente nesse time. Deu vários passes pros atacantes mas é aquilo, nosso ataque é cardíaco.

      Digo que se ele não viesse pro Flamengo não estaríamos nem no g4.

      • Sim, ele tenta, mas nunca conclui, nunca resolve…
        É a minha visão.

        • O Diego fica sozinho cercado por três marcadores, ele tem habilidade mas nunca foi aquele jogador de fazer fila. Sempre foi de limpar um pra dar um passe ou finalizar. Nesse time ele faz qnd consegue chegar próximo da área como foi no lance

  • A verdade é que Zé Ricardo ainda tem muito que aprender e Flamengo não é laboratório pra aprendiz, o time tem tido muito tempo pra treinar, semanas inteiras sem jogo e quando entra em campo todos já sabemos que nada irá mudar pelos jogadores que ele coloca.

    Porque já não entrou com Damião, Guerrero e Fernandinho, achava que Gabriel iria fazer algo que não faz a mais de anos? Colocar Cirino e Sheik fechou com chave de ouro as pretensões de brigar pelo título, agora vamos brigar talvez pelo quarto lugar.

    Se essa diretoria quer realmente que o Flamengo entre em 2017 favorito, além de abrir o bolso pra trazer jogadores de bom nível vai ter que dar um jeito de dispensar/vender boa parte desse elenco, principalmente do meio pra frente.

    Mais um ano de Márcio Araújo titular absoluto eu não aceito, se renovarem com esse cara a torcida não vai perdoar. Arão é outro que a muito tempo tá jogando nada e o técnico sequer coloca o Cuellar e mseu lugar durante as partidas.

    Deu ruim, eu não esperava essa queda de rendimento, acho que o time se acomodou e se perdeu, faltou muita vontade de ganhar e os resultados falam por si.

    • Concordo contigo Wagner, ontem era jogo para Damião e Guerrero na frente pressionando os dois zagueiros do faísca com o Paquetá ou Adrian com o Diego na armação de jogadas e os dois volantes. O problema está sendo a falta de visão de jogo como vários torcedores postaram aqui por parte do Zé Ricardo. Na próxima semana ele virá com as mesmas substituições, com as mesmas desculpas, tentando explicar a sua própria limitação técnica.

      • Infelizmente, ja ficou visível que o Zè só sabe jogar com dois pontas abertos. Se continuar assim, se pegarmos um grupo mediano na libertadores, nao vamos passsar nem da 1a fase.

    • Porque ele é limitado, Wagner.
      Ainda tá verde demais pra dirigir o Flamengo.

    • Eles entram com esse porque o elenco é fraco… Ou são esses ou são so garotos da base… E os garotos da base ele conhece melhor eles do que a gente… É fato… Concordo com sua análise do elenco… Mas dependendo do valor eu manteria fernandinho, everton e damião. Cirino, gabriel, sheik, chiquinho e pelo custo beneficio guerrero nao dah… Fla soh ganhou um jogo com o Guerrero nessa reta final q foi contra o cruzeiro… terrivel o aproveitamento do time com ele… Ele entrou e o everton saiu o time desandou… O que mostra q o elenco eh na conta do chá… Não temos pontas no nível do everton… Tlvz o ederson mas soh vive machucado…

  • Fernandinho pecou, assim como Guerrero, numa jogada q ele errou o tempo de bola e furou o chute. Outra coisa q observei, como o Arão de esconde em jogos decisivos, incrível, ele n aparece nem para dar um passe. Várias vezes via muito mais o M.A do q ele. Gabriel se jogar no juniores n daria dentro na copa são Paulo. Sheik n aguenta nem dar um chute a gol, Jorge parece q o Manchester city mexeu com a cabeça dele, q de lá pra cá n joga mais nd, mas parecendo q está com saco de cimento nas costas . Lamentável, faltou vontade, gana, raça. Está com um futebol digno de 8 colocado. 4 partidas sem ganhar n levaria em lugar nenhum. Sorte a do palmeiras e o restante q nesse final tivemos um time completamente omisso e preguiçoso. Postura de time q n quer mais nd no ano. Até 2017. Que os Deuses façam esses caras refletirem que estão num time de tradição e de torcida fanática. E se n kerem correr que vá para outro clube. Basta!

  • O grande problema do nosso time é a qualidade dos nossos meia/atacantes de lado de campo. Eles são inoperantes, não acertam um drible, uma jogada de fundo.

    Alguém aí acha que é coincidência o futebol do time ter caído tanto após a saída do Everton? Claro que não, ele é o único desse grupo que ainda consegue fazer algo de diferente.

    Fernandinho, Cirino, Gabriel são muito fracos. O Sheik por outro lado é velho e provavelmente não aguentaria jogar a sequência que esses todos jogaram.

    Olhem só os pontas do Palmeiras, do Santos e do Atlético-MG e comparem com os nossos, a diferença é bizarra. E ainda querem jogar tudo na conta do Zé Ricardo. O cara merece um troféu por ter chegado onde chegou com esses pernas de pau.

    Por mim só fica o Everton e o Ederson. Traria pelo menos uns 3 para o ano que vem.

    • Concordo contigo sobre a mà qualidade dos nossos pontas, só que o Zè está priorizando um esquema tatico que depende mt desses jogadores, entao com certeza ele tem culpa tb. E nao pode reclamar que nao está tendo tempo para treinar outros esquemas.

    • e por que não testou outros esquemas táticos com apenas 1 ponta no time, ou então por que não utilizou o paqueta, adryan, thiago santos, no time, já que os pontas citados não servem pra nada …

  • Fla esbarra nas limitações do ZÉ RICARDO.

    • Zé Ricardo nada cara. O cara ficou o jogo todo se irritando e se incomodando com os toques de lado sem objetividade. Os caras são fracos.

      • O time já está previsível demais, o primeiro a ser trocado e Gabriel, ai depois fernandinho e no final Damião entra.
        Todo jogo os mesmos jogadores previsíveis.
        Precisa mais de ousadia na parte do técnico.
        Ele disse que iria surpreender o botafogo mais foiéqo contrário

        • Cleverson, infelizmente não acho que tenhamos peças suficientes para isso.

          Ele poderia tentar jogar com o Adryan e Thiago Santos pelos lados, mas é o máximo de diferente que ele ia conseguir fazer.

          • Tem o Paqueta, cueller, adryan, Thiago Santos.
            Pq o adversário já sabe quais substituições que o Zé irá fazer e q forma e marcar.
            Tem o 4-4-2
            Atuando com dois atacantes igual ele fez em Florianópolis lembra?

          • Sim. E por que nunca o fez efetivamente, já que Gabriel e cirino e sheik e Fernandinho nunca foram convincentes?
            A molecada não deve nada a esses caras e ele jamais deu moral aos jovens, sendo que veio da base e esse foi um dos motivos que nos encheu de esperança quando foi efetivado: ‘pronto agora ele vai mesclar a molecada e recuperaremos nossa identidade.’

            • Fato. Isso é até admirável Elvis, sendo ele um técnico da base campeã. Ronaldo mesmo nunca entra, Matheus Sávio…eles são melhores que Gabriel, MA, Cirino juntos.

            • Eu concordo Elvis, é uma pergunta que eu faço sempre e até me irrito por isso. Não fico nem um pouco feliz vendo os garotos campeões preteridos, é uma das minhas decepções com o Zé.

              Mas ele está lá todo dia né, algum motivo deve ter.

          • Não entendo essa obrigação de ter gente aberta nos lados.
            Muda a merda do esquema que não funciona. Técnico fraco.

            • Não é uma obrigação, mas para jogar sem pontas você tem que ter pelo menos UM meia armador objetivo, leve e que consiga fazer jogadas profundidade.

              Pelo menos essa é a ideia de futebol que eu tenho.

      • Kkkkkkkkkk
        Esse técnico merda treina ( eu acho), escala e substitui. Se o time está uma merda a culpa é dele.

        • Então tá bom cara, ele é uma merda. Tá cheio de técnico muito bom por aí. Tá certinho.

      • Os caras são fracos, e ele é muito bom não é mesmo? Quem escala MA e Gabriel não pode cobrar nada, tem apenas que sentar no banco e assistir ao show de horrores.

        • Isso é questionável sim, mas não acho que iria mudar muito.

  • Também acho q o elenco é fraco, Tirando o Diego, Muralha eo Guerrero, o resto é lamentável, os pontas, o pessoal fala ainda q o Fla tem q golear, golear com Gabriel, Cirino, Fernandinho, etcs, pra mim o Jorge não tá jogando nada, lateral lento q dificilmente faz uma assistência, tem q trazer alguém pra deixar ele no banco, se ele não sair, Pará defende bem, estava bem e caiu um pouco como o Arão, pra mim Pará ainda é melhor doq o Rodinei, agora não era a hora d cair o futebol desses caras, M.Araújo é esforçado, corre muito e marca quase q sozinho ali no meio, mas é fraco tecnicamente, mas dá a impressão q se tirar ele e colocar outro acaba a marcação do meio, esse ano tem q ser titular, pro ano q vem q venha algo melhor, temos vários jogadores q não serviam em outros clubes e viraram titulares aqui, Réver, Vaz, demos sorte q alguns jogadores q não esperávamos estão jogando, se vc for analisar o elenco, parece q título é improvável pela qualidade, ano q vem tem q montar outro time em torno do Diego, atacantes bons principalmente terão q vir, SRN

  • Santos ganhou, o Galo muito provavelmente vai ganhar e empurrar o Fla pra quarto. Isto é reflexo das limitações do nosso time e vai aumentar a pressão em cima da diretoria para ter renovação no ano que vem. Olhando nosso time titular temos 5 jogadores bons: Muralha, Réver, Arão ( oscila mas sabe jogar), Diego e Guerrero (goste ou não está entre os melhores atacantes de área do futebol brasileiro), o resto do time é deprimente: Gabriel, Márcio Araújo, Pará, Cirino, Fernandinho não seriam titulares em nenhum dos 6 primeiros colocados fo Brasileirão. Vejo noticias ventiladas na imprensa que o Flamengo vai fazer a loucura de queimar 5 milhões com Fernandinho, renovação de Márcio Araújo, se isso for verdade nossa diretoria não está pensando grande em ganhar títulos mas em custo benefício de jogador meia boca que não da competitividade ao time mas é barato.

    • É por aew mesmo… Muita gente metendo o pau no Ze ricardo no no empate contra o atlético… Eu acho q ele tá é d parabéns fazer esse time competitivo…. O time que vinha ganhando era na conta do chá e quando perdeu o everton caiu de vez, qual é o nosso melhor ponta. Precisando ganhar o jogo contra o bota e depender de sheik e cirino n dah… Soh por um milagre q o everton volte e salve esse time e os outros vacilem muito…

      PS: Outro que não dah nesse esquema é o guerrero… É nítido que ele não consegue jogar de pivô… Contra o atletico ele conseguiu pq brigou contra o Erazo e o outro zagueiro fraco… Depois que o fla disputou o titulo nos ganhamos apenas um jogo com ele e que quase perdemos… Contra o cruzeiro…

      • Zé Ricardo não tem culpa, nosso ataque é muito fraco, depender de Gabriel, Cirino, Sheik, Fernandinho pra fazer gol não da.

        • Tirando Gabriel Jesus, onde que Leandro banana, alecgol, Alione, Rafael ex botafogo e o loirinho lá das peppas são melhores? O cara pegou o time na quarta rodada e fez as escolhas erradas. E ainda faltou ambição. É tão difícil assim reconhecer os fatos?

          • E ele ainda quer a renovação do Márcio Araújo. É pra desanimar pra 2017 antes mesmo do ano começar. Foi a falta de autocrítica ao longo do campeonato que nos fechar agora tendo que lutar pelo G3. Quando alguém criticava a previsibilidade do ataque em vários jogos, os problemas na saída de bola, as falhas do MA, logo surgiam os analistas de resultado pra chamar de anti. Pelo visto não aprendemos.

            • Já imaginou uma coisa dessas?! Sem cabimento.

            • Isso que é foda…e pior que vai. Ai sacrifica o Ronaldo moleque bom de bola, Cuellar já tá até sem ritmo…isso chega a ser surreal.

            • Aew eu concordo plenamente… Massaraujo não pode renovar com o fla… Ele não pode fazer isso… Eu sendo diretor ou presidente interveria de cima e não permitiria isso…

          • Cara… Gabriel Jesus é um dos artilheiros do campeonato… Onde tá os atacantes do Flamengo nessa lista? Temos jogadores mediocres no ataque do Fla… Não adianta os outros bons jogadores e o técnico armar o time para colocarem eles em condição de cruzar ou finalizar se eles não acertam… Porque você acha que o Fla caiu vertiginosamente após a contusão do Everton… É cobertor de pobre velho… Elenco na conta do chá…

            • Eu disse “TIRANDO GABRIEL JESUS”, jovem, releia e verá.
              E se vc acha que Everton é um grande diferencial, respeito seu ponto de vista, mas então nós discordamos radicalmente. Fim de papo.

              • Tirar o Gabriel Jesus do palmeiras atual é como tirar o Adriano de 2009… E o Fla de hj não tem nem um nem o outro… Ou seja.. Falta jogador, não elenco. Seria o Guerrero, mas esse tá longe de ser um atacante decisivo…
                Em relação ao everton é fato… Fla vem de 4 jogos sem ganhar e os 4 jogos sem ele… Everton é craque nesse elenco do fla… Infelizmente… Comparar os elencos tirando de um deles o atacante titular da seleção não faz sentido…

                • Que comparação é essa, jovem? E quem é o Pet do palmeiras?
                  Aquele time está muitíssimo acima do palmeiras, flamengo ou qualquer outro atualmente. Do Bruno ao Zé Roberto, tínhamos uma zaga firme e laterais que marcavam e apoiavam, um meio que ditava o ritmo de jogo, com Airton, Williams, Maldonado e Pet, e um ataque fulminante com Zé Roberto e imperador.
                  Só quis dizer que o palmeiras jogou alguns jogos sem o Gabriel e venceu, até porque o diferencial deles para mim nem é o ataque, e sim os volantes que sabem desarmar e criar, todos dois. Enquanto os nossos, não.

                  • A comparação é que o Adriano em 2009 é tao fundamental quanto o Gabriel Jesus nesse palmeiras… Sem eles os times não seriam oq são e por isso não podem ser tirados de qualquer comparação… Não discordo q os times tem outras boas peças… mas esses são os fora de série, são os q mudam um patamar de um time…
                    PS: Não tou falando q o Gabriel está no mesmo nível que o Adriano, estou falando que os dois são muito melhores comparados aos outros atacantes de suas respectivas gerações e isso os fazem ganhar campeonatos…

          • Esses jogadores que vc citou não são titulares o ataque deles é composto pelo Gabriel valor de mercado mais de 100 milhões e Dudu que custou 26 milhões. Tirando o Guerreiro se juntar todos os nossos atacantes não dão o valor de mercado do mero Dudu que nem é isso tudo.

      • O cara entrou na QUARTA RODADA do campeonato, privilegiou os piores, se agarrando a Márcio Araújo como titular absoluto, sem jamais dar uma sequencia mínima de três jogos (ou as mesmas chances que deu à sua panela) a Mancuello, Cuellar, Donatti, Ronaldo, Adryan, Paquetá e Tiago Santos, sem variações, jogadas, triangulações ou até mesmo chutes gol, recuando time quando fazíamos 1 a 0, e vc diz que ele não tem culpa?
        Pensa aí.

        • Ronaldo, Adryan, Paquetá, Tiago Santos… Todos foram treinados por ele… Será que a gente sabe mais do que ele se eles estão prontos ou não pra serem titulares ou opções? Concordo que eventualmente sim… Mas hj?
          Pensa aí…

          • Pelo que os resultados e atuações evidenciam, parece que ele insistiu em uma fórmula e em jogadores que não apresentaram nada demais, e o que disse, e acho que vc não leu direito, pelo visto, é que as chances dadas a uns não foram as mesmas dadas a outros. Sem esse papinho de ele é quem treina e sabe. Futebol é jogado em campo. Se for assim, então quer dizer que Cirino, Alan, Caramujo e Gabriel são leões no treino, mas no jogo se escondem, e os meninos nunca estarão prontos?? Se a gente sabe mais do que ele?? Pelo visto a gente sabe que ele não sabe treinar e montar um time à altura do Flamengo, pq faltou ambição, variação, aproveitamento do elenco, mexidas providenciais, equilíbrio em duas competições, e postura de time grande, pq fazíamos um a zerinho e recuávamos, como time pequeno, sem sequer chutar a gol. Se tiver difícil de entender, continue pensando aí, uma hora vc chega lá.

            • É, tou vendo que não há muito o que argumentar… É muito “se” e poucos fatos… A direção monta um elenco no meio do campeonato, enquanto o time não tinha um esquema tático definido e nem um técnico, o time jogou o ano todo fora do rio, viajou e se desgastou muito mais que qualquer outro time e vc culpa o técnico pq não utiliza a base ou muda o esquema tático q nos levou a disputar o titulo?? Realmente não consigo chegar na sua linha de pensamento…

              Leia o blog do André do uol, do Mauro Cesar ou até esse artigo e a constatação é unânime… O zé errou mais de uma vez, mas tem mais méritos e que o maior problema do Fla é elenco… Todos se surpreenderam com fernandinho e gabriel conseguindo fazer seus golzinhos.. Mas quando chegou na hora do vamo ver eles não correspondem, não tem jeito…

              • Sim, aí concordamos, a direção falhou ao montar o time durante a temporada e até por não cobrar dele as razões pelas quais ele não conseguiu fazer com que 25 milhões ficassem desperdiçados no banco. Ainda assim, não podemos isentá-lo da falta de ambição, principalmente nos últimos jogos, pela falta de variação,pela falta de jogadas, de pontaria, e pelo não aproveitamento do elenco.

                Quem escala, afinal? São os jogadores? É o Jayme? Quer dizer que no Santos a molecada joga, no fluzinho, mas aqui nunca estão prontos? Não estou dizendo que ele foi um fiasco, mas sim que ele ainda não está pronto. Precisa amadurecer mais seus conceitos.

                Vejamos os quatro últimos jogos: contra o inter fizemos um gol e nos acuamos, em vez de matar o jogo, pq ao tomar o gol eles sentiram o golpe. Chamamos os caras, e o caramujo não acompanhou o vitinho. Contra o gambá, ele escalou o mancuello de ponta(!!), o caramujo estava perdido, mais uma vez, e parou de correr com o rogerinho, que fez o gol sozinho. Depois ele desfigurou o time completamente, qdo tínhamos um a mais em campo, colocando atacantes sem povoar o meio de campo e a criação, indo pro abafa. Contra o galo, demolimos os caras no primeiro tempo, silenciando o mineirão, e ele mais uma vez desfigurou o time, mexendo cedo demais (qdo vencíamos, pq pra ele em time que está ganhando se mexe!!) recuando e chamando o adversário. E contra o foguinho fomos incapazes de furar o bloqueio doas volantes com tabelas ou triangulações, ir à linha de fundo ou chutar de fora da área, aceitando a marcação deles, com o treineiro mexendo tarde demais.

                • O fla vinha ganhando os jogos porque vinha mantendo a intensidade do primeiro tempo no segundo e conseguindo os resultados… Nos últimos 4 jogos perdeu o everton e o cobertor ficou mais curto… Não acho q o time criou menos… Chegou tanto quanto antes na linha de fundo ou em condições de finalizar… Mas é um time limitado tecnicamente e com desgaste físico pela temporada… Aew não tem como esperar muito deles… Sei que vc não concorda com isso… Mas o zé ricardo com boas opções no banco pra ele armar o time como ele gosta de armar, esse esquema q é um esquema moderno que todos marcam e todos chegam na área pra finalizar, vamos fazer sucesso próximo ano… Até pq ele vai ser cobrado pra utilizar mais também a base… Mas colocar outro técnico vai tirar todas minhas perspectivas pro próximo ano…
                  PS: O zé mexe muito no time pq nesse esquema dele todos marcam e atacam, aew extenua muito os jogadores…

                  • Eu continuo achando que ele deveria pegar mais cancha. Não é trazer um medalhão tipo abel, isso não! Mas trazer um Rueda, esse seria o ideal, e colocar o ZR como seu auxiliar.

                    E sobre o esquema, eu penso como o Almir colocou acima, tem que montar um esquema que privilegie o potencial dos jogadores, e não impor um esquema e encaixar as peças nele.

                    • Acho que o Zé Ricardo pode ser um técnico que vai finalmente integrar a base e o time principal com um padrão tático, como se faz no barça… Talvez não só ele e mais um corpo técnico… Técnico de fora só vai dificultar mais a utilização da base como tanto queremos… Vão pedir um monte de contratação de estrangeiros meia boca q eles conhecem… Dê uma pré-temporada pro zé ricardo e depois vamos discutir em cima dessa temporada se ele é a escolha certa ou não… Só acho q avaliá-lo por pegar o bonde andando não é justo…

                    • Ele não pegou o bonde andando, ele pegou o time na quarta rodada, ou seja, no início do campeonato.
                      Ele iniciou a sulamericana.
                      Ele teve tempo suficiente para mesclar a base e não o fez e ainda quer a renovação do caramujo.
                      Não tem ‘se’, meu chapa, são FATOS.

                    • Ou seja.. Pra você é normal um técnico assumir o time durante o campeonato… Assumir um time com as peças que outro técnico indicou? Assumir um time que vc não fez a pré-temporada… Trabalhar num time que tem jogo de quarta e domingo toda semana é normal? Cara… de novo… ele fez foi muito ter disputado o título nessas condições… Vamos ver oq ele pode fazer fazendo a pré-temporada e com reforços… Acho que ele pode mais nessas condições… Cobre mais o dirigente que não tem planejamento como deveria…

                    • Creio que ele ficará, Lucas. Torço e acredito nisso.

                      Tem muito potencial. Peca por inexperiencia, e o pior: os segundos tempos o time tá arrebentado. Não tira nada. O Vitória hoje comeu o CAP lá no barradao, os jogadores sobraram fisicamente. Eles viajam bastante tambem (nem se compara ao que fizemos esse ano), mas porra.. é de se louvar!

                    • Kkk o cara é inexperiente, sem ambição, peneleiro, se perdeu com seu esqueminha e já pediu a renovação do caramujo para 2017…o que mais precisa para vc enxergar que o cara não está pronto? Ah, claro, deve ser a mesma convicção que o fez achar que Alambik era um craque, como cansou de dizer. Kkk

                    • O que mais precisa? Kkkkkkk você me falar isso, definitivamente não é!

                      Continuo gostando do jogador sim Elvis kkkk acho ele útil pra uma temporada longa. Porém, muito caro. Fez as últimas partidas horriveis. Não deve ficar. Vida que segue. Na meia, só perde pro Diego e deixaria, com méritos, o Mancuello no banco, pois este não é da posição.

                      Quanto ao técnico, temos visões diferentes, certo? Kkkkk desfrute da pré-temporada com ele, acompanhe comigo, torça comigo.

                    • O cara entrou na QUARTA RODADA do campeonato, em vez montar um esquema em função dos talentos do elenco, ao contrario, colocou o elenco refém de um único esquema, não apresentou variações, jogadas, triangulações ou até mesmo chutes gol, recuando time quando fazíamos 1 a 0, e vc diz que ele não tem culpa?

                      Então, Vamos esperar o tarimbado técnico Zé Panela montar o elenco com suas escolhas , a começar pedindo a renovação do crack caramujo, como ele já pediu.

                      Cidadão. Seus argumentos não se sustentam diante fatos e evidências. E depois de toda a inexperiência, teimosia, previsibilidade, panelismo e falta de ambição do cara Vc acha que ele tem condiçoes, e eu não.

                      Agora, poupe-me de suas alucinações e saiba que o mundo não gira em torno de seus delírios .

                    • Rueda. Boa!

                      Quanto tempo Elvis? Pro rapaz chegar, fazer o time jogar, com qualidade, e atender ao que realmente importa no Brasil: resultado. 2 meses? 3 meses? 6? Um ano?

                      Até onde vai a paciência da torcida? E o papo de trabalho a longo prazo? “Sem rodízio de técnicos”.

                      Rueda é um excelente treinador. Trazer um cara desse e fazer como o Cruzeiro fez com Paulo Bento é melhor trazer um Celso Roth da vida. Pelo menos ele cai mais rápido. Tem que, no mínimo, deixar o cara errar tudo que tem pra errar. Perder os jogos que tem pra perder, testar, acertar. Enfim, tudo que a torcida do Flamengo curte, que é ter muita paciência com técnicos.

                      Calendário diferente, arbitragem, pressão, rj, maracanã, viagens, logística, elenco, elenco dos outros times, se adaptar ao campeonato, saber como jogam as equipes menores.. enfim, volto a dizer, é ótimo nome, profissional e tal. Porém, as prerrogativas são todas preenchidas minimamente? Ano de libertadores, torcida babando atrás da diretoria doida pra pedir a cabeça de quem seja no primeiro deslize, quase que obrigados a darem retornos com títulos. Complicado, no mínimo.

                    • Bom, desde já respeito seu ponto de vista, mas Alambik pra mim não passa de um peladeiro que joga bêbado, ou de ressaca, valendo um engradado, vivendo de lampejos, e está a anos luz do Diego, Mancuello, ou até mesmo o menino Paquetá, pq jogador pra mim tem que ter talento e fome de bola, e não lampejosm uma assistência aqui, outra acolá, e milhares de jogadas e um penalti perdido por displicência.

                      Quanto ao Joseph Panela, vulgo ZR, a primeira ação do cara pra 2017 foi pedir a renovação do entregador de paçoca oficial do time. Já começou péssimo. Em vez de montar um esquema que contemplasse o potencial do elenco, ele fez o contrário, impondo um formato sobre o material humano, e esse esquema falhou faz tempo, mas ele ainda insiste, sem jamais variá-lo ou apresentar a mínima alternativa, recorrendo a sheik!!

                      E por fim, quanto ao Rueda, se formos pensar como vc, desistindo antes de tentar, talvez seja melhor nem levantar da cama.

                      Abs

                    • E mesmo! Kkkkkk

                      Abraço!

    • Um pouco de exagero em relação ao elenco.

      Jorge é ótimo. Pará é razoável e tem o Rodinei no banco.

      Nossa zaga é boa.

      MA e os pontas ficam difícil defender

    • Exatamente o que tenho falado Douglas. Nossos pontas são ruins e muito inferiores aos pontas de todos esses times que estão ali no topo.

      O Zé Ricardo fez é muito com o que tinha em mãos.

      • Caro Édson.
        Como disse ao amigo ali acima, eu discordo e não isento o Zé Panela.
        O cara entrou na QUARTA RODADA do campeonato, bem no início e logo de cara barrou o Cuellar que ficou um único jogo fora por contusão ou suspensão e se agarrou a Márcio Araújo como titular absoluto, como se este fosse o Mauro Silva. O Mancuello fez o gol de letra da vitória contra o CAP, entro contra a chapei e mudou o jogo, ao lado do Diego, decidiu contra o cruzeiro e em vez de ser premiado com uma sequência, ficou 5 partidas sem entrar! Que critério é esse?!

        Enfim, o cara teve tempo de sobra para achar a melhor formação mas sempre privilegiou os piores, sem jamais dar uma sequencia mínima de três jogos (ou as mesmas chances que deu à sua panela) a Mancuello, Cuellar, Donatti, Ronaldo, Adryan, Paquetá e Tiago Santos, sem apresentar variações, jogadas, triangulações ou até mesmo chutes a gol, recuando o time quando fazíamos 1 a 0, como se fôssemos time pequeno.
        Honestamente, o cara ainda não tem cancha. Sou mais trazer o Gueda e coloca-lo como assistente para pegar experiência e aprendizado.

        • É uma opinião sensata meu amigo, e não tiro o mérito do que você falou. Eu só acho que ele não poderia fazer muito mais do que fez.

          Mancuello e Cuellar já fizeram excelentes jogos, mas já deixaram muito a desejar também. Acho que falta elenco, não vejo como um time sem velocidade e qualidade alinhadas pode dar certo. Mas aí é da visão de cada um.

          Quanto a sugestão de técnico substituto, muito interessante. Com paciência poderia dar certo.

Comentários não são permitidos.