#FLA121: todos os dias celebramos o Flamengo

Compartilhe com os amigos

15 de novembro de 1895. O mundo já existia há alguns milhões de anos, dizem. Não se sabe muito bem por quê. Talvez Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro e outros tantos já contassem com um quê de rubro-negro, com pitadas de auriazul, correndo em suas veias; por mais que não tivessem consciência disso. É a única maneira de compreender a vida, naquela época.

Vida no âmbito da sobrevivência. A vida, em estado pleno, foi sentida pela primeira vez dali a dois dias. Na casa 22 da praia do Flamengo, fez-se vida. Nascia, no dia 17, o Grupo de Regatas do Flamengo.

Imenso já na fundação. Os 15 ali presentes captaram a mudança de se estar vivo que promoviam. Decidiram, então, que o aniversário do Grupo – que viria a se tornar o Clube – haveria de ser comemorado no dia 15 de novembro. O feriado foi só o pretexto. Nada mais justo do que 3 dias, anualmente, para se homenagear o nascimento do Clube de Regatas do Flamengo.

121 anos mais tarde, seguimos homenageando.

Se em todos os dias celebramos o Flamengo, nesses 3 abrimos um espaço maior, para também cortejarmos a vida. Afinal, eles andam de mãos dadas. Não há nada mais belo, e vivo, que o Flamengo.

É das melhores sensações do mundo se deparar com alguém que veste o Manto Sagrado. Um irmão de sangue, um outro eu. Faz-se sorriso em todas as bocas rubro-negras do ambiente, tenham elas zero ou um milhão de dentes.

Os lados se entendem. Em espírito, se abraçam. Trocam energias para que quem for Flamengo ali tenha um futuro melhor. Não importa se nunca mais os irmãos voltarem a se encontrar.

Olhar para o rubro e o negro é ter a certeza de que não estamos aqui à toa. É lembrar que, se tudo estiver ruim, ainda haverá o Flamengo para preencher a alma com alegria.

Resultados, em campo, são indiferentes. Às vezes decepcionam, porque o hino induz a vencer. Entristecem, porque gostamos de futebol.

Mas gostar é pouco, quando se tem o rubro-negro no espírito. O Flamengo nós amamos, nós vivemos, nós somos.

Nesse 15 de novembro, parabéns a todos nós.

Felizes 121 anos, vida.

Feliz aniversário, Flamengo.

Marcos Almeida

Fonte: Nosso Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também